Sunteți pe pagina 1din 5

QUESTES COMENTADAS DE RACIOCNIO LGICO PARTE I Ol pessoal, tudo em paz?

? Vamos apresentar a vocs nessas aulas, um pequeno resumo com questes comentadas, que servir de modelo na resoluo de outras questes parecidas ou que tenham o mesmo princpio lgico de formulao. Precisamos dominar cada principio ou estrutura lgica nessas questes, pois esses princpios lgicos so muito freqentes em provas. Questes formadas pelos conectivos: Se premissa A, ento premissa B e ou premissa A, ou premissa B. 1. (ESAF) Se Vera viajou, nem Camile nem Carla foram ao casamento. Se Carla no foi ao casamento, Vanderlia viajou. Se Vanderlia viajou, o navio afundou. Ora, o navio no afundou. Logo: A) Vera no viajou e Carla no foi ao casamento. B) Camile e Carla no foram ao casamento. C) Carla no foi ao casamento e Vanderlia no viajou. D) Carla no foi ao casamento ou Vanderlia viajou. E) Vera e Vanderlia no viajaram. Comentrios: a primeira preocupao deve ser dispor todas as proposies, na mesma seqncia do enunciado. Logo, temos que: 1 - Se Vera viajou, nem Camile nem Carla foram ao casamento. 2 - Se Carla no foi ao casamento, Vanderlia viajou. 3 - Se Vanderlia viajou, o navio afundou. Ora, o navio no afundou. Observe que o ponto que vai servir como referencial para resolver a questo : o navio no afundou, isso porque uma premissa incondicional. Como a questo muito fcil nem precisamos fazer qualquer esquema de demonstrao. Vamos apenas comparar as proposies com o nosso referencial. Procurando nas proposies observamos que: Se o navio no afundou, comparando com a 3, ento Vanderlia no viajou. Se Vanderlia no viajou, comparando com a 2, ento Carla foi ao casamento. Se Carla foi ao casamento, comparando com a 1, ento Vera no viajou. Comparando agora as concluses obtidas com as alternativas, notamos que a resposta encontra-se na opo E. Vera e Vanderlia no viajaram. Para esse tipo de questo que apresenta: Se premissa A, ento premissa B, podemos fazer um quadro resumo usando as regras estabelecidas pela lgica matemtica:

www.editoraferreira.com.br

Toque de Mestre n 1 24/02/2012 Nonato de Andrade

Quadro-Resumo: Se premissa A, ento premissa B Premissa A Se A (V) Se A (F) Premissa A A (F) A (V) ou (F) Premissa B B (V) B (V) ou (F) Premissa B Se B (F) Se B (V)

Nesse quadro vemos um resumo de todas as possibilidades para relacionar premissas em problemas do tipo: Se premissa A, ento premissa B.

2. (Prova TCU/1999) Se Beraldo briga com Beatriz, ento Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, ento Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, ento Beto briga com Bia. Ora, Beto no briga com Bia. Logo: A) Bia no vai ao bar e Beatriz briga com Bia. B) Bia vai ao bar e Beatriz briga com Bia. C) Beatriz no briga com Bia e Beraldo no briga com Beatriz. D) Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. E) Beatriz no briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. Comentrios: seguindo o mesmo raciocnio da questo anterior, vamos inicialmente, dispor todas as proposies: 1 - Se Beraldo briga com Beatriz, ento Beatriz briga com Bia. 2 - Se Beatriz briga com Bia, ento Bia vai ao bar. 3 - Se Bia vai ao bar, ento Beto briga com Bia. Ora, Beto no briga com Bia.

Note que a premissa incondicional que vai servir como referencia para resolver o problema : Beto no briga com Bia. S nos resta agora comparar as proposies com o nosso referencial. Procurando nas proposies observamos que: Se Beto no briga com Bia, comparando com a 3, ento Bia no vai ao bar. Se Bia no vai ao bar, comparando com a 2, ento Beatriz no briga com Bia. Se Beatriz no briga com Bia, comparando com a 1, Beraldo no briga com Beatriz. Observando as opes, conclumos que a resposta correta a opo C. Beatriz no briga com Bia e Beraldo no briga com Beatriz.

www.editoraferreira.com.br

Toque de Mestre n 1 24/02/2012 Nonato de Andrade

3. (Prova TCU/1999) Se Flvia filha de Fernanda, ento Ana no filha de Alice. Ou Ana filha de Alice, ou nia filha de Elisa. Se Paula no filha de Paulete, ento Flvia filha de Fernanda. Ora, nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. A) Paula filha de Paulete e Flvia filha de Fernanda. B) Paula filha de Paulete e Ana filha de Alice. C) Paula no filha de Paulete e Ana filha de Alice. D) nia filha de Elisa ou Flvia filha de Fernanda. E) Se Ana filha de Alice, Flvia filha de Fernanda. Comentrios: Transcrevendo as proposies do enunciado, temos que: Se Flvia filha de Fernanda, ento Ana no filha de Alice. Ou Ana filha de Alice, ou nia filha de Elisa. Se Paula no filha de Paulete, ento Flvia filha de Fernanda. Ora, nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. Notamos que a nossa premissa incondicional : nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. Todavia identificamos na estrutura da questo, a presena de uma nova formao. Observe a estrutura presente na segunda proposio: ou Ana filha de Alice ou nia filha de Elisa. Trata-se da estrutura ou premissa A, ou premissa B. O que caracteriza uma distino em relao questo anterior. Agora vamos comparar as proposies com o nosso referencial, nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. Procurando nas proposies observamos que: 1 - Se Flvia filha de Fernanda, ento Ana no filha de Alice. 2 - Ou Ana filha de Alice, ou nia filha de Elisa. 3 - Se Paula no filha de Paulete, ento Flvia filha de Fernanda. Se nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. Comparando com a 2, vemos que se nia no filha de Elisa, ento Ana filha de Alice. Ana filha de Alice. Comparando com a 1, vemos que se Ana filha de Alice, ento Flvia no filha de Fernanda. Flvia no filha de Fernanda. Comparando com a 3, vemos que se Flvia no filha de Fernanda, ento Paula filha de Paulete. Com essas concluses podemos ver que a opo correta a letra D. Paula filha de Paulete e Ana filha de Alice. Para analisar essa nova formao, podemos seguir o que est disposto no quadroresumo abaixo:

www.editoraferreira.com.br

Toque de Mestre n 1 24/02/2012 Nonato de Andrade

Quadro-Resumo: Ou premissa A, ou premissa B Premissa A (V) (F) Premissa A (V) (V) ou (F) Premissa B (V) ou (F) (V) Premissa B (F) (V)

Nesse quadro vemos um resumo de todas as possibilidades para relacionar premissas em problemas do tipo: Ou premissa A, ou premissa B.

4. (ESAF) Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor, e o outro msico. Sabe-se que: I- ou Ricardo mdico, ou Renato mdico; II- ou Ricardo professor, ou Rogrio msico; III- ou Renato msico, ou Rogrio msico; IV- ou Rogrio professor, ou Renato professor. Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so respectivamente: A) professor, mdico, msico. B) mdico, professor, msico. C) professor, msico, mdico. D) msico, mdico, professor. E) mdico, msico, professor.

Comentrios: Observe que nessa questo no foi dado o referencial, aquela informao que a verdade do enunciado e ponto de partida para a resoluo do problema. Neste caso, teremos que escolher uma premissa para ser esse ponto de partida. Vejamos: 1 - ou Ricardo mdico, ou Renato mdico. 2 - ou Ricardo professor, ou Rogrio msico.

www.editoraferreira.com.br

Toque de Mestre n 1 24/02/2012 Nonato de Andrade

3 - ou Renato msico, ou Rogrio msico. 4 - ou Rogrio professor, ou Renato professor. Note que todas as proposies so do tipo ou (premissa A), ou (premissa B). lgico que se a premissa de partida falsa, ento a de chegada verdadeira. Vamos, a ttulo de sugesto, dizer que Renato professor. Da, teremos: Ora, Renato professor! Colocando V ou F nas sentenas de baixo para cima, ficamos com o quadro descrito abaixo. 1 - ou Ricardo mdico, ou Renato mdico. V F

2 - ou Ricardo professor, ou Rogrio msico. F V

3 - ou Renato msico, ou Rogrio msico. F V

4 - ou Rogrio professor, ou Renato professor. F V

Agora podemos dizer que: Ricardo mdico; Rogrio msico; e Renato professor, portanto a resposta a opo e. Claro que poderamos ter escolhido outra hiptese, que por sua vez, poderia falhar ou solucionar o problema. Como a hiptese que escolhemos no apresentou qualquer incompatibilidade (nenhuma concluso entrando em choque com outra) entre as sentenas, ela solucionou o problema.

Grande abrao a todos e a todas! Bom estudo, sucesso, e principalmente muita realizao e felicidade que o alvo principal da nossa busca.

www.editoraferreira.com.br

Toque de Mestre n 1 24/02/2012 Nonato de Andrade

S-ar putea să vă placă și