Sunteți pe pagina 1din 5

Discurso proferido na entrega de prmios de mrito escolar do Rotary Club de Oliveira de Azemis

Imaginem um caminhante, de botas impermeveis nos ps, com roupa confortvel, chapu, uma mochila que contm comida e agasalhos. Imaginem esse caminhante a percorrer um caminho, ao longo de um rio, perto do sop de uma montanha. Outros caminhantes acompanham o nosso homem Entretanto o caminho vai estreitando e a caminhada em grupo comea a ser de difcil progresso Passados uns tempos, comear a subir.

Com a subida vem o calor inicial, fazendo-o ir buscar gua mochila. Depois cai a chuva, tornando o percurso melanclico. As roupas colam ao corpo devido gua e s um agasalho mais forte o consegue deixar de pensar nas adversidades. Mais uns passos e tem fome. Socorre-se novamente da mochila.

Aparecem animais rasteiros, coelhos mas tambm lagartos e pequenas cobras que causam alguma estranheza para, de seguida, virem animais de grande porte e as aves de rapina que obrigam a uma ateno redobrada e a uma corrida cheia de adrenalina! A subida continua e agora o frio que incomoda o caminhante. Saem umas luvas e um cachecol da casa ambulante que leva s costas. Quando se habitua ao frio, quando a neve j no incomoda, vem a solido. Quase a chegar ao topo, j a grande altitude, falta o oxignio, aquele bem to essencial que nem damos conta mas o homem, a respirar mal, cansado, com a roupa num estado bem diferente daquele que estava no inicio da subida, continua, gasta as ultimas foras e continua.

Chegou ao topo!

No planalto olhou e viu apenas o cu azul: nem uma nuvenzinha a separar o homem do universo infinito que se lhe depara.

Aquele homem, aquele caminhante, so vocs: catorze alunos brilhantes, apoiados numa mochila, no calado confortvel e na fora de vontade, capazes de atravessarem todas as dificuldades em prol de um objectivo.

Parabns!

Estando na presena de pessoas de jovens brilhantes, cometo a ousadia de citar Oscar Wilde:

' absurdo falar da ignorncia da juventude. Hoje em dia s tenho algum respeito pelas opinies das pessoas muito mais novas do que eu. Parecem-me estar minha frente. A vida revelou-lhes a sua ltima maravilha. Quanto aos velhos, contradigo-os sempre. uma questo de princpio. Se lhe pedirmos opinio sobre uma coisa que aconteceu ontem, eles do-nos solenemente as opinies correntes em 1820, quando as pessoas usavam golas altas, acreditavam em tudo e no sabiam absolutamente nada...'

Parabns, vocs so os lderes do amanh.

E agora?!

Cada um de vs o melhor aluno da vossa escola. No chega?! No, porventura no.

O mercado de trabalho, pela crise que vivemos, pelo nmero cada vez maior de quadros mdios e superiores, uma malha cada vez mais estreita e, infelizmente, o desemprego nos jovens licenciados cada vez mais elevado.

Talvez por isso, quando amos s vossas casas anunciar que iriam receber o Prmio de Mrito Escolar, ouvimos os vossos pais, muitas vezes, a lamentarem-se do grande esforo que fizeram, e de toda a vossa dedicao para, provavelmente, terem que ir prosseguir a vida profissional no estrangeiro.

Vo.

Somos portugueses e historicamente tivemos sempre uma ambio muito maior que aquilo que este pequeno territrio nos pode oferecer. Por isso fizemos coisas grandiosas e demos novos mundos ao mundo. Se no fosse esta ambio das cabeas pensantes, de gente to extraordinria como vocs, nunca tnhamos vencido em Aljubarrota, nunca teramos chegado a Ceuta, nem ndia, ao Brasil ou a Macau. Nunca teramos construdo este verdadeiro imprio de cultura, de Cames a Mia Couto, do Padre Antnio Vieira a Vincius de Morais, de Pessoa a Pepetela, baseado na lngua portuguesa e que abrange 250 milhes de pessoas em todo o mundo.

Este mundo da lusofonia o vosso primeiro mercado de trabalho. Por isto que referi, pela nossa histria, por algo superior a ns - porque j est no nosso sangue - digo: vo. E tambm digo mas voltem. Saiam bons de Portugal e regressem como os melhores.

Antes dos descobridores irem para frica, sia e Amrica, Portugal era um pas remediado, confinado a um espao entre a Serra da Estrela e o Atlntico, do Rio Minho at aos Algarves. Depois das descobertas e por um perodo de 75 anos, antes do catolicismo atroz implementado por D. Manuel I, Portugal foi a nao mais poderosa do mundo.

Tenham sempre isto em mente: vo viver o mundo, vo beber a cultura dos outros povos e enriqueam como pessoas, como profissionais e, claro est monetariamente. Faam isso e depois voltem.

Voltem porque as vossas famlias, os vossos pais, irmos, tios, avs, necessitam de vocs.

Voltem porque as empresas portuguesas necessitam de mais e melhores quadros e vocs, pelo vosso percurso, devem ajud-las.

Voltem porque o pas necessita de mais e melhores pessoas. O lema de Rotary dar de si antes de pensar em si. Penso que um lema que no se deve aplicar apenas a Rotary mas a toda a vida comunitria s. Por isso voltem porque a vossa terra necessita de vocs, as associaes necessitam de gente que d o exemplo de trabalho e de conquista e que esteja disposta a ajudar os outros.

Voltem para a associao cultural, para o clube desportivo, para os partidos polticos. Como iniciei com Oscar Wilde Hoje em dia s tenho algum respeito pelas opinies das pessoas muito mais novas do que eu. Parecem-me estar minha frente..

Parecem-me estar minha frente um grupo de acadmicos brilhantes que tm tudo para serem profissionais empenhados e pessoas dignas. O futuro pertence-vos e so vocs os donos dele.

Discurso proferido na entrega de prmios de mrito escolar do Rotary Club de Oliveira de Azemis
Olhando para esta plateia tenho que dizer bem alto: parabns. Estou em frente aos lderes de amanh, estou em frente a pessoas, a jovens, que, atravs do seu esforo, fruto do seu trabalho, com o apoio das suas famlias conseguiram sobressair numa imensido de cabeas pensantes e que esto aqui hoje a receber um merecido prmio.

Parabns. Olhando para esta plateia parece que no h mais nada a dizer, parece que o mrito escolar, s por si, um fim em si mesmo. Felizmente que no : estou aqui em frente a futuros engenheiros, mdicos, advogados, professores, um nmero infinito de profisses mas, sobretudo, estou aqui em frente a pessoas, a jovens e como jovem que vos vou falar. H muitos anos atrs tomei conhecimento do que era vida quando li uma conferncia mdica do Professor Joo Lobo Antunes e que mais no era do que uma viagem aos moinhos de D. Quixote, ao seu amor por Dulcineia e a voz realista de Sancho Pana. Nessa altura descobri o que era erudio, o conhecimento adquirido por horas de estudo e de leitura que tinham levado o mdico Joo Lobo Antunes a abordar um outro tema para explicar o que verdadeiramente pretendia. Mas ele mdico, no poderia utilizar termos mdicos? Podia, mas a alegria que se conquista pelo conhecimento alargado de temas no lhe permitiu fazer isso. O termo erudito, pelo tempo em que vivemos e pela quantidade to abrangente de informao que dispomos caiu em desuso. Actualmente prefervel dizer vida ou que algum um cidado do mundo. E esse exemplo que vos quero transmitir aqui hoje: a vida que se ganha paralelamente ao estudo, contemplando-o e completando-o, e que vos pode tornar especiais. Se pensarem na famlia Lobo Antunes, Joo, Antnio e a Paula, tm todos percursos acadmicos brilhantes mas tambm se distinguiram na escrita e na representao.

Se pensarem em Antnio Gedeo, foi professor de fsico-qumica e escritor. Jos Megre era engenheiro mas tambm um dos mais completos viajantes portugueses e autor de livros e filmes de viagens fantsticos. Cavaco Silva, muito antes de ser Presidente da Repblica ou Primeiro-Ministro era um economista brilhante mas tambm foi do Benfica. O Chefe Jos Avillez, antes de passar pelas cozinhas do El Bulli e do Tavares formou-se em comunicao empresarial e foi a que descobriu o gosto pela cozinha. Ainda hoje Rui Rio lembrado como um dos melhores presidentes que a Associao de Estudantes da FEP algum dia teve, para alm de ter pertencido a uma banda musical.

No s em Portugal mas tambm no estrangeiro abundam os casos de pessoas com carreiras acadmicas brilhantes mas que ao mesmo tempo se destacam noutras reas. Brian May, conhecido guitarrista dos Queen, possu um doutoramento e tem vrios livros publicados na rea da astrofsica. Estes exemplos servem para vos dizer que vocs j tm um percurso acadmico brilhante mas que a isso podem juntar vida, mundo, tornando-vos especiais. Leiam, escrevam, convivam com os amigos, faam Erasmus, viajem no Inter-rail, vo ao cinema, inscrevam-se no voluntariado, militem na poltica, joguem futebol, jogging, surf, ski, acampem, reconstruam um carro, construam um veleiro, faam teatro, pintem, divirtam-se... tudo com um sorriso, porque sorrindo muito mais saboroso. Com estas actividades vocs podem contemplar a vossa formao, podem aprender coisas que no se aprendem nos bancos da universidade, aprendem a superar dificuldades e objectivos pr-definidos ,e com certeza, vo ter ainda mais orgulho em vocs. Alm disto, desta satisfao, tm algo mais a escrever num CV e com isso ganham pontos extra quando algum estiver a ler a vossa vida acadmica e a compar-la com a de outro estudante com igual mdia. No outro dia, o antigo reitor da Universidade do Minho, ex-Ministro dos Negcios Estrangeiros e ex-Eurodeputado Joo de Deus Pinheiro disse na televiso que gostava muito de ver um CV de algum que tivesse terminado o curso com uma mdia elevada; mas que gostava ainda mais do CV de algum que at nem poderia ter uma mdia to elevada como a do colega mas que, por exemplo, durante os seus anos de curso tivesse pertencido a uma associao porque isso indicava que a pessoa em questo tinha aprendido mais do que aquilo que lhe era dado na faculdade. Est minha frente uma plateia de jovens brilhantes que, para chegarem aqui, devero ter estudado 20 ou 25 horas por semana fora o horrio das aulas. Muito bom! Mas daqui, para o futuro, lano um desafio: em vez de 25 horas semanais para o estudo, dediquem apenas 23.

As duas horas que vo retirar ao estudo vo ganhar noutra actividade: inscrevam-se num grupo de voluntariado inscrevam-se no Rotaract por exemplo. Durante essas duas horas semanais esqueam o estudo e dem o melhor de vs pelos outros. Apliquem, na prtica, aquilo para que estudaram e, ainda mais importante, aquilo que sonharam. Vo ver que vai valer a pena e que vocs se vo sentir especiais.

S-ar putea să vă placă și