Sunteți pe pagina 1din 4

ES 278 / 97 RESUMO Este documento define a sistemtica empregada no preparo das reas de implantao do corpo estradal.

Para tanto, so apresentados os requisitos concernentes a equipamentos, execuo, preservao ambiental, verificao da qualidade, alm dos critrios para aceitao, rejeio e medio dos servios. ABSTRACT This document presents procedures for clearing the site affected by the works. It presents requirements concerning materials, equipment, execution, ambiental preserving, quality control and the criteria for acceptance and rejection of the services. SUMRIO 0 APRESENTAO 1 OBJETIVO 2 REFERNCIAS 3 DEFINIO 4 CONDIES GERAIS 5 CONDIES ESPECFICAS 6 MANEJO AMBIENTAL 7 INSPEO 8 CRITRIOS DE MEDIO

0 APRESENTAO Esta norma estabelece a sistemtica a ser empregada na execuo e no controle da qualidade do servio em epgrafe. 1 OBJETIVO Fixar as condies exigveis para o preparo das reas destinadas implantao do corpo estradal, emprstimos e ocorrncias de materiais. So considerados servios preliminares: a) desmatamento;

b) destocamento e limpeza. 2 REFERNCIAS Para o entendimento desta Norma devero ser consultados os documentos seguintes:

DNER-ISA - 07 - Instruo de Servio Ambiental Manual de Implantao Bsica - DNER, 1996. 3 DEFINIO Para os efeitos desta Norma, so adotadas as definies seguintes:

Servios preliminares - todas as operaes de preparao das reas destinadas implantao do corpo estradal, reas de emprstimo e ocorrncias de material, pela remoo de material vegetal e outros, tais como: rvores, arbustos, tocos, razes, entulhos, mataces, alm de qualquer outro considerado prejudicial. Desmatamento - corte e remoo de toda vegetao de qualquer densidade. Destocamento e limpeza - operaes de escavao e remoo total dos tocos e razes e da camada de solo orgnico, na profundidade necessria at o nvel do terreno considerado apto para terraplenagem. Emprstimo - rea indicada ou selecionada para a obteno de solos a utilizar na implantao do corpo estradal. Ocorrncia de material ou jazida - rea indicada para a obteno de solos ou rocha a utilizar na execuo das camadas do pavimento. "Off sets" - linhas de estacas demarcadoras da rea de execuo dos servios. 4 CONDIES GERAIS 4.1 Os servios de desmatamento, destocamento e limpeza devem preservar os elementos de composio paisagstica, assinalados no projeto; 4.2 Nenhum movimento de terra poder ter incio enquanto as operaes de desmatamento, destocamento e limpeza no tenham sido totalmente concludas.

5 CONDIES ESPECFICAS 5.1 Equipamento As operaes sero executadas utilizando-se equipamentos adequados complementados com o emprego de servio manual. A escolha do equipamento se far em funo da densidade e do tipo de vegetao local e dos prazos exigidos para a execuo da obra.

5.2 Execuo 5.2.1 As operaes sero executadas na rea mnima compreendida entre as estacas de amarrao, "off sets", com o acrscimo de 2 (dois) metros para cada lado. No caso de emprstimo, a rea ser a indispensvel a sua explorao; nas destinadas a cortes exige-se que a camada de 60 (sessenta) centmetros abaixo do greide projetado fique isenta de tocos ou razes. 5.2.2 O material proveniente do desmatamento, destocamento e limpeza ser removido, estocado ou queimado, com fogo controlado. 5.2.3 Nas reas destinadas a aterros de cota vermelha, superior a 2,00m, o desmatamento ser executado de modo que o corte das rvores fique, no mximo, nivelado ao terreno natural. Para aterros de cota vermelha, abaixo de 2,00m, exige-se a remoo da capa do terreno contendo razes e restos vegetais. 6 MANEJO AMBIENTAL Nas operaes de desmatamento, destocamento e limpeza adotam-se as seguintes medidas de proteo ambiental: 6.1 Para garantia da qualidade dos servios o projeto fornecer orientao de procedimento prvio, ao incio das operaes. 6.2 No ser permitido o uso de explosivos para remoo de vegetao. Outros obstculos, sempre que possvel, sero removidos por meio de equipamento convencional, mesmo que com certo grau de dificuldade, objeto de criteriosa anlise e metodologia adequada. 7 INSPEO 7.1 Verificao Final da Qualidade A verificao das operaes de desmatamento, destocamento e limpeza ser por apreciao visual da qualidade dos servios. 7.2 Aceitao ou Rejeio 7.2.1 Os servios sero aceitos desde que atendam s exigncias preconizadas nesta Especificao e rejeitados caso contrrio. 7.2.2 Os servios rejeitados devero ser corrigidos, complementados ou refeitos.

8 CRITRIOS DE MEDIO Os servios aceitos sero medidos de acordo com os critrios seguintes: 8.1 Os servios de desmatamento e de destocamento de rvores de dimetro inferior a 0,15m e limpeza sero medidos em funo da rea efetivamente trabalhada.

8.2 As rvores de dimetro igual ou superior a 0,15m sero medidas isoladamente, em funo das unidades destocadas. 8.3 O dimetro das rvores ser apreciado a um metro de altura do nvel do terreno. 8.4 A remoo e o transporte de material proveniente do desmatamento, destocamento e limpeza no sero considerados para fins de medio.

S-ar putea să vă placă și