Sunteți pe pagina 1din 3

1

UMA REFLEXO SOBRE OS ASPECTOS JURDICOS DO ABORTO


(Daiane Ferreira Costa)1; (Leonardo Mendes Bezerra)2
2

Discente de Direito- Faculdade de Balsas/UNIBALSAS- dddaianne@hotmail.com; Professor Orientador - Faculdade de Balsas/UNIBALSAS Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (UNIEVANGLICA-GO) Graduado em Filosofia (PUC-GO), Professor da UEMALydimo@live.com;

RESUMO

Observa-se que a maioria do povo brasileiro, e do mundo, seguindo um princpio religioso, discorda da legalizao do aborto, ou seu ato em qualquer que seja a modalidade. Assim sendo, as discusses transcendem a esfera jurdica e sua passa a fazer parte dos assuntos no trabalho, em casa e de todo o contexto social. Visando objetivar tal discusso, e fazer uma reflexo, um paralelo, entre os principais pensamentos e doutrinadores brasileiros, buscou-se fazer esse trabalho, trazendo a lume as premissas bsicas que norteia a aplicabilidade quanto legalizao, e a parcial descriminalizao j tutelada pelo ordenamento jurdico. Busca-se, refletir sobre aqueles que so totalmente discordantes quanto legalizao, daquela que concordam plenamente, explanando total apoio a me sobre o uso do seu corpo, e aqueles que sustentem uma forma comedida quanto pratica do aborto. Destarte, ao logo deste trabalho, pretende-se aguar e contribuir para a pacificao de to importante instituto jurdico.
Palavras chaves adicionais: aborto, Reflexo, Jurdico. INTRODUO Segundo Greco (2012) abortar seria o interromper uma gesto no seu carter fisiolgico, sendo que deste processo ocasione a morte do feto. Por essa linha de raciocnio tem-se o aborto como o ponto mais controvertido da sociedade brasileira, quanto a sua liberao ou no, porque a vtima se confunde neste fato jurdico, no dar pra precisar profundamente quem sai mais atingido, se a me ou o feto, pois a me na medida em que tem tirado o poder de deciso do seu corpo se torna vtima do crime de constrangimento ilegal, e o feto, pelos direitos resguardos a ele tanto na esfera civil quanto na esfera penal, incluindo o direito a vida. Podem-se observar pelos critrios meramente formais, verdadeiras antinomias quanto aos bens em jogo, pois a constituio tutela que ningum far ou deixar de fazer nada contra sua vontade e ao mesmo tempo, tutela o direito a vida como supremacia o ordenamento jurdico, e sobre este olhar meramente formal, se incite os conflitos e as diversas interpretaes quanto a to importante seguimento, que inclusive crime de acordo com o cdigo penal brasileiro. MATERIAIS E MTODOS Utilizou-se para realizar o presente trabalho, doutrina de vrios autores que discorrem amplamente sobre o assunto, estudo sobre o livro de Rogerio Greco (Curso de Direito Penal, Parte Especial) e o prprio texto legal (Constituio Federal de 1988). Ademais, o Mtodo utilizado ao estudo foi o mtodo hipottico dedutivo esse por vez escolhido por ser um mtodo em que consiste uma construo de hipteses que so submetidas a testes, dos mais diversos possveis, pois consiste primeiramente em fazer observaes para depois organiz-las em hipteses, consequentemente depois sero testadas essas hipteses em observaes ulteriores, para que se caso precise, modifique-as, para que no final se teste as concluses.

O mtodo nada mais , que um mtodo de tentativas e eliminao de erros, que no leva plena certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrvel no alcanado, no entanto discutido e analisado. RESULTADOS E DISCUSSES 1 Vrios tipos de aborto conhecido pela doutrina brasileira Segundo Victor Eduardo (2012) as classificaes do aborto, se torna de fundamental importncia na medida em que com os diversos tipos de modalidades a analise se torna mais acentuado sobre os diferentes casos que observamos no decorrer dos estudos. Os posicionamentos quanto a classificao so pacficos, e o entendimento no tendem a ser absolutrio, pois o que se observa um questionamento dirio sobre os quesitos e formas de to controvertido instituto legal.
Crime de mo prpria, quando realizado pela prpria gestante (autoaborto), sendo comum nas demais hipteses quanto ao sujeito ativo; considera-se prprio quanto ao sujeito passivo, pois somente o feto e a mulher grvida podem figurar nessa condio; pode ser comissivo ou omissivo (desde que a omisso seja imprpria. (GRECO, 2012, p. 25).

Destarte, o aborto sem dvidas um dos crimes mais repudiados pela sociedade brasileira, pois atinge diretamente os dogmas e crenas das diversas religies existentes no pas. Quanto as classificaes do referido crime so vrias, mais comumente praticada e a mais torpe segundo os diversos Greco, a com o consentimento da me. Segundo Greco (2012), o aborto com o consentimento da me, causa tanto alvoroo na sociedade, pois a sociedade se questiona como uma me tem coragem de fazer tamanha crueldade com seu prprio filho, lhe tirando assim seu poder de deciso, pois o feto que carrega, ainda no gente, e por isso a escolha dessa me. 2 Os posicionamentos contrrios a pratica do aborto. Segundo Andr Stefam (2011) com o advento do cristianismo a prtica do aborto foi tipificado como crime, pois na histria considerava-se uma conduta normal dos povos Grego e da Idade Mdia. As correntes que so contra o aborto se embasam fundamentalmente na crena religiosa e nos costumes cristos para considera-lo crime, tirando da me tal prerrogativa.
A pratica do aborto nem sempre foi objeto de incriminao, sendo muito comum a sua realizao entre os povos hebreus e gregos. Em roma, a lei das XII Tbuas e as leis da Repblica no cuidava do aborto, pois consideravam o produto da concepo como parte do corpo da gestante e no como ser autnomo, de modo que a mulher que abortava nada mais fazia que dispor do prprio corpo. Em tempos posteriores o aborto passou a ser considerada uma leso ao direito do marido, prole, sendo a sua prtica castigada. Foi ento como o cristianismo que o aborto passou a ser efetivamente reprovado no meio social,[...] (STEFAN, 2011, p.144)

Seguindo a linha de pensamento do autor, por tais entendimento meramente filosficos e religiosos que at os dias atuais, o aborto considerado crime, e repudiado pela a maioria da

sociedade, pois seus sustentculos se guiam to somente no emprico, esquecendo que tal poder de deciso de quem carrega o feto e no de outrem. 3 Os que se posicionam a favor da pratica do aborto Segundo Rogerio Greco (2012) o aborto necessrio ou o aborto resultado de estupro, expressamente tutelado no artigo 128 do cdigo penal, claro em tirar os dogmas religiosos, e dar plano a outras possveis acepes quanto a sua pratica, pois se a sociedade, se embasa sobre uma conduta que deve ser de direito e no sentimental, no teria como sustentar isso por muito tempo, uma vez que os costumes mudam e a sociedade tambm, ensejando como consequncia uma possvel insegurana jurdica uma vez que todo e qualquer ato que se embase somente no emprico, dever haver cautela quanto a sua tutela legal.
No h como deixar de lado o raciocnio relativo ao estado de necessidade no chamado aborto necessrio. Isso porque, segundo se dessume da redao do inciso I do art. 128 do cdigo penal, entre a vida da gestante e a vida do feto, a lei optou por aquela. (GRECO,2012,p.238)

Seguindo o pensamento do renomado autor, seria uma forma de tirar esse carter absolutria quanto a pratica do aborto, pois na medida em que o Estado concede algumas prerrogativas tanto ao mdico, quanto a me, cria precedentes para se fomentar uma possvel discusso mais liberal quanto a pratica do aborto, pois a prpria evoluo da espcie e sua cada vez mais ampla forma de raciocinar assim o descambariam rumo ao comum sua insero na sociedade. 4 Concluso Pelo exposto acima, buscou-se apresentar com este trabalho, no s uma maneira fechado de enxergar o aborto, mais uma maneira mais liberal, e mostrar que por mais repugnante que a sociedade atual considere tal pratica no pode sair da discusso e ficar no plano meramente esparsos e sem pauta, pois o aborto uma pratica comum dentro da sociedade, e por mais que o Estado tente coibi-lo, quase todos os pases sua pratica quase comum quanto aos costumes inclusive no Brasil, e pois mais que as religies tendem proibir, cabe ao Direito, cabe ao Estado tal prerrogativa de tutela, e sendo assim, cabe a me decidir se quer ou no prosseguir com a gravidez, pois pior do que abortar, colocar filho mundo sem condies de sustento, causando verdadeiros caos a sociedade e consequentemente a sociedade, pois impossvel abrigar tantas gravidez inconsequente e dar condies suficientes para tantos atos insanos. 5 Referncias Bibliogrficas GRECO, Rogerio. Curso de Direito Penal Parte Especial. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2012. STEFAM, Andr. Curso de Direito Penal Parte Especial. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

S-ar putea să vă placă și