Sunteți pe pagina 1din 7

CENTRO DE HUMANIDADES CAMPUS III DEPARTAMENTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAO EM LNGUA E LINGUSTICA

ANDRA MARQUES DA SILVA

ANLISE LINGUSTICA DO GNERO LITERATURA DE CORDEL: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUISTICA PARA O ENSINO DE LNGUA MATERNA NO FUNDAMENTAL II

Guarabira - PB, 2012

ANDRA MARQUES DA SILVA

ANLISE LINGUSTICA DO GNERO LITERATURA DE CORDEL: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUISTICA PARA O ENSINO DE LNGUA MATERNA NO FUNDAMENTAL II

Projeto de Pesquisa de Monografia apresentada Banca Examinadora da Universidade Estadual da Paraba, Campus III, Guarabira PB, como prrequisito para obteno de vaga no curso de Especializao em Lngua e Lingustica.

Guarabira - PB, 2012

Introduo/Justificativa:

O estudo de lngua portuguesa nos dias de hoje, ainda mantm uma perspectiva tradicionalista. Embora tenha sido desenvolvida uma nova forma de se trabalhar o portugus em sala de aula, ela ainda remota, eventual e isolada. Percebemos que grande parte dos professores em exerccio hoje ainda se detm ao ensino de nomenclaturas nas aulas de Lngua Portuguesa, privilegiando em sala de aula apenas a concepo estruturalista de lngua, deixando de lado o uso da leitura e produo de texto. Oliveira (2010, p. 34) v nessa concepo de lngua algo muito srio e preocupante. Ensinar portugus seguindo a concepo estruturalista de lngua significa ensinar estruturas gramaticais enfatizando suas formas sem nenhuma ou quase nenhuma preocupao com os usos que se fazem delas. A implicao disso para a sala de aula sria, j que os alunos acabam estudando estruturas gramaticais descontextualizadas, muitas vezes sem saber quando devem us-las. Os professores ficam presos s formas tradicionais, fazendo assim com que os alunos achem que no sabem portugus ou ento que o portugus uma lngua difcil. Esse mito foi bem explorado por Bagno (2008, p. 51) no livro Preconceito Lingstico. Como o nosso ensino de lngua sempre se baseou na norma gramatical literria de Portugal, as regras que aprendemos na escola em boa parte no correspondem lngua que realmente falamos e escrevemos no Brasil. Essa obrigao de decorar e fixar as inmeras regras acabam criando uma iluso de dificuldade para o aluno. Por isso, necessitamos de um ensino efetivo de lngua portuguesa nas escolas, mas no paralisado, sem nexo como temos hoje, um ensino puramente de nomenclaturas. Surge ento a sociolingstica no cenrio educacional que estuda a lngua a partir da sociedade, pois compreende que a lngua no um sistema uno, ela sofre variaes de tempo, espao, escolaridade, nvel social e etc. A sociolingstica

entende que a lngua uma instituio social e por isso, deve ser estudada a partir de seus aspectos estruturais, sociais e culturais. a partir da concepo sociolingustica que surge a anlise lingustica que centra seu olhar no estudo do texto, incentivando o aluno a refletir sobre determinado texto. Nesta concepo o texto parte fundamental para as aulas de lngua materna. atravs dele que o educando ampliar suas prticas de letramento. A anlise lingstica v o texto como uma forma de interao social a partir do momento em que o escritor produz o seu texto e esse texto lido por algum ele cumpre sua funo comunicativa. Diferente do ensino tradicional da lngua a concepo sociolingstica no privilegia um determinado tipo de texto, pois compreende que cada texto possui uma funo e que, portanto, deve ser analisado levando em conta seus aspectos estruturais, sociais, sua temtica, organizao geral da informao, escolha de palavras, expresses e etc. Essas escolhas lingutico-discursivas presentes em um texto que permite que o mesmo funcione socialmente. Os educadores, no entanto, tendem a valorizar a lngua escrita por ser esta mais organizada que a lngua falada; e at compreensvel essa preferncia. Entretanto, a lngua escrita passa a ocupar todos os espaos na escola, deixando de lado a discusso da cultura popular que est intimamente ligada comunicao oral. O que vemos hoje em nossas escolas que se gasta um precioso tempo fazendo anlises de enunciados. Os alunos so levados a aprender o nome das categorias e das funes, e a subclassificao de cada uma delas, deixando de lado a significao de cada enunciado. Desta forma, estaramos formando futuros cidado que pensam criticamente ou simplesmente meros codificadores de estruturas lingsticas? Nesta pesquisa no queremos ser radicais e cortar a nomenclatura gramatical do programa e sim relacionar essa nomenclatura com a leitura e produo de texto fazendo assim a unio das trs reas do ensino de lngua com uma s inteno que formar um aluno critico- pensante e participativo.

Delimitao do Problema: A proposta de nossa pesquisa teve inicio com questionamentos relacionados prtica de ensino de lngua materna. Diante de tantas concepes lingsticas nos perguntamos: Afinal, que tipo de gramtica devemos trabalhar em sala de aula? possvel ter um ensino de lngua portuguesa que trabalhe a partir do estudo do texto? E afinal, porque os professores excluem de suas aulas textos com grande valor cultural como a literatura de cordel? Muitos lingistas defendem a desqualificao de qualquer preconceito lingstico, mas reconhecem que existe a necessidade de que o aluno tenha acesso norma padro da lngua. Neves (2004, pg.18) defende que: Sob a considerao de que em interao que se usa a linguagem, que se produzem texto. Assim, o foco a construo do sentido do texto. Diante disto compreendemos que papel da escola na pessoa do professor orientar o educando no apenas para o bom uso lingstico, mas tambm para que futuramente se tornem cidados crticos-pensantes.

Objetivos: Geral: Analisar de que forma possvel trabalhar o gnero Literatura de Cordel em salas de aula do ensino fundamental II e incentivar professores de lngua materna na prtica do ensino de lngua portuguesa a partir da anlise lingstica, sem privilegiar apenas a norma culta da lngua, mas considerando tambm as variaes lingsticas presentes em textos como os do gnero Literatura de Cordel. Especficos:

Investigar como a cultura oral, caracterizada pelo cordel, pode contribuir no processo pedaggico da aquisio da leitura; Analisar na sala de aula a viabilidade da utilizao o cordel no processo de letramento e assim, expandir atividades de leitura e escrita, atravs da Literatura oral; Incutir nos professores uma viso menos preconceituosa do gnero cordel; Incentivar professores e alunos a valorizar a variedade lingstica presente no gnero Literatura de Cordel, mostrando que nenhum gnero ou dialeto melhor ou pior que outro.

Procedimentos Metodolgicos: Propomos desenvolver para este estudo, a priori, uma pesquisa bibliogrfica no intuito de coletarmos referncias de autores que trabalharam/trabalham com a concepo sociolingstica da lngua, a fim de compreendermos e analisarmos de que forma podemos e devemos utilizar o texto (em especial o gnero cordel) em sala de aula. Para eficcia de nossa pesquisa poder-se-, tambm, se desenvolver uma pesquisa de campo a qual nos dar subsdios para identificarmos as metodologias necessrias para utilizao desse gnero em sala de aula.

Referncias Bibliogrficas:
BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico. So Paulo: Loyola, 2008. BUZEN, C. & MENDONA, M. (org.) Portugus no ensino mdio e formao do professor. So Paulo: Parbola, 2006. OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de portugus precisa saber: A teoria na prtica. So Paulo: Parbola Editorial, 2010. ANTUNES, Irand. Lngua, texto e ensino. Parbola, So Paulo: 2009. NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramtica estudar na escola? 3. ed. So Paulo: contexto, 2004.

S-ar putea să vă placă și