Sunteți pe pagina 1din 60

Global VolP

Manual do Usurio >

ndice
Bem-Vindo ............................................................................ 3 Contedo da Embalagem ..................................................... 3 Requisitos ............................................................................. 3 Viso Geral do Global VoIP .................................................. 4 LED Indicativo de Funcionamento........................................ 5 Instalao do Global VoIP .................................................... 5 Instalao no Windows XP ................................................... 6 Instalao no Windows 2000.............................................. 14 Estados de Operao do Global VoIP ................................ 23 cone Verde ........................................................................ 23 cone Vermelho................................................................... 23 Sem o cone ....................................................................... 23 Testando o Global VoIP ...................................................... 23 Fazendo e Recebendo Chamadas ..................................... 28 Criando Nmeros de Discagem Abreviada no Skype ..... 29 Alternando entre Chamadas VoIP e Normais..................... 31 Conferncia com Chamadas VoIP e Normais .................... 31 Desinstalao ..................................................................... 32 Congurao do Programa TLink Agent ............................ 33 Conguraes Gerais ......................................................... 33 Conguraes de Encaminhamento de Chamadas ........... 36 Do VoIP para a Linha Telefnica ........................................ 38 Da Linha Telefnica para o VoIP ........................................ 40 Evitando a Tarifao Telefnica .......................................... 41 Evitando a Tarifao Encaminhamento do VoIP para a Linha Telefnica .............................................. 44 Evitando a Tarifao Encaminhamento da Linha Telefnica para o VoIP .............................................. 45 Evitando a Tarifao + Encaminhamento de Chamadas ... 48 Skype Voicemail ................................................................ 48 Gravando chamadas ......................................................... 49 Desativando o Global VoIP................................................. 51 Soluo de Problemas ....................................................... 51 O Windows est reconhecendo um dispositivo incorreto ............................................................ 52

O Global VoIP parece no estar atendendo as chamadas .................................................... 52 No consigo ouvir o tom de discar quando tiro o fone do gancho de um aparelho conectado ao Global VoIP ................................................. 53 No consigo ouvir chamadas via Skype no aparelho telefnico.......................................... 54 O encaminhamento de chamadas no est funcionando adequadamente .............................. 55 Certicado de garantia ....................................................... 56

Bem-Vindo
O Global VoIP um excitante novo aparelho que permite que voc faa e receba chamadas pelo Skype usando seu aparelho telefnico comum. Depois de seguir estes procedimentos simples de instalao, voc poder: Continuar a fazer e receber chamadas comuns, como voc faz normalmente Fazer e receber chamadas pelo Skype, usando seu telefone comum Encaminhar chamadas do Skype para o seu telefone celular Fazer chamadas pelo Skype a partir do seu telefone celular, mesmo quando voc no estiver perto do computador Alternar entre chamadas via Skype e chamadas tele fnicas comuns

Bem - Vindo

Contedo da Embalagem
A embalagem do Global VoIP inclui os seguintes itens (por favor observe que sua unidade especca e os cabos podem ter uma aparncia ligeiramente diferente da mostrada abaixo): 1. Global VoIP 2. Cabo USB 3. Cabo telefnico 4. CD-ROM auto-executvel

Requisitos
Para instalar o Global VoIP, voc precisar do seguinte: 1. Global VoIP 2. Cabo USB 3. Cabo RJ11 4. Aparelho telefnico (comum, sem o, DECT, etc.) 5. Servio telefnico (para usufruir das funcionalidades de conferncia e transferncia de chamadas) 6. Conexo de banda larga Internet (recomendada)

Bem - Vindo

7. PC com as seguintes especicaes mnimas: Pentium 400 MHz ou equivalente Windows 2000 ou XP Porta USB disponvel (1.0, 1.1 ou 2.0) Skype verso 1.1 ou superior (www.skype.com) instalado 128 MB de RAM 10 MB de espao disponvel no disco rgido Drive de CD-ROM para instalar o software do Global VoIP a partir do CD fornecido Observe que o Global VoIP precisa ser conectado diretamente porta USB do microcomputador, ou a um hub USB alimentado diretamente pela rede eltrica. Ele NO PODE ser instalado num hub USB alimentado pelo bus do computador.

Viso Geral do Global VoIP


O Global VoIP tem vrias conexes e LEDs. Ele pode ter algumas ou todas as caractersticas listadas abaixo. Conexes

Conexo USB: Conecte o cabo USB sada USB do Global VoIP. A outra extremidade do cabo USB deve estar conectada a uma porta USB no seu computador, ou a um hub USB alimentado diretamente pela rede eltrica. O Global VoIP NO DEVE ser conectado a um hub USB alimentado pelo bus do computador. Conexo PHONE: Conecte um aparelho telefnico comum a esta sada do Global VoIP, usando um cabo telefnico. Conexo LINE: Conecte um cabo telefnico entre a sada LINE do Global VoIP e a tomada telefnica na parede.

LED Indicativo de Funcionamento


Este LED permanece aceso para indicar que o sistema est ligado e em operao.

Instalao do Global VoIP


Instalao do Global VoIP
NO CONECTE O GLOBAL VoIP AO SEU COMPUTADOR AT SER INSTRUDO A FAZ-LO PELO ASSISTENTE DE INSTALAO DO GLOBAL VoIP As instrues a seguir iro gui-lo no processo de instalao do Global VoIP. Este procedimento de instalao visa: Instalar o Skype (passo 1, abaixo) Iniciar a instalao do software do Global VoIP Conectar o Global VoIP QUANDO INSTRUDO A FAZ-LO Vericar se a instalao est OK Conectar um aparelho telefnico ao Global VoIP Conectar o Global VoIP tomada telefnica na parede. Observe que isto opcional, e s necessrio para utilizar os recursos de encaminhamento de chamadas. Usar o seu Global VoIP para fazer e receber chamadas pelo Skype As instrues detalhadas sero dadas a seguir. Se o Skype ainda no estiver instalado no seu computador, visite(www.skype.com) e siga as instrues do site para instalar o Skype. Assegure-se de que o Skype esteja instalado e funcionando antes de instalar o Global VoIP. Recomendamos enfaticamente que voc tenha instalada a verso mais recente do Skype, pois ela poder oferecer um melhor desempenho e resolver eventuais problemas das verses mais antigas.

Instalao no Windows XP Passo 1


Por favor insira o CD Global VoIP no seu drive de CDROM. O programa de instalao no CD deve comear a ser executado automaticamente, exibindo a janela abaixo. Se a execuo no se iniciar, clique em Iniciar, Executar e digite: CD:\autorun.exe (substitua CD pela letra do seu drive de CD-ROM). Clique em USB Driver.

Instalao no Windows XP

Passo 2
Clique em Yes (ou Sim).

Passo 3
Leia o texto: Marque a caixinha I have read and agree to the terms and conditions as stated above (Li e concordo com os termos e condies estipulados acima) e ento clique em I Agree (ou Concordo).

Instalao no Windows XP

Passo 4
Conecte o seu Global VoIP e em seguida clique em OK.

Passo 5
Conecte o cabo USB sada USB do Global VoIP. A outra extremidade do cabo USB deve ser conectada a uma porta USB no seu computador, ou a um hub alimentado diretamente pela rede eltrica.

Instalao no Windows XP

O Global VoIP NO DEVE ser conectado a um hub USB alimentado pelo bus do computador.

Passo 6
Marque a opo Install the software automatically [Recommended] (Instalar o software automaticamente [Recomendado]) e em seguida clique em Next (ou Avanar).

Passo 7
Por favor aguarde enquanto o programa assistente instala o software...

Instalao no Windows XP

Passo 8
O assistente terminou de instalar o software. Clique em Finish (ou Finalizar).

Passo 9
Novamente, marque a opo Install the software automatically [Recommended] (Instalar o software automaticamente [Recomendado]) e depois clique em Next (ou Avanar).

Instalao no Windows XP

Passo 10
Clique em Continue Anyway (ou Continuar Assim Mesmo).

10

Passo 11
Por favor aguarde enquanto o programa assistente instala o software...

Instalao no Windows XP

Passo 12
Marque a opo Allow this program to use Skype (Permitir que este programa use o Skype) e em seguida clique em OK.

11

Passo 13
O assistente terminou de instalar o software. Clique em Finish (ou Finalizar).

Instalao no Windows XP

Passo 14
Quando a instalao estiver completa, voc dever ver a imagem abaixo aparecer prxima barra de cones do sistema, e um novo cone, com a imagem de um telefone (circundado em vermelho, abaixo), aparecer na barra de cones: O cone do telefone indica que o software do Global VoIP est instalado e em execuo, e que voc pode comear a fazer suas chamadas via Skype e Global VoIP.

12

Passo 15
Conecte um aparelho telefnico comum sada PHONE do Global VoIP, usando um cabo telefnico.

Passo 16
Conecte um cabo telefnico entre a sada LINE do Global VoIP e uma tomada telefnica na parede.

Instalao no Windows XP

13

Instalao no Windows 2000 Passo 1


Por favor insira o CD Global VoIP no seu drive de CD-ROM. O programa de instalao no CD deve comear a ser executado automaticamente, exibindo a janela abaixo. Se a execuo no se iniciar, clique em Iniciar. Executar e digite: CD:\autorun.exe (substitua CD pela letra do seu drive de CD-ROM). Clique em USB Driver.

Instalao no Windows 2000

Passo 2
Clique em Yes (ou Sim).

14

Passo 3
Leia o texto: Marque a caixinha I have read and agree to the terms and conditions as stated above (Li e concordo com os termos e condies estipulados acima) e ento clique em I Agree (ou Concordo).

Instalao no Windows 2000

Passo 4
Conecte o seu Global VoIP e em seguida clique em OK.

15

Passo 5
Conecte o cabo USB sada USB do Global VoIP. A outra extremidade do cabo USB deve ser conectada a uma porta USB no seu computador, ou a um hub alimentado diretamente pela rede eltrica.

Instalao no Windows 2000

O Global VoIP NO DEVE ser conectado a um hub USB alimentado pelo bus do computador.

Passo 6
Clique em Next (ou Avanar).

16

Passo 7
Marque a opo Search for a suitable driver for my device [recommended] (ou Procurar um driver adequado para o meu dispositivo [recomendado]) e clique em Next (ou Avanar).

Instalao no Windows 2000

Passo 8
Marque a opo CD-ROM drives (ou Unidades de CDROM) e clique em Next (ou Avanar).

17

Passo 9
Clique em Next (ou Avanar).

Instalao no Windows 2000

Passo 10
Clique em Finish (ou Finalizar).

18

Passo 11
Clique em Next (ou Avanar).

Instalao no Windows 2000

Passo 12
Marque a opo Search for a suitable driver for my device [recommended] (ou Procurar um driver adequado para o meu dispositivo [recomendado]) e clique em Next (ou Avanar).

19

Passo 13
Marque a opo CD-ROM drives (ou Unidades de CDROM) e clique em Next (ou Avanar).

Instalao no Windows 2000

Passo 14
Clique em Next (ou Avanar).

20

Passo 15
Clique em Yes (ou Sim).

Instalao no Windows 2000

Passo 16
Marque a opo Allow this program to use Skype (Permitir que este programa use o Skype) e em seguida clique em OK.

21

Passo 17
O assistente terminou de instalar o software. Clique em Finish (ou Finalizar).

Instalao no Windows 2000

Passo 18
O Windows 2000 deve ser reinicializado para que a congurao se complete. Clique em Yes (ou Sim) para reinicializar o sistema.

Passo 19
Conecte um aparelho telefnico comum sada PHONE do Global VoIP, usando um cabo telefnico.

Passo 20
Conecte um cabo telefnico entre a sada LINE do Global VoIP e uma tomada telefnica na parede.

22

Estados de Operao do Global VoIP


cone Verde
Se o Global VoIP estiver conectado e o software estiver corretamente instalado, voc ver o cone de um telefone verde na barra de cones do sistema, tal como mostrado abaixo:

Estados de Operao do Global VoIP

cone Vermelho
Se o agente TLink estiver sendo executado no computador, mas o Global VoIP tiver sido desconectado, ento o cone do telefone ser mostrado em vermelho, como mostrado abaixo:

Sem o cone
Quando o agente TLink no estiver sendo executado, no ser mostrado o cone do telefone na barra de cones do sistema.

Testando o Global VoIP


O Skype oferece um recurso til para testar sua conexo, chamado Echo123. Se voc enviar o comando callme num chat com o servio echo123, este chamar voc e deixar que voc grave uma mensagem, que ser reproduzida para voc. Isto ajuda a vericar se o Global VoIP, o respectivo driver e o aparelho telefnico esto todos adequadamente conectados e instalados.

23

Passo 1
Clique em Tools Add a Contact (Ferramentas Adicionar um Contato)

24

Testando o Global VoIP

Passo 2
Digite echo123 (endereo do servio de eco de chamadas e teste de som) e em seguida clique em Next (ou Avanar).

Testando o Global VoIP

Passo 3
Clique em OK.

25

Passo 4
Clique em Finish (Finalizar).

Testando o Global VoIP

Passo 5
Agora chame o servio de eco de chamadas e teste de som (echo123). Voc deve ver a janela a seguir, e o telefone conectado ao Global VoIP deve tocar. Pegue o fone e siga as instrues. O servio de teste de eco pedir que voc deixe uma mensagem, que ser reproduzida de volta para voc logo em seguida. Isto ajudar voc a vericar se o Global VoIP, o respectivo driver e o aparelho telefnico esto todos corretamente conectados e instalados.

26

Testando o Global VoIP


Se sua voz estiver boa, isto signica que o dispositivo est funcionando perfeitamente. Agora voc pode tentar chamar seus amigos atravs do Skype. Devido a limitaes de largura de banda entre a infra-estrutura da Internet e o local de acesso do usurio, em alguns casos especcos o dispositivo pode no funcionar muito bem ou de forma suave por exemplo, a qualidade de voz pode ser ruim, ou seu amigo pode no ouvir voc falando, etc. No se preocupe! Se isto acontecer, no h nenhum problema com o produto. Sugerimos que voc tente ligar de novo, at que a qualidade de voz seja aceitvel.

27

Fazendo e Recebendo Chamadas


Voc pode continuar a utilizar o aparelho telefnico conectado ao Global VoIP para fazer e receber chamadas telefnicas normais, como voc est acostumado a fazer, sem nenhuma alterao. Para fazer uma chamada telefnica comum, simplesmente pegue o fone e tecle o nmero, como voc faria normalmente. Para atender uma chamada telefnica normal, simplesmente tire o fone do gancho quando o telefone tocar. Ao receber uma chamada pelo Skype, o aparelho telefnico conectado ao Global VoIP ir tocar. Para atender a chamada, basta tirar o fone do gancho e falar como voc faria normalmente. Para desligar, simplesmente coloque o fone no gancho, tal como voc normalmente faria. Se voc tiver o servio SkypeOut, voc pode utilizar o telefone conectado ao Global VoIP para fazer chamadas SkypeOut. Basta tirar o fone do gancho, teclar ## (para indicar ao Global VoIP que no se trata de uma chamada telefnica comum, e sim de uma chamada pelo Skype), em seguida teclar a seqncia de discagem recomendada pelo SkypeOut isto , 00 + cdigo do pas + cdigo de rea + nmero telefnico (por exemplo, 001 617 555 1212) e nalmente pressionar a tecla (asterisco). Para fazer uma chamada para um contato do Skype, voc precisar utilizar o programa Skype para atribuir um nmero de discagem abreviada (como descrito na seo seguinte) a cada pessoa que voc desejar chamar a partir do telefone conectado ao Global VoIP. Ento, simplesmente tire o fone do gancho e tecle ##, para indicar ao Global VoIP que no se trata de uma chamada telefnica comum, e sim de uma chamada pelo Skype. Voc ouvir um novo tom de discar; tecle ento o nmero de discagem abreviada da pessoa chamada (por exemplo, 99) e em seguida pressione a tecla (asterisco).

Fazendo e Recebendo Chamadas

28

Criando Nmeros de Discagem Abreviada no Skype


Esta seo descreve como criar nmeros de discagem abreviada no Skype. Isto necessrio para poder utilizar um aparelho telefnico conectado ao Global VoIP para chamar um contato do Skype. No necessrio criar esses nmeros para fazer chamadas SkypeOut atravs do telefone conectado ao Global VoIP.

Criando Nmeros de Discagem Abreviada no Skype

Passo 1
Clique com o boto direito do mouse no contato desejado, como mostrado na gura abaixo, e selecione a opo Assign Speed-Dial (Atribuir Discagem Abreviada).

29

Passo 2
Digite o nmero de discagem abreviada desejado (por exemplo, 99), como mostrado abaixo, e clique no boto OK.

Criando Nmeros de Discagem Abreviada no Skype

Passo 3
Voc ver ento uma indicao de que seu contato Skype tem um nmero de discagem abreviada associado a ele, como mostrado abaixo.

30

Alternando entre Chamadas VoIP e Normais


Enquanto est falando numa chamada telefnica normal, voc pode receber uma chamada pelo Skype, ou viceversa. O Global VoIP indicar que est recebendo uma chamada com um tom audvel, e voc poder alternar entre as duas chamadas, vontade, teclando #1.

Alternando entre Chamadas VoIP e Normais

Conferncia com Chamadas VoIP e Normais


Enquanto est falando numa chamada telefnica normal, voc pode receber uma chamada pelo Skype, ou vice-versa. O Global VoIP indicar que est recebendo uma chamada com um tom audvel, e voc poder colocar a segunda chamada em conferncia com a primeira, teclando #2.

31

Desinstalao
Passo 1
Clique em Start / All Programs (ou Iniciar / Programas) e em seguida em TLink Uninstall.

Desinstalao

Passo 2
Clique em Yes (ou Sim).

32

Congurao do Programa TLink Agent


Conguraes Gerais
Voc pode alterar as conguraes-padro para fazer chamadas, atender uma chamada Skype, alternar entre uma chamada Skype e uma chamada normal (chamada em espera) e colocar chamadas em conferncia, executando o programa de congurao do Global VoIP. Primeiramente, clique com o boto direito do mouse no cone do programa-agente do Global VoIP (isto , no cone do telefone verde) e selecione a opo Congure, como mostrado abaixo:

Congurao do Programa TLink Agent

Ser aberta ento a janela de congurao do TLink Agent, como mostrado abaixo:

33

Congurao do Programa TLink Agent

Initiate VoIP Call (Iniciar Chamada VoIP) voc dever teclar a seqncia que estiver assinalada aqui para obter um tom de discar por VoIP. Isto permitir que voc faa uma chamada pelo SkypeOut ou uma discagem abreviada para um contato Skype a partir de seu aparelho telefnico. Send Key (Tecla de Envio) indica a tecla que voc dever pressionar no seu aparelho telefnico para iniciar uma chamada pelo SkypeOut ou pelo Skype, aps teclar a seqncia inicial (acima) e o nmero desejado (SkypeOut ou de discagem abreviada do Skype). Call Waiting Sequence (Seqncia para Chamada em Espera) pressione esta seqncia de teclas para alternar livremente entre uma chamada VoIP e uma chamada telefnica normal recebidas simultaneamente, colocando a outra chamada em espera. Conference Key Sequence (Seqncia para Conferncia de Chamadas) pressione esta seqncia de teclas durante uma chamada normal para colocar uma chamada VoIP em conferncia com a primeira, ou vice-versa.

34

Popup Skype Window (Abrir a Janela do Skype) ative este recurso se voc desejar que o Global VoIP faa aparecer a janela do Skype ao fazer uma chamada. Restore Defaults (Restaurar Valores Iniciais) clique neste boto para fazer as opes de congurao retornarem aos seus valores iniciais (de aps a instalao). Resumo das Conguraes e Procedimentos Conguraes Gerais Congurao ou Funo Explicao do Procedimento Iniciar Chamada VoIP ## No seu aparelho telefnico, pressione a seqncia de teclas indicada nesta opo de congurao (valor-padro: ##) para obter um tom de discar por VoIP. Voc poder ento fazer uma chamada pelo servio SkypeOut ou teclar um nmero de discagem abreviada para chamar um contato do Skype. Exemplo: tecle ## obter o tom de discar por VoIP, e tecle ## novamente para voltar ao tom de discar da linha telefnica. Ao fazer uma chamada VoIP no seu aparelho telefnico, pressione a tecla indicada nesta opo de congurao (valor-padro: *) para nalizar a discagem do nmero VoIP. Exemplo: para fazer uma chamada VoIP, tecle ## para obter o tom de discar por VoIP, em seguida um nmero de

Congurao do Programa TLink Agent

para

Tecla de Envio *

35

Seqncia para Chamada em Espera #1

discagem abreviada (por exemplo, 77) e por ltimo a tecla *. No seu aparelho telefnico, pressione esta seqncia de teclas (valor-padro: #1) para alternar entre uma chamada telefnica normal e uma chamada recebida simultaneamente pelo Skype, colocando a primeira chamada em espera. No seu aparelho telefnico, ao receber uma chamada VoIP enquanto est falando numa chamada normal (ou viceversa), pressione esta seqncia de teclas (valor padro: #2) para colocar as chamadas em conferncia.

Congurao do Programa TLink Agent

Seqncia para Conferncia de Chamadas #2

Conguraes de Encaminhamento de Chamadas


O Global VoIP pode ser congurado para encaminhar chamadas recebidas pelo Skype a um outro nmero de telefone, como o de seu celular. Ele tambm pode encaminhar chamadas recebidas pela linha telefnica normal a um contato Skype ou a outro nmero telefnico pelo servio SkypeOut. Primeiramente, clique com o boto direito do mouse no cone do Global VoIP (isto , no cone do telefone verde) e selecione a opo Congure, como mostrado abaixo:

36

Ser aberta ento a janela de congurao do TLink Agent, como mostrado abaixo:

Congurao do Programa TLink Agent

Clique na aba Call Forwarding para ver os parmetros de congurao de encaminhamento de chamadas, como mostrado na gura abaixo. Na janela que aparecer, h dois tipos de congurao de encaminhamento de chamadas, agrupados em quadros separados:

VoIP to Phone Line (do VoIP para a linha telefnica) Phone Line to VoIP (da linha telefnica para o VoIP)

37

Congurao do Programa TLink Agent

Do VoIP para a Linha Telefnica


Para encaminhar as chamadas recebidas pelo Skype para outro nmero telefnico, como o de seu celular, altere as conguraes do quadro VoIP to Phone Line, esquerda na tela. Primeiramente, marque a opo Enable Call Forward (Permitir o encaminhamento de chamadas). Isto liberar os demais campos para serem alterados. Em seguida, no campo Rings Before Forwarding (Toques Antes de Encaminhar), informe o nmero de vezes que o telefone dever tocar antes que a chamada seja encaminhada. Finalmente, no campo Number to Dial (Nmero a Discar), coloque o nmero telefnico para o qual a chamada dever ser encaminhada atravs da linha telefnica, e clique no boto Apply (Aplicar).

38

Congurao do Programa TLink Agent

Se seu telefone estiver num PABX, pode ser necessrio teclar um nmero inicial (por exemplo, 0) para obter uma linha externa. Neste caso, ao informar o nmero a ser discado, coloque primeiro o nmero a ser teclado para obter a linha externa, em seguida coloque algumas vrgulas sucessivas e por m o nmero a chamar por exemplo, 0,,,12345678. Cada vrgula corresponde a uma pequena pausa antes de continuar a discagem. Coloque um nmero de vrgulas tal que a pausa dure um tempo suciente para vir o segundo tom de discar.

39

Da Linha Telefnica para o VoIP


Para redirecionar as chamadas recebidas pela linha telefnica comum para um contato Skype, ou para outro nmero telefnico pelo servio SkypeOut, altere as conguraes do quadro Phone Line to VoIP, direita na tela. Primeiro, marque a opo Enable Call Forward (Permitir o encaminhamento de chamadas). Isto liberar os demais campos para serem alterados. Em seguida, no campo Rings Before Forwarding (Toques Antes de Encaminhar), informe o nmero de vezes que o telefone dever tocar antes que a chamada seja redirecionada. Finalmente, no campo Number to Dial (Nmero a Discar), coloque o nmero de discagem abreviada correspondente ao contato Skype desejado (por exemplo, 99), ou o nmero telefnico para o qual a chamada dever ser encaminhada atravs do servio SkypeOut (digite exatamente a seqncia de algarismos que voc teclaria para ligar para esse nmero via SkypeOut, sem o ## inicial nem o * nal por exemplo, 0016175551212). Depois, clique no boto Apply (Aplicar).

40

Congurao do Programa TLink Agent

Evitando a Tarifao Telefnica


O recurso de evitar a tarifao telefnica semelhante ao de encaminhamento de chamadas, com a diferena de que em vez do Global VoIP desviar a chamada sempre para um mesmo nmero, como vimos na seo anterior, a pessoa que chama ouve um bipe, digita uma senha e em seguida tecla um nmero telefnico sua escolha, para onde a chamada dever ser redirecionada. H duas situaes nas quais este recurso pode ser particularmente til. A primeira delas quando voc deseja fazer uma ligao interurbana ou internacional do seu telefone celular ou de outro telefone externo, usando as baixas tarifas do servio SkypeOut, atravs do seu computador conectado ao Global VoIP. A segunda situao quando voc est viajando e estabelece uma conexo Skype de outro computador at o seu, conectado ao Global VoIP, para fazer uma ligao para um nmero em sua cidade atravs da rede telefnica normal, pagando apenas a ligao local. Primeiramente, clique no cone do programa Agente do Global VoIP (isto , no cone do telefone verde) com o boto direito do mouse e selecione a opo Congure, como mostrado abaixo:

Congurao do Programa TLink Agent

41

Ser aberta ento a janela de congurao do Agente TLink, como mostrado abaixo:

42

Congurao do Programa TLink Agent

Clique na aba Call Forwarding para ver os parmetros de congurao de encaminhamento de chamadas, como mostrado na gura abaixo.

Congurao do Programa TLink Agent

43

Evitando a Tarifao Encaminhamento do VoIP para a Linha Telefnica


Para ativar o recurso de evitar a tarifao em chamadas recebidas atravs do Skype, abra a janela de congurao na aba Call Forwarding, como mostrado acima. Em seguida, marque a opo Enable Toll Bypass (Ativar Recurso de Evitar a Tarifao), no quadro VoIP to Phone Line, esquerda da tela. Isto liberar para digitao os demais campos do quadro.

Congurao do Programa TLink Agent

Agora, no campo Rings Before Forwarding (Toques Antes de Encaminhar), informe o nmero de vezes que o telefone dever tocar antes que a chamada seja encaminhada. Por m, no quadro Toll Bypass, embaixo na tela, informe em Pin Number (Senha de Identicao) a senha que dever ser digitada pela pessoa que chama para fazer o encaminhamento da chamada. Em seguida, clique em Apply (Aplicar).Com este recurso ativo, quando voc zer

44

uma chamada pelo Skype de outro computador para o seu prprio, ouvir um bipe. Digite ento a senha que voc informou ao congurar o recurso, em seguida um asterisco (*), o nmero do telefone que voc deseja chamar pela linha telefnica, e por m mais um asterisco (*). Por exemplo, se sua senha 1234 e o nmero a ser chamado 12345678, digite 1234*12345678*.

Congurao do Programa TLink Agent

Evitando a Tarifao Encaminhamento da Linha Telefnica para o VoIP


Para ativar o recurso de evitar a tarifao em chamadas recebidas atravs da linha telefnica comum, abra a janela de congurao na aba Call Forwarding, como mostrado acima. Em seguida, marque a opo Enable Toll Bypass (Ativar Recurso de Evitar a Tarifao), no quadro Phone Line to VoIP, direita da tela. Isto liberar para digitao os demais campos do quadro.

45

Agora, no campo Rings Before Forwarding (Toques Antes de Encaminhar), informe o nmero de vezes que o telefone dever tocar antes que a chamada seja encaminhada. Por m, no quadro Toll Bypass, embaixo na tela, informe em Pin Number (Senha de Identicao) a senha que dever ser teclada pela pessoa que chama para fazer o encaminhamento da chamada. Em seguida, clique em Apply (Aplicar). Com este recurso ativo, quando voc zer uma chamada telefnica de fora para o seu prprio nmero, ouvir um bipe. Tecle ento a senha que voc informou ao congurar o recurso, em seguida um asterisco(*) , o nmero de discagem abreviada do contato que voc deseja chamar pelo Skype ou o nmero telefnico a chamar pelo servio SkypeOut, e por m mais um asterisco (*). Exemplo 1 chamando um contato Skype com o nmero de discagem abreviada Se sua senha 1234 e o contato Skype a chamar tem o nmero de discagem abreviada 77, aps ligar para o seu nmero e ouvir o bipe, voc dever teclar 1234*77*. Exemplo 2 chamando um nmero telefnico atravs do servio SkypeOut Se sua senha 1234, o cdigo do pas 1, o cdigo de rea 617 e o telefone a chamar 555-1212, voc dever teclar 1234*0016175551212*. Resumo das Conguraes e Procedimentos Encaminhar Chamadas e Evitar a Tarifao Telefnica Congurao ou Funo Encaminhar Chamadas da Linha Telefnica para VoIP Explicao do Procedimento Para encaminhar chamadas nor mais automaticamente para VoIP, informe na congurao o nmero do telefone para chamar pelo Skype Out ou o nmero de discagem abreviada do seu contato Skype. Consulte o texto acima neste Manual para maiores detalhes.

46

Congurao do Programa TLink Agent

Encaminhar Chamadas VoIP para a Linha Telefnica

Para encaminhar chamadas recebi das pelo Skype para outro nmero atravs da linha telefnica comum, informe na congurao o nmero do telefone a discar. Consulte o texto acima neste Manual para maiores detalhes. Ao chamar seu computador pelo Skype, voc ouvir um bipe. Digite sua senha, seguida de um asterisco (*), do nmero telefnico a chamar e por m mais um asterisco (*) por exemplo, 1234*12345678*. Consulte o texto acima neste Manual para maiores detalhes. Ao chamar seu nmero telefnico, voc ouvir um bipe. Tecle sua senha, em seguida um asterisco (*), o nmero de discagem abreviada do seu contato Skype ou o nmero a chamar pelo SkypeOut e por m mais um asterisco (*). Exemplo 1 chamando um contato Skype: aps o bipe, tecle 1234*77* (onde 1234 sua senha e 77 o nmero de discagem abreviada daquele contato). Exemplo 2 chamando um nmero telefnico pelo SkypeOut: aps o bipe, tecle 1234*0016175551212* (onde 1234 sua senha, 00 o cdigo de acesso do SkypeOut, 1 o cdigo do pas, 617 o cdigo de rea e 5551212 o nmero telefnico a chamar).

Congurao do Programa TLink Agent

Evitar a tarifao desviando chamadas Skype para outro nmero telefnico

Evitar a tarifao desviando chamadas telefnicas comuns para o Skypeou SkypeOut

47

Evitando a tarifao + Encaminhamento de Chamadas


Se voc habilitar as conguraes tanto para evitar a tarifao quanto para encaminhar as chamadas, o nmero de transferncia de chamadas somente ser discado se voc no entrar com a senha em at 5 segundos.

Skype Voicemail

Skype Voicemail
O Skype Voicemail uma facilidade disponvel no sistema Skype para gravar recados tal como se fosse uma secretria eletrnica. Com o TLink ativo, seu telefone conectado pode ser usado para ouvir as mensagens no seu Skype Voicemail. Quando voc tiver uma mensagem no Skype Voicemail ainda no tenha sido ouvida, voc ouvir um beep no tom de discar do VoIP. Se no tiver novas mensagens (por exemplo, sem Voicemail ou Voicemail que voc j tenha escutado), o tom de discar VoIP padro ser ouvido. Voc pode acessar suas mensagens apenas quando no estiver com uma chamada em progresso. Para acessar seu Voicemail: 1. Pegue o fone 2. Pressione ## para obter o tom de discagem VoIP 3. Se existir uma nova mensagem Skype Voicemail o tom de discar ter um beep intermitente 4. Pressione * para acessar o modo de mensagem 5. Uma vez no modo de mensagem, a primeira mensagem ser reproduzida automaticamente 6. Ao nal de cada mensagem um beep arrastado ser ouvido 7. Ao nal da ltima mensagem um beep-beep-beep arrastado ser ouvido 8. Durante a reproduo da mensagem corrente e at 5 segundos aps o m da mensagem voc pode pressionar 1, 2, 3, 9 para executar as seguintes aes:

48

Ao Repete a mensagem atual Apaga a mensagem corrente, passa para prxima Mantm a mensagem atual, passa para a prxima Apaga todas as mensagens

Tecla 1 2 3 9

Gravando as chamadas

9. Se voc no entrar com nenhuma tecla vlida em at 5 segundos aps o m da mensagem, o sistema se comportar como se tivesse pressionado a tecla 3 Para sair do modo Voicemail pressione ## ou coloque o fone no gancho. Alternativamente, pressione #1 que voc tambm sair do modo Voicemail. Em qualquer caso, a mensagem atual ser interrompida.

Gravando as chamadas
O Global VoIP permite a gravao de ligaes telefonicas, tanto VoIP quanto tradicional. O gravador de chamadas acessvel e congurado atravs do TLink Agent na aba Gravador de Ligaes como mostrado abaixo.

49

Gravando as chamadas

Voc pode mudar a local padro onde as gravaes sero armazenadas clicando no boto (com trs pontos) imediatamente ao lado do campo de endereo. A pasta contendo as gravaes pode ser acessada pressionando o boto Abrir Pasta. Com a pasta onde esto localizadas, as gravaes podem ser acessadas individualmente. Os nomes dos arquivos seguem a seguinte conveno: <data>__<hora>.wav Por exemplo, 10_1_2006__21_17_00.wav O arquivo wave pode ser reproduzido utilizando-se qualquer aplicao que suporte arquivos wave (por exemplo Windows Media Player). A gravao controlada por dois mecanismos: Automtico e Manual Manual tem dois modos: Atravs da janela acima controlando pressionando-se o boto de gravao (bola vermelha) e o boto de parada (quadrado preto). Atravs do fone controlando pressionando-se as teclas #7 (inicia a gravao) e #8 (interrompe a gravao), do telefone conectado ao Global VoIP. Automtico controlado apenas atravs do modo descrito abaixo: Grava todas as ligaes todas as chamadas sero gravadas. O GRAVADOR ARMAZENAR OS ARQUIVOS NO DISCO RGIDO DO SEU COMPUTADOR. NS NO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER FIM QUE RESULTE DO USO DA FUNO DE GRAVAO NS NO SOMOS RESPONSVEIS POR QUALQUER QUESTO LEGAL QUE POSSA SURGIR DA GRAVAO DE LIGAES TELEFNICAS

50

Desativando o Global VoIP


Para desativar o Global VoIP, clique com o boto direito do mouse no cone do programa Agente do Global VoIP (isto , no cone do telefone verde) e selecione a opo Close (Fechar), como mostrado abaixo:

Desativando o Global VoIP

Voc agora j pode desconectar o Global VoIP do seu PC.

Soluo de Problemas
O primeiro passo ao resolver problemas ler o arquivo README.TXT, que aparece no grupo de programas TLink no seu Windows. Esse arquivo contm uma lista de problemas conhecidos da verso atual do driver do Global VoIP. Para descobrir qual a verso do driver, clique com o boto direito do mouse no cone do programa Agente do Global VoIP (isto , no cone do telefone verde) e selecione a opo About (Sobre...), como mostrado abaixo:

51

Voc ver a janela de informaes do TLink Agent, como mostrado abaixo:

Soluo de Problemas

O Windows est reconhecendo um dispositivo incorreto


Se voc conectar o Global VoIP a um microcomputador executando o Windows XP com o Service Pack 2 antes de instalar o software do equipamento, o adaptador ser instalado incorretamente como sendo um Modem USB SmartLink. Se isto acontecer, simplesmente instale o software normalmente. Isto resolver o problema e instalar o adaptador adequadamente.

O Global VoIP parece no estar atendendo as chamadas


H vrios motivos pelos quais o Global VoIP pode no funcionar corretamente para atender chamadas: O Global VoIP pode no funcionar adequadamente com alguns aparelhos telefnicos de 4 os (multilinhas). Verique se o Global VoIP est corretamente conectado

52

ao microcomputador e rede telefnica, e se o programa TLink Agent est sendo executado (cone do telefone verde na barra de cones do Windows). Verique se o aparelho telefnico est conectado sada PHONE do Global VoIP, e no diretamente tomada telefnica na parede. Se o programa Skype for encerrado por qualquer mo tivo enquanto o TLink Agent estava sendo executado, voc precisar encerrar o TLink Agent e reinici-lo. Alguns aparelhos telefnicos precisam que uma pilha ou bateria esteja instalada para poderem tocar. Se este for o caso do seu aparelho, verique se a bateria est instalada e no est descarregada.

Soluo de Problemas

No consigo ouvir o tom de discar quando tiro o fone do gancho de um aparelho conectado ao Global VoIP
Verique se o telefone est conectado sada correta do Global VoIP.

53

No consigo ouvir chamadas via Skype no aparelho telefnico


Verique se o Skype est congurado para utilizar o TLink Virtual Audio Device como seu dispositivo padro de entrada e sada de udio. Isto feito da seguinte maneira: Selecione Options (Opes) no menu Tools (Ferramentas) do Skype, como mostrado na gura abaixo.

54

Soluo de Problemas

Na janela que se abrir, clique no marcador Sound Devices (Dispositivos de Som), esquerda, para mostrar a tela a seguir:

Soluo de Problemas

Para a chamada ser ouvida corretamente no aparelho telefnico, tanto o campo Audio In (Entrada de udio) quanto o Audio Out (Sada de udio) devem mostrar o valor TLink Virtual Audio Device, como mostrado acima.

O encaminhamento de chamadas no est funcionando adequadamente


Certique-se de que um cabo telefnico esteja conecta do sada LINE do Global VoIP, com sua outra extremi dade na tomada telefnica na parede. Tente discar o nmero telefnico que voc congurou na janela de congurao de encaminhamento de chama das do TLink Agent.

55

Se voc estiver num PABX, certique-se de que, ao con gurar o nmero a discar antes de obter a linha externa, voc colocou um nmero suciente de vrgulas para que a pausa antes da discagem dure o bastante para vir o segundo tom de discar.

Certicado de garantia

Certicado de garantia
Qual a cobertura desta garantia limitada? A GEN, garante, ao portador da nota scal de compra, que o produto e todos os acessrios fornecidos no pacote de vendas esto livres de defeitos de fabricao e material,em conformidade com os seguintes termos e condies,quando instalados e usados adequadamente e agindo de acordo com as instrues de operao. Esta garantia limitada estendida somente aos consumidores de produtos adquiridos e usados no Brasil. Qual ser a medida tomada pela GEN se os produtos no estiverem livres de defeitos de fabricao e material durante o perodo de garantia Durante o perodo de garantia, o representante do servio autorizado GEN ir reparar ou substituir, sem custo, o produto com defeito. Se for necessria a substituio do produto, ser realizada a troca por um produto do mesmo modelo ou similar. A GEN, lhe entregar o produto substitudo ou reparado em perfeitas condies. A GEN, car com as peas, mdulos ou equipamentos que apresentaram defeitos. O reparo ou substituio do produto, segundo os critrios da GEN, de total responsabilidade da empresa. O reparo ou repo-

56

sio pode levar aproximadamente 30 dias para ser executado. Qual o perodo da garantia limitada? O perodo da garantia limitada do produto de UM (1) ANO, a partir da data de compra, se o produto com defeito for reparado ou substitudo de acordo com os termos de garantia limitada. Esta garantia limitada tambm se aplica a produtos reparados ou substitudos durante um perodo de 90 dias a contar da data de recebimento do produto reparado ou substituido ou durante o tempo restante da garantia original de um ano; o que for maior. O que esta garantia limitada no cobre? Esta garantia limitada no cobre: 1. Produto utilizado incorretamente, acidente, ou outro dano fsico, instalao incorreta, operao ou manuseio irregular, negligncia, inundao, incndio, queda, gua ou qualquer outro lquido; e 2. Produto que foi danicado devido a reparo, alterao ou modicao por qualquer outra pessoa no autorizada da GEN; e 3. Produto em que o problema seja causado por condies da rede telefnica local e/ou rede e equipamento de dados local; e 4. Produto em que o problema seja causado pelo uso de acessrios que no sejam originais da GEN; e 5. Produto cujo selo de garantia/qualidade, placas com o nmero de srie do produto ou nmeros de srie eletrnicos foram removidos, alterados ou esto ilegveis; e 6 Produto enviado para reparo sem a nota scal de compra (consulte o item 2 abaixo); e 7. Custos de Instalao e programao. Como voc pode usar a garantia de seu aparelho? Para usar do servio de garantia voc deve ligar para 0800888-5177. Antes de solicitar assistncia, verique o manual do usurio. Pode ser que no seja necessrio enviar o produto para assistncia, depois de vericar os recursos e controles.

Certicado de garantia

57

Certicado de garantia

Todos os custos de envio do aparelho para a assistncia tcnica so de responsabilidade do consumidor. A GEN devolver o aparelho reparado ou substituido, de acordo com as condies da garantia, com os custos de transporte e manuseio pagos. Se o defeito do produto no estiver coberto por esta garantia limitada ou se a nota scal de compra no estiver de acordo com os termos desta garantia limitada, a GEN lhe noticar e solicitar uma autorizao de dbito dos custos do reparo antes de ser realizado. Voc dever pagar os custos do reparo e do envio do produto caso o produto no esteja coberto por esta garantia limitada. O que voc deve enviar com o produto para ter direito garantia? 1. Enviar o produto embalado para o local de assistncia da GEN, com uma descrio do defeito ou do problema; 2. Incluir a nota scal de compra identicando o produto adquirido (modelo do produto) e a data de compra; e 3. Escrever o seu nome, endereo completo para correspondncia e nmero de telefone. Em hiptese alguma, a GEN ser responsvel por danos indiretos, especiais, acidentais, conseqenciais, ou similares incluindo s perdas de receita ou lucros, incapacidade de uso do produto ou outro equipamento conectado, custo na substituio de equipamento e reclamaes por parte de terceiros que resultem no uso deste produto. GEN marca da MDX Telecom do Nordeste Ltda.

Parabns por adquirir este produto GEN. PRECISA DE AJUDA? Nossos representantes esto aqui para ajud-lo a esclarecer qualquer dvida referente operao deste produto, acessrios disponveis ou qualquer outro assunto relacionado ao produto. Ligao gratuita GEN: 0800-888-5177

Certicado de garantia

59

S-ar putea să vă placă și