Sunteți pe pagina 1din 15

1.

Como instalar o R
Para instalar o R, necessrio primeiro fazer o download do programa a partir do site do projeto R, http://www.r-project.org, que pode tambm ser encontrado digitando-se R no Google. No site, no menu esquerda, na seo Download, Packages, clique no link CRAN . Na pgina aberta, escolher um dos locais para fazer o download, ex.: http://cran-r.c3sl.ufpr.br/ . O prximo passo selecionar o sistema operacional utilizado pelo usurio, h trs opes: Linux, MacOS X, e Windows. Adotaremos o ambiente Windows, pela maior familiaridade que as pessoas possuem em lidar com o mesmo. Clique no link Windows, contido na seo Download and Install R, e em seguida no link base, contida na seo Subdirectories. Para iniciar o download do arquivo de instalao, D. Aps a concluso do download, d um duplo clique sobre o arquivo do R para iniciar a instalao. Aceite todas as definies padres.

1.1 Demonstrao:

Figura 1. Site do project, clique em CRAN

Figura 2. Escolher um dos locais para fazer o download, exemplo: http://cran.fiocruz.br/

Figura 3. Selecionar o sistema operacional

Figura 4. Clicar em base

Figura 5. Para iniciar o download do arquivo de instalao

Figura 6. Salvar o arquivo

Figura 7. Executar o arquivo

Figura 8. Selecionar o idioma a ser utilizado e clicar em OK

Figura 9. Saudao do assistente de instalao, clicar em Avanar

Figura 10. Informaes sobre o programa, clicar em Avanar

Figura 11. Escolher a pasta para a instalao do R, sendo aconselhvel utilizar a pasta sugerida e clicar em Avanar.

Figura 12. Esta informao ir aparecer caso a pasta escolhida para se fazer a instalao j exista. Caso esta esteja vazia, clicar em SIM, caso contrrio, NO e escolher outra.

Figura 13. Aconselhvel selecionar o modo Instalao completa e clicar em Avanar

Figura 14. Aconselhvel deixar a opo marcada e clicar em Avanar

Figura 15. Aconselhvel deixar o nome sugerido R e clicar em Avanar

Figura 16. Aconselhvel deixar como est e clicar em Avanar

Figura 17. Espere o processo de instalao ser concluda

Figura 18. clicar em Concluir.

2. Usando o R
Para iniciar o R preciso clicar no cone deste aplicativo, que est disponvel na rea de trabalho do Windows. Se no houver um cone, v em Iniciar, Programas e na pasta do R. A execuo deste aplicativo faz aparecer uma janela que contm o smbolo >, que o prompt do R, indicando que o programa est pronto para receber comandos, que para serem executados devero ser seguidos de um Enter.

3. Observaes importantes ao usar o R


O texto dever ser digitado aps o pompt de comando >. O R no reconhece vrgula, ento os dados que sero importados devero conter ponto em vez de vrgula. As funes sero sempre seguidas de parnteses. H diferena entre letras masculas e minsculas. Para direcionar resultados de comandos para objetos, utilize a combinao <-. Se for necessrio reutilizar um comando, poder voltar no mesmo atravs da seta para cima .

4. Ajuda no R
O R contm um sistema de ajuda que fornecer informaes adicionais sobre a linguagem, de acordo com a nossa necessidade. Podemos obter detalhes especficos sobre uma determinada funo, atravs da funo help(funo que deseja obter informao). Ser aberta uma pgina de internet contendo as informaes da funo solicitada. Por exemplo, para obter ajuda do comando plot: > help(plot) s vezes voc no lembra o nome de uma determinada funo, mas sabe o assunto sobre o qual deseja ajuda. Por exemplo, entrada de dados (em ingls, data input). Use a funo help.search para fazer uma pergunta sobre o assunto data input (entre ). >help.search(data input) E com alguma sorte voc poder encontrar nomes de funo no R associadas a sua pergunta. Podemos encontrar vrios manuais no site do projeto R: http: //cran.r-project.org./ http://cran.r-project.org/other-docs.html

5. Funes do R

Todas as funes devero ser seguidas de parnteses. Por exemplo, para fazer a citao correta do R podemos utilizar a seguinte funo: >citation()

5.1. Funes numricas


Funes aritmticas Soma >41+9 [1] 50 Subtrao >35-40 [1] -5 Diviso >100/2 [1] 50 Multiplicao >6*5 [1] 30 Potenciao > 5^2 [1] 25 Ou > 5**2 [1] 25 Demonstrao no R:

Procedncia de operaes e parnteses >3*2^2-3 [1] 9 >5*3^(3-2) [1] 15 Demonstrao no R:

Algumas funes matemticas sqrt: raiz quadrada >sqrt(100) [1] 10 abs: valor absoluto ou mdulo >abs(-3) [1] 3 exp: exponencial >exp(10) [1] 22026.47 log: logaritmo natural > log(50) [1] 3.912023

log: logaritmo de base 10 > log (50, base= 10) [1] 1.69897 log: logaritmo de base qualquer > log (50, base= 3.25) [1] 3.319057

Demonstrao no R:

Constante e funes trigonomtricas sin: seno > sin(0.5*pi) [1] 1 cos: cosseno > cos(1*pi) [1] -1

Demonstrao no R:

S-ar putea să vă placă și