Sunteți pe pagina 1din 7

ATOS ADMINISTRATIVOS

Manifestaes ou declaraes humanas, unilaterais de vontade, advindas da administrao pblica e sujeitos ao regime de direito pblico.

CONCEITO
Atos da administrao (regidos pelo direito privado) # atos administrativos (regidos pelo direito pblico)

A) COMPETNCIA

REQUISITOS OU ELEMENTOS DE VALIDADE


So condies que devem ser observadas para a vlida edio do ato.

-poder legal conferido ao agente pblico para o desempenho especfico das atribuies de seu cargo. - decorrente da lei e sempre vinculado Vcio de Competncia: quando o ato no se incluir nas atribuies legais do agente que o praticou -Excesso de poder: quando o agente atua fora ou alm de sua esfera de competncias, estabelecida em lei. O excesso de poder s acarreta um ato NULO quando se tratar de vcio de competncia quanto:

(os atos devem ser - matria praticados de acordo com o que a lei -em atos de competncia exclusiva estabelea para cada O vcio de competncia quanto PESSOA, se no for exclusiva, pode ser CONVALIDADO. requisito). -Nulo -Anulvel (em alguns B) FINALIDADE casos de vcio nos -Uma das facetas do Princpio da Impessoalidade elementos de competncia e -Elemento sempre vinculado. Nunca o agente que determina a finalidade que ser perseguida. forma). -Finalidades geral e especfica. -Desvio de Finalidade (Desvio de poder) o desatendimento a qualquer das finalidades, geral ou especfica, configura vcio insanvel. Ato NULO.

-Quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto em lei.

C) FORMA -Modo de exteriorizao do ato. Geralmente escrita (no mbito do processo administrativo federal a forma sempre escrita). -Elemento vinculado. - vcio passvel de convalidao, exceto nos casos que a lei estabelece determinada forma como essencial validade do ato. -A ausncia da MOTIVAO (declarao escrita dos motivos que ensejaram a prtica do ato, quando for obrigatria), quando esta for obrigatria, acarreta a nulidade do ato (VICIO DE FORMA). ato com motivao expressa essencial validade do ato.

D) MOTIVO - Coincidncia entre : Pressuposto Ftico (ocorrida natural, real) e Pressuposto Jurdico (hiptese descrita em norma legal). -VCIO DE MOTIVO: - Motivo Inexistente: Fato inexistente. A lei diz: quando presente o fato X, praticar o ato Y. Nesse caso, o ato Y praticado sem que tenha ocorrido o fato X. -Motivo Ilegtimo (ou juridicamente inadequado): A lei diz: quando presente o fato X, praticar o ato Y. Nesse caso, diante do fato Z, o ato Y praticado.

E) OBJETO - o contedo material do ato. -Nos atos vinculados: um motivo corresponde a um nico objeto -Nos atos discricionrios: h liberdade de valorao do motivo e como resultado , a escolha do objeto, dentre os possveis, autorizados na lei.

-VCIO DE OBJETO: INSANVEL : -Contedo no previsto em lei -Ato praticado com objeto diferente daquele que a lei prev para aquela situao A)Presuno de Legitimidade -Autoriza a imediata execuo de um ato, mesmo eivado de vcios, pois enquanto no anulado , o ato invlido ser plenamente eficaz. -O nus da prova da existncia de vcio no ato administrativo de quem alega. - A nulidade de um ato s pode ser decretada pelo Judicirio a pedido da pessoa interessada, deve ser provocado. B)Imperatividade

ATRIBUTOS
-Cria, unilateralmente, obrigaes ou restries para os administrados. So caractersticas inerentes aos atos -relacionado ao poder extroverso ou poder de policia. C)Autoexecutoriedade -So os que podem ser materialmente implementados pela administrao sem que precise obter autorizao judicial prvia. d)Tipicidade -O ato deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei, representando uma garantia para o administrado e afastando a possibilidade de ser praticado ato completamente discricionrio.

- Atos Vinculados - Atos Discricionrios -Atos Gerais (ou normativos) - Individuais -Atos Internos

CLASSIFICAO
-Atos Externos

-Atos Simples (1 ato/ 1 vontade) -Atos Complexos (1 ato/ 2 ou mais vontades) -Atos Compostos (2 atos/ 1 vontade) Ato principal e ato acessrio, o ato acessrio pode ser prvio ou posterior ao ato principal, se for prvio, sua funo autorizar o ato principal, se for posterior, sua funo conferir eficcia). -Atos de Imprio ou de autoridade (fundamentado na supremacia do interesse pblico, impe obrigaes e deveres aos administrados). -Atos de Gesto (relacionados gesto dos bens e servios da administrao). -Atos de expediente (so atos internos relacionados s rotinas de andamento dos rgo e entidades, ausncia de contedo decisrio). -Ato-regra -Ato-condio -Ato Subjetivo Em relao aos efeitos dos atos: -Ato Constitutivo cria uma nova situao jurdica individual para seus destinatrios. -Ato extintivo ou desconstitutivo pe fim a situaes jurdicas individuais existentes.

CLASSIFICAO
-Ato modificativo altera situaes preexistentes. -Ato declaratrio: apenas afirma a existncia de um fato ou de uma situao jurdica anterior a ele. -Ato Vlido diz respeito conformidade do ato com a lei. Respeitou as exigncias legais, os princpios orientadores da administrao e todos os requisitos jurdicos (competncia, finalidade, forma, motivos e objeto). NO CONTM QUALQUER VCIO, qualquer legalidade. -Ato Nulo Vcio Insanvel, no podendo ser corrigido. Ausncia de um de seus elementos constitutivos ou de defeito substancial em algum deles. A anulao retira o ato do mundo jurdico com eficcia retroativa, mantendo-se apenas os efeitos produzidos perante terceiros de boa-f. -Ato Inexistente A) No se origina de uma gente pblico, mas de um usurpador de funo. No mantm nenhum efeito, nem perante a terceiros de boa-f. B) Atos cujos objetos sejam juridicamente impossveis. -Ato Anulvel apresenta defeito sanvel, passvel de convalidao. So sanveis: vcio de competncia quanto pessoa (exceto se se tratar de competncia exclusiva) e vcio de forma (a menos que se trate de forma exigida pela lei como condio para a validade do ato). A convalidao uma deciso discricionria da administrao, que poder anular o ato se julgar conveniente.

Em relao formao e possibilidade de produo de efeitos: -Ato perfeito passou por todas as fases integrantes de sua produo. Pode ser vlido ou invlido. Porm a anlise de validade j pressupe um ato perfeito. -Ato imperfeito aquele que no completou o seu ciclo de formao, ainda nem existe como ato. -Ato Eficaz Aquele que j est disponvel para a produo de seus efeitos prprios, no dependendo de evento posterior. Um ato invlido pode ser eficaz. -Ato Pendente sempre ineficaz, pois embora perfeito, est sujeito condio ou termo para comear a produzir efeitos. ( diferente de ato imperfeito).

CLASSIFICAO

-Ato Consumado ou exaurido o que j produziu todos os seus efeitos e esgotou suas possibilidades de produzir efeitos. -Ato ineficaz Todo ato que no tenha possibilidade efetiva de produzir efeitos atuais: A) Todo ato imperfeito ineficaz. B) Todo ato consumado ineficaz. C)Todo ato pendente ineficaz.

1 ) ATOS NORMATIVOS -Decretos regulamentares -Instrues Normativas -Atos Declaratrios Normativos - Algumas resolues editadas por Agncias Reguladoras

ESPCIES
2 ) ATOS ORDINATRIOS (So atos internos, endereados aos servidores) -Instrues -Circulares Internas -Portarias -Ordens de Servio -Memorando

- Ofcios 3) ATOS NEGOCIAIS (So editados em situaes nas quais o ordenamento jurdico exige que o particular obtenha anuncia prvia da administrao para realizar determinada atividade de interesse dele. -Licena (vinculado e definitivo) autorizao prvia para o particular de um direito subjetivo de que ele seja titular -Autorizao (discricionrio) Interesse predominante do particular ou uso de bem pblico -Permisso (discricionrio e precrio) Interesse predominante da coletividade 4) ATOS ENUNCIATIVOS (Atos de contedo declaratrio. / H uma acepo mais comum que destaca que os atos enunciativos no produzem, por si s, efeitos jurdicos.) - Certido e atestado -Parecer -Apostila 5) ATOS PUNITIVOS (meios pelos quais a administrao pode impor sanes aos servidores ou administrados) -pode ter fundamento no poder disciplinar (servidores pblicos e particulares ligados administrao) -pode ter fundamento no poder de polcia (particulares em geral, no ligados administrao.

A ) ANULAO -Deve ocorrer quando h vcio no ato, relativo legalidade ou legitimidade. - sempre controle de legalidade, nunca de mrito. - Um vcio de legalidade pode ser sanvel ou no. -Quando insanvel, a anulao obrigatria. ATO VINCULADO -Quando sanvel, possvel convalidar o ato, em casos que no acarrete leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. Ou at mesmo anulado. ATO DISCRICIONRIO. - A anulao retroage seus efeitos ao momento da prtica do ato(ex tunc), devendo ser resguardados apena os efeitos j produzidos em relao aos terceiros de boa-f.

EXTINO

-A anulao pode ser feita: *Pela administrao de ofcio ou mediante provocao. *Pelo Poder Judicirio, mediante provocao.

B) REVOGAO - a retirada do mundo jurdico de um ato vlido, sem qualquer vcio, mas que segundo critrio discricionrio da administrao, tornou-se inoportuno ou inconveniente. -Controle de mrito -Produz efeitos prospectivos (ex nunc) e so respeitados os direitos adquiridos, porque o ato revogado era vlido. -No podem ser revogados: *atos consumados ou exauridos *atos vinculados, pois no comportam juzo de oportunidade *atos que j geraram direito adquirido *atos que integram um procedimento

S-ar putea să vă placă și