Sunteți pe pagina 1din 3

A Violncia na Viso Esprita

No h no Espiritismo, em seu corpo de doutrina, rigorosamente, uma doutrina criminolgica que possa explicar a origem da violncia. verdade, todavia, que as suas teses cardeais incidem fundamentalmente, inevitavelmente, sobre algumas teses da Criminologia e da Psicologia Social. Uma delas, por exemplo, a do ato criminoso nato. A filosofia esprita afirma que a predisposio criminal, ou a disposio para o violento, vem do esprito e no das glndulas, ou de condio instintiva da criatura, o que revelaria uma condio de imperfeio do Criador. O que a cincia v como uma deformao de ordem puramente constitucional ou como instinto primordial do homem, ou, ainda mesmo, como aprendizado ou herana eminentemente cultural, a cincia esprita compreende por outro prisma, porque leva em considerao, sobretudo, os antecedentes espirituais, isto , o conjunto de disposies e tendncias do esprito, e no, propriamente, as anomalias e deficincias da constituio somtica ou da estrutura psquica ou social do indivduo. O Espiritismo no deixa de conhecer as aes advindas das glndulas ou das presses sociais e instintivas da criatura. Entretanto, o que ele defende que nenhum desses fatores tem predominncia absoluta porque a maior ou menor propenso para a violncia depende, principalmente, do grau de atraso ou adiantamento do esprito. O germe da criminalidade ou da violncia est em relao com o estado moral do esprito. As anomalias corporais so instrumentos adequados aos espritos em determinados tipos de reencarnao, ou seja, h uma evidente correspondncia entre a constituio somtica e as provas pelas quais a criatura dever passar. O Espiritismo, entretanto, no leva suas concluses ao determinismo absoluto. Em primeiro lugar, porque toda a sua estrutura filosfica-moral parte da premissa da responsabilidade do indivduo pelos seus prprios atos e, depois, porque a subordinao do indivduo as influenciaes do organismo e das condies sociais esto na dependncia da evoluo moral do mesmo. A viso esprita do que seja o livre arbtrio e o determinismo de fundamental importncia para o que pretendemos explicar. Para o Espiritismo, eles so conceitos complementares, porque coexistem em relao ao grau de adiantamento ou no do esprito. S existe livre-arbtrio quando tambm est presente a responsabilidade.

A Doutrina Esprita admite o determinismo, mas importante lembrar que, em sua abordagem, encontraramos um determinismo divino, que a aquisio do estado de felicidade (uma fatalidade que foi imposta a todos ns), e um determinismo relativo, em que o esprito recebe suas sanes morais sobre a base de provas e expiaes, atravs das reencarnaes sucessivas. O Espiritismo, no entanto, possui, como um dos seus alicerces doutrinrios, o livre-arbtrio, quando podemos ver, na prtica, criaturas que conseguem, na razo de seu desenvolvimento espiritual, vencer suas prprias inibies fsicas e resistir s presses do meio onde vivem, sem fugir das experincias do mundo e sem apelar para qualquer meio de fuga. Sendo assim, a Doutrina Esprita entende o violento como um doente espiritual e no como produto do meio social nem como resultado de uma degenerescncia hereditria e, muito menos ainda, como um ser criado com instinto destruidor, do qual ele no pode fugir. Se o indivduo fosse fruto de seu meio, toda a sociedade bem organizada teria como produto homens de bem. Do mesmo modo, se admitssemos a tese da hereditariedade, o grau de criminosos numa famlia oriunda de pais criminosos teria que ser mais elevada do que vemos normalmente. A tese instintivista, que atribui ao homem um instinto de destrutividade (em que fatalmente o homem iria se destruir), vai de encontro viso esprita de Deus, j que a presena desse instinto, assim compreendido, no compatvel com a percepo de um Pai de Bondade e Amor. (...) A Agressividade, lembra-nos Joanna de Angelis, reponta desde os primeiros dias de vida infantil e deve ser disciplinada pela educao, na sua nobre finalidade de corrigir e criar hbitos salutares. A mais importante teraputica a preveno. Ela exige que todos os adultos busquem o exerccio do amor, sob a inspirao da doutrina de Jesus, entendam que precisamos nos moralizar, para que possamos realmente educar as novas geraes e oferecer-lhes um ambiente mais sadio e humano. Richard Simonetti nos lembra que quando a conteno da violncia deixar de ser um problema policial e se transformar em questo de disciplina do prprio indivduo; quando a paz for produto no da imposio das leis humanas, mas da observao coletiva das leis divinas, ento viveremos num mundo melhor. Na realidade, o que observamos nos dias atuais a leviandade de muitos mestres e educadores imaturos, sem habilitao moral para tais propsitos, ou seja, para a educao de novos indivduos que aportam na crosta terrestre, facilitando a disseminao da violncia e da crena de que esta forma de agir capaz de resolver os problemas da humanidade.

O homem renovado espiritualmente dever investir contra a chaga da violncia atravs de sua ao reestruturante da sociedade, buscando suprimir a injustia social, lutando contra todas as situaes que fomentam a misria econmica e instigam o ambiente pernicioso que ora vige, combatendo, acima de tudo, o orgulho, o egosmo e a indiferena presente no corao de cada um. Nessa viso, o homem entender que ningum pode se omitir sabendo que todo tributo de amor, como a pacincia e todo o fruto de luz, como saber, so valiosos tesouros para o futuro na aquisio da paz to almejada. Diz o mestre Jesus, em o Sermo da Montanha: Bem-aventurados os mansos porque eles herdaro a Terra, numa aluso clara de que s aqueles que vencerem seus impulsos violentos, fazendo-se construtor da paz, ter a oportunidade de habitar a Terra em seu perodo de regenerao. Jaider Rodrigues e Roberto L.V. de Sousa
Trecho do trabalho dos Drs. Jaider Rodrigues e Roberto Lcio Vieira de Souza, intitulado Viso Psicolgica da Violncia, publicado no Boletim Mdico-Esprita n. 10.

Leia Mais! A Violncia na Viso Esprita - Kardec Online Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Follow us: @KardecOnline on Twitter | 116444851761244 on Facebook

S-ar putea să vă placă și