Sunteți pe pagina 1din 2

PROBLEMAS DO CAPITULO 11

1. Um feixe molecular de oxignio, contendo 1010 molculas/cm3 de velocidade mdia 500m/s, incide sobre uma placa segundo um ngulo de 30 com a normal placa. Calcule a presso exercida pelo feixe sobre a placa, supondo as colises perfeitamente elsticas. 2. Um dos vcuos mais elevados que podem ser produzidos corresponde a uma presso de 1012 mm/Hg. Nesta presso, a 27C, quantas molculas de ar por cm3 ainda permanecem? 3. Um gs submetido a uma expanso isotrmica reversvel num recipiente cilndrico munido de um pisto de rea A e massa M. O pisto desloca-se na direo x com velocidade constante u. Tem-se u << vqm e M >> m, onde vqm a velocidade quadrtica mdia das molculas, cuja massa m. Suponha as colises das molculas com o pisto perfeitamente elsticas num referencial que se move com o pisto, (a) Mostre que, no referencial do laboratrio (onde o cilindro est em repouso), as colises com o pisto no so perfeitamente elsticas, calculando a perda de energia cintica de uma molcula que colide com o pisto com componente x da velocidade vx > 0 (no resultado, despreze u em confronto com vx). (b) Some sobre todas as molculas e mostre que a perda total de energia cintica igual ao trabalho realizado na expanso do gs.

4. Calcule o nmero mdio de molculas por cm3 e o espaamento mdio entre as molculas: (a) em gua lquida, (b) em vapor de gua a l atm e 100C (tratado como gs ideal), (c) No caso (b), calcule a velocidade mdia quadrtica das molculas. 5. Um kg de ar composto de 232 g de oxignio, 755 g de nitrognio e 13 g de outros gases. Para ar nas condies normais de temperatura e presso, calcule as presses parciais exercidas pelo oxignio e pelo nitrognio.

6. Um recipiente de 10 l contm 7 g de nitrognio gasoso, presso de 4,8 atm e temperatura de 1.800 K. A essa temperatura, uma porcentagem x das molculas de nitrognio encontram-se dissociadas em tomos. Calcule x. 7. A temperatura na superfcie da Lua chega a atingir 127C. Calcule a velocidade quadrtica mdia do hidrognio molecular a essa temperatura e compare-a com a velocidade de escape da superfcie da Lua. Que concluso pode ser tirada dessa comparao?

8. A velocidade do som num gs (que pode ser tratado como ideal) 0,683 vezes a velocidade quadrtica mdia das molculas do gs nas mesmas condies de temperatura e presso. Qual o nmero de tomos por molcula do gs? 9. Considere uma partcula esfrica de 0,5 m de raio e densidade 1,2 g/cm 3, como as que foram utilizadas por Jean Perrin em experincias para determinao do nmero de Avogadro. Uma tal partcula, em suspenso num lquido, adquire um movimento de agitao trmica que satisfaz lei de equipartio da energia. De acordo com esta lei, qual seria a velocidade quadrtica mdia da partcula em suspenso temperatura de 27C? (a) Calcule o expoente adiabtico = CP/CV, para um gs diatmico a uma temperatura elevada, tal que uma frao x das molculas se encontram dissociadas em tomos. Verifique que o resultado se reduz aos casos limites esperados quando no h dissociao ou quando ela total, (b) Se o valor observado = 1,5, qual a porcentagem de dissociao x?

10.

11. Coloca-se l g de hidrognio e l g de hlio num recipiente de 10 l, a uma temperatura de 27C. (a) Qual a presso? (b) Calcule os calores especficos molares CV e CP, bem como = CP/CV, para a mistura gasosa. 12. Um gs formado de molculas diatmicas de momento de inrcia I = 6 x IO -39 g.cm2. Calcule a velocidade angular de rotao quadrtica mdia de uma molcula do gs em torno de um eixo perpendicular linha que une os centros dos dois tomos, nas condies normais de temperatura e presso. 13. O livre percurso mdio em hlio gasoso a l atm e 15C de 1,862 x 10 -5 cm. (a) Calcule o dimetro efetivo de um tomo de hlio, (b) Estime o nmero mdio de colises por segundo que um tomo de hlio sofre nestas condies. 14. O dimetro efetivo da molcula de CO 2 = 4,59 x 10-8 cm. Qual o livre percurso mdio de

uma molcula de C02 para uma densidade de 4,91 kg/m3? 15. Sejam Pc, vc e Tc as constantes crticas de um gs de Van der Waals (pg. 263). Mostre que, se exprimirmos a equao de Van der Waals em termos das variveis reduzidas n=P/Pc, = v/vc e r = T/TC ela assume uma forma universal, ou seja, a mesma para todas as substncias. 16. Calcule o trabalho realizado por um gs de Van der Waals numa expanso isotrmica temperatura T, passando do volume molar v, para vf. 17. A partir da tabela da pg. 265, tratando o hlio gasoso como um gs de Van der Waals, calcule o dimetro efetivo de um tomo de hlio. Compare o resultado com aquele obtido no Problema 13. Discuta a razo da concordncia ou discrepncia. 18. A presso crtica e a temperatura crtica observadas para o CO 2 so, respectivamente, PC = 73,0 atm e TC = 304,1 K. (a) Calcule as constantes de Van der Waals a e b para o CO 2. (b) Calcule a densidade crtica c para o C02 pela equao de Van der Waals e compare-a com o valor observado de 0,46 g/cm3, (c) Se o CO2 fosse um gs ideal, a que presso seria preciso submeter l mol de C0 2 para que ocupasse o volume de 0,5 l temperatura de 0C? (d) Qual seria a presso necessria na situao (c) considerando o CO 2 como um gs de Van der Waals? (e) Em (d), que frao da presso total devida interao entre as molculas do gs? RESPOSTAS

S-ar putea să vă placă și