Sunteți pe pagina 1din 16

Universidade Federal do Maranho Departamento de Tecnologia Qumica Fenmenos de Transporte II Aluno: Ricardo Henrique Nascimento Frazo 2009002921

Dimensionamento de trocadores de calor casco e tubo

So Lus 2013
1

Sumrio

Introduo Objetivos Fundamentao terica Concluso Bibliografia

3 4 5 15 16

Introduo

Trocador de calor constitui-se em um dispositivo usado para realizar um processo da troca trmica na qual esto envolvidos dois fluidos com suas diferentes temperaturas. Esse processo bastante comum nas muitas aplicaes da engenharia. Desta maneira podemos utiliz-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no processo de condicionamento de ar, na produo de energia, e na recuperao de calor e tambm no processo qumico. Dentre os trocadores de calor temos os trocadores do tipo casco e tubo, que sero o alvo desse estudo no trabalho apresentado, e apesar de sua grande aplicabilidade no apresentam a preciso desejada conforme os fluidos, o mtodo e as condies empregadas, sendo que os erros podem chegar ordem de centenas por cento, principalmente para perda de carga e escoamento laminar.

Objetivos

Com esta pesquisa tem-se como alvo o dimensionamento de trocadores calor de casco e tubo, e utilizar-se- o mtodo de KERN, o mais tradicional de todos os mtodos e se encontra no livro Process Heat Transfer.

Fundamentao terica

O mtodo de KERN tem fcil aplicao, e possui xito com modelos de trocadores de calor casco e tubos com algumas restries, apresenta pouca preciso, o que se torna mais complicado quanto mais o escoamento do fluido situa-se em regime laminar, o qual necessita de um tratamento bem mais sofisticado. Para o projeto de trocadores de calor o primeiro passo, antes do dimensionamento termo hidrulico, o estabelecimento dos requisito a serem obedecidos pela unidade, levando em considerao as informaes j vistas em outros trocadores.

1 Transferncia de calor o Especificao dos fluidos o Especificao das temperaturas o Vazo dos fluidos o Formao de depsito 2 Perda de carga A perda de carga nos tubos e no casco deve obedecer certo limites, procurando sempre o melhor desempenho no que diz respeito a troca de calor, utilizando toda perda de carga disponvel.
5

3 restries quanto ao tamanho Continuamente h restries quanto ao tamanho, altura, largura, volume ou peso de um trocador de calor. Essas restries podem ser tanto no que diz respeito ao padro pr-estabelecido bem como visando sua melhor e mais fcil manuteno. Por exemplo, pode ocorrer que o trocador seja projetado com o feixe apresentando facilidade de sua remoo, para haver espao para a operao. 4 Outras consideraes o o o o o Expanso trmica Quanto ao material Sobre a hermeticidade Quanto manuteno Sobre custos

5 Especificao sobre dimenses e tipo do trocador calor Como j dito anteriormente, a especificao preliminar para um trocador de calor dimensiona-lo tendo em vista trocadores j existentes, visto que os mesmo tenham apresentado resultados satisfatrios em aplicaes, observando tambm os fluidos utilizados neles. Assim, feito essa etapa, podese partir para o dimensionamento termo hidrulico.

Em resumo, a correlao para transferncia de calor baseada na rea de fluxo como sendo a mdia entre a rea de fluxo cruzado, dentro do dimetro interno do casco, e a rea de fluxo longitudinal na janela do defletor, a perda de carga vem considerar os efeitos da janela do defletor, os dados iniciais requeridos para projetar o trocador de calor so mnimos e, portanto, conveniente para estimativas rpidas.

6 - Mtodo de clculo

Existem vrios mtodos para o dimensionamento de trocadores calor, uma parte disponvel na literatura tcnica aberta, quanto outros, que so mais sofisticados, geralmente aplicados em programas de computador, so detidos por empresas atravs de contratos envolvendo fins lucrativos. Dentre os mtodos, temos trs principais: KERN, BELL e TINKER. A seguir, vamos estudar o mtodo de KERN.

MTODO KERN

CLCULO DE TROCADORES DE CALOR CASCO E TUBOS

Para este mtodo realiza-se uma anlise sobre o fluido do casco do trocador por meio de defletores acoplados pelo trocador calor, garantindo uma melhor a anlise sobre um feixe de tubos quanto a idealidade. Porm, essa anlise no leva em considerao os efeitos das correntes, que se desenvolvem devido ao vazamentos e bypass atravs de algumas folgas existentes no trocador, sobre a transferncia de calor e perda de carga, conduzindo a um estudo aproximado. Este um mtodo de fcil aplicao, sendo bem sucedido com modelos de trocadores de calor casco e tubos com restries usuais, porm apresenta pouca preciso no que diz respeito ao escoamento do fluido, situando-se assim em regime laminar, o qual necessita de um tratamento bem mais avanado.

Deste mtodo pode-se destaca alguns pontos como importantes 1) A correlao para transferncia de calor baseada na rea de fluxo como sendo a mdia entre a rea de fluxo cruzado, dentro do dimetro interno do casco, e a rea de fluxo longitudinal na janela do defletor. 2) A perda de carga considera os efeitos da janela do defletor 3) Os dados iniciais requeridos para projetar o trocador de calor so mnimos e, portanto, conveniente para estimativas rpidas.

Para esse mtodo tem-se basicamente dois procedimentos de clculo para o projeto termo - hidrulico de trocadores de calor tipo casco e tubos: a) Verificao: procedimento para verificao de um trocador existente que se deseja utilizar sob condies diferentes b) Projeto: procedimento para um trocador novo.

O tratamento de clculo termo - hidrulico bastante similar no lado do casco e no lado dos tubos, para isso utiliza-se tabelas, grficos e correlaes para determinar os principais parmetros necessrios para o dimensionamento.
7

ROTEIRO PARA O CLCULO Calculando as temperaturas calricas dos fluidos: Em trocadores de calor lquido-lquido, o fluido quente possui um viscosidade na entrada que aumenta medida que ele vai esfriando. Os valores dos coeficientes de pelcula para o lado do casco (h0) e do coeficiente de pelcula do lado dos tubos (hi) variam atravs do comprimento do trocador e produzem um coeficiente global de calor (U) maior no terminal quente (T1 T2) do que no terminal frio (T2 T1). Logo temo que par o clculo das temperaturas calricas: Para o fluido quente:

Para o fluido frio:

A frao de temperatura calrica Fc :

Clculo para Kc:

Uq e Uf so os coeficientes globais de troca de calor no terminal frio e quente respectivamente. tq e tf so a diferena de temperaturas no terminal, quente e frio, respectivamente.

Chicanas Quando chicanas so usadas para direcionar o fluido do lado do casco de feixe de tubos, o coeficientes de pelcula maior do que o fluxo ecoando ao longo do eixo dos tubos. Tornando-se trocadores com o mesmo comprimento de feixe de tubos, mas com nmeros diferente de chicanas e por isso com espaamentos menores entre si, apresentaram maior turbulncia e que acarreta um maior coeficiente de pelcula. O espaamento recomendado por KERN : (1/5 d1) at no mximo d1.

Arranjo dos tubos

O tipo de arranjo dos tubos influencia no coeficiente de pelcula, tendose verificado que sob condies comparveis de fluxo e dimenso dos tubos, os coeficientes para o arranjo triangular so aproximadamente 25% maiores que para o arranjo quadrado.

Clculo de fluxo de massa para escoamento do lado do casco

rea do fluxo cruzado

Fluxo mssico

Onde Ws a vazo em massa do fluido do lado do casco

Dimetro do lado do casco

Fator de troca de calor para o lado do casco

Nmero de REYNOLDS

Correo dos efeitos de viscosidade

10

Perda de carga para o escoamento do lado do casco

11

Exemplo da utilizao do mtodo de KERN utilizando um software:

Estudo do caso tirado do livro: Processo de transferncia de calor D.Q. Kern

12

Colocando o software para rodar os dados temos:

13

14

Concluso Podemos notar que o mtodo de Kern para dimensionamento de trocadores de calor, tem fcil aplicao, e possui xito com modelos de trocadores de calor casco e tubos porem as suas restries o deixa como um mtodo no interessante do ponto de vista preciso.

15

Referncia bibliogrficas

o Process Heat Transfer Donald KERN. o Projeto de Trocadores de calor -Departamento de Engenharia Qumica/Centro de Tecnologia/Universidade Estadual de Maring.

o Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Seminrio do programa de ps- graduao em engenharia qumica.

16

S-ar putea să vă placă și