Sunteți pe pagina 1din 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3. VARA CVEL DA COMARCA DE PATOS DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS.

PROCESSO n. 2013.115342-1

OTVIO Jos Batista, devidamente qualificado nos autos da ao indenizatria, processo em epgrafe, que move em face de ERCLIA Sousa Costa, j qualificada nos autos, por sua procuradora que esta subscreve, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, tendo em vista a r. sentena de fls. 35 40, com fundamento no art. 513 e seguintes do Cdigo de Processo Civil, interpor o presente RECURSO DE APELAO conforme razes anexas. Outrossim, requer seja o presente recurso recebido no efeito devolutivo e no efeito suspensivo, nos termos da primeira parte do artigo 520 do CPC intimando-se a parte contrria para, querendo, apresentar suas contra-razes, no prazo legal. Requer, ainda, a remessa dos autos para o Egrgio Tribunal de Justia, para seu processamento e julgamento. Por fim requer a juntada da guia de custas de preparo devidamente quitada, que a esta segue anexa.

Termos em que, Pede deferimento.

Patos de Minas, 13 de maio de 2013.

___________________________ Josemildo do Nascimento Sousa OAB/ MA. n. 53421

RAZES DE RECURSO DE APELAO

PROCESSO N. 2013.115342-1 APELANTE: OTVIO Jos Batista APELADO: ERCLIA Sousa Costa

Egrgio Tribunal, Colenda Cmara. Nobres Julgadores

I BREVE RESUMO DA DEMANDA


ERCLIA Sousa Costa, ora apelada, moveu ao de conhecimento contra OTVIO Jos Batista, ora apelante, visando indenizao a ttulo de danos morais importando em 50.000,00 e materiais 10.000,00, alegando gastos hospitalares e com remdios, em razo de acidente veicular, que lhe causou a perda de uma perna. Quando da Contestao o apelante rebateu os argumentos da apelada e apresentou como principais pontos em seu favor, a existncia de litispendncia e na ocasio requereu a condenao da autora a pagar indenizao de 15.000,00 pelos prejuzos que suportara devido ao acidente. Bem como pediu a produo de prova testemunhal. O Meritssimo juiz a quo, aps a rplica, entendeu o processo maduro para deciso, pois concebeu que a questo era exclusivamente de direito. Julgou procedentes todos os pedidos apresentados pela apelada na inicial. No considerou as alegaes e pedidos apresentados na contestao, principalmente no tangente a litispendncia e produo de prova testemunhal. Ao final, condenou ora apelante ao pagamento de R$ 15.000,00 a ttulo de honorrios advocatcios.

II A R. SENTENA
O, excelentssimo, juiz a quo, em sentena apostrofada, julgou a lide antecipadamente entendendo trata-se de matria exclusivamente de direito, porm, de suma importncia salientar que o caso em tela apresenta uma questo ftica, com algumas variaes, pois no processo o que se discute a culpa do ru no acidente automobilstico, anteriormente ocorrido. E, por isso solicitou-se na contestao, a produo de prova testemunhal. Aduz o inciso I do artigo 330, que somente poder o juzo conhecer a lide e proferir sentena antecipadamente, quando no for necessria a produo de prova em audincia, o que no o caso, visto ser obscura a culpabilidade em relao ao acidente, havendo a necessidade de produo de prova, principalmente testemunhal para clarear a situao e favorecer a produo do melhor direito. De bom alvitre nobres julgadores a verificao da litispendncia, apontada em contestao e no considerada pelo juiz a quo, pois, esta constatao extingue o
processo sem resoluo do mrito, conforme Art. 267, V do CPC.

Portanto, se faz necessria a realizao de audincia de instruo e julgamento, para produo de prova testemunhal requerida em contestao, e a deciso judicial, j proferida, deve ser anulada.

III DO MRITO DO RECURSO


comum tanto na inicial quanto na contestao, a narrativa de que o acidente de trnsito ocorreu diante de uma faixa de pedestre, porm alguns pontos merecem relevncia, conforme a seguir. Na petio inicial no foi esclarecido que a parada veicular da apelada fora desnecessria, em virtude de NO haver pedestres para atravessar a faixa. E que frenagem, repentina e despropositada, foi a principal motivao para o acidente. Configurando, inclusive o instituto da Responsabilidade Civil em desfavor da vtima,

visto que por culpa exclusiva desta, conforme artigo 927 do CC, consumou-se o referido acidente.

IV DO PEDIDO
Assim sendo, Nobres Julgadores, por meio da presente apelao requer, primeiramente, que conhecido e provido o presente recurso para reformar a sentena a quo, sendo extinta sem resoluo de mrito com base na existncia de litispendncia. Requer tambm que seja acolhida a tese de responsabilidade civil em desfavor da apelada em virtude desta ter provocado o acidente, quando da frenagem despropositada. Por fim requer que seja reformada a fixao dos honorrios advocatcios, estabelecido em R$ 15.000,00 pelo juiz a quo, para um valor no superior a 20%, conforme tabela da OAB.

Termos em que, pede deferimento.

Patos de Minas/MG, 13 de maio de 2013.

_________________________________ Josemildo do Nascimento Sousa OAB/ MA. n. 53421

S-ar putea să vă placă și