Sunteți pe pagina 1din 3

O PACIENTE MAL INTENCIONADO

No decorrer da atividade mdica, seja clnica ou pericial, iremos seguramente nos deparar com pacientes que apresentam discrepncias ao serem examinados, ou seja, existe interesse por parte do paciente de aparentar um quadro de gravidade maior do que realmente apresenta. Esta uma sntese dos achados no atendimento e que podero nos auxiliar a conduzir o raciocnio clnico. Na Histria Clnica observamos que: No existe relao entre a severidade da leso e a intensidade e durao dos sintomas. Os sintomas so via de regra VAGOS e geralmente VARIVEIS, mudando de tempo em tempo e algumas semanas aps os sintomas podem ser totalmente diferentes e geralmente o paciente no se recorda do que foi anotado no primeiro exame. O paciente nega ter melhoras com repouso no leito ou com a inatividade. No paciente mal intencionado este relata que a dor vai at persiste durante o sono, j no paciente com sintomas reais este relata que necessita acomodar-se em uma posio especfica onde consegue alvio e a dor retorna quando muda de posio inadvertidamente durante o sono. O paciente com SINTOMAS ORGNICOS sempre relata alguma melhora com os mtodos teraputicos e medicao, j o mal intencionado informa no ter qualquer melhora com qualquer tratamento. A rea da dor geralmente NO FISIOLGICA e podem ser encontrados queixas de dor DO FINAL DA MINHA COLUNA AT O ALTO DO PESCOO ou que se irradiam para o abdome at o umbigo ou extendendo-se para a rea inguinal ocasionando desconforto na regio genital Se a queixa de dor segue para as extremidades inferiores o paciente torna-se vago ao referir-se ao curso exato e distribuio da dor na sua irradiao para a perna e p. (pacientes com COMPRESSO REAL de

razes so especficos em definir o curso real da dor! Se o mdico agir como se no tivesse entendido e apontar a borda lateral da coxa quando o paciente relata que a dor segue para a regio posterior da coxa e perguntar voc quer dizer que di aqui? o paciente com dor orgnica ir corrigir o mdico; j o mal-intencionado tende a aceitar o local diferente sugerido pelo mdico com o pensamento que talvez este devesse ser o ponto que deveria realmente estar doendo. A dor geralmente definida em termos COMO UM CHOQUE ELETRICO ou PONTADAS COMO UMA FACA. O Hipocondraco distingue-se do mal-intencionado porque o primeiro tende a enfatizar sintomas relacionados com a rea MACHUCADA e no a apresentar o que ele pensa serem sintomas irrelevantes. O mal-intencionado geralmente expressa preocupao com a idia de que ser dispensado ao retornar ao trabalho, e procura enfatizar envolvimento com atividades sociais e beneficentes. Geralmente o mal intencionado recebe um colete o qual diz estar necessitando desesperadamente necessitado e o qual estaria usando continuamente por mais de um ano, porm o exame do colete pode no revelar sinais de uso real, como correias gastas, tecido roto, etc. Quando do exame clnico podemos observar que antes do exame formal o paciente chega ao consultrio sem dficits aparentes, porm quando solicitado a caminhar durante o exame aparece uma sbita e bvia alterao, quando deveria ser esperada a presena de espasmo muscular paravertebral. Estmulos mnimos iro produzir INTENSO DESCONFORTO e toques inconsequentes podero causar em alguns pacientes PULOS de dor. O paciente torna-se INCAPAZ DE DOBRAR PARA A FRENTE MAIS QUE 5. GRAUS, apesar da ausncia de espasmo da musculatura paraespinhal palpao (Na ausncia de espasmo muscular paravertebral, pacientes com fuso lombar completa podem dobrar-se para a frente at o ponto em que consegue tocar os dedos dos ps, desde que tenham a rotao dos quadris coxofemorais normal, PORTANTO A ROTAO DOS QUADRIS POSSVEL MESMO QUANDO EXISTE IMOBILIDADE TOTAL DA COLUNA! A DOR presso pde ser encontrada na regio sacral, local improvvel que ocorra a no ser em neoplasias sacrais ou cistos.

O LASEGUE limitado quando deitado, porm deve ser testado tambm com o paciente sentado e de joelhos sobre uma cadeira. Fletir o joelho e depois o quadril, na ocorrncia de dor esta seria explicada apenas por doena de ARTICULAO COXO FEMURAL ou sintomas NO ORGNICOS. No TESTE DE FORA observe: A fraqueza sempre associada a perda de TNUS MUSCULAR ou ATROFIAS! Quando testa-se a fora muscular, se o paciente est resistindo contra o brao ou a mo do mdico, mesmo em um msculo enfraquecido, se ocorre um relaxamento sbito observa-se um REBOTE imediato. No caso do paciente no estar resistindo com toda a sua fora NO IR APRESENTAR REBOTE. Queixas de fraqueza, dor e dormncias na presena de reflexos normais e ausncia de atrofias so desprovidos de significado clnico. REAES BIZARRAS Ficar tranquilo com estimulantes ou vice versa, insatisfao com terapia injetvel, queixas de disfuno sexual so inexplicveis por leses orgnicas.

S-ar putea să vă placă și