Sunteți pe pagina 1din 10

1) Explique como a Lei de Snell e o Princpio de Huygens podem ser teis no entendimento do mtodo ssmico de refrao.

Resp:

Lista 1

1) Considerando o mtodo ssmico (de reflexo e refrao), explique detalhadamente o que a distncia crtica e a distncia de crossover, se possvel utilizando grficos ou desenhos simples.

Vamos agora ver como que a interpretao das odcronas nos pode ajudar a inferir as propriedades das camadas nas quais se propagam estas ondas. Quando se observa um sismograma, as ondas mais fceis de identificar so em geral as primeiras chegadas. No modelo de uma camada, a primeira chegada ser a onda directa at uma certa distncia, a distncia de "cross-over" ou interseco, e depois ser a onda refractada criticamente. Os declives das respectivas odcronas permitem-nos determinar a velocidade de propagao na camada e no semi-espao, V1 e V2. Sabendo as velocidades, pela expresso (2.36a) podemos determinar o ngulo de incidncia crtica. A distncia de "cross-over", ou de interseco, obtm-se igualando as equaes para a onda directa e a onda refractada criticamente,

2) Em relao s afirmativas abaixo, assinale verdadeiro V ou falso F. ( ) No mtodo ssmico de reflexo os tempos de primeira chegada dos raios refletidos em funo da distncia entre o geofone e o ponto de tiro uma reta cujo coeficiente angular o inverso da velocidade de propagao da onda. ( ) No mtodo ssmico de refrao a profundidade da interface obtida a partir do coeficiente linear do tempo de chegada do raio refratado em funo da distncia entre o geofone e o ponto de tiro. ( ) Os raios refletidos sempre chegam primeiro aos geofones.

( ) O valor da distncia crossover encontra-se entre as posies do ltimo geofone a captar primeiro o raio direto o primeiro geofone a captar primeiro o raio refratado. ( ( ) O valor da distncia crtica inversamente proporcional profundidade da interface. ) Abaixo da distncia crtica, os geofones sempre captam primeiro os raios diretos.

3) Considerando o mtodo ssmico de reflexo aplicado ao caso de uma nica interface plana e horizontal, mostre que o tempo de chegada do raio refletido e a distncia entre o geofone e o ponto de tiro obedecem a equao de uma hiprbole cujo eixo de simetria o eixo do tempo e cujas constantes interface e e so respectivamente e onde a profundidade da a velocidade da onda na camada acima da interface.

4) Considerando o caso de interface nica plana e horizontal, obtenha uma expresso para a distncia crtica em funo das velocidades na camada superior e na camada inferior mostre que, se a razo entre as velocidades da onda nas camadas inferior e superior for igual a , a distncia crtica ser igual profundidade da interface.

5) Explique o que a correo de sobretempo normal (NMO) e como esta correo deve ser aplicada quando existem vrias interfaces e camadas com diferentes velocidades de propagao.

6) Levantamentos ssmicos de reflexo admitem vrias configuraes tiro-detector. Explique o que a aquisio em CMP e quais as vantagens de sua utilizao. Explique em que situao necessrio utilizar um tiro reverso.

7) Explique, em sequncia, os principais procedimentos que devem ser executados em um levantamento ssmico de reflexo desde a aquisio de dados em campo at a obteno de um perfil ssmico. O processo de caracterizao de reservatrios consiste na determinao tridimensional e quantitativa da estrutura e das propriedades petrofsicas de um campo de petrleo. A utilizao do dado ssmico 3D neste processo tem se tornado cada vez mais comum principalmente na

identificao da forma e do tamanho dos corpos de areia que constituem o reservatrio. Porm em alguns casos como nos reservatrios turbidticos de guas profundas da Bacia de Campos, que so caracterizados por uma complexa distribuio dos corpos de areia e por camadas com espessura subssmica, a utilizao do dado ssmico convencional em amplitude pode acarretar srios erros na definio de um modelo para o reservatrio. Para superar os problemas causados pela limitao da resoluo vertical do dado ssmico necessrio gerar modelos que integrem todas as informaes disponveis sobre o reservatrio. A maneira mais efetiva de se integrar o dado ssmico no processo de caracterizao de reservatrios por meio da gerao de modelos de impedncia acstica derivados do processo de inverso ssmica. O objetivo deste trabalho mostrar como a inverso ssmica para a impedncia acstica pode auxiliar e melhorar o processo de caracterizao de reservatrios, comparando os resultados obtidos por meio da aplicao de dois mtodos, a inverso recursiva e a inverso sparse-spike. Os mtodos de inverso ssmica aqui estudados so aplicados em um modelo sinttico de referncia, que possui a forma de uma cunha, modelo esse que representa de forma realista afinamentos estratigrficos e feies como pinchouts, freqentemente encontrados em reservatrios turbidticos de guas profundas. Com os resultados obtidos podem ser vistas vantagens em se utilizar o processo de inverso ssmica tanto na determinao da geometria dos corpos que formam o reservatrio, como tambm na obteno das propriedades petrofsicas, e por conseqncia modelos mais precisos so gerados e as previses de comportamento do campo podem ser feitas de uma maneira mais efetiva. 8) Como as bordas de uma falha na interface refletora (consideradas em 2D como descontinuidades pontuais) podem ser identificadas em uma seo ssmica de reflexo no migrada? Faa um desenho para ilustrar sua resposta.

9) Que tipo de feio estratigrfica aparece como um evento do tipo gravata borboleta em uma seo ssmica de reflexo no migrada? Faa um desenho explicando sua resposta.

10) Explique quais as caractersticas do mtodo ssmico de reflexo que o torna extremamente til na prospeco geofsica de hidrocarbonetos.

Diferena entre o valor real da acelerao da gravidade de um lugar e o valor calculado teoricamente. Quando o valor real superior ao valor terico, a anomalia diz-se positiva e, no caso contrrio, diz-se negativa. O valor real da acelerao da gravidade medido com um aparelho, o gravmetro. Este valor varia com a latitude, a altitude e a natureza geolgica do local em que a medio efectuada, sendo tanto maior quanto mais densos forem os materiais. O estudo das anomalias gravimtricas fornece indicaes sobre a crusta terrestre. As anomalias gravimtricas so positivas nos oceanos e negativas nos continentes, evidenciando

que a crusta ocenica, de natureza basltica, mais densa que a crusta continental, de natureza grantica.

A necessidade da mola de servir a duas funes, quais sejam, sustentar a massa e agir como dispositivo de medida, restringiu em muito a sensibilidade dos primeiros gravmetros, conhecidos como gravmetros estveis
Em um sistema estvel, a massa retornar a posio de equilbrio aps pequenas perturbaes. Nos sistemas instveis, a massa continua a se mover. Exemplos Estveis - Um lpis repousando em uma mesa. Levante um lado, ele cai de volta mesa Instveis - Um lpis em p. Empurre-o e ele cai. Gravmetros Instveis usam a instabilidade mecnica para exagerar o pequeno movimento devido variao da gravidade

S-ar putea să vă placă și