Sunteți pe pagina 1din 43

1

REGULAMENTOS
ESTATUTO DOS MILITARES
LEI N 6.880, de 9 DEZ 1980

RESUMO EAOF

1S DELMIRO
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

PARTE 1 DEFINIES IMPORTANTES

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

GRUPO 1 DEFINIES PRELIMINARES


1. Os militares de carreira so os da ATIVA que, no desempenho voluntrio e permanente do servio militar, tenham vitaliciedade assegurada ou presumida. 2. So considerados RESERVA DAS FFAA:
INDIVIDUALMENTE NO SEU CONJUNTO *DEMAIS MILITARES DA RESERVA REMUNERADA DEMAIS CIDADOS EM CONDIES DE CONVOCAO POLCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MARINHA MERCANTE E AVIAO CIVIL

* S sero considerados MILITARES quando CONVOCADOS ou MOBILIZADOS.

3. Os Of Generais nomeados MINISTROS DO STM, os MEMBROS DO MAGISTRIO MILITAR e os CAPELES MILITARES so regidos por legislao especfica. GRUPO 2 DO INGRESSO NAS FFAA 4. O ingresso nas FFAA mediante INCORPORAO, MATRCULA OU NOMEAO. 5. A convocao em tempo de paz regulada pela legislao que trata do servio militar. 6. Em tempo de paz e independente de convocao, os integrantes da reserva podero ser designados para o servio ativo, em carter TRANSITRIO mediante ACEITAO VOLUNTRIA (regulamentado pelo Poder Executivo). 7. A incorporao de DEPUTADOS e SENADORES, mesmo sendo militares, ainda que em tempo de guerra, depender de licena da Cmara respectiva. GRUPO 3 DA HIERARQUIA MILITAR E DA DISCIPLINA 8. A HIERARQUIA e a DISCIPLINA so a base institucional das FFAA. 9. A AUTORIDADE e a RESPONSABILIDADE crescem com o grau hierrquico. 10. A HIERARQUIA MILITAR a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, dentro da estrutura das FFAA. 11. A DISCIPLINA a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmnico. 12. A DISCIPLINA e o RESPEITO devem ser mantidos pelos militares da ATIVA, RESERVA REMUNERADA E REFORMADOS. 13. CRCULOS HIERRQUICOS so mbitos de convivncia entre militares da mesma categoria e tm a finalidade de desenvolver o esprito de camaradagem, em ambiente de estima e confiana, sem prejuzo do respeito mtuo. 14. POSTO o grau conferido por ATO DO PRESIDENTE DA REPBLICA OU DO MINISTRO e confirmado em CARTA PATENTE. 15. GRADUAO o grau da PRAA, conferido pela AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE. 16. Sempre que um militar da reserva ou reformado fizer uso do posto ou graduao, dever faz-lo com as abreviaturas inerentes a sua situao (R1, REF). 17. Em igualdade de posto ou graduao, a precedncia entre os militares de carreira na ativa e os da reserva remunerada ou no, que estejam convocados, definida pelo tempo de efetivo servio no posto ou graduao.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

18. OS ALUNOS DOS RGOS DE FORMAO DE OFICIAIS DA RESERVA, QUANDO FARDADOS, tm precedncia hirerrquica sobre os 3SGT, aos quais so equiparados.

GRUPO 4 DO CARGO E DA FUNO MILITARES 19. CARGO MILITAR um conjunto de atribuies, deveres e responsabilidades cometidos a um militar em servio ativo. 20. FUNO MILITAR o exerccio das obrigaes inerentes ao Cargo Militar. 21. O provimento de Cargo Militar far-se- por ATO DE NOMEAO EXPRESSA DA AUTORIDADE COMPETENTE. 22. O CARGO MILITAR ser considerado vago: 1 2 3 4 5 6 A partir da sua criao. Por exonerao do militar inserido nele. Por falecimento. Ter sido considerado extraviado. Ter sido considerado prisioneiro. Ter sido considerado desertor.

GRUPO 5 DAS OBRIGAES MILITARES 23. Manifestaes do VALOR MILITAR: 1 2 3 4 5 6 Patriotismo (cumprir o dever) Civismo e o Culto s Tradies Histricas F na misso das FFAA Esprito de Corpo (orgulho do militar) Amor pela profisso das armas e o Entusiasmo Aprimoramento Tcnico-Profissional (PCFEAA)

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

24. Preceitos da TICA MILITAR:


1 2 3 4 5 6 7 8 9 Amar a VERDADE e a RESPONSABILIDADE.

MACETE: VERBOS NO INFINITIVO

Exercer as funes com AUTORIDADE, EFICINCIA e PROBIDADE. Respeitar a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. CUMPRIR e FAZER CUMPRIR as leis, normas, regulamentos,... SER JUSTO e IMPARCIAL no julgamento dos atos e na apreciao dos mritos. ZELAR pelo PREPARO PRPRIO, MORAL, INTELECTUAL e FSICO. EMPREGAR TODAS AS ENERGIAS em benefcio do servio. Praticar a CAMARADAGEM e desenvolver o ESPRITO DE COOPERAO. Ser DISCRETO em suas atitudes, maneiras e linguagem escrita e falada.

10 ABSTER-SE de tratar sobre assunto sigiloso fora do mbito de trabalho. 11 ACATAR as AUTORIDADES CIVIS. 12 Cumprir seus DEVERES DE CIDADO. 13 Proceder de maneira ILIBADA na vida pblica e particular. 14 Observar as normas da BOA EDUCAO. 15 Garantir a ASSISTNCIA MORAL e MATERIAL ao seu lar (chefe de famlia modelar). 16 Conduzir-se em preservar os princpios da DISCIPLINA, RESPEITO e do DECORO MILITAR. 17 Abster-se de usar o POSTO ou a GRADUAO para obter facilidades. 18 Abster-se, na INATIVIDADE, do uso das DESIGNAES HIERRQUICAS (em poltica, comrcio, indstrias, imprensa ou em exerccio de cargo de natureza civil ou pblica). 19 ZELAR pelo bom nome das FFAA, obedecendo os preceitos da tica Militar.

25. vedado ao militar comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio ou participar, exceto como acionista ou quotista, em sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. 26. Os integrantes da reserva QUANDO CONVOCADOS, ficam proibidos de tratar de interesse de empresas nas OM ou em reparties pblicas civis. 27. Os militares da ativa podem exercer DIRETAMENTE a gesto de seus bens. 28. permitido aos OFICIAIS dos quadros de SADE e VETERINRIA o exerccio da funo no meio civil. GRUPO 6 DOS DEVERES MILITARES 29. MACETE: 1 - DEDICO a FIDELIDADE e CULTUO AOS SIMBOLOS NACIONAIS com PROBIDADE e LEALDADE. 2 - tenho DISCIPLINA e RESPEITO HIERARQUIA, e cumpro as minhas OBRIGAES e ORDENS com DIGNIDADE e URBANIDADE.
1 2 3 4 5 6 DEDICAO e FIDELIDADE Ptria CULTO AOS SMBOLOS NACIONAIS PROBIDADE e a LEALDADE DISCIPLINA e o RESPEITO HIERARQUIA Rigoroso cumprimento das OBRIGAES e das ORDENS Obrigao de tratar o subordinado DIGNAMENTE e com URBANIDADE

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

30. COMANDO a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o militar investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma OM. OFICIAIS GRADUADOS CB,SD,TF COMANDAM AUXILIAM EXECUTAM

31. Cabe ao militar a responsabilidade integral pelas decises que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar. 32. A VIOLAO das obrigaes ou dos deveres militares CONTRAVENO ou TRANSGRESSO DISCIPLINAR. constituir CRIME,

33. A violao dos PRECEITOS DA TICA MILITAR ser to mais grave quanto mais elevado for o GRAU HIERRQUICO de quem a cometer. 34. A apurao da responsabilidade funcional, pecuniria, disciplinar ou penal poder concluir pela incompatibilidade do militar com o cargo ou demonstrar incapacidade no exerccio das funes militares a ele inerentes. 35. O militar que se tornar incompatvel com o cargo (devido a sua atuao) ou demonstrar incapacidade no exerccio das funes militares a ele inerentes, ser afastado do cargo. 36. O militar afastado do cargo (por incompatibilidade) ficar privado do exerccio de qualquer funo militar at a soluo do processo ou das providncias legais cabveis. 37. O CDIGO PENAL MILITAR (CPM) relaciona e classifica os crimes militares em tempo de paz e em tempo de guerra. 38. Os REGULAMENTOS DISCIPLINARES DAS FFAA (RDAER, na FAB) especificaro e classificaro as contravenes e transgresses disciplinares. 39. As penas disciplinares de impedimento, deteno ou priso no podem ultrapassar 30 DIAS. 40. O OFICIAL presumivelmente incapaz de continuar na ativa, ser levado a CONSELHO DE JUSTIFICAO. Poder ser afastado das funes a critrio do MINISTRO. 41. A PRAA E A PRAA ESPECIAL presumivelmente incapaz de continuar na ativa ser levado a CONSELHO DE DISCIPLINA. 42. O STM (em tempo de paz) ou TRIBUNAL ESPECIAL (em tempo de guerra) julgar EM INSTNCIA NICA os processos oriundos dos CONSELHOS DE JUSTIFICAO. 43. OS MINISTROS DAS FORAS SINGULARES julgar EM LTIMA INSTNCIA os processos oriundos dos CONSELHOS DE DISCIPLINA. GRUPO 7 DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS DOS MILITARES 44. O militar que se sentir prejudicado por qualquer ato administrativo ou disciplinar de superior, poder recorrer ou interpor pedido de reconsiderao, queixa ou representao, segundo regulamentao especfica da cada Fora Armada, sob os seguintes prazos: 15 DIAS CORRIDOS 120 DIAS Ato que decorra incluso em COTA COMPULSRIA ou de COMPOSIO DE QUADRO DE ACESSO (a partir do recebimento da comunicao oficial). NOS DEMAIS CASOS.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

45. Os pedidos de reconsiderao, queixa ou representao no podem ser feitos coletivamente. 46. A remunerao dos militares compreende: na ATIVA Soldo, gratificaes e indenizaes regulares
Proventos, constitudos de soldos ou quotas de soldo e gratificaes incorporveis

na INATIVIDADE Adicionais 47. O SOLDO irredutvel e no est sujeito a penhora, sequestro ou arresto, exceto em casos previstos em lei. 48. O valor do soldo igual para todo militar da ativa, da reserva remunerada ou reformado, de um mesmo grau hierrquico. 49. PARA EFEITO DE CONTAGEM DE QUOTAS, a frao de tempo igual ou superior a 180 DIAS ser considerada 1 ANO. 50. O militar poder acumular proventos de inatividade, desde que seja proveniente de cargo eletivo, magistrio ou de cargo em comisso ou de contrato. 51. O acesso da hierarquia militar SELETIVO, GRADUAL e SUCESSIVO, sendo realizado mediante a PROMOES. 52. As promoes ocorrero pelos critrios de ANTIGUIDADE, MERECIMENTO ou ESCOLHA, POST-MORTEM ou BRAVURA e RESSARCIMENTO DE PRETERIO. 53. O nmero de vagas para promoo obrigatria em cada ano-base para os Oficiais SUBALTERNOS, INTERMEDIRIOS e SUPERIORES ser fixado at o dia 15 DE JANEIRO DO ANO SEGUINTE. 54. No haver promoo de militar por ocasio de sua transferncia para reserva remunerada ou reforma. 55. O PODER EXECUTIVO FIXAR A DURAO DAS FRIAS, INCLUSIVE PARA OS MILITARES SERVINDO EM LOCALIDADES ESPECIAIS, SENDO COMPETNCIA DOS MINISTROS MILITARES REGULAMENTAR A CONCESSO DE FRIAS. 56. Em casos de interesse da segurana nacional, manuteno da ordem, extrema necessidade do servio, transferncia para a inatividade ou cumprimento de punio decorrente de contraveno ou de transgresso disciplinar de natureza grave, as frias poder ser suspensa, e o perodo de frias no gozado ser computado dia a dia, PELO DOBRO, no momento ou passagem do militar para a inatividade e, nesta situao, para todos os efeitos legais. 57. So perodos de AFASTAMENTO TOTAL DO SERVIO: 1 2 3 4 NPCIAS LUTO INSTALAO TRNSITO 8 DIAS 8 DIAS AT 10 DIAS AT 30 DIAS

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

58. LICENA o afastamento total do servio em carter temporrio. 59. A LICENA pode ser:
1 Para tratar de INTERESSE PARTICULAR 2 3 a autorizao para o afastamento total do servio concedido ao militar com mais de 10 anos de efetivo servio (SOLICITAO POR REQUERIMENTO)

Para TRATAMENTO DE SADE PRPRIA Para TRATAMENTO DE SADE DE PESSOA DA FAMLIA

60. A concesso de licena ser regulada pelo COMANDANTE DA FORA. 61. As LICENAS podero ser interrompidas nos seguintes casos:
1 2 3 4 5 6 7 Em caso de MOBILIZAO ou de ESTADO DE GUERRA Em caso de DECRETAO DE ESTADO DE EMERGNCIA ou DE STIO Cumprimento de sentena que implique em RESTRIO DE LIBERDADE Cumprimento de PUNIO DISCIPLINAR DE NATUREZA GRAVE Em caso de DENNCIA EM PROCESSO CRIMINAL Em caso de INDICIAO EM IPM O militar for REFORMADO ou TRANSFERIDO "ex-ofcio" para a reserva remunerada (interrupo definitiva)

GRUPO 8 DAS PRERROGATIVAS 62. Os militares da ativa so dispensados do servio na instituio do Jri e do servio na Justia Eleitoral, quando no exerccio de funes militares. 63. Os UNIFORMES das FFAA simbolizam a AUTORIDADE MILITAR. GRUPO 9 DAS DISPOSIES DIVERSAS 64. AGREGAO a situao na qual o militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierrquica de seu Corpo, Quadro, Arma ou Servio, nela permanecendo sem nmero. 65. Situaes em que o militar ficar AGREGADO:
1 For nomeado a cargo de natureza militar no Pas ou no estrangeiro, no previstos nos quadros das FFAA. (exceo: membros de comisses de estudo ou de aquisio de material, observadores de guerra, estagirios para aperfeioamento de conceitos militares em OM, organizaes industriais no Brasil ou no estrangeiro). Estiver disposio do Ministrio da Defesa ou Fora Armada diversa.

IMPORTANTE!!! Nas situaes expressas acima, a agregao ser contada a partir da data da posse no novo cargo e se estender at o retorno do militar sua Instituio ou sua transferncia "ex-officio" para a RESERVA.
3 4 5 Aguardando transferncia "ex-officio" para a RESERVA. A partir do conhecimento do rgo competente sobre o pedido do militar para a reserva. Houver ultrapassado 6 MESES contnuos na situao de convocado como MINISTRO DO STM.

IMPORTANTE!!! A agregao do Ministro do STM se iniciar 1 DIA APS o prazo citado e se estender enquanto durar o evento.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

66. Outras situaes em que o militar ficar AGREGADO por ter sido afastado temporariamente do servio ativo:
1 2 3 4
Julgado incapaz temporariamente, aps 1 ANO CONTNUO DE TRATAMENTO. Ultrapassado 1 ANO CONTNUO EM LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE PRPRIA. Ultrapassado 6 MESES CONTNUOS EM LICENA PARA TRATAR DE INTERESSE PARTICULAR. Ultrapassado 6 MESES CONTNUOS EM LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE DE PESSOA DA FAMLIA. Nos itens acima, a Agregao ocorrer 1 DIA APS O PRAZO E ENQUANTO DURAR O EVENTO Julgado incapaz DEFINITIVAMENTE enquanto tramita o PROCESSO DE REFORMA. Ter sido considerado oficialmente EXTRAVIADO. Ter-se esgotado o prazo para crime de DESERO previsto no CPM (Oficial ou Praa estabilizado). Como DESERTOR, ter-se apresentado voluntariamente ou capturado e reincludo a fim de se ver processar.

5 6 7 8

*9 Se ver PROCESSAR, aps ficar disposio da JUSTIA COMUM. 10 Condenado pena de 6 meses com restrio de liberdade. 11 Condenado pena de SUSPENSO DO EXERCCIO DO POSTO, GRADUAO, CARGO OU FUNO.
Nos itens acima, a Agregao ocorrer A PARTIR DA DATA INDICADA NO ATO QUE TORNAR PBLICO O RESPECTIVO EVENTO.

*12 Passar a exercer funo de natureza civil em MINISTRIO CIVIL, RGO FEDERAL, ESTADUAL, DO DF ou TERRITRIO. *13 Ter sido nomeado a qualquer cargo civil temporrio, no eletivo, inclusive da ADMINISTRAO INDIRETA.
Nos itens acima, a Agregao contata a partir da DATA DA POSSE e se estender at o seu RETORNO ou a transferncia a "ex-officio"para RESERVA.

14 Ter-se candidatado a cargo eletivo, DESDE QUE CONTE 5 ANOS OU MAIS DE SERVIO.
No item acima, a Agregao iniciar na DATA DO REGISTRO COMO CANDIDATO e se estender at a DIPLOMAO ou REGRESSO FORA (se no houver sido eleito). * Ocorrer REVERSO to logo cesse o motivo a que se deu a AGREGAO.

67. O militar agregado fica sujeito s obrigaes disciplinares concernentes s suas relaes com outros militares e autoridades civis, salvo quando o cargo lhe der precedncia funcional sobre outros militares mais graduados e mais antigos. 68. O militar agregado fica adido OM que lhe for designada (para efeito de alteraes e remunerao) continuando a figurar sem nmero e registro no lugar que at ento ocupava. 69. A agregao se faz por ato do Presidente da Repblica ou da autoridade que tenha sido delegada a devida competncia. 70. REVERSO o ato pelo qual o militar agregado retorna ao respectivo Corpo, Quadro, Arma ou Servio to logo cesse o motivo a que se deu a agregao. 71. Na REVERSO, o militar volta a ocupar o lugar que lhe competia na escala numrica, na primeira vaga que houver.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

10

72. EXCEDENTE : Situao transitria que o militar passa pelos seguintes motivos:
1 2 3 4 Retorno ao Quadro aps Agregao, devido o Quadro estar com efetivo completo. Aguardando a sua colocao na escala hierrquica devido o Quadro estar completo. Promoo por BRAVURA sem haver vaga. Promoo indevida (este s contar antiguidade e receber o nmero que lhe competir na escala hierrquica quando a vaga que dever preencher corresponder ao critrio pelo qual deveria ter sido promovido, desde que satisfaa aos requisitos para promoo). Ultrapassar o efetivo de seu Quadro (sendo o mais moderno), estando o Quadro acima completo.

IMPORTANTE!!! O militar excedente ocupar a mesma posio relativa que lhe cabe na escala hierrquica, exceto o que estiver excedente por Promoo Indevida.

73. AUSENTE ser o militar que deixar de comparecer sua OM sem comunicar o motivo de seu impedimento e ausentar-se sem licena da OM onde serve ou do local em que deveria permanecer, POR MAIS DE 24 HORAS. 74. A situao de DESAPARECIMENTO s ser considerada quando no houver indcio de DESERO. 75. o militar que permanecer desaparecido por mais de 30 DIAS, ser oficialmente considerado EXTRAVIADO. GRUPO 10 DA EXCLUSO DO SERVIO ATIVO 76. So motivos para resultar em EXCLUSO DO SERVIO ATIVO e o consequente DESLIGAMENTO DA ORGANIZAO:
ITEM MOTIVO RESERVA DAS FFAA?

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Transferncia para a Reserva Remunerada Reforma Demisso Perda de Posto ou Patente Licenciamento Anulao de Incorporao Desincorporao A Bem da Disciplina Desero Falecimento Extravio

SIM NO SIM NO SIM NO SIM NO NO NO NO

77. O desligamento do militar da Organizao a que serve dever ser feito aps a publicao em Dirio Oficial, em Bol Int ou em Ordem de Servio de sua OM, do ato oficial correspondente, e no poder exceder 45 DIAS da data da primeira publicao oficial. Ultrapassado esse tempo, o militar ser considerado DESLIGADO, deixando de contar tempo de servio, para fins de transferncia para a inatividade.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

11

78. A passagem do militar para a INATIVIDADE se dar A PEDIDO ou A EX-OFFICIO. 79. A TRANSFERNCIA PARA A RESERVA REMUNERADA A PEDIDO ser concedida mediante REQUERIMENTO, pelo militar que contar, no mnimo, 30 ANOS de servio. 80. O OFICIAL DA ATIVA pode pleitear transferncia para a reserva remunerada mediante incluso voluntria na QUOTA COMPULSRIA. 81. Se o militar que realizou curso ou estgio no exterior com durao superior a 6 meses, por conta da UNIO, e solicitar transferncia para a reserva sem ter decorrido 3 anos do trmino do evento, dever indenizar a Instituio do curso ou estgio realizado. Tal fato no ocorrer com os Oficiais que deixarem de ser includos em LISTA DE ESCOLHA, quando nela tiver entrado Oficial mais moderno. 82. A TRANSFERNCIA A "EX-OFFICIO" dar-se- pelos motivos abaixo: 1 ATINGIR AS IDADES-LIMITES, SENDO: POSTOS QUADROS TEN BRIG MAJ BRIG BRIG CEL TCEL MAJ CAP, TEN CEL TCEL MAJ CAP, TEN SO 1S ou TM 2S ou T1 3S CB ou T2 SD PRAAS DEMAIS QUADROS AVIADORES E INTENDENTES

IDADES 66 ANOS 64 ANOS 62 ANOS 59 ANOS 56 ANOS 52 ANOS 48 ANOS 62 ANOS 60 ANOS 58 ANOS 56 ANOS 54 ANOS 52 ANOS 50 ANOS 49 ANOS 48 ANOS 44 ANOS

2 O OF GENERAL completar 4 ANOS no ltimo posto de hierarquia. 3 Nos postos at TEN BRIG 12 ANOS. 4 Nos postos at MAJ BRIG 8 ANOS. 5 Nos postos at BRIG 4 ANOS. 6 Ultrapassar 5 ANOS de permanncia no ltimo posto de hierarquia de paz de seu Quadro. 7 Para o CORONEL, esse prazo ser acrescido de mais 4 ANOS, caso possuir o curso exigido para a promoo ao primeiro posto de OF GENERAL, ou nele estiver matriculado e vier a conclui-lo com aproveitamento.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

12

8 For OFICIAL abrangido pela COTA COMPULSRIA. 9 For PRAA abrangido pela COTA COMPULSRIA. 10 For OFICIAL considerado NO HABILITADO para o acesso em carter definitivo, no momento em que vier a ser objeto de apreciao para ingresso em Quadro de Acesso ou Lista de Escolha. 11 Deixar o OF GENERAL ou o CORONEL de integrar a Lista de Escolha a ser apresentada ao Presidente da Repblica pelo nmero de vezes fixados pela LEI DE PROMOES DE OFICIAIS DA ATIVA DAS FFAA ou ter entrado na respectiva lista Oficial mais moderno. 12 For o CORONEL inabilitado para o acesso por estar impedido definitivamente a realizar o curso exigido, sendo ultrapassado por 2 VEZES SEGUIDAS por Oficial mais moderno, que tenha sido includo na Lista de Escolha. 13 Deixar o Oficial do penltimo posto (quando o ltimo posto for de CORONEL) de ingressar no QUADRO DE ACESSSO POR MERECIMENTO, pelo nmero de vezes fixado pela LEI DE PROMOES DE OFICIAIS DAS FFAA, quando nele tenha sido includo Oficial mais moderno. 14 Ingressar o Oficial no MAGISTRIO MILITAR, se assim determinar a legislao especfica. 15 Ultrapassar 2 ANOS, contnuos ou no, em LICENA PARA TRATAR DE INTERESSE PARTICULAR. 16 Ultrapassar 2 ANOS CONTNUOS em licena para TRATAMENTO DE PESSOA DA FAMLIA. 17 Ultrapassar 2 ANOS DE AFASTAMENTO, contnuos ou no, AGREGADO em virtude de ter passado a exercer cargo ou emprego pblico civil temporrio no eletivo, inclusive na Administrao Indireta. 18 Ser diplomado em CARGO ELETIVO. 83. A transferncia para a reserva, quando se tratar em COTA COMPULSRIA, ser processada na PRIMEIRA QUINZENA DE MARO. 84. Nos Corpos, Quadros, Armas ou Servios, nos quais no haja posto de OF GENERAL, s podero ser atingidos pela COTA COMPULSRIA os oficiais do ltimo posto da hierarquia que tiverem, no mnimo, 28 ANOS DE TEMPO DE EFETIVO SERVIO e os Oficiais do penltimo e antepenltimo postos que tiverem, no mnimo, 25 ANOS DE TEMPO DE EFETIVO SERVIO. 85. A LISTA DE OFICIAIS DESTINADOS A INTEGRAREM A COTA COMPULSRIA DEVER SER ORGANIZADA AT O DIA 31 DE JANEIRO DE CADA ANO. 86. No sero relacionados na lista de acesso COTA COMPULSRIA os Oficiais que estiverem agregados por terem sido declarados EXTRAVIADOS ou DESERTORES. 87. Para aplicao da quota compulsria na forma deste artigo, o Poder Executivo fixar percentual calculado sobre os efetivos de Oficiais no numerados existentes em cada Corpo, Arma, Quadro ou Servio, em 31 DE DEZEMBRO DE CADA ANO. 88. Consoante REFORMA, a passagem do militar para a inatividade se dar A PEDIDO e A "EX OFFICIO". 89. A reforma A PEDIDO aplicado exclusivamente aos membros do MAGISTRIO MILITAR. 90. A reforma A PEDIDO ser concedida quele que contar com mais de 30 ANOS de servio, dos quais 10 ANOS, no mnimo, de tempo de MAGISTRIO MILITAR.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

13

91. A reforma A "EX OFFICIO" ser aplicada ao militar que: Atingir as idades-limite de permanncia na reserva sendo: 1 a) OF GENERAL: 68 ANOS b) OF SUPERIOR E MEMBROS DO MAGISTRIO MILITAR: 64 ANOS c) OF INTERMEDIRIOS E SUBALTERNOS: 60 ANOS d) PRAAS: 56 ANOS 2 3 4 5 6 Julgado incapaz, definitivamente, para o servio ativo das FFAA. Agregado por mais de 2 ANOS, por ter sido julgado incapaz, temporariamente, mediante homologao da JUNTA SUPERIOR DE SADE, ainda que trate de molstia curvel. Condenado pena de reforma previsto no CPM. Julgado pelo STM por consequncia de Conselho de Justificao (Oficial). Julgado pelo respectivo Ministro por consequncia de Conselho Disciplina (Aspirante ou praa com estabilidade assegurada). 92. Anualmente, no ms de FEVEREIRO, o rgo competente da MB, EB ou FAB organizar a relao de militares, inclusive membros do Magistrio Militar, que houverem atingido a idade-limite de permanncia na reserva, a fim de serem reformados. 93. Concernente REFORMA POR INCAPACIDADE DEFINITIVA, considera-se como grau imediato para a reforma: Os Sero Reformados como ASPIRANTE, SO 1SGT, 2SGT, 3SGT CB, SD PRIMEIRO-TENENTE SEGUNDO-TENENTE TERCEIRO-SARGENTO

94. O militar reformado por incapacidade definitiva que for julgado apto em inspeo de sade por junta superior, em grau de recurso ou reviso, poder retornar ao servio ativo podendo ser transferido para a reserva remunerada, conforme dispuser a legislao especfica. Tal retorno ocorrer se o tempo decorrido na situao de reformado no ultrapassar 2 ANOS. Se ultrapassar 2 ANOS, ocorrer a transferncia para a RESERVA REMUNERADA. 95. A interdio judicial do militar reformado por alienao mental dever ser providenciada junto ao Ministrio Pblico, por iniciativa de beneficirios, parentes ou responsveis, at 60 DIAS A CONTAR DA DATA DO ATO DA REFORMA. 96. Concernente passagem para a INATIVIDADE DOS PRAAS ESPECIAIS, sero considerados os seguintes postos:
Os ASPIRANTES-A-OFICIAL CADETES ALUNOS DA EPCAR ALUNOS DOS RGOS DE FORMAO DE OFICIAIS DA RESERVA E EEAR ALUNOS DO CURSO DE SOLDADOS Sero considerados como:

Segundo-Tenente Aspirante-a-Oficial Segundo-Sargento Terceiro-Sargento Cabos

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

14

97. A DEMISSO, aplicada exclusivamente aos Oficiais, se efetua A PEDIDO e A "EX OFFICIO", com as seguintes caractersticas:
Sem Indenizao Se contar mais de 5 anos de oficialato. Se contar menos de 5 anos de oficialato. Curso ou estgio no Se contar menos de 2 anos exterior acima de 2 meses e inferior a 6 meses. Com Indenizao Curso ou estgio no Se contar menos de 3 anos exterior igual ou superior a 6 meses e inferior a 18 meses . Curso ou estgio no Se contar menos de 5 anos exterior igual ou superior a 18 meses. Ingressar na reserva SEM DIREITO A REMUNERAO. EX-OFFICIO Passar a exercer CARGO ou EMPREGO PBLICO PERMANENTE, estranho carreira.

A PEDIDO

Solicitada por REQUERIMENTO do interessado

98. O Oficial perder o posto e a patente se for declarado indigno do oficialato, ou com ele incompatvel, por deciso do STM (em tempo de paz) ou de Tribunal Especial (em tempo de guerra), em julgamento a que for submetido. Neste caso, ser demitido "ex-officio", sem direito a qualquer remunerao ou indenizao. 99. Fatos que corroboram para que o Oficial seja considerado INDIGNO ao Oficialato:
1 2 3 4 For condenado pena restritiva de liberdade superior a 2 ANOS. For condenado por crimes previstos no CPM concernentes Segurana do Estado. Culpado em julgamento por Conselho de Justificao. Houver perdido a nacionalidade brasileira.

100. O LICENCIAMENTO DO SERVIO ATIVO se efetua A PEDIDO e A "EX-OFFICIO".

101. O Licenciamento se dar:


Ao OFICIAL DA RESERVA convocado, aps prestao de servio ativo durante 6 MESES. A PEDIDO PRAA ENGAJADA, desde que conte, no mnimo, a METADE do tempo de servio a que se obrigou.

A PRAA COM ESTABILIDADE ASSEGURADA quando licenciada para fins de matrcula em estabelecimento de Ensino de Formao ou Preparatrio de outra Fora Singular ou Auxiliar, caso no conclua o curso, poder ser reincluda na Fora de origem, mediante REQUERIMENTO ao respectivo MINISTRO. Por concluso de tempo de servio ou de estgio. EX-OFFICIO Por convenincia do servio. A bem da disciplina. O militar licenciado no tem diereito remunerao, EXCETO O LICENCIADO A BEM DA DISCIPLINA, que dever ser includo ou reincludo na RESERVA e receber o CERTIFICADO DE ISENO DO SERVIO MILITAR.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

15

102. Os ASPIRANTES-A-OFICIAL e as demais PRAAS empossadas em cargo pblico permanente, estranho sua carreira, sero imediatamente transferidos para a reserva no remunerada mediante LICENCIAMENTO A "EX-OFFICIO". 103. da competncia dos Ministros das Foras Singulares, ou autoridades s quais tenham sido delegada competncia para isso, o ATO DE EXCLUSO a bem da disciplina do Aspirante-aOficial, bem como das praas com estabilidade assegurada . 104. A DESERO do militar acarreta interrupo do servio militar, com a consequente DEMISSO "EX-OFFICIO", para o OFICIAL, ou a EXCLUSO DO SERVIO ATIVO, para a PRAA, fato que se processar aps 1 ANO de agregao, se no ocorrer a captura ou a apresentao voluntria antes do prazo. 105. A praa sem estabilidade assegurada ser automaticamente excluda aps oficialmente ser considerada desertora. 106. O militar desertor que for capturado ou se apresentar, aps a demisso ou excluso, ser reincludo no servio ativo e, em seguida, agregado para se ver processar. Para a reincluso em definitivo, depender de sentena de CONSELHO DE JUSTIA. 107. O EXTRAVIO do militar acarretar em sua excluso do servio ativo, aps 6 MESES de agregao por motivo de extravio. 108. A concesso de reabilitao implica no cancelamento dos antecendentes criminais mediante a AVERBAO, bem como os registros constantes de seus assentamentos militares, ou substitudos seus documentos comprobatrios de situao militar pelos adequados nova situao. 109. TEMPO DE SERVIO EFETIVO o espao de tempo computado dia a dia entre a data de ingresso e a data limite estabelecida para a contagem ou a data do desligamento em consequncia da excluso do servio ativo, mesmo que tal espao de tempo seja parcelado. Ao tempo de efetivo servio aplicado e totalizado em dias, ser aplicado o divisor 365 para a correspondente obteno dos anos de efetivo servio. 110. ANOS DE SERVIO a expresso que designa o tempo de efetivo servio com os acrscimos previstos. 111. TEMPO DE SERVIO EM CAMPANHA o tempo em que o militar estiver em OPERAO DE GUERRA. 112. O tempo de servio dos militares beneficiados por ANISTIA ser contado quando estabelecer o ato legal que a conceder. 113. O casamento com mulher estrangeira somente ser realizado aps autorizao do MINISTRO DA FORA ARMADA a que pertencer o militar. So RECOMPENSAS 1 2 3 4 Os prmios de HONRA AO MRITO As CONDECORAES POR SERVIOS PRESTADOS Os ELOGIOS e REFERNCIAS ELOGIOSAS Como RECOMPENSA As DISPENSAS DE SERVIO Para DESCONTO EM FRIAS Em decorrncia de PRESCRIO MDICA 114. vedado o uso por organizao civil de designao que possa sugerir vinculao FFAA. 115. Na passagem para a reserva remunerada, aos militares obrigados ao vo sero computados os acrscimos de tempo de efetivo servio decorrentes das horas de vo realizadas at 20 de outubro de 1946, na forma da legislao vigente. 116. Aos CABOS que tenham adquirido estabilidade (na data de vigncia desta lei), ser permitido permanecer no servio ativo, em carter excepcional, de acordo com o interesse da respectiva fora, at completarem 50 ANOS DE IDADE. 117. AS DISPOSIES DESTE ESTATUTO NO RETROAGEM.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

16

PARTE 1 PERGUNTAS E RESPOSTAS

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

17

1. Que regulamento regula a situao, prerrogativas, obrigaes, direitos e deveres dos membros das FFAA? R: ESTATUTO DOS MILITARES. 2. De quem so constitudas as FFAA? R: MARINHA, EXRCITO E AERONUTICA. 3. A que se destinam as FFAA? R: A DEFENDER A PTRIA E GARANTIR OS PODERES CONSTITUDOS, A LEI E A ORDEM. 4. Quem a autoridade suprema FFAA? R: PRESIDENTE DA REPBLICA. 5. Qual instituio so consideradas nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e disciplina? R: FORAS ARMADAS. 6. A CARREIRA MILITAR privativa de quem? R: DO PESSOAL DA ATIVA. 7. O cidado estrangeiro que possua cidadania brasileira poder compor o corpo de Oficiais da MB, EB ou FAB? Por qu? R: NO. PORQUE PRERROGATIVA DE CIDADO NATO. 8. Por quais dispositivos so definidas a condio jurdica dos militares? R: DEFINIDA PELOS DISPOSITIVOS DA CONSTITUIO QUE LHES FOREM APLICVEIS, PELO ESTATUTO DOS MILITARES E PELA LEGISLAO QUE LHES IMPEM DIREITOS E DEVERES. 9. Nas FFAA, quais so os quadros que so regidos por Legislao Especfica? R: 1 OFICIAIS GENERAIS DO STM 2 MEMBROS DO MAGISTRIO MILITAR 3 CAPELES MILITARES 10. Mediante a quais mecanismos facultado o ingresso s FFAA? R: INCORPORAO, MATRCULA OU NOMEAO. 11. Quem regula a CONVOCAO EM TEMPO DE PAZ? R: A LEGISLAO QUE TRATA DE SERVIO MILITAR. 12. Quem so a BASE INSTITUCIONAL das FFAA? R: HIERARQUIA E DISCIPLINA.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

18

13. Quem cresce com o GRAU HIERQUICO? R: A AUTORIDADE E A RESPONSABILIDADE. 14. O que HIERARQUIA MILITAR? R: A ORDENAO DA AUTORIDADE, EM NVEIS DIFERENTES, DENTRO DA ESTRUTURA DAS FFAA. 15. O que DISCIPLINA? R: A RIGOROSA OBSERVNCIA DAS LEIS E O SEU ACATAMENTO INTEGRAL, QUE FUNDAMENTAM O ORGANISMO MILITAR E COORDENAM O SEU FUNCIONAMENTO REGULAR E HARMNICO, TRADUZINDO-SE PELO PERFEITO CUMPRIMENTO DO DEVER. 16. O que deve ser mantido em todas as circunstncias da vida entre militares da ativa, da reserva remunerada e reformados? R: A DISCIPLINA E O RESPEITO HIERARQUIA. 17. O que so CRCULOS HIERRQUICOS? R: SO MBITOS DE CONVIVNCIA ENTRE MILITARES DA MESMA CATEGORIA. 18. Quem tm a finalidade de desenvolver o esprito de camaradagem, em ambiente de estima e confiana, sem prejuzo do respeito mtuo? R: CRCULOS HIERRQUICOS. 19. Como denominamos o grau hierrquico do Oficial? R: POSTO. 20. Quem confere o POSTO? R: ATO DO PRESIDENTE DA REPBLICA OU DO MINISTRO DA FORA SINGULAR. 21. O Posto confirmado a partir de qual mecanismo? R: CARTA PATENTE. 22. Como denominamos o grau hierrquico da Praa? R: GRADUAO. 23. Quem confere a graduao da Praa? R: AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

19

24. A quem denominamos Praas Especiais? R: O GUARDA-MARINHA, O ASPIRANTE-A-OFICIAL E OS ALUNOS DAS


INSTITUIES MILITARES DE ENSINO.

25. Quais so os critrios para se estabelecer a antiguidade? R: 1 POSIO NMERICA NO QUADRO


2 ANTIGUIDADE NO POSTO OU GRADUAO 3 MAIOR TEMPO DE SERVIO NA PRAA ANTERIOR

26. Qual a relao de antiguidade entre os militares da ativa e os da reserva? R: OS MILITARES DA ATIVA TM PRECEDNCIA SOBRE OS DA RESERVA. 27. A precedncia entre militares e civis, em misses diplomticas, ou em comisso no Pas ou no Estrangeiro ser regulada por qual dispositivo? R: LEGISLAO ESPECIAL. 28. As precedncias nas solenidades oficiais sero reguladas por qual dispositivo? R: LEGISLAO ESPECIAL. 29. Como regulada as precedncias dos PRAAS ESPECIAIS? R
ASPIRANTE CADETE TM PRECEDNCIA SOBRE OS PRAAS TM PRECEDNCIA SOBRE OS SUBOFICIAIS

ALUNOS EPCAR/EXPCEX/CN TM PRECEDNCIA SOBRE OS 3SGT AOS QUAIS SO EQUIPARADOS ALUNOS CPOR (Of da Reserva) TM PRECEDNCIA SOBRE OS 3SGT AOS QUAIS SO EQUIPARADOS CABOS
TM PRECEDNCIA SOBRE OS ALUNOS DA EEAR. SENDO AMBOS EQUIPARADOS.

30. O que CARGO MILITAR? R: UM CONJUNTO DE ATRIBUIES, DEVERES E RESPONSABILIDADES


COMETIDOS A UM MILITAR EM SERVIO ATIVO.

31. As obrigaes inerentes ao CARGO MILITAR devem ser compatveis a qu? R: DEVEM SER COMPATVEIS COM O GRAU HIERRQUICO, SENDO DEFINIDAS
POR LEGISLAO ESPECFICA.

32. Como ser provido o CARGO MILITAR? R: POR ATO DE NOMEAO EXPRESSA POR AUTORIDADE COMPETENTE. 33. Quando um CARGO MILITAR considerado VAGO? R: A PARTIR DE SUA CRIAO. 34. Em quais outras situaes concorrero para tornar vago o CARGO MILITAR? R: FALECIMENTO, EXTRAVIO, PRISO OU DESERO.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

20

35. O que FUNO MILITAR? R: O EXERCCIO DAS OBRIGAES INERENTES AO CARGO MILITAR. 36. Que atribuies so denominadas s obrigaes que no so pertencentes ao Quadro de Efetivo ou Quadro de Lotao ou Dispositivo Legal? R: NOMEAO, COMISSO, INCUMBNCIA, SERVIO, ENCARGO, ATIVIDADE
MILITAR OU DE NATUREZA MILITAR.

37. O que so considerados MANIFESTAES ESSENCIAIS DO VALOR MILITAR?

R:

PCFEAA
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 PATRIOTISMO CIVISMO CULTO S TRADIES HISTRICAS F NA MISSO ESPRITO DE CORPO ORGULHO PELA ORGANIZAO AMOR PROFISSO DAS ARMAS ENTUSIASMO APRIMORAMENTO TCNICO-PROFISSIONAL VALOR MILITAR

38. Cite alguns preceitos da TICA MILITAR: R: Iniciam com Verbo no Infinitivo
TICA MILITAR 1 Amar a verdade e a responsabilidade 2 O exerccio da funo com autoridade, eficincia e probidade 3 Respeito dignidade humana 4 Cumprir e fazer cumprir as leis, regulamentos e instrues 5 Ser justo e impacial no julgamento de seus subordinados 6 Zelo pelo preparo prprio, moral, intelectual e fsico e de seus subordinados 7 Emprego de todas as energias no servio 8 Prtica da camaradagem e do esprito de cooperao 10 Abster-se de tratar assunto sigiloso fora do mbito apropriado 11 Acatar as autoridades civis 12 Cumprir seus deveres de cidado 13 Possuir conduta ilibada 14 Observar as normas da boa educao 15 Portar-se como chefe de famlia modelar 16 Abster-se de fazer uso de posto ou graduao para obter favores 17 Zelar pelo bom nome das FFAA.

9 Discrio em suas atitudes, maneiras e na linguagem escrita e falada

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

21

39. Cite alguns preceitos do DEVER MILITAR: R: DEDICO a FIDELIDADE e CULTUO AOS SMBOLOS NACIONAIS com PROBIDADE e LEALDADE. Tenho
DISCIPLINA e RESPEITO HIERARQUIA e cumpro com minhas OBRIGAES e ORDENS com DIGNIDADE e URBANIDADE.

40. O militar da ativa poder comerciar ou tomar parte na administrao ou gerncia de sociedade ou dela ser scio ou participar dela? R: NO. 41. Em quais situaes o militar da ativa poder ter participao em administrao de sociedade? R: COMO COTISTA OU ACIONISTA EM SOCIEDADE ANNIMA OU POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA. 42. Aos militares, permitida a gesto de seus bens? R: SIM. 43. A quais quadros facultado o exerccio de suas funes no meio civil? R: QUADROS DE SADE E VETERINRIA. 44. A qual autoridade atribudo o direito de determinar aos militares da ativa a origem e a natureza de seus bens? R: AO MINISTRO DAS FORAS SINGULARES. 45. So emanados de um conjunto de vnculos racionais e morais que ligam o militar Ptria e ao seu servio. R: DEVERES MILITARES. 46. Cite algumas aes que compreendem os DEVERES MILITARES. R: DEDICO a FIDELIDADE e CULTUO AOS SMBOLOS NACIONAIS com
PROBIDADE e LEALDADE. Tenho DISCIPLINA e RESPEITO HIERARQUIA e cumpro com minhas OBRIGAES e ORDENS com DIGNIDADE e URBANIDADE.

DEVERES MILITARES 1 2 3 4 5 6 Dedicao e fidelidade Ptria. Culto aos Smbolos Nacionais. A Probidade e a Lealdade. A Disciplina e o Respeito Hierarquia. Rigoroso cumprimento das Obrigaes e Ordens. Tratamento digno ao subordinado.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

22

47. O que COMANDO? R: A SOMA DA AUTORIDADE, DEVERES E RESPONSABILIDADES DE QUE O MILITAR INVESTIDO LEGALMENTE, QUANDO CONDUZ HOMENS OU DIRIGE UMA ORGANIZAO MILITAR. 48. A que vinculado COMANDO? R: VINCULADO AO GRAU HIERRQUICO. 49. O que tornar grave a violao dos preceitos da TICA MILITAR? R: O GRAU HIERRQUICO DE QUEM A COMETER. 50. No concurso de CRIME MILITAR e de CONTRAVENO ou TRANSGRESSO DISCIPLINAR, quando forem da mesma natureza, que pena ser aplicada? R: SOMENTE A PENA RELATIVA AO CRIME. 51. Quais tipos de responsabilidades so acarretados ao militar resultante da inobservncia dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou falta de exao no cumprimento dos mesmos? R: ACARRETAR PARA O MILITAR RESPONSABILIDADE FUNCIONAL, PECUNIRIA, DISCIPLINAR OU PENAL. 52. O que ocorrer ao militar que demonstrar incompatibilidade com o cargo ou demonstrar incapacidade no seu exerccio? R: SER AFASTADO DO CARGO. 53. Que autoridades tm a competncia de determinar o imediato afastamento do cargo ou impedimento do exerccio da funo? R: 1 PRESIDENTE DA REPBLICA 2 TITULARES DAS RESPECTIVAS PASTAS MILITARES 3 CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FFAA 4 COMANDANTES, CHEFES E DIRETORES 54. O que ocorre com o militar afastado do cargo? R: FICAR PRIVADO DO EXERCCIO DE QUALQUER FUNO MILITAR AT A
SOLUO DO PROCESSO OU DAS PROVIDNCIAS LEGAIS CABVEIS.

55. Que normativa relaciona e classifica os crimes militares? R: CPM. 56. Que normativa especifica e classifica as contravenes e transgresses disciplinares? R: RDAER.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

23

57. Qual o limite mximo para as penas disciplinares de impedimento, deteno ou priso? R: 30 DIAS. 58. A que regulamento disciplinar esto submetidas as PRAAS ESPECIAIS? R: S NORMAS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO EM QUE ESTO MATRICULADOS. 59. Quem se submete a CONSELHO DE JUSTIFICAO? R: OS OFICIAIS PRESUMIVELMENTE INCAPAZES DE PERMANECER COMO
MILITAR DA ATIVA.

60. Que autoridade tem o poder de afastar do exerccio de suas funes o Oficial submetido a CONSELHO DE JUSTIFICAO? R: O MINISTRO. 61. Quem julga os processos dos CONSELHOS DE JUSTIFICAO em tempo de paz? R: STM. 62. Quem julga os processos dos CONSELHOS DE JUSTIFICAO em tempo de guerra? R: TRIBUNAL ESPECIAL. 63. O Oficial da reserva remunerada ou reformado pode ser submetido CONSELHO DE JUSTIFICAO? R: SIM. 64. A que grupo de militares sero submetidos CONSELHO DISCIPLINA? R: ASPIRANTES E PRAAS COM ESTABILIDADE ASSEGURADA. 65. Quem julga, em ltima instncia, os processos oriundos dos CONSELHOS DE DISCIPLINA? R: OS MINISTROS DAS FORAS SINGULARES. 66. As PRAAS na reserva ou reformadas podero ser submetidos CONSELHO DE DISCIPLINA? R: SIM.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

24

67. Cite os direitos inerentes aos MILITARES. R: DIREITOS DOS MILITARES 1 A garantia da PATENTE quando Oficial. 2 O PROVENTO calculado com base no soldo integral quando contar mais de 30 anos de servio. 3 O PROVENTO calculado no soldo integral quando for transferido para a reserva remunerada a "ex-officio", por ter atingido a idade-limite ou por ter sido abrangido pela cota compulsria. 4 ESTABILIDADE quando praa com 10 anos ou mais de servio. 5 Uso das DESIGNAES HIERRQUICAS. 6 Ocupao de cargo correspondente ao posto ou graduao. 7 Percepo de REMUNERAO. 8 ASSISTNCIA MDICO-HOSPITALAR para si e seus dependentes. 9 FUNERAL para si e seus dependentes. 10 ALIMENTAO ao militar em atividade. 11 FARDAMENTO e ROUPA DE CAMA para os militares de graduao inferior a 3SGT. 12 MORADIA ao militar. 13 Constituio de PENSO MILITAR. 14 PROMOO. 15 TRANSFERNCIA a pedido para a Reserva Remunerada. 16 FRIAS, AFASTAMENTOS TEMPORRIOS e LICENAS. 17 PORTE DE ARMA 68. Quem so considerados DEPENDENTES DO MILITAR? R: DEPENDENTES DO MILITAR 1 2 3 4 5 6 7 A Esposa. O Filho menor de 21 ou invlido ou interdito. A Filha solteira sem remunerao. A Me viva sem remunerao. O Enteado, Filho ou Tutelado. A Viva do militar permanecendo neste estado. A Ex-esposa com direito Penso Alimentcia, enquanto no contrair matrimnio.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

25

69. Quem pode ser considerado dependente, desde que esteja vivendo sob a dependncia econmica e sob o mesmo teto do militar e devidamente declarados? R:
CONSIDERADOS DEPENDENTES POR VIVEREM SOB A DEPENDNCIA ECONMICA

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Filha, Enteada ou Tutelada: Nas condies de vivas, separadas judicialmente ou divorciadas, sem remunerao. A Me solteira, Madrasta viva, Sogra viva ou solteira ou separadas judicialmente ou divorciadas, sem remunerao. Avs e Pais invlidos ou interditos e seus cnjuges, sem remunerao. Pai maior de 60 anos e cnjuge, sem remunerao. Irmo, Cunhado, Sobrinho, sem outro arrimo. Irm, Cunhada, Sobrinha solteiras ou vivas ou separadas judicialmente, sem remunerao. O Neto, o rfo, o Menor de idade ou o Interdito. Pessoa que viva no mnimo h 5 anos sob sua dependncia econmica, por comprovao judicial. Menor sob sua guarda mediante autorizao judicial. 70. Quais os meios administrativos legais cabveis ao militar que se sentir prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo ou disciplinar de superior hierrquico? R: RECURSO OU INTERPOSIO DE PEDIDO DE RECONSIDERAO, REPRESENTAO OU QUEIXA. 71. Qual o prazo previsto para recurso na esfera administrativa concernente a ato que decorra de INCLUSO EM QUOTA COMPULSRIA ou de COMPOSIO DE QUADRO DE ACESSO? R: 15 DIAS CORRIDOS, A CONTAR DO RECEBIMENTO DA COMUNICAO; E 120 DIAS PARA DEMAIS CASOS. 72. Em que situao o militar poder recorrer ao Judicirio? R: AO SE ESGOTAREM TODOS OS MEIOS ADMINISTRATIVOS. DEVER,
PREVIAMENTE, COMUNICAR A AUTORIDADE SOBRE TAL FATO.

73. Que militares podem ser alistveis como eleitores? R: OFICIAIS, ASPIRANTES, SUBOFICIAIS, SARGENTOS E ALUNOS DE ESCOLAS MILITARES DE NVEL SUPERIOR.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

26

74. Sob quais condies os militares alistveis sero elegveis? R: A) SE CONTAR MENOS DE 5 ANOS DE SERVIO: Ao se candidatar, ser excludo do servio ativo mediante DEMISSO ou LICENCIAMENTO "EXOFFICIO". B) SE CONTAR MAIS DE 5 ANOS DE SERVIO: Ao se candidatar, ser agregado (Licena para Tratar de Interesse Particular), se eleito, ser transferido para a Reserva Remunerada no ATO DE DIPLOMAO. 75. Do que compreende a REMUNERAO DOS MILITARES? R: COMPOSIO DA REMUNERAO DOS MILITARES ATIVA Soldo, Gratificaes e Indenizaes Regulares. RESERVA Proventos (soldo ou quotas do soldo e gratificaes incorporveis) e Adicionais (inatividade). 76. Que parte do vencimento do militar irredutvel e no est sujeito penhora, sequestro ou arresto? R: SOLDO. 77. Qual o mximo de quotas do soldo cabveis ao militar quando da sua passagem para a reserva? R: 30 COTAS. 78. Para efeito de quotas, que frao de tempo ser considerada 1 ANO? R: IGUAL OU SUPERIOR A 180 DIAS. 79. Em quais situaes o militar da reserva poder acumular proventos de inatividade? R: 1 NO EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO 2 FUNO DE MAGISTRIO OU DE CARGO EM COMISSO 3 CONTRATO PARA PRESTAO DE SERVIO ESPECIALIZADO 80. Em quais circunstncias os proventos de inatividade sero revistos? R: ALTERAO DE PODER AQUISITIVO DA MOEDA OU MODIFICAO DOS VENCIMENTOS DOS MILITARES DA ATIVA. 81. Ressalvados os casos previstos em lei, os proventos da inatividade poder exceder a remunerao percebida pelo militar da ativa? R: NO.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

27

82. Quais os aspectos concernentes ao acesso HIERARQUIA MILITAR? R: 1 - FUNDAMENTADO NO VALOR MORAL E PROFISSIONAL 2 SELETIVO, GRADUAL E SUCESSIVO 3 OCORRER MEDIANTE A PROMOES. 83. O que se busca obter com a asceno funcional ou promoes? R: O FLUXO REGULAR E EQUILIBRADO DA CARREIRA PARA OS MILITARES. 84. A quem atribudo o planejamento da carreira dos Oficiais e das Praas? R: A CADA MINISTRIO DA FORA SINGULAR. 85. Quais os critrios para PROMOO? R: MERECIMENTO OU ESCOLHA, ANTIGUIDADE, BRAVURA, POST MORTEN. 86. Que tipo de promoo ocorre em casos extraordinrios e independentes de vagas? R: RESSARCIMENTO DE PRETERIO. 87. O que garantido ao militar devidamente promovido por RESSARCIMENTO DE PRETERIO? R: O MILITAR RECEBER O NMERO QUE LHE COMPETIR NA ESCALA HIERRQUICA, COMO SE HOUVESSE SIDO PROMOVIDO NA POCA DEVIDA. 88. O nmero de vagas para promoo de Oficiais so computados em qual periodicidade? R: ANUALMENTE (15 de janeiro) 89. Quais os percentuais de vagas para os Oficiais? R: TEN-BRIG MAJ-BRIG BRIG CEL TCEL MAJ 1/4 DO CORPO OU QUADRO 1/4 DO CORPO OU QUADRO 1/4 DO CORPO OU QUADRO 1/8 DO CORPO OU QUADRO 1/15 DO CORPO OU QUADRO 1/20 DO CORPO OU QUADRO

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

28

90. Qual a data-base para que sejam afixados o nmero de vagas para promoo dos OFICIAIS SUPERIORES, INTERMEDIRIOS E SUBALTERNOS? R: AT O DIA 15 DE JANEIRO DO ANO SEGUINTE. 91. Em quais situaes sero consideradas abertas as vagas? R:
SITUAO PARA ABERTURA DE VAGAS PARA PROMOO DE OFICIAIS

1 2 3 4

Na Promoo. Na Passagem para a Inatividade ou Agregao de militar (na data da assinatura do Ato). Na data fixada na Lei de Promoes de Oficiais da Ativa. Na data oficial do bito de militar.

92. O que so FRIAS? R: SO AFASTAMENTOS TOTAIS DO SERVIO, ANUAL E OBRIGATORIAMENTE


CONCEDIDOS AOS MILITARES PARA DESCANSO, A PARTIR DO LTIMO MS DO ANO A QUE SE REFEREM E DURANTE TODO O ANO SEGUINTE.

93. Quem tem a funo de fixar a durao das frias, inclusive para os militares lotados em Localidades Especiais? R: O PODER EXECUTIVO. 94. A que compete regular a concesso de frias? R: AOS MINISTROS MILITARES. 95. O que so considerados AFASTAMENTOS TOTAIS DO SERVIO, alm das frias? R: NPCIAS LUTO INSTALAO TRNSITO 8 DIAS 8 DIAS AT 10 DIAS AT 30 DIAS

96. Quanto aos afastamentos totais do servio por motivo de frias, luto, npcias, instalao ou trnsito, h suspenso de cmputo de tempo de efetivo servio? R: NO.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

29

97. Em qual situao as frias, instalao e trnsito tero a mesma regulamentao para as TRS FORAS? R: QUANDO SE TRATAR DE MILITARES QUE SE ENCONTRAM A SERVIO NO
EXTERIOR.

98. O que LICENA? R: A AUTORIZAO PARA AFASTAMENTO TOTAL DO SERVIO, EM CARTER TEMPORRIO, CONCEDIDA AO MILITAR. 99. Quais os TIPOS DE LICENA? R: 1 PARA TRATAR DE INTERESSE PARTICULAR
2 PARA TRATAR DE SADE PRPRIA 3 PARA TRATAR DE SADE DE PESSOA DA FAMLIA

100. 101.

Que autoridade regula a concesso de DISPENSA? Do que trata a LICENA PARA TRATAR DE INTERESSE PARTICULAR?

R: O CMT DA FORA. R: A AUTORIZAO PARA O AFASTAMENTO TOTAL DO SERVIO, CONCEDIDO


AO MILITAR COM MAIS DE 10 ANOS DE EFETIVO SERVIO, QUE REQUERER COM AQUELA FINALIDADE.

102.Que tipo de prejuzos o militar endossa ao gozar a Licena por Interesse Particular? R: NO RECEBE REMUNERAO NO PERODO E NO CONTA TEMPO, EXCETO PARA FINS DE INDICAO COTA COMPULSRIA. 103. Em quais casos, a Licena para Tratar de Interesse Particular poder ser interrompida? R: 1 MOBILIZAO E ESTADO DE GUERRA
2 DECRETAO DE ESTADO DE EMERGNCIA OU DE STIO 3 CUMPRIMENTO DE SENTENA COM RESTRIO DE LIBERDADE 4 DENNCIA EM PROCESSO CRIMINAL OU INDICAO EM IPM

104.

Quando a Licena para Tratar de Interesse Particular definitiva?

R: QUANDO O MILITAR FOR REFORMADO OU TRANSFERIDO A "EXOFFICIO"PARA A RESERVA REMUNERADA. 105. Quem regula a interrupo de Licena para Tratamento de Sade de Pessoa da Famlia, para cumprimento de pena disciplinar, que importe em restrio de liberdade? R: SER REGULADA EM CADA FORA.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

30

106.

O que PENSO MILITAR?

R: VALOR DESTINADO A AMPARAR OS BENEFICIRIOS DO MILITAR FALECIDO


OU EXTRAVIADO.

107. 108. 109. 110. R:

Concernente Penso Militar, o que se pago? Quem contribui para a PENSO MILITAR? Que documento prevalecer para a HABILITAO PENSO MILITAR? Quais so as PRERROGATIVAS DOS MILITARES?

R: O CORRESPONDENTE AO SOLDO. R: TODOS OS MILITARES. R: DECLARAO DE DEPENDENTES (BENEFICIRIOS).

1 2 3 111. R:

HONRAS DIGNIDADES DISTINES

Devidas aos Graus Hierrquicos e Cargos.

Cite algumas PRERROGATIVAS DOS MILITARES.

PRERROGATIVAS DOS MILITARES 1 2 3 4 Uso de Ttulos, Uniformes e Distintivos, Insgnias ou Emblemas Militares das FFAA. Honras, Tratamentos e Sinais de Respeito. Cumprimentos de penas de priso ou deteno somente em OM da Fora cujo Cmt tenha precedncia hierrquica sobre o preso. Julgamento em FORO ESPECIAL nos crimes militares. 112. 113. Em que situao o militar poder ser preso por Autoridade Policial? Em que situao o militar da ativa dispensado do servio na instituio do Jri e

R: EM FLAGRANTE DELITO. do Servio da Justia Eleitoral? R: QUANDO ESTIVEREM NO EXERCCIO DE FUNES MILITARES. 114. Quem toma a iniciativa de responsabilizar a autoridade policial em caso do no cumprimento desta normativa? R: A AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE. 115. Qual o perodo de tempo que o militar preso por Autoridade Policial poder ser retido? R: AT A CONSUMAO DA LAVRATURA DO FLAGRANTE.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

31

116.

Durante julgamento em foro civil houver perigo devido para qualquer preso

militar a quem ocorrer? R: AUTORIDADE MILITAR COMPETENTE, MEDIANTE REQUISIO


JUDICIRIA, MANDAR GUARDAR OS PRETRIOS OU TRIBUNAIS POR FORA FEDERAL.

117.

Que tipo de delito atribudo ao desrespeito aos uniformes, distintivos, insgnias

e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles no tiver direito? R: CRIME. 118. Em que circunstncias proibido ao militar o uso dos uniformes?
2 ATIVIDADE NO-MILITAR NO ESTRANGEIRO, SEM AUTORIZAO PRVIA 3 NA INATIVIDADE, SALVO EM SOLENIDADES MILITARES, DESDE QUE AUTORIZADO.

R: 1 MANIFESTAES POLTICO-PARTIDRIAS

119.

Em que situao, Oficial na inatividade poder usar os mesmos uniformes dos

militares da ativa? R: NO EXERCCIO DE CARGO DE MINISTRO DE ESTADO DA FORA. 120. Caso alguma Fora Auxiliar, elemento civil ou empresa se utilizar de trajes que se confundam com as adotadas pelas FFAA o que ocorre? R: O RESPONSVEL DIRETO PELO CRIME SER O CMT DA FORA AUXILIAR,
ELEMENTO CIVIL OU PROPRIETRIO DA EMPRESA.

121.

O que AGREGAO?

R: A SITUAO NA QUAL O MILITAR DA ATIVA DEIXA DE OCUPAR VAGA NA


ESCALA HIERRQUICA DE SEU CORPO, QUADRO, ARMA OU SERVIO, NELA PERMANECENDO SEM NMERO.

122. R:

Em quais situaes o militar ficar na situao de AGREGADO?

SITUAO DE AGREGADO 1 2 3 4 5 Quando nomeado a cargo militar ou de natureza militar no Pas ou no Estrangeiro. For posto disposio do MD ou de outra OM para ocupar Cargo Militar ou de natureza Militar. Quando estiver no aguardo de sua transferncia "ex-officio"para reserva. A partir do conhecimento oficial do pedido de transferncia para a reserva do militar. Ultrapassados 6 MESES CONTNUOS na situao de convocado para atuar como Ministro do STM.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

32

123. R:

Quando o militar ser agregado por AFASTAMENTO TEMPORRIO DO

SERVIO ATIVO?

MOTIVOS PARA AGREGAO POR AFASTAMENTO TEMPORRIO DO SERVIO ATIVO

1 Julgado INCAPAZ aps 1 ANO CONTNUO de tratamento. 2 Ultrapassado 1 ANO CONTNUO em Licena para Tratamento de Sade Prpria. 3 Ultrapassado 6 MESES CONTNUOS em Licena para Tratamento de Pessoa da Famlia. 4 Julgado INCAPAZ DEFINITIVAMENTE, enquanto tramita o PROCESSO DE REFORMA. 5 Considerado oficialmente EXTRAVIADO. 6 Ter-se esgotado o prazo que caracteriza o crime de DESERO previsto no CPM quando Oficial ou praa com estabilidade assegurada. 7 O DESERTOR que se apresenta voluntariamente ou capturado e reincludo para se ver processar. 8 Quando disposio da JUSTIA COMUM. 9 Quando condenado PENA RESTRITIVA DE LIBERDADE superior a 6 MESES. 10 Quando nomeado a qualquer CARGO PBLICO CIVIL TEMPORRIO, NO ELETIVO. 11 Ter-se CANDIDATADO A CARGO ELETIVO, desde que conte 5 ANOS ou mais de servio. 124. Qual a situao do militar agregado quanto s OBRIGAES

DISCIPLINARES? R: FICA SUJEITO S OBRIGAES DISCIPLINARES COM OS DEMAIS MILITARES,


EXCETO SE OCUPAR CARGO QUE LHE D PRECEDNCIA FUNCIONAL SOBRE OUTROS MILITARES MAIS GRADUADOS OU MAIS ANTIGOS.

125.

Por qual ato a AGREGAO se faz?

R: POR ATO DO PRESIDENTE DA REPBLICA OU POR AUTORIDADE DELEGADA. 126. A qual Organizao o militar ficar adido, para efeito de alteraes e remunerao? R: OM QUE LHE FOR DESIGNADA. 127. O que REVERSO? R: O ATO NO QUAL O MILITAR AGREGADO RETORNA AO QUADRO, CORPO, ARMA OU SERVIO. 128. A que ato a Reverso ser efetuada? R: POR ATO DO PRESIDENTE DA REPBLICA OU POR AUTORIDADE DELEGADA.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

33

129. R:

Que EXCEDENTE?

SITUAO TRANSITRIA QUE O MILITAR PASSA QUANDO: 1 2 3 4 5 Da REVERSO. Aguarda colocao na ESCALA HIERRQUICA. promovido por BRAVURA, sem haver vaga. promovido INDEVIDAMENTE. Sendo mais moderno, ULTRAPASSA O EFETIVO DE SEU QUADRO. 130. Que situao o militar, na condio de EXCEDENTE, no ocupar a mesma

posio relativa, em antiguidade, que lhe cabe na escala hierrquica e no receber o nmero que lhe competir? R: QUANDO FOR PROMOVIDO INDEVIDAMENTE. 131. O militar, na condio de excedente, ser considerado, para todos os efeitos, como em efetivo servio e concorrer em igualdade de condies e sem nenhuma restrio, a qualquer Cargo Militar, bem como promoo e Cota Compulsria? R: SIM. 132. O que ocorre com o militar promovido por bravura sem haver vaga? R: OCUPAR A PRIMEIRA VAGA ABERTA, DESLOCANDO O CRITRIO DE PROMOO A SER SEGUIDO PARA A VAGA SEGUINTE. 133. Em qual situao o militar promovido indevidamente contar a antiguidade e o nmero que lhe competir na escala hierrquica? R: QUANDO A VAGA CORRESPONDER AOS CRITRIOS PELOS QUAIS O MILITAR DEVERIA SER PROMOVIDO. 134. O que a condio de AUSENTE? R: QUANDO O MILITAR TEM SEU PARADEIRO IGNORADO NA OM POR QUALQUER
MOTIVO DE IMPEDIMENTO OU SE AUSENTAR, SEM AUTORIZAO, DA OM OU DO LUGAR PARA O QUAL FORA DESIGNADO, POR MAIS DE 24 HORAS.

135. 136.

Em qual legislao trata sobre a condio do DESERTOR? Em qual situao o militar considerado DESAPARECIDO?

R: LEGISLAO PENAL MILITAR. R: QUANDO NO DESEMPENHO DE QUALQUER SERVIO, TIVER PARADEIRO


IGNORADO POR MAIS DE 8 DIAS.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

34

137. 138. 139.

Em que circunstncia a situao de DESAPARECIMENTO ser ignorada? Quando o militar ser oficialmente considerado EXTRAVIADO? Em que situao os militares em SERVIO ATIVO podero ser comicionados,

R: QUANDO HOUVER INDCIO DE DESERO. R: QUANDO PERMANECER DESAPARECIDO POR MAIS DE 30 DIAS. temporariamente, em postos e graduaes superiores aos que, efetivamente, possurem? R: QUANDO DECLARADO O ESTADO DE GUERRA. 140. R: MOTIVOS PARA EXCLUSO DO SERVIO ATIVO 1 Transferncia para RESERVA REMUNERADA. 2 REFORMA. 3 Perda de posto ou patente. 4 Licenciamento. 5 Anulao de Incorporao. 6 Desincorporao. 7 A bem da disciplina. 8 Desero. 9 Falecimento. 10 Extravio. 141. R:
MOTIVOS PARA NO INTEGRAR A RESERVA DAS FFAA

Quais os motivos decorrentes ao militar para EXCLUSO DO SERVIO

ATIVO DAS FFAA?

Em quais situaes o militar excludo do servio ativo no integrar a reserva das

FFAA?

1 Reforma. 2 Perda de posto ou patente. 3 Anulao de incorporao. 4 A bem da disciplina. 5 Desero. 6 Falecimento. 7 Extravio.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

35

142.

Quem poder determinar a EXCLUSO DO SERVIO ATIVO?

R: O PRESIDENTE DA REPBLICA OU A AUTORIDADE COMPETENTE PARA REALIZ-LOS POR DELEGAO. 143. R:


SITUAES EM QUE O MILITAR EXCLUDO CONTINUAR NO EXERCCIO DE SUAS FUNES

Em quais situaes o militar a ser excludo continuar no exerccio de suas

funes at o seu desligamento?

1 2 3 4

Transferido para RESERVA REMUNERADA. REFORMA. LICENCIAMENTO. DESINCORPORAO. 144. Qual o prazo mximo demandado da primeira PUBLICAO OFICIAL at ser

realizado o desligamento? R: 45 DIAS. 145. Como se efetua a passagem do militar situao de inatividade, mediante transferncia para a reserva remunerada? R: 1 A PEDIDO 2 A "EX-OFFICIO" 146. R:
TRANSF. A PEDIDO - SUSPENSA

Em quais situaes a transferncia para a reserva remunerada, A PEDIDO,

poder ser suspensa?

1 2 3 4 147.

VIGNCIA DE GUERRA. ESTADO DE STIO. ESTADO DE EMERGNCIA. MOBILIZAO.

Quais os critrios para se conceder a transferncia para a reserva remunerada A

PEDIDO? R: QUANDO O MILITAR CONTAR COM MAIS DE 30 ANOS DE SERVIO. 148. Quem pode pleitear transferncia para a reserva remunerada mediante incluso voluntria na QUOTA COMPULSRIA? R: OFICIAIS DA ATIVA.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

36

149.

Qual o tempo mnimo de permanncia na ativa o militar que houver realizado

qualquer curso ou estgio de durao superior a 6 MESES no exterior, por conta da Unio, dever ter para se ver livre de indenizao? R: 3 ANOS. 150. Em quais situaes no ser concedida transferncia para a reserva remunerada A PEDIDO? R: 1 ESTIVER RESPONDENDO A IPM OU OUTRO PROCESSO QUALQUER
2- ESTIVER CUMPRINDO PENA DE QUALQUER NATUREZA.

151. R:

Quais as idades-limite para a RESERVA?

AVIADORES E INTENDENTES TEN-BRIG MAJ-BRIG BRIG CEL TCEL MAJ CAP, TEN CEL TCEL MAJ CAP, TEN SO 1SGT/ TM 2SGT/ T1 3SGT CB SD/ T2 152. 66 ANOS 64 ANOS 62 ANOS 59 ANOS 56 ANOS 52 ANOS 48 ANOS 62 ANOS 60 ANOS 58 ANOS 56 ANOS 54 ANOS 52 ANOS 50 ANOS 49 ANOS 48 ANOS 44 ANOS DEMAIS QUADROS

A transferncia para a reserva remunerada se dar em qualquer tempo, exceto

quando se tratar de "COTA COMPULSRIA", o que ocorrer na 1 QUINZENA DE MARO? R: SIM.


TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

37

153.

Que tipo de procedimento administrativo assegura a renovao, o equilbrio, a

regularidade de acesso e a adequao dos efetivos de cada FORA SINGULAR? R: A COTA COMPULSRIA. 154. R: 1 2 3 155. Requereram sua incluso na Cota Compulsria. Os de menor MERECIMENTO. Os de mais idade e mais moderno. Quais so os critrios de prioridade para a indicao de OFICIAIS NO-

NUMERADOS para integrarem a QUOTA COMPULSRIA?

Qual o tempo mnimo de ANOS DE EFETIVO SERVIO previsto para

indicao de Oficiais NO-NUMERADOS para integrarem a QUOTA COMPULSRIA? R: 28 ANOS DE EFETIVO SERVIO PARA O LTIMO POSTO DO QUADRO, E 25 ANOS PARA O PENLTIMO E LTIMO POSTOS. 156. Quanto REFORMA A PEDIDO de membros do MAGISTRIO MILITAR, qual o tempo mnimo que o referido militar dever ter de exerccio do servio no MAGISTRIO? R: 10 ANOS. 157. R: POSTOS OFICIAL-GENERAL OFICIAL-SUPERIOR E MEMBROS DO MAGISTRIO MILITAR OFICIAIS INTERMEDIRIOS E SUBALTERNOS PRAAS 158. IDADE-LIMITE 68 ANOS 64 ANOS 60 ANOS 56 ANOS Em que ms o rgo Competente da Aeronutica organizar a relao de Para REFORMA A "EX-OFFICIO", qual a IDADE-LIMITE de permanncia na reserva remunerada dos militares abaixo discriminados?

militares que atingiro a idade-limite de permanncia na reserva, a fim de serem reformados? R: FEVEREIRO.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

38

159.

Quanto INCAPACIDADE DEFINITIVA, quais os documentos requeridos para

comprovao? R: ASO, INQURITO SANITRIO DE ORIGEM OU FICHA DE EVACUAO OU


TODOS OS REGISTROS DE BAIXA HOSPITALAR.

160. R:

Sob quais circunstncias o militar reformado por INCAPACIDADE

DEFINITIVA poder retornar ao servio ativo?

1 2 161.

Se for julgado APTO em Inspeo de Sade, por JUNTA SUPERIOR. No ultrapassar 2 ANOS em situao de REFORMADO.

Sob qual situao o militar reformado por INCAPACIDADE DEFINITIVA

poder retornar desta situao para ser enquadrado na TRANSFERNCIA PARA A RESERVA? R: QUANDO ULTRAPASSAR 2 ANOS DE REFORMADO. 162. Quem o responsvel por promover a INTERDIO JUDICIAL de militar reformado por ALIENAO MENTAL? R: OS FAMILIARES OU BENEFICIRIOS , QUE O DEVERO SOLICITAR JUNTO AO MINISTRIO PUBLICO. 163. 164. Qual o prazo mximo para este recurso? Como se aplica a DEMISSO de Oficiais das FFAA? 2 A "EX-OFFICIO" 165. R: 1 O militar contar menos de 5 ANOS como Oficial. 2 Contar menos de 2 ANOS Aps Curso ou estgio no exterior com durao 2 < curso < 6 meses 3 Contar menos de 3 ANOS Aps Curso ou estgio no exterior com durao 6 curso < 18 meses 4 Contar menos de 5 ANOS Aps Curso ou estgio no exterior com durao curso 18 meses 166. Em quais situaes o direito DEMISSO A PEDIDO ser suspenso? Em quais situaes a DEMISSO A PEDIDO implicar em RESSARCIMENTO INSTITUIO (INDENIZAO)? R: 60 DIAS APS O ATO DE REFORMA. R: 1 A PEDIDO

R: ESTADO DE GUERRA, DE EMERGNCIA, DE STIO, DE MOBILIZAO.


TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

39

167.

O que acontecer com o Oficial que passar a exercer CARGO OU EMPREGO

PBLICO PERMANENTE, estranho sua carreira? R: SER TRANSFERIDO PARA A RESERVA NO REMUNERADA. 168. R:
1 POR DECISO DO STM 2 POR DECISO DE TRIBUNAL ESPECIAL EM TEMPO DE PAZ EM TEMPO DE GUERRA

Em que situao o Oficial perder o POSTO ou PATENTE?

169. R:

Quais as situaes que implicam em DECLARAO DE INDIGNIDADE AO

OFICIALATO?

1 Condenao por pena restritiva de liberdade por mais de 2 ANOS. 2 For condenado por crimes previstos no CPM ou na Legislao do Estado. 3 For considerado CULPADO em CONSELHO DE JUSTIFICAO. 4 Houver perdido a NACIONALIDADE BRASILEIRA.

170.

Em quais situaes se efetua o LICENCIAMENTO?


2 A "EX-OFFICIO"

R: 1 A PEDIDO 171. R:
1 Ao OFICIAL DA RESERVA CONVOCADO, aps 6 MESES DE SERVIOS PRESTADOS. 2 PRAA ENGAJADA ou REENGAJADA, desde que conte, no mnimo a metade do tempo a que se obrigou.

Em quais situaes o LICENCIAMENTO A PEDIDO ser concedido, desde que

no haja prejuzo para o servio?

172.

Que mecanismo administrativo a praa com estabilidade assegurada e

devidamente matriculada em Estabelecimento de Ensino de Formao ou Preparatrio de outra Fora Singular ou Auxiliar, poder ser reincluda Fora de origem, caso no conclua o curso onde foi matriculado? R: REQUERIMENTO DE SOLICITAO AO MINISTRO. 173. R: 1 CONCLUSO DO TEMPO DE SERVIO OU ESTGIO. 2 CONVENINCIA DO SERVIO. 3 A BEM DA DISCIPLINA. Quais situaes resultaro no LICENCIAMENTO A "EX-OFFICIO"?

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

40

174. 175. 176.

O militar licenciado tem direito remunerao? Que licenciamento cerceia o direito do militar em ser includo na Reserva? No que resulta a ANULAO DE INCORPORAO OU

R: NO. R: A BEM DA DISCIPLINA. DESINCORPORAO da praa? R: NA SUA EXCLUSO DO SERVIO ATIVO. 177. R:
1 Por PRONUNCIAMENTO do CONSELHO PERMANENTE DE JUSTIA ( em tempo de paz) ou TRIBUNAL ESPECIAL (em tempo de guerra) ou TRIBUNAL CIVIL, a condenao com pena restritiva de liberdade SUPERIOR A 2 ANOS ou a pena de qualquer durao, quando se tratar de Legislao Especial concernente SEGURANA DO ESTADO. Por PERDA DA NACIONALIDADE, aps pronunciamento do CONSELHO PERMANENTE DE JUSTIA ( em tempo de paz) ou TRIBUNAL ESPECIAL (em tempo de guerra). Submetidos a CONSELHO DISCIPLINA, sendo condenados.

Como se aplicar a EXCLUSO A "EX-OFFICIO" PRAA?

2 3

178.

Em quais situaes poder haver REVERSO DA EXCLUSO A BEM DA

DISCIPLINA? R: 1 Por nova deciso do CONSELHO PERMANENTE DE JUSTIA ou TRIBUNAL


ESPECIAL 2 Por deciso do MINISTRO, no caso de CONSELHO DISCIPLINA

179. 180. R:

De quem a competncia ao ATO DE EXCLUSO A BEM DA DISCIPLINA? Quais as consequncias da DESERO?

R: DOS MINISTROS DAS FORAS SINGULARES.

1 2 3 181.

Interrupo do tempo de servio. Demisso a "ex-officio", para o OFICIAL. Excluso do servio ativo, para a PRAA.

Aps quanto tempo se processar a DEMISSO "EX-OFFICIO" e a

DEMISSO DO SERVIO ATIVO decorrente da DESERO? R: APS 1 ANO DE AGREGAO. 182. Concernente DESERO, o que ocorre com a PRAA SEM ESTABILIDADE ASSEGURADA? R: APS SER OFICIALMENTE DECLARADA DESERTORA, SER EXCLUDA.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

41

183.

O que ocorre com o MILITAR DESERTOR que for recapturado ou se apresentar

voluntariamente? R: SER REINCLUDO NO SERVIO ATIVO, E LOGO APS, AGREGADO PARA SE VER PROCESSAR. 184. Como poder se processar a REINCLUSO DEFINITIVA DO MILITAR DESERTOR? R: APS SENTENA DO CONSELHO DE JUSTIA. 185. O que ocorre com a situao do militar da ativa que vier a falecer? R: SER EXCLUDO DO SERVIO ATIVO E DESLIGADO DA ORGANIZAO, A
PARTIR DA DATA DO BITO.

186. 187.

O que ocorre com o tempo de servio militar do EXTRAVIADO? Quanto tempo se dar a EXCLUSO DO SERVIO ATIVO por motivo de

R: INTERROMPIDO. EXTRAVIO? R: 6 MESES APS A AGREGAO. 188. O que acontece com o extraviado decorrente de DESASTRE ou CALAMIDADE? R: O MILITAR SER CONSIDERADO FALECIDO APS SE ESGOTAREM O TEMPO
MXIMO DE SOBREVIVNCIA.

189. R:

O que ocorre com o militar REAPARECIDO?

1 SER SUBMETIDO A CONSELHO DE JUSTIFICAO OU DISCIPLINA, POR DECISO DO MINISTRO DA FORA. 2 SER REINCLUDO E SUBMETIDO NOVA AGREGAO, AT RESULTADO DO JULGAMENTO.

190. R:
1 2

Em quais situaes ocorrer a REABILITAO DO MILITAR?

DE ACORDO COM O CPM E O CPPM (caso tenha sido condenado por sentena definitiva a quaisquer penas previstas no CPM). DE ACORDO COM A LEGISLAO QUE TRATA DO SERVIO MILITAR (se tiver sido excludo ou licenciado a bem da disciplina)

191.

No que implica a REABILITAO DO MILITAR? 2 SUBSTITUIO DOS DOCUMENTOS COMPROBATRIOS


TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

R: 1 NO CANCELAMENTO DOS ANTECEDENTES CRIMINAIS

42

192.

O que se considera DATA DE INGRESSO PARA CONTAGEM DE TEMPO DE

SERVIO? R: A DATA DE INCORPORAO, MATRCULA OU NOMEAO. 193. Com que finalidade contado o tempo de servio como ALUNO DE RGO DE FORMAO DA RESERVA? R: PARA FINS DE INATIVIDADE, OU SEJA, 1 DIA DE 8 HORAS. 194. Quando faltarem os dados para contagem de tempo de servio, devido calamidade, qual ser o procedimento a ser adotado? R: CABER AO MINISTRO ARBITRAR O TEMPO A SER COMPUTADO PARA CADA CASO PARTICULAR. 195. O que TEMPO DE SERVIO EFETIVO? R: O TEMPO CONTADO DIA A DIA ENTRE A DATA DE INGRESSO E A DATA LIMITE ESTABELECIDA. 196. 197. A LESP deduzida do TEMPO DE EFETIVO SERVIO? O que vem a ser ANOS DE SERVIO? R: NO. R: O TEMPO DE EFETIVO SERVIO, CONTADO EM DIAS, DIVIDIDO POR 365 (que corresponde a 1 ano de servio). 198. R: 1 Tempo que ultrapassa de 1 ANO, contnuo ou no, em Licena para Tratar de Sade de Pessoa da Famlia ou por Interesse Particular. 2 Tempo passado como DESERTOR. 3 Tempo de cumprimento de SENTENA a pena de restrio de liberdade. 199. 200. 201. O que vem a ser TEMPO DE SERVIO OU CAMPANHA? Qual a data limite para finalizao da contagem dos anos de servio? Os Guardas-Marinha e Aspirantes no podem contrair matrimnio. Em que Quais situaes no sero computados como tempo de servio, exceto para indicao COTA COMPULSRIA?

R: MILITAR EM OPERAO DE GUERRA. R: A DATA DA EXCLUSO DO SERVIO ATIVO. situao podero? R: EM CASO EXCEPCIONAL, A CRITRIO DO MINISTRO DA FORA.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

43

202. 203.

Os praas especiais podem contrair matrimnio? O que ocorre com a praa que contrair matrimnio em desacordo com a lei?

R: NO. R: SER EXCLUDO DO SERVIO ATIVO, SEM DIREITO A QUALQUER REMUNERAO OU INDENIZAO. 204. 205. R: 1 2 3 4 206. 207. R: 1 2 3 RECOMPENSA DESCONTO EM FRIAS DECORRNCIA DE PRESCRIO MDICA PRMIOS DE HONRA AO MRITO CONDECORAES ELOGIOS E MENES HONROSAS DISPENSAS DO SERVIO Pode-se contrair matrimnio com mulher estrangeira? Quais so as recompensas cabveis ao militar? R: SIM. MEDIANTE AUTORIZAO DO MINISTRO DA FORA.

O que so DISPENSAS DO SERVIO? Em quais situaes podem ser concedidas as DISPENSAS?

R: AFASTAMENTO TOTAL DO SERVIO EM CARTER TEMPORRIO.

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

S-ar putea să vă placă și