Sunteți pe pagina 1din 1

ATIVIDADES CULTURAIS NO CONTEXTO ESCOLAR Sara Aparecida Pereira Devasto As expresses culturais contribuem para o enriquecimento cultural e crescimento

pessoal dos alunos. Projetos culturais fazem parte de iniciativas importantes dentro da escola para complementar a formao do aluno dando a ele um conhecimento da diversidade cultural. As atividades culturais devem propiciar ao aluno o conhecimento da diversidade cultural da nossa cidade, estado e do nosso pas e consequentemente a formao de um cidado crtico e criativo. E, alm disso, precisam promover a interdisciplinaridade e o trnsito entre os conhecimentos para propiciar uma educao transformadora e responsvel, preocupada com a formao e identidade do cidado. Para atingir a este propsito, a equipe da escola, precisa compreender que as atividades culturais devem ser planejadas, em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico, e que elas podem acontecer dentro ou fora do espao escolar. Quando realizadas fora da escola no podem ser consideradas como meros passeios, devem promover a aprendizagem. Os espaos da cidade sejam os parques, as bibliotecas, os cinemas e outros, devem ser utilizados como espaos educativos. Os alunos precisam ser orientados quanto utilizao adequada dos espaos, no que se refere ao comportamento tico, ao respeito, a valorizao e a preservao do patrimnio pblico. importante, tambm, a orientao quanto a alimentao saudvel, a ingesto de gua e a proteo solar, quando for o caso. As atividades culturais desenvolvidas no espao escolar no devem acontecer apenas em eventos, festas ou datas comemorativas, devem fazer parte do Projeto Poltico-Pedaggico, devem ser prtica do cotidiano escolar e devem abordar as diferentes manifestaes artsticas, pois elas so formas de linguagem que permitem ao aluno expressar sentimentos de diversas formas, podem propiciar a satisfao do aluno com o ambiente escolar, contribuir para seu enriquecimento cultural e crescimento pessoal e, ainda, podem oferecer condies para que progridam em seus estudos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao em seu art. 2 preconiza: A educao...inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania...e no inciso II, art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Nesse contexto a escola precisa trabalhar com valores e conhecimentos que no podem ser transmitidos apenas em contedos especficos, mas principalmente atravs das atitudes e dos gestos dos educadores no dia a dia da vivncia escolar, contribuindo para a formao de cidados capazes de conviver e respeitar a diversidade cultural seja em mbito local, regional ou nacional. A escola tem grande responsabilidade com essa formao, pois atravs dela, desde cedo a criana e o jovem podero tomar contato com as diferentes manifestaes que definem a identidade cultural do seu pas.

Referncias Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei 9394/96, Braslia, 1996. Lordelo, Eulina da Rocha. Carvalho, Ana Maria Almeida. Koller, Slvia Helena. Infncia Brasileira e Contextos de Desenvolvimento. EDUFBA e Casa do Psiclogo, 2002.

S-ar putea să vă placă și