Sunteți pe pagina 1din 3

Testes na vida do lder

Todo lder que possui uma chamada batizado em f. Por isso, sempre ser submetido a testes. No existe lder sem experincias, pois liderana uma conquista e toda conquista gera experincia (Tiago 1:1-4). Como corpo de Cristo, todos ns teremos os nossos testes, cada um no seu nvel. Todavia, a reao do homem natural a desistncia; a do homem espiritual a perseverana, a vitria (I Corntios 2:14,15). Abro e Sarai no passaram nos testes, mas Abrao e Sara foram aprovados. Ser legtimo uma oportunidade de mostrar s pessoas que lhe conhecem que voc uma pessoa temente a Deus. Quando tememos a Deus, somos aprovados em todos os testes. At porque a Palavra diz que ns devemos ter como grande alegria passar por provaes, por testes. Todo teste, toda prova, traz conseqentemente uma aprovao e uma promoo espiritual e muitas vezes fsica. Testes pelos quais devemos passar como lderes: 1. Fidelidade a Deus, ao lder e a Viso O lder de Abro era Deus e Ele no possua defeito, todavia Abro no correspondia. Ento, nem sempre o que faz um discpulo deixar de executar com desempenho as funes que lhe so delegadas so os defeitos do lder. Quantas vezes um lder se doa tanto aos seus discpulos, mas estes s conseguem fixar os olhos nos defeitos que tem. Escondem-se atrs disso para justificar a sua ineficcia. Quando o discpulo procede dessa forma porque infiel, como foi o caso de Judas. a) Cuidar da Famlia Cuidar da famlia o primeiro sacerdcio dado por Deus. O sacerdote que cuida da famlia expressa aliana com Deus atravs do suprimento fsico e espiritual que d a famlia. O texto de Malaquias 4:6 diz que a nica forma da maldio ser removida da Terra atravs da converso do corao dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. b) Cuidar da honra Cuidar da honra fala de proteger as vidas que Deus colocou sob os seus cuidados, guardar o que tem (Ap 3:11). Sarai era no s esposa, mas uma jia preciosa que Deus havia dado a Abro, bem como sua discpula. Cuidado com aquilo que entra na sua casa. Agora no chore jamais pelas perdas que eram sinais de aliana com o diabo. Deus, o Senhor das riquezas, tem muito mais para oferecer a voc. c) Cuidar da promessa A sua promessa no permite negociao. Se voc se mantiver fiel, Deus mudar a sua histria de vida, assim como fez com Abro e Sarai. Aquilo que eles esperaram por tanto tempo Deus lhes entregou em apenas um ano. Seus olhos contemplaro grandes mudanas e voc ver os seus filhos, seus discpulos e muitas bnos tanto materiais como espirituais. Tudo o que voc precisa fazer velar pela promessa, ser um protetor da promessa. voc quem deve orar pela sua promessa e no apenas os outros. 2. Integridade

Todo lder passa pelo teste da integridade porque Deus quer que o lder seja uma pessoa exemplar. Somente uma pessoa ntegra no se abala com as calnias que so levantadas contra ela. O integro tem a conscincia de quem ele para Deus e de quem Deus para ele. Ele tem a conscincia de que a sua vida uma vida sem pecado, ele tem um bom conceito de si mesmo como o apstolo Paulo disse aos corintos: "Sede meus imitadores como tambm eu sou de Cristo." a) O ntegro vence o esprito de mentira "Vs tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princpio, e no se firmou na verdade porque nele no h verdade. Quando ele fala mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso e pai da mentira." (Jo 8:44) Infelizmente vemos alguns mentindo para agradar a outros e serem aprovados. No existe mentira proftica. O mentiroso sempre termina humilhado como aconteceu com Abro diante de Abimeleque (Gn 20:1-10) b) O ntegro vence o esprito de engano "...e a outro o dom de discernir espritos." (I Co 12:10) O mpio no aceita qualquer coisa como verdade, ele vence as provas buscando discernir entre o bem e o mal e, assim, alcana vitria e xito em tudo o que faz. c) O ntegro vence o esprito de perturbao "Como Sara obedecia a Abrao, chamando-lhe senhor; da qual vs sois filhas, fazendo o bem, e no temendo nenhum espanto." (I Pe 1:6) A Bblia diz que Abrao ficou perturbado diante do confronto. Se o lder fica perturbado, essa sensao pode cancelar a promessa na sua vida. Abrao passou por muitos testes e no foi aprovado enquanto no abandonou a herana da casa do seu pai. Existem lderes que, como Abrao, tentam com a fora do seu brao fazer a profecia se realizar e, ento, frustram-se, perturbam-se e, at mesmo, perdem a bno. Para Abrao, dentre tantos testes pelos quais passou, o pior deles foi entregar o seu filho Isaque. Para ele, com certeza, teria sido mais fcil se Deus houvesse pedido apenas um filho, mas Deus pediu seu filho Isaque, aquele a quem ele amava. 3. Os testes objetivam libertao Abrao ao oferecer Isaque foi totalmente liberto e pde ser aprovado. Isaque era a figura do Messias. A chamada para que voltemos para Jerusalm. E para isso teremos um grande desafio pela frente. Estamos sendo provados a viver um relacionamento com os nossos irmos e aprendendo a ser modelo, expondo-nos constantemente. No fcil ser referencial em tudo porque a tendncia do discpulo ver defeito em tudo. A viso um tratamento para lderes e liderados o tempo todo. Em cada experincia que passamos com os discpulos, tanto ele tratado como o lder. Abrao ouviu de Deus que ele receberia uma grande conquista, o filho da promessa e ele recebeu. Mas enquanto ele no estava preparado, a bno no veio. Talvez voc esteja como Abrao, sonhando com os seus filhos espirituais e eles ainda no vieram. Creia que Deus est preparando a sua vida e que, muito em breve, eles viro.

No se atrapalhe no tempo de espera. No seja como Abrao que na espera de ver a promessa se materializar se relacionou com Agar e gerou a Ismael. No cometa o mesmo erro, espere em Deus e conquiste os seus filhos legtimos sendo um pai autntico.

S-ar putea să vă placă și