Sunteți pe pagina 1din 3

pergunta:Relativamente expanso napolenica (1805-1815), pode-se afirmar que acarre tou mudana no quadro poltico europeu, tais como:

: a) difuso do ideal revolucionrio liberal, ampliao temporria do raio de influncia franc esa e fortalecimento do iderio nacionalista nos pases dominados. b) isolamento diplomtico da nao inglesa, radicao definitiva do republicanismo no cont inente e estabelecimento do equilbrio geopoltico entre os pases atingidos. c) desestabilizao das monarquias absolutistas, estmulo para o desenvolvimento indus trial nas colnias espanholas e implantao do belicismo entre as naes. d) desenvolvimento do cosmopolitismo entre os povos do imprio francs, incrementao da economia nos pases ibricos e conteno das lutas sociais. e) difuso do militarismo como forma de controle poltico, abertura definitiva do me rcado mundial para os franceses, estmulo decisivo para as lutas anti-colonialista s.

resposta:[A] origem:Unicamp tpico: sub-grupo:Era Napolenica 3 comentrios clique para inserir pergunta:No ano de 801, assim foi registrada a coroao de Carlos Magno: "En to, como no mais santo dia de Natal, tendo ele entrado na Baslica de So Pedro, para a celebrao das missas solenes, e tendo-se colocado diante do altar, a cabea inclin ada, em preces, o papa Leo lhe colocou a coroa sobre a cabea." Quando, em 1804, Na poleo torna-se imperador da Frana, mesmo com a presena do papa, ele coroa a si mesm o. a) Por que seria impossvel para Carlos Magno, homem de tantos feitos, autocoroarse? b) Por que Napoleo pde colocar a prpria coroa?

resposta:a)Porque a Igreja detinha grande parte do poder Na Idade Mdia sendo assi m que os imperadores s eram reconhecidos se fossem coroados pelo Papa. b)Porque na Revoluo Francesa (quando Napoleo auto coroou-se) a Igreja era submissa ao Estado no precisando assim do coroao feita pelo Papa. origem:Unicamp tpico: sub-grupo:Era Napolenica 5 comentrios clique para inserir pergunta:Com a derrota de Napoleo Bonaparte, o Congresso de Viena e os tr atados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstruo da Europa ps-Revoluo Francesa e ps-guerras napolenicas. a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaa que desejavam evitar seus si gnatrios? b) Quais os pases que saram fortalecidos com o sistema de alianas?

resposta:a)Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territrios e a supre macia poltica daqueles que sofreram com o projeto expansionista napolenico.E queri am evitar uma ameaa revolucionria provocada pela Revoluo Francesa pelos burgueses. b) ustria, Prssia e Rssia.

origem: tpico: sub-grupo:Era Napolenica 4 comentrios clique para inserir pergunta:Em 1806 o imperador Napoleo Bonaparte decretou o chamado Bloquei o Continental. Explique as motivaes desse ato e indique suas repercusses.

resposta:O Bloqueio Continental foi a proibio sugerida por Napoleo Bonaparte,em 22 de novembro de 1806,em que impedia o acesso a portos dos pases ento submetidos ao domnio do Primeiro Imprio Francs(1804-1814) a navios do Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda.Pretendia enfraquecer a economia inglesa e assim ganhar o mercado europ eu. origem:Unirio tpico: sub-grupo:Era Napolenica 0 comentrios clique para inserir pergunta:"Milhares de sculos decorrero antes que as circunstncias acumulada s sobre a minha cabea vo encontrar um outro na multido para reproduzir o mesmo espe tculo." (Napoleo Bonaparte) Sobre o perodo napolenico (1799-1815), podemos afirmar q ue: a) consolidou a revoluo burguesa na Frana atravs da conteno dos monarquistas e jacobin os. b) manteve as perseguies religiosas e o confisco das propriedades eclesisticas inic iadas durante a Revoluo Francesa. c) enfrentou a oposio do exrcito e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses. d) favoreceu a aliana militar e econmica com a Inglaterra, visando expanso de merca dos. e) anulou diversas conquistas do perodo revolucionrio, tais como a igualdade entre os indivduos e o direito de propriedade.

resposta:[A] origem: tpico: sub-grupo:Era Napolenica 0 comentrios clique para inserir pergunta:Durante o perodo napolenico (1799-1815), dentre as medidas adotad as por Bonaparte, assinale aquela que teve repercusses importantes nas relaes comer ciais do Brasil com a Inglaterra: a) Restaurao financeira, com a conseqente fundao do Banco da Frana, em 1800. b) Decretao do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleo visava arruinar a indstria e o comrcio ingleses. c) Promulgao, em 1804, do Cdigo Civil que incorporou definitivamente, na legislao fra ncesa, os princpios liberais burgueses. d) Expanso territorial da Frana com a incorporao de vrias regies da Europa, formando o chamado Imprio Napolenico. e) Criao do franco, como novo padro monetrio.

(B) Antes, Napoleo havia levado o Grande Exrcito conquista daEuropa. Se nada sobrou do imprio continental que ele sonhou fundar, todavia eleaniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para faz-lo; por issotambm, seu reinado prolon gou a Revoluo, e ele foi o soldado desta, como seusinimigos jamais cessaram de pro clamar.(LEFEBVRE, Georges. A Revoluo Francesa. So Paulo: IBRASA, 1966. p. 573.)8 Org. Prof. Marco Aurlio Gondimwww.mgondim.blogspot.com Tendo-se em vista a expanso dos ideais revolucionrios proporcionada pelas guerrasc onduzidas por Bonaparte, correto afirmar que:A - os governos sob influncia de Nap oleo investiram no fortalecimento dascorporaes de ofcio e dos monoplios;B - as transf ormaes provocadas pelas conquistas napolenicas implicaram ofortalecimento das forma s de trabalho compulsrio;C - Napoleo, em todas as regies conquistadas, derrubou o s istema monrquico eimplantou repblicas;D - o domnio napolenico levou a uma redefinio do mapa europeu, pois fundiupequenos territrios, antes autnomos, e criou, assim, Est ados maiores

S-ar putea să vă placă și