Sunteți pe pagina 1din 3

Quantidade de Calor (Q)

Calor especfico (c)


"Voc j reparou que algumas substncias esquentam mais rapidamente que outras ? " Por exemplo, muito mais fcil esquentar um litro de ar do que um litro de gua. Todo mundo j deve ter percebido tambm que muito mais fcil esquentar uma panela de metal do que um pedao de madeira, ambos de mesma massa. Com isso podemos tirar a seguinte concluso: os materiais esfriam e esquentam de maneira diferente uns dos outros, uns mais lentamente e outros mais rapidamente. Pois bem, o calor especfico um nmero que serve para medir e para comparar esta propriedade dos materiais. substncia gua lcool alumnio ar carbono chumbo cobre ferro gelo hlio hidrognio lato madeira mercrio nitrognio ouro oxignio prata rochas vidro calor especfico (cal/goC) 1,0 0,6 0,22 0,24 0,12 0,031 0,091 0,11 0,5 1,25 3,4 0,092 0,42 0,033 0,25 0,032 0,22 0,056 0,21 0,16 O calor especfico de uma substncia definido como sendo a quantidade de calor necessria para fazer um grama de determinada substncia elevar 1 grau Celsius sua temperatura. Suas unidades so: J/kg.K ou cal/g.C Observe a tabela ao lado contendo o calor especfico de algumas substncias presso constante de 1 atmosfera. No fundo, o calor especfico nos d uma idia da capacidade da substncia em receber ou perder calor. Quanto maior seu calor especfico, mais lentamente ocorrer as trocas de calor. Por outro lado, quanto menor o calor especfico de uma substncia, com mais facilidade ela perder ou receber calor. Vamos tomar como exemplo a gua e o ferro.

ca = 1 cal/gC
cal/gC

cf = 0,11

Podemos notar que o calor especfico da gua quase 10 vezes maior que o calor especfico do ferro. Isso significa que se tivermos a mesma quantidade de ferro e de gua, mesma temperatura, eu precisaria de uma quantidade de calor 10 vezes maior para a

zinco

0,093

gua para causar uma mesma mudana de temperatura causada no ferro por outra quantidade de calor. Esta tabela ser muito til no calculo da quantidade de calor perdida ou recebida pelos materiais.

Equaes da calorimetria
Basicamente podemos dizer que existem duas equaes muito usadas na calorimetria. Uma usada para determinar a quantidade de calor recebida ou perdida por corpos quando estes mudam sua temperatura, e outra usada para determinar a quantidade de calor perdida ou recebida por corpos quando estes esto mudando de estado fsico. Vale notar que quando um corpo muda de estado fsico sua temperatura no se altera. Agora somente iremos analisar a equao que permite o calculo da quantidade de calor perdida ou recebida por um corpo quando este muda sua temperatura. Equao para ser usada quando o corpo est mudando sua temperatura: Q = quantidade de calor perdida ou recebida pelo corpo (em calorias) m = massa do corpo (em gramas) c = calor especfico ( em cal/gC) Veja ao lado o significado de cada termo: T = variao da temperatura (Tf - Ti) (em graus Celsius)

undefined

undefined
Mais...

undefined
[Fechar]

undefined
[Fechar]

undefined

S-ar putea să vă placă și