Sunteți pe pagina 1din 14

Uma reflexo extraordinria escrita por

Facundo Cabral

Voc no est deprimido, no! Voc est distrado Distrado em relao vida que preenche o seu ser, Distrado em relao vida que lhe rodeia, Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.

No caia nessa, como caem tantos, que sofrem por um nico ser humano, quando existem cinco bilhes e seiscentos milhes no mundo.

Alm do mais, no assim to ruim viver s. Voc tem total liberdade de decidir, a cada momento, o que deseja fazer, e graas solido voc tem tempo de conhecer-se melhor o que fundamental para viver.

No faa como tantos, que se sente velhos porque tm setenta anos, e esquecem que Moiss comandou o xodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.

Voc no est deprimido: est distrado! Voc lamenta suas perdas Perdas?! Tudo lhe foi dado! Voc no fz nem um s cabelo da sua cabea, portanto nunca foi dono de coisa alguma. Alm disso, a vida no lhe tira coisas: apenas lhe alivia e liberta de muitas coisas, para que voc possa voar mais alto, para que alcance a plenitude. Do tero ao tmulo, vivemos numa escola: o que voc chama de problemas so apenas lies. Voc no perdeu coisa alguma: o ente querido que morre apenas est adiantado em relao a ns, porque todos vamos na mesma direo. E no esquea que o melhor dele, o amor, continua vivo no seu corao.

O amor tem mais valor que tudo! Minha me, em sua sabedoria simples, dizia, A pobreza est mais prxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas em excesso, e nos deforma, tornando-nos desconfiados.

Faa tudo com amor e ser feliz. Aquele que faz o que ama, est benditamente fadado ao sucesso, que chegar quando for a hora, porque o que deve ser ser, e chegar de forma natural. No faa coisa alguma por obrigao ou por compromisso, apenas por amor. Ento ter a plenitude, onde tudo possvel sem esforo, porque entrar em ao a fora natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avio que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os mdicos me deram trs ou quatro meses de vida.

Deus lhe deu a responsibilidade por um ser humano: voc! D felicidade e liberdade para si mesmo. S ento conseguir compartilhar a vida verdadeira com todos os outros. Lembre-se : "Amars ao prximo como a ti mesmo". Ento reconcilie-se consigo mesmo, coloque-se na frente do espelho e lembre-se que esta pessoa que voc est vendo uma obra de Deus, e decida neste exato momento ser feliz, porque a felicidade uma aquisio valiosa.

Alis, a felicidade no um direito, mas sim um dever; porque se voc no fr feliz, voc sozinho ir contaminar o ar com a sua amargura carrancuda, afetando a vida de todas as pessoas, por onde voc passar. Um nico homem que no tinha talento nem valor para viver, mandou matar seis milhes de judeus, seus irmos.

Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra to curta, que sofrer uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, Don Quixote, Pedro Pramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a msica de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velzquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.

E se voc est com cncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas so positivas: se a doena ganha, coloca em liberdade o seu corpo, que cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razo, tenho dvidas)... Se voc ganha, ser mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.

No, voc no est deprimido, voc est desocupado. Ajude a criana que precisa da sua mo, ajude os mais velhos assim os jovens lhe ajudaro quando chegar a sua vez. Alis, o servio prestado uma forma segura de ser feliz, como tambm gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que viro depois de ns. D sem medida, e receber sem medida. Ame at tornar-se um ser amado; mais ainda, converta-se no prprio Amor. E no se deixe enganar por alguns homicidas e suicidas.

O bem majoritrio, mas no se percebe porque silencioso. Uma bomba faz muito mais barulho que um gesto de carinho, porm, para cada bomba que destri h milhes de carinhos que alimentam vidas. Viver vale a pena, no mesmo? Sabe, se Deus tivesse uma geladeira, teria voc numa foto grudada na porta. Se ele tivesse uma carteira, sua foto estaria nela. Ele lhe envia flores a cada primavera. Ele lhe envia um nascer do sol a cada manh. Cada vez que voc quer falar, Ele escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o seu corao!

Mande esta mensagem para cada linda pessoa que voc quer bem.

Deus no lhe prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva porm Ele prometeu fora para cada dia, consolo para as lgrimas, e luz para o caminho.
Quando a vida lhe trouxer mil razes para chorar, encha o peito de ar e repita em voz alta as suas mil e uma razes para sorrir.

S-ar putea să vă placă și