Sunteți pe pagina 1din 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES Componente Curricular: Educao Popular Docente: Luciene Discente: Givaldo

dos Santos Andrade

Fichamento do texto: Escola Pblica e Educao Popular Para o autor o ttulo prope uma relao entre Escola Pblica e Educao Popular e indaga qual o espao onde a educao popular pode ser realizada. E observa que a resposta para tal indagao reside na compreenso da prtica educativa, a qual como qualquer prtica possui diversos limites. Na viso do autor em meio aos limites, no podendo tudo, a prtica educativa pode alguma coisa. Assim, esta afirmao supera as ingenuidades de que a educao est subordinada sempre infraestrutura produtiva ou que a mesma a soluo para todos os problemas. H uma viso mecanicista da Histria de que o futuro predeterminado e inexorvel, nega qualquer poder educao antes da transformao das condies sociais. A superao desta viso entender a Histria como possibilidade, a qual descarta a viso imutvel do futuro e reconhece a importncia da conscincia e da subjetividade, da interveno crtica dos seres humanos na reconstruo do mundo e o papel da educao nesse processo. O autor aponta que o equvoco no reconhecimento do papel da educao como reprodutora da ideologia dominante no perceber a importncia da subjetividade na luta histrica. Esta reproduo ideolgica significa ocultar verdades, no entanto o papel do educador progressista torna-las evidente, o que implica nadar contra a correnteza, se o mesmo estiver a servio do sistema. O autor chama a ateno que muitas prticas que venham contra a ideologia dominante, apesar de no poderem ser abertas nem livremente realizadas, no significam impossibilidade absoluta. Os educadores e educadoras progressistas so capazes de criar mecanismos de defesa e enfrentamento ao poder dominante, realizando o possvel de hoje para concretizar, amanh, o impossvel de hoje. Cabe esses autores construir educao popular no seio do poder autoritrio e antagnico.

Nesse sentido, numa sociedade de classe, a educao popular se configura como um nadar contra a correnteza, a qual alia o ensino dos contedos com o desvelamento da realidade. a que estimula a presena organizada das classes sociais populares na luta por transformao democrtica da sociedade, no sentido da superao das injustias sociais. Este tipo de educao vai de encontro aos interesses dos dominantes, pois evidencia fatores condicionantes da desigualdade e misria que a maioria da populao submetida. A educao popular reconhece a presena das classes populares como um sine qua para a prtica realmente democrtica da escola pblica progressista. Assim, esta prtica contradiz as concepes ideolgicas- autoritria de direita, quando expe as condies de injustia forjada e mantida pela sociedade capitalista, e de esquerda quando sua liderana passa de uma posio de condutor de uma classe para ditador. O autoritarismo de direita menos elitista do que o de esquerda porque acredita em ou teme que as classes populares possam mudar a qualidade, de menos crtica para mais crtica, de sua capacidade de transformar o mundo. dessa conscincia de transformao social que pode ocorrer que a direita procura sempre combater qualquer prtica de educao progressista que ameasse seus interesses.

S-ar putea să vă placă și