Sunteți pe pagina 1din 13

1.

ADMINISTRAO DO TEMPO
H outra maneira de medir-se o tempo precisamente, to exato como o calendrio ou relgio. Benjamim Franklim um dos maiores filsofos da Amrica recolheu em seus trabalhos a frase do historiador grego, Dogenes Laerte: O tempo dinheiro. O capital tempo seu tesouro mais valioso, pois ningum, independe da idade ou posio, tem mais tempo a sua disposio, do que voc, tem agora, em suas mos. Como salientou Benjamim Franklim, voc pode pedir tempo emprestado; no pode entesoura-lo no pode sequer trabalhar com maior velocidade, a fim de ganha-lo. A nica que pode fazer , emprega-lo. O modo como voc empregar ou organizar seu tempo determinar o sucesso ou fracasso de sua vida. Eu achava que o axioma de franklim- Tempo dinheiro era uma verdade to bvia que qualquer um entendia . Dei-me conta, mais tarde de que vrios dos meus amigos e auxiliares repetiam, Tempo dinheiro, mais jamais aplicavam em suas vidas.

NO AGONIZE, ORGANIZE.
A desculpa mais comum para justificar o fracasso dizer: No tive tempo suficiente. O executivo diz: No tenho tempo para organizar meu trabalho por que estou muito ocupado com outras coisas; o vendedor no tem tempo suficiente para ir em busca de novos clientes, porque as visitas rotineiras e os relatrios que precisa providenciar, tomamlhe todo o tempo. A dona de casa alega que seus afazeres domsticos consomem seu tempo; o estudante lamenta no ter mais tempo para dividir entre o estudo e a danceteria. Todos se atormentam e agonizam, quando seria to fcil organizar inteligentemente o tempo. A base de toda organizao o planejamento Para realizar seu planejamento, eu lhe proponho que se baseie nos cincos ponto seguinte: 1. Defina sua meta. Visualize exatamente aquilo que voc que alcanar. No use termos vagos, ou generalidades; seja especifico. No escreva, simplesmente: Quero Ter sucesso, ou Quero ganhar mais dinheiro. No! Escreva exatamente aquilo que quer fazer, e a quantidade de tempo que ter de empregar para consegui-lo. . 2. Prepare seu programa, etapa pr etapa. Voc deve determinar qual a sua meta principal e saber quais as etapas necessrias para alcana-la. Aplique o mesmo sistema para determinar o tempo que precisa para cada etapa, separadamente. Em outras palavras, subdivida sua meta em vrias etapas e estipule em que prazos devero ser cumpridos com exatido, para evitar que o tempo destinado a uma etapa precise ser usado na realizao da subseqente. Qualquer projeto de construo seja grande ou

pequeno, ser tanto mais fcil de ser executado e controlado, quanto menor for as unidades em que estiver subdividido. Este tipo de subdiviso especialmente vantajoso quanto se trata do controle de distribuio do tempo. Estabelea a quantidade certa de tempo para cada uma das etapas diferentes, quais sejam: adquirir conhecimentos, superar obstculos ou qualquer outra coisa necessria para alcanar a meta final. Depois de determinar um prazo dentro do qual seja possvel levar a cabo o seu plano, ajuste-se a ele. 3. Voc s pode fazer uma coisa de cada vez. No procure ser, fsica ou mentalmente ambidestro. Se fizer um trabalho enquanto esta preocupado com outro, ambos sofrero algum tipo de dano e voc atrasar seu programa. Complete seu planejamento pessoal com um calendrio dirio que sirva para planejar as atividades de cada dia, se possvel calculando as horas e os minutos que deva dedicar a cada um. Escreva tudo detalhadamente e depois... esquea-o, at que chegue o momento de realiza-lo. Quando registramos pr escrito as coisas que planejamos, e decidimos executa-las em um determinado momento, elas deixam de ser motivos de preocupao, e no h razo para voltarmos a pensar nelas at que chegue o momento exato de realiza-las. 4. Quanto vale o seu tempo? Seus ganhos atuais, divididos pelo tempo que voc emprega na sua tarefa, determinar quanto vale cada hora do seu trabalho. Faa a si mesmo esta pergunta: Tudo o que eu fao, vale a quantia que eu ganho? Estar voc desperdiando um tempo valioso, executando um trabalho que poderia ser feito pr outra pessoa, cujo tempo tenha menos valor? Ser que voc executa tarefas rotineiras que no meream investimento do seu tempo e esforo, seja nos negcios ou vida familiar? A capacidade para delegar , no raro, um grande obstculo que nos faz tropear, em nossa trajetria para o sucesso. Lembre-se: NO DESPERDICE SEU TEMPO EM TRABALHOS QUE PODEM SER EXECUTADOS PR OUTRA PESSOA CUJO TEMPO SEJA MENOS VALIOSO QUE O SEU. 5. Quais so as coisas realmente essenciais? Ao fazer seus planos, no momento em que calcular o tempo necessrio para cada atividade lembre-se de colocar em primeiro lugar as coisas mais importantes. Evite a rotina. Muitas vezes executamos o mesmo trabalho da mesma maneira, dia aps dia, unicamente porque essa forma de agir tornou-se um hbito. Por conseguinte, pergunta-se: Ser que esse procedimento pode se reformulado para que, com menos trabalho se obtenha o mesmo resultado, ou pode esse procedimento ser alterado de alguma forma, para produzir melhores resultados? A melhor ocasio para voc comear a organizar seu tempo , AGORA. Defina sua meta. Prepare seu planejamento. Faa uma s coisa de cada vez. No desperdice seu tempo, que valioso, em trabalhos que podem ser executados pr outra pessoa. Concentre-se nas coisas essenciais.

A DISTRIBUIO DO TEMPO
O executivo moderno, ou qualquer pessoa que tenha um trabalho a ser executado, seja qual for o ramo de negcio ou cargo que ocupe encontra-se numa corrida constante contra o tempo. medida que suas atividades se ampliam e tornam-se complexas, mais evidente e necessria se torna a distribuio inteligente do seu tempo. imprescindvel distribuir e organizar o tempo se quiser fazer frente s crescentes demandas de trabalho. As pessoas eficientes e progressistas utilizam-se de dois mtodos principais para ganhar sua corrida contra o tempo. quase certo que voc tambm use. O primeiro a seleo; isto , reconhecer aquelas partes do seu trabalho que sejam antiquadas. Os mtodos e procedimentos desatualizados devem ser abandonados, para que seus subordinados no voltem a usa-los. O segundo a delegao. Sempre que tiver dominado um certo tipo de trabalho, treine um dos seus auxiliares para encarregar-se dele. Dessa forma voc pode divorciar-se de tarefas rotineiras para aprimorar-se, proporcionando aos seus auxiliares uma oportunidade de desenvolvimento. Embora eficientes, estes dois mtodos, no so suficientes. Voc precisa aumentar sua capacidade de trabalho. Mas... Como? Convertendo-se em verdadeiro mestre na organizao do tempo. Para consegui-lo imprescindvel que desenvolva sua capacidade de captar rpida, clara e exatamente as coisas que se passam ao seu redor. Depois de aprendida uma tcnica, a maioria das pessoas tende a converte-se repetio dessa ao, em hbito. Assim, alimentamo-nos, vestimo-nos, dirigimos o automvel, com movimentos quase automticos. Todas as tarefas se realizam inconscientemente a no ser que algo inesperado acontea. Enquanto realizamos esse tipo de funo semi-automtica, nossos pensamentos podem estar voltados para idias ou ocupaes que no tem qualquer relao com aquilo que fazemos naquele preciso momento. Entretanto, embora os hbitos corretos sejam teis na rotina diria, importante estar vigilantes para no sermos envolvidos pr essa rotina e cair no marasmo a que essa tranqilidade enganosa pode levar, embotando a receptividade em relao as coisa que nos rodeiam.

A PREOCUPAO INSIDIOSA
Voc deseja modificar a distribuio do seu tempo e aumentar sua capacidade de trabalho? Ento saiba que cada momento que desperdiar preocupando-se, um momento que esta roubando sua capacidade de trabalho.

J notou como a preocupao pode dominar completamente as pessoas que se encontram sob seu efeito? Essas pessoas movem-se e atuam como sonmbulos. Enquanto falam com aparente coerncia, seus pensamentos esto a mil quilmetros de distncia.

IMPORTANTE
O modo mais eficaz de organizar seu tempo prestar ateno aos minutos, vigiando-os. Quando mantiver essa constante superviso voc desfrutar de mais energia e de raciocnio claro que lhe permitir tomar decises mais teis. Pr outro lado, se voc no vigiar cuidadosamente o uso dos minutos, logo se encontrar usando-os indiscriminadamente e dedicando tempo excessivo a pensamentos e atos absolutamente desnecessrios. Enfrente agora o problema que o preocupa, em lugar de preocupar-se com coisas que no podero ser resolvidas seno dentro de um futuro prximo ou remoto. A melhor forma de livrar a cabea dessas preocupaes escev-las num bloco de papel e fixar uma data futura para enfrenta-las e resolv-las. Aprenda a deter-se A habilidade que mais particularmente leva a economizar tempo a de aprender o momento certo em que nos devemos deter. Planeje cuidadosamente o tempo necessrio um projeto ou uma atividade e, quando esse tempo tiver decorrido, detenha-se. Quando continua a trabalhar alm do tempo-limite que determinou previamente, voc esta roubando um valioso capital-tempo ao seu projeto seguinte. Ao incidir nesse erro, logo nos encontramos sem tempo para fazer qualquer outra coisa, e sem esperana de recuperar as horas que se foram e no retornaro. Saber onde e quando deter-se precisa ser complementado com a habilidade de saber o que fazer, em seguida, pois essa a brecha pr onde escapa o tempo, para a maioria das pessoas. preciso planejar cuidadosamente, no s o uso dos meses, das semanas e dos dias, mas tambm, o uso das horas e dos minutos. Essa a nica forma de se evitar perdas desnecessrias de tempo No seja escravo dos hbitos. Se voc se acha constantemente pressionado pela falta de tempo, provavelmente porque esta permitindo que hbitos errados o governem. Os hbitos s ajudam em procedimento de rotina sejam analisados escrupulosamente, quanto eficincia dos mtodos a utilizar. Como exemplo de um hbito vlido, capaz de ajuda-lo a governar inteligentemente seu tempo e estabelecer um curso de ao bem definido, recomendvel que voc pratique sistematicamente os seis pontos que se seguem, pois como todos ns sabemos a prtica sistemtica conduz criao de um hbito. No caso especfico, um ato produtivo:

1- Tenha dois blocos de papel sobre sua mesa de trabalho. 2- Escreva a palavra. URGENTE, em um dos blocos, e a palavra, IMPORTANTE, no outro. Assim voc poder distinguir entre os trabalhos urgentes que, pr seu carter premente, devero ser executados imediatamente e outros que, embora importantes no so imperativos. 3- No bloco de papel com a palavra URGENTE, anote as coisas que voc precisa fazer hoje. 4- No bloco de papel com a palavra, IMPORTANTE, faa uma lista das coisas que devem ser executadas, pr serem importantes, mas que no so urgentes. 5- Tenha a mo o bloco de IMPORTANTE, a fim de us-lo como referencia do dia seguinte. 6- Tome a lista URGENTE, e comece a executar, pr ordem da importncia, tudo que aparecer naquele dia.

Comece agora; no deixe para depois, mas, lembre-se: Uma s coisa de cada vez, e no abandone at que a tenha concludo satisfatoriamente. Se quiser este planejamento ao p da letra, com duas listas novas para cada dia, voc logo possuir o controle total do seu tempo e das suas aes. Naturalmente, medida em que o tempo avanar, algumas das coisas que se acham na lista de IMPORTANTE, passaro para lista de URGENTE, mas, ao faze-lo, voc ter evitado que aquelas coisas que estavam h vrios dias na lista de IMPORTANTES tenham, durante esse perodo, sido objeto de preocupao. Em lugar de preocupar-se, voc estar se ocupando inteligentemente. Emerson nunca escreveu palavras mais verdadeiras, do que ao dizer: Termina cada dia e finda, com ele, tuas tarefas. Amanh ser um novo dia.

LADRES DO TEMPO
No culminante de uma batalha-durante a campanha de Napoleo, na Itlia um general francs apresentou-se a ele e solicitou mais reforos. Napoleo interrompeu-o, impaciente, e respondeu rpido: Darei a voc tudo que me pedir, exceto, mais tempo. Napoleo sabia exatamente, como tantos outros generais, atravs da histria, que as batalhas so invariavelmente ganhas pelo exercito que luta a favor do tempo, e no contra ele.

O mesmo acontece conosco. Nas batalhas para alcanar as nossas metas, nenhum indivduo pode dispor do tempo adicional, mas pode aproveitar o tempo de que dispe, da melhor forma possvel. Evite postergar as coisas. Todos sabemos que o tempo um bem inestimvel; entretanto a maioria de ns no faz caso dos Ladres do Tempo que, dia a dia, nos assaltam. O primeiro deles a Postergao. Fazemos complicados preparativos para realizarmos algo e depois comeamos a transferir o assunto de um dia, para o outro. Tanto o transferimos que, finalmente, nosso propsito se dilui no indefinido futuro do amanh; deste amanh que no chegou e que nunca chegar, pois, para a mente, o amanh sempre, amanh. O antdoto contra a postergao chama-se deciso. Depois que voc tiver determinado o que fazer, e como fazer faa a si mesmo esta pergunta: quando? Ento aplique o antdoto, definindo uma data e um prazo para execuo. Voc se surpreender que tudo fica mais fcil quando segue esse sistema. Cuidado com as desculpas. Outro ladro do tempo a desculpa, aparentemente lgica, que ns nos damos para justificar a nossa inrcia frente a um problema. Sentimos certa satisfao ao darmos a nos mesmo, ou a quem nos escute, explicaes lgicas que justifiquem a Postergao daquilo que planejamos, taxando de imprudente, impraticvel ou inoportuno. Na realidade tudo que fazemos procurar desculpas que, embora com lgica aparente, apenas ressaltam o fato de que no fomos capazes de organizar e distribuir adequadamente nosso tempo. Se, ao invs de explicaes lgicas, empregssemos nosso tempo para agir com deciso, jamais sentiramos necessidade de usar artifcios tias como as desculpas e a racionalizao das nossas falhas.

AS LAMENTAES DESTROEM
O mais cruel e impiedoso ladro do nosso tempo a lamentao. Nada causa mais desperdcio de tempo, do que uma lamentao intil. perigoso viver no passado. Depois de passar por uma determinada experincia em sua vida, ou por situao resultante de uma combinao de certas circunstncias, pouco poder fazer para modifica-las. Elas j so parte do passado. verdade que aprendemos com os erros passados, mas o fato que no podemos voltar atrs para corrigi-los.

Suponhamos que pudssemos voltar a fazer as coisas de modo diferente, ou tomar outras decises. Saberamos com segurana, que o resultado, ento, seria melhor? No lgico

presumir que a nossa posio, atual furto das lies que aprendemos atravs da experincia? Por que desperdiar nosso tempo lamentando o conhecimento que obtivemos atravs de nossos erros? Portanto, muitas so as formas em que se disfaram os ladres do tempo: a postergao, as desculpas e as lamentaes que podem se apresentar disfaradas em razo, lgica e bom senso. Aprenda a reconhec-los e distingu-los, atravs daquilo que realmente so: Inimigos destruidores do mais valioso bem: o tempo. A melhor maneira de destruir esses elementos perniciosos fazer uso da deciso, da ao e da distribuio organizada do tempo.

ELIMINE O DESNECESSRIO
Um proeminente psiclogo formulou o seguinte axioma: O trabalho aumenta na proporo direta do tempo disponvel para sua execuo. Todos estamos familiarizados com a verdade contida nessa frase.

Voc costuma exceder-se no tempo dedicado a sua primeira refeio, a ler jornais da manh, ou mesmo a tomar um cafezinho? possvel que isso acontea, mas voc sabe que, quando preciso voc pode fazer todas essas coisas em tempo muito menor. Por outro lado, se voc levantar mais cedo que de costume, tambm ter mais tempo para preparar-se e tomar seu caf. Se destinar vrias horas do dia para escrever cartas importantes, poder descobrir que pode reduzir esse tempo, e que consegue realizar essa tarefa da mesma forma. Portanto, anote o tempo mnimo imprescindvel para isso, e voc observar que seu trabalho estar terminado dentro do prazo especificado. Pelos exemplos dados, observamos, que o desperdcio de tempo na maioria das vezes, inconsciente. A nica maneira de corrigir esse problema, distribuir conscientemente seu tempo. H vrias maneiras de economizar tempo: 1- Procure Ter, sempre, tudo anotado. Muitos problemas aparentemente insolveis so resolvidos quando os colocamos por escrito. Tenha sempre mo, um bloco de anotaes. Coloque-o nos lugares mais estratgicos de sua casa ou do escritrio: cabeceira da cama, ao lado da mesa de jantar, no automvel, etc. Assim voc estar preparado para fazer anotaes a qualquer hora do dia ou da noite.

2- Afaste da sua esfera de trabalho aqueles objetos possam distra-lo. Mantenha limpa sua mesa de trabalho, eliminando tudo que possa distrair sua ateno como, por exemplo, jornais, correspondncia pessoal, lembranas, etc. 3- Terminado seu trabalho, no o deixe sobre a mesa. Guarde-o, para no sentir tentao de tornar revis-lo, o que constitui perda de tempo. 4- Evite interrupes. Uma das principais causas da perda de tempo, em nossa atividade profissional e em qualquer outra so as interrupes feitas por companheiros de trabalho, parentes e amigos bem intencionados. Faa-se menos acessvel; marque determinadas horas por dia durante as quis voc no receber ningum. 5- Elimine a conversa intil, quando est tratando de negcios. Pessoas muito falantes podem roubar seu tempo. Cuidado com o telefone; conforme sua utilizao, ele poder economizar ou desperdiar seu tempo. Somente voc pode control-lo.

6- Aprenda a dizer, NO! Esta uma das palavras mais valiosas e eficazes do mundo dos negcios, e at mesmo na sua vida particular, familiar ou social. No permita que o comprometam com projetos e atividade das quais voc no tenha real interesse. Selecione cuidadosamente suas atividades. Afinal o SEU tempo que est sendo gasto. 7- Aprenda a ouvir atentamente e no perder tempo verificando se realmente compreendeu o que foi dito. Obtenha dados: quem, o que, quando, onde e por qu. Proceda assim cada vez que enfrentar um novo problema e evitar voltar ao assunto para obter mais dados. Ir ao dentista na 3 feira, quando a hora estava marcada para 6 feira, significa que voc no prestou a ateno necessria quando marcou a consulta. Ouvir atentamente evita mal entendidos. Ao por em prtica essas sugestes podero ocorrer idias valiosas que permitiro aumentar sua produtividade. Quando voc tiver conscincia da importncia do tempo, ser muito fcil distribu-lo e organiza-lo habilmente.

COMO POUPAR NO BANCO DO TEMPO


Ainda que seja impossvel depositar em bancos convencionais a preciosa moeda chamada TEMPO, possvel utiliza-la de forma a ser usufruda no futuro, em momento oportuno. Como possvel? fcil! Quando acumulamos conhecimentos, experincia, cultura etc. estamos depositando, no Banco do Tempo, um rico acervo que pode ser sacado a qualquer momento, sem perda de tempo e sem precisar sair sua procura. Eis alguns sistemas que ajudam a economizar a moeda tempo: Um arquivo de Idias. Cada vez que me ocorre uma idia, escrevo-a imediatamente, e depois arquivo no meu fichrio de idias. Ao anotar as idias que me ocorrem, e tambm os artigos de maior interesse que eu tenha lido em jornais e revistas, quando chega o momento em que delas necessito, elas se encontram minha disposio. Use um dirio. A idia de manter um dirio de grande utilidade para futuras consultas. A anlise de desafios j vencidos mostram caminhos percorridos com sucesso e que podem ser novamente trilhados para que a meta seja rpida e facilmente alcanada. Se voc dispuser dos modernos recursos eletrnicos hoje disponveis, procure us-los com esse fim. Registre as idias que lhe vierem mente, e as que estiverem anotadas em seu dirio. Tempo de espera. Se todos tivessem o devido respeito sobre a importncia do tempo e o distribussem com lgica, ningum precisaria esperar ningum. Infelizmente isso no acontece. Todos ns, em quanto, somos forados a esperar por algum ou alguma coisa. Precisamos esperar por uma pessoa, um taxi, um nibus, uma ligao telefnica ou, simplesmente, esperara pela inspirao que nos ajudar a ultrapassar um obstculo. No podemos evitar essa perda de tempo, mas podemos sim, convert-la em ganhos. Aprenda, em quanto espera. Para conseguir isso, leve consigo algum estudo ou trabalho que lhe permita usar o tempo, onde quer que voc v ou esteja. Faa do seu tempo de

espera, um tempo de leitura, um tempo til, em que voc alargar sua rea de conhecimento e suas perspectivas.

O TEMPO ENERGIA
Para organizar eficientemente o tempo devemos relacionar TEMPO, com energia. Vamos dividir a energia em quatro classes: A primeira a ENRGIA FSICA

Da mesma forma que um esportista usa sua energia fsica, ns tambm a usamos, com grande diferena que, ao faz-lo, no utilizamos os mtodos de treinamento e os conhecimentos cientficos utilizados nos esportes. Dependente de ns que essa energia fsica seja usada racionalmente, ou gasta sem critrio. O exerccio importante para o executivo moderno, para mante-lo em boas condies fsicas; os exageros, porm, so prejudiciais. A Segunda a ENERGIA MENTAL. O uso da tecnologia nos d a possibilidade de economizar boa quantidade de energia mental e, como conseqncia natural, de economizar tempo tambm. Passemos a delegar mais e poderemos dispor de mais tempo e energia mental para pensamentos verdadeiramente criativos. A terceira a ENERGIA NERVOSA Devemos usar com cuidado a energia nervosa; ela , por assim dizer, o fludo magntico que ativa todas as nossas funes. Se no planejarmos cuidadosamente a distribuio do nosso tempo, ocorrero tenses nervosas que podem contribuir para um desperdcio desnecessrio dessa energia vital. A Quarta e ultima, a ENERGIA ESPIRITUAL. uma fonte limitada de poder em circunstncias difceis de poder que permite, em circunstancias difceis, obter a energia adicional que nos d margem para realizar, facilmente tarefas que seriam impossveis, difceis ou muito trabalhosas, se no contssemos com a energia espiritual. A energia espiritual se transforma em determinao que nos faz preservarem nossos propsitos at obtermos o final desejado.

Se usarmos nossa energia com propriedade e as coordenarmos com a distribuio organizada do tempo, conseguiremos chegar a excelncia em eficincia. Procuremos evitar que circunstancias externas, ou contratempos, despertem em nos um sentimento de frustrao capaz de nos fazer desperdiar energia e tempo. A preocupao e o medo O mais perigoso esvaziamento de energia que uma pessoa pode sofrer ocasionada pela preocupao e pelo medo fcil dizer: No se preocupe... Entretanto muito mais difcil aplicar esse conceito em nos mesmos. Um dos problemas causados pela preocupao a estranha capacidade que ela tem de agigantar-se ante nossos olhos, tal como uma viso ampliada por lentes de aumento, adquirindo propores que no tem relao direta com a verdadeira causa. A mesma forma que uma que uma criana assustada v, nas sombras das rvores, os ameaadores de um gigante, voc poder permitir que, na obscuridade da preocupao, o atormentem pensamentos sem fundamento. Durante pesquisa pblica foi entrevistado um grupo de pessoas sobre o tema preocupao. A cada membro do grupo foi pedido que anotasse suas preocupaes individuais e descrevesse como as sentiam. Durante um perodo de dois meses descobriu-se que mais de 90% das preocupaes de cada um, nada mais eram que...apenas preocupaes, pois jamais o objeto dessas preocupaes tornar realidade. Menos de 10% das nossas preocupaes se transformam em fatos reais ou em problemas tangveis.

Dois tipos de preocupaes. Na realidade s existem dois tipos de preocupaes. O primeiro consiste em preocupar-se com algo que inevitvel, algo que voc no pode mudar. Se nada pode mudar o resultado final, voc esta gastando energia inutilmente. O segundo consiste em preocupar-se com coisas que voc pode mudar. Por conseguinte, em lugar de preocupar-se, melhor ser mudar o objeto de sua preocupao. A preocupao nada mais que a forma de expressar os nossos temores. Se voc tem medo de fazer algo, faa o que teme, e vencer o medo. A melhor forma de combater a preocupao atravs da ao inteligente. Faa alguma coisa para mudar aquilo que pode ser mudado, e seu medo no ter razo de existir.

DOMNIO DO TEMPO
Evite gastar seu tempo invejando outras pessoas que tenham mais sucesso que voc. Ao invs disso, verifique por que elas obtiveram sucesso. Reconhecemos o sucesso geralmente por seus efeitos externos: a riqueza, o respeito dos outros, o poder de ao, etc. Se voc se aprofundar na busca de causas, ver que os fatores fundamentais, comuns a todas as pessoas de sucesso, so: Ter domnio sobre seu tempo e distribui-lo adequadamente. Para o crebro, o amanh jamais chega. Nunca faremos algo, a no ser que nos determinemos a fazer AGORA. O andar do tempo, por si s, no pode transformar o fracasso em xito. O tempo por si s, nada resolve. No considere o xito como uma possibilidade vaga existente no futuro. O sucesso existe aqui e agora, e a maneira mais rpida de alcana-lo , organizando e distribuindo racionalmente seu tempo. Analise o uso de sue tempo, no manual que acompanha essa gravao. Voc encontrar uma pgina destinada a esse fim. Se a usar diariamente durante uma semana poder, depois, Ter uma idia de como melhor distribui-lo. Note que a pgina dedicada a essa anlise tem espaos destinados a cada hora do dia, desde as 6 horas da manh, at s 11 da noite. Existem tambm divises especiais para analisar de que modo voc gasta seu tempo, qual a quantidade que desperdiada, e por qu... O objetivo desta folha de anlise ajuda-lo a determinar, exatamente, qual a quantidade de tempo produtivo que voc usa diariamente. Para que essa anlise seja efetiva voc pode anotar, ao fim de cada hora do dia, as atividades que desempenhou. Responda honestamente as perguntas. Se cada minuto no foi gasto construtivamente, anote o nmero de minutos desperdiados e o porque. Ao fim do dia some os minutos desperdiados. Voc poder encontrar uma grande semelhana na forma como perdeu a maior parte do tempo durante o dia. Se isso acontecer, no se desanime; ao contrrio, use esse conhecimento para fortalecer sua deciso de aproveitar todos os minutos e eliminar os fatores que esto provocando o desperdcio de seu tempo.

O TEMPO COMO INVESTIMENTO.


O tempo no deve ser gasto. O tempo deve ser empregado e investido. porque conhecemos nossas prprias falhas e limitaes que existe uma tendncia natural para darmos pouco valor ao nosso tempo. Na realidade, todos poderemos viver uma vida de sucesso e recompensas se fizermos uso adequado de nosso tempo.

Isso se aplica tanto ao jovem vendedor quanto ao presidente de uma grande organizao, mulher ligada aos afazeres do lar, ou jovem dinmica que se lana no mercado de trabalho. Todos desenvolvem melhor e alcanam o mximo de seu potencial quando organizam corretamente seu tempo O tempo uma fora dinmica incalculvel que s pode dominar, mas...lembre-se: VOC PODER DOMIN-LO SE, ANTES, FOR CAPAZ DE DOMINAR A SI MESMO. O tempo o melhor aliado que voc pode conseguir, se souber organiza-lo e distribui-lo para que, de escravo do tempo, voc passe a ser se amo e senhor. ******************************* Tenha tempo para pensar. o manancial do poder. Tenha tempo para divertir-se. o segredo da eterna juventude. Tenha tempo para ler. a base da sabedoria. Tenha tempo para rezar. o maior poder do mundo. Tenha tempo para amar e ser amado. o manto azul da felicidade. Tenha tempo para rir. a musica da alma. Tenha tempo para perdoar. a vitria sobre a vaidade. Tenha tempo para se dar. O dia to curto para ser egosta. Tenha tempo para o trabalho. Ele o preo do SUCESSO.

S-ar putea să vă placă și