Sunteți pe pagina 1din 3

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

CURSO: Direito Disciplina: Estgio e Prtica Jurdica II Perodo Srie: Perodo: Letivo: 6 Noturno 2 sem/2013 Srie C.H. Estgio/TCC: 90 Semestre de Ingresso: 1 Ano de Ingresso: 2011

C.H. Total: 90

Ementa
Estgio em prtica jurdica trabalhista. Aplicao prtica de contedos relativos ao direito do trabalho.

Objetivos
Promover a aplicao prtica dos contedos ministrados durante do curso. Desenvolver habilidade de raciocnio lgico para soluo de casos. Estimular a capacidade de tomada de deciso diante de situaes prticas, o trabalho em grupo e a pesquisa voltada a aplicao prtica dos conhecimentos. Aprimorar a escrita jurdica, a lgica jurdica e a tcnica de elaborao de peties. Ao final da disciplina espera-se que o aluno esteja apto a aplicar a melhor argumentao jurdica para cada caso prtico, valendo-se dos instrumentos prticos estudados at o momento.

Contedo Programtico
Prtica Jurdica Trabalhista: Petio Inicial e suas peculiaridades no processo do trabalho. Inqurito para apurao de falta grave. A resposta da reclamada: defesa de mrito e defesa indireta. Impugnao ao valor da causa. Rplica. Produo de Provas: indicao de perito e formulao de quesitos. Embargos Declaratrios. Recurso Ordinrio e Contrarrazes. Recursos nos tribunais superiores. Embargos de terceiros. Mandado de Segurana em matria trabalhista. Ao rescisria.

Procedimentos Metodolgicos Indicados


Atividades desenvolvidas pelos alunos, sob adequada orientao. Inexistncia de aula terica. Resoluo de casos prticos com a confeco da pea pertinente. Estudo e discusso de casos prticos em grupo. Estudos individuais de casos prticos. Alm das peas processuais abaixo que devem ser desenvolvidas pelos alunos, aps a orientao, o estgio exige ainda o cumprimento de visitas orientadas. Anlise de autos findos disponveis no NPJ com entrega de relatrios.

Sistema de Avaliao
1 Avaliao - PESO 4,0 Atividades Avaliativas a Critrio do Professor Prticas: 10 Tericas: 0 Total: 10 2 Avaliao - PESO 6,0 Prova Escrita Oficial Prticas: 10 Tericas: 0 Total: 10

Bibliografia Bsica Padro

CHOHFI, Thiago (org.). Prtica Forense Trabalhista - Nova edio. 5 ed. So Paulo: Forense, 2013. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Mtodo. MARTINS, Srgio Pinto. Direito Processual do trabalho. So Paulo: Atlas. ALMEIDA, Amador Paes. Curso prtico de processo do trabalho. So Paulo: Saraiva.

Bibliografia Complementar
CARRION, Valentin. Consolidao das leis do trabalho universitria e a constituio federal . So Paulo: Saraiva. CHOHFI, Thiago. Comentrios consolidao das leis do trabalho universitria e a constituio

federal. So Paulo: Saraiva.


LIMA, Francisco Metor Marques de. Elementos de direito do trabalho e processo trabalhista . So Paulo: LTR. ALMEIDA, Amador Paes de. CLT Comentada. So Paulo: Saraiva. NASCIMENTO, Amauri Mascaro Nascimento. Curso de direito do trabalho. So Paulo: Saraiva.

Cronograma de Aulas Semana n.


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Tema
Apresentao do orientador de cada grupo, da metodologia de estgio, do plano de ensino e do livro texto. Petio Inicial no processo do trabalho. Petio Inicial no processo do trabalho pelo rito sumarssimo. Petio Inicial no processo do trabalho com tutela de urgncia. Inqurito para apurao de falta grave. Resposta da Reclamada: Contestao. Contestao com preliminares e com prejudicial de mrito. Excees. Reconvenes. Impugnao ao valor da causa. Impugnao ao valor da causa. Rplica. Petio de indicao de assistente tcnico e formulao de quesitos. Embargos de declarao. Recurso Ordinrio. Contrarrazes ao recurso ordinrio. Agravo de Instrumento. Embargos de declarao. Recurso de revista. ENTREGA DAS ATIVIDADES REALIZADAS Embargos no TST. Recurso de Agravo. Recursos regimentais. Recurso extraordinrio. Correio Parcial. Recurso adesivo. Embargos do devedor. Embargos de terceiro. Exceo de Pr-executividade. Agravo de petio Ao rescisria. Mandado de Segurana no processo do Trabalho.

18 19 20

PROVA OFICIAL Orientao de reviso PROVA SUBSTITUTIVA Diretor Executivo __/__/____ _____________________ Assinatura

Coordenador do Curso _____________________ Assinatura

S-ar putea să vă placă și