Sunteți pe pagina 1din 5

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho

O que voc no pode esquecer para a OAB


Prof. Bruno Klippel Advogado, Mestre em Direito pela FDV/ES, Doutorando em Direito do Trabalho pela PUC/SP, autor de diversas obras e artigos jurdicos, destacando-se Direito Sumular TST Esquematizado, pela Ed. Saraiva, 2 Ed, 2012.

PARTE 2 COMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO

COMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO:

RELAO DE TRABALHO X RELAO DE EMPREGO:

Com a EC n 45/04, ampliou-se a competncia material da Justia do Trabalho, haja vista o legislador ter includo a expresso relao de

trabalho no inciso I do art. 114 da CRFB/88.


Diferencia-se relao de trabalho de relao de emprego pela ausncia dos requisitos do art. 3 da CLT na primeira hiptese, razo pela qual mais ampla, j que abarca o autnomo, eventual, etc. Os Servidores Estatutrios (Unio, Estados e Municpios), esto excludos da competncia material da Justia do Trabalho, no pela CRFB/88, mas em decorrncia de deciso do STF na ADI n 3395. Os honorrios de profisso liberal, incluindo os advocatcios

(contratuais) no so de competncia da Justia do Trabalho , conforme Smula n 363 do STJ.

ACIDENTES DE TRABALHO:

Como conseqncia de um acidente de trabalho, duas aes podem ser ajuizadas: Empregado x Empregador: nessa demanda, que visa ao ressarcimento de danos (moral e patrimonial), a competncia da Justia do Trabalho, j que o fato est diretamente relacionado ao vnculo de emprego existente entre as partes.

Pgina 1 de 5

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho


O que voc no pode esquecer para a OAB
Empregado x INSS: diversas so as aes ajuizadas pelo empregado em face do INSS para que o rgo previdencirio reconhea a ocorrncia do acidente e/ou invalidez e, por conseqncia, implante o benefcio. Nessa hiptese, a competncia da Justia Comum Estadual, tendo em vista a exceo do art. 109, I da CRFB/88. O que fazer com as demandas que tramitavam na Justia Comum Estadual e que passaram a competncia da Justia do Trabalho? Pelo art. 113, 2 do CPC, diante da incompetncia absoluta, remetem-se os autos ao juzo competente, no momento em que estiverem. Contudo, criou-se uma exceo essa regra: A Smula Vinculante n 22 do STF, assim regrou a situao: o As aes com sentena proferida na data da entrada em vigor da EC, continuariam tramitando na Justia Comum. o As aes sem sentena naquela mesma data, seriam encaminhadas Justia do Trabalho.

COMPETNCIA CRIMINAL:

A Justia do Trabalho no possui competncia criminal, em nenhuma situao, sem qualquer exceo, nos termos da deciso proferida pelo STF na ADI 3684.

COMPETNCIA PARA AS DEMANDAS ENVOLVENDO GREVE:

Aes envolvendo o exerccio do direito de greve: qualquer que seja a demanda, individual ou coletiva, se a causa de pedir for o exerccio do di reito de greve, bem como as suas conseqncias, a competncia ser da Justia do Trabalho. As aes cautelares, nominadas ou inominadas, bem como as aes de indenizao por danos ocorridos durante o movimento grevista e em decorrncia do mesmo, assim como os dissdios coletivos de greve, sero

Pgina 2 de 5

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho


O que voc no pode esquecer para a OAB
ajuizadas perante a Justia do Trabalho. Destaque para a Smula Vinculante n 23 do STF, que trata da matria, em especial, das aes possessrias.

MANDADO DE SEGURANA:

Com a EC n 45/04, passou-se a competncia das Varas do Trabalho os mandado de segurana que eram da competncia da Justia Comum Federal, impetrados, por exemplo, em decorrncia de autuaes administrativas do Ministrio do Trabalho e Emprego (Fiscal do Trabalho).

A competncia para mandado de segurana hoje pode ser reduzida a: Vara do Trabalho: quando o ato for externo ao Poder Judicirio, ou seja, quando a autoridade coatora no for Juiz do Trabalho, sendo muito comum na hiptese de fiscalizao do trabalho e atos de Procuradores do Trabalho na conduo de inquritos civis. Tribunal Regional do Trabalho: competente para o mandado de segurana impetrado contra ato de Juiz do Trabalho ou membro do prprio TRT. Tribunal Superior do Trabalho: competente para o mandado de segurana contra ato de membros do prprio TST.

CONFLITOS DE COMPETNCIA:

A competncia para processar e julgar o conflito de competncia varia em virtude dos rgos em conflito, devendo-se respeitar as seguintes regras: TRT: 1. Quando o conflito existir entre duas Varas do Trabalho vinculadas ao mesmo TRT, p.ex. Vara do Trabalho de Vitria/ES e Vara do Trabalho de So Mateus/ES, ambas vinculadas ao mesmo TRT, qual seja, 17 Regio. 2. Quando o conflito se verificar entre Vara do Trabalho e Juzo de Direito investido na jurisdio trabalhista, que o que ocorre quando determinada localidade no est abrangida pela competncia da Justia do Trabalho e o art. 112 da CRFB/88

Pgina 3 de 5

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho


O que voc no pode esquecer para a OAB
afirma que o Juiz de Direito processar e julgar a lide, agindo, naquele processo, como se fosse Vara do Trabalho. TST: 1. Quando o conflito se instalar entre Tribunais Regionais do Trabalho. 2: Quando o conflito se der entre Tribunal Regional do Trabalho e Vara do Trabalho no vinculada quele, como por exemplo, TRT 17 Regio (Esprito Santo) e Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. 3. Conflito entre Vara do Trabalho vinculadas diferentes Tribunais Regionais do Trabalho, como ocorre no conflito entre Vara do Trabalho de Vitria (TRT 17 Regio) e Vara do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT 1 Regio). STJ: 1. Entre TRT e Juzo de Direito no investido de Jurisdio Trabalhista. 2. Entre Vara do Trabalho e Juzo de Direito no investido de Jurisdio Trabalhista. STF: Quando o TST estiver em conflito com qualquer outro rgo.

Destaque para a Smula n 420 do TST, que afirma inexistir conflito entre TRT e Vara do Trabalho vinculada a ele, tendo em vista a subordinao administrativa presente na hiptese.

LIDES DECORRENTES DE NORMAS SOBRE SADE, SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO: Nos termos da Smula n 736 da STF, a competncia para tais litgios da Justia do Trabalho.

EXECUO DAS CONSTRIBUIES PREVIDENCIRIAS: Prevista no art. 114, VIII da CRFB/88, prescreve que as contribuies devidas previdncia social que sejam decorrentes das sentenas proferidas pela

Pgina 4 de 5

LEMBRETES de Direito Processual do Trabalho


O que voc no pode esquecer para a OAB
Justia do Trabalho, sero por essa mesma executadas, inclusive, de ofcio, ou seja, sem requerimento. O nico do art. 876 da CLT afirma a competncia da Justia do Trabalho inclusive para a execuo de contribuies incidentes sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. Contudo, no esse o entendimento do TST, tendo em vista que a Smula n 368 daquele tribunal afirma que apenas as verbas devidas em decorrncia de sentena condenatrias sero objeto de execuo na Justia Especializada. Por fim, caso haja acordo aps o trnsito em julgado, as contribuies previdencirias sero calculadas com base no valor do acordo, nos termos da OJ n 376 da SDI-1 do TST.

BONS ESTUDOS! Bruno Klippel Vitria/ES (brunoklippel@hotmail.com)

DIREITO SUMULAR TST ESQUEMATIZADO 2 ED, 2012, ED. SARAIVA.

WWW.LIVRARIASARAIVA.COM.BR

Pgina 5 de 5

S-ar putea să vă placă și