Sunteți pe pagina 1din 29

PROCESSO SELETIVO 2005/2

CONHECIMENTOS GERAIS I
PROVAS LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA, LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (ESPANHOL), BIOLOGIA E MATEMTICA. S abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instrues abaixo.

1 . Este caderno de provas composto de 40 questes. Confira-o todo e solicite sua substituio, caso
apresente falha de impresso ou esteja incompleto.

2 . Leia cuidadosamente cada questo da prova, antes de respond-la. 3 . Preencha, no carto-resposta, com caneta esferogrfica preta, o alvolo correspondente alternativa
escolhida para cada questo.

4 . Sua resposta no ser considerada se:


houver marcao de duas ou mais alternativas; o alvolo correspondente sua resposta no estiver completamente preenchido; forem ultrapassados os limites do alvolo a ser preenchido. com outros(as) candidatos(as).

5 . Durante as provas, o(a) candidato(a) no dever levantar-se sem autorizao prvia ou comunicar-se 6 . A folha de rascunho da redao encontra-se no final deste caderno.
OBSERVAES: Os fiscais no esto autorizados a fornecer informaes acerca desta prova. Se desejar, poder utilizar a folha intermediria de respostas, no final deste caderno, para registrar as alternativas escolhidas.

Identificao do candidato

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

2
LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
QUESTO 1 Leia a charge a seguir:

GLAUCO. Folha de S. Paulo, So Paulo, 15 abr. 1998.

Assinale a alternativa INCORRETA. propsito da charge a) sugerir que as votaes s sero garantidas se houver um caf expresso para que os votantes se mantenham alertas durante a votao. b) criticar o comportamento do poltico que toma medidas para que projetos de lei de seu interesse sejam votados por seus pares. c) criticar as atitudes de certos polticos que, pelo seu voto em determinados pleitos, sempre pedem algo em troca. d) ironizar a prtica de compra e venda de votos nas eleies brasileiras. e) explorar os implcitos da palavra medidas com a finalidade de ironizar o sistema de votao no Legislativo.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

3
Leia o trecho de entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo. As questes de 2 a 4 referem-se a ele.

Clonagem
Woo-Suk Hwang, cientista que clonou embries para estudo, alega que tcnica no serve para fins reprodutivos. Folha O governo da Coria do Sul tem apoiado muito as pesquisas do seu grupo. As leis coreanas no so flexveis demais para a conduo de pesquisas? Hwang Boa pergunta. Na verdade, na Coria, temos agora a chamada Lei de Biotica e Biossegurana, que comeou a vigorar em janeiro de 2005. Ns tivemos de continuar nossa pesquisa sob as regulamentaes e instrues estabelecidas pela lei. S ento o governo passou a apoiar totalmente a nossa pesquisa. Folha Que tipo de restrio essa nova lei imps ao seu grupo? Hwang A clonagem reprodutiva proibida. Alis, eu sou fortemente contra a clonagem reprodutiva humana. Eu acho que ela anti-tica, arriscada e impossvel. J a clonagem teraputica permitida, sob regras estritas. S pudemos fazer nossos experimentos em condies bem especficas, como ar e temperatura [controlados] e monitoramento de sistemas de congelamento.
NOGUEIRA, S. Copiar humano impossvel, diz coreano. Folha de S. Paulo, So Paulo, 8 jun. 2005, p. A21. Folha Cincia.

QUESTO 2 A pergunta do jornal traz implcita uma certa crtica flexibilidade das leis coreanas que regulam a conduo da pesquisa sobre a clonagem de embries humanos. Em sua resposta, o cientista Woo-Suk Hwang demonstra a) concordar com a Folha quando afirma que a pergunta boa. b) discordar da Folha quando esclarece que as leis coreanas probem a aplicao da clonagem teraputica. c) concordar com a Folha quando informa que a Lei de Biotica e Biossegurana s comeou a vigorar em janeiro. d) discordar da Folha quando esclarece que o governo s apoiou totalmente a pesquisa depois da implantao da Lei de Biotica e Biossegurana. e) discordar da Folha quando reconhece que a clonagem teraputica s permitida sob regras mais flexveis.

QUESTO 3
Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

De acordo com a leitura do texto, julgue as proposies a seguir: I. O pronome ns, utilizado pelo cientista sul-coreano, em sua primeira resposta Folha de S. Paulo, indica que ele est se referindo tanto a si mesmo como tambm sua equipe de pesquisa. II. O pronome nossos, na segunda resposta do cientista, indica que os experimentos so posse tanto do pesquisador quanto do grupo com o qual ele trabalha. III. O pronome eu, tambm na segunda resposta do cientista, expressa a opinio pessoal do cientista em relao clonagem reprodutiva. Da anlise das proposies, conclui-se que a) apenas I e II so verdadeiras. b) apenas I e III so verdadeiras. c) apenas II e III so verdadeiras. d) apenas III verdadeira. e) todas so verdadeiras.

QUESTO 4

Na frase: Woo-Suk Hwang, cientista que clonou embries para estudo, alega que tcnica no serve para fins reprodutivos, os termos destacados apresentam, na mesma ordem, as mesmas funes morfossintticas em a) Os embries que so derivados de humanos tm limitaes que impedem a sua evoluo. b) Toda vez que, com insistncia, tentou-se um embrio que seja vivel, ningum conseguiu. c) Quanto tempo o senhor acha que levar at que haja teste clnico com humanos? d) Eu espero que o Brasil, que tem uma situao similar da Coria, tambm possa evoluir. e) As pessoas que trabalham com pesquisa sobre clonagem esperam que todos respeitem a tica. Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

5
Leia os textos 1 e 2 a seguir. As questes 5 e 6 referem-se a eles. Texto 1 Nossa cultura valoriza a conscincia crtica dos indivduos. As decises coletivas nos parecem fadadas ao erro por serem paixes da massa manipulada ou mdias estatsticas, consensos numricos sem argumentao e sem complexidade.
CALLIGARIS, C. Elogio das eleies. Folha de S. Paulo, So Paulo, 30 set. 2004, p. E8.

Texto 2 Qualquer estagirio de publicidade sabe que no se deve conjugar os verbos no plural. O certo dizer: compre, veja, experimente; nunca comprem, vejam, experimentem. Cada consumidor quer ser tratado como indivduo, e no como rebanho. Teoricamente, os anncios apelam para a liberdade de quem os l: apresentam-se como um esforo de persuaso pessoal, e no de mobilizao coletiva.
COELHO, M. Por que era to moderno usar chapu. Folha de S. Paulo, So Paulo, 8 jun. 2005, p. E10.

QUESTO 5 A comparao dos dois textos mostra que a) a opinio dos dois autores fortalece a idia de que a sociedade brasileira condena as decises individuais. b) apenas o autor do Texto 1 entende que as decises coletivas esto condenadas ao descrdito. c) o autor do Texto 2 acredita que a publicidade tem como objetivo a coletividade dos sonhos de consumo. d) os dois autores abordam a questo individual da escolha em detrimento das decises coletivas. e) ambos os autores valorizam a idia de que a liberdade est condicionada s paixes de massas.

Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

6
QUESTO 6 Considerando a idia de que a linguagem tem funes que dependem das intenes do autor em relao ao leitor e, ainda, a leitura atenta dos textos 1 e 2, analise as seguintes proposies: I. O propsito predominante do Texto 1 discutir conceitos culturais de forma direta e objetiva, o que caracteriza a funo referencial da linguagem. II. Predomina, no Texto 2, a funo apelativa da linguagem, fato percebido no uso das palavras consumidor, anncios e persuaso, termos tpicos do gnero publicitrio. III. O Texto 2 utiliza a metalinguagem ao explicar que o uso de verbos na segunda pessoa do imperativo singular produz um forte efeito persuasivo no consumidor, pois o individualiza e o faz sentir-se nico. IV. Nos dois textos predomina a funo emotiva porque ambos pretendem expressar sentimentos de insatisfao com a valorizao da conscincia crtica do indivduo pela massa manipulada. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposio I verdadeira. b) Apenas a proposio II verdadeira. c) Apenas a proposio III verdadeira. d) Apenas as proposies II e III so verdadeiras. e) Apenas as proposies III e IV so verdadeiras.

Espao para rascunho

QUESTO 7
Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

7
Leia o poema: enxaqueca s ais e no aaess me ofereces mais juntando aos meus corais de uis somem os meus azuis cidos sbitos sal e slica e cetins sedas a dor insone da minha fome
MAGALHES, C. F. F. de. Perau. Goinia: Vieira, 2003. p.189.

Marque a alternativa CORRETA: a) No poema, a experimentao esttica da linguagem ocorre no uso dos recursos onomatopicos e da repetio sonora da sibilante s, os quais reforam a mensagem literal do texto. b) Na relao causa e conseqncia, a enxaqueca causa, conforme implcito no poema. c) Nota-se, nesse poema, a experimentao esttica da linguagem pela manipulao dos aspectos fonticos, morfolgicos e sintticos. d) O uso de termos cientficos no poema evitou a ambigidade e reforou o sentido da mensagem. e) A palavra sedas foi empregada como verbo, nico emprego possvel nesse contexto potico.

Espao para rascunho

QUESTO 8
Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

Sobre a obra Dois irmos, de Milton Hatoum, analise as proposies a seguir: I. O ponto de vista do narrador baseado nas suas observaes, como tambm nos relatos de Domingas e Halim. II. Quanto s personagens protagonistas, pode-se afirmar que Yakub tem a personalidade menos complexa, pois apresenta comportamento previsvel, ao contrrio de Omar. III. O tempo da narrativa coincide com o tempo da narrao, visto que a histria narrada diretamente da memria de um narrador, que usa como recurso o tempo psicolgico e o discurso indireto livre para conseguir essa coincidncia. IV. O episdio do restaurante Biblos, lugar onde nasce o romance de Zana e Halim, um exemplo de flashback, isto , rompimento da linearidade que se d na histria dos dois irmos. Marque a alternativa CORRETA: a) As proposies I e II so verdadeiras b) As proposies II e III so verdadeiras c) As proposies III e IV so verdadeiras d) As proposies II e IV so verdadeiras e) As proposies I e IV so verdadeiras

Espao para rascunho

QUESTO 9

9
Leia o poema: III Isso de mim que anseia despedida (Para perpetuar o que est sendo) No tem nome de amor. Nem celeste Ou terreno. Isso de mim marulhoso E tenro. Danarino tambm. Isso de mim novo: Como quem come o que nada contm. A impossvel oquido de um ovo. Como se um tigre Reversivo, Veemente de seu avesso Cantasse mansamente. No tem nome de amor. Nem se parece a mim. Como pode ser isso? Ser tenro, marulhoso Danarino e novo, ter nome de ningum E preferir ausncia e desconforto Para guardar no eterno o corao do outro.
HILST, H. Cantares. So Paulo: Globo, 2004. p. 19.

Analise as proposies abaixo: I. ntida a autoflagelao potica, atravs de um discurso de renncia vivncia de um sentimento, para ret-lo na esfera dos sentimentos eternos. II. As metforas do tigre e do danarino traduzem o sentimento impetuoso e sensual que sobrepe idia da transcendncia do amor. III. No poema, o discurso potico transforma o monlogo lrico em discurso dramtico, realando o conflito da poetisa consigo mesma. IV. A palavra Isso, presente nesse poema e em outros da obra Cantares do sem nome e de partida, ganha sentido pejorativo e expressa o desprezo do eu lrico pelo sentimento que o atormenta. Marque a alternativa CORRETA: a) As proposies I e IV so verdadeiras. b) As proposies I e III so verdadeiras. c) As proposies II e III so verdadeiras. d) As proposies III e IV so verdadeiras. e) As proposies II e IV so verdadeiras. QUESTO 10 Leia os fragmentos a seguir:
Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

10
Fragmento A A cidade dormia com os olhos abertos. Olhos de fogo. A cidade comia as pessoas e era comida por elas. Algumas mijavam nela com desprezo. Hei, Felipa, ns no somos ningum nesta cidade? Somos, sim. Somos os que procuram coisas no meio da noite, feito os gatos, os ratos, as corujas. Coisas que no inventamos.
JORGE, M. Po cozido debaixo de brasa. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2004. p. 73.

Fragmento B A professora Leona o procurava, passos de fera a rodear sua presa. (Aranha que, tecendo sua teia, tecia uma nova casa para atrair a caa. A aranha com suas vsceras, sua saliva, construa um paraso, cheio de graas, de mas, de serpentes, de armadilhas. E ela tem a delicadeza de se mostrar para o macho escolhido, apresentando bem a sua causa, na presena de muitos estranhos).
JORGE, M. Po cozido debaixo de brasa. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2004. p. 80-81.

Analise as seguintes proposies: I. Os fragmentos acima dizem respeito histria, respectivamente, de Felipa e Joo Bertolino, Leona e Ado, personagens que constituem o enredo de Po cozido debaixo de brasa e tm em comum o destino trgico. II. No segundo fragmento, pode-se perceber o uso recorrente da intertextualidade. III. Nos dois fragmentos, nota-se trao do expressionismo, presente na desumanizao e das personagens. IV. A metfora e a metonmia constituem figuras de linguagem predominantes nos dois fragmentos. V. Nos dois fragmentos, as caractersticas animalescas atribudas s personagens funcionam como crtica social. Marque a alternativa CORRETA: a) As proposies I e II so verdadeiras. b) As proposies II e III so verdadeiras. c) As proposies III e V so verdadeiras. d) As proposies II e IV so verdadeiras. e) As proposies I e V so verdadeiras.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

11
LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL

Leia os textos abaixo: Questo 11

LA NACIN.

Buenos Aires, 8 jan. 2005, p.4. Espectculos.

En la primera vieta, la respuesta que le da Gonza a la chica expresa que a) l cree que no est todava listo. b) l siente que es pronto para separarse. c) l va a tener que parar de escribirle. d) ella debe prepararse para salir con l. e) ella no sabe lo que quiere.

Questo 12 En la segunda vieta, la mujer expone en su contestacin al hombre que a) a ella no le gustan los hombres apresurados. b) busca a un hombre que confe en ella. c) l tiene que ser l mismo. d) el talante de l no es lo que ella quiere. e) ella teme que l la ofender.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

12
Questo 13 En ambas vietas lo que genera el conflicto que motiva el dialogo es a) la insatisfaccin ante las relaciones virtuales. b) el afn por el aprovechamiento del tiempo en la tercera edad. c) la amistad mal entendida entre compaeros de trabajo. d) el ansia de promocin social a travs del matrimonio. e) el deseo de profundizar la relacin con alguien del otro sexo.

Questo 14 Con respecto al uso del lenguaje en los textos, NO es posible afirmar que a) la forma verbal par se corresponde a la segunda persona vos. b) la pregunta que empieza con Quiere perder tiene un carcter formal. c) el vocablo si indica suposicin y el trmino s denota reflexividad. d) la palabra s es una forma del verbo ser y el vocablo se es una conjuncin. e) el trmino pero implica oposicin y la forma ms indica cantidad.

Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

Questo 15 Leia o texto abaixo:

13

EL PAS. Madri, 20 jan. 2005. p. 27.

La expresin hacer una foto NO puede ser sustituida, sin alteracin del significado de la pregunta, por a) sacar una foto. b) tirar una foto. c) fotografiar. d) retratar. e) pegar una foto. Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

14

Propiedades de un sabor que perdura CRUZ DE MALTA, 130 AOS CON LA YERBA MATE La empresa de mayor trayectoria en el mercado argentino que produce yerba mate pone en evidencia las cualidades de este producto. Cumplir 130 aos elaborando yerba aporta a Cruz de Malta la experiencia y el conocimiento necesarios para ofrecer la mejor calidad. Cualidades de la yerba La yerba mate cuenta con sales minerales, vitamina B1, B2, C, Hierro, Fsforo y Calcio que favorecen la circulacin sangunea, estimulan el sistema nervioso, mejoran el rendimiento intelectual, energizan y tonifican naturalmente las diferentes funciones fisiolgicas. Los catorce meses de maduracin natural caractersticos de Cruz de Malta, y el contenido reducido de polvo de la versin clsica de la yerba tradicional con palo dan como resultado menos acidez y molestias gstricas, ms all de un sabor muy duradero. Calidad y sabores Para satisfacer sus exigencias, la yerba requiere elevadas temperaturas y mucha humedad, ya sea en la tierra como en el ambiente. De los almcigos se la traslada a un vivero donde se mantiene durante nueve meses en condiciones ideales de riego y sombra. Sigue la cosecha, el quebrado de las ramas, la deshidratacin y el secado, para luego almacenarla en depsitos donde se la deja madurar durante catorce meses, periodo en el que desarrolla el mximo de su aroma y sabor. Entre las lneas de producto se cuenta la tradicional yerba con palo, de sabor equilibrado y duradero; la yerba sin palo, que tiene como caracterstica un sabor intenso; y la lnea de yerbas saborizadas, que se obtienen mediante un sistema exclusivo de saborizacin natural de los palitos que componen la yerba, sin agregados qumicos. As, el sabor dura ms al liberarse gradualmente cuando ingresa el agua en los palitos a medida que se suceden las cebadas. La cuarta lnea es el mate cocido, cuya diferencia radica en el sabor delicado y tono cristalino de la infusin proveniente de una cuidadosa seleccin de las hojas ms pequeas de yerba mate elaboradas especialmente para esta presentacin.
LA NACIN. Buenos Aires, 8 jan. 2005, p. 4 Salud. [Adaptado].

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

15
Questo 16 Segn el texto, la propiedad que NO tiene la yerba es la de a) funcionar como calmante. b) beneficiar el riego sanguneo. c) favorecer la productividad intelectual. d) dar vigor al organismo. e) entonar las funciones fisiolgicas. Questo 17

De acuerdo con el anuncio, en el proceso de formacin de la yerba, a) una maduracin inferior a catorce meses es insatisfactoria. b) la plantacin en un suelo encharcado es esencial. c) las bajas temperaturas propician el crecimiento adecuado. d) una humedad elevada pone en riesgo el cultivo. e) la sombra sobre las hojas debe ser evitada en los viveros.

Questo 18

Sobre las variedades del producto anunciado, es INCORRECTO afirmar que la yerba a) con palo proporciona un sabor balanceado. b) sin palo tiene un gusto denso. c) saborizada es alterada artificialmente. d) cocida se hace mediante hojas menores. e) de palitos saborizados sabe ms.

Questo 19 En el anuncio, la promocin del consumo del mate se basa en a) la tradicin cultural de Amrica del Sur. b) el bajo coste del producto para la poblacin. c) la facilidad de su produccin y distribucin. d) la conveniencia profilctica para el organismo. e) la falta de fecha de caducidad para el producto.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

16
Questo 20 En relacin al lxico empleado en el texto, es INCORRECTO afirmar que a) la forma verbal aporta, en aporta a Cruz de Malta, significa da. b) el vocablo polvo, en contenido reducido de polvo, alude a los palitos. c) el trmino cocido, en mate cocido, se refiere a un tipo de mate no crudo. d) la palabra cosecha, en sigue la cosecha, tiene en recoleccin su sinnimo. e) la expresin ms all, en ms all de un sabor muy duradero, significa allende. Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

17
BIOLOGIA QUESTO 21 Observe as figuras dos animais e assinale a alternativa CORRETA: Sapo Cobra Aranha Escorpio

a) Todos os animais representados acima tm em comum o fato de serem animais peonhentos que injetam veneno em suas presas. b) Esses animais pertencem respectivamente a quatro classes: Amphibia, Reptilia, Aracnida e Insecta. c) O escorpio utiliza suas pinas com dupla finalidade: imobilizar sua presa e inocular o veneno. d) Em acidentes com picada de cobra, o socorro mais eficaz a imobilizao da vtima, a preparao de torniquete e a extrao do veneno do local da picada, o mais rpido possvel. e) Esses animais apresentam diversos comportamentos reprodutivos, sendo que apenas o sapo tem fecundao externa.

QUESTO 22 Sobre a digesto nos diferentes grupos animais, assinale a alternativa INCORRETA: a) intracelular nas amebas e ocorre no interior dos vacolos digestivos. b) intracelular nas esponjas e ocorre no interior de clulas especiais denominadas coancitos. c) Comea extracelular na cavidade digestiva e termina no interior das clulas nas hidras. d) Na minhoca e em outros invertebrados complexos parcialmente extracelular, iniciando-se na cavidade digestiva. e) Nos vertebrados extracelular e ocorre inteiramente na cavidade do tubo digestivo.

QUESTO 23 Todas as caractersticas abaixo pertencem ao grupo dos pinheiros (gimnospermas), EXCETO: a) As sementes so produzidas em cones ou estrbilos. b) O esporfito, que pode atingir grande porte, a gerao duradoura. c) Os gametfitos so reduzidos e de sexos separados. d) A fecundao no depende de gua. e) Os dois ncleos gamticos so aproveitados durante a fecundao.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

18
QUESTO 24 O esquema a seguir ilustra os diferentes nveis de organizao biolgica:

SILVA JNIOR, Csar; SASSON, Sesar. Biologia. So Paulo: Saraiva, 1998. p.17.

Tendo em vista os diferentes nveis de organizao biolgica, considere as seguintes proposies: I. Nos ecossistemas, encontram-se trs tipos de organismos: produtores, consumidores e decompositores. O lobo guar exemplifica um decompositor, pois um dos principais consumidores de carnia no Cerrado. II. A organela apresentada no esquema a mitocndria, onde ocorre a respirao. Uma importante etapa desse processo a gliclise, fase em que a glicose convertida em cido pirvico. III. Os ossos do lobo guar e de outros animais esto sujeitos a contnuas alteraes bioqumicas e estruturais. Entre os fatores que interferem nessas alteraes esto a nutrio e a ao hormonal. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposio I verdadeira. b) Apenas a proposio II verdadeira. c) Apenas a proposio III verdadeira. d) Apenas as proposies II e III so verdadeiras. e) As proposies I, II e III so verdadeiras.

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

19
QUESTO 25 O termo inflamao pode ser definido como a) o processo de instalao, multiplicao e dano tecidual pela ao de um determinado patgeno. b) a resposta do organismo contra diversos tipos de agentes lesivos, na tentativa de combat-los e regenerar o tecido. c) a produo de anticorpos especficos contra microrganismos invasores no organismo hospedeiro. d) o estabelecimento de clulas tumorais em determinados tecidos, que originam o cncer. e) a reao da memria imunitria a uma exposio antignica subseqente.

QUESTO 26 A reproduo, processo necessrio a todos os seres vivos por levar preservao da espcie, acontece desde a forma mais simples at a mais complexa. Quanto a esse processo, marque a alternativa INCORRETA: a) A reproduo assexuada aumenta a variabilidade gentica numa populao de determinada espcie, porque os descendentes assim originados diferem geneticamente de seus pais. b) Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de diviso celular: mitose e meiose. c) A mitose o mecanismo mais comum de reproduo dos organismos unicelulares eucariontes. d) Uma vantagem evolutiva da reproduo sexuada est no fato de ela poder conferir proteo contra parasitas; alguns descendentes, por exemplo, podem apresentar combinaes genticas que os tornam mais adaptados aos parasitas do que seus pais. e) Durante a meiose e a fecundao podem ocorrer eventos que criam variabilidade gentica nos seres que se reproduzem sexuadamente.

Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

20
QUESTO 27 Chega quase a 300% o aumento no nmero de casos de febre hemorrgica da dengue (FHD) em Goinia, comparando-se os cinco primeiros meses do ano com o do ano passado inteiro. No Estado todo, o crescimento da forma mais grave da dengue no perodo em relao a 2004 foi de 105%. A doena, que j tem dois bitos confirmados laboratorialmente este ano, pode ter causado outras sete mortes. A ltima morte suspeita foi registrada em Anpolis no dia 30 de maio do corrente ano.
CZEPAK, I. Dengue hemorrgico cresce 300% em Goinia. O Popular, 31 maio 2005, p.3. Cidades.

Sobre a dengue e suas manifestaes, julgue as proposies a seguir: I. O paciente com dengue deve manter-se em repouso, ingerir muito lquido e usar medicamentos base de cido acetil saliclico (como aspirina e AAS), para aliviar as dores, a febre e diminuir o risco de hemorragias. II. O vrus da dengue, ao se instalar no corpo do indivduo, provoca a inflamao dos vasos sanguneos, causando um consumo exagerado de plaquetas. A falta destas interfere na hemostasia, e o organismo passa a apresentar uma forte tendncia a ter hemorragias. III. O nico agente etiolgico da dengue o mosquito Aedes aegypti; dessa forma, seu combate a principal medida profiltica para se evitar a doena. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposio I verdadeira. b) Apenas a proposio II verdadeira. c) Apenas a proposio III verdadeira. d) Apenas as proposies II e III so verdadeiras. e) As proposies I, II e III so verdadeiras.

Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

21
QUESTO 28 Muitas pessoas tm medo de morcegos por acreditar, erradamente, que todos esses animais nicos mamferos voadores alimentam-se de sangue. Na verdade, das cerca de 1.100 espcies de morcegos conhecidas em todo o planeta, apenas trs dependem desse tipo de alimento: o morcego-vampiro comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-asas-brancas ecaudata). Os morcegos vampiros s se alimentam de sangue e no conseguem sobreviver mais de trs dias sem ele. O sangue um tipo de alimento que exige caractersticas especficas para seu consumo e, por isso, o morcegovampiro apresenta vrias adaptaes nesse sentido.
BERNARD, E. Sangue, raiva e preconceito. Cincia hoje, v. 36, n. 214, 2005. [Adaptado.]

(Diaemus

youngi)

morcego-vampiro-de-pernas-peludas

(Diphylla

Em relao aos seus hbitos alimentares, INCORRETO afirmar que esses animais apresentem a seguinte adaptao: a) Dentes incisivos maiores que os dos frugvoros; isso permite que o animal retire pequenos pedaos de pele e tecido das presas, para obter seu alimento. b) Presena de fossetas no focinho, que ajudam a detectar pontos mais quentes, e presena de vasos sangneos que estejam mais prximos da superfcie da pele. c) Saliva com protenas que retardam a coagulao sangunea, facilitando sua alimentao. d) Transmisso do vrus da raiva para outros mamferos competidores pelo mesmo alimento. e) Audio bem adaptada para baixas freqncias prximas a do som emitido pela respirao de uma eventual presa. QUESTO 29 Os princpios bsicos envolvidos na fabricao de vinho so simples. Depois de esmagadas as uvas devidamente amadurecidas, obtm-se um suco fresco chamado mosto, que rico em acares, constituindo-se em um excelente meio de cultivo para determinados microrganismos. Sobre esse assunto, julgue as proposies a seguir: I. A fermentao do suco de uva deve ocorrer essencialmente na presena de O2 para inibir o desenvolvimento das leveduras do gnero Saccharomyces. II. O tipo de fermentao, ltica ou alcolica, pode interferir na qualidade final do produto. III. No processo de fabricao do vinho, os fungos fermentam os acares para obter energia, liberando gs carbnico e lcool etlico. Marque a proposio CORRETA: a) Apenas a proposio I verdadeira. b) Apenas a proposio II verdadeira. c) Apenas a proposio III verdadeira. d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. e) Apenas as proposies II e III so verdadeiras.
Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

22
QUESTO 30 Os ecossistemas podem sofrer interferncia em seus mecanismos de equilbrio natural, tal como a poluio, uma modificao indesejvel do ambiente. Em relao poluio e s suas conseqncias, julgue as proposies a seguir: I. A queima de combustveis fsseis em fbricas, usinas e veculos motorizados lana uma srie de produtos txicos no ar. Um desses produtos o monxido de carbono (CO), capaz de combinar-se com a hemoglobina, dificultando a oxigenao dos tecidos. II. Os efeitos da poluio sonora dependem da intensidade do som, do tempo de exposio e da sensibilidade da pessoa e podem variar de zumbidos, perda passageira da audio e at a sua reduo irreversvel. Alm disso, estressante, pois estimula a produo de adrenalina e colesterol, causando problemas cardacos e emocionais. III. O aquecimento global preocupao internacional. A maioria dos pases apoiou a proposta, chamada Protocolo de Kyoto, de reduzir progressivamente at o ano de 2012 a emisso de gs carbnico. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas a proposio I verdadeira. b) Apenas a proposio II verdadeira. c) Apenas a proposio III verdadeira. d) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. e) As proposies I, II e III so verdadeiras.

Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

23
MATEMTICA

QUESTO 31 Em uma cidade,

5 2 da populao torce pelo time A e, entre esses torcedores, so mulheres. Se o nmero de 8 5

torcedores do sexo masculino, do time A, igual a 120.000, a populao dessa cidade constituda por a) 340.000 habitantes. b) 320.000 habitantes. c) 300.000 habitantes. d) 280.000 habitantes. e) 260.000 habitantes.

QUESTO 32 A UEG realiza seu Processo Seletivo em dois dias. As oito disciplinas, Lngua Portuguesa-Literatura Brasileira, Lngua Estrangeira Moderna, Biologia, Matemtica, Histria, Geografia, Qumica e Fsica, so distribudas em duas provas objetivas, com quatro disciplinas por dia. No Processo Seletivo 2005/2, a distribuio a seguinte: primeiro dia: Lngua Portuguesa-Literatura Brasileira, Lngua Estrangeira Moderna, Biologia e Matemtica; segundo dia: Histria, Geografia, Qumica e Fsica. A UEG poderia distribuir as disciplinas para as duas provas objetivas, com quatro por dia, de a) 1.680 modos diferentes. b) c) d) e) 256 modos diferentes. 140 modos diferentes. 128 modos diferentes. 70 modos diferentes. Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

24
QUESTO 33 Sendo x e y, respectivamente, os determinantes das matrizes igual a

c d

4 a 4c
5b 5d

, verdade que

y x

a) b)

1 20 1 20
20

c)

d) 20

e)

3 20

QUESTO 34 Considere Q1 um quadrado de lado 1. Considere tambm Q2 o quadrado com vrtices nos pontos mdios do quadrado Q1, o quadrado Q3 com vrtices nos pontos mdios de Q2, e assim sucessivamente. Seja Sn a soma das reas dos n primeiros quadrados assim obtidos. De acordo com esses dados, CORRETO afirmar que pode-se escolher n de modo que a) Sn >1,9. b) Sn >2. c) Sn =1,6. d) Sn =2. e) Sn =1,8. QUESTO 35 Um fogo custou R$ 600,00 para um comerciante. O comerciante anunciou o preo para venda do fogo de modo que, se sobre esse preo anunciado fosse aplicado 25% de desconto, ao vender o fogo, o comerciante ainda teria um lucro de 25% sobre o preo de custo. O preo anunciado foi de a) R$ 1.020,00 b) R$ 1.000,00 c) R$ 960,00 d) R$ 940,00 e) R$ 900,00

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

25
QUESTO 36 Um grupo de ex-colegas de uma escola resolveu fazer uma festa e cotizar a despesa total. Entretanto, oito dos excolegas que participaram da festa no puderam contribuir com as despesas, e novo rateio foi feito. O curioso que a despesa total era igual ao valor pago a mais por cada um dos que contriburam multiplicado por R$ 240,00. De acordo com esses dados, possvel concluir que participaram da festa a) 96 pessoas. b) 56 pessoas. c) 48 pessoas. d) 40 pessoas. e) 38 pessoas.

QUESTO 37 Um reservatrio de uma distribuidora de gs tem capacidade para 88,4 m do produto. Sabendo-se que o botijo, usado nas cozinhas, vem embalado na forma lquida (transformando-se em gs depois) e que cada botijo tem capacidade para 13 litros, a capacidade total do reservatrio da distribuidora equivale a a) 7.110 botijes de gs. b) 7.010 botijes de gs. c) 6.900 botijes de gs. d) 6.880 botijes de gs. e) 6.800 botijes de gs.
3

QUESTO 38 Deve ser demarcado um terreno na forma de tringulo retngulo com 600 m de rea, cujo maior lado mede 50 m. Quantos metros lineares de muro sero necessrios para cercar esse terreno? a) 190 b) 150 c) 130 d) 120 e) 110
2

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

26
QUESTO 39 Ao ser questionado sobre sua idade, um professor de Matemtica respondeu o seguinte: o nmero que representa a minha idade formado por dois algarismos distintos; ao dividir-se o nmero que representa a minha idade pelo nmero formado pela inverso de seus algarismos, o quociente e o resto so iguais a 2; ao dividir-se o algarismo que ocupa a posio das dezenas pelo algarismo que ocupa a posio das unidades, do nmero que representa minha idade, o quociente 2, e o resto, 1. A soma dos algarismos da idade do professor : a) 11 b) 10 c) d) e) 9 8 7

QUESTO 40 Observe e classifique as afirmaes abaixo como sendo verdadeiras ou falsas: I. Se um plano intercepta dois outros planos paralelos, ento as intersees so retas paralelas.

II. Se dois planos so paralelos, qualquer reta de um deles paralela a qualquer reta do outro. III. Se uma reta paralela a dois planos, ento esses planos so paralelos. IV. Se dois planos so paralelos, uma reta de um deles pode ser reversa a uma reta do outro. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. b) Apenas as afirmaes I e III so verdadeiras. c) Apenas as afirmaes I e IV so verdadeiras. d) Apenas as afirmaes II e IV so verdadeiras. e) Apenas as afirmaes III e IV so verdadeiras. Espao para rascunho

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

27

FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS

Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Alternativas a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e a b c d e

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

28
Dissertao Narrao Carta Argumentativa

Lngua Estrangeira Moderna - Espanhol

S-ar putea să vă placă și