Sunteți pe pagina 1din 63

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Ol, prezado

ado aluno! J estamos na metade do nosso curso; depois desta aula, faltaro apenas duas. Preciso ser bem objetivo e apontar para voc o que a Carlos Chagas poder exigir na prova ao tratar de pontuao e concordncia verbal. Torno a fazer a mesma recomendao: mantenha uma gramtica com voc, para reviso da parte terica no caso de dvida. Lembre-se de que este um curso de exerccios. Apenas para descontrair um pouco, peo que voc empregue uma vrgula no perodo abaixo. Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro sua procura. Se voc mulher, possivelmente colocou a vrgula depois de mulher. Se voc homem, deve ter colocado a vrgula depois de tem. No primeiro caso, o termo a mulher funciona como sujeito do verbo ter; o sujeito do verbo andaria refere-se ao termo o homem, expresso na orao subordinada adverbial condicional e oculto na orao principal. No segundo caso, o sujeito de tem refere-se ao termo o homem; o sujeito de andaria o termo a mulher. Espero que com esse exemplo voc tenha se conscientizado da importncia do emprego adequado dos sinais de pontuao. Ainda que a vrgula seja o sinal com a maior frequncia (e isso justifica a nfase que darei a ela), neste material voc encontrar questes sobre outros sinais de pontuao.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 1. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade. Comentrio De acordo com o contexto, a primeira e a segunda vrgula isolam segmento de natureza adverbial (sem idealismos) intercalado entre o verbo (requer) e o seu objeto direto (uma praxiologia); a terceira vrgula separa orao subordinada adverbial reduzida de gerndio; a ltima vrgula substitui a forma verbal vendo. Essa vrgula conhecida como vicria. Veja outro exemplo: No mar h os peixes; no cu, as estrelas...
A vrgula substitui a forma verbal h

Resposta Item certo.

2.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda.

Comentrio O ponto de interrogao foi usado adequadamente em uma frase interrogativa direta. Cuidado para no confundir frase com orao. Aquela necessariamente no precisa de verbo, ao contrrio desta. Note ainda que eu disse frase interrogativa direta, pois h frases interrogativas indiretas, em que o ponto de interrogao dispensvel: Ele perguntou que horas so. Chamo a sua ateno para o fato de as duas primeiras vrgulas estarem isolando adjunto adverbial (certamente) que surgiu entre o

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 sujeito (esses fbulas) e o verbo (so). Aqui voc deve admitir certa flexibilidade e avaliar criteriosamente as demais alternativas da questo, pois h muitos gramticos e escritores que no a empregam quando o termo curto; todos, porm, so unnimes em empregar a vrgula quando o adjunto adverbial for uma orao. As duas ltimas vrgulas tm a mesma funo, pois isolam termo de natureza adverbial que se intercalou entre o verbo revelou e o complemento uma significao mais profunda. Por fim, a vrgula depois de fbulas (a terceira) foi empregada para separar orao (subordinada adjetiva) de natureza explicativa. Os termos de natureza explicativa na forma de orao ou no vm destacados por vrgula, travesso ou parnteses. Resposta Item certo.

3.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

a)

Quando prefeito de Palmeira dos ndios Graciliano, nem todos o sabem, escreveu a propsito de sua gesto, um relatrio que se tornou memorvel.

b)

Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

Comentrio Alternativa A: existem problemas de pontuao aqui. Deveria haver uma vrgula antes de Graciliano, para separar a orao subordinada adverbial temporal antecipada Quando prefeito de Palmeira dos ndios,.... Alm disso, outra vrgula deveria ser utilizada logo aps o verbo escreveu, para marcar o isolamento de expresso intercalada entre o verbo e o seu objeto: um relatrio....

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Alternativa B: a primeira vrgula marca a antecipao de orao subordinada de carter adverbial; a segunda serve para isolar termo de natureza explicativa; a terceira tem a mesma funo, j que a expresso essa arma habitual dos cticos aposto do substantivo ironia. Resposta B.

4.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz.

Comentrio importante perceber que a intercalao de oraes deve ser evidenciada por duas vrgulas, uma antes e outra depois: Creio, disse ele, que esse um caso perdido. A falta de uma delas traz prejuzo ao perodo. No caso do item sob anlise, a vrgula antes da orao intercalada acabou causando indevida separao entre o sujeito O autor do texto e o predicado no investe.... Resposta Item errado. No se usa vrgula a) entre sujeito e predicado (mesmo quando o sujeito muito longo ou vem Ex.: Os pequenos filhotes de vira-lata destruram meu jardim.
sujeito predicado

depois do predicado):

Obs.: a intercalao de termos entre o sujeito e o verbo deve ser marcada por vrgulas, uma antes e outra depois. Ex.: Os deputados, ontem tarde, decidiram aceitar o projeto do
sujeito predicado

presidente da Repblica. www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 5. (FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: As fbulas populares so simplrias? Ora elas significam muito mais do que aparentam, tal como o provou, esse texto de talo Calvino. Comentrio Quem o sujeito do verbo provou? O termo que o segue: esse texto de talo Calvino. Sendo assim, a vrgula que os separa no foi utilizada adequadamente. Lembre-se de que entre sujeito e predicado no se usa vrgula (mesmo quando o sujeito muito longo ou vem depois do predicado): Os pequenos filhotes de vira-lata destruram meu jardim.
sujeito predicado

Em virtude da acentuada pausa que h entre a expresso Ora (que no deve ser analisada como termo da orao seguinte, mas sim como elemento do discurso) e o termo elas, convm o emprego de uma vrgula entre ambos: Ora, elas significam.... Resposta Item errado.

6.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto.

Comentrio Apesar da extenso do sujeito (A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances), a vrgula no deve separ-lo do predicado, como aconteceu aqui. Resposta Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 7. (FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: a) Simplrias, pois sim... As fbulas, na verdade so prenhes de profunda significao, exigindo muita ateno e senso interpretativo, dos leitores. b) H quem julgue, essas fbulas, simplrias; mas atente-se bem, para seu sentido profundo, e teremos inevitavelmente, grandes surpresas. Comentrio Dois problemas esto presentes na primeira alternativa. Repare que o sujeito As fbulas ficou isolado do predicado pela vrgula. Se a inteno foi isolar o temo na verdade, que se intercalou entre o sujeito e o verbo so, deveria haver uma vrgula depois desse termo: As fbulas, na verdade, so.... O outro equvoco ocorreu no isolamento do termo dos leitores, visto que ele complementa o sentido do verbo exigindo (algo de algum). Entre o verbo e seu complemento (OD ou OI) no pode haver vrgula: Entreguei o presente ao aniversariante.
verbo OD OI

Em B, surgiu um verbo transobjetivo (aquele cujo significado requer algo alm do objeto para ser satisfeito. Esse algo conhecido como predicativo do objeto (lembra?). As duas vrgulas iniciais isolaram erroneamente o objeto do verbo e aquele do seu predicativo. Eis a correo: H quem julgue essas fbulas simplrias.... O ponto e vrgula, que indica uma pausa maior do que a vrgula e menor do que o ponto, foi utilizado para acentuar o contraste entre os segmentos. A terceira vrgula est errada tambm, pois separa o complemento do verbo atentar (quem atenta... atenta para algo). A ltima vrgula causa problema semelhante, pois o termo grandes surpresas funciona como objeto direto da forma verbal teremos. Resposta Itens errados. 6

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 8. (FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Sim, h quem julgue simplrias, as fbulas populares, mas basta atentarmos para elas e veremos o quanto so capazes, de nos revelar. Comentrio Outra vez o objeto direto (as fbulas populares) foi isolado erroneamente do verbo (julgue) pela vrgula. Alm disso, a vrgula tambm causou separao indevida entre o nome capazes e o seu complemento: de nos revelar. No pode existir vrgula entre o nome e seu adjunto ou complemento: A todos os presentes informamos os novos valores
nome

dos produtos que vendemos.


adjunto adnominal

No h necessidade de tanta estupidez.


nome complemento nominal

Resposta Item errado.

9.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A retrica entendida como arte do discurso, pode ser eficaz ou intil, dependendo dos propsitos e do talento, de quem a manipula.

Comentrio A primeira vrgula separa indevidamente o sujeito A retrica do predicado pode ser.... possvel concertar o trecho inserindo uma vrgula imediatamente aps o vocbulo retrica, para isolar adequadamente a orao entendida como arte do discurso (subordinada adjetiva explicativa reduzida de particpio). A ltima vrgula isolou erradamente a orao (note que o segmento se constri em torno do verbo manipular) que restringe o alcance

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 semntico dos substantivos propsitos e talento. Vrgula no empregada pra separar termos ou oraes de natureza restritiva: Os alunos que estudam obtm xito.
Or. Sub. Adj. Restritiva

Resposta Item errado. 10. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: a) Faltariam a esses novos manifestantes, projetos de sociedade, na opinio do antigo lder estudantil milanez, Mario Capanna, at hoje lembrado, por suas posies stalinistas. b) Ex-lder estudantil, conhecido por suas posies polticas inflexveis, Mario Capanna fez vrios pronunciamentos, a maioria desabonadores, sobre as manifestaes desses jovens. Comentrio Alternativa A: no deve ser mais difcil para voc notar que a primeira vrgula separa incorretamente o sujeito projetos de sociedade do verbo correspondente: Faltariam. Ateno especial deve ser dispensada vrgula que separa a expresso antigo lder estudantil milanez do termo Mario Capanna. Esse termo um aposto restritivo, e no um aposto de natureza explicativa (de qual lder se est falando?). Todo termo de natureza restritiva no deve ser separado do termo a que se refere por meio da vrgula. Alm disso, a ltima vrgula isolou erroneamente o termo por suas posies stalinistas, complemento do particpio lembrado (forma nominal do verbo lembrar). Alternativa B: aqui, as vrgulas separam adequadamente termos e oraes de natureza explicativa, ora antecipados, ora intercalados. Resposta B

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 11. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." equipara a mentira pior forma de roubo: os dois-pontos indicam interveno de novo interlocutor no contexto. Comentrio Por meio da pontuao (note as aspas, que indicam discurso direto), o autor do texto introduz o discurso do personagem do Talmude. No se esquea de que o sinal de dois pontos normalmente usado a) antes de uma citao. Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. (Joo 14:6) b) para introduzir a fala de uma personagem, no discurso direto. Sempre que o professor entra em sala ele diz: Essa moleza vai acabar. Resposta Item certo.

12. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Analista Judicirio) Regulamentados por lei o horrio mximo e as condies mnimas de adequao ao universo da criana, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educao suplementar: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes etc. Considerando-se a redao do texto acima, correto afirmar que:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) o sinal de dois-pontos abre uma enumerao de elementos que particularizam o sentido de educao suplementar. seria imprescindvel o emprego de uma vrgula depois do vocbulo atualizaes. Comentrio Alternativa A: os termos aps os dois-pontos constituem uma enumerao e exemplificam o que so cursos profissionalizantes. Dessa forma, o sinal de dois-pontos cumpre outra funo que lhe tpica: introduzir uma enumerao. Veja outro exemplo: A dupla articulao da linguagem caracteriza-se: a) pela combinao e b) pela comutao. Alternativa B: esclarea-se que etc. (et cetera) uma expresso latina que significa e outras coisas. A rigor, o uso dele deveria impedir a vrgula, porque no faz muito sentido us-la se pensarmos na traduo literal da expresso: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes e outras coisas. A ausncia da vrgula tambm uma forma de evitar a poluio visual. Todavia, comum ver esse termo precedido de vrgula: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes, etc.. Assim j escreveram consagrados professores e escritores. Conclui-se de tudo isso que a vrgula antes do etc. em enumeraes , usualmente, facultativa. Resposta A

13. (FCC/2009/TRT 16 Regio/Analista Judicirio) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao, proposta para o segmento final do primeiro pargrafo: ...o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) c) d) e) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula. Comentrio pontuao. Dito isso, observe a letra C. Nela, a primeira vrgula foi mantida, a qual separa a orao subordinada adverbial concessiva reduzida de gerndio. Por estar na ordem direta (primeiro a principal e depois a subordinada), a vrgula no necessria. A conjuno conclusiva portanto veio isolada pelas vrgulas para marcar sua intercalao. Isso possvel sempre que ela surgir fora da sua posio natural: o incio do segmento. Resposta C Esta questo serve para enfatizar que as relaes

sujeitopredicado e verbocomplemento no podem ser quebradas pela

14. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos os travesses isolam segmento explicativo. Comentrio O segmento esclarece o uso dos termos anteriormente enumerados (Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo). Sendo assim, pode vir entre vrgulas, parnteses ou travesses. O enunciador preferiu os ltimos. Travesses tambm servem para isolar expresses ou frases explicativas, intercaladas, de carter elucidativo. Mesmo com o tempo revoltoso chovia, parava, chovia, parava outra vez... a claridade devia ser suficiente pra mulher ter avistado mais alguma coisa. (Mrio Palmrio) Resposta Item certo.

Pouco comentado nos manuais de gramtica o uso de travesses para isolar oraes ou palavras que se quer realar ou enfatizar e substituir a vrgula. O primeiro caso facilmente entendido por meio dos exemplos abaixo: Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste e constante... (Machado de Assis); O obelisco aponta aos mortais as coisas mais altas: o cu, a Lua, o Sol, as estrelas Deus. (Manuel Bandeira). Mas o segundo requer uma explicao melhor, por isso me proponho a coment-lo com mais detealhes. Leia tudo com ateno. A substituio de vrgulas por travesses confere modernidade ao texto, alm de deix-lo mais claro. Veja:

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 1) E aquelas que ainda no tiveram a sua oportunidade a sua hora e sua vez, como diria mestre Rosa ficam num desespero de "aparecer", de "vencer", de "ser algum". (Ser algum, Rachel de Queiroz) 2) Hoje dia de falar das sogras, essas santas senhoras to mal compreendidas neste mundo de Deus. Acredite em tudo o que voc sempre ouviu falar de mal delas, que so perigosas; a melhor poltica, j que no se pode mat-la ainda , a distncia. (Danuza Leo. Sogra X Sogra) 3) Ironia das ironias, o CMN (Conselho Monetrio Nacional) decidiu, alguns dias antes da semana do consumidor comemora-se neste 15 de maro o Dia Internacional do Consumidor , reduzir o rendimento das cadernetas de poupana e, por tabela, do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio). (Maria Ins Dolci. Balas perdidas contra o consumido. In: Folha, 13/32007) 4) Primeiro, partindo do fato de que os xitos da medicina esto eliminando infeces que so das causas mais freqentes de mortes e com isso alongam a vida mdia das pessoas , coloca-se esta questo: a contrapartida da vida mais longa costuma ser a convivncia com doenas crnicas, degenerativas e/ou desabilitantes; O que mesmo a morte? E a vida? (Washington Novaes. In: Estado, 1/2/2008) Voc deve ter observado que, nos exemplos 3 e 4, h vrgula aps o travesso. Por qu? Experimente tirar o que est entre os travesses. Voc perceber que a vrgula obrigatria. Vamos analisar o terceiro exemplo dado. 3) ...o CMN (Conselho Monetrio Nacional) decidiu, alguns dias antes da semana do consumidor, reduzir... as vrgulas isolam adjunto adverbial de tempo intercalado entre o verbo e o seu complemento (Decidiu o qu? Decidiu reduzir...). por isso que elas no podem sair do texto, mesmo

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 com a insero dos travesses. Estes isolam orao intercalada como se fossem parnteses por isso que so necessrios dois. Observe novamente: Ironia das ironias, o CMN (Conselho Monetrio Nacional) decidiu, alguns dias antes da semana do consumidor comemora-se neste 15 de maro o Dia Internacional do Consumidor , reduzir...

Deste ponto em diante, comearemos a analisar questes sobre concordncia que a FCC vem inserindo nas provas que elabora. Voc sabe que existem muitas regras especficas, detalhes, excees envolvendo esse assunto. Aqui abordarei os casos que recentemente apareceram em provas da Carlos Chagas e que, segundo a experincia, podero surgir na prova do Banco do Brasil. A teoria, repito, o mnimo necessrio. Por isso mantenha prximo a voc uma boa gramtica, caso precise dela para uma eventual consulta.

15. (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Jogar dados com o Universo, segundo Einstein, no estariam nos hbitos e procedimentos de Deus. Parece no caber aos jovens operadores das bolsas outra coisa seno fazer apostas em riquezas puramente virtuais. A metafsica dos jovens operadores, diferentemente das antigas religies, no contam com hierarquias e valores tradicionais. O que movem os jovens semideuses das bolsas de valores so as apostas em arriscadas especulaes financeiras. Aos que apostam tudo no mercado financeiro caberiam refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Comentrio Alternativa A: item errado. Se o sujeito for oracional (Jogar dados com o Universo), o verbo da orao principal ficar no singular (estaria). Veja outros exemplos: Falta fazer quatro linhas.
sujeito

Urge que tomemos uma atitude radical.


sujeito

Alternativa B: item certo. Chamo sua ateno para o verbo parecer, que pode relacionar-se de duas maneiras distintas com o infinitivo: Os dias parecem voar. a forma verbal parecem verbo auxiliar de voar; Os dias o sujeito da orao. Os dias parece voarem. aqui houve uma inverso da ordem dos termos: Parece voarem os dias. Neste caso, o verbo parece o verbo da orao principal, cujo sujeito a orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo voarem os dias. Se desenvolvermos essa orao, teremos: Parece que os dias voam. Alternativa C: item errado. A regra geral de concordncia verbal estabelece que o verbo e o ncleo do sujeito de uma orao concordam em nmero e pessoa: A metafsica dos jovens operadores (...) no conta.... Veja outros exemplos: "O outono mais estao da alma..." (C. D. A.) "Todas estavam ainda verdes." (C. D. A.) Alternativa D: item errado. Se o sujeito for o pronome relativo que (sujeito sinttico), o verbo concordar com o antecedente (sujeito semntico): O que move os jovens.... Veja outros exemplos.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Fui eu que cheguei por ltimo. Foste tu que chegaste por ltimo. Alternativa E: item errado. Aqui vale a mesma regra da alternativa A, pois mais um caso de sujeito oracional. Experimente reorganizar o perodo na forma direta (primeiro o sujeito, depois o verbo e por ltimo o objeto): Refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes caberia aos que apostam tudo no mercado financeiro. Resposta B

16. (FCC/2011/TRT 23 REGIO (MT)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em: a) O interesse pelos acontecimentos que envolveram os cangaceiros e seus hbitos peculiares levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro. b) A roupa com proteo de couro e o chapu de abas viradas, que facilitavam a viso de emboscadas, traziam adereos que buscava resguardar os integrantes do bando. c) Consta que os cangaceiros, num gesto de grandeza, quando pretendia invadir uma determinada fazenda, informava ao dono o dia e a hora desse ataque. d) A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram uma adaptao da roupa dos vaqueiros sertanejos, adequado ao ambiente, com o calor do dia e o frio da noite. e) Para esses guerreiros surgidos com o cangao, os elementos que compunham seu traje criavam uma espcie de blindagem contra os perigos que corriam. 16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Comentrio Alternativa A: errada. A orao principal O interesse pelos acontecimentos levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro tem como sujeito o termo O interesse pelos acontecimentos. Como seu ncleo est no singular, o verbo levar deve ser mantido no singular: leva. Alternativa B: errada. H um problema na orao subordinada adjetiva que buscava resguardar os integrantes do bando. Como o sujeito dela o pronome relativo que, a concordncia verbal deve ser feita com o termo substitudo: adereos. Assim, o verbo buscar deve ser flexionado no plural: buscavam. Parece haver ainda um problema na outra orao adjetiva: que facilitavam a viso de emboscadas. Parece que o chapu de abas viradas que facilitava a viso de emboscadas. Portanto a concordncia deve ser feita no singular com o termo chapu. Alternativa C: errada. Os verbos pretender e invadir deveriam ser escirtos no plural (pretendiam e invadiam), pois concordam com o substantivo plural cangaceiros. Alternativa D: errada. A orao A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram... tem ncleo do sujeito no singular: vestimenta, o que faz com que o verbo tambm se mantenha no singular. Alternativa E: correta. Nela, no h deslize gramatical algum. Nota-se a concordncia dos verbos compor e criar com o substantivo elementos. Resposta E

17. (FCC/2009/TRT 4 REGIO/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) Sem o concurso do poder pblico no se implanta polticas de segurana e no se impede a deteriorao do espao urbano. 17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 b) c) d) e) No deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadmica ter acusado falta de comprovao da teoria. Logo se verificaram que medidas semelhantes foram tomadas por outros pases, como a Inglaterra, a Holanda e a frica do Sul. O que se conclui das experincias relatadas que cabe aos poderes pblicos tomar iniciativas que nos levem a respeitar o espao urbano. O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acabam por incitar o cidado a reagir como um contraventor ou pequeno criminoso. Comentrio Alternativa A: item errado. Trata-se de um caso de

concordncia verbal envolvendo voz passiva sinttica (aquela formada por VTD + SE): no se implanta polticas de segurana. Eis a construo correta: no se implantam polticas de segurana. Para facilitar o seu entendimento, sugiro trocar a ordem dos termos e transformar a passiva sinttica em passiva analtica (construda com locuo verbal): polticas de segurana no so implantadas. Alternativa B: item errado. O problema agora a locuo deixaram de haver (o primeiro o auxiliar; o segundo com sentido de existir o principal e determina o tipo de concordncia). Muito cuidado com o uso de verbos impessoais, pois eles no possuem sujeito e ficam na terceira pessoa do singular. Quando constiturem o verbo principal de uma locuo, a impessoalidade deles ser transmitida ao auxiliar, que permanecer na terceira pessoa do singular. Eis a correo da alternativa: No deixou de haver experimentos.... Frise-se que o termo experimentos constitui o objeto direto do verbo haver. Se fosse usado o verbo existir, o mesmo termo exerceria a funo de sujeito, com o qual teria que ser feita a concordncia em nmero e pessoa: No deixaram de existir experimentos... Alternativa C: item errado. Voc percebeu a malcia da banca examinadora? A estrutura se verificaram (VTD + SE) indica voz passiva

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 sinttica. Mas agora o sujeito do verbo a orao subsequente que medidas semelhantes foram tomadas.... Repetindo: com sujeito oracional, o verbo da orao principal fica na terceira pessoa do singular. Eis a correo: ...se verificou que medidas semelhantes foram tomadas.... Vou lhe dar uma dica: substitua toda a orao que funciona como sujeito pelo pronome ISSO, assim: ...se verificou ISSO.... No ficou bom? Ento coloque os termos na ordem direta (primeiro o sujeito, depois o verbo): ...ISSO se verificou.... Alternativa E: item errado. Mais uma vez a FCC explorou a concordncia verbal envolvendo sujeito oracional. Voc j sabe que, nesses casos, o verbo da orao principal deve ficar na terceira pessoa do singular. Eis a correo: O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acaba.... Aqui tambm vale a dica anterior: ISSO acaba... Resposta D

18. (FCC/2011/TRT

23

REGIO

(MT)/Analista

Judicirio

rea

Administrativa) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: a) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. b) c) d) Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prestgio entre cidados que se dizem civilizados.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 e) Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia. Comentrio Alternativa A: errada. Repare: quem vos pretendam. O verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular (pretenda), para concordar com o sujeito, o pronome indefinido quem. Alm disso, a forma verbal perguntem deve ser escrita perguntai, pois A referncia aqui a 2 pessoa do plural do imperativo afirmativo: (vs) perguntai. Alternativa B: errada. A locuo deixaro de haver impessoal, pois o verbo principal haver com sentido de existir. Por isso o verbo deixar precisa se manter invariavelmente no singular: deixar. Alternativa C: errada. A banca explorou a concordncia verbal em relao voz passiva sinttica: Destaca-se (VTD + SE). O sujeito (composto) a expresso suas tiradas irnicas e seu humor ferino. O verbo deve ficar no plural: Destacam-se. Alternativa D: errada. O sujeito da forma verbal remontem o termo a pena de talio. No plural, o verbo no concorda com o sujeito, que est no singular. Eis a correo: remonte. Alternativa E: certa. Na terceira pessoa do singular, a forma verbal Ope-se concorda com o substantivo violncia, ncleo do sujeito. J a forma verbal se aplicam (voz passiva sinttica) concorda com penas irracionais, antecedente do pronome relativo que, o real sujeito do verbo. Resposta E

19. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) So vrios os animais que representam clubes, maneira de totens, como demonstrao das qualidades que inerente a todos os seus membros.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 b) c) O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear pases, continentes e atividades profissionais. O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno. d) e) O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandei ras, camisas, bons, que os identifica. No braso de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitria. Comentrio Alternativa A: item errado. Voltamos ao caso em que o pronome relativo que sujeito (sinttico) de verbo: ...demonstrao das qualidades que inerente a todos.... Em casos assim, o verbo da orao adjetiva deve concordar com o antecedente dele (sujeito semntico): ...qualidades que so.... Alm disso, h um problema de concordncia nominal. Conforme a regra geral de concordncia nominal, o artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero e nmero. O aluno discreto no viu aquela moa com duas alianas.
Art. Adj. Pron. Adj. Num. Adj.

Portanto, a concordncia correta ...qualidades que so inerentes.... Alternativa B: item errado. Repare como as regras gerais de concordncia verbal e nominal foram transgredidas: O NOME dos clubes de futebol DEVEM ser

SIGNIFICATIVOS.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 O verbo deixou de concordar com o ncleo do sujeito, que est no singular, e o adjetivo no se manteve no singular, como est o substantivo. Eis a correo: O nome dos clubes de futebol deve ser significativo. Semelhantemente, a forma verbal costumam tambm deveria ser conjugada na terceira pessoa do singular: costuma. Alternativa D: item errado. Existem aqui alguns problemas. Vamos por parte. qualquer objetos Lembra-se da regra geral de concordncia nominal? Pois , o pronome adjetivo deve ir para o plural, porque no plural est o substantivo a que ele se refere: quaisquer objetos. que os identifica O vocbulo que pronome relativo. Sua funo sinttica de sujeito do verbo identificar. Este deve concordar como o sujeito semntico, ou seja, com o termo retomado pelo relativo: objetos. Eis a concordncia verbal correta: que [= objetos] os identificam. No mesmo segmento aparece outro erro de concordncia, mas agora entre o pronome oblquo os e o substantivo clube, termo retomado pelo processo de coeso anafrica. Eis a correo: que o [= clube] identificam. Em outras palavras, o mesmo que dizer: objetos identificam o clube. Alternativa E: item errado. Mais uma infrao s normas gerais de concordncia verbal. O verbo deve concordar com o ncleo do sujeito em nmero e pessoa, assim: ressaltam as cores (= as cores ressaltam). Creio que houve ainda desrespeito concordncia no uso da locuo verbal vai desempenhar (note o verbo auxiliar no singular). Parece que o pronome relativo que retoma o substantivo atletas ou o substantivo cores. Qualquer que seja o verdadeiro termo substitudo, o verbo deve concordar com o antecedente do pronome relativo. Eis a correo: ...que www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 vo desempenhar papel central.... Alm disso, responda-me: o que est impresso nos uniformes dos atletas? As cores!!! Logo, o correto [cores] impressas nos uniformes dos atletas. Resposta C

20. (FCC/2009/TJ-SE/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase: a) b) c) d) e) A muitas pessoas costumam convencer a ideia de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade. Ocorreram, tanto na antiga Florena como no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto, uma tradio de inovao. Seria melhor se no continuassem a prevalecer, em nossos dias, a anacrnica viso dos romnticos sobre a inovao. A identificao de tradies de inovao exemplifica- se, no texto, com os casos de Florena e do Vale do Silcio. No se poderiam imaginar que prensas de vinicultura viessem a inspirar, decisivamente, a inveno da imprensa. Comentrio Alternativa A: item errado. A ttica da FCC foi embaralhar as peas do quebra-cabea. Ela fez um arranjo sinttico de modo a disfarar o verdadeiro ncleo do sujeito. Para voc identific-lo corretamente, proponho a seguinte reescritura: A IDEIA de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade COSTUMAM convencer a muitas pessoas. Notou agora a desarmonia entre o ncleo do sujeito e o verbo? Este deve ser flexionado na terceira pessoa do singular: costuma. Alternativa B: item errado. A FCC continua distanciando o verbo do verdadeiro ncleo do sujeito e como se isso no bastasse, a banca ainda inverte a ordem dos termos; tudo para dificultar a sua anlise. Observe: Uma TRADIO de inovao OCORRERAM tanto na antiga Florena como www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto. O que achou? O verbo ocorrer deve ser utilizado na terceira pessoa do singular: Uma TRADIO de inovao OCORREU. Alternativa C: item errado. Experimente a seguinte reescritura; Seria melhor se a ANACRNICA viso dos romnticos sobre a inovao no CONTINUASSEM a prevalecer em nossos dias. A identificao do erro foi facilitada? Note que at aqui estamos falando da regra geral de concordncia entre verbo e sujeito, os quais devem concordar em nmero e pessoa. Alternativa E: item errado. Preste bastante ateno neste comentrio, pois o caso no to simples. Em construes do tipo PODER/DEVER + SE + INFINITIVO, lcito considerar o SE como pronome apassivador e interpretar a construo como voz passiva formada: a) ISSO); b) quer com o verbo principal poder (nesse caso, a locuo verbal inexiste, e o verbo imaginar integra o sujeito.). isso o que nos ensina, por exemplo, Domingos Paschoal Cegalla (Novssima gramtica da lngua portuguesa 48. ed. rev. So Paulo: Companhia Editora Nacional 2008 pginas 461 e 462. Qualquer que seja o caso considerado, o sujeito oracional, o que obriga o verbo poder a flexionar-se na terceira pessoa do singular: poderia. Resposta D quer com o verbo auxiliar poder (locuo verbal:

poderiam imaginar; sujeito paciente: que prensas de vinicultura viessem =

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 21. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Analista Judicirio) H um deslize na

concordncia verbal da seguinte frase: a) b) c) d) e) Ser que cabe apenas aos governantes tomar medidas que impeam a explorao profissional dos menores? Destacam-se, entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, os que defendeu Darcy Ribeiro. Aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil resta combater em nome dos ideais de Darcy Ribeiro. Sempre haver, por esta ou aquela razo, os que defendem a insero das crianas pobres no mercado de trabalho. No se devem abrir s crianas, sejam elas pobres ou no, a opo entre estudar ou trabalhar. Comentrio Alternativa A: item certo. mais um caso de sujeito oracional, em que o verbo da orao principal deve flexionar-se na terceira pessoa do plural. Note: ...TOMAR medidas que impeam a explorao profissional dos menores CABE apenas aos governantes? Alternativa B: item certo. Teve gente que deslizou aqui. Espero que no tenha sido esse o seu caso. A construo Destacam-se (VTD + SE) caracteriza voz passiva sinttica ou pronominal. O verbo destacar concorda com o sujeito-paciente: os (= aqueles, pronome demonstrativo). Sempre que tiver dvidas quanto a passividade de uma construo sinttica, experimente transform-la em analtica: Entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, so destacados os [= aqueles]que.... Melhorou? Creio que sim. Agora volte sua ateno para a forma verbal defendeu. Que termo funciona como sujeito dele? Eis a resposta: Darcy Ribeiro. Aconteceu que a banca empregou o sujeito depois do verbo, s para distra-lo. Leia a mesma informao escrita de forma um pouquinho diferente: Entre os

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 argumentos j levantados contra o trabalho infantil, destacam-se os [= aqueles] que Darcy Ribeiro defendeu. Alternativa C: item certo. Perceba que a FCC segue tratando de sujeito oracional e invertendo a ordem dos termos: COMBATER em nome dos ideais de Darcy Ribeiro RESTA aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil. Basta voc se perguntar o que resta aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil. A resposta ser o sujeito. Alternativa D: item certo. Destaque para a utilizao do verbo haver como impessoal, visto que, semanticamente, equivale-se ao verbo existir. Se este fosse empregado pela FCC, a concordncia assim ficaria: Sempre existiro (...) os [= aqueles] que.... Alternativa E: item errado. Voc ainda se lembra do que eu disse sobre a alternativa E da questo 4 (PODER/DEVER + SE + INFINITIVO)? Compare com este caso e constate a construo passiva. E mais: ou voc considera devem abrir como locuo verbal e opo como ncleo do sujeito simples, ou considera o verbo devem como verbo principal e a orao iniciada pelo verbo abrir como sujeito dele. Nas duas hipteses vlidas, o verbo dever precisa estar no singular quer porque concorda com opo (ncleo do sujeito), quer porque o sujeito oracional. Resposta E

22. (FCC/2010/DNOCS/Agente

Administrativo)

concordncia

verbal

nominal est inteiramente correta na frase: a) b) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto. A conscientizao dos moradores daquela rea contaminada pelos resduos txicos acabaram surtindo bons resultados.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 c) d) Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram. Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas. e) Deveria ser divulgado claramente os princpios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores Comentrio Alternativa A: item errado. Pergunte-se o que chegou ao fim. Resposta: As campanhas.... Pronto! Est identificado o sujeito do verbo chegar, que deve ir para o plural em concordncia com ele: CHEGARAM ao fim as CAMPANHAS.... Alternativa B: item errado. A FCC insiste em distanciar o verdadeiro ncleo do sujeito do verbo correspondente. Repare: A CONSCIENTIZAO dos moradores daquela rea contaminada pelos resduos txicos ACABARAM surtindo bons resultados. Assim no possvel! O verbo acabar precisa se manter na terceira pessoa do singular: acabou. Observe que o examinador tratou de colocar ao lado do verbo uma expresso tambm no plural (resduos txicos). Fique atento! Alternativa C: item certo. Est perfeita a concordncia entre verbo e o ncleo do sujeito. Repare: Muitos CONSUMIDORES se MOSTRAM engajados na luta pela sustentabilidade e TRADUZEM seu compromisso em tudo aquilo que COMPRAM. Alternativa D: item errado. Fique de olho na locuo verbal deve trazer. Pergunte-se agora o que deve trazer lucros promissores para as empresas. Eis a resposta: Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza. Est a o sujeito, cujo ncleo o termo plural Atitudes. Logo o verbo auxiliar da locuo apontada deve flexionar-se na terceira pessoa do plural: devem.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Chamo a sua ateno para a concordncia nominal entre o substantivo Atitudes (feminino plural) e o adjetivo-particpio voltadas. Por ser uma das formas nominais do verbo e poder se comportar como um adjetivo, o particpio flexiona-se em gnero e nmero para concordar com o substantivo a que se refere. possvel os verbos no particpio surgirem acompanhados de outros verbos (auxiliares), formando com eles uma locuo verbal. Nesses casos, os verbos auxiliares (ser, estar, haver, ter, ficar) flexionam-se em pessoa, nmero, tempo e modo. Observe: Ficam autorizadas as visitas diurnas s praias desta regio. (adequado) Alternativa E: Depois do que j foi explicado, no difcil perceber que a concordncia correta deve ser assim indicada: DEVERIAM ser DIVULGADOS claramente os PRINCPIOS.... Resposta C

23. (FCC/2011/TRT 4 REGIO (RS)/Tcnico Judicirio Segurana) Quanto s normas de concordncia verbal e nominal, est inteiramente correta a frase: a) b) c) d) e) Diante daqueles que se sentem inteiramente seguro de si, nosso trao de tmidos parecem-nos ainda mais constrangedores. Todas as vendas de veculos que se faz nas concessionrias costumam ser acompanhados de uma proposta de seguro. Diante das rgidas normas de segurana a que devem ficar sujeito todos os cidados, ergue-se as reaes mais indignadas. Ainda que tomadas muitas providncias na rea da segurana, permanece a sensao de desconfiana, que a todos assalta. Certos de que esto fazendo o melhor que podem, as autoridades tem se empenhado muito na rea da segurana.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Comentrio Alternativa A: errada. O adjetivo seguro precisa ser flexionado no plural (seguros), pois faz referncia ao pronome demonstrativo aqueles (daqueles). O verbo parecem deve ser flexionado no singular (parece), pois concorda com o termo trao, no singular. O adjetivo constrangedores, no plural, est errado. Sua concordncia com o substantivo trao. Alternativa B: errada. Aqui tambm foi explorada a concordncia entre o sujeito e o verbo na voz passiva. A forma se faz (passiva sinttica = VTD + SE) deve ser reescrita corretamente no plural: se fazem, pois a concordncia leva em conta o termo Todas as vendas de veculos. Na dvida, sempre raciocine com a voz passiva analtica: Todas as vendas de veculos que so feitas... Existe tambm um problema com respeito concordncia nominal. O particpio acompanhados, por concordar com o substantivo feminino vendas, deve se flexionar no mesmo gnero: acompanhadas. Alternativa C: errada. Sujeito deve concordar com cidados, por isso precisa assumir a forma plural: sujeitos. Novamente temos um caso de concordncia verbal envolvendo verbo na voz passiva sinttica (VTD + SE): ergue-se as reaes. Como o sujeito est no plural, no plural tambm deve ficar o verbo: erguem-se as reaes. Alternativa E: errada. O sujeito da forma verbal tem o termo as autoridades, no plural. Ento, faltou o acento circunflexo diferencial para indicar a terceira pessoa do plural: tm. Ateno: o novo Acordo Ortogrfico no aboliu este acento. Resposta D

24. (FCC/2010/TCM-PA/Tcnico

de

Controle

Externo)

As

normas

de

concordncia verbal esto plenamente observadas na frase:

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) c) d) e) Vejam-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerncia com a diversidade tnica. Devem-se rigidez da formao histrica dos Estados Unidos os conflitos dramticos de conscincia dos indivduos. Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivduos o intolervel arbtrio das discriminaes sociais. Corresponde ao duro modelo bblico do povo eleito as brutalidades com que so tratados os estranhos. No se permitem juzos e comportamentos mais flexveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa. Comentrio Como a FCC gosta de explorar a concordncia envolvendo voz passiva sinttica e sujeito oracional! Repare: Alternativa A: Vejam-se (VTD + SE) = voz passiva sinttica. Sujeito-paciente = que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam... (= ISSO). Compare: Vejam-se ISSO ou ISSO sejam visto. Notou a falta de harmonia entre sujeito e verbo? Vamos corrigir tudo: Veja-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam... (Veja-se ISSO ou ISSO seja visto). Alternativa B: item correto: Vamos mudar a voz passiva sinttica para a voz passiva analtica: Os CONFLITOS dramticos de conscincia dos indivduos SO DEVIDOS rigidez da formao histrica dos Estados Unidos. Alternativa C: item errado. Mantenha o mesmo raciocnio para proceder correo: Nos Estados Unidos, o intolervel ARBTRIO das discriminaes sociais CONFERIDO aos grupos e aos indivduos. Alternativa D: item errado. O ncleo do sujeito um termo singular. A FCC o distanciou do verbo correspondente e inverteu a ordem dos

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 termos. Perceba a correo: As BRUTALIDADES com que so tratados os estranhos CORRESPONDEM ao duro modelo bblico do povo eleito. Alternativa E: item errado. Note a perfeita concordncia entre o verdadeiro ncleo do sujeito e o verbo correspondente: QUEM se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa no se PERMITE juzos e comportamentos mais flexveis. Resposta B

25. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) b) c) d) e) A sociedade deve reconhecer os princpios e valores que determinam as escolhas dos governantes, para conferir legitimidade a suas decises. A confiana dos cidados em seus dirigentes devem ser embasados na percepo dos valores e princpios que regem a prtica poltica. Eleies livres e diretas garantia de um verdadeiro regime democrtico, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas. As instituies fundamentais de um regime democrtico no pode estar subordinado s ordens indiscriminadas de um nico poder central. O interesse de todos os cidados esto voltados para o momento eleitoral, que expem as diferentes opinies existentes na sociedade. Comentrio Alternativa A: item certo. Chamo a sua ateno para a concordncia verbal envolvendo o pronome relativo QUE, sujeito sinttico do verbo determinam. Nesse caso, a concordncia deve ser feita com o antecedente do relativo (os princpios e valores). No v confundir esse caso com aquele em que o sujeito o pronome relativo QUEM, situao que faculta a concordncia tanto com o antecedente quanto com o prprio pronome relativo no ltimo caso, o verbo fica na terceira pessoa do plural. Veja alguns exemplos. www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Fui eu quem cheguei por ltimo. Fui eu quem chegou por ltimo. Alternativa B: item errado. Por constituir casos j discutidos nesta aula, passarei a indicar diretamente a correo: A CONFIANA dos cidados em seus dirigentes DEVE ser EMBASADA... Alternativa C: item errado. Existem dois problemas aqui. Veja o primeiro: ELEIES livres e diretas garantia.... A concordncia adequada a seguinte: ELEIES livres e diretas SO garantia.... Eis o outro problema: ...em que se RESPEITA tanto as LIBERDADES individuais quanto as [LIBERDADES] coletivas. A voz passiva sinttica (VTD + SE), e o sujeito composto (possui mais de um ncleo) e est posposto ao verbo. Nesse caso, a gramtica possibilita ao verbo concordar com o ncleo do sujeito composto mais prximo. J que ele est no plural, no h sada, o verbo deve mesmo ficar no plural: ...em que se RESPEITAM tanto as LIBERDADES individuais quanto as [LIBERDADES] coletivas. Alternativa SUBORDINADAS.... Alternativa E: item errado. A concordncia correta a seguinte: O INTERESSE de todos os cidados EST VOLTADO para o MOMENTO eleitoral, que EXPE... Resposta A D: item errado. Eis a correo: As INSTITUIES fundamentais de um regime democrtico no PODEM estar

26. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) c) d) e) ...... (haver) de se dar a conhecer, em algum dia do futuro, crianas semelhantes s de tempos passados? Crianas como as de hoje, ao que se sabe, jamais ...... (haver), to absortas e imobilizadas em seus afazeres. At quando se ...... (verificar), em relao s nossas crianas, tamanha incongruncia nos valores e nas expectativas educacionais? Quase todo prazer que hoje s crianas se ...... (reservar) por longas horas dirias, est associado tecnologia. ...... (caber) aos pais e professores, sobretudo, proporcionar s crianas espao e tempo para as necessrias atividades fsicas. Comentrio Quero que voc compare o emprego do verbo haver nas alternativas A e B. No primeiro caso, ele mero auxiliar, integra o encadeamento verbal Ho de se dar a conhecer, no manda em nada, mero coadjuvante; portanto deve se flexionar para concordar com o sujeito crianas. No segundo, ele impessoal, fica na terceira pessoa do singular (haver), j que se equivale ao verbo existir. Alternativa C: temos aqui outro caso de voz passiva sinttica (VTD + SE). O ncleo do sujeito o termo incongruncia (no singular), o que impe ao verbo a flexo em terceira pessoa do singular: verificar. Alternativa D: leia o perodo escrito na ordem direta (primeiro o sujeito, depois o verbo): Quase todo PRAZER que hoje se RESERVA s crianas por longas horas dirias est associado tecnologia. Alternativa E: faa aquela perguntinha bsica ao verbo: O que cabe aos pais e professores?, e depois responda: proporcionar s crianas espao e tempo.... J percebeu que o sujeito oracional e que o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular? Resposta A

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 impressionante como a FCC gosta da concordncia com verbo na voz passiva sinttica e sujeito oracional.

27. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) A frase em que h incorreo quanto concordncia verbal : a) b) c) d) e) No espantaro as atrocidades do nosso mundo a quem j conhece as crueldades de que um homem capaz. Nenhum de ns se obrigar a viver num campo de prisioneiros da Sibria para poder avaliar quo brbaro este nosso mundo. Costumam chocar os pensamentos correntes todo aquele que esteja interessado em promover sua marca de originalidade. Assiste-se a tantos tristes espetculos neste mundo que muitos passam a difundir uma viso inteiramente desesperanada de tudo. Interessou ao autor explorar os drsticos contrastes que h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur. Comentrio Alternativa A: item certo. Basta reordenar os termos que a anlise capaz. Alternativa B: item certo. Lembre-se disto: Pronome indefinido, interrogativo ou demonstrativo + de (dentre) ns, vs ou vocs o verbo concorda com o pronome (sujeito); mas, se este estiver no plural, o verbo poder concordar com o pronome pessoal. Algum dentre vs sair antes? Quais de ns sairo (sairemos) antes? fica mais fcil: As ATROCIDADES do nosso mundo no ESPANTARO a QUEM j CONHECE as crueldades de que um HOMEM

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Alternativa C: item errado. Vamos reescrever a passagem na ordem direta e j com a devida correo: Todo AQUELE que esteja interessado em promover sua marca de originalidade COSTUMA chocar os pensamentos correntes. Alternativa D: item certo. Voc j sabe que VTD + SE indica voz passiva sinttica e que VTI + SE constitui voz ativa com ndice de indeterminao do sujeito e verbo na terceira pessoa do singular. isso o que ocorreu: Assiste-se a tantos tristes espetculos.... O termo tantos tristes espetculo o objeto indireto do verbo assistir, que transitivo indireto no sentido de ver, presenciar. Alternativa E: item certo. Novamente a FCC explorou a concordncia com sujeito oracional: EXPLORAR os drsticos contrastes que h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur INTERESSOU ao autor. Note ainda o emprego do verbo haver com sentido de existir, o que o torna impessoal e o obriga a ficar na terceira pessoa do singular. Por fim, perceba a concordncia dos verbos moram e vivem com o antecedente do pronome relativo que: os (= aqueles). Resposta C

Voc j deve estar cansado de casos como esses. Mas isso o que a FCC est explorando atualmente nas suas provas. Eu no inventei nenhuma dessas questes. So todas de provas recentssimas. Ento, fique de olho bem aberto!!!

28. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A frase em que a concordncia est em total conformidade com o padro culto escrito :

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) c) d) Tintas e pincis novos estavam sendo usados pela artista novata, ainda que os ltimos no lhes pertencessem. Debateram sobre a utilidade de vrios acessrios e concluram que muitos no eram, de fato, nada acessvel. O produto derramado atingiu muitas rvores, mas no as comprometeram de modo irreversvel. As mais vultosas doaes para o programa de emergncia j haviam sido feitas, por isso as expectativas de que a arrecadao fosse muito mais alta no tinha fundamento. e) So muitos os aspectos do documento que merecem detida anlise do advogado, mas tudo indica que no haver alteraes significativas. Comentrio Alternativa A: item errado. No segmento ainda que os ltimos no lhes pertencessem, o pronome lhes retoma artista novata, no SINGULAR. Substitua, pois, o lhes por lhe. Alternativa B: o adjetivo acessvel refere-se ao substantivo acessrios, no plural, e com ele deve concordar em nmero: acessveis. Alternativa C: o sujeito da forma verbal comprometeram o termo O produto derramado (= ele), cujo ncleo o substantivo singular produto. Isso deve fazer com que o verbo seja flexionado na terceira pessoa do singular: comprometeu. Alternativa D: o que no tinha fundamento? As expectativas. Logo, o verbo deve tambm ser flexionado no plural: tinham. Resposta E

29. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase:

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) Os caboclos da regio, que vivem na floresta e dela retiram seu sustento, sabem que importante res- peitar todas as formas de vida que nela se encontram. b) c) d) Existe, na mitologia de vrios povos, duendes com diversos poderes mgicos que encarna, sobretudo, o esprito da floresta. sempre relatado s crianas indgenas os feitos valorosos de ilustres guerreiros, como forma de manter as tradies da tribo. O repositrio de lendas brasileiras de origem indgena variam muito, mas mostram, natureza. e) Quando se tratam de questes de sobrevivncia na mata fechada, necessrio a presena de guias habituados s dificuldades da regio. Comentrio Alternativa B: item errado. O verbo existir pessoal, possui sujeito com o qual deve concordar: Existem (...) duendes.... Alm disso, o sujeito sinttico do verbo encarnar o pronome relativo que, o qual obriga o verbo a concordar com o sujeito semntico: ...que [= duendes] encarnam.... Alternativa C: item errado. J se perguntou o que sempre relatado s crianas? A resposta o sujeito do verbo: os FEITOS valorosos de ilustres guerreiros. O ncleo no plural leva o verbo ser a se flexionar no plural: SO. O particpio deve concordar em gnero e nmero com o substantivo ao qual se refere: RELATADOS. Alternativa D: item errado. Eis a correo: O REPOSITRIO de lendas brasileiras de origem indgena VARIA muito, mas MOSTRA, particularmente, uma explicao para os fenmenos da natureza. Alternativa E: item errado. O verbo tratar-se transitivo indireto. Com o pronome se (VTI + SE) ele forma estrutura de voz ativa com sujeito indeterminado. O verbo deve, pois, ficar na terceira pessoa do singular: Quando se trata.... O termo que lhe segue seu objeto indireto, com o qual particularmente, uma explicao para os fenmenos da

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 no deve haver concordncia. Alm disso, h um problema de concordncia nominal no trecho ... necessrio a presena.... O fato de o sujeito estar determinado pelo artigo feminino a faz com que o adjetivo se flexione no mesmo gnero: ... necessria a presena... Resposta A

30. (FCC/2008/TRT 18 Regio/Analista Judicirio) importante que voc possa contar com minha amizade; confie nela, que eu no o decepcionarei. A frase acima permanecer correta no caso de substituirmos os elementos sublinhados, respectivamente, por: a) b) c) d) e) tu possas - confies - te Vossa Excelncia podeis - confiei - vos tu possas - confia - te vs possais - confiem - vos Sua Senhoria podeis - confiai - vos

Comentrio Nesse tipo de questo, voc deve manter a uniformidade de tratamento. Se voc decidir usar o tratamento referente terceira pessoa, deve ir at o final. Caso prefira a segunda pessoa, deve, igualmente, mant-la at o final. Alternativa A: item errado. A segunda pessoa (do singular e do plural) do imperativo afirmativo deriva da segunda pessoa do presente do indicativo sem a desinncia S: confias > confia tu; confiais > confiai vs. Descarte tambm a alternativa D. Alternativa B: item errado. Com pronome de tratamento, o verbo concordar sempre na terceira pessoa do singular ou do plural. Vossa Excelncia muito digno.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Vossas Senhorias so muito exigentes. Descarte tambm a alternativa E. Resposta C

31. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Dados obtidos pela ONU atesta que cerca de dois teros das pessoas que no dispe de gua de qualidade mnima para suas necessidades vivem com menos de dois dlares por dia. Comentrio O primeiro erro de concordncia j bem conhecido: DADOS obtidos pela ONU ATESTAM.... O segundo tem a ver com o pronome relativo que em funo de sujeito. Nesse caso, a concordncia leva em considerao o termo antecedente (no nosso caso, o substantivo pessoas): ...cerca de dois teros das pessoas que no dispem de gua Resposta Item errado. 32. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Alguns pases optam por importar alimentos como forma de economizar gua, que vem neles embutidos, j que a agricultura que demandam enormes quantidades desse lquido. Comentrio O quem vem embutido neles (nos alimentos)? gua. Portanto a concordncia correta que vem neles embutida. Eis o outro erro: ...a AGRICULTURA que DEMANDAM.... O verbo deve ser flexionado na terceira pessoa do singular: demanda. Resposta Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 33. (FCC/2006/Banco do Brasil/Escriturrio) As normas de concordncia verbal esto plenamente atendidas na frase: Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam. Comentrio Se o sujeito composto for resumido por um aposto (pronome indefinido), o verbo concordar com o aposto resumitivo. Eis a correo: ...NADA disso lhes APETECIA. Resposta Item errado.

34. (FCC/2006/TRT 24 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia est correta na frase: Romarias religiosas e festas folclricas serve como atrao a grande parte de turistas, que deseja visitar a regio Centro-Oeste do Brasil. Comentrio O erro est na falta de concordncia entre o verbo serve e os ncleos do sujeito composto Romarias e festas. O verbo deve ir para o plural: servem. Resposta Item errado.

35. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) Ao se reconstruir uma frase do texto, houve deslize quanto concordncia verbal em: a) Sequer foi possvel, na COP-15, estabelecer um financiamento para os pases pobres a quem coubesse adotar polticas de mitigao das emisses. b) c) Se todos espervamos um bom acordo na COP-15, frustrou-nos o que dela acabou resultando. Acabou culminando num final dramtico, naquele 18 de dezembro de 2009, o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 d) e) s naes pobres props-se uma ajuda de US$ 30 bilhes, medida a que no deu aval nenhum dos pases insatisfeitos com as conversas finais. Deveram-se s manobras de desconversas, na definio das tarefas dos pases, o impasse final das negociaes entabuladas em Copenhague. Comentrio Quando o assunto concordncia, uma estratgia do examinador pospor o sujeito ao verbo. Aquele normalmente uma expresso longa e com termos no plural. Isso a banca faz tentando desviar sua ateno do verdadeiro ncleo do sujeito. Isso ocorre, por exemplo, nas alternativas A, C, D e E. Alternativa A: o sujeito do verbo foi a orao seguinte, cujo ncleo o termo estabelecer. J comentei aqui este caso: o verbo da orao principal permanece na terceira pessoa do singular quando o sujeito for oracional. Item certo. Alternativa B: entre o sujeito todos (terceira pessoa do plural) e o verbo espervamos (primeira pessoa do plural) houve concordncia ideolgica (de pessoa). Em sua fala, o locutor indica que se inclui entre os que esperavam o tal acordo. Item certo. Alternativa C: repare que o sujeito da locuo Acabou culminando est no final do perodo e uma expresso longa: o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. Como o ncleo dele o termo perodo (substantivo masculino singular), a concordncia est perfeita. Alternativa D: o sujeito do verbo props-se a expresso uma ajuda de US$ 30 bilhes, cujo ncleo o termo ajuda; por isso o verbo est no singular. Item certo. Alternativa E: o erro caracterizou-se pela flexo do verbo dever no plural, quando na realidade o ncleo do sujeito o termo impasse. Confirma-se, com isso, que voc precisa estar atento aos casos de sujeito posposto ao verbo.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Resposta E

36. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) b) c) d) e) Quaisquer que sejam as tcnicas, no lhes ...... (caber) determinar por si mesmas o sentido que ganhar sua aplicao. Muito do que se ...... (prever) nos usos de uma nova tcnica depende, para realizar-se, do que se chama vontade poltica. Nenhuma das vantagens que ...... (oferecer) a tecnologia mais ousada capaz de satisfazer as aspiraes humanas. Quando no se ...... (reconhecer) nas cincias o bem que elas nos trazem, as sadas msticas surgem como soluo. Orson Welles talvez no imaginasse o risco da tragdia que ...... (poder) provocar as dramatizaes de sua transmisso radiofnica. Comentrio Notou que a FCC exige que o verbo se flexione no plural? Pois ento temos que encontrar um sujeito cujo ncleo esteja no plural. Alternativa A: o sujeito do verbo caber oracional (determinar...). Voc j deve estar cansado de me ouvir dizer que o sujeito oracional impe ao verbo principal a flexo no singular, no mesmo? Alternativa B: o sujeito do verbo prever o pronome relativo que. O verbo em negrito deve, ento, concordar com o antecedente do relativo. Mas cad esse antecedente? o pronome demonstrativo o (= aquilo), que se contraiu com a preposio de (do = de + o). Como ele est no singular, o verbo em negrito tambm se flexiona no singular. Alternativa C: agora a concordncia do verbo leva em conta a expresso Nenhuma das vantagens. Fica no singular o verbo cujo sujeito formado por pronome indefinido singular + de + pronome ou nome www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 plural (algum de ns, nenhum de ns, cada um de vocs, qual das cidades, algum dentre vocs, nenhum dos candidatos, cada um dos agricultores). Veja outro exemplo: Nenhuma das jogadas do time adversrio levou perigo ao goleiro do Brasil. Alternativa D: quando apassivado pelo pronome apassivador se, o verbo concordar normalmente com o sujeito: Quando no se reconhece (...) o bem = Quando no reconhecido (...) o bem. Alternativa E: muito cuidado eu j disse com a posposio do sujeito ao verbo. A expresso as dramatizaes de sua transmisso radiofnica o sujeito da locuo podem provocar, a qual concorda com o ncleo dramatizaes. Veja a reescritura na ordem direta: que as dramatizaes de sua transmisso radiofnica podem provocar. Resposta E

37. (FCC/2010/TCM-CE/ACE)

As

normas

de

concordncia

verbal

esto

plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Cabem a ns, zelosos fiscais das reparties pblicas, determinar se nossos funcionrios devem ou no produzir literatura? No se costumam reconhecer nos funcionrios-escritores talento artstico, quando so pegos a escrever literatura na repartio. So injustas as razes pelas quais se maldizem, costumeiramente, a atividade literria de um funcionrio pblico. Como a um funcionrio no se oferecem a fome e o fausto, ele se aproveita dessa condio para desenvolver seu imaginrio. Do uma bela resposta s obrigaes no escolhidas, de que feito o nosso mundo, o talento dos escritores-funcionrios. Comentrio A essa altura, voc j percebeu que as ltimas questes sobre concordncia verbal vm se repetindo: sujeito posposto ao verbo; verbo www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 na voz pasisva; sujeito oracional. Mudam-se as expresses, os perodos; mas mantm-se o mesmo tipo de abordagem. Alternativa A: apresenta sujeito oracional (determinar) e posposto ao verbo Cabem, que deveria se flexionar na terceira pessoa do singular: Cabe. Alternativa B: talento artstico o sujeito da locuo se costumam reconhecer (indicativa de voz passiva sinttica). Como o sujeito est na terceira pessoa do singular, assim deveria ser flexionado o verbo auxiliar: costuma. Veja, agora, a correspondente voz passiva analtica: No costuma ser reconhecido (...) talento artstico. Alternativa C: o ncleo do sujeito do verbo apassivado maldizem o termo atividade, com o qual deve haver concordncia no singular. Veja a correspondente voz passiva analtica: pelas quais maldita (...)a atividade literria de um funcionrio pblico. Alternativa D: a forma verbal oferecem (apassivada por meio do pronome se) est em perfeita concordncia com os ncleos do sujeito composto a fome e o fausto (= luxo, pompa, ostentao, magnificncia). Alternativa E: novamente o sujeito veio posposto ao verbo. O examinador sabe que tal estrutura dificulta a correta identificao do sujeito. Para complicar um pouquinho mais a sua vida, ele ainda utiliza vrias expresses no plural. Cuidado! A dica reescrever a passagem na ordem direta: O talento dos escritores-funcionrios d.... Percebeu a correo? Resposta D

38. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Para cumprimento das normas de concordncia verbal, ser necessrio CORRIGIR a frase: a) Atribui-se aos esquemas de construo das fbulas populares a

capacidade de representarem profundos anseios coletivos. 44

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 b) c) d) e) Reserva-se a pobres camponeses, nas fbulas populares, a possibilidade de virem a se tornar membros da realeza. Aos desejos populares de ascenso social correspondem, em algumas das fbulas analisadas, a transformao de pobres em prncipes. Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontveis imagens, pelas quais se traduzem aspiraes de poder e de justia. No cabe aos leitores abastados avaliar, em quem pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas. Comentrio Na terceira alternativa, o termo transformao (ncleo do sujeito simples a transformao de pobres em prncipes) obriga o verbo corresponder a se flexionar na terceira pessoa do singular: corresponde. Resposta C

39. (FCC/2010/Pref. So Paulo/EAOFP) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) No deveriam caber aos jovens estudantes o peso das responsabilidades polticas que o autor a eles pretende atribuir. fatal que venham a decepcionar-se com os jovens todo aquele que os v como sujeitos polticos j inteiramente constitudos. O embate a que se costumam lanar os jovens estudantes so quase sempre marcados por uma natural imaturidade poltica. No se devem confiar a um jovem os atributos polticos que mesmo ao poltico mais experiente costumam faltar. Creio que nenhuma referncia a autores como Nelson Rodrigues ou Maquiavel podero trazer alento aos jovens idealistas.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 Comentrio Alternativa A: o verbo auxiliar da locuo deveriam caber correto estaria se fosse flexionado na terceira pessoa do singular, para concordar com o termo peso, ncleo do sujeito. Alternativa B: o erro existente aqui se caracteriza pela falta de concordncia entre a forma verbal venham (terceira pessoa do plural) e o sujeito todo aquele (terceira pessoa do singular). Alternativa C: o primeiro erro diz respeito forma verbal costumam. Note que ele est apassivado pelo pronome se e possui como sujeito a orao iniciada pelo verbo lanar. Leia-se: costuma-se lanar os jovens estudantes ao embate. J disse repetidas vezes que o sujeito oracional leva o verbo principal para o singular. O segundo erro: a forma verbal so deve flexionar-se no singular em virtude do termo embate, sua referncia para efeitos de concordncia. Maliciosamente, o examinador o colocou ao lado da expresso plural jovens estudantes. Alm disso, o particpio marcados, no plural, no concorda com o termo embate, que marcado por uma natural imaturidade poltica. Alternativa E: o verbo auxiliar da locuo podero trazer deve concordar no singular com o termo referncia, ncleo do sujeito. Resposta D Estas questes resumem muito bem o que a FCC est cobrando atualmente quando o assunto pontuao e concordncia. Meu intuito nesta aula no foi derramar sobre voc uma avalanche de informaes desnecessrias, mas sim orient-lo quanto tendncia da FCC, banca que elaborar a sua prova. Adiante esto as questes sem os respectivos comentrios, para que voc tenha a oportunidade de revisar o contedo por meio dos exerccios propostos. O gabarito vem logo depois. Fique com Deus e bons estudos!

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 QUESTES SEM COMENTRIOS

1.

(FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Esta tradio trabalha a ao poltica como uma ao estratgica que requer, sem idealismos, uma praxiologia, vendo na realidade resistncia e no poder, hostilidade.

2.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda.

3.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

a)

Quando prefeito de Palmeira dos ndios Graciliano, nem todos o sabem, escreveu a propsito de sua gesto, um relatrio que se tornou memorvel.

b)

Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

4.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz.

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 5. (FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: As fbulas populares so simplrias? Ora elas significam muito mais do que aparentam, tal como o provou, esse texto de talo Calvino.

6.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto.

7.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em:

a)

Simplrias, pois sim... As fbulas, na verdade so prenhes de profunda significao, exigindo muita ateno e senso interpretativo, dos leitores.

b)

H quem julgue, essas fbulas, simplrias; mas atente-se bem, para seu sentido profundo, e teremos inevitavelmente, grandes surpresas.

8.

(FCC/2010/TCE-SP/Agente da Fiscalizao Financeira) Est plenamente adequada a pontuao em: Sim, h quem julgue simplrias, as fbulas populares, mas basta atentarmos para elas e veremos o quanto so capazes, de nos revelar.

9.

(FCC/2010/DPE-SP/Agente de Defensoria) A pontuao est inteiramente correta em:

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 A retrica entendida como arte do discurso, pode ser eficaz ou intil, dependendo dos propsitos e do talento, de quem a manipula.

10. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) Est plenamente adequada a pontuao da seguinte frase: a) Faltariam a esses novos manifestantes, projetos de sociedade, na opinio do antigo lder estudantil milanez, Mario Capanna, at hoje lembrado, por suas posies stalinistas. b) Ex-lder estudantil, conhecido por suas posies polticas inflexveis, Mario Capanna fez vrios pronunciamentos, a maioria desabonadores, sobre as manifestaes desses jovens.

11. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue a assertiva seguinte. O Talmude equipara a mentira pior forma de roubo: "Existem sete classes de ladres e a primeira a daqueles que roubam a mente de seus semelhantes atravs de palavras mentirosas." equipara a mentira pior forma de roubo: os dois-pontos indicam interveno de novo interlocutor no contexto.

12. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Analista Judicirio) Regulamentados por lei o horrio mximo e as condies mnimas de adequao ao universo da criana, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenos trabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educao suplementar: cursos profissionalizantes, estgios, atualizaes etc. Considerando-se a redao do texto acima, correto afirmar que: www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) b) o sinal de dois-pontos abre uma enumerao de elementos que particularizam o sentido de educao suplementar. seria imprescindvel o emprego de uma vrgula depois do vocbulo atualizaes.

13. (FCC/2009/TRT 16 Regio/Analista Judicirio) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao, proposta para o segmento final do primeiro pargrafo: ...o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. a) b) c) d) e) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula.

14. (FCC/2009/TER-PI/Analista Judicirio) Considere o emprego de sinais de pontuao no trecho abaixo e julgue as assertivas seguintes. Recorrendo a metforas do reino animal, Maquiavel aponta que o prncipe precisa ter, ao mesmo tempo, no exerccio realista do poder, a fora do leo e a astcia ardilosa da raposa. Raposa, leo, assim como camaleo, serpente, polvo metforas que frequentemente so utilizadas na www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 descrio de polticos no podem, com propriedade, caracterizar o ser humano moral que obedece aos consagrados preceitos do "no matar" e do "no mentir", como lembra Norberto Bobbio. metforas que frequentemente so utilizadas na descrio de polticos os travesses isolam segmento explicativo.

15. (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Jogar dados com o Universo, segundo Einstein, no estariam nos hbitos e procedimentos de Deus. Parece no caber aos jovens operadores das bolsas outra coisa seno fazer apostas em riquezas puramente virtuais. A metafsica dos jovens operadores, diferentemente das antigas religies, no contam com hierarquias e valores tradicionais. O que movem os jovens semideuses das bolsas de valores so as apostas em arriscadas especulaes financeiras. Aos que apostam tudo no mercado financeiro caberiam refletir sobre os efeitos sociais de suas operaes.

16. (FCC/2011/TRT 23 REGIO (MT)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em: a) O interesse pelos acontecimentos que envolveram os cangaceiros e seus hbitos peculiares levam sempre a novas interpretaes desse fenmeno do serto brasileiro. b) A roupa com proteo de couro e o chapu de abas viradas, que facilitavam a viso de emboscadas, traziam adereos que buscava resguardar os integrantes do bando. www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 c) Consta que os cangaceiros, num gesto de grandeza, quando pretendia invadir uma determinada fazenda, informava ao dono o dia e a hora desse ataque. d) A vestimenta adotada pelos cangaceiros eram uma adaptao da roupa dos vaqueiros sertanejos, adequado ao ambiente, com o calor do dia e o frio da noite. e) Para esses guerreiros surgidos com o cangao, os elementos que compunham seu traje criavam uma espcie de blindagem contra os perigos que corriam.

17. (FCC/2009/TRT 4 REGIO/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Sem o concurso do poder pblico no se implanta polticas de segurana e no se impede a deteriorao do espao urbano. No deixaram de haver experimentos bem sucedidos, apesar de a comunidade acadmica ter acusado falta de comprovao da teoria. Logo se verificaram que medidas semelhantes foram tomadas por outros pases, como a Inglaterra, a Holanda e a frica do Sul. O que se conclui das experincias relatadas que cabe aos poderes pblicos tomar iniciativas que nos levem a respeitar o espao urbano. O fato de haver desordem e sujeira no espao urbano acabam por incitar o cidado a reagir como um contraventor ou pequeno criminoso.

18. (FCC/2011/TRT

23

REGIO

(MT)/Analista

Judicirio

rea

Administrativa) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase:

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 a) Havendo quem vos pretendam convencer de que a pena de morte necessria, perguntem onde e quando ela j se provou indiscutivelmente eficaz. b) c) d) Entre os cidados de todos os pases nunca deixaro de haver, por fora do nosso instinto de violncia, os que propugnam pela pena de morte. Destaca-se, entre as qualidades de Voltaire, suas tiradas irnicas e seu humor ferino, armas de que se valia em suas pregaes de homem liberal. Embora remontem aos hbitos das sociedades mais violentas do passado, a pena de talio ainda goza de prestgio entre cidados que se dizem civilizados. e) Ope-se s ideias libertrias de Voltaire, um lcido pensador iluminista, a violncia das penas irracionais que se aplicam em nome da justia.

19. (FCC/2009/TRT 3 Regio/Analista Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) b) c) So vrios os animais que representam clubes, maneira de totens, como demonstrao das qualidades que inerente a todos os seus membros. O nome dos clubes de futebol devem ser significativos para a comunidade e costumam homenagear pases, continentes e atividades profissionais. O escudo dos clubes, usado na bandeira e na camisa dos jogadores, constitui o sinal de reconhecimento para o grupo social que se estabelece em seu entorno. d) e) O orgulho de pertencer a um clube se estende a qualquer objetos relacionados a ele, como bandei ras, camisas, bons, que os identifica. No braso de um clube ressalta as cores, impressa nos uniformes dos atletas, que vai desempenhar papel central na identidade comunitria.

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 20. (FCC/2009/TJ-SE/Analista Judicirio) As normas de concordncia verbal encontram-se plenamente respeitadas na frase: a) b) c) d) e) A muitas pessoas costumam convencer a ideia de que as invenes se devem to-somente a um lampejo de genialidade. Ocorreram, tanto na antiga Florena como no moderno Vale do Silcio, segundo os termos do texto, uma tradio de inovao. Seria melhor se no continuassem a prevalecer, em nossos dias, a anacrnica viso dos romnticos sobre a inovao. A identificao de tradies de inovao exemplifica- se, no texto, com os casos de Florena e do Vale do Silcio. No se poderiam imaginar que prensas de vinicultura viessem a inspirar, decisivamente, a inveno da imprensa.

21. (FCC/2009/TRT

Regio/Analista

Judicirio)

um

deslize

na

concordncia verbal da seguinte frase: a) b) c) d) e) Ser que cabe apenas aos governantes tomar medidas que impeam a explorao profissional dos menores? Destacam-se, entre os argumentos j levantados contra o trabalho infantil, os que defendeu Darcy Ribeiro. Aos que no desejam alinhar-se contra o trabalho infantil resta combater em nome dos ideais de Darcy Ribeiro. Sempre haver, por esta ou aquela razo, os que defendem a insero das crianas pobres no mercado de trabalho. No se devem abrir s crianas, sejam elas pobres ou no, a opo entre estudar ou trabalhar.

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 22. (FCC/2010/DNOCS/Agente Administrativo) A concordncia verbal e

nominal est inteiramente correta na frase: a) b) c) d) Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto. A conscientizao dos moradores daquela rea contaminada pelos resduos txicos acabaram surtindo bons resultados. Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram. Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na explorao dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas. e) Deveria ser divulgado claramente os princpios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores

23. (FCC/2011/TRT 4 REGIO (RS)/Tcnico Judicirio Segurana) Quanto s normas de concordncia verbal e nominal, est inteiramente correta a frase: a) b) c) d) e) Diante daqueles que se sentem inteiramente seguro de si, nosso trao de tmidos parecem-nos ainda mais constrangedores. Todas as vendas de veculos que se faz nas concessionrias costumam ser acompanhados de uma proposta de seguro. Diante das rgidas normas de segurana a que devem ficar sujeito todos os cidados, ergue-se as reaes mais indignadas. Ainda que tomadas muitas providncias na rea da segurana, permanece a sensao de desconfiana, que a todos assalta. Certos de que esto fazendo o melhor que podem, as autoridades tem se empenhado muito na rea da segurana.

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 24. (FCC/2010/TCM-PA/Tcnico de Controle Externo) As normas de

concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Vejam-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerncia com a diversidade tnica. Devem-se rigidez da formao histrica dos Estados Unidos os conflitos dramticos de conscincia dos indivduos. Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivduos o intolervel arbtrio das discriminaes sociais. Corresponde ao duro modelo bblico do povo eleito as brutalidades com que so tratados os estranhos. No se permitem juzos e comportamentos mais flexveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa.

25. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) b) c) d) e) A sociedade deve reconhecer os princpios e valores que determinam as escolhas dos governantes, para conferir legitimidade a suas decises. A confiana dos cidados em seus dirigentes devem ser embasados na percepo dos valores e princpios que regem a prtica poltica. Eleies livres e diretas garantia de um verdadeiro regime democrtico, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas. As instituies fundamentais de um regime democrtico no pode estar subordinado s ordens indiscriminadas de um nico poder central. O interesse de todos os cidados esto voltados para o momento eleitoral, que expem as diferentes opinies existentes na sociedade.

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 26. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: a) b) c) d) e) ...... (haver) de se dar a conhecer, em algum dia do futuro, crianas semelhantes s de tempos passados? Crianas como as de hoje, ao que se sabe, jamais ...... (haver), to absortas e imobilizadas em seus afazeres. At quando se ...... (verificar), em relao s nossas crianas, tamanha incongruncia nos valores e nas expectativas educacionais? Quase todo prazer que hoje s crianas se ...... (reservar) por longas horas dirias, est associado tecnologia. ...... (caber) aos pais e professores, sobretudo, proporcionar s crianas espao e tempo para as necessrias atividades fsicas.

27. (FCC/2009/TJ-AP/Analista Judicirio) A frase em que h incorreo quanto concordncia verbal : a) b) c) d) e) No espantaro as atrocidades do nosso mundo a quem j conhece as crueldades de que um homem capaz. Nenhum de ns se obrigar a viver num campo de prisioneiros da Sibria para poder avaliar quo brbaro este nosso mundo. Costumam chocar os pensamentos correntes todo aquele que esteja interessado em promover sua marca de originalidade. Assiste-se a tantos tristes espetculos neste mundo que muitos passam a difundir uma viso inteiramente desesperanada de tudo. Interessou ao autor explorar os drsticos contrastes que h entre os que moram em Beverly Hills e os que vivem em Darfur.

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 28. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A frase em que a concordncia est em total conformidade com o padro culto escrito : a) b) c) d) Tintas e pincis novos estavam sendo usados pela artista novata, ainda que os ltimos no lhes pertencessem. Debateram sobre a utilidade de vrios acessrios e concluram que muitos no eram, de fato, nada acessvel. O produto derramado atingiu muitas rvores, mas no as comprometeram de modo irreversvel. As mais vultosas doaes para o programa de emergncia j haviam sido feitas, por isso as expectativas de que a arrecadao fosse muito mais alta no tinha fundamento. e) So muitos os aspectos do documento que merecem detida anlise do advogado, mas tudo indica que no haver alteraes significativas.

29. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: a) Os caboclos da regio, que vivem na floresta e dela retiram seu sustento, sabem que importante res- peitar todas as formas de vida que nela se encontram. b) c) d) Existe, na mitologia de vrios povos, duendes com diversos poderes mgicos que encarna, sobretudo, o esprito da floresta. sempre relatado s crianas indgenas os feitos valorosos de ilustres guerreiros, como forma de manter as tradies da tribo. O repositrio de lendas brasileiras de origem indgena variam muito, mas mostram, natureza. e) Quando se tratam de questes de sobrevivncia na mata fechada, necessrio a presena de guias habituados s dificuldades da regio. www.pontodosconcursos.com.br 58 particularmente, uma explicao para os fenmenos da

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 30. (FCC/2008/TRT 18 Regio/Analista Judicirio) importante que voc possa contar com minha amizade; confie nela, que eu no o decepcionarei. A frase acima permanecer correta no caso de substituirmos os elementos sublinhados, respectivamente, por: a) b) c) d) e) tu possas - confies - te Vossa Excelncia podeis - confiei - vos tu possas - confia - te vs possais - confiem - vos Sua Senhoria podeis - confiai - vos

31. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Dados obtidos pela ONU atesta que cerca de dois teros das pessoas que no dispe de gua de qualidade mnima para suas necessidades vivem com menos de dois dlares por dia.

32. (FCC/2009/TRT 7 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: Alguns pases optam por importar alimentos como forma de economizar gua, que vem neles embutidos, j que a agricultura que demandam enormes quantidades desse lquido.

33. (FCC/2006/Banco do Brasil/Escriturrio) As normas de concordncia verbal esto plenamente atendidas na frase: Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam.

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 34. (FCC/2006/TRT 24 Regio/Tcnico Judicirio) A concordncia est correta na frase: Romarias religiosas e festas folclricas serve como atrao a grande parte de turistas, que deseja visitar a regio Centro-Oeste do Brasil.

35. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) Ao se reconstruir uma frase do texto, houve deslize quanto concordncia verbal em: a) Sequer foi possvel, na COP-15, estabelecer um financiamento para os pases pobres a quem coubesse adotar polticas de mitigao das emisses. b) c) d) e) Se todos espervamos um bom acordo na COP-15, frustrou-nos o que dela acabou resultando. Acabou culminando num final dramtico, naquele 18 de dezembro de 2009, o perodo de duas semanas de acaloradas discusses. s naes pobres props-se uma ajuda de US$ 30 bilhes, medida a que no deu aval nenhum dos pases insatisfeitos com as conversas finais. Deveram-se s manobras de desconversas, na definio das tarefas dos pases, o impasse final das negociaes entabuladas em Copenhague.

36. (FCC/2010/TRF 4 Regio/Analista Judicirio) O verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: a) b) Quaisquer que sejam as tcnicas, no lhes ...... (caber) determinar por si mesmas o sentido que ganhar sua aplicao. Muito do que se ...... (prever) nos usos de uma nova tcnica depende, para realizar-se, do que se chama vontade poltica.

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 c) d) e) Nenhuma das vantagens que ...... (oferecer) a tecnologia mais ousada capaz de satisfazer as aspiraes humanas. Quando no se ...... (reconhecer) nas cincias o bem que elas nos trazem, as sadas msticas surgem como soluo. Orson Welles talvez no imaginasse o risco da tragdia que ...... (poder) provocar as dramatizaes de sua transmisso radiofnica.

37. (FCC/2010/TCM-CE/ACE)

As

normas

de

concordncia

verbal

esto

plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) Cabem a ns, zelosos fiscais das reparties pblicas, determinar se nossos funcionrios devem ou no produzir literatura? No se costumam reconhecer nos funcionrios-escritores talento artstico, quando so pegos a escrever literatura na repartio. So injustas as razes pelas quais se maldizem, costumeiramente, a atividade literria de um funcionrio pblico. Como a um funcionrio no se oferecem a fome e o fausto, ele se aproveita dessa condio para desenvolver seu imaginrio. Do uma bela resposta s obrigaes no escolhidas, de que feito o nosso mundo, o talento dos escritores-funcionrios.

38. (FCC/2010/TCE-SP/Agente de Fiscalizao Financeira) Para cumprimento das normas de concordncia verbal, ser necessrio CORRIGIR a frase: a) b) Atribui-se aos esquemas de construo das fbulas populares a

capacidade de representarem profundos anseios coletivos. Reserva-se a pobres camponeses, nas fbulas populares, a possibilidade de virem a se tornar membros da realeza.

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 c) d) e) Aos desejos populares de ascenso social correspondem, em algumas das fbulas analisadas, a transformao de pobres em prncipes. Prosperam no fundo do inconsciente coletivo incontveis imagens, pelas quais se traduzem aspiraes de poder e de justia. No cabe aos leitores abastados avaliar, em quem pobre, a sensatez ou o descalabro das expectativas alimentadas.

39. (FCC/2010/Pref. So Paulo/EAOFP) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: a) b) c) d) e) No deveriam caber aos jovens estudantes o peso das responsabilidades polticas que o autor a eles pretende atribuir. fatal que venham a decepcionar-se com os jovens todo aquele que os v como sujeitos polticos j inteiramente constitudos. O embate a que se costumam lanar os jovens estudantes so quase sempre marcados por uma natural imaturidade poltica. No se devem confiar a um jovem os atributos polticos que mesmo ao poltico mais experiente costumam faltar. Creio que nenhuma referncia a autores como Nelson Rodrigues ou Maquiavel podero trazer alento aos jovens idealistas.

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL LNGUA PORTUGUESA PROFESSOR ALBERT IGLSIA AULA 2 GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Item certo Item certo B Item errado Item errado Item errado Itens errados Item errado Item errado 28. E 29. A 30. C 31. Item errado 32. Item errado 33. Item errado 34. Item errado 35. E 36. E 37. D 38. C 39. D

10. B 11. Item certo 12. A 13. C 14. Item certo 15. B 16. E 17. D 18. C 19. E 20. D 21. E 22. C 23. B 24. D 25. A 26. A 27. C

www.pontodosconcursos.com.br

63

S-ar putea să vă placă și