Sunteți pe pagina 1din 15

Criado e Desenvolvido por:

Todos os direitos so reservados 2013. www.tioronni.com.br

2 LEI DE MENDEL
A segunda Lei de Mendel : (Diibridismo) Os genes para dois ou mais caracteres so transmitidos aos gametas de forma totalmente independente, um em relao ao outro. A segunda lei tambm e conhecida como Lei de Segregao Independente. A meiose e a 2 lei de Mendel : A segregao independente postulada por Mendel s e valida para o caso em que os genes estejam localizados em cromossomos diferentes (cromossomos no homlogos).

2 LEI DE MENDEL

GENEALOGIA OU HEREDOGRAMA
CRUZAMENTO-TESTE: entendido como sendo o cruzamento entre um indivduo (I) qualquer com outro em homozigose recessiva, para os genes envolvidos no controle do carter em estudo. Tem sido de grande importncia em estudos de ligao fatorial ou em estudos de identificao de gentipos. RETOCRUZAMENTO: refere-se ao cruzamento de um descendente com qualquer um de seus genitores. O termo genitor pode ser entendido no sentido restrito, se referindo aqueles indivduos que de fato contribuiram, por intermdio de seus gametas, para a formao do descendente ou no sentindo amplo, se referindo a indivduos representativos da variedade, raa ou tipo dos genitores estudados. Neste ltimo caso, retrocruzamento no , necessariamente, um tipo de cruzamento endogmico (ou consangneo). AUTOFECUNDAO: um processo de propagao sexuado, que se verifica naturalmente em muitas espcies vegetais, que contam com os aparelhos reprodutores masculino e feminino na mesma planta. Tambm utilizado em programas de melhoramento, com vistas a obteno de linhagens homozigticas, para obteno de hbridos heterticos, a partir de seus intercruzamentos.
FONTE: http://www.ufv.br

TRIIBRIDISMO E POLIIBRIDISMO
Os problemas de triibridismo e poliibridismo referem-se aos casos que dois, trs ou mais pares de alelos se encontram em cromossomos diferentes (no homlogos). Isso torna mais fcil compreender a disjuno independente ou segregao independente de tais genes na formao dos gametas.

TERMINOLGIA
Caritipo: conjunto diplide (2n) da clula recebido dos pais na fecundao. Refere-se s caractersticas morfolgicas dos cromossomos (nmero, forma e tipos). Ser humano = 46 cromossomos Caritipo da mulher = 44A + XX Caritipo do homem = 44A + XY (A simboliza os cromossomos autossmicos e X e Y, os cromossomos sexuais.)

Genoma: conjunto haplide (n) de genes, tpicos da espcie, em uma clula. Ser humano = 23 cromossomos Genoma da mulher = 22A + X Genoma do homem = 22A + X ou 22A + Y

TERMINOLGIA
Gentipo: so caractersticas no transmissveis aos descendentes que simulam manifestaes tipicamente hereditrias, tais como: diabete, nanismo hipofisrio e catarata adquirida. Fentipo: so caractersticas no transmissveis aos descendentes que simulam manifestaes tipicamente hereditrias, tais como: diabete, nanismo hipofisrio e catarata adquirida. Peristase: FENTIPO = GENTIPO + influncia do MEIO. Carter: caracterstica considerada em cada estudo (cor dos olhos, tamanho de uma planta, peso, estatura, por exemplo).

TERMINOLGIA
Cromtide: um dos dois filamentos interligados, formado pela duplicao de um cromossomo durante os processos de diviso celular. Conhecida como uma das cpias de um cromossomo formado pela replicao do DNA, que ainda permanece unida a outra cpia pelo centrmero. Cromossomos homlogos: so aqueles que, nas clulas somticas, formam um par. Eles so homlogos porque encerram genes para os mesmo caracteres. Cromossomos no-homlogos: (ou heterlogos): cromossomos que no pertencem ao mesmo par.

Genes alelos (ou genes alelomrficos): so aqueles que formam par e se situam em locais correspondentes nos cromossomos homlogos. Genes no-alelos: genes que se localizam em loci diferentes. Locus gnico: lugar ocupado pelo gene no cromossomo (plural: loci).

TERMINOLGIA
Alelo dominante: gene do par de alelos, que consegue se expressar sozinho, inibindo a manifestao de seu par. representado geralmente por letras maisculas. Alelo recessivo: gene, do par de alelos, que s se manifesta na ausncia do dominante. Geralmente representado por letras minsculas. Homozigose: fenmeno pelo qual um par de genes alelos, sejam dominantes ou recessivos, expressa-se na mesma intensidade. So chamados genes homozigotos. Heterozigose: fenmeno pelo qual um par de genes, um dominante e um recessivo, tem expresso diferente sobre o mesmo carter. So chamados genes heterozitos. Penetrncia: corresponde freqncia com que a caracterstica determinada por um gene se manifesta. Se a caracterstica se manifesta em 100% dos portadores, o gene tem penetrncia total. Se no se manifesta em 100% dos portadores, a penetrncia parcial. Expressividade: intensidade com que um gene se manifesta. Quando um gene se manifesta totalmente, inibindo seu alelo, o caso de dominncia completa. Se a manifestao do gene no inibe o efeito de seu alelo, o caso de ausncia de

GENEALOGIA OU HEREDOGRAMA

HERANA SEM DOMINNCIA


Na herana sem dominncia ou co-dominncia, os dois alelos interagem de modo que o heterozigoto apresenta um carter fenotpico intermedirio entre os apresentados pelos indivduos parentais. Em certos casos, os descendentes heterozigotos assemelham-se mais a um dos tipos parentais que a outro, mas essa semelhana no completa. O fenmeno denominado, ento, de dominncia incompleta.

EXEMPLOS: Mirabilis jalapas

EXEMPLOS: raa Minorca


Outro caso de dominncia intermediria: no gado da raa Shorthom os animais de cor castanhoavermelhada e os brancos so homozigotos. Os heterozigotos apresentam a pelagem manchada e so conhecidos como ruos. Assim, distinguem-se os gentipos SVSV (vermelho), SBSB (branco) e SVSB (ruos).

GENTICA

Tio Ronni BILOGO tio_ronni@hotmail.com

S-ar putea să vă placă și