Sunteți pe pagina 1din 8

Mdulo 1 conhecer um pouco mais da estrutura da Secretaria de Estado da Educao de So Paulo SEESP e da EFAP como primeiro passo para

ra compreender o contexto no qual se inserem as iniciativas de formao dos profissionais da educao que atuam na rede pblica estadual.

Bom estudo!

Escola de Formao e Aperfeioamento de Professores do Estado de So Paulo "Paulo Renato Costa Souza" EFAP. Secretaria de Estado da Educao de So Paulo SEESP.

A Secretaria de Estado da Educao de So Paulo

Ivan Carneiro

Voc faz parte do quadro de profissionais da educao da SEESP e sabe que o seu trabalho contribui para a concretizao do compromisso de ofertar educao de qualidade para todos os alunos da rede pblica estadual.

Educao para todos um grande desafio, pois no representa s o alcance de quantidade e, sim, de qualidade na quantidade! Concorda? E os nmeros da SEESP no so pequenos, assim como os projetos e programas que desenvolve para a meta de melhoria da qualidade. Vamos conhec-los?

Antes, reflita a partir desse pequeno texto:

Nas ltimas dcadas do sculo XX, o pas viveu um ciclo de forte expanso da oferta de matrculas pblicas de Ensino Fundamental e Mdio. Mudanas sociais, polticas e demogrficas no Brasil definiram essa necessidade. At ento, a escola brasileira era programada como lugar para minorias.

O crescimento acelerado das matrculas incorporou desafios de diversas naturezas: expanso de infraestrutura; gesto pedaggica e administrativa de escolas e redes; incorporao de um enorme contingente de alunos e professores de todos os estratos sociais. A educao deixou de ser para poucos e transformou-se em educao para todos.

Saiba Mais x
Em So Paulo, o Ensino Fundamental est universalizado e o Estado avana na universalizao do Ensino Mdio. A qualidade do ensino na rede de escolas pblicas ainda um desafio e, para enfrent-lo, uma das medidas definidas pela SEESP oferecer, por meio da EFAP, formao continuada aos servidores da educao, a fim de lhes proporcionar atualizao, aperfeioamento e desenvolvimento profissional em acordo com sua poltica educacional.
PROGRAMA FORMAO DE TUTORES

A SEESP: os nmeros

Falamos de quantidade com qualidade como um dos desafios da SEESP no alcance de uma escola pblica compromissada com a educao para todos, no mesmo?

Mas voc conhece os nmeros da SEESP? importante nos darmos conta de que nosso contexto de trabalho o de uma grande rede pblica de ensino!

Numericamente, trata-se de uma "cidade da Educao", da qual voc um cidado. Observe os quadros a seguir. Neles no esto computados os prestadores de servios como equipes de limpeza e cozinha, vigias e outros profissionais no docentes.

A SEESP: projetos e programas nas aes de melhoria da qualidade

Os nmeros da SEESP de fato so surpreendentes. Por isso, falamos em desafio ao nos referirmos quantidade com qualidade. A SEESP empreende aes importantes, visando alcanar esse compromisso por meio de programas e projetos voltados melhoria da qualidade da educao bsica no estado de So Paulo.

Um exemplo disso o programa Educao Compromisso de So Paulo

, anunciado em 2011.

Um de seus principais objetivos a valorizao da carreira no magistrio, para que seja uma das mais atraentes para os jovens. O programa tambm pretende que a educao de So Paulo figure entre as mais avanadas do mundo at 2030, utilizando como base os dados mais recentes divulgados pelo Pisa, sigla em ingls para o Programa Internacional de Avaliao de Alunos.

Outros tantos programas e projetos so empreendidos com sucesso pela SEESP visando atender diferentes pblicos e metas, sempre contextualizadas nos cenrios que refletem demandas educacionais e sociais atuais e que se articulam s aes na escola.

Deseja conhec-los melhor?


Navegue pelo link dos programas e projetos da SEESP em prol de uma escola pblica de qualidade. , pesquise, conhea e fique por dentro das importantes aes

A Escola de Formao de Professores - EFAP

A Escola de Formao e Aperfeioamento de Professores do Estado de So Paulo "Paulo Renato Costa Souza" EFAP tem como objetivo o desenvolvimento de estudos e de meios educacionais voltados ao apoio formao continuada e ao desenvolvimento permanente dos integrantes do Quadro do Magistrio e dos demais quadros da SEESP.

So objetivos da Escola de Formao e Aperfeioamento de Professores do Estado de So Paulo "Paulo Renato Costa Souza" EFAP:

Por dentro da EFAP

A EFAP empreende muitas iniciativas de formao continuada dos profissionais que atuam na rede pblica estadual.

Vamos conhec-las?

Antes, acesse a pgina

para obter uma viso geral da atuao e infraestrutura da Escola.

Navegue vontade no Portal da EFAP. H materiais de referncia, vdeos, notcias e detalhes sobre os programas de formao continuada oferecidos.

Clique aqui

para acess-lo.

Anote
Alguns cursos so desenvolvidos em parcerias com a USP, UNICAMP, UNESP, Universidade Anhembi Morumbi, Fundao Lemann, Instituto Crescer, British Council, alm de empresas e entidades privadas.

Fique atento ao Portal da EFAP para conhecer as datas de inscrio dos cursos e os programas especiais oferecidos.

Por dentro da EFAP - Estrutura

A EFAP, como voc j sabe, um rgo vinculado SEESP. A estrutura da EFAP foi implantada de forma a organizar todos os processos que envolvem os programas de formao continuada. Observe no organograma os diferentes setores e respectivos focos de atuao; eles formam um conjunto dinmico e articulado aos propsitos da formao e do aperfeioamento do quadro de profissionais da rede estadual de ensino.

S-ar putea să vă placă și