Sunteți pe pagina 1din 18

QUESTES IMPORTANTES SOBRE O PREENCHIMENTO DO PAR MUNICIPAL 2011 2014

(4 verso)

Ministrio da Educao

Diagnstico - PAR Municipal 2011 - 2014

No ms de abril de 2011, o Ministrio da Educao disponibilizou aos municpios o novo instrumento diagnstico do PAR (etapa 2011 a 2014), que possui quinze questes pontuais e oitenta e dois indicadores. Os municpios foram orientados, nesse primeiro momento, a preencher os seguintes itens: Dados da Unidade Questes Pontuais Indicadores Qualitativos Todas as orientaes necessrias aplicao do instrumento diagnstico esto contidas nas Orientaes Gerais para Elaborao do Plano de Aes Articuladas dos Municpios PAR 2011-2014, documento encaminhado aos entes federados com cadastro ativo no Mdulo PAR 2010 do Simec e disponibilizado no portal do Ministrio da Educao. Para complementar esse material de orientao aos municpios, foi disponibilizado ainda o Instrumento Diagnstico PAR Municipal 2011 2014. O diagnstico muito importante para que se compreenda o contexto educacional local. Ele deve ser feito com muita calma, refletindo-se sobre cada questo para que as respostas sejam consistentes. A equipe tcnica do PAR est analisando alguns diagnsticos j elaborados pelos municpios com vistas a identificar as dificuldades que os municpios esto encontrando na elaborao autnoma do Plano de Aes Articuladas. Nesse sentido, consolidou-se o presente documento como mais um instrumento de apoio tcnico aos municpios.

Preenchimento do PAR 2011 - 2014

1. Pontos a serem observados

1.1.Sobre o navegador a ser utilizado


O navegador utilizado para o preenchimento do PAR deve ser o Mozilla Firefox, pois, utilizando-se o Internet Explorer, algumas funcionalidades no so executadas adequadamente. O navegador Mozilla livre e grtis, e pode ser encontrado no link http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/.

Outra alternativa o navegador Google Chrome (http://www.google.com/chrome/?hl=pt-BR), que tambm livre e grtis.

1.2.Sobre a aba Dados da Unidade


Os dados preenchidos em Dados da Unidade so o principal canal de comunicao do MEC com os municpios. Por isso, e-mails, endereos e telefones devem estar sempre atualizados para permitir nossa pronta comunicao com o municpio. Da qualidade dessas informaes depende a eficincia de nossa comunicao.

1.2.1. Sobre a localizao do prdio da prefeitura e da secretaria


Sempre que possvel, informar com exatido a localidade do prdio:

Use as setas de navegao que aparecem no canto superior esquerdo da tela para chegar correta localizao, ou o ponto definido no representar o prdio:

A EDUCAO S MELHORA POR MEIO DO PLANEJAMENTO

1.2.2. Sobre a Equipe Local


O PAR deve ser elaborado com responsabilidade, tendo em vista que seu objetivo principal a busca da melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas, atendendo s expectativas de aprendizagem de cada srie. O planejamento, portanto, deve ser realizado de acordo com a realidade municipal, de forma franca e consciente.

PLANEJAR IMPLICA DEBATER, DIALOGAR, OUVIR

O PAR deve ser preenchido a partir de ampla discusso com a equipe local, que dever ter, preferencialmente, a seguinte constituio: dirigente municipal de educao; tcnicos da secretaria municipal de educao; representante dos diretores de escola; representante dos professores da zona urbana; representante dos professores da zona rural; representante dos coordenadores ou supervisores escolares; representante do quadro tcnico-administrativo das escolas; representante dos conselhos escolares; representante do Conselho Municipal de Educao (quando houver).

EQUIPE LOCAL COMIT LOCAL

A equipe local diferente do comit local. A equipe local quem elabora e monitora a execuo do PAR; o Comit Local do Compromisso, quem acompanha sua implementao no municpio. O ideal que a equipe e o comit sejam compostos por membros distintos, com exceo do dirigente municipal de educao, que, obrigatoriamente, ir compor ambos.

1.2.3. Sobre o Comit Local do Compromisso


A criao do Comit Local do Compromisso est expressa na 28 diretriz do Plano de Metas Todos pela Educao (Decreto n 6.094 de 24 de abril de 2007). Para que o PAR alcance seu objetivo, necessrio que o Comit Local do Compromisso seja, realmente, atuante e observe, sistematicamente, o alcance dos resultados e metas previstos a partir do Ideb (ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica). O Comit Local do Compromisso deve contar, preferencialmente, com representantes da sociedade civil (associaes de moradores, de empresrios, sindicatos, ONGs, igreja, populao em geral), Ministrio Pblico, Conselho Tutelar, dirigentes do sistema educacional pblico e outros segmentos da Prefeitura Municipal, visando ao desenvolvimento do PAR no municpio. Assim, o prefeito municipal e o dirigente municipal de educao devem garantir a participao representativa da sociedade civil e do governo local no exerccio de mobilizao e acompanhamento das temticas educacionais ofertadas comunidade. O papel do Comit Local do Compromisso pode tambm ser atribudo ao Conselho Municipal de Educao, caso ele exista no municpio, desde que garanta a participao da sociedade civil com a criao de um subgrupo de trabalho com o objetivo de mobilizar a sociedade, com a devida alterao do ato legal que instituiu o Conselho Municipal de Educao.

COMIT LOCAL NO ORGO FISCALIZADOR

O Plano de Metas do PDE reafirma o significado da mobilizao social a partir da instituio do inciso XXVIII

do Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007, ao prever a organizao de um Comit Local do Compromisso, encarregado da mobilizao da sociedade e do acompanhamento das metas de evoluo do Ideb. Na conceituao da gesto participativa, importante que se percebam os mecanismos institucionalizados que diferenciam os atos inerentes ao controle social dos que so atribudos mobilizao social.

Controle social a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas polticas pblicas, em

conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execuo dessas polticas. Assim, na Educao, os mecanismos institucionalizados do controle social so representados pelos conselhos de educao; os conselhos do Fundeb; os conselhos do CAE (Conselho de Alimentao Escolar), entre outros. So elementos bsicos do controle social: o controle das atividades, dos programas, projetos, servios e aes das polticas pblicas; da observncia das normas gerais que regulam as atividades auxiliares ou meio; e da aplicao dos recursos financeiros e do uso dos bens pblicos J a mobilizao social deve ser pautada pela articulao institucional, mobilizao popular, produo e disseminao de conhecimento e comunicao. Por meio da articulao institucional, h a construo de alianas e parcerias com diversas organizaes e movimentos nacionais e internacionais. Busca-se, ainda, envolver estudantes, profissionais de Educao, familiares, cidados em mobilizaes locais e nacionais. Por

ltimo, com a mobilizao social, pretende-se estimular a afirmao do protagonismo da populao na luta pela educao de qualidade.

2.Pontos a serem evitados


2.1.Sobre a Equipe Local
A equipe local um grupo de pessoas representantes de diversos setores da educao local, conforme apontado anteriormente. Todas elas devem estar presentes nas diversas fases de elaborao do planejamento. Os dados de todos os integrantes da equipe local devem ser registrados na aba Equipe Local nos Dados da Unidade. Duas pessoas apenas no compem uma equipe local para elaborao do PAR. importante que essa equipe tenha um planejamento de reunies peridicas para obter informaes sobre a execuo das aes/subaes do PAR, bem como fornecer subsdios para o monitoramento.

A EQUIPE LOCAL ELABORA, O COMIT LOCAL MOBILIZA E ACOMPANHA


2.2. Sobre o Comit Local do Compromisso

Conforme ressaltado anteriormente, o comit local diferente da equipe local. Evite repetir, na composio do Comit Local, todos os nomes listados na composio da equipe local. de fundamental importncia que haja moderao nessa repetio de membros. O PAR um instrumento de planejamento visando melhoria da qualidade da educao e, para que tenha xito, necessrio que representantes dos diversos setores da educao local participem e garantam a qualidade desse planejamento. Destacamos, mais uma vez, que o comit, diferentemente da equipe local, formado por diversos setores da sociedade, conforme estabelece o decreto 6.094 / 2007, art. 2, inciso XXVIII:

organizar um comit local do Compromisso, com representantes das associaes de empresrios, trabalhadores, sociedade civil, Ministrio Pblico, Conselho Tutelar e dirigentes do sistema educacional pblico, encarregado da mobilizao da sociedade e do acompanhamento das metas de evoluo do IDEB.

IMPORTANTE: o PAR um instrumento que privilegia a ao participativa, no deve ser elaborado e


preenchido por apenas uma pessoa, seja ela um tcnico da secretaria de educao ou uma pessoa contratada para esse fim.

2.3. Sobre a contratao de consultoria para a elaborao do PAR


O MEC no incentiva a contratao de consultores para elaborao do PAR. O pagamento de intermedirios, que muitas vezes no conhecem a realidade do municpio, poderia ser um gasto intil e, o que seria ainda pior, poderia impedir a comunicao direta entre o MEC e o gestor municipal. As equipes tcnicas do MEC e do FNDE esto disposio para prestar assistncia tcnica aos municpios gratuitamente, sendo dispensvel a contratao de consultores sem relao com o Ministrio. Em caso de dvida, durante a elaborao do PAR, os dirigentes municipais de educao podem ligar para o MEC e para o FNDE os nmeros esto no final desse documento ou encaminhar mensagem para planodemetas@mec.gov.br.

3.Recomendaes importantes para o preenchimento dos Indicadores Qualitativos

3.1. Relatrio Pblico do Plano de Aes Articuladas


Aps a elaborao e anlise do PAR, o Ministrio da Educao disponibilizar o Plano de Aes Articuladas do municpio no mdulo pblico. Dessa forma, imprescindvel o respeito norma culta da Lngua Portuguesa e ateno ortografia e a outros aspectos formais de seu uso. (Portal do Ministrio da Educao - www.mec.gov.br)

3.1. Justificativa e Demandas Potenciais

A JUSTIFICATIVA TRAZ UMA DESCRIO DA REALIDADE DO INDICADOR


Campo justificativa: utiliza-se para fundamentar e detalhar a pontuao escolhida pelo municpio para o indicador. Quanto mais elementos forem fornecidos, mais precisas sero sua leitura e anlise posteriores. Quando for o caso, o municpio deve apontar os resultados obtidos na execuo do PAR anterior para justificar a pontuao aferida.

REVISAR AS RESPOSTAS IMPRESCINDVEL


A justificativa deve ser clara e detalhada, fornecendo informaes e elementos suficientes acerca da situao municipal referente ao indicador. Devem ser evitadas respostas pouco esclarecedoras. Quem acessar o PAR do municpio deve compreender de forma exata sua realidade educacional mediante a resposta fornecida.

A DEMANDA POTENCIAL APONTA O QUE DEVE SER FEITO


Campo demandas potenciais (redes municipais): descreve-se TUDO o que deve ser feito para

melhorar a situao municipal quanto quele indicador. Tambm, nesse campo, devem ser evitadas respostas imprecisas; sugere-se que as quantidades desejadas (referentes a escolas, professores, materiais etc.) sejam descritas ao se explicitar a demanda. Mesmo quando no houver demandas potenciais, a resposta deve conter o motivo pelo qual elas no so necessrias. No fornea respostas superficiais.

Na exposio da demanda potencial, o municpio poder levar em conta, tambm, os dados do Educacenso, a execuo do PAR anterior e sua capacidade tcnica para executar o que ainda falta para o alcance da situao ideal, ou seja, a pontuao 4.

Recomenda-se que o texto da demanda potencial inicie com verbo no infinitivo. Por exemplo: criar, construir, incentivar, ampliar, capacitar.

IMPORTANTE: o PAR um banco de dados PERMANENTE, com abrangncia nacional e relevncia nica
para estabelecer contato entre os entes da Federao. Por conseguinte, deve conter redao clara e correta. O PAR deve conter o maior nmero possvel de informaes sobre a realidade educacional do municpio em cada indicador. Portanto, informe, esclarea, discuta e revise o PAR quantas vezes forem necessrias com a equipe local.

10

DIAGNSTICOS J ELABORADOS
A seguir apresentamos alguns exemplos de diagnsticos j elaborados pelos municpios, com respostas claras e redigidas com cuidado.
EXEMPLO 1 Dimenso: 3. Prticas Pedaggicas e Avaliao rea: 2. Organizao das prticas pedaggicas Indicador: 5. Estmulo s prticas pedaggicas fora do espao escolar com ampliao das oportunidades de aprendizagem
Pontuao Critrios Preenchimento Obrigatrio 1. Quando no existe nenhuma forma de estmulo para realizao de atividades fora do espao escolar. 2. Quando a secretaria municipal de educao e as escolas prevem, mas no do condies para a realizao de prticas pedaggicas fora do espao escolar; as atividades ficam restritas a algumas visitas e no envolvem a integrao com a comunidade do entorno.

3. Quando a secretaria municipal de educao e as escolas incentivam e do condies parciais para a realizao de prticas pedaggicas fora do espao escolar; as atividades so basicamente de visitas e raramente envolvem a integrao com a comunidade do entorno. 4. Quando a secretaria municipal de educao e as escolas incentivam e do condies para a realizao de prticas pedaggicas fora do espao escolar (exemplos: atividades culturais, como visitas a museus, cinema, teatro, exposies, entre outras; atividades de educao ambiental, como passeios ecolgicos, visitas estao de tratamento de gua e esgoto, lixo, entre outras; atividades de integrao com a comunidade do entorno).

Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

11

EXEMPLO 2 Dimenso: 4. Infraestrutura Fsica e Recursos Pedaggicos rea: 2. Condies da rede fsica escolar existente Indicador: 1. Biblioteca: instalaes e espao fsico
Pontuao Critrios Preenchimento Obrigatrio 1. Quando menos de 25% das escolas da rede possuem biblioteca ou espao de leitura. As instalaes

so inadequadas para a organizao e armazenamento do acervo e para realizao de estudos. Ou quando no existe biblioteca ou espao de leitura nas escolas da rede. 2. Quando menos de 50% das escolas da rede possuem biblioteca ou espao de leitura. As instalaes no permitem a organizao e armazenamento do acervo; no existe espao suficiente para estudos individuais e em grupo. 3. Quando mais de 50% das escolas da rede j possuem biblioteca ou espao de leitura. As instalaes so parcialmente adequadas para a organizao e armazenamento do acervo; os espaos para estudos individuais e em grupo no atendem necessidade da escola. 4. Quando todas as escolas da rede possuem biblioteca ou espao de leitura, em cumprimento Lei 12.244/2010. As instalaes so adequadas para a organizao e armazenamento do acervo; favorecem a realizao de estudos individuais e em grupo.

Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

12

Apresentamos, agora, alguns exemplos de diagnsticos com respostas inconsistentes. a) Incoerncia entre a pontuao escolhida e as respostas
No exemplo, o municpio marcou pontuao quatro, porm, apontou falhas graves na justificativa e nas demandas potenciais; ou seja, pela compreenso do MEC, a pontuao mais coerente seria 1.
4. Quando existe o Comit Local do Compromisso (XXVIII diretriz do Plano de Metas do PDE) implementado ou seu papel foi atribudo ao Conselho Municipal de Educao, possui um regimento interno; as reunies so regulares; o Comit representado por segmentos do governo municipal e sociedade civil; atuante; mobiliza a sociedade e acompanha as metas de evoluo do Ideb; e auxilia a secretaria de educao no fortalecimento do ensino pblico de qualidade.

Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

b) Respostas curtas e/ou pouco esclarecedoras


Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

13

c) Mau uso da Lngua Portuguesa (incorrees na grafia, redao confusa, problemas de coeso e coerncia etc)
Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

d) Confuso entre os campos Justificativa e Demandas Potenciais


Indicador assinalado: CME atuante. Justificativa:

Demandas Potenciais Redes Municipais:

14

OUTRAS OBSERVAES

1. Regularmente as equipes do Ministrio da Educao encaminham mensagens aos municpios por meio do endereo eletrnico informado no cadastro do usurio ATIVO do mdulo PAR 2010. Essas mensagens iniciam o campo assunto com [simec]. Caso o usurio nunca tenha recebido uma dessas mensagens, entre em contato com a equipe do PAR para verificar o cadastro.

2. Na troca de dirigente municipal de educao (DME), a equipe municipal deve fazer o cadastro do novo DME e solicitar o bloqueio do acesso daquele que saiu, enviando mensagem para o endereo eletrnico planodemetas@mec.gov.br . No se utiliza login (CPF) e senha de dirigente municipal de educao que no est mais ocupando a funo no municpio.

3. Alguns municpios esto com dificuldade de localizar o ambiente de elaborao do PAR 2011 2014. Seguem os procedimentos:

a) O PAR 2011-2014 elaborado no mdulo PAR 2010, o mesmo mdulo em que foram inseridas as obras do PAC 2 (quadras e Proinfncia). Acesse o Simec e, se no abrir diretamente o mdulo PAR 2010, selecione e clique na aba que aparece no alto da pgina.

15

b) Se, ao acessar o mdulo PAR 2010, aparecer a tela abaixo, assinala-se em rvore. Aparecer uma mensagem solicitando o preenchimento das abas dos Dados da Unidade o incio da elaborao do PAR 2011 2014.

16

CONTATOS
Seguem, abaixo, os contatos mais solicitados pelos municpios.
Informaes sobre utilizao do Simec Mdulos PAR Plano de Metas e PAR 2010 (acesso ao sistema, senha, insero de dados, monitoramento do PAR): e-mail: planodemetas@mec.gov.br No MEC - telefones: (61) 2022-8335 / 8336 / 8337 / 8338. No FNDE - telefones: (61) 2022-5802 / 5813 / 5831 / 5902 / 5924 / 5928 / 5930 / 5961 / 5973 Informaes tcnicas sobre obras (dados do terreno, planilha oramentria, cronograma fsico-financeiro, documentos a serem anexados, diligncias etc): e-mail: tiago.radunz@fnde.gov.br No FNDE - telefones: (61) 2022 - 4350 / 4351 / 4072 / 4432 Informaes sobre monitoramento obras: No FNDE - telefones: (61) 2022 - 4638 / 4688 Informaes sobre Levantamento da Situao Escolar (LSE): No FNDE - telefone: (61) 2022 4131 Informaes sobre convnios no FNDE: No FNDE - telefones: (61) 2022 4904 / 4905 Informaes sobre emendas parlamentares: No FNDE - telefone: (61) 2022 4334 Informaes sobre o Programa Mais Educao: No MEC - telefones: (61) 2022 9181 / 9208 Informaes sobre Conselhos Escolares e Pr-conselho: No MEC - telefones: (61) 2022 8354 / 8355

17

Informaes sobre PDE Escola: No MEC - telefones: (61) 2022 - 8386 / 8382 / 8392 / 8393 Informaes sobre Pr-letramento, Profuncionrio, Rede de Formao No MEC - telefone: (61) 2022 - 8369 Informaes sobre PARFOR presencial: e-mail: parfor@capes.gov.br Telefone: 0800 616161, opo 7 Informaes sobre Plataforma Freire: Telefone: 0800 616161, opo 7 Informaes sobre Formao pela Escola: Telefone: (61) 2022 - 5881 / 5895 / 5970 / 5974

OBSERVAO: ocasionalmente os telefones podem ser alterados. Nesse caso, ligue para o 0800 616161.

18

S-ar putea să vă placă și