Sunteți pe pagina 1din 9

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil

il benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

CONCURSO PBLICO
Prazo de validade: Hoje de at dois anos. Prorrogao: por igual perodo e por uma nica vez. Requisitos para a prorrogao: Previso no edital; Deciso discricionria do administrador. Tem que ser feita dentro do prazo de validade (durante a validade, no pode esperar vencer o prazo).

possvel revogar a prorrogao do concurso? A prorrogao um ato administrativo discricionrio, logo passvel de revogao. No entanto, aprendemos que a revogao no tem prazo, mas tem limite material de contedo. Assim, se o ato produziu direito adquirido ele no pode ser objeto de revogao. Portanto, se o ato de prorrogao do concurso produziu direito adquirido no pode mais ser passvel de revogao. Se o prazo de prorrogao no comeou a fluir ainda o administrador pode revogar essa prorrogao. O STF diz que se o prazo da prorrogao j comeou a fluir o candidato aprovado tem direito adquirido a prorrogao, no podendo mais ser revogado. Assim, a prorrogao pode ser revogada, mas se o prazo no comeou a fluir ainda. possvel a realizao de um novo concurso durante o prazo de validade do concurso anterior? Sim, mesmo que vlido o concurso anterior o administrador pode fazer um novo concurso, mas desde que seja respeitada a ordem de classificao, ou seja, primeiro nomeado os aprovados do concurso 1 e depois nomeia os aprovados no concurso 2. Imagine que a administrao fez o concurso 2, e estava nomeando os aprovados do concurso 1, normalmente. No entanto, o concurso 1 venceu, expirou o prazo do limite. Mesmo havendo aprovados no concurso 1, no h mais a obrigao em nome-los. O concurso morreu, logo no h mais como continuar nomeando! Smulas importantes do STF: fazer leitura da smula 683 a 686. Nesta smula encontraremos sobre limite de idade, exame psicotcnico, concurso pblico, indeferimento da inscrio no concurso; Smula importante no STJ: smula 266.

REQUISITOS NO CONCURSO PBLICO


O que possvel enquanto requisito de concurso, ou seja, o que pode constar do edital de concurso? A exigncia do edital tem quer ser compatvel com as atribuies do cargo: exigir nmero de dentes para o concurso de gari ou exigir altura no concurso
1

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

de delegado no compatvel. Logo, essas exigncias tm que ter finalidade e ser compatvel com o cargo. No entanto, no basta ser compatvel, para que a exigncia v para o edital tem que ter previso na lei da carreira: O requisito tambm tem que est previsto e programado no edital:

Obs.1: No que diz respeito ao exame psicotcnico ele tem que ter parmetros objetivos. A doutrina critica muito essa avaliao. Obs.2:a resoluo 75 do CNJ, que define as caractersticas do concurso da magistratura, prev sobre a etapa de concurso denominada vida pregressa. Aqui tambm tem que ter critrio objetivo. O edital vai ter que determinar o que vale para a vida pregressa. A doutrina critica muito essa avaliao. A deciso do administrador, da banca do concurso tem que ser sempre motivada. E o espelho de prova uma forma de contribuir para a motivao. Candidato aprovado em concurso tem direito a nomeao? Em regra, o candidato aprovado em concurso tem mera expectativa de direito. Mas hoje, em algumas situaes, a jurisprudncia j reconhece o direito a nomeao. As situaes em que o candidato ter direito subjetivo a nomeao so: Candidato preterido a ordem de classificao tem direito a nomeao: quando nomearam o segundo aprovado ao invs do primeiro. Quando a administrao pblica realiza vnculos precrios (contrato temporrio, nomeao ad hoc) tendo concurso vlido, com candidatos aprovados: isto gera o direito a nomeao, pois se a administrao faz vnculos precrios porque esta precisando de funcionrios e tem verba para pagar. Esse o entendimento do STF e do STJ. Candidato aprovado no concurso dentro do nmero de vagas, durante o prazo de validade do concurso: o Esse entendimento pacfico no STJ. O administrador tem liberdade para fazer o edital, logo, o que vai constar no edital deciso discricionria, mas uma vez publicado o edital ele fica vinculado ao que escreveu. O administrador tem que cumprir o que escreveu. Ultimamente os editais no trazem mais o numero de vagas. Os editais vm prevendo cadastro de reserva, o que, por enquanto, vem sendo considerado constitucional pela jurisprudncia. o No STF essa matria foi declarada de repercusso geral, mas no foi julgado o mrito ainda. Aqui veremos se o STF vai reconhecer o direito a nomeao. Obs: no STJ a orientao de que a leso ao direito s aparece quando vence o prazo, pois a administrao tem ate o ltimo dia para lhe nomear. Assim, o prazo de MS comea a partir do dia seguinte, no podendo ser impetrado durante o prazo de

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

validade do concurso. Assim, o prazo do MS para se discutir direito a nomeao comea a partir do dia seguinte ao do vencimento do concurso.

ESTABILIDADE
AQUISIO DA ESTABILIDADE Como possvel adquirir a estabilidade? A estabilidade previso do art. 41 da CF. A CF diz que para adquirir estabilidade precisa: Ser nomeado para cargo efetivo: Cargo efetivo aquele que depende de aprovao em concurso pblico. O candidato ser aprovado em concurso e nomeado para cargo efetivo. o Obs: Nomeado para emprego pblico tem estabilidade? Para entendermos esse assunto temos que voltar ao texto original da CF/88, que dizia que para adquirir estabilidade tem que ser aprovado em concurso pblico e ser nomeado para o servio pblico. A CF no falava de cargo e nem de emprego. Mas, mesmo assim, pelo texto original da CF/88 o titular de cargo tinha direito a estabilidade, bem como o empregado pblico tambm tinha direito a estabilidade (aprovado por concurso pblico). O TST editou a smula 390 que diz que se o sujeito empregado de pessoa jurdica de direito pblico tem a estabilidade prevista no art. 41; mas se empregado de pessoa jurdica de direito privado (EP, SEM) no tem a estabilidade do art. 41 da CF. Detalhe: com a EC 19/98 o servidor para adquirir estabilidade tem que ser nomeado para cargo efetivo. Neste caso empregado pblico no tem mais direito a estabilidade. Ento, a estabilidade para empregado pblico foi at o surgimento da EC 19/98. A smula do TST continua sendo aplicada apenas para os empregados que ingressam no servio pblico at a edio da EC 19/98. Em suma: hoje o empregado no tem mais direito a estabilidade. De trs anos de efetivo exerccio: Ser aprovado na avaliao especial de desempenho: com a EC 19/98 o servidor para adquirir estabilidade tem que ser aprovado nessa avaliao. Essa avaliao depende de norma para cada carreira, no h uma regra geral dizendo se prova, de servio,de produtividade. Na maioria dos cargos ainda no se aplica essa avaliao, pois ela ainda no foi definida, estipulada, regulamentada.

PERDA DA ESTABILIDADE Como possvel a perda da estabilidade? Poder perder a estabilidade atravs do processo administrativo: preciso que haja processo administrativo, conforme o modelo constitucional. Assim, tem que ser um processo com o contraditrio e a ampla defesa.
3

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

Poder perder a estabilidade atravs de processo judicial com transito em julgado Poder perder a estabilidade atravs da avaliao peridica de desempenho: uma avaliao que ainda ao saiu do papel. Essa avaliao sempre existiu, mas no tinha fora e poder de retirar a estabilidade. Mas com EC 19 essa avaliao ganha essa fora de fazer perder a estabilidade. Poder perder a estabilidade como conseqncia do excesso de despesas com pessoal: art. 169 da CP. Assunto relativo a racionalizao da mquina administrativa.

ESTGIO PROBATRIO
Qual o prazo do estagio probatrio no Brasil, hoje? Convm dizer que o prazo do estgio probatrio de 3 anos. A nossa CF no texto original de 1988 dizia que a estabilidade no Brasil tinha prazo de 2 anos. A CF no usa a expresso estgio probatrio. Para regulamentar essa matria, disciplinando servidores pblicos, vem a Lei n 8.112/90, em seu art. 20, estabelece que o estgio probatrio tem o prazo de 24 meses. Depois surge a EC 19/98, alterando o art. 41, prev que o servidor para adquirir estabilidade precisa de 3 anos de exerccio. O estgio probatrio, com a mudana da CF pela EC 19, foi alterado? Se estgio probatrio e estabilidade so institutos interligados, interdependentes, devem ter o mesmo prazo. Assim, se devem ter o mesmo prazo, com a EC 19/98 significa que o art. 20 da Lei n 8112/90 no foi recepcionado pela CF. Logo, o estgio probatrio deixa de ser de 24 meses e passa para 3 anos, que o mesmo prazo da estabilidade. Mas se o raciocnio for inverso: estabilidade e estgio probatrio so institutos autnomos, independentes, logo, podem ter prazos diferentes. Assim, se podem ter prazos diversos, significa que o art. 20 da Lei n 8112/90 foi recepcionado pela CF/88. Desta forma o prazo do estagio probatrio de 24 meses e o da estabilidade de 3 anos. A AGU emitiu parecer com efeito vinculante (orientao para todo executivo federal) determinando que o prazo do estgio probatrio deveria ter o mesmo prazo da estabilidade, por serem institutos dependentes. Seguindo esse mesmo raciocnio, o CNJ tem o pedido de providencias n 822, fixando tambm que o estgio probatrio deve ter o prazo de 3 anos. No STF encontraremos decises monocrticas, no h decises plenas ou consolidadas sobre o assunto. No entanto, h muitas decises monocrticas fixando o entendimento de que so o estagio probatrio e a estabilidade dependentes, logo, devem ter o mesmo prazo, ou seja, 3 anos (no recepcionando a lei 8112.). O STF no tem seu posicionamento definido ainda. O STJ, em sua primeira orientao, fixou entendimento de que o estagio probatrio e a estabilidade so institutos independentes e podem ter prazos diferentes. No
4

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

entanto, o STJ mudou de posicionamento. O STJ passou a entender que o prazo do estagio probatrio deve ser de 3 anos, bem como tambm o prazo da estabilidade, por serem institutos dependentes. O STJ j tem seu posicionamento definido em 3 anos. Portanto, frente a esses posicionamentos convm responder na prova do concurso o prazo de 3 anos para a estabilidade e o estagio probatrio. O presidente da repblica editou MP 431 que disciplinava servidores pblicos, alterando a lei 8112/90, dentre outras leis. Essa MP alterava o art. 20 da Lei n 8112/90. Com a MP o art. 20 foi alterando e o prazo do estagio probatrio passou a ser de 36 meses. Mas quando essa MP foi convertida na Lei n 11.784 esse dispositivo do art. 20 foi objeto de emenda, e no foi convertido em lei. Logo, como o art. 20 no foi objeto de converso, ele volta ao seu entendimento original (24 meses). O CN entendeu que so institutos independentes e precisam ter prazos diferentes. Concluso: na lei 8112 o estagio continuou sendo de 24 meses. Assim, durante a vigncia da MP tivemos o estagio probatrio com o prazo de 36 meses, mas como o art. 20 no foi convertido em lei, voltou a ser de 24 meses. Obs: A orientao do TST, em resoluo, no sentido de que o estagio probatrio de 36 meses.

SISTEMA REMUNERATRIO
O servidor pblico no Brasil sujeito a duas modalidades de remunerao: Remunerao ou vencimentos: esse pagamento era a regra no Brasil. O salrio base era pago em duas parcelas - parcela fixa (salrio base) + parcela varivel (dependia das condies de cada servidor gratificaes, abono e etc). Essa situao era muito comum no Brasil.

Algumas gratificaes, abonos ou adicionais se incorporavam a parcela fixa, mas outras no. Dessa forma o servio nunca tinha certeza do que iria compor sua remunerao quando fosse para a aposentadoria. Assim gerava incerteza do quanto iria receber. Outro problema era quando o governo dava aumento para os servidores no se sabia se incidira sobre a parcela fixa ou tambm sobre a varivel. Assim, gerava incerteza ao governo sobre o quanto iria pagar. Subsdio: surge com a EC 19/98. O subsidio uma parcela nica. Subsdio do latim significa ajuda de sobrevivncia. Quem no Brasil recebe subsdio? Quem recebe o alto escalo, e estes no recebem ajuda de sobrevivncias, mas altos salrios. Recebem subsdios: o O chefe do executivo e o seu vice. o Auxiliares imediatos do poder executivo. o Membros do poder legislativo o Magistrados e membros do MP o Os ministros e conselheiros do tribunal de contas o Membros da AGU
5

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

o Os procuradores o Os defensores pblicos, ressalvados os procuradores municipais, que ficaram fora o Carreira policial o Os cargos organizados em carreira: aquele cargo que tem plano de ascenso funcional, tem plano de crescimento. Ex.: magistratura. Subsdio soma tudo que o servidor recebe. No entanto duas verbas ficam fora do subsdio: Verba de natureza indenizatria: verba que serve para compensar o que pagou. Ex.: dirias, transporte, hospedagem. Verbas do art. 39, 3 da CF: prev que alguns direitos do art. 7 tambm servem para o servidor, e esses direitos so pagos por fora. Ex.: 13 salrio, 1/3 de frias, adicional noturno.

Como se fixa remunerao no Brasil? Remunerao no Brasil se fixa por lei. Quem apresentar esse projeto de lei? Se o aumento for do executivo, a iniciativa tem que vir dele; se o aumento do legislativo, a iniciativa tem que vir do legislativo; se o aumento for do judicirio, a iniciativa tem que vir do judicirio. No entanto, h exceo em que a remunerao no fixada por lei, vejamos: O CN pode fixar a remunerao por decreto legislativo (s tem deliberao parlamentar, no tem sano e veto do presidente da repblica). O CN, atravs de decreto legislativo, fixa a remunerao: o Do presidente e do vice; o Dos ministros de Estados; o Dos senadores e deputados federais; A cmara municipal tambm pode fixar por decreto legislativo a remunerao dos vereadores.

Obs: quanto ao deputado estadual, governador e prefeito como se fixam as remuneraes? Por lei.

TETO REMUNERATRIO
Atualmente no servio publico h teto remuneratrio. No servio pblico, hoje no Brasil, ningum pode receber mais do que ministro do STF. Esse teto foi alterado pela EC 19. O projeto de lei de iniciativa do prprio STF (EC 41), e no iniciativa conjunta, como previa a EC 19/98. fixada por lei ordinria de iniciativa do prprio STF. Pela Lei n 12.041/09 o teto remuneratrio de R$ 26.723,13.

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

Alm desse teto geral, a EC 41 trouxe mais uma novidade: teremos, alm do teto geral, um subteto, vejamso: Na Unio: o subteto do ministro do STF. Nos Estados foram criados trs subtetos: Se o sujeito est no Poder Executivo: o subteto a remunerao do governador Se o sujeito est no poder legislativo: o subteto a remunerao do deputado estadual Se o sujeito esta no judicirio estadual: o subteto a remunerao do desembargador

Esse subteto do desembargador tambm servir para: Os membros do MP: promotores e os procuradores de justia. No caso dos pertencentes do quadro administrativo do MP (ex.: analista) o subteto remuneratrio o do governador. O desembargador no pode ganhar mais do que 90,25% do ministro do STF: Na ADI 3854 o STF fez interpretao conforme desse percentual. O STF no disse que esse percentual inconstitucional. O STF disse que percentual constitucional, mas desde que interpretado conforme a CF. STF disse que judicirio tem um teto s. Esse 90,25% o limite da remunerao do desembargador, mas enquanto desembargador. Assim, esse 90,25% constitucional, se interpretado conforme a CF, logo o limite do salrio no cargo de desembargador. Se ele fizer outras coisas por fora (aulas, por exemplo) ele pode ganhar mais. Em suma: o teto do salrio 90,25%, mas enquanto exercer outra atividade, pode ganhar mais.

Procuradores: Defensores pblicos: Nos municpios: O teto o do prefeito.

Obs: servidor no Brasil, hoje, no pode ganhar acima do teto. Se esta ganhando acima, deve-se cortar. Mas h excees: Ex.: quando o ministro do STF se aposenta ele ganha um aumento de 20%, logo ele passa a ganhar mais do que um ministro na ativa.

ACUMULAO DE CARGOS E EMPREGOS


A acumulao no Brasil esta proibida. Excepcionalmente a CF autoriza algumas hipteses de acumulao art. 37, XVI e XVII, e o art. 38. A proibio de acumulao inclui administrao direta e indireta.
7

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

A CF permite a acumulao de dois cargos pblicos. O MP e a Magistratura possuem limitao de magistrio: 20h de magistrio, para que assim haja mais dedicao na carreira. Acumulao no Brasil tem quatro regras, ou seja, s pode em quatro casos: 1. Atividade + atividade: O sujeito professor da universidade federal, estadual e est em atividade nessas funes e no seu cargo. Assim primeira condio para que h cumulao: Compatibilidade de horrio Ningum pode ganhar mais do que o teto: a soma das duas remuneraes no pode ultrapassar o teto.

Podero ser cumulados: Dois cargos de professor Um de professor e outro tcnico cientfico Dois cargos na rea da sade: com profisso regulamentada por lei.

Obs: todos esses requisitos so cumulativos.

2. Aposentado + aposentado: A aposentadoria pode ser cumulada nas hipteses permitidas para cumulatividade. Logo, ele poder receber duas aposentadorias. 3. Aposentado + atividade: isso possvel. Se a pessoa esta aposentado no primeiro cargo, o segundo pode ser: Qualquer mandato eletivo: recebe as duas remuneraes Qualquer cargo em comisso: recebe as duas remuneraes Nas hipteses permitidas para a atividade: pode tudo dois de professor; um de professor e outro tcnico cientfico; dois cargos na rea da sade. Proventos + salrio: o sujeito era promotor, recebe proventos; faz concurso para juiz poder ganhar os proventos de promotor e o salrio de juiz?At a EC 20/98 a CF admitia que o aposentado no primeiro, poderia exercer qualquer segundo, desde que ganhasse proventos + remunerao. O constituinte decidiu que aquele que j esta acumulando, tem direito adquirido. (art. 11 da EC 20/98)

4. Atividade + atividade (mandato eletivo): art. 38 da CF. S possvel essa cumulao se o mandato for de vereador, mas desde que haja compatibilidade de horrio. Vejamos: Mandato eletivo federal, estadual e distrital: Se a pessoa professor e vai exercer mandato eletivo (federal, estadual e distrital) no
8

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 17 Senhor Jesus Cristo eu Te quero mais do que o ouro, mais do que mil benos, mais do que a minha prpria vida.

7 de julho de 2010

pode acumular. Neste caso ele tem que se afastar do primeiro e vai exercer o segundo, recebendo o novo salrio. Mandato eletivo de prefeito: se o mandato for de prefeito, que tambm no pode acumular, ele ter que se afastar do primeiro, exercer o segundo, mas poder escolher a remunerao. Mandato eletivo de vereador: se o mandato de vereador e o horrio sendo compatvel ele poder exercer os dois e receber a remunerao pelos dois; mas se o horrio no for compatvel segue a regra do prefeito (afasta do primeiro, recebe pelo segundo e escolhe a remunerao)

APOSENTADORIA
Devo estudar os requisitos do art. 40 para se aposentar. Devo pegar no site da Marinela o resumo sobre o assunto.

S-ar putea să vă placă și