Sunteți pe pagina 1din 1

A Educao Proibida Respeitem as crianas, dem a elas a oportunidade de se desenvolver como elas se desenvolvem, no como ns como adultos queremos

ou pensamos que deva ser, seno como elas podem faz-lo. H uma coisa s que realmente importante: o amor que ns possamos dar s crianas. Se queremos uma sociedade diferente, o nico que realmente temos que fazer amar as crianas, e que eles aprendam a amar a outros. O conhecimento vir sozinho, os resultados do mundo vm sozinhos, mas uma criana que no foi amada dificilmente vai aprender a amar. Pablo Lipnizky Colegio Mundo Montessori, Colmbia. Parece que os pais pensam que criar um filho uma atividade profissional, quer dizer, que eu, para criar meu prprio filho, deveria estudar, deveria me esforar, e que, como ao final de contas, provavelmente no acabarei de fazer bem por muito que me esforce, pois o melhor que j diretamente deixe a criana com um profissional, com um pedagogo, com um pediatra, com um psiclogo, e no assim. Os nicos que podem cuidar bem dos filhos so os pais. Carlos Gonzlez, pediatra, Espanha. Quero dizer que as crianas so uma oportunidade imensa, so um presente, sinceramente so um presente. E triste que normalmente no mundo desenvolvido o que frequentemente fazemos afast-los. Os levamos escola logo em seguida, tem mes e pais que vem a criana uma hora ao dia. Como pode? Ou seja, como podemos esperar algo bonito da? Por muito bons mtodos que tenhamos, a criana necessita antes de tudo amor, proximidade, sentir-se cuidada, protegida, quanto menor, mais protegida. E depois por si mesma pode proteger aos demais e cuidar dos demais. Quer dizer, primeiro tem que se apegar para depois desapegar. Cristbal Gutirrez Fundacin CAI, Espanha.

Hoje em dia a educao est proibida. Muito pouco do que acontece em nossa escola verdadeiramente importante, e as coisas que interessam no se escrevem em nenhum caderno nem em nenhuma pasta. Como nos encontramos com a vida? Como enfrentamos as dificuldades? No sabemos. No nos ensinaram. Falam muito de educao, progresso, democracia, liberdade, um mundo melhor, mas nada disso acontece nas aulas. Nos ensinam a estar longe uns dos outros e a competir por coisas que no tm valor. Pais e professores no nos escutam. No nos perguntam nunca o que opinamos. No tm idia do que sentimos, o que pensamos, o que queremos fazer. No seria maravilhoso se pudssemos escolher diariamente ir escola? Que seja nossa escolha, no de nossos pais. Que a escola seja um lugar lindo, onde se possa desfrutar, onde se possa brincar, onde se possa ser livre, onde se possa escolher o que aprender e como aprend-lo. Ensinem-nos que as coisas podem ser diferentes. Esse o exemplo que tem que dar-nos. Suas expectativas so suas, no so nossas. E enquanto continuem tendo-as, vamos continuar falhando. Por tudo isso, dizemos chega. Chega de decidir por ns, chega de qualificar-nos, chega de impor-nos. Nem as cincias, nem as provas, nem os diplomas nos definem. Ns vamos decidir o que queremos ser, fazer, sentir ou pensar. Acreditamos que a educao est proibida. No por culpa das famlias, no por culpa das crianas, no por culpa dos docentes. Todos proibimos a educao. Cada vez que voc escolhe olhar pro outro lado, em lugar de escutar. Cada vez que escolhemos a meta, em lugar do trajeto. Cada vez que deixamos tudo igual, em lugar de provar algo novo. Antigamente as crianas aprendiam em seus lares, trabalhando com seus pais, de seus afazeres cotidianos, do dia-a-dia. Tudo o aprendiam de compartilhar com seus pais e a comunidade. A escola devia acompanhar esse processo. Mas muitas famlias tm perdido essa confiana em si mesmas, a confiana em que seu prprio instinto pode lhes dizer como criar e educar a uma criana. Como temos feito h milhares de anos. Esta carta um convite a nos encontrarmos com a educao alm dos muros da escola que todos conhecemos, um convite a pensar outras formas de aprendizagem, a conversar e debater sobre nossas prticas escolares e educacionais. Seja docente, seja aluno, seja pai/me, seja quem for, ajude-nos. A educao tem que avanar, tem que crescer, tem que mudar. Encontrar-nos com os outros, conhecer e explorar suas experincias, trocar idias e lev-las nossa realidade. Essa nossa proposta, e comea hoje mesmo. Visite o site http://www.educacionprohibida.com/, baixe o filme La Educacin Prohibida e seja a mudana. Leia Paulo Freire. Sobretudo, ame. Divulgue, aja, seja, atue, compartilhe, mude. A mudana comea na gente. Educao Proibida... Educao Pr-vida.

S-ar putea să vă placă și