Sunteți pe pagina 1din 10

A situao do atendimento aos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem nas escolas a partir das orientaes educacionais especiais

inclusivas
Clucia Honnef Katiusce Giacomelli Tambara

Curitiba, novembro de 2011

Alguns resultados encontrados em uma pesquisa realizada para o curso de Especializao em Gesto Educacional (UFSM) Discusses a respeito da situao de atendimento aos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem, a partir das orientaes da educao especial na perspectiva inclusiva

O que impulsionou a escrita deste trabalho

Nos relatados dos professores na pesquisa, pode-se perceber que eles ainda consideram os alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem como alunos da ed. especial na perspectiva inclusiva

A partir disso, neste artigo apresentamos as percepes dos professores acerca de quem eles consideram alunos da educao especial, e convidamos a uma reflexo sobre o atendimento s dificuldades e transtornos de aprendizagem a partir das novas orientaes da educao especial na perspectiva inclusiva (BRASIL,2008).

Quem so esses alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem?


Variedade de termos e teorias: Paim (1985) Fernndez (1991) utilizam o termo problemas de aprendizagem. Nicassio e Sanchez (2004), Dockrell e Mcshane (2000), Coll(1996) usam a designao dificuldades de aprendizagem. J Correia (2008) fala das dificuldades aprendizagem especficas. CID10 e DSM IV utilizam dificuldades e transtornos de aprendizagem. Moojen (2006) prope uma classificao em duas categorias: dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.

Quem so esses alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem?


Moojen(2006) ainda apresenta que as dificuldades de aprendizagem podem ser naturais ou de percurso e dificuldades secundrias de aprendizagem. Os alunos com transtornos de aprendizagem, descritos nos dois principais manuais de diagnstico, o CID10 (1993) e o DSMIV (2003), apresentam um grau clinicamente significativo de comprometimento no desenvolvimento de uma habilidade escolar especificada.
A maior incidncia nas escolas, a priori, parece ser de crianas que apresentam dificuldades de aprendizagem: Ohlweiler (2006, p.127) [...] a prevalncia de crianas com transtornos de aprendizagem de acordo com pesquisas realizadas varia de 2 a 10%, dependendo do tipo de testagem utilizada.

Alguns aportes da realidade pesquisada


Nas Diretrizes da Educao Especial na Educao Bsica, de 2001, os alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem so alunado da educao especial, mas com a Poltica Nacional da Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva (PNEEPEI), de 2008, e nos documentos que a seguem, isso muda; Os alunos com dificuldade de aprendizagem devem ter suas dificuldades sanadas pelo professor da sala de aula comum, contando com o suporte do professor de educao especial. Porm, o que os relatos dos professores denunciam que eles no conseguem fazer este trabalho e quem o realiza, quando possvel, o professor de educao especial .

Percepes dos professores


Hoje os alunos includos que eu vejo aqui na escola so aqueles que a poltica trs, os deficientes, transtornos globais de desenvolvimento, surdez e muitas dificuldades bem acentuadas de aprendizagens. Eu considero alunos includos, alm de tudo que a poltica reza, ainda as dificuldades de aprendizagens. Acho que eles ainda fazem parte, assim como os transtornos especficos de aprendizagens, apesar de eles serem da rea da psicopedagogia, eles dentro da escola vo continuar sendo da educao especial enquanto no tiver o profissional [...] pra mim eles so alunos que tem que ter um olhar especial, qualquer aluno tem que ter um olhar especial, mas eles so alunos que mais ainda, principalmente no momento da avaliao.(SERRA) Eu acho que includo todo aquele aluno que tem uma necessidade educacional especial mesmo sendo de dificuldade de aprendizagem porque tu tens que de alguma maneira atender esse aluno diferente. A gente coloca muito aquela questo de eu ver alguma deficincia digamos assim e esse o aluno includo, mas a gente tem bem mais [...]
Os com deficincia e eu considero e se eles tm qualquer dificuldade, qualquer distrbio de aprendizagem, acho que so tambm inclusos, merecem um tratamento diferenciado [...] eles no so considerados por lei includos[...]ns aqui na escola tratamos eles como inclusos tambm.(ARROIO)

Alguns aportes da realidade pesquisada e algumas reflexes


Na escola, diante do despreparo dos professores frente a esta realidade e na falta de um profissional, como psicipedagogo, por exemplo, o/a professor/a de educao especial ainda realiza o atendimento aos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Mas e se esse atendimento no fosse feito pelo/a professor/a de educao especial?Como ficariam esses alunos? Tal situao denota que diante das novas orientaes da Poltica de 2008 e dos documentos que a seguem, como a Resoluo n4, de 2009, os alunos com transtornos ou dificuldades de aprendizagem encontram-se no momento, de certa forma, desamparados, pois se no houvesse a boa vontade por parte do/a professor/a de educao especial em atender os alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem, estes ficariam desassistidos e seu desenvolvimento ficaria comprometido.

Alguns aportes da realidade pesquisada e algumas reflexes


Ento, frente a isso, acredita-se que em muitos casos , e ser por muito tempo ainda, necessrio o atendimento do professor de educao especial a alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem, para auxiliar o professor da sala de aula comum a dar conta do recado. Caso isso no acontea, at os professores de sala de aula comum conseguirem sozinho atender as especificidades de aprendizagem desses alunos, muitos deles podem tornar-se os alunos repetentes e evadidos da escola.

Consideraes Finais
Por fim, pensa-se que esse aspecto necessita de maior reflexo, e urgentemente, pois os alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem precisam ter suas especificidades no desenvolvimento plenamente atendidas, ou pela disponibilizao nos contextos escolares do trabalho do psicopedagogo, ou talvez as orientaes ao trabalho do educador especial precisam ser repensadas, a fim de que a este seja orientado novamente, pelos documentos legais, o atendimento a estes alunos. O fato que emergente a considerao e discusso sobre esse aspecto, e os rgos governamentais precisam entrar nessa discusso e considerar a realidade, pois, caso contrrio, sem um profissional especifico nas escolas que disponha de atendimento aos alunos com dificuldades e transtornos de aprendizagem, estes correm o risco de, aos poucos, acabarem no tendo o a ateno e atendimento que necessitam e evadirem desta ou tornarem-se alunos problema, como referido nos relatos docentes.

Referncias
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais DSMIV. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1995. BRASIL. Diretrizes Nacionais da Educao Especial na Educao Bsica. Braslia. MEC/SEESP, 2001. _______. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Especial. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. MEC/SEESP, Braslia, 2008. ________. Resoluo n 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial. Resoluo CNE/CEB 4/2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 5 de outubro de 2009, Seo 1, p. 17. COLL, Cesar; PALACIOS, Jess, MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicolgico e educao: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1995. CORREIA, Lus de Miranda. Dificuldades de aprendizagem especficas: contributos para uma definio portuguesa. Porto, Portugal, Porto Editora, 2008. DOCKRELL, Julie, MCSHANE, John. Crianas com Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2000. FERNNDEZ, Alicia. A inteligncia Aprisionada. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1991. FERREIRA, Liliana. S. Gesto do Pedaggico: de qual pedaggico se fala?. In: Currculo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.176-189, Jul/Dez 2008. ISSN 1645- 1384 MOOJEN, Sonia. Semiologia psicopedaggica. In _____.Transtornos da aprendizagem, abordagem neurobiolgica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.104-105

PAIN, Sara. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre, Artes mdicas, 1985.
ROTTA, N.; OLHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiolgica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. SNCHEZ, Jess-Nicasio Garcia. Dificuldades de aprendizagem e interveno psicopedaggica. Porto Alegre, Artes Mdicas. 2004. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre, Armed, 1993.

S-ar putea să vă placă și