Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO E ECONOMIA

Bacharelado em Administrao Pblica Disciplina: GAE 223 - Teorias Administrativas II

Discente: Salete Pereira de Jesus 201210025 Resenha do Artigo: Planejamento Estratgico na Administrao Pblica. Silva, Gerson Gomes da.

O Planejamento Estratgico passa por mudanas na administrao pblica, mas ainda permanece como uma ferramenta imprescindvel na execuo de planos de ao objetivando alcanar resultados. Segundo o autor ele chegou a concluso no que concerne ao Curso de Gesto Pblica sobre seus objetivos que so os resultados junto aos seus clientes diretos que, so os seus usurios, a populao em geral, ou mais especificamente, aqueles que pagam os impostos. Neste contexto que a gesto pblica precisa reverter os impostos pagos pela populao em prestaes de servio de qualidade. Existem quatro etapas essenciais para um processo racional de planejamento e administrao: definio de metas; identificao em termos dos caminhos para se atingir essa metas; fazer escolha mais favorvel de benefcios em relao a custos; as alternativas escolhidas so traduzidas em enunciados claros, operacionais. Conforme Gerson o principal beneficio do planejamento o estabelecimento de um futuro curso de ao que promova a coordenao dos recursos internos d organizao com seus desafios polticos e externos. Outro beneficio que ajuda os administradores pblicos a tomar decises atuais que tm a melhor chance de produzir as conseqncias desejadas, uma avaliao das condies futuras e presentes e do encorajamento e apoio dos administradores para tentarem

estabelecer objetivos, so capazes de decidir de antemo o que fazer, como faz-lo e quem deve faz-lo, finalmente prov o controle organizacional atravs do estabelecimento de padres de desempenho. Ou seja planejamento e administrao so inseparveis, sem o conhecimento de um futuro curso planejado de aes e eventos, os administradores no tm base para decises. No seu artigo Silva fala sobre a burocracia onde tanto no setor pblico quanto no privado a uma tendncia de se criar organizaes hierrquicas monocrticas (que tm um dirigente), presas as normas e impessoais no seu comportamento em relao a funcionrios e clientes. Para ele seguir as normas torna-se um ritual. Outro ponto de que trata o autor sobre a terceirizao, que foi feita para a introduo do downsizing que consiste na reduo dos nveis hierrquicos, providencia necessria para se enxugar o organograma, o que no muito bem utilizado pelas empresas, onde o servio terceirizado fica muito a desejar, bem como os salrios pagos por essas empresas que prestam servios terceirizados no Brasil. No artigo Gerson cita a importncia das estratgias no momento em que as polticas pblicas so constantemente desviadas do foco de ao por problemas de recursos e ingerncia de variveis externas. A administrao estratgica um instrumento administrativo facilitador e otimizador das interaes da empresa com fatores ambientais e tambm tm forte influncia para os fatores internos da empresa, para Gerson no entanto, no obstante a sua grande importncia para a empresa, a estratgia no tem recebido muita ateno por parte dos executivos, embora a estratgia no seja o nico fator determinante no sucesso ou fracasso de uma empresa. A estratgia extremamente importante para a empresa e para o governo pois resultam a misso, os propsitos e a postura estratgica, que o ponto de partida para traar o caminho voltado aos futuros objetivos e desafios, escolhidos entre as opes estratgicas que a empresa consegue identificar como preferenciais ou as mais adequadas em determinado momento.

S-ar putea să vă placă și