Sunteți pe pagina 1din 3

Pinturas Ruprestes

Oque so
As pinturas rupestres so representaes simblicas de povos que viveram entre 10.000 e 300 anos atrs. As pinturas vm sendo feitas desde os primeiros povos que ocuparam o territrio, e existem outras, com muitos sinais geomtricos associados, que parecem estar associadas a grupos ceramistas, ancestrais de indgenas J. Alguns locais com pinturas eram reas sagradas de sepultamentos humanos. A arte rupestre, alm da funo esttica, servia tambm para reafirmar a identidade cultural e delimitar territrios. A arte rupestre uma forma de comunicao atravs de convenes, que consegue relacionar as pessoas atravs do tempo. As representaes rupestres refletem o simbolismo, os mitos e os ritos das sociedades humanas que as produziram. Os significados reais das figuras, produzidas em outros perodos, acabam perdendo-se no tempo Do francs rupestre, o termo designa gravao, traado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a tcnica empregada. Considerada a expresso artstica mais antiga da humanidade, a arte rupestre realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre. Esto excludas as manifestaes artsticas contemporneas como o graffiti e a arte ambiental. Alguns especialistas criticam o uso do termo "arte" para fazer referncia s inscries sobre pedra que remontam, em geral, aos povos de pocas prhistricas, na medida em que pinturas e gravuras descobertas pelas pesquisas arqueolgicas nem sempre teriam, hoje, um sentido esttico evidente. Apesar disso, convenciona-se chamar de "arte" essas expresses plsticas que fornecem acessos valiosos para o estudo de vrias fases da histria da humanidade.

Oque elas representam?


As representaes podem ser figurativas ou sinais, e as trs grandes categorias de representao da arte rupestre so as figuras humanas, as de animais e os sinais. Os sinais so representaes geomtricas, no importando o significado. Existem sinais elementares, como os pontos, traos, barras, e os sinais elaborados, feitos a partir da reunio de um conjunto de sinais simples. Os sinais elaborados se repetem, e podem ajudar a definir culturas e territrios, alm da cronologia. Os motivos so representaes nicas, emblemticas, que no se repetem, e assim podem definir um stio arqueolgico. Os territrios s conseguem ser verdadeiramente definidos atravs da comparao de dados recuperados entre as pinturas rupestres, os contextos arqueolgicos, as tecnologias de produo de artefatos lticos e/ ou cermica, a cronologia e a estratigrafia. uma manifestao do sistema de comunicao social. A representao grfica de uma mensagem que tem o significado s pode ser compreendido no contexto social no qual foi criado. Simplesmente uma verdadeira linguagem, a completa significao perdeu-se definitivamente no tempo por no conhecermos o cdigo social dos grupos que o fizeram.

No podendo decifrar este cdigo, resta uma possibilidade de se conhecer mais sobre os grupos tnicos da pr-histria atravs da identificao dos componentes do sistema grfico prprio de cada grupo e de suas regras de funcionamento. Efetivamente, cada grupo tnico possui um sistema de comunicao grfico diferente, com caractersticas prprias. Assim, mesmo que no possamos decifrar a sua significao, ser possvel identificar cada um dos conjuntos grficos utilizados pelos diferentes grupos. Quando os conjuntos grficos permitem o reconhecimento de figuras e de composies temticas, existe tambm a possibilidade de identificar os elementos do mundo sensvel que foram escolhidos para ser representados. Esta escolha de fundo social sendo tambm caracterizadora de cada grupo, pois oferece indicadores sobre os elementos do entorno e as temticas que so valorizadas por cada sociedade.

Qual o material usado?


Usavam, principalmente sangue animal, e alguns outros tons encontrados nas vsceras desses animais, e tambm argilas, musgos, carvo,e barros originados das diferentes camadas do solo, com diferentes coloraes. Como suas pinturas eram internas, resistiam ao tempo, mesmos utilizando materiais com pouca resistncia as intempries. Eles tambm costumavam fazer desenhos utilizando relevos, que acho estar mais prximo a escultura do que a pintura. O extrado de pedra era feito com o masseramento na prpria pedra, obtendo uma 'farinha de pedra', qual era incorporada principalmente a colorao pelo urucun, tambm aqui conhecido como 'coloral'. Ento bastava utilizar resinas vegetais diversas para fazer a liga destes materiais. Se a maioria era feita em paredes de pedras, normalmente em lugares habitados por estes artistas e escritores, tambm eram feitas verdadeiras bibliotecas e pinotecas em pedras recordadas e laminares, os materiais e meios eram os mais diversos, e muito do que acima foi descrito seria repetitivo aqui reescrever.

Figuras da Arte Rupreste

Pinturas Rupestres no Parque Nacional Da Serra da Capivara, Decalrado Patrimnio Cultural da Humanidade pela Unesco

Pinturas Rupestres no Cidade de Ivolndia

Descoberta de fsseis pode mudar o atual mapa da evoluo humana


Pesquisa baseada em intrigantes esqueletos pr-humanos desperta debate na comunidade cientfica.
Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 11/04/2013

De acordo com o site The Verge, uma equipe internacional de pesquisadores publicar nesta sexta-feira diversos estudos que podem reescrever o mapa da evoluo humana. As pesquisas descrevem as concluses do time sobre aAustralopithecus sediba, uma espcie pr-humana que habitou o nosso planeta h 2 milhes de anos. Baseados na forma como essas criaturas caminhavam, mastigavam e se locomoviam, os cientistas acreditam que os humanos sejam descendentes diretos dos A. sediba, em uma teoria alternativa de que o nosso ancestral mais provvel seja o Homo habilis, que surgiu 100 mil anos depois desses pr-humanos. Alm disso, a mistura de caractersticas humanas e primatas dos A. sediba tambm apontam para uma diferente linha evolutiva.

Evidncias pr-humanas
Uma anlise da estrutura dental do A. sediba revelou vrias semelhanas com os espcimes do gnero Homo sp. Por outro lado, a mesma avaliao tambm mostrou disparidades com relao ao A. afarensis, um tipo de homindeo que inclui o famoso esqueleto de Lucy, descoberto no leste da frica em 1974 e que comumente aceito como o ancestral que deu origem a todos os prhumanos. Alm da estrutura dental, os pesquisadores descobriram outros vestgios que parecem compor melhor esse mosaico evolutivo. Tanto o trax como a espinha dorsal e a mandbula do A. sediba mostram caractersticas surpreendentemente humanas, e apesar de os braos e mos apresentarem qualidades ideais para subir em rvores, os membros inferiores mostram sinais de terem sido utilizados para movimentos bpedes. Outro vestgio importante a presena de dedes alongados nas mos, sugerindo que, assim como os primeiros humanos, os A. sediba provavelmente os utilizavam para segurar ferramentas e outros objetos. Segundo os pesquisadores, no importa a estrutura avaliada, dos ps cabea, os esqueletos mostram evidncias claras de evoluo, da transio dessas criaturas ao gnero Homo sp., mais do que qualquer outra espcie de australopiteco j estudada.

S-ar putea să vă placă și