Sunteți pe pagina 1din 43

(b)

4.5 - EFICINCIA DE MQUINAS CC A frmula da eficincia ou rendimento das mquinas : = (Psai / Pent) . 100% = [(Pent - perdas) / Pent] . 100% As perdas da mquina CC so: - eltricas nos enrolamentos de campo e armadura (r . I 2); - escovas (Vesc . Ia); - ncleo magntico (ferro); - mecnicas; - suplementares. A queda de tenso nas escovas (V esc) considerada constante em larga faixa de corrente de armadura (usualmente assumida como sendo cerca de 2V). A perda no ncleo magntico devida histerese e s correntes parasitas (Foucault), e so devidas variao do fluxo no ferro da mquina. Nas mquinas CC essas perdas esto limitadas, na maior parte, ao ferro da armadura. A perda por correntes parasitas dada por: Pf = kf . (Bmx. f . )2 onde: kf - constante de proporcionalidade; Bmx - mxima induo magntica ou densidade de fluxo magntico; f - freqncia; - espessura das chapas. A perda por histerese dada por: Ph = kh . f . Bmxm onde: kf - constante de proporcionalidade que depende das caractersticas e do volume do ferro e das unidades usadas; Bmx - mxima induo magntica ou densidade de fluxo magntico; m - expoente que assume valores entre 1,5 e 2,5 (usualmente considerado como 2). A perda no ncleo magntico determinada subtraindo-se da potncia de entrada (na velocidade ou freqncia nominal, com a mquina sem carga, nas condies apropriadas de fluxo ou tenso) a perda mecnica, e se a mquina est funcionando como motor, subtrai-se tambm a perda eltrica nos enrolamentos da armadura. A perda no ncleo magntico em carga igual a esta perda em vazio. As perdas mecnicas so associadas com os efeitos mecnicos, como os atritos nas escovas e nos mancais e a resistncia do ar nas partes mveis dentro da carcaa da mquina. Estas perdas variam com o cubo da rotao (n3). A perda por atrito e por ventilao pode ser determinadas pela potncia de entrada necessria para a mquina girar a uma dada velocidade, sem carga e sem excitao. Usualmente essas perdas so computadas com as perdas no ferro e determinadas conjuntamente. A soma das perdas no ncleo magntico e mecnicas chamada de perda rotacional em vazio. As perdas suplementares so devidas distribuio no uniforme de corrente no cobre dos enrolamentos e s perdas adicionais no ferro produzidas pela distoro do fluxo magntico provocada pela corrente de carga. Para a maioria das mquinas, essas perdas so assumidas como sendo 1% da potncia a plena carga.

Um diagrama esquemtico das perdas para um gerador mostrado abaixo.


Pconv

eltrica mecnica T(ind) . w(mec) Ea . Ia P(ent) = T(apl) . w(mec)

P(sai) = Vt . I(carga)

PERDAS outras

eltricas + ncleo escovas mecnicas Pconv

Um diagrama esquemtico das perdas para um motor mostrado abaixo.

eltrica mecnica Ea . Ia T(ind) . w(mec) P(ent) = Vt . I(ent)

P(sai) = T(carga) . w(mec)

PERDAS ncleo eltricas + escovas

outras mecnicas

Exemplo: um motor CC derivao de 50HP / 250V / 1200rpm tem uma corrente de armadura de 170A e uma de campo de 5A. Quando o rotor bloqueado, uma tenso de armadura de 10,2V (excluindo as escovas) produz 170A de corrente e uma tenso de campo de 250V produz uma corrente de campo de 5A. Sem carga a tenso terminal 240V, a rotao 1150rpm, a corrente de armadura 13,2A e a corrente de campo 4,8A. a) qual a potncia de sada nas condies nominais ? Ra = 10,2 / 170 = 0,06 Rf = 250 / 5 = 50 Pa = 1702 . 0,06 = 1734W Pf = 50 . 52 = 1250W Pesc = 2 . 170 = 340W Prot = Pncleo + Pmec = 240 . 13,2 = 3168W As perdas rotacionais a plena carga igual s perdas rotacionais em vazio, pois as rotaes nestas condies no diferem grandemente. Neste caso, essas perdas so iguais a potncia de entrada no circuito de armadura, desprezando-se as perdas hmicas e nas escovas). Pent = Vt . Ic = 250 . (170 + 5) = 43750W Psai = Pent - Pesc - (Pa + Pf) - Prot - Poutras Psai = 43750 - 340 - (1734 + 1250) - 3168 - (0,01 . 43750) Psai = 36820W b) qual a eficincia do motor ? = (36820 / 43750) . 100 = 84,2% 4.6 - GERADOR CC Os geradores so movidos por uma fonte de energia mecnica que pode ser uma turbina a vapor, uma mquina diesel ou mesmo um motor eltrico. Desde que a velocidade da mquina motriz afeta a tenso de sada do gerador e essas mquinas podem variar muito suas caractersticas de velocidade, comum comparar a regulao de tenso e as caractersticas de sada dos diferentes tipos de geradores, assumindo-se que as mquinas motrizes giram a velocidade constante. No nosso estudo assumiremos que a velocidade do gerador constante, a menos que especificado em contrrio.
2

A regulao de tenso de um gerador dada por: VR (%) = [(Vo - V) / V] . 100 onde: Vo - tenso terminal sem carga (vazio); V - tenso terminal a plena carga. 4.6.1 - Curva de Magnetizao de um Gerador A tenso gerada (Ea) de um gerador CC dada por: Ea = k . . A corrente de campo em um gerador produz uma fora magnetomotriz dada por = Nf . If . Esta fora produz um fluxo na mquina de acordo com sua curva de magnetizao. Um exemplo de curva de magnetizao de um material ferromagntico apresentado na figura abaixo. (Wb)
NI entreferro NI ferro

F (Ae) Como a corrente de campo (If) diretamente proporcional a fora eletromagntica ( ) e a tenso gerada (Ea) diretamente proporcional ao fluxo ( ), usual apresentar a curva de magnetizao de um gerador como um grfico Ea versus If para uma dada velocidade . A figura abaixo apresenta um exemplo de curva de magnetizao de um gerador expressa em termos de um grfico E a versus If para uma velocidade fixa o.
E a(V)

= o

If (A)

importante notar que para se obter a mxima potncia disponvel de uma mquina, a maioria dos geradores e motores so projetados para operar prximo do ponto de saturao (joelho) da curva de magnetizao. Isto significa que um aumento razoavelmente grande na corrente (I f) frequentemente necessrio para se obter um pequeno aumento na tenso gerada (Ea) quando operando prximo da plena carga. 4.6.2 - Gerador com Excitao Independente aquele cuja corrente de campo fornecida por uma fonte externa de tenso contnua. O circuito equivalente mostrado na figura abaixo:
+ Vf If Rf Lf + Ea Ia Ic Ra + Vt -

Ia = Ic If = Vf / Rf Vt = Ea - Ra . Ia A caracterstica terminal (Vt versus Ic) deste tipo de gerador para uma velocidade constante apresentada na figura abaixo:
3

Vt Ea

1 2

queda R a . Ia queda devida reao da armadura

Ic

No grfico, a curva 1 (reta) no considera o efeito da reao da armadura (RA) e a curva 2 considera. Note que o aumento da corrente de carga (armadura) provoca um enfraquecimento do campo devido reao da armadura que por sua vez provoca um decrscimo na tenso gerada (E a = k . . ) e, consequentemente, na tenso terminal do gerador (Vt). A tenso terminal (Vt) pode ser controlada pela variao da tenso gerada (E a). Uma vez que a tenso gerada dada por Ea = k . . , h duas possibilidades de controle da tenso neste gerador: a) variar a velocidade de rotao por exemplo: Ea = k . . ===> Vt = Ea - Ra . Ia b) variar a corrente de campo por exemplo: If = Vf / Rf ===> Ea = k . . ===> Vt = Ea - Ra . Ia Em muitas aplicaes, a velocidade da mquina muito limitada, logo a variao da tenso terminal mais comumente controlada pela alterao da corrente de campo. A figura abaixo mostra o efeito do decrscimo da resistncia de campo na tenso terminal quando esse est operando com carga.
Vt R=V t / Ic V' t Vt

Ic I' c

Ic

Devido a tenso gerada (Ea) ser uma funo no linear de sua fora magnetomotriz, no possvel predizer analiticamente o valor de Ea para uma dada corrente de campo. A curva de magnetizao do gerador deve ser usada para calcular com preciso sua tenso de sada para uma dada tenso de entrada. Adicionalmente, se uma mquina tem reao de armadura, seu fluxo ser reduzido com o aumento de carga, causando um decrscimo na tenso E a. A nica maneira de determinar com preciso a tenso de sada em uma mquina com reao de armadura utilizar a anlise grfica. A fora magnetomotriz total ( eq) no gerador com excitao independente igual a fora magnetomotriz do circuito de campo () menos a fora magnetomotriz devida a reao da armadura. eq = - RA = Nf . If - RA Como a curva de magnetizao expressa o grfico de E a versus If, comum definir uma corrente de campo equivalente que produziria a mesma tenso de sada que a combinao de todas as fmm da mquina. Representando a equao anterior em termos da corrente de campo equivalente, temos: Ieq = If - RA / Nf A tenso Ea pode ento ser determinada graficamente na curva de magnetizao a partir da corrente de campo equivalente Ieq. Um outro efeito que deve ser considerado quando se utiliza a anlise grfica a correo da velocidade de operao da mquina, uma vez que a curva de magnetizao levantada para uma determinada velocidade, usualmente a nominal da mquina. Se o fluxo na mquina fixo, a equao que relaciona velocidades e tenses : Ea = Eao . n / no
4

Exemplo: um gerador CC com excitao independente de 172kW / 430V / 400A / 1800rpm, com enrolamentos de compensao, possui uma resistncia de armadura de 0,05 . O circuito de campo tem 1000 espiras/plo e uma resistncia de 20 . Em srie com o circuito de campo inserido um resistor varivel cuja resistncia pode variar de 0 a 300 . aplicada uma tenso de 430V ao circuito de campo + resistor varivel. Alguns pontos da curva de magnetizao para velocidade de 1800rpm so apresentados na tabela abaixo: E 3 4 4 4 4 4 (V) 70 00 20 40 50 60 a If (A) 4 ,0 ,6 4 ,0 5 ,4 5 ,0 6 ,0 7

Pede-se: a) se o resistor varivel ajustado para 63 e o gerador gira a 1600rpm, qual a tenso terminal do gerador sem carga? R + Rf = 63 + 20 = 83 If = 430 / 83 = 5,18A interpolando na tabela: Eao = 420 + (20 / 0,4) . 0,18 = 429V Eao = 429 . 1600 / 1800 = 381,33V sem carga: Vt = Ea = 381,33V b) qual seria esta tenso se uma carga de 1 fosse conectada em seus terminais ? Ia = 381,33 / (0,05 + 1) = 363,17A Vt = 363,17 . 1 = 363,17V c) qual ajuste poderia ser feito no gerador para sua tenso terminal retornar ao valor obtido no item a ? R: aumentar Ea atravs do aumento da corrente de campo do gerador, obtida diminuindo-se o valor da resistncia do resistor varivel. d) qual seria a corrente de campo para que a tenso terminal retornasse ao seu valor sem carga ? Qual seria o valor necessrio para o resistor varivel ? Ia = 381,33 / 1 = 381,33A Ea = 381,33 + 381,33 . 0,05 = 400,40V Ea = 400,40 . 1800 / 1600 = 450,45V interpolando na tabela: If = 6 + 0,45 . (1 / 10) = 6,05A

20 + R = 430 / 6,05 R = 51,07 Exemplo: seja um gerador CC de excitao independente idntico ao do exemplo anterior, exceto pela ausncia dos enrolamentos de compensao. Neste caso, a reao da armadura a plena carga equivalente a 500Ae de fora desmagnetizante. Assumir que a reao da armadura diretamente proporcional corrente de armadura. a) se o resistor varivel no campo do gerador ajustado para 63 e a mquina gira a 1600rpm, qual a tenso terminal sem carga ? R: sem carga no h reao da armadura e, portanto, a resposta a mesma que a do item a do exemplo anterior (381,33V) b) qual seria a tenso terminal se 363A fossem consumidos deste gerador ? RA = 500 . 363 / 400 = 455Ae Ieq = Itotal - (RA / Nf) = 5,18 - 455 / 1000 = 4,73A interpolando na tabela: Eao = 400 + (20 / 0,4) . 0,13 = 406,5V Eao = 406,5V . 1600 / 1800 = 361,33V Vt = 361,33 - 363 . 0,05 = 343,18V OBSERVAO: para uma mesma corrente de campo e corrente de carga, o gerador com reao da armadura tem uma tenso terminal (sada) menor do que o gerador sem o efeito da reao. A diferena entre as tenses terminais obtidas nos exemplos anteriores bem maior que a encontrada nas mquinas modernas bem projetadas. Exemplo: uma mquina CC de excitao independente de 25kW / 125V operada a velocidade constante de 3000rpm com uma corrente de campo constante, tal que a tenso da armadura em circuito aberto 125V. A resistncia da armadura 0,02 . Calcular a corrente de armadura, a potncia terminal e o torque eletromagntico, quando Vt for:
5

a) 128V Ia = (Vt - Em) / Ra Ia = (128 - 125) / 0,02 = 150A (motor) Pt = Vt . Ia = 128 . 150 = 19,2kW T = (Em . Ia) / m = (125 . 150) / (3000 . 2 / 60) = 59,7Nm b) 124V Ia = (Eg - Vt) / Ra Ia = (125 - 124) / 0,02 = 50A (gerador) Pt = 124 . 50 = 6,2kW T = (Eg . Ia) / m T = (125 . 50) / (3000 . 2 / 60) = 19,9Nm 6.3 - Gerador com Excitao Derivao O circuito equivalente de um gerador CC derivao mostrado na figura abaixo:
Ia Ic Ra R d Ea Ld Id + Vt + -

Ia = Id + Ic V t = Ea - R a . I a Id = Vt / Rd Este tipo de gerador no necessita de fonte de alimentao externa para o circuito de campo. A tenso inicial de um gerador CC derivao depende da presena de um fluxo residual nos plos da mquina. Quando o gerador comea a girar, uma tenso interna ser gerada (E a = k . res . ). Quando essa tenso aparece nos terminais do gerador, ir circular uma corrente no circuito de campo (I d = Vt / Rd) que produzir uma fmm nos plos, aumentando o fluxo na mquina. O aumento do fluxo provoca um aumento na tenso gerada na armadura (Ea = k . . ) que por sua vez aumenta a tenso terminal V t. O aumento da tenso Vt provoca um aumento da corrente de campo Id, aumentando ainda mais o fluxo que aumenta a tenso Ea; e assim por diante como pode-se ver na figura abaixo.
E a ou V t (V) Vt Vt versus Id E a versus Id

(residual)

Ea

Rd = V t / Id Id Id(A)

Note que o efeito da saturao magntica nas faces polares que eventualmente limita a tenso terminal do gerador. A figura anterior mostra o aumento da tenso como se ocorresse de forma gradual em incrementos com realimentao positiva entre a tenso interna do gerador e sua corrente de campo. Nos geradores reais, a tenso no cresce em etapas, pois Ea e Id crescem simultaneamente at que a condio de regime permanente seja atingida. Pode ocorrer do gerador CC derivao no apresentar crescimento da tenso terminal no processo de partida, algumas possveis causas so: - pode no existir fluxo magntico residual; - a direo de rotao ou as conexes do campo do gerador podem estar invertidas; neste caso, o fluxo residual produz uma tenso interna E a que por sua vez gera uma corrente de campo que produz um fluxo que se ope ao fluxo residual ao invs de se somar a ele; - a resistncia de campo pode ter sido ajustada para um valor maior que a resistncia crtica. A figura abaixo auxilia no entendimento desse problema. Normalmente o gerador derivao opera no ponto onde a curva de
6

magnetizao intercepta a linha de resistncia de campo. Se a resistncia de campo for igual a R 2, sua linha quase paralela a curva de magnetizao e a tenso do gerador pode variar muito com pequenas variaes na resistncia Rd ou na corrente Ia, esse valor chamado de resistncia crtica. Se R d excede o valor da resistncia crtica (como por exemplo R 3) a tenso de operao em regime permanente essencialmente o valor residual e ela nunca crescer. Desde que a tenso da curva de magnetizao varia em funo da rotao da mquina, a resistncia crtica tambm varia com a velocidade. Em geral, quanto menor a rotao, menor ser a resistncia crtica.
E a ou V t V o V1 V2 R3 R2 R1 Ro

V3

Id

Para entender a caracterstica terminal de um gerador CC derivao, partiremos com a mquina sem carga e adicionaremos carga, observando o que ocorre. Quando a carga de um gerador CC derivao aumenta, a corrente de carga I c aumenta e a corrente de armadura (Ia = Ic + Id) tambm. Um aumento de Ia provoca uma diminuio da tenso V t (Vt = Ea - Ra . Ia) que por sua vez reduz a corrente de campo (I d = Vt / Rd). Isso causa uma reduo no fluxo da mquina, decrescendo Ea. Com a diminuio de Ea, Vt reduz-se ainda mais. A caracterstica terminal resultante mostrada na figura abaixo. Note que a queda de tenso nesse gerador maior que a encontrada no gerador CC com excitao independente, implicando em pior regulao de tenso.
Vt

Ea

queda Ra . Ia efeito do enfraquecimento do campo

Ic

Como para o gerador CC com excitao independente, h duas maneiras de controlar a tenso de um gerador CC derivao: - variando a velocidade do rotor; - variando o resistor de campo que varia a corrente de campo (principal mtodo). Se o resistor Rd decresce ento a corrente de campo I d aumenta (Id = Vt / Rd) fazendo o fluxo aumentar e, consequentemente, aumentando a tenso da armadura E a. O aumento de Ea faz com que a tenso terminal Vt tambm aumente. Estudaremos a soluo dos problemas de geradores CC derivao utilizando a anlise grfica. Inicialmente consideraremos o caso de mquinas sem reao da armadura. A figura abaixo ilustra o procedimento de clculo utilizado.
Vt Vt (sem carga) E a (com carga) Vt (com carga) R d = Vt / I d Id Id
7

reduo de Ea

Vt versus Id E a versus Id queda R a. I a

A figura mostra a curva de magnetizao (E a x Id) para a velocidade de operao da mquina. A linha de resistncia de campo (Rd = Vt / Id) sobreposta figura. Sem carga, E a = Vt e o gerador opera na tenso onde a curva de magnetizao intercepta a linha de resistncia de campo. A diferena entre a tenso da armadura e a tenso terminal exatamente a queda de tenso na resistcia da armadura (Ea - Vt = Ra . Ia). Portanto, para obter a tenso terminal para uma dada carga, basta calcular a queda de tenso (Ra . Ia) e determinar no grfico o lugar onde essa queda se ajusta exatamente entre a curva de magnetizao (Ea) e a linha de resistncia de campo (Vt). Poder existir no grfico dois lugares onde a queda de tenso se ajuste perfeitamente, sendo a soluo aquela mais prxima da tenso em vazio. A figura abaixo apresenta pontos diferentes da curva de caracterstica terminal (V t versus Ic) de um gerador CC derivao.

A linha pontilhada no grfico da caracterstica terminal representa o efeito da histerese nos plos do estator. Se a reao da armadura estiver presente, essa produzir uma fora magnetomotriz desmagnetizante. Se conhecermos a corrente da armadura e a reao da armadura correspondente, calcula-se a queda de tenso na resistncia da armadura (Ra . Ia) e converte-se a reao da armadura em termos de corrente de campo equivalente, formando um tringulo retngulo cujos catetos correspondem a esses valores. Para determinar a tenso terminal basta encontrar o lugar entre a curva de magnetizao e a linha de resistncia de campo onde esse tringulo se encaixa. A figura abaixo ilustra esse procedimento.
Ea ou V t queda R a. I a E a (com carga) Vt (com carga) fmm desmagnetizante (convertida para corrente de campo equivalente) R d = Vt / I d Id

Exemplo: um gerador CC derivao 172kW / 430V / 400A / 1800rpm mostrado na figura abaixo, juntamente com sua curva de magnetizao. Esta mquina est sendo movimentada a 1800rpm. Pede-se:
Ia Ic + Vt 0,05 Ea Id

+ -

R = 55 R d = 20 Nd = 1000

Ea ou Vt 445 416 queda R a. I a (20V)

5,55

Id

a) qual a tenso terminal sem carga deste gerador ? Rt = R + Rd = 55 + 20 = 75 traando a linha de resistncia de campo no grfico da curva de magnetizao, obtemos para interseo da curva com a reta o valor de 445V, logo a tenso terminal sem carga : Vt = Ea = 445V b) se este gerador tiver enrolamentos de compensao que elimine a reao da armadura, qual ser sua tenso terminal a plena carga (400A) ? Qual ser a regulao de tenso ? Ic = 400A ===> Ia 400A Ra . Ia = 0,05 . 400 = 20V procurando no grfico, na faixa de operao normal da mquina, onde a diferena entre E a e Vt seja 20V, encontramos o ponto (5,55A; 416V), logo: Vt = 416V regulao de tenso: VR = [(445 - 416) / 416] . 100% = 6,97% c) se este gerador no possuir enrolamentos de compensao e ter uma fora magnetomotriz de reao da armadura a plena carga de 500Ae, qual ser sua tenso terminal a plena carga ? Qual ser a regulao de tenso ? Ic = 400A ===> Ia 400A Ra . Ia = 0,05 . 400 = 20V RAeq = 500 / 1000 = 0,5A procurando no grfico o ponto, na faixa de operao normal da mquina, onde a queda (R a . Ia) seja 20V e a RAeq seja 0,5A encontramos o valor da tenso terminal de 385V.

Logo: Vt = 385V regulao de tenso: VR = [(445 - 385) / 385] . 100% = 15,58%


Ea ou Vt 405 385 0,5A 20V

Id

Exemplo: supondo que o gerador do exemplo anterior tenha enrolamentos de compensao. Quando ele estava operando na condio em vazio descrita no item a, sua mquina motriz fornecia um torque de 47,1Nm. O gerador est agora fornecendo corrente a plena carga (400A), com o resistor do circuito de campo ajustado em 55. Pede-se: a) quais so as perdas rotacionais (mecnicas e no ncleo) deste gerador ? Pent = 47,1 . (1800 . 2 / 60) = 8878W sem carga, a potncia de sada deste gerador zero. Portanto, toda a potncia de entrada consumida em perdas. Id = 445 / (55 + 20) = 5,93A Pd = 75 . 5,932 = 2637,37W Pa = 0,05 . 5,932 = 1,76W
9

Prot = Pmec + Pncleo = Pent - Pcobre = Pent - (Pd + Pa) Prot = 8878 - (2637,37 + 1,76) = 6238,87W b) quais so as perdas no cobre deste gerador a plena carga ? Id = 416 / (55 + 20) = 5,55A Ia = 400 + 5,55 = 405,55A Pa = 0,05 . 405,552 = 8223,54W Pd = 75 . 5,552 = 2310,19W Pcobre = Pa + Pd = 10533,73W c) qual a potncia de sada deste gerador a plena carga ? Psai = Vt . Ic = 416 . 400 = 166.400W d) qual a eficincia do gerador a plena carga ? Pent = Psai + Pcobre + Pmec + Pncleo + Poutras Pent = 166400 + 10533,73 + 6238,87 + 0,01 . 166400 = 184836,60W = (166400 / 184836,60) . 100% = 90,03% e) achar o torque induzido neste gerador e o torque aplicado pela mquina motriz a plena carga. Pconv = Psai + Pcobre = 166400 + 10533,73 = 176933,73W mec = 1800 . 2 / 60 = 188,49rad/s Tind = Pconv / mec = 176933,73 / 188,49 = 938,69Nm (oposto direo de rotao) Tapl = Pent / mec = 184836,60 / 188,49 = 980,62Nm (na direo de rotao) Exemplo: um gerador CC derivao de 100kW / 250V / 400A / 1200rpm tem curvas de magnetizao, incluindo os efeitos da reao da armadura, apresentadas na figura abaixo. A resistncia de armadura (incluindo as escovas) 0,025. O gerador gira a uma rotao constante de 1200rpm e a excitao ajustada para fornecer a tenso nominal em vazio. A linha de resistncia de campo corresponde a 50 .
E a(V) I a= 0 A I a = 200 A I a= 400 A I a= 600 A

Id(A)

a) determinar a tenso terminal para uma corrente de 400A. Ra . Ia = 0,025 . 400 = 10V (curva para Ia = 400A) ===> Vt = 205V e Id = 4,1A
Ea ou Vt 400A 205 10V

4,1

Id

observao: Va = 10V tambm existe para V t = 60V e Id = 1,2A mas o outro ponto o de operao normal da mquina. b) um enrolamento srie de 4 espiras/plo tendo uma resistncia de 0,005 adicionada ao circuito da armadura. H 1000 espiras/plo no campo derivao. O gerador fornece a plena carga uma tenso de 250V, quando o reostato do campo derivao ajustado para fornecer uma tenso em vazio de 250V. Mostrar como uma resistncia paralela ao enrolamento do campo srie pode ser ajustada para produzir o desempenho desejado.

10

Ia Ra Ea

Rs

Is Id

Ic

R I

Vt

vazio: Vt = 250V (curva 0A) Id = 5A Rd = 250 / 5 = 50 plena carga: V t = 250V Id = 250 / 50 = 5A Ia = 400 + 5 = 405A Ea = 250 + 405 . (0,025 + Rp) Rp = R//Rs = (Rs . R) / (Rs + R) Is = 405 . [R / (0,005 + R)] = 405 . Rp / Rs Ieq = Id + (Ns / Nd) . Is = 5 + (4 / 1000) . 405 . (Rp / Rs) = 5 + 1,62 . (Rp / Rs) substituindo, temos: Ea = 253,9 + 1,25 . Ieq plotando na figura da curva de magnetizao, E a versus Ieq, temos que a interseo desta reta com a curva para Ia = 400A (na realidade deveria ser para 405A) resulta em Ieq = 6A. logo: Rp = Rs . (Ieq - 5) / 1,62 = 3,1m ===> R = 82m 4.6.4 - Gerador com Excitao Srie aquele cujo campo est conectado em srie com a armadura. Devido ao fato do campo ter que suportar a corrente de armadura da mquina, o seu enrolamento tem poucas espiras de fio com grande seo transversal (baixa resistncia e grande capacidade de corrente). O circuito equivalente mostrado na figura abaixo:
Ia + Ea Ra Is Ic Ls Vt + Rs

Ia = Is = Ic Vt = Ea - (Ra + Rs) . Ia A resistncia do campo srie pequena para no provocar uma grande queda de tenso na sada do gerador. A caracterstica terminal deste tipo de gerador apresentada na figura abaixo:
Ea Vt queda (Rs + R a) . I a

Ic

Com a mquina sem carga, no h corrente de campo, e a V t um valor pequeno devido ao fluxo residual na mquina. Quando a carga aumenta, a corrente de campo aumenta e a E a cresce rapidamente. A queda [(R a + Rs) . Ia] aumenta, mas inicialmente o aumento na tenso gerada (E a) maior do que o aumento da queda de tenso nas resistncias, aumentando a tenso terminal V t. Quando a mquina se aproxima da saturao, E a torna-se quase constante, e a queda nas resistncias o efeito predominante, fazendo com que V t comece a decrescer. Geradores srie so usados somente em poucas aplicaes especializadas, onde a caracterstica de tenso da mquina pode ser explorada. A caracterstica terminal, levando-se em conta a reao da armadura, mostrada na figura abaixo:

11

Vt queda (R a+ R s) . I a reao da armadura

I mx

Ic

A parte crescente da curva adequada para reguladores de tenso (boosters) em rede CC de ferrovias. A caracterstica bruscamente decrescente adequada como gerador de corrente constante, sendo usado em aplicaes de mquinas de solda, pois nestas a corrente deve manter-se relativamente constante para produzir o mesmo efeito calorfico (R . I 2) dentro de larga faixa de quedas de tenso produzidas pelo arco eltrico, ou seja, estes geradores so projetados deliberadamente para ter uma grande reao da armadura. Exemplo: um gerador CC srie de 10kW / 125V tem uma queda de tenso entre escovas de 2V, uma resistncia do circuito de armadura de 0,1 e uma resistncia da excitao srie de 0,05 . Quando fornece a corrente nominal em velocidade nominal, calcular: a) a corrente de armadura; Ia = 10000 / 125 = 80A b) a tenso gerada na armadura. Ea = 125 + 80 . (0,1 + 0,05) + 2 = 139V 4.6.5 - Gerador com Excitao Composta O geardor composto possui dois campos: derivao e srie. Temos quatro tipos de geradores com essa excitao: a) gerador com excitao composta aditiva por derivao longa
Ia Ic Rs Ls Id Rd Ld + Vt Ra Ea

+ -

b) gerador com excitao composta aditiva por derivao curta


Ia Ic Id Ld Ia R s Ls Vt + Ra Rd Ea

+ -

c) gerador com excitao composta subtrativa por derivao longa


Ic Rs Ls Id Rd Ld Vt + Ra Ea

+ -

d) gerador com excitao composta subtrativa por derivao curta

12

Ia + Ra Rd Ea Id Ld R s Ls

Ic

+ Vt -

Nas figuras anteriores, os pontos nos circuitos equivalentes que aparecem nas duas bobinas de campo, tem o mesmo significado que em um transformador: corrente se dirigindo para o ponto produz uma fmm positiva. Inicialmente iremos estudar os dois primeiros tipos, por serem os mais usuais. Nesse caso, as fmm dos dois campos se somam. = d + s - RA A corrente de campo equivalente para o gerador aditivo com derivao longa : Ieq = Id + (Ns / Nd) . Ia - (RA / Nd) As outras relaes para esse gerador so: Ia = Id + Ic Vt = Ea - (Ra + Rs) . Ia Id = Vt / Rd Analogamente para o gerador aditivo com derivao curta temos: Ieq = Id + (Ns / Nd) . Ic - (RA / Nd) Ia = Id + Ic V d = Ea - R a . I a V t = Ea - R a . I a - R s . I c Id = Vd / Rd Para entender a caracterstica terminal de um gerador CC composto aditivo necessrio entender os efeitos que ocorrem dentro da mquina. Suponha que a carga do gerador aumentada. Ento, quando a carga aumenta, a corrente de carga I c aumenta. Desde que Ia = Id + Ic, a corrente de armadura tambm aumenta. Nesse instante ocorrem dois efeitos no gerador: a) quando Ia aumenta, a queda de tenso [(Ra + Rs) . Ia] aumenta tambm. Isto tende a causar um decrscimo na tenso terminal Vt; b) quando Ia aumenta, a fmm do campo srie ( s = Ns . Ia) aumenta tambm. Isto aumenta a fmm total ( = Nd . Id + Ns . Ia) que aumenta o fluxo no gerador, aumentando Ea que por sua vez aumenta Vt. Note que esses dois efeitos so opostos e, para um melhor entendimento de qual efeito predomina na mquina, iremos considerar trs situaes: a) poucas espiras no campo srie (Ns pequeno) - nesse caso o efeito da queda de tenso resistiva pequeno. A tenso decresce como em um gerador derivao, mas no to ngreme. Esse tipo de construo chamada de subcomposta; b) mais espiras no campo srie (Ns maior) - havendo mais espiras que na situao anterior, primeiramente, o efeito de fortalecimento do fluxo prevalece e a tenso terminal aumenta com a carga. Entretanto, com o aumento da carga, a saturao magntica atingida e a queda resistiva torna-se maior do que o efeito do aumento do fluxo. Neste tipo de mquina, a tenso terminal primeiramente aumenta para depois diminuir com o aumento da carga, sendo chamado de composto plano; c) muitas espiras no campo srie (N s grande) - o efeito do fortalecimento do fluxo predomina por mais tempo antes da queda de tenso resistiva ser mais acentuada. Este tipo de construo chamada de supercomposto; Todas essas possibilidades so apresentadas na figura abaixo.

13

Vt sobrecomposto composto plano subcomposto derivao

Ic

tambm possvel obter as caractersticas de tenso anteriores utilizando-se um resistor em paralelo com o campo srie. A figura abaixo apresenta um gerador CC composto cumulativo com um nmero relativamente grande de espiras no campo srie e um resistor divisor de corrente. Se o resistor ajustado para um grande valor, a maioria da corrente da armadura ir circular pelo campo srie e o gerador ser sobrecomposto. Por outro lado, se ele for ajustado para um valor pequeno, somente uma pequena corrente da armadura ir circular pelo campo srie e o gerador ser subcomposto. Com o ajuste do resistor possvel obter-se caractersticas terminais intermedirias.
Ia + Ra Ea R R s Ls Id Rd Ld Ic + Vt

As tcnicas disponveis para controle da tenso terminal de um gerador CC composto aditivo so exatamente as mesmas utilizadas no caso do gerador CC derivao: a) variao da velocidade de rotao - um aumento em causa um aumento em Ea (Ea = k . . ), aumentando a tenso terminal Vt. b) variao na corrente de campo - um decrscimo em R d faz com que I d aumente (Id = Vd / Rd), aumentando a fmm total do gerador. Com o aumento da fmm total, o fluxo na mquina aumenta, e Ea tambm. Finalmente, um aumento em Ea faz Vt aumentar. As equaes abaixo so a chave para a soluo grfica dos problemas de geradores CC composto aditivo: Ieq = (Ns / Nd) . Ia - (RA / Nd) Ieq = Id + Ieq onde: Ieq - corrente equivalente de campo derivao devido aos efeitos do campo srie e da reao da armadura; Ieq - corrente total efetiva de campo derivao. A corrente Ieq representa um comprimento horizontal a direita ou esquerda da linha de resistncia de campo (Rd = Vt / Id). A queda resitiva no gerador dada por [(R a + Rs) . Ia] que representa um comprimento ao longo do eixo vertical. Essas grandezas dependem da corrente de armadura I a e formam os catetos de um tringulo retngulo. Para se determinar a tenso de sada para uma dada carga, basta encontrar o ponto no grfico onde o tringulo se encaixa exatamente entre a linha de resistncia de campo e a curva de magnetizao, como pode-se ver na figura abaixo. A tenso terrminal para a condio sem carga ser o ponto no qual a linha de resistncia de campo e a curva de magnetizao se interceptam, como visto anteriormente. Quando a carga aumentada, a fmm do campo srie aumenta, aumentando a corrente de campo derivao equivalente I eq e a queda de tenso [(Ra + Rs) . Ia] na mquina. Para achar a nova tenso de sada nesse gerador, basta escorregar o vrtice da parte esquerda do tringulo resultante, ao longo da linha de resistncia de campo at o vrtice superior do tringulo tocar a curva de magnetizao. O vrtice superior do tringulo representa a tenso interna gerada na mquina, enquanto a linha mais baixa representa a tenso terminal. A figura abaixo representa este processo repetido vrias vezes para construir uma curva caracterstica terminal completa para o gerador.
14

Ieq

Exemplo: um gerador CC composto com derivao longa de 100kW / 250V / 400A tem uma resistncia de armadura (incluindo as escovas) de 0,025 e uma resistncia do campo srie de 0,005. As curvas de magnetizao so mostradas nas figuras abaixo. H 1000 espiras/plo no campo derivao e 3 espiras/plo no campo srie. Calcular a tenso terminal para a corrente nominal de sada, quando a corrente no campo derivao for de 4,7A e a rotao for de 1150rpm. Desprezar a reao da armadura.
Ia Is Ic Id Ea
E a(V)

Vt

I a= 0 A I a= 200 A I a= 400 A I a= 600 A n = 1200rpm

Id(A)

E a(V) 274

Is = Ia = Ic + Id = 400 + 4,7 = 404,7A Ieq = 4,7 + (3 / 1000) . 404,7 5,9A Id = 5,9A (curva de Ia = 0) Eao = 274V
I a= 0 A

5,9

Id(A)

Ea = 274 . 1150 / 1200 262V


15

Vt = Ea - Ia . (Raa + Rs) = 262 - 404,7 . (0,025 + 0,005) 250V Exemplo: um gerador CC composto de 172kW / 430V / 400A / 1800rpm mostrado na figura abaixo, juntamente com sua curva de magnetizao. O resistor de campo ajustado em 55 . O gerador tem enrolamentos de compensao que eliminam a reao da armadura. Este gerador est sendo movimentado por uma mquina de velocidade constante em 1800rpm. Pede-se:
Ia 3 espiras Id Ic 0 - 300 20 1000 espiras + Vt 0,05 0,01 Ea

+ -

Ea

Id

a) qual a tenso terminal em vazio deste gerador ? Rt = R + Rd = 55 + 20 = 75 traando a linha de resistncia de campo para 75 no grfico da curva de magnetizao, obtemos para interseo da curva com a linha o valor de 445V, logo: Vt = 445V
Ea ou V t 445

Id

b) se este gerador conectado cumulativamente, qual a sua tenso terminal a plena carga (400A) ? Qual ser sua regulao de tenso ? Ic = 400A ===> Ia 400A (Ra + Rs) . Ia = (0,05 + 0,01) . 400 = 24V Ieq = (Ns / Nd) . Ia = (3 / 1000) . 400 = 1,2A (campo srie) o tringulo de carga para este gerador tem base de 1,2A e altura de 24V. Da figura temos que o tringulo se encaixa entre a linha de resistncia de campo e a curva de magnetizao, na faixa de operao normal da mquina, no ponto correspondente a tenso terminal de 440V, logo: Vt = 440V
Ea ou V t

440

24V 1,2A

Id

regulao de tenso: VR = [(445 - 440) / 440] . 100% = 1,14% c) se este gerador no tivesse enrolamentos de compensao e a fora magnetomotriz da reao da armadura fosse de 500Ae a plena carga, qual seria sua tenso terminal a plena carga (400A) ? Qual seria sua regulao de tenso ?
16

(Ra + Rs) . Ia = 24V Ieq = (Ns / Nd) . Ia - (RA / Nd) = (3 / 1000) . 400 - (500 / 1000) = 0,7 (campo srie + reao da armadura) tringulo de carga para este gerador tem base de 0,7A e altura de 24V. Da figura temos que o tringulo se encaixa no ponto correspondente a tenso terminal de 425V, logo: V t = 425V
Ea ou V t

425

24V 0,7A

Id

regulao de tenso: VR = [(445 - 425) / 425] . 100% = 4,71% No gerador CC composto subtrativo as fmm dos campos derivao e srie se subtraem, ou seja: = d - s - RA = Nd . Id - Ns . Ia - RA A corrente equivalente de campo derivao devida ao campo srie e a reao da armadura : Ieq = - (Ns / Nd) . Ia - (RA / Nd) A corrente total efetiva de campo derivao nesta mquina : Ieq = Id + Ieq = Id - (Ns / Nd) . Ia - (RA / Nd) No gerador CC composto subtrativo esto presentes os mesmos dois efeitos que ocorrem no caso do gerador aditivo. Neste caso, os dois efeitos atuam sempre na mesma direo, ou seja: a) quando Ia aumenta, a queda de tenso [(Ra + Rs) . Ia] tambm aumenta, tendendo a causar um decrscimo na tenso terminal Vt; b) quando Ia aumenta, a fmm do campo srie ( s = Ns . Ia) aumenta, reduzindo a fmm total, que por sua vez reduz o fluxo no gerador. O decrscimo do fluxo diminue a tenso da armadura (E a = k . . ), diminuindo a tenso terminal Vt. Desde que ambos os efeitos tendem a diminuir V t, a tenso cai drasticamente quando a carga aumentada. Uma caracterstica terminal tpica para um gerador CC composto subtrativo mostrada na figura abaixo. Vt

derivao composto subtrativo

Ic Embora a caracterstica de queda de tenso de um gerador CC composto subtrativo seja ruim, ainda possvel ajustar a tenso terminal para qualquer variao de carga. As tcnicas disponveis para ajustar a tenso terminal so exatamente as mesmas do gerador CC derivao e composto aditivo: a) variao da velocidade de rotao ( ); b) variao da corrente de campo (Id). A caracterstica de tenso de um gerador CC composto subtrativo graficamente determinado da mesma forma usada para o gerador CC composto aditivo. Para achar a caracterstica terminal da mquina, utilizaremos a figura abaixo.

17

Ea ou V t E a (com carga) Vt (com carga)

queda (R a + Rs ) . I a I eq ' (campo srie + reao da armadura) R d = Vt / I d Id

A parte da corrente efetiva de campo derivao devida ao campo derivao real sempre igual a V t / Rd, desde que mais corrente est presente no campo derivao. O restante da corrente efetiva de campo dada por Ieq e a soma do campo srie com o efeito da reao da armadura. Esta corrente equivalente I eq representa uma distncia horizontal negativa ao longo do eixo da curva de magnetizao, pois o campo srie e a reao da ramadura so negativos. A queda resistiva dada por [(R a + Rs) . Ia] que um comprimento ao longo do eixo vertical da curva de magnetizao. Para achar a tenso de sada para uma dada carga, determina-se o tamanho do tringulo formado pela queda de tenso resistiva e pela corrente I eq, achando o ponto onde o tringulo se ajusta exatamente entre a linha de resistncia de campo e a curva de magnetizao. A figura abaixo mostra esse processo repetido vrias vezes para construir uma curva completa da caracterstica terminal de um gerador.

Ieq

Ieq

Exemplo: se o gerador do exemplo anterior tem enrolamentos de compensao e conectado diferencialmente, qual ser a sua tenso terminal quando a corrente de armadura for de 200A ? Ieq = (Ns / Nd) . Ia = (3 / 1000) . 200 = 0,6A (Ra + Rs) . Ia = (0,05 + 0,01) . 200 = 12V a tenso terminal (Vt) pode determinada-pelo ponto no qual o tringulo retngulo, cujos catetos so 0,6A (base) e 12V (altura), se encaixa entre a linha de resistncia de campo e a curva de magnetizao. Da figura, na faixa de operao normal da mquina, encontramos o ponto correspondente a tenso terminal de 390V, logo: V t = 390V.

18

Ea ou V t

12V

390

0,6A

Id

4.7 - OPERAO EM PARALELO DE GERADORES CC A operao em paralelo em sistemas de energia se faz necessria por razes econmicas, tcnicas e operacionais, tais como: manuteno de geradores sem interrupo no fornecimento de energia, suprimento de cargas com potncias maiores que a de um dos geradores szinho e na ocorrncia de um curto-circuito em um dos geradores, os outros continuam a fornecer a potncia necessria para as cargas conectadas. Geralmente a operao em paralelo feita entre geradores derivao ou geradores compostos (aditivo ou subtrativo), ou seja, geradores que possuem curva caracterstica tenso versus corrente decrescente. A dificuldade de operao em paralelo crescente com a diversidade dos tipos de mquinas utilizadas. As condies de paralelismo so: a) mesma tenso terminal; b) interligao dos geradores atravs dos terminais de mesma polaridade. As condies timas de paralelismo so: a) diviso de carga entre os geradores proporcionalmente s suas capacidades; b) estabilidade de operao do conjunto com distribuio proporcional de carga. Seja a curva caracterstica tenso versus corrente de um gerador CC derivao mostrada na figura abaixo pela linha cheia. Se a carga aumenta, ento a corrente de carga aumenta (I c2) e sua tenso terminal cai (V t2). Para que a tenso terminal do gerador retorne ao valor inicial (V t1) necessria que ou a velocidade ou a corrente de campo aumente, aumentando assim a tenso da armadura de E a1 para Ea2, fazendo com que a curva caracterstica se desloque para cima. Com o deslocamento da curva, a tenso terminal para uma dada corrente de carga aumentar (Vt3). Vt Ea1 Ea2 Vt1 e Vt3 Vt2

Ic1

Ic2

Ic

Seja dois geradores CC derivao conectados em paralelo com mesma tenso terminal e cujas curvas caractersticas so apresentadas lado a lado no mesmo grfico, como pode-se ver na figura abaixo.

19

Vt

gerador 1 I c1 I c2

gerador 2

Neste caso, a soma das correntes de carga dos geradores deve ser igual a corrente total de carga no sistema: Ic = Ic1 + Ic2 A tenso terminal na qual o sistema opera ser exatamente a tenso requerida para fazer a soma das correntes dos dois geradores igual a corrente requerida pelas cargas. Caso a velocidade ou a corrente de campo do gerador 1 aumente, a curva caracterstica para o gerador 1 se move para cima, como pode-se ver na figura abaixo, e a tenso, na qual a soma das correntes nas duas mquinas se adicionam para igualar a corrente de carga, aumenta. Adicionalmente, o gerador 1 assume uma frao maior da corrente total das cargas no sistema. Ajustes similares nos geradores 1 e 2 permitem que a tenso no sistema e a diviso de potncia entre os geradores sejam livremente ajustadas.
Vt

gerador 1

gerador 2

I'c1 I c1

I'c2

I c2

Geradores podem dividir igualmente suas cargas somente se suas caractersticas tenso versus corrente possuirem quedas semelhantes com relao s suas respectivas potncias nominais. Um exemplo de dois geradores que no podem dividir adequadamente aumentos na carga mostrado na figura abaixo.
Vt gerador 1 gerador 2

I'c1

I c1

I c2 I' c2

Esta figura apresenta dois geradores de mesmo tamanho, um subcomposto e outro composto plano. Se uma carga for adicionada ao sistema alimentado por esses geradores, o gerador CC composto plano assumir essencialmente toda essa carga, mesmo que as duas mquinas tenham a mesma potncia nominal. Quando um problema desta natureza ocorre, um esforo especial deve ser feito com resistores divisores de tenso e outras tcnicas para ajustar curvas dos geradores at que elas tenham o mesmo formato. Geradores com caractersticas tenso versus corrente crescentes so intrinsicamente instveis com respeito aos aumentos na tenso devido a um aumento na velocidade da mquina motriz. A figura abaixo ilustra esta situao. Se a velocidade da mquina motriz de um dos geradores aumenta, sua curva caracterstica se desloca para cima. Entretanto, quando a curva se desloca para cima, o gerador perde carga, que tende a fazer a velocidade da mquina motriz aumentar mais, que eleva ainda mais a curva, que perde mais carga, posteriormente aumentando a velocidade do gerador, e assim por diante.

20

Vt

gerador 1

gerador 2

I c1 I'c1 I c2 I' c2

possvel colocar geradores com curvas caractersticas tenso versus corrente crescentes em paralelo, mas somente se for usada uma conexo especial contendo um barramento equalizador. Tal conexo mostrada na figura abaixo.
I a1 Rd Ld R s Ls barramento equalizador + I a2 Ra E a2 I d2 I s1 + Ra E a1 Id1

+ -

Rd Ld

R s Ls

I s2 +

4.8 - MOTOR CC Os motores CC so amplamente utilizados em carros, aeronaves e trao eltrica. Esse tipo de motor tambm utilizado nas situaes em que uma larga variao na velocidade desejada. At recentemente, os motores CC eram insuperveis nas aplicaes de controle de velocidade. Mesmo se no se dispunha de fonte CC, circuitos retificadores eram usados para fornecer a potncia necessria e motores CC eram empregados fornecendo o controle de velocidade desejado. Hoje os motores de induo com dispositivos de estado slido so competitivos com os motores CC nas aplicaes de controle de velocidade. A menos que especificado em contrrio, a tenso de entrada para um motor CC assunida constante, pois essa suposio simplifica a anlise de motores e a comparao entre diferentes tipos de motores. 4.8.1 - Motor com Excitao Independente O circuito equivalente de um motor CC com excitao independente mostrado na figura abaixo.
+ Vf If Rf Lf + Ea Ia Ra Ic + Vt -

Vt = Ea + Ra . Ia If = V f / R f Quando a tenso fornecida para um motor assumido constante, no h diferena prtica no comportamento entre os motores com excitao independente e derivao. Portanto, no prximo item estudaremos conjuntamente esses dois motores.
21

Exemplo: um motor CC com excitao independente de 100HP / 250V / 1200rpm tem uma resistncia de armadura de 0,03. O motor est inicialmente funcionando com tenso terminal de 250V, corrente de armadura de 120A e velocidade de 1103rpm, fornecendo torque constante a uma carga. Qual ser a velocidade deste motor se a tenso terminal for reduzida para 200V ? Ea = 250 - 120 . 0,03 = 246,40V supondo o fluxo constante, como o torque tambm constante, temos: T = k . . Ia e T = k . . Ia ===> Ia = Ia Ea = 200 - 120 . 0,03 = 196,40V n = 1103 . 196,4 / 246,4 = 879,18rpm 4.8.2 - Motor com Excitao Derivao O circuito equivalente de um motor CC derivao mostrado na figura abaixo.
Ia Ic + Vt + Ea Ra R d Ld Id

Id = Vt / Rd Vt = Ea + Ra . Ia Ic = Ia + Id A caracterstica terminal de um motor a curva torque versus velocidade. Quando a carga no eixo do motor derivao aumentada, o torque da carga (T carga) exceder o torque induzido (Tind) na mquina e ela comear a diminuir a velocidade. Quando isto ocorre, a tenso gerada cai (E a = k . . ) e a corrente de armadura aumenta (I a = (Vt - Ea) / Ra). Com o aumento desta corrente o torque induzido cresce (Tind = k . . Ia) e finalmente este torque se igualar ao torque da carga para uma menor velocidade da mquina. A caracterstica de sada do motor CC derivao pode ser determinada a partir das equaes da tenso induzida, do torque do motor e da lei de Kirchhoff para tenso. Vt = Ea + Ra . Ia = k . . + Ra . Ia Tind = k . . Ia ===> Ia = Tind / (k . ) Vt = k . . + Ra . Tind / (k . ) = Vt / (k . ) - Ra . Tind / (k . )
2

A caracterstica torque versus velocidade mostrada na figura abaixo.

com RA sem RA

T ind

importante observar que para a velocidade variar linearmente com o torque, os outros termos na expresso anterior devem ser constantes quando a carga variar. A forma da curva varia com a reao da armadura, pois quando a carga aumenta, o fluxo se enfraquece. Este efeito provoca um aumento na velocidade do motor, conforme pode-se notar na expresso anterior, relativamente situao sem reao da armadura, para uma dada carga. Se a velocidade e a corrente de armadura do motor CC derivao so conhecidas para um valor de carga, ento possvel calcular a velocidade para qualquer outro valor de carga j que a corrente de armadura para esta carga conhecida ou pode ser determinada.
22

Exemplo: um motor CC derivao de 50HP / 250V / 1200rpm, sem enrolamentos de compensao, tem uma resistncia de armadura (incluindo escovas e interplo) de 0,06 . Seu circuito de campo tem uma resistncia total de 50 que produz uma velocidade sem carga de 1200rpm. H 1200 espiras por plo nos enrolamentos do campo derivao e a reao da armadura produz uma fora magnetomotriz desmagnetizante de 600Ae para corrente de carga de 200A. A curva de magnetizao desta mquina mostrada na figura abaixo. Achar a velocidade deste motor quando sua corrente de entrada 200A.
Ea

n = 1200rpm

Id

E a(V) 240

Ia = Ic - Id = 200 - (250 / 50) = 195A Ea = 250 - 195 . 0,06 = 238,3V Ieq = Id - (RA / Nd) = 5 - (600 / 1200) = 4,5A ==> Eao = 240V (a 1200rpm - curva)

4,5

Id(A)

n = 1200 . 238,3 / 240 = 1191,5rpm Exemplo: um motor CC derivao de 100HP / 250V / 1200rpm tem uma resistncia de armadura de 0,03 e uma resistncia de campo de 41,67. O motor tem enrolamentos de compensao, logo os efeitos da reao da armadura podem ser desprezados. As perdas mecnicas e no ncleo podem ser desprezadas para os objetivos deste exemplo. A corrente de campo 6A. O motor movimenta uma carga com torque constante, consumindo uma corrente de linha de 126A e uma velocidade inicial de 1103rpm. a) se a curva de magnetizao do motor desconhecida e assumida como linear, qual ser a velocidade do motor se a corrente de campo reduzida para 5A ? Ia = 126 - 6 = 120A Ea = 250 - 120 . 0,03 = 246,4V curva de magnetizao linear ===> diretamente proporcional a Id 246,4 = k . (k . 6). 1103 e Ea = k . (k . 5) . n ===> Ea = 0,186 . n T = k . (k . 6) . 120 e T = k . (k . 5) . I a como T = T ===> Ia = 144A Ea = 250 - 144 . 0,03 = 245,68V n = 245,68 / 0,186 = 1320,86rpm b) se a curva de magnetizao mostrada na figura abaixo, qual ser a velocidade do motor se a corrente de campo reduzida para 5A ?
Ea

n = 1200rpm

Id

curva de magnetizao: Id = 6A ===> Ea = 268V Id = 5A ===> Ea = 250V


23

E a(V) 268 250

Id(A)

desde que os valores de Ea na curva de magnetizao so diretamente proporcionais ao fluxo pois n = n, temos: / = 268 / 250 = 1,07 supondo Ea = Ea, temos: 1 = ( . n) / ( . n) n = . n / n = 1,07 . 1103 = 1180,21rpm Exemplo: um motor CC derivao de 75kW / 250V tem curvas de magnetizao (incluindo os efeitos da reao da armadura) apresentadas na figura abaixo. A resistncia de armadura (incluindo as escovas) 0,025 . As perdas rotacionais sem carga so 2000W e as perdas adicionais com carga so 1% da potncia de sada. O reostato de campo ajustado para uma velocidade sem carga de 1100rpm.
Ea (V) I a= 0 A I a= 200 A I a= 400 A I a= 600 A n = 1200rpm

Id (A)

a) como um exemplo de pontos de clculo da caracterstica velocidade versus carga, determinar a velocidade (rpm) e a potncia de sada (kW) correspondente a corrente de armadura de 400A. Eo = 250 . 1200 / 1100 = 273V (curva para Ia = 0A) Id = 5,9A
Ea (V) I a= 0 A 273

5,9

Id (A)

E a(V) 261

E = 250 - 400 . 0,025 = 240V Id = 5,9A (curva para Ia = 400A)


I a= 400 A

E = 261V

(para 1200rpm)

5,9

Id(A)

n = 1200 . 240 / 261 = 1100rpm P = Ea . Ia = 240 . 400 = 96kW P - perdas (rot) = 96 - 2 = 94kW
24

perdas (adic) = 0,01 . 94k = 0,94kW Ps = 94 - 0,94 = 93,1kW note que a velocidade para esta carga a mesma que para sem carga, indicando que os efeitos da reao da armadura levam a uma curva velocidade versus carga essencialmente lisa. b) por causa da caracterstica velocidade versus carga referida no item anterior ser considerada indesejvel, um enrolamento estabilizante consistindo de 1,5 espiras srie por plo (cumulativa) adicionado. A resistncia deste enrolamento desprezvel. H 1000 espiras/plo no campo derivao. Calcular a velocidade correspondente para a corrente de armadura de 400A. para Id = 5,9A e Is = Ia = 400A, temos: Ieq = 5,9 + (1,5 / 1000) . 400 = 6,5A (curva para Ia = 400A) E = 273V
E a(V) I a= 400 A 273

6,5

Id(A)

E = 250 - 400 . (0,025 + 0) = 240V n = 1200 . 240 / 273 = 1055rpm a curva velocidade versus carga tem agora uma queda devida ao efeito do enrolamento estabilizante. 4.8.3 - Motor com Excitao Srie Este tipo de motor tem enrolamentos de campo constitudo de poucas espiras em srie com o circuito da armadura. O circuito equivalente de um motor CC srie mostrado na figura abaixo:
Ia Is Ic Ls Vt + Ra Ea Rs

+ -

Ia = Is = Ic Vt = Ea + (Ra + Rs) . Ia A caracterstica terminal deste motor muito diferente daquela do motor derivao. O comportamento bsico do motor CC sire devido ao fato do fluxo ser diretamente proporcional corrente da armadura, pelo menos at que a saturao seja atingida. Quando a carga do motor aumenta, seu fluxo tambm aumenta. Como visto anteriormente, um aumento no fluxo causa um decrscimo na sua velocidade. O resultado que um motor srie tem uma caracterstica torque versus velocidade profundamente decrescente. O torque indzido nesta mquina : Tind = k . . Ia O fluxo nesta mquina diretamente proporcional a sua corrente de armadura, pelo menos at o metal se saturar. Portanto, o fluxo pode ser dado por: = c . Ia onde: c - constante. Logo: Tind = k . c . Ia2 = k . Ia2 Note que este tipo de motor fornece um maior torque por ampre do que os outros motores CC. Ele usado em aplicaes que requerem altos torques, como por exemplo, motores de partida de carros, motores de elevadores e motores de trao em locomotivas. Para determinar a caracterstica terminal de um motor CC srie, basearemos nossa anlise na suposio de uma curva de magnetizao linear e, ento, os efeitos da saturao sero considerados em uma anlise grfica. A suposio de uma curva de magnetizao linear implica que o fluxo no motor dado pela expresso vista anteriormente ( = c . Ia). A partir desta relao deduziremos a curva caracterstica torque versus velocidade. Ia = [Tind / (k . c)]
25

Ea = k . . Vt = Ea + (Ra + Rs) . Ia Vt = k . . + (Ra + Rs) . [Tind / (k . c)] Ia = / c Tind = k . . ( / c) = (k / c) . 2 = (c / k) . Tind Vt = k . [(c / k) . Tind] . + (Ra + Rs) . [Tind / (k . c)] = {Vt / [(k . c) . Tind]} - [(Ra + Rs) / (k . c)] Note que para um motor CC srie no saturado, sua velocidade varia com o inverso da raiz quadrada do torque. Esta caracterstica torque versus velocidade para o caso ideal mostrada na figura abaixo.

Tpartida

ind

Uma desvantagem dos motores CC srie pode ser vista a partir da equao anterior. Quando o torque deste motor vai a zero, sua velocidade tende para infinito. Na prtica, o torque nunca chega em zero pois as perdas mecnicas, ncleo e suplementares sempre existem e devem ser compensadas. Entretanto, se nenhuma outra carga conectada neste motor, ele pode girar rpido o suficiente para provocar-lhe srios danos. Nunca deve-se utilizar este tipo de motor conectado a uma carga atravs de correia ou outro mecanismo que pode se partir, pois se o motor ficar sem carga enquanto estiver girando, os danos podem ser srios. A anlise grfica de um motor CC srie com os efeitos da saturao magntica, mas desprezando os efeitos da reao da armadura ilustrada no exemplo a seguir. Exemplo: um motor CC srie de 250V com enrolamentos de compensao tem uma resistncia total (armadura + campo) de 0,08. O campo srie consiste de 25 espiras/plo e a curva de magnetizao do motor mostrada na figura abaixo. Achar a velocidade e o torque induzido deste motor para correntes de armadura de 50, 75, 100, 200, 300 e 400A.
Ea

n = 1200rpm

(Ae)

Ia (A) 50

Ea (V) 246

s (Ae) 1250

Eao (V) 80

n (rpm) 3690

Tind (Nm) 31,83


26

75 100 200 300 400

244 242 234 226 218

1875 2500 5000 7500 1000 0

120 156 250 282 291

2440 1861 ,54 1123 ,20 961, 70 898, 97

71,62 124,14 397,90 673,25 926,31

Ea = 250 - 0,08 . Ia s = Ns . Is = 25 . Ia Eao obtida da curva de magnetizao para o valor de s correspondente n = 1200 . Ea / Eao Tind = Ea . Ia / = (Ea . Ia) / (n . 2 /60) 4.8.4 - Motor com Excitao Composta Um motor CC composto um motor com um campo derivao e um campo srie. Tal motor apresentado na figura abaixo. A conveno de ponto novamente usada: na corrente fluindo para um ponto corresponde a uma fmm positiva, e uma corrente fluindo para fora do ponto representa uma fmm negativa. Na figura os pontos redondos correspondem aos motores CC compostos aditivos e os pontos quadrados correspondem aos motores CC compostos subtrativos.
Ia Ic Id Rd Ld + Vt Ra Ea Rs Ls

+ -

A equao de tenso para um motor CC composto : Vt = Ea + (Ra + Rs) . Ia As correntes no motor so relacionadas por: Ia = Ic - Id Id = Vt / Rd A fmm lquida e a corrente de campo derivao efetiva no motor composto so dadas por: = d s - RA Ieq = Id (Ns / Nd) . Ia - RA Onde o sinal positivo nas equaes est associado com um motor composto aditivo e o sinal negativo est associado com um motor composto subtrativo. importante notar o que acontece em um motor composto quando o fluxo de potncia nele invertido. Se um motor composto aditivo torna-se um gerador, a direo de seu fluxo de corrente na armadura se inverte, enquanto que a direo de sua corrente de campo permanece a mesma. Portanto, um motor composto aditivo tornar-se- um gerador composto subtrativo, e um motor composto subtrativo tornar-se- um gerador composto aditivo. Isto frequentemente influencia a escolha da mquina CC em sistemas, especialmente em conjuntos motores-geradores, onde a potncia deve ser capaz de fluir em ambas as direes. Quando for abordado o motor composto subtrativo sero feitas observaes sobre a escolha de mquinas. Nos motores CC compostos aditivos h uma componente do fluxo que constante e outra que proporcional corrente de armadura e, consequentemente, a carga. Portanto, este motor tem um torque de partida maior que o motor CC derivao, cujo fluxo constante, mas um torque menor do que o motor CC srie, cujo fluxo inteiramente proporcional a corrente de armadura. De uma forma geral, o motor CC composto aditivo combina as melhores caractersticas dos motores CC srie e derivao. Como um motor CC srie, ele tem um torque adicional para partida e, como um motor CC derivao, ele no tem sobrevelocidades sem carga.

Em cargas leves, o campo srie tem um pequeno efeito, ento, o motor se comporta aproximadamente como um motor CC derivao. Quando a carga torna-se grande, o fluxo srie torna-se importante e a curva torque
27

versus velocidade comea a parecer como a caracterstica do motor srie. Uma comparao das caractersticas torque versus velocidade de cada um desses tipos de mquinas mostrado na figura abaixo.

srie

mesma velocidade sem carga

derivao composto aditivo mesma velocidade a plena carga T ind

derivao

composto aditivo T ind

Para determinar a curva caracterstica de um motor CC composto aditivo, atravs da anlise grfica, o procedimento similar queles vistos anteriormente para os motores CC srie e derivao. Tal anlise ser ilustrada posteriormente em um exemplo. Em um motor CC composto subtrativo as fmm dos campos derivao e srie se subtraem. Isto significa que quando a carga do motor aumenta, a corrente de armadura aumenta e o fluxo decresce. O decrscimo no fluxo provoca um aumento na velocidade do motor que por sua vez aumenta novamente a carga e, consequentemente, a corrente da armadura, e assim sucessivamente. O resultado que este tipo de motor instvel e tende a se acelerar. Esta instabilidade muito pior do que aquela de um motor derivao com reao da armadura, tornandoo inadequado para uso na maioria das aplicaes. Para acentuar os problemas impossvel partir como um motor. Nas condies de partida, a corrente de armadura e a corrente de campo srie so muito grandes. Desde que o fluxo srie subtrado do fluxo derivao, o campo srie pode realmente inverter a polaridade magntica dos plos da mquina. O motor tipicamente permanecer parado ou girar lentamente na direo errada, enquanto estiver no processo de partida, devido excessiva corrente de armadura. Quando este tipo de motor parte, seu campo srie deve ser curto-circuitado, a fim de que ele se comporte como um motor CC derivao comum durante este perodo. Devido aos problemas de estabilidade do motor CC composto subtrativo, ele normalmente no utilizado. Entretanto, este motor pode ser resultante da inverso da direo do fluxo de potncia em um gerador CC composto aditivo. Por esta razo, se geradores CC compostos aditivos so usados para fornecer potncia a um sistema, eles tero um circuito de chaveamento de inverso de potncia para desconect-los da linha se o fluxo de potncia for invertido. Nenhum conjunto motor-gerador, nos quais a potncia esperada fluir em ambas as direes, pode usar um motor CC composto subtrativo e, portanto, ele no pode usar um gerador CC composto aditivo. Uma caracterstica terminal tpica de um motor CC composto subtrativo mostrada abaixo.

composto subtrativo

T ind

A determinao grfica do torque e da velocidade de um motor CC composto subtrativo ilustrada no exemplo que segue. Exemplo: um motor CC composto de 100HP / 250V tem uma resistncia interna, incluindo o enrolamento srie, de 0,04. H 1000 espiras por plo no campo derivao e 3 espiras por plo no campo srie. A curva de magnetizao da mquina mostrada na figura abaixo. Sem carga, o resistor do campo derivao ajustado para fazer o motor girar a 1200rpm. As perdas no ncleo, mecnicas e outras podem ser desprezadas.
Ea

n = 1200rpm

Id

a) qual a corrente do campo derivao desta mquina sem carga ?


28

E a(V) 250

sem carga: Ia = 0 ===> Ea = Vt = 250V da curva para Ea = 250V ===> Id = 5A

Id(A)

b) se o motor for composto aditivo, achar sua velocidade quando a corrente de armadura for 200A. Ea = 250V - 200 . 0,04 = 242 Ieq = 5 + (3 / 1000) . 200 = 5,6A da curva de magnetizao para Ieq = 5,6A ===> Eao = 262V a 1200rpm
E a(V) 262

5,6

Id(A)

n = 1200 . (242 / 262) = 1108,40rpm c) se o motor for composto subtrativo, achar sua velocidade quando a corrente de armadura for 200A. Ieq = 5 - (3 / 1000) . 200 = 4,4A da curva de magnetizao para Ieq = 4,4A ===> Eao = 236V a 1200rpm
E a(V) 236

4,4

Id(A)

n = 1200 . (242 / 236) = 1230,51rpm note que a velocidade do motor aditivo decresce com a carga, enquanto que a velocidade do motor subtrativo cresce com a carga. Exemplo: seja um motor CC composto aditivo com as seguintes caractersticas: - dados de placa: linha 200V / 21A campo 1A eixo 1000rpm / 3700W - curva de magnetizao fcem 0, 0, 0, 0, 0, 0,1 0, (V/rpm) 010 050 100 150 180 90 200 fmm 0 2 4 6 8 10 1 (Ae) 00 00 00 00 00 200 - resistncia da armadura + escovas: 0,5 ; - nmero de espiras do campo derivao: 920 (com resistncia de 200 ); - nmero de espiras do campo srie: 4 (em srie no circuito da armadura e com resistncia desprezvel); - despreze a reao da armadura; - admitir as perdas rotacionais como proporcionais ao quadrado da rotao. a) quais as perdas rotacionais a plena carga ?
29

Ia = 21 - 1 = 20A Ea = 200 - 0,5 . 20 = 190V = 920 . 1 + 4 . 20 = 1000Ae prot = 190 . 20 - 3700 = 100W b) uma determinada carga acoplada ao motor fazendo-o consumir 10A na armadura, mantidos 200V na linha e 1A no campo. Qual o valor da potncia til entregue ao eixo da mquina ? E = 200 - 10 . 0,5 = 195V = 920 . 1 + 4 . 10 = 960Ae tabela: E / n = 0,180 + (960 - 800) . (0,190 - 0,180) / (1000 - 800) = 0,188V/rpm n = 195 / 0,188 = 1037,2rpm Pconv = 195 . 10 = 1950W prot = 100 . (1037,2 / 1000) = 107,6W Ptil = 1950 - 107,6 = 1842,4W c) a partir da operao nominal, ajusta-se o campo para 0,8A e a carga para consumir 16A no induzido do motor. Qual o valor da potncia til no eixo ? Qual o valor da resistncia do resistor de ajuste da corrente de campo ? E = 200 - 16 . 0,5 = 192V = 920 . 0,8 + 4 . 16 = 800Ae tabela: E/n = 0,180 n = 192 / 0,180 = 1066,7rpm Pconv = 192 . 16 = 3072W prot = 100 . (1066,7 / 1000) = 113,8W Ptil = 3072 - 113,8 = 2958,2W (200 + Rc ) . 0,8 = 200 ===> Rc = 50 d) a partir da operao nominal o motor entra em sobrecarga com 30A no induzido. Qual o valor da carga? E = 200 - 30 . 0,5 = 185V = 920 . 1 + 4 . 30 = 1040Ae tabela: E / n = 0,190 + (1040 - 1000) . (0,200 - 0,190) / (1200 - 1000) = 0,192V/rpm n = 185 / 0,192 = 963,5rpm Pconv = 185 . 30 = 5550W prot = 100 . (963,5 / 1000) = 92,83W Ptil = 5550 - 92,83 = 5457,17W 4.8.5 - Motor Auto-Excitado Este tipo de motor caracterizado por ter plos magnticos constitudos de ims permanentes. Ele oferece vrios benefcios se comparado com motores CC derivao em algumas aplicaes. Desde que esse motor no requer enrolamentos de circuito de campo, ele no tem as perdas no cobre do circuito de campo e menor que o correspondente motor CC derivao. Os motores CC auto-excitados so especialmente comuns em pequenos tamanhos (fraes de HP), onde o custo e o espao de um circuito de campo separado no se justificam. Estes motores tambm tm desvantagens pois os ims permanentes no podem produzir densidade de fluxo to alta quanto aquela disponvel em um circuito de campo externo, portanto, o motor CC auto-excitado tem um torque induzido por corrente de armadura menor do que os motores CC derivao do mesmo tamanho. Adicionalmente esses motores correm o risco de desmagnetizao. Como visto anteriormente, a corrente de armadura em uma mquina CC produz um campo magntico que se subtrai da fmm dos plos em algumas partes das faces polares e se adiciona em outras partes, reduzindo o fluxo total lquido na mquina (reao da armadura). Nessa mquina, o fluxo no plo justamente o fluxo residual nos ims permanentes. Se a corrente de armadura torna-se muito grande, h o risco da fmm da armadura desmagnetizar os plos, permanentemente reduzindo e reorientando o fluxo residual neles. A desmagnetizao pode tambm ser causada pelo excessivo aquecimento que pode ocorrer durante perodos prolongados de sobrecarga. Um bom material para os plos dos motores CC auto-excitados deve ter uma grande densidade de fluxo residual e uma grande intensidade de fora magnetizante coercitiva, como apresentado na figura abaixo.
2 2 2

30

A grande densidade de fluxo residual produz um grande fluxo na mquina, enquanto que a grande intensidade de campo corecitivo indica que uma grande quantidade de corrente seria necessria para desmagnetizar os plos. O motor CC auto-excitado basicamente a mesma mquina que um motor CC derivao, exceto pelo fato do fluxo no primeiro ser fixo. Portanto, no possvel controlar a velocidade desta mquina variando-se a corrente de campo ou o fluxo. Os mtodos existentes de controle de velocidade so controle da tenso da armadura e controle da resistncia de armadura. 4.9 - ESPECIFICAO DE MQUINAS CC Na especificao de uma mquina CC deve-se normalmente definir: - tipo de excitao (exemplo: derivao); - tenso nominal (exemplo: 115V 20V); - corrente nominal (exemplo: 4,6A); - corrente em vazio (exemplo: 0,6A 0,2A); - tenso de excitao (exemplo: 115V 20V); - corrente de excitao (exemplo: 0,6A); - rotao em vazio (exemplo: 4000rpm 400rpm); - rotao em carga (exemplo: 3100rpm 300rpm); - rendimento (exemplo: 60%); - potncia em carga (exemplo: 350W 10%); - classe de isolao (exemplo: F a 135C); - regime de trabalho (exemplo: contnuo); - carcaa (exemplo: totalmente blindado prova de p e semi-blindado prova dgua). Em determinadas situaes deve-se tambm especificar: - resistncia de isolao (exemplo: 10M); - resistncia hmica dos enrolamentos (exemplo: 3,5 7% a 20C); - rigidez dieltrica, entre os terminais e a carcaa (exemplo: 1500Vca - rms - em 60Hz). 4.10 - ENSAIOS DE MQUINAS CC. A grande variedade de mquinas atualmente fabricadas, cujas caractersticas de funcionamento e construo dependem do fim especfico a que se destinam, torna dificil de se fazer o enquadramento de seus ensaios em uma classificao mais geral. Entretanto, ser adotada a seguinte classificao para os ensaios: - preliminares; - tipo; - rotina; - especiais; - pesquisa. Os ensaios preliminares visam asseguar o funcionamento da mquina em condies normais. Estes ensaios so importantes no caso da mquina CC, sujeitas a uma srie de calibraes para sua colocao em condies de funcionamento normal (sentido de rotao, posio das escovas, etc.). Os ensaios de rotina tem por finalidade verificar a qualidade e a uniformidade da mo de obra e dos materiais empregados na fabricao das mquinas e so executados em todas as unidades de produo. Os ensaios de tipo destinam-se a verificar se um determinado modelo de mquina capaz de operar satisfatoriamente segundo as condies especificadas. Estes ensaios so executados pelo fabricante no prottipo ou em algumas das primeiras unidades construdas de cada projeto, sendo desnecessrio repit-los nas demais unidades do mesmo modelo construdas posteriormente. Estes dois ltimos ensaios (rotina e tipo) so aplicados s mquinas de uso mais generalizado, fabricadas em srie. Estes ensaios so executados pelo fabricante da mquina, em suas instalaes, podendo estar presente o comprador ou seu representante.
31

Os ensaios especiais so aplicados s mquinas de caractersticas especiais ou de grande porte. Estes ensaios so executados pelo fabricante, sob inspeo do comprador ou de seu representante, em cumprimento de disposies contratuais. Muitos destes ensaios so realizados de maneira indireta e podem tambm ser executados no local em que a mquina vai ser montada. Nesta categoria podemos considerar alguns ensaios em grandes geradores sncronos. Este tipo de ensaio, devido sua natureza, encarece bastante o custo de aquisio da mquina. Os ensaios de pesquisa incluem todos os ensaios e testes no especificados anteriormente que possam conduzir a resultados que venham a oferecer novas concepes nas tcnicas de projeto, construo e medio das mquinas eltricas.

4.10.1 - Ensaios Aplicados s Mquinas CC Os ensaios normalmente aplicados s mquinas CC so: - preliminares; - tipo; - rotina; - especiais. Os ensaios preliminares so normalmente: - verificao dos terminais da mquina; - verificao do sentido de rotao; - medida das resistncias dos enrolamentos; - medidas dos entreferros; - verificao da queda de tenso e polaridade das bobinas de campo; - verificao do ajuste das escovas; - verificao de fuga de corrente para o eixo (rotor) da mquina; - verificao da rigidez dieltrica; - levantamento da curva caracterstica em vazio (saturao magntica); - verificao da regulao; - medida das perdas e do rendimento; - medida das potncias absorvida e fornecida; - medida da elevao da temperatura. Os ensaios de tipo so normalmente: - perdas e rendimento; - elevao de temperatura; Os ensaios de rotina so normalmente: - vazio; - carga nominal; - medida das resistncias a 25C; - medida da rigidez dieltrica; - medida dos entreferros dos plos principais e de comutao. Os ensaios especiais so normalmente: - medida da indutncia dos enrolamentos; - levantamento da caracterstica em vazio de geradores; - levantamento da caracterstica em vazio de motores; - levantamento da caracterstica de velocidade a tenso constante; - verificao do acoplamento de geradores em paralelo (somente para derivao e composta). 4.10.2 - Ensaios de Recebimento Alguns ensaios pertencentes s categorias anteriores podem ser aplicados quando do recebimento de uma mquina eltrica. recomendvel a execuo dos seguintes ensaios: - resistncia de isolamento (entre enrolamentos e entre enrolamentos e massa); - rigidez dieltrica (qualidade dos isolamentos); - elevao de temperatura (o funcionamento de uma mquina eltrica a plena carga est limitado pela elevao de temperatura que ela pode suportar sem risco de danificar seus isolamentos ou de deformar-se por dilatao. Se a temperatura mxima alcanada em um tempo de funcionamento notadamente inferior a um dado valor, pode-se deduzir que a mquina est em mau estado ou sua potncia inferior que lhe foi aplicada); - sobrecarga (so aplicadas normalmente sobrecargas de 20 e 30% da carga nominal. A mquina deve suportar estas sobrecargas sem apresentar avarias e em condies normais de funcionamento - tenso para um gerador e velocidade para um motor);
32

- regulao (medida da variao de tenso ou velocidade de uma mquina que passa do regime normal a plena carga ao funcionamento em vazio); - rendimento: g = (potncia eltrica fornecida) / (potncia mecnica absorvida) g = [Pe / (Pe + perdas)] . 100% m = (potncia mecnica fornecida) / (potncia eltrica absorvida) m = [(Pm - perdas) / Pm] . 100% Os ensaios de recebimento so interessantes do ponto de vista do usurio para permitir analisar se a mquina encontra-se em perfeitas condies de funcionamento e se sua caracterstica de operao se adapta ao fim a que se destina. 4.11 - MTODOS DE PARTIDA DE MOTORES CC Motores pequenos, menores que HP, absorvem pouca corrente na partida, podendo ser ligados diretamente plena tenso. Os motores de maior porte consomem muita corrente na partida, o que pode provocar sua queima, danificar os condutores de alimentao ou a entrada em operao do equipamento de proteo. Nas condies de partida, o motor no est girando e ento E a = 0V. Desde que a resistncia interna de um motor CC muito baixa, correntes muito altas iro circular, por exemplo, para um motor de 50kW / 250V / 200A, cuja resistncia do circuito da armadura seja 0,06 , temos: Ia = (Vt - Ea) / Ra = (250 - 0) / 0,06 = 4167A Esta corrente de partida correspondente a aproximadamente 21 vezes a corrente a plena carga do motor, podendo causar-lhe severos danos, mesmo levando-se em conta que sua durao muito curta. A soluo para o problema de excesso de corrente durante a partida inserir um resistor de partida em srie com a armadura para limitar a corrente at que a tenso E a cresa. Este resistor no deve estar presente permanentemente no circuito, pois ele provocaria perdas adicionais e causaria uma queda excessiva na caracterstica torque x velocidade, com o aumento de carga. Portanto, o resistor deve ser inserido no circuito da armadura para limitar a corrente na partida, e aps deve ser removido quando a velocidade do motor crescer, por etapas ou de uma s vez, dependendo das caractersticas do motor e/ou da carga por ele acionada. Este resistor de partida no necessrio em motores de potncia at 2HP. Modernamente, um resistor de partida feito de uma srie de segmentos, cada um dos quais removido sucessivamente do circuito do motor, quando a velocidade do motor cresce, a fim de limitar a corrente para um valor seguro, no permitindo sua reduo para um valor muito baixo que leve a mquina a uma rpida acelerao. A figura abaixo mostra um motor derivao, com um resistor adicional de partida, que pode ser removido do circuito em partes, atravs do fechamento dos contatos 1A, 2A e 3A. Duas aes so necessrias para fazer um dispositivo de partida de motor. A primeira calcular o valor e o nmero de segmentos resistivos necessrios para limitar a corrente de partida a valores desejveis. A segunda projetar um circuito de controle que feche os contatos, associados aos segmentos resistores, em tempos apropriados para remover esses segmentos do circuito da armadura.

Alguns dispositivos antigos de partida de motores CC usavam um resistor contnuo de partida, que era gradualmente eliminado do circuito por uma pessoa. Este tipo de partida tinha problemas pois dependia grandemente, se a pessoa que estava executando a partida do motor, no move-se muito rapidamente ou muito lentamente o dispositivo manual de partida. Se a resistncia era removida muito rapidamente, antes do motor atingir certa velocidade, a corrente resultante seria muito grande. Por outro lado, se a resistncia fosse removida muito lentamente, o resistor de partida poderia se queimar. Desde que isto dependia da pessoa para uma correta operao, estes dispositivos de partida estavam sujeitos ao problema da falha humana. Eles atualmente so substitudos por circuitos automticos de partida.
33

Uma vez calculados os segmentos resistivos de partida, o problema torna-se determinar os instantes que eles devem ser retiradas do circuito da armadura. Existem diversos esquemas para se executar esse chaveamento e sero examinados os mais usuais. Antes vamos introduzir alguns dos componentes usados nos circuitos de partida de motores. A figura abaixo ilustra alguns dispositivos mais empregados: fusveis, chaves, rels, rels de retardamento e dispositivo de sobrecarga.

N o rm a lm e n te A b e rto

N o rm a lm e n te F echado N o rm a lm e n te N o rm a lm e n te A b e rto F echado

B o b in a T r m ic a

C o n ta to

N o rm a lm e n te N o rm a lm e n te A b e rto F echado

A figura a mostra o smbolo de um fusvel. Os fusveis servem para proteger o motor contra o perigo de curto-circuito. Eles so colocados nas linhas que fornecem energia para os motores. Se ocorrer um curto-circuito no motor, os fusveis iro queimar, abrindo o circuito antes de qualquer dano ao motor. A figura b mostra uma chave do tipo boto de presso com mola. H dois tipos bsicos de tais chaves normalmente abertas e normalmente fechadas. Contatos normalmente aberto esto abertos quando o boto est em repouso e fechados quando o boto for pressionado, enquanto contatos normalmente fechados esto fechados quando o boto est em repouso e abertos quando o boto for pressionado. Um rel mostrado na figura c. Ele consiste de uma bobina principal e vrios contatos. Os contatos so de dois tipos - normalmente abertos e normalmente fechados. Os contatos normalmente abertos so aqueles que esto abertos quando o rel est desenergizado e, os contatos normalmente fechados so aqueles que esto fechados quando o rel est desenergizado. Quando energia eltrica aplicada ao rel, este energizado, e ao ser atingida sua corrente de fechamento, seus contatos trocam de estado: os contatos normalmente abertos fecham e os contatos normalmente fechados abrem. Um rel de retardamento mostrado na figura d. Ele se comporta exatamente como um rel, exceto que quando ele energizado existe um atraso ajustvel, antes de seus contatos mudarem de estado. Um dispositivo de sobrecarga mostrado na figura e. Ele consiste de uma bobina trmica e alguns contatos normalmente fechados. A corrente circulando para um motor passa atravs dessa bobina, e se a carga no motor torna-se muito grande, essa corrente aquecer a bobina trmica, causando a abertura dos contatos normalmente fechados devido a sobrecarga. Estes contatos podem por sua vez ativar alguns tipos de circuitos de proteo do motor. Um circuito usual de partida de motor usando estes componentes mostrado na figura abaixo.

34

Neste circuito, uma srie de rels de retardamento fecham os contatos que removem os segmentos resistivos de partida, no tempo certo, depois da energizao do motor. Quando o boto de partida pressionado neste circuito, o circuito de armadura do motor conectado a rede eltrica e a mquina parte com todos os segmentos resistivos no circuito. Entretanto, o rel 1TD energiza-se ao mesmo tempo que a partida do motor, e aps algum tempo os contatos 1TD se fecharo, removendo um segmento resistivo de partida do circuito. Simultaneamente, o rel 2TD energizado, e aps outro determinado tempo, os contatos 2TD se fecharo e removero o segundo segmento resistivo. Quando os contatos 2TD se fecham, o rel 3TD energizado, e o processo se repete novamente, com o motor girando a plena carga sem os segmentos resistivos de partida no circuito. Se os atrasos de tempo so escolhidos adequadamente, os segmentos resistivos de partida podem ser retirados em tempos que limitem a corrente do motor a seus valores de projeto.

35

Outro tipo de dispositivo de partida de motor mostrado na figura abaixo.

Aqui, uma srie de rels monitoram o valor da tenso E a no motor, e retiram os resistores de partida quando esta tenso aumenta para valores pr-estabelecidos. Este tipo de dispositivo de partida melhor do que o anterior, pois se o motor sobrecarregado pesadamente e, parte mais lentamente do que o normal, os segmentos resistivos da armadura so ainda retirados quando a corrente cai para valores apropriados. Note que os circuitos de partida anteriores tem um rel no circuito de campo (FL). Ele denominado rel do circuito de campo. Se a corrente de campo perdida por qualquer motivo, este rel desenergizado, retirando a energia do rel M que, atravs de seus contatos normalmente abertos, desconectam o motor da rede eltrica. Este rel previne o motor contra sobrevelocidades, caso sua corrente de campo seja perdida. Note, tambm, que existe um dispositivo de sobrecarga em cada circuito de partida de motor. Se a potncia absorvida pelo motor tornar-se excessiva, estes dispositivos de sobrecarga aquecero e abriro os contatos normalmente fechados OL, desenergizando o rel M. Quando o rel M desenergizado, seus contatos normalmente abertos se abrem e desconectam o motor da rede eltrica, ficando o motor protegido contra danos devido prolongada sobrecarga. Outros circuitos de partida de motores so apresentados abaixo:

36

a) Partida Comum sem Reverso

Ao acionar o boto liga (L), a bobina do contator M energizada, fechando o contato M a1 e ligando a resistncia Rp em srie com a armadura e com o campo srie. Note que desde que as chaves CH1 e CH2 estejam fechadas, o campo derivao estar energizado. A fcem da armadura comea ento a aumentar at atingir um determinado valor no qual o contator A energizado. Neste instante, o contato A a se fecha e curto-circuita a resistncia Rp. Assim, o motor opera normalmente com sua corrente nominal percorrendo a armadura. b) Partida com Reverso Utilizando Rel de Tempo e Velocidade Constante

O contator A do tipo com decaimento de fluxo e equipado com mecanismo de contagem de tempo (potencimetro e R). Ele possui duas bobinas e um circuito magntico tal que retm magnetismo suficiente para manter o contator da armadura fechado e o contato aberto indefinidamente. A bobina principal A m tem energia
37

suficiente para fechar a armadura e produzir uma magnetizao permanente. A bobina neutralizante A n conectada em uma polaridade contraria bobina principal. Este fluxo contrrio, no suficiente para afetar o fechamento da bobina principal, mas quando esta desenergizada, a bobina neutralizante ir cortar o magnetismo residual, de tal forma que o contator da armadura fechado. Ao apertar o boto L (liga), a bobina de arranque A m acionada, abrindo o contato A e fechando o contato auxiliar Aa. O contato Aa estando fechado, permitir que a bobina M seja energizada. O contato auxiliar M a1 abre e o contato auxiliar Ma2 se fecha, assegurando a energizao de M. A bobina A n energizada e a bobina Am desenergizada. A bobina An mantm o contato A aberto durante um certo tempo, ajustado no dispositivo de tempo. Passado este tempo, a bobina A n comanda o fechamento do contato A, curto-circuitando a resistncia de partida. c) Partida em Estgios Para motores de grande porte, o sistema de partida pode ser em 3 estgios, conforme proposto no esquema abaixo:

Os contatores auxiliares, normalmente abertos nestes esquemas, devem satisfazer ao fato de que as bobinas de arranque devem ser acionadas antes que o contator de linha (M) seja acionado. Esta ligao um intertravamento que impede que o motor seja ligado tenso total de linha, no caso de mal funcionamento dos contatores de arranque. 4.12 - CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES CC Mquinas CC so geralmente muito mais adaptadas para o servio de ajuste de velocidade que as mquinas CA, associadas com um campo rotativo de velocidade constante. A fcil susceptibilidade dos motores CC em ajustar suas velocidades operacionais, sobre uma larga faixa, atravs de vrios mtodos, uma razo importante para a grande competividade destas mquinas nas aplicaes industriais modernas. Os trs mtodos mais usuais de controle de velocidade so: a) ajuste do fluxo, geralmente por meio de variao da corrente de campo (mtodo mais empregado); b) ajuste de um resistor associado com o circuito da armadura; c) ajuste da tenso terminal da armadura. O controle de velocidade de motores CC pode ser classificado de uma forma mais generalizada como: - manual; - automtico. No controle manual necessrio que uma pessoa faa o ajuste desejado, quando a rotao da mquina variar, j no controle automtico existem dispositivos que, automaticamente, executam as variaes necessrias para o controle da velocidade do motor, tais como os reguladores.

38

O regulador um dispositivo de controle que, automaticamente, mantm certas grandezas fsicas (por exemplo: velocidade e tenso eltrica) em um valor pr-determinado. Em geral, um regulador, alm de outros componentes, apresenta: - sensor, que detecta qualquer variao na varivel controlada; - circuito de controle que ativado pelo sinal do sensor. O sensor compara continuamente a grandeza controlada com uma de referncia, e qualquer desvio, diferena entre as duas grandezas, usado para ativar o circuito de controle. A ao do circuito de controle se faz no sentido de reduzir esta diferena a zero. Certos tipos especiais de estabilizadores so usados nos casos em que, as especificaes de tolerncia da varivel a ser controlada, no justificam o alto preo dos reguladores. Nos estabilizadores no existe a malha de realimentao presente nos reguladores. Os mtodos de controle de velocidade citados anteriormente se aplicam aos motores CC com excitao independente e com excitao derivao. Para o motor CC srie h somente uma maneira eficiente de variar a sua velocidade que o mtodo de ajuste da tenso terminal da armadura do motor. Se esta tenso terminal aumentada, o primeiro termo da equao abaixo aumentado, resultando em uma maior velocidade para qualquer valor de torque: = [Vt / (k . c)] . (1 / Tind) - [(Ra + Rs) / (k . c)] A velocidade de motores CC srie pode tambm ser controlada pela insero de um resistor srie no circuito do motor, mas esta tcnica um disperdcio de potncia, sendo usada somente em curtos perodos de tempo, tais como na partida de alguns motores. At a introduo dos circuitos eletrnicos de controle, baseados em tiristores (retificadores controlados de silcio), no havia maneira conveniente de variar a tenso terminal V t, o nico mtodo disponvel de controle de velocidade era o do resistor em srie no circuito da armadura. O motor CC composto aditivo utiliza as mesmas tcnicas do motor CC derivao para o controle de sua velocidade. Teoricamente, os motores CC compostos subtrativos podem ser controlados de maneira similar, mas esses motores raramente so utilizados. O motor de im permanente basicamente a mesma mquina que o motor CC derivao, exceto pelo fato do fluxo ser fixo. Portanto, no possvel controlar a velocidade deste motor variando a sua corrente de campo ou o seu fluxo. Os mtodos de controle de velocidade disponveis para este tipo de motor so o do ajuste da tenso da armadura e o do ajuste da resistncia da armadura 4.12.1 - Ajuste do Fluxo da Mquina Neste mtodo de controle de velocidade, a variao do fluxo obtida atravs de resistor varivel, colocado em srie com o circuito de campo do motor, como ilustrado na figura abaixo: Um resumo do comportamento deste mtodo de controle de velocidade apresentado a seguir: - aumentando Rd causa um decrscimo em Id (= Vt / Rd) - decrescendo Id decresce - decrescendo causa um decrscimo em Ea (= k . . ) - decrescendo Ea aumenta Ia [= (Vt - Ea) / Ra] - aumentando Ea aumenta Tind (= k . . Ia sendo a variao em Ia maior que a variao no fluxo ) - aumentando Tind faz com que Tind > Tcarga e a velocidade aumenta - aumentando aumenta novamente Ea (= k . . ) - aumentando Ea diminue Ia - diminuindo Ia diminue Tind at que Tind = Tcarga em uma maior velocidade O efeito do aumento da resistncia do campo na caracterstica terminal de um motor derivao mostrado na figura abaixo.

Tnominal

Tind

39

Note que quando o fluxo na mquina diminue, a velocidade sem carga do motor aumenta, enquanto que a inclinao da curva torque versus velocidade torna-se mais acentuada. Esta forma uma consequncia da equao abaixo, que descreve a caracterstica terminal do motor: = [Vt / (k . )] - [Ra / (k . 2)] . Tind Da equao, v-se que a velocidade sem carga proporcional ao inverso do fluxo no motor, enquanto que a inclinao da curva proporcional ao inverso do quadrado do fluxo. Portanto, um decrscimo no fluxo leva a inclinao da curva torque versus velocidade a ser mais inclinada. Naturalmente a diminuio de Rd provocar a reverso do processo e a velocidade diminuir. Seja a figura abaixo, que apresenta a caracterstica torque versus velocidade de um motor derivao, desde a condio sem carga at a condio de velocidade zero. Rd2 Rd1 Rd2 > Rd1

Tnominal

Tind

Na figura nota-se que para baixas velocidades um aumento na resistncia de campo provocar um decrscimo na velocidade do motor. Este efeito ocorre porque em baixas velocidades, o aumento na corrente de armadura causado pelo decrscimo em E a no suficientemente grande para compensar o decrscimo do fluxo na equao do torque induzido. Com o decrscimo do fluxo sendo realmente maior do que o aumento da corrente da armadura, o torque induzido decresce, e o motor gira mais lentamente. Alguns motores CC pequenos, usados com o propsito de controle, operam em velocidades prximas de zero. Para estes motores, um aumento na resistncia de campo, no deve apresentar efeito, ou ele deve fazer com que a velocidade do motor decresa. Desde que os resultados no so previsveis, o controle de velocidade pelo mtodo da variao da resistncia de campo no deve ser usado nestes tipos de motores. Outrossim, o mtodo de controle de velocidade atravs da variao da tenso da armadura deveria ser empregado. 4.12.2 - Ajuste da Resistncia do Circuito da Armadura As figuras abaixo mostram exemplos de circuitos com este mtodo de controle de velocidade.
+ + Ea R1 R2 Ld Vt + Ea R2 R1 Ls Vt -

Os resistores atuam como divisores de tenso para o circuito da armadura. A colocao de um resistor em srie com o circuito da armadura provoca o efeito de um aumento acentuado da inclinao da caracterstica torque versus velocidade, fazendo ele operar mais lentamente, se carregado, como pode-se ver na figura abaixo. Rd2 Rd1 Rd2 > Rd1 Ra1 < Ra2 < Ra3

Ra1 Ra2
Ra3

Tind
40

Este fato pode ser facilmente visto a partir da equao vista anteriormente: = [Vt / (k . )] - [Ra / (k . 2)] . Tind A colocao de um resistor um mtodo anti-econmico de controle de velocidade, pois as perdas no resistor inserido so muito grande. Por esta razo, ele raramente utilizado. Ele encontrado somente em aplicaes nas quais o motor, quase todo o seu tempo, opera a plena carga, ou em aplicaes pouco dispendiosa, que no justificam uma melhor maneira de controle de velocidade. 4.12.3 - Ajuste do Tenso da Armadura Neste mtodo varia-se a tenso aplicada armadura da mquina, sem variar a tenso aplicada ao seu campo. Note que o motor deve ser normalmente com excitao independente ou auto-excitado (im permanente), para se utilizar adequadamente o controle atravs da tenso da armadura. Um resumo do comportamento deste mtodo de controle de velocidade apresentado a seguir: - aumentando a tenso Va provoca um aumento na corrente da armadura I a [= (Va - Ea) / Ra] - aumentando Ia aumenta Tind (= k . . Ia) - aumentando Tind faz com que Tind > Tcarga, aumentando a velocidade - aumentando aumenta Ea (= k . . ) - aumentando Ea diminue Ia - diminuindo Ia diminue Tind at que Tind = Tcarga em uma maior velocidade O efeito de um aumento em V a sobre a caracterstica torque versus velocidade de um motor com excitao independente mostrado na figura abaixo. Va2 Va1 Va2 > Va1

Tind Note que a velocidade sem carga do motor deslocada por este mtodo de controle, mas a inclinao da curva permanece a mesma. Dos trs mtodos de controle de velocidade, talvez o mais til seja o controle da tenso da armadura, desde que ele permite grandes variaes de velocidade sem afetar o torque mximo do motor. Um grande nmero de sistemas de controle de motor tem sido desenvolvidos ao longo dos anos para levar em conta vantagens dos altos torques e velocidades variveis disponveis a partir do controle da tenso da armadura de motores CC. Nos dias anteriores aos componentes eletrnicos de estado slido tornarem-se disponveis, era dificil produzir uma tenso CC varivel. De fato o caminho normal para variar a tenso da armadura de um motor CC era fornecer isto com seu prprio gerador CC separado. Um sistema de controle da tenso da armadura deste tipo mostrado na figura abaixo. Esta figura mostra um motor CA servindo como um acionador primrio para um gerador CC, que por sua vez usado para fornecer uma tenso CC para um motor CC. Tal sistema de mquinas chamado de sistema Ward-Leonard e ele extremamente verstil.
Id Rd VE Vt Eg V Ld ra Ia Em M

FONTE CC

Mca

o
J

D 41

Em tal sistema de controle de motor, a tenso da armadura do motor pode ser controlada pela variao da corrente de campo do gerador CC. Esta tenso da armadura permite a velocidade do motor ser suavemente variada entre um valor muito pequeno e a velocidade nominal. A velocidade do motor pode ser ajustada acima da velocidade nominal atravs da reduo da corrente de campo do motor. Com tal arranjo flexvel, possvel o controle de velocidade total do motor. A malha de realimentao age sobre o campo do gerador Alm disto, se a corrente de campo do gerador revertida, ento a polaridade da tenso da armadura do gerador tambm ser. Isto reverter a direo de rotao do motor. Portanto, possvel obter uma larga faixa de variao de velocidade em qualquer direo de rotao com um sistema de controle de motor CC do tipo WardLeonard. Este mtodo utilizado em mquinas de mdio e grande portes, com cargas de torque resistente varivel. Neste tipo de regulao, so mantidos constantes a corrente de campo do motor e a rotao o do gerador, e pode-se escrever as seguintes equaes: V = Rd . Id + Ld . Id / t Eg = kg . Id (o constante) Eg = ra . Ia + Em Em = km . (M constante) = km . Ia = J . ( / t) + D . + o V t = kt . SV = - (V / Vt) onde: J - momento de inrcia; D - atrito viscoso torcional; o - conjugado resistente (proporcional a ); SV - fator de estabilizao do circuito. O funcionamento deste sistema de controle pode ser resumido da seguinte forma: qualquer variao em o na equao de acarretar na variao de , a tenso do tacmetro acompanhar esta variao e a tenso de campo do gerador sofrer uma correo no sentido de anular esta variao em . Outros dispositivos utilizados para controle de velocidade de motores, atravs do mtodo de ajuste da tenso da armadura, so mostrados a seguir. A figura abaixo apresenta um estabilizador seguidor de emissor, muito utilizado em equipamentos de pequeno porte, como toca-fitas e toca-discos.
IC

R
VE (pilhas) IB IZ VS

A figura abaixo mostra um dispositivo de ajuste da tenso de armadura de um motor, utilizando retificadores de disparo controlado.
+ VCA VCC -

A figura abaixo apresenta um regulador seguidor de emissor, com malha de realimentao, utilizado para fornecer ajuste da tenso da armadura (VS).
R1 IB R4 R2

VE R3 IZ

VS

42

4.12.4 - Consideraes sobre os Mtodos de Controle de Velocidade Os dois mtodos mais comuns de controle de velocidade de motor derivao, variao da resistncia do campo e variao da tenso da armadura, tm diferentes faixas seguras de operao. No controle atravs da resistncia de campo, quanto mais baixa for a corrente de campo em um motor CC derivao, ou com excitao independente, mais rapidamente ele girar; e quanto mais alta for a corrente de campo, mais lentamente ele girar. Desde que um aumento na corrente de campo causa um decrscimo na velocidade, sempre existe uma velocidade mnima ajustvel pelo controle do circuito de campo. Esta velocidade mnima ocorre quando o circuito de campo do motor tem a corrente mxima permissvel circulando por ele. Se um motor est operando com tenso terminal, potncia e corrente de campo nominais, ento ele estar girando a velocidade nominal, tambm conhecida como velocidade base. O mtodo da resistncia de campo pode controlar a velocidade do motor no caso de velocidades acima da velocidade nominal, mas no para velocidades abaixo da velocidade nominal. Para se obter uma velocidade abaixo da velocidade nominal pelo controle do circuito de campo, requer-se grande corrente de campo, possivelmente queimando os enrolamentos de campo. No controle atravs da tenso da armadura, quanto menor a tenso da armadura em um motor CC com excitao independente, mais lentamente ele gira; e quanto maior a tenso da armadura, mais rapidamente ele gira. Desde que um aumento na tenso da armadura causa um aumento na velocidade, h sempre um valor de velocidade alcanvel pelo mtodo de controle atravs da tenso da armadura. Esta velocidade mxima ocorre quando a tenso da armadura do motor atinge seu valor mximo permissvel. Se o motor est operando em sua tenso, corrente de campo e potncia nominais, ele girar na velocidade nominal. O controle atravs da tenso da armadura pode controlar o motor em velocidades abaixo da velocidade nominal mas no pode para velocidades acima. Para se obter uma velocidade acima da nominal pelo controle da tenso da armadura requer-se excessiva tenso da ramadura, possivelmente danificando o circuito da armadura. Estas duas tcnicas de controle de velocidade so obviamente complementares. O controle da tenso da armadura trabalha bem para velocidades abaixo da velocidade nominal e o controle da corrente de campo ou resistncia de campo trabalha bem para velocidades acima da velocidade nominal. Pela combinao das duas tcnicas de controle, no mesmo motor, possvel obter uma faixa de variao de velocidade de at 40 para 1 ou mais. Motores CC derivao e com excitao independente so obviamente escolhas excelentes para aplicaes que necessitem de grandes variaes de velocidade, especialmente se estas variaes devem ser controladas com preciso. H uma diferena significativa nos limites de torque e potncia nas mquinas sob estes dois tipos de controle de velocidade. O fator limitante de cada caso o aquecimento dos condutores da armadura, que infringem um limite superior na intensidade da corrente de armadura. Para o controle da tenso da armadura, o fluxo no motor constante, logo o torque mximo no motor : Tind = k . . Ia (mx.) Este torque mximo constante apesar da velocidade de rotao do motor. Desde que a potncia de sada do motor dada por P = T . , a potncia mxima do motor, para qualquer velocidade, sob controle da tenso da armadura : Pmx = Tmx . Portanto, a potncia mxima de sada do motor diretamente proporcional a sua velocidade de operao sob controle da tenso de armadura. Por outro lado, quando o controle atravs da resistncia de campo usado, o fluxo varia. Nesta forma de controle, seu aumento de velocidade causado por um decrscimo no fluxo da mquina. A fim do limite da corrente de armadura no ser excedido, o limite do torque induzido deve decrescer, quando a velocidade do motor aumenta. Desde que a potncia de sada do motor dada por P = T . , e o limite do torque diminue, quando a velocidade do motor aumenta, a mxima potncia de sada de um motor CC, sob controle da corrente de campo, constante, enquanto que o torque mximo varia com o inverso da velocidade do motor. Estas limitaes de torque e potncia de um motor CC derivao, para operao segura, em funo da velocidade, so mostradas nas figuras abaixo. Pmx Tmx
Tmx constante Pmx constante
controle da tenso da armadura controle da resistncia de campo controle da tenso da armadura Tmx constante ento Pmx = Tmx . Pmx constante

controle da resistncia de campo

nnominal

Tind

nominal

43

S-ar putea să vă placă și