Sunteți pe pagina 1din 3

Lista 2 - Equilbrio - F 228 1S2013 1) Equilibrado em uma prancha Uma prancha uniforme volumosa de comprimento L= 6,0 m e massa M = 90 Kg repousa

a sobre dois cavaletes separados por uma distncia D = 1,5 m, localizados em pontos equidistantes do centro de gravidade da prancha (Fig.1). Seu primo Tobias tenta ficar em p na extremidade direita da prancha. Qual deve ser a massa de Tobias para que a prancha fique em repouso?

Figura 1. Tobias em p sobre a prancha, mantendo um equilbrio delicado. 2) Um dubl dirige um carro em linha reta com velocidade constante mantendo o carro equilibrado apenas sobre as duas rodas do lado direito. Onde est o centro de gravidade do carro? 3) Determine a tenso T em cada cabo e o mdulo, a direo e o sentido da fora exercida sobre a viga pelo piv em cada um dos arranjos indicados na Figura 2. Em cada caso, seja w o peso da caixa suspensa que est cheia de objetos de arte. A viga de suporte uniforme e tambm possui peso w.

Figura 2. Dois arranjos para uma caixa suspensa.

4) Um binrio. Denomina-se conjugado ou binrio duas foras de mesmo mdulo, mesma direo e sentidos contrrios aplicadas a dois pontos diferentes de um corpo. Duas foras antiparalelas de mesmo mdulo F1 = F2 = 8,00 N so aplicadas sobre um eixo conforme indicado na Figura 3. a) Qual deve ser a distncia l entre as foras sabendo-se que elas devem produzir um torque efetivo de 6,40 N.m em torno da extremidade esquerda do eixo? b) O sentido do torque igual ou contrrio ao sentido da rotao dos ponteiros do relgio? c) Repita os itens (a) e (b) considerando um piv situado no ponto do eixo onde a fora F2 aplicada.

Figura 3. Foras antiparalelas de mesmo mdulo aplicadas sobre um eixo. 5) Em um jardim zoolgico, uma barra uniforme de 3,00 m de comprimento e 240 N mantida em posio horizontal por meio de duas cordas amarradas em suas extremidades (Figura 4). A corda da esquerda faz um ngulo de 150o com a barra e a corda da direita faz um ngulo de com a horizontal. Um mico de 90 N est pendurado em equilbrio a 0,50 m da extremidade direita da barra olhando atentamente para voc. Calcule o mdulo da tenso em cada corda e o valor do ngulo .

Figura 4. Mico pendurado em equilbrio.

6) Um arame circular de ao de comprimento igual a 2,00 m no pode se dilatar mais do que 0.25 cm quando uma tenso de 400 N aplicada a cada uma de suas extremidades. Qual o dimetro mnimo necessrio para esse arame? Eaco = 200 x 109 N/m2. 7) Centro de gravidade de um carro. Para um automvel com peso w, as rodas dianteiras suportam uma frao f do peso, de modo que a fora normal exercida sobre as rodas dianteiras fw, e sobre as rodas traseiras a fora normal (1-f)w. A distncia entre o eixo das rodas dianteiras e o eixo traseiro d. Mostre que o centro de gravidade do carro est a uma distncia fd em frente ao eixo das rodas traseiras. 8) O trampolim mostrado na figura abaixo tem 30 kg de massa. Determine as foras sobre os suportes quando um mergulhador de 70 kg estiver de p na extremidade do trampolim. D a direo de cada fora, identificando-a como a fora de trao ou de compresso.

9) Uma escada de densidade uniforme, comprimento L e massa M, apoiada sobre o cho, com coeficiente de atrito esttico e , est encostada a uma parede lisa (atrito desprezvel), formando um ngulo com a parede. a) Qual o valor mximo de max para que a escada no escorregue? b) Qual a distncia mxima d, em funo do ngulo , que um homem de massa m pode subir ao longo da escada sem que esta escorregue?

10) Para muitos materiais, a resistncia trao cerca de duas a trs ordens de grandeza menor do que o mdulo de Young. Dessa forma, a maioria desses materiais sofre ruptura quando a deformao especfica excede 1%. Dentre os materiais artificiais, o nilon tem a maior capacidade de extenso, podendo suportar deformaes especficas de cerca de 0,2 antes de romper. Porm, a teia de aranha supera qualquer material artificial. Certas formas de teia podem suportar deformaes especficas da ordem de 10 antes de se romper. a) Se tal teia tiver uma seo transversal circular de raio r0 e comprimento L0, livre de tenses, avalie seu novo raio r quando ela for alongada a um comprimento 10 L0. b) Se o mdulo de Young da teia de aranha for Y, avalie a trao necessria para romper a teia, em funo de Y e r0.

S-ar putea să vă placă și