Sunteți pe pagina 1din 8

Introduo

O uso abusivo do lcool e outras drogas so destacados pelo Ministrio da Sade como um dos principais problemas de sade publica. Na rede extra-hospitalar de sade h pouco esclarecimento dos profissionais quando s atribuies junto aos usurios de lcool e outras drogas. Por no se sentir capaz de estabelecer trocas sociais e afetivas fora do ambiente hospitalar, o usurio de drogas principalmente o alcoolista, elege a hospitalizao como um momento de pausa, controle e possibilidade de cura do sofrimento. Neste sentido, a atuao do enfermeiro junto a usurios de lcool deve levar em considerao uma complexa rede de interaes e instituies para a garantia da integralidade da assistncia pois, os enfermeiros so os profissionais que mantm maior contato como os usurios atuando no mbito da preveno, tratamento e reabilitao.

Alcoolismo Alcoolismo a dependncia do indivduo ao lcool, considerada doena pela Organizao Mundial da Sade. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcolicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequncias irreversveis. A pessoa dependente do lcool, alm de prejudicar a sua prpria vida, acaba afetando a sua famlia, amigos e colegas. Tambm pode ser identificado por F10-F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substncia psicoativa.

O lcool no organismo : O lcool encontrado nas bebidas o etanol, uma substncia resultante da fermentao de elementos naturais. O lcool da aguardente vem da fermentao da cana-de-acar, e o da cerveja, da fermentao da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol digerido no estmago e absorvido no intestino. Pela corrente sangunea suas molculas so levadas ao crebro.

O lcool afeta as diferentes regies do crebro de maneiras distintas. Crtex cerebral: nessa regio, onde se d o processamento de pensamentos e a conscincia, o lcool afeta os centros de inibio de comportamento, tornando a pessoa menos inibida, e atrasando o processamento de informaes dos olhos, ouvidos, boca e outros sentidos, alm das funes cognitivas - tornando difcil pensar claramente. Cerebelo: o lcool afeta o centro dos movimentos e do equilbrio, resultando no desequilbrio que associamos ao "caindo de bbado". Hipotlamo e hipfise: coordenam as funes automticas do crebro e a liberao de hormnios. O lcool deprime os centros nervosos do hipotlamo, que controla os estmulos e a performance sexual. Embora o desejo sexual possa aumentar, a performance sexual piora. Medula: essa rea do crebro responsvel por funes automticas como respirao, conscincia e temperatura corporal. Agindo na medula, o lcool induz a insnia. Pode tambm diminuir a frequncia respiratria e baixar a temperatura do corpo, levando a risco de morte.

A curto prazo, o lcool pode causar brancos ou lapsos de memria. A longo prazo, Os problemas podem ser ainda mais srios. O lcool e o crebro: a longo prazo Beber muito frequentemente pode causar danos permanentes, como reduo no tamanho do crebro e deficincia nas fibras que transportam informaes entre as clulas cerebrais. Muitos alcolatras desenvolvem uma doena chamada Sndrome de Wernicke-Korsakoff (site em ingls), que causada por uma deficincia de tiamina (uma vitamina docomplexo B). Essa deficincia ocorre porque o lcool interfere na forma como o corpo absorve as vitaminas B. Pessoas com Sndrome de Wernicke-Korsakof apresentam confuso mental e falta de coordenao e ainda podem ter problemas de memria e aprendizado. O corpo responde ao contnuo consumo de lcool tornando-se dependente dele. Essa dependncia, a longo prazo, causa alteraes nas reaes qumicas do crebro. Ele se acomoda presena regular de lcool, alterando a produo de neurotransmissores. Quando o indivduo para ou reduz drasticamente a bebida, cerca de 24 a 72 horas depois, o crebro comea a sentir os efeitos da abstinncia ao tentar reajustar sua qumica. Os sintomas de abstinncia incluem desorientao, alucinaes, delrios, nuseas, suores e convulses.

Sndrome alcolica fetal O lcool especialmente perigoso para os fetos. A exposio ao lcool no tero pode levar sndrome alcolica fetal, que pode gerar retardamento mental. Nos fetos em desenvolvimento, as clulas embrionrias que iro formar o crebro esto se multiplicando e formando conexes. A exposio ao lcool no tero pode danificar essas clulas, prejudicando o desenvolvimento de diversas estruturas no crebro, incluindo os ncleos da base, responsveis pela memria espacial e outras funes cognitivas; o cerebelo, envolvido no equilbrio e coordenao e a massa de fibras nervosas que conecta e capacita a comunicao entre os dois hemisfrios do crebro. A exposio intra-uterina ao lcool pode fazer com que, posteriormente, os bebs tenham problemas de aprendizado, de memria e falta de ateno. Muitos tambm nascem com a cabea menor que o normal e anormalidades faciais. Como os pesquisadores no sabem exatamente que quantidade de lcool ingerida pela

me pode causar danos ao feto, os mdicos recomendam que mulheres grvidas se abstenham do lcool durante a gestao. Alm da sndrome alcolica fetal, a literatura relata que tambm pode ocorrer sndrome de abstinncia nos recm-natos nas primeiras horas, sinais de diminuio dos reflexos musculares, dificuldade intensa para sugar e irritabilidade.

Comportamento decorrentes do uso de substncias psicoativas

Consideram-se como psicoativas as substncias que provocam um estado de alterao em nosso funcionamento mental, aumentando, diminuindo ou distorcendo sua atividade, e que causam dependncia. Podemos citar vrios exemplos de substncia psicoativa, desde o lcool, o cigarro e as substncias ilegais (cocana, maconha, LSD), at aquelas prescritas pelo mdico tais como os ansiolticos e hipnticos. O uso abusivo de substncias psicoativas envolve complicadas causas e consequncias em nvel fsico, social e emocional e uma pessoa pode desenvolver um transtorno mental a partir deste uso.

A intoxicao aguda a alterao do estado mental pelo aumento dos nveis da substncia no organismo, como por exemplo, a embriaguez, o coma alcolico, as convulses pelo uso de substncias. Quando o uso contnuo de alguma substncia est causando algum dano sade fsica ou mental do paciente diz-se que a mesma de uso nocivo como exemplo, o Delliriuns tremens.

Tratamento para o alcoolismo

O Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) um servio comunitrio que tem como papel cuidar das pessoas que sofrem de transtornos mentais e a clientela usuria de lcool e outras drogas possui como alternativa de tratamento o CAPSAD. Os CAPS-AD devem se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos usurios de lcool de seu territrio, garantindo ateno ao usurio, familiares e comprometendo-se com a construo dos projetos de insero social, evitando a internao do usurio de lcool em instituies fechadas. Desintoxicao - isso implica abstinncia de lcool para elimin-lo completamente do organismo. Leva cerca de quatro a sete dias. Pessoas que passam pela

desintoxicao normalmente tomam medicaes para prevenir delrios e outros sintomas da abstinncia; Medicamentos - alguns remdios so administrados para prevenir recadas. Alguns reduzem o desejo de beber, bloqueando as regies do crebro que sentem prazer quando o lcool consumido; outros causam uma reao fsica grave ao lcool, que inclui nusea, vmitos e dores de cabea. Em 2004, a U.S Food and Drug Administration (FDA) aprovou um outro tipo de remdio, que suspende o desejo de beber atuando nos neurotransmissores do crebro que so afetados pelo lcool. Aconselhamento: baseado em orientaes claras com vistas mudana de comportamento, sesses de aconselhamento e terapia individual ou em grupo podem auxiliar na recuperao do alcolatra, identificando situaes nas quais as pessoas podem ser tentadas a beber e encontrando meios de contornar esse desejo. Um dos mais reconhecidos programas de recuperao alcolica o Alcolicos Annimos (AA). Nesse programa de 12 passos, os alcolatras em recuperao encontram-se regularmente para auxiliar uns aos outros durante o processo de recuperao.

Assistncia de Enfermagem O atendimento ao usurio de lcool requer enfoque holstico no entendimento da causa e sua aplicabilidade no atendimento. H necessidade de um ambiente acolhedor, da empatia, garantindo ao indivduo assistncia integral e contnua, a fim de que se possa estabelecer o vnculo necessrio para o bem-estar da pessoa. As condutas adotadas pelo enfermeiro diante do usurio de lcool envolvem aes preventivas e promocionais da sade, curativas e reabilitadoras. Na preveno, acredita-se que as campanhas devero ser direcionadas a adolescentes jovens, que o permitir a implementao de aes e tambm devem ser voltadas para os pais e educadores. As medidas de preveno so classificadas em relao ao uso em : Universais: atingem toda a populao com a finalidade de atrasar ou prevenir o uso abusivo de lcool e outras drogas. Seletivas: destinas a subgrupos, geralmente de risco, com o objetivo de atrasar ou prevenir o abuso e detectar fatores de risco para combat-los. Indicadas: destinadas para indivduos que j apresentam abuso no uso do lcool, com o objetivo de deter o progresso do abuso e suas complicaes.

As informaes sobre preveno precisam passar confiabilidade, o que nos remete a questionar acerca do preparo do enfermeiro nesta rea, pois o mesmo prestar assistncia direta a aes educativas, no tendo como ficar fora deste contexto por ser uma problemtica crescente de sade, afetando a populao em geral. Os enfermeiros realizam prticas em educao em sade, sendo recurso humano fundamental, pela funo que exerce no processo de comunicao com diferentes grupos da comunidade: crianas, adolescentes, adultos, idosos e outros. Programas direcionados s comunidades necessitam de uma busca inicial de informaes que permita conhecer a realidade local o estilo de vida e a incidncia do uso, devendo incluir estratgias mais adequadas para o acesso local, veiculao das mensagens, monitoramento e avaliao continuada das iniciativas. A enfermagem tambm est presente no pr-natal, acompanhando, identificando precocemente e informando as gestantes dos problemas e consequncias o uso do lcool para o beb, especificando os riscos da adico e das comorbidades durante a gestao. A assistncia ao usurio de lcool e outras drogas exige contato direto dos enfermeiros com os usurios, familiares e comunidades, alm de embasamento terico adquirido nos diversos campos do saber. O dilogo fundamental no relacionamento teraputico e deve ser permeado por solidariedade, respeito e compaixo. O enfermeiro um profissional que ao longo de sua trajetria, caracterizou-se por estar diuturnamente em contato direto com aqueles que se encontram sob seus cuidados, tendo construdo um larga experincia no campo dos relacionamentos interpessoais, desenvolvendo aes de promoo da sade, preveno, educao, curativas, de reabilitao e reinsero social, tanto nas instituies de sade, educao, como na prpria comunidade. Apesar dos desafios que enfrentam, os enfermeiros realizam atendimento teraputico individual (medicamentoso e psicoterpico); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, oficina teraputica); visita domiciliar; atividades comunitrias, visando trabalhar a integrao do paciente na famlia e comunidade e suas inseres sociais; identificar e encaminhar os casos de comorbidades; atendimentos desintoxicao.

Concluso

Referncias

GONALVES, Sonia Silva Paiva Mota. Ateno de Enfermagem ao usurio de lcool e outras drogas no contexto de servios de sade extra-hospitalares: um estudo exploratrio de campo. Niteri, 2006.

Sade Mental no SUS: Acesso ao Tratamento e Mudana do Modelo de Ateno. Ministrio da Sade: Braslia - Janeiro de 2007

ESSA, Escola da Sade. Enfermagem em Sade Mental (mdulo II). www.essa.edu.br

Profissionalizao de Auxiliares de Enfermagem, Sade Mental 7. Ministrio da Sade. Srie F. Comunicao e Educao em Sade. 2 ed. Braslia- DF, 2003.

S-ar putea să vă placă și