Sunteți pe pagina 1din 3

1

INTERAGINDO COM A SNDROME DE DOWN E O AUTISMO CONCOMITANTEMENTE.


JAQUELINE FRANZMANN ZACHOW

Quando escutamos ou nos deparamos com a palavra ou com os portadores de deficincias, somos remetidos aos conceitos populares que conhecemos socialmente. Ainda de se estranhar que poucos conheam o que so as sndromes como o autismo e o down. Klin (2006), descreve que o autismo um dficit no contato inicial, o qual possui um diagnstico dificultoso devido a sua definio ou padronizao. Anglico e Prette (2011) definem a sndrome de down como sendo alteraes das caractersticas fenotpicas originadas por uma errnea diviso celular cromossmica quando o embrio est sendo gerado. Para que possamos interligar tais sndromes somos remetidos ludoterapia, que como nos explica Zanolli et al. (2011), o incitar na criana a participar dos processos teraputicos mais expansivo com a incluso de propostas ldicas, levando em considerao a dificuldade de comunicao que coexiste em portadores de sndrome de down e autismo. Uma criana com sndrome de down enfrenta inmeras dificuldades psicossociais, sendo de comunicao, interao e expresso. Pouco pode-se dizer levando em considerao o baixo conhecimento que a sociedade possui sobre tal sndrome, levando a um afastamento dos mesmos frente a um portador de sndrome de down. Sua integrao torna-se dificultosa devido inadequao dos processos realizados por educadores, bem como familiares e vnculos sociais, j que possuem um processo de aprendizagem mais lento, dificultando a sua insero nos meios que est inserido. importante salientar que seu desenvolvimento ocorre como nas demais crianas, apenas aqui seu processo mais demorado. Tem-se em mente uma postura comportamental dcil e cooperativo quando se remetido ao convvio com uma criana portadora de down, mas estudos apontados por Anglico e Prette (2011) esclarecem que o ambiente em que o portador de down est inserido um grande potencial de demonstrao e incitao no desenvolvimento de comportamentos, podendo vir a gerar pouca comunicao, interao e at mesmo agressividade. Quando se trata do autismo, ou transtorno autstico como mais conhecido, a criana possui dificuldades psicossociais e scio-afetivas, com possvel diagnstico no iniciar da infncia entre 3 e 5 anos de idade, que limita o indivduo de acordo com seus interesses e comportamentos. (KLIN, 2006). Dentre as dificuldades expressadas no autismo cita-se uma das mais importantes que o prejuzo na qualidade da comunicao. O que dificulta a criana autista a iniciar e manter uma conversao ou gesticular em direo a algo ou algum conforme anlise de Klin (2006, p. 05):
[...] Quatro critrios definidores de Prejuzo qualitativo na comunicao incluem atrasos no desenvolvimento da linguagem verbal, no acompanhados por uma tentativa de compensao por meio de modos alternativos no-verbais; prejuzo na capacidade de iniciar ou manter uma conversao com os demais (em indivduos que falam); uso estereotipado e repetitivo da linguagem; e falta de brincadeiras de faz-deconta ou imitao social (em maior grau do que seria esperado para o nvel cognitivo geral daquela criana).

2 por meio da ludoterapia com a insero de brincadeiras de faz-de-conta, instigando a imaginao da criana, que possvel observar comportamentos autsticos demonstrados por crianas portadoras da sndrome de down. A pesquisa realizada por Castro et al. (2011), aborda a importncia do contato ldico no processo teraputico de insero, expresso e comunicao, bem como aponta que no h dados ou pesquisas anteriores que comprovem a existncia de ambas as sndromes concomitantemente, j que apenas foram encontrados indcios dos comportamentos observados que fazem parte do diagnstico de uma criana autista. Tal pesquisa foi realizada com duas crianas portadoras de sndrome de down de 9 e 12 anos, que apresentavam comportamentos autsticos como dificuldade de comunicao e interao com o outro, busca de isolamento, alteraes de linguagem, movimentos estereotipados e at mesmo agressividade em determinados momentos. Sendo a mesma realizada em uma Instituio especial com sede no interior do Estado de So Paulo. (ZANOLLI et al, 2011). Sua interveno foi constituda por quatro blocos teraputicos com o intuito de representar as formas do processo evolutivo que se encontravam as duas crianas, inserindo contextos ldicos nos repertrios comunicativos apresentados pelas mesmas. As crianas envolvidas na pesquisa apresentam em suas vivncias, grande sofrimento afetivo familiar. Uma das crianas foi abandonada aos trs meses de idade por sua me que possua deficincia mental na porta do orfanato, vindo a passar por vrios lares sociais durante o tempo de permanncia no mesmo. A outra criana reside sob a guarda da av aps ordem judicial, por sofrer agresso, rejeio e negligncia materna enquanto morava com a me. (ZANOLLI et al, 2011). A partir de tal pesquisa, foi possvel verificar de acordo com os dados observados, que os comportamentos denominados como autisticos podem estar corelacionados com a privao de estmulos e a ausncia de oportunidades conforme Panhoca et al. (2011, p. 737):
Uma insuficincia de estimulao sensoriais, afetivas e sociais tem como consequncia um atraso do desenvolvimento das esferas cognitiva, afetiva e relacional. [...] Cabe ressaltar ainda que um diagnstico mdico no uma descoberta estagnada, mas o incio de uma compreenso para a disponibilizao de oportunidades teraputicas e educacionais a estas crianas.

Ao final da pesquisa pde-se analisar com o processo teraputico ldico uma melhoria nos comportamentos apresentados inicialmente pelas crianas, ocasionando dessa forma um bom desempenho na comunicao dos portadores da sndrome de down. Bem como se observou que os comportamentos autisticos apresentados podem estar associados ausncia de estmulos e meios adequados que possibilitassem um desenvolvimento interativo-comunicativo mais eficaz. (ZANOLLI et al, 2011). Com isso chega-se a concluso de que um processo teraputico ldico com a formulao de vivncias de interao por meio da linguagem, no apenas suficiente para modificar tais comportamentos, mas sim oportunidades de insero sociais distintas possuem grande relevncia na busca por melhorias no processo de desenvolvimento em uma criana portadora da sndrome de down afetada por vivncias dramticas e inibitrias. Tais crianas precisam ser reconhecidas no apenas pela sua deficincia ou dificuldade, mas sim pelos comportamentos compensatrios desempenhados dentro do meio que pertencem, sendo escola, familiar ou social, pois se forem vistas apenas como portadores de sndrome de down, suas dificuldades comportamentais de comunicao e de insero prevalecero vinculados a criana,

3 fazendo-a se sentir e se portar como tal. Para tanto necessrio maiores oportunidades e mbitos favorveis para o seu desenvolvimento psicossocial e afetivo.

Referncias Temticas

ANGLICO, Antonio Paulo; PRETTE, Almir Del. Avaliao do Reperttio de Habilidades Sociais de Adolescentes com Sndrome de Down. Revista Reflexo e Crtica. Porto Alegre. 2011, vol. 24, n 2. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010279722011000200001&script=sci_arttext> Acesso em: 20 Out. 2012. CASTRO, Glenda Saccomano; PANHOCA, Ivone; ZANOLLI, Maria de Lurdes. Interao comunicativa em contexto ldico de duas crianas com sndrome de down, comportamentos autsticos e privao de estmulos. Revista Psicologia: Reflexo e Crtica. Porto Alegre. 2011, vol. 24, n 4. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010279722011000400013&lang=pt> Acesso em: 22 Out. 2012. KLIN, Ami. Autismo e sndrome de Asperger: uma viso geral. Revista Brasileira de Psiquiatria. So Paulo. 2006, vol. 28, n 1. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a02v28s1> Acesso em: 20 Out. 2012

Bibliografias

DUPAS, Giselle; NASCIMENTO, Lucila Castanheira; NUNES, Michele Darezzo Rodrigues. Atravessando perodos nebulosos: a experincia da famlia da criana portadora da Sndrome de Down. Revista Brasileira de Enfermagem. Braslia, Mar./Apr. 2011, v. 64, n 2. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672011000200002&lang=pt> Acesso em: 20 Mar. 2011. FIGUEIREDO, Isabel. Asperger... Arte e competncia Comunicativa. Revista Diversidades. Funchal, Portugal, Out./ Nov./ Dez. 2010, v. 7, n 26. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/anapsp/revista-diversidades-n-26> Acesso em 10. Mai. 2012. MARTINI, Fernanda de Oliveira; LIPP, Laura Kolberg; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de. Desenvolvimento, escolarizao e sndrome de Down: expectativas maternas. Revista Paidia. Ribeiro Preto, Set./Dez. 2010, v. 20, n 47. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103863X2010000300009&lang= pt> Acesso em: 22 Out. 2012.

S-ar putea să vă placă și