Sunteți pe pagina 1din 12

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4.

Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

MEMRIA E CONSCINCIA: da protenso e distenso do tempo Rodrigo Tavares Godoi* Resumo A inteno meditar no conceito de memria apresentado na obra de Henri Bergson. A partir da hermenutica em Paul Ricoeur, viso explicitar a distino entre os sentidos de lembrana (erinnerung) e de memria (gedchtnis) no indivduo. A proposta fundamentar uma ligao direta, assim como fez Henri Bergson, entre memria e conscincia. Para tal medida faz-se necessrio retirar a noo de que em memria h saltos e esquecimentos, mas orientao e encobrimentos. Memria um processo de individuao e pode haver conflitos entre esta e as lembranas no indivduo. A relao entre memria e lembrana dialtica, h uma apropriao e distanciao entre ambas, possibilita formao de identidade e estranhamentos. Destarte, o caminho dessa reflexo enfatizar condies de uma memria-conscincia vista sob o clive da hermenutica.

Rsum: L'intention est mditer dans le concept de mmoire prsent dans l'oeuvre de Henri Bergson. partir de l'hermneutique en Paul Ricoeur, je vise expliciter la distinction entre les sens de souvenir (erinnerung) et de mmoire (gedchtnis) dans la personne. La proposition est se baser une liaison directe, ainsi qu'a fait Henri Bergson, entre mmoire et conscience. Pour cela mesure se fait ncessaire enlever la notion qui dans mmoire a des sauts et des oublis, mais de l'orientation et occultations. Mmoire est un processus d'individuation et peut avoir des conflits entre celle-ci et les souvenirs dans la personne. La relation entre mmoire et souvenir est dialectique, l une appropriation et distanciao entre les deux, rend possible formation d'identit et tranget. Aussi, le chemin de cette rflexion est souligner des conditions d'une mmoire-conscience vue sous la clive de l'hermneutique. Mots-cls: mmoire, souvenir, conscience, individuation.
1

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

(...) a lembrana do passado no pode efetivamente ser introduzida nos discursos relacionados com a interpretao das experincias temporais correntes. Jrn Rsen

Lembrana e memria, duas proposies dialticas unidas pela vontade de conservao do passado. Distanciam-se na expectao, enquanto uma repousa no contemplativo, a outra no teleolgico. A lembrana movimenta-se em caminho a uma individualizao que no visa orientao para ao, esta afetiva. Lembrar re-viver as experincias do passado. Quem lembra se recorda de eventos que so apropriados (alienados) pela expresso como se fosse hoje. No princpio hermenutico de Dilthey o momento da no separao do sentido a palavra1. A recordao carregada de sentimento, confunde eu e tu. Sob outro carter esta memria, se funda atravs da orientao do agir humano. Destarte, esta no possui sua essncia no crebro. pela memria que o homem busca sua existncia, concentra em orientar-se no mundo. a memria que estabelece a poltica intrnseca entre passado, presente e futuro. Neste nterim, a prpria memria trata de suspeitar da lembrana por estabelecer o senso de organizao e seleo. Nos termos de Bergson o objetivo da memria ordenar as prticas de lembranas. Memria cria uma rede de relaes e aes sociais. Por este motivo a prpria palavra se torna vtima, sua validade condicionada aos signos. H uma materializao, so produzidos discursos e monumentos. Memria volta-se para a escrita. Seu clmax esta no momento que h uma ambiguidade entre esta e histria. Memria esta constantemente elaborando para fora do tempo mdio de vida. Para Droysen o momento que se transforma em histria, mas no a histria. pela memria que h o senso de comunidade e coletividade. A partir da memria construdo espao comum, origem, identidade. Mesmo na distino ambas se amalgamam, memria no consegue fazer-se legitimamente estranha a lembrana. necessrio que indivduos reconheam traos de
* Mestre em Histria pela Universidade Federal da Grande Dourados-MS e professor nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia/ Barra do Garas- MT. O termo compreendido a partir de Agostinho, sua funo essencialmente voltada para emisso de sons que produzem sentido na relao entre locutor e ouvinte. Esta, aliada ao carter biolgico (existentia) se refora e estabelece o sentido desejado por meio de gestos, expresses, reaes, silncios.
1

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

experincias para reafirmar suas identificaes sociais. Mesmo assim, tal relao entre memria e lembrana no representa uma forma pacfica, mesmo porque a lembrana affectuelle e a memria ratio. O estado de tenso e at mesmo de conflito uma realidade. Memria e indivduo Memria possui uma poltica de validade e de identificao, ela elabora conscincia de comunidade e compreende o tempo para alm dela. No momento que se apresenta como eventual, comumente pela oralidade (surge o conceito de memria-lembrana). No tempo presente evocada na sua maioria por velhos (os contempladores do tempo). Sendo coletiva2, a forma de memria abastece as expectativas de um grupo determinado, ou seja, um conjunto de pessoas que presenciaram3 acontecimentos de uma poca e que reivindicam para si o direito de portar o discurso verdadeiro (testemunha ocular). A memria como mnme, apresenta-se na dialtica da presena e ausncia produzida no mundo interno e externo4. uma condio de memria cultural (RSEN, 2009). A tradio na qual o indivduo se insere direciona e orienta sua relao com o tempo ou do seu espao de experincia e do seu horizonte de expectativa. O projetar no mundo pelo indivduo condicionado pelo lugar do estado de conscincia. Fazer-se na dialtica com o outro. A forma clssica de experimentar memria aprision-la a condio de individuao. Mas, a partir de uma compreenso elementar em Le Gof e Bergson, esta no princpio de reteno imagtica (por protenso). Sua apropriao e distanciao so postas por uma relao complexa que oscila entre esttica e experincia. A partir de Bergson memria uma composio de imagens que se firmam pelo crculo entre as relaes sociais e a busca do re-conhecer-se. Memria uma histria da presena do eu localizado porque construo permanente da conscincia.
Mesmo sendo coletiva, toda memria social. Um problema de classificar a memria coletiva esta no fato de que todo indivduo mantm um sistema de ao e relao social. A memria coletiva possui duas caractersticas marcantes, uma a escrita e a outra a poltica (LE GOFF, 1994: 425ss).
3 2

A presena como vivncia enfatiza uma relao de experincia e esta, pode ser abordada por uma relao de locutor e ouvinte. Aquele que ouve participa do narrado (BENJAMIN, 1980; Ricoeur, 2000; BERGSON, 1999). Para Brgson h uma impossibilidade, quando se trata das experincias e dos sentidos individuais, de estabelecer um limite real entre ambos.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

Falar em memria preestabelece percepo. Sua presena, j em si um evento coletivosingular (por significao). Observar memria como fenmeno hermenutico caracteriz-la como dada aos sentidos (no naturalmente reconhecida). Estes observam o fenmeno memria porque o homem se constitui em sociedade (intelectual e racional). O estado da memria ligada conscincia significa que a mesma no se restringe a uma evocao individual que vai e vem atravs da palavra esquecida no inaudvel. O tempo da memria no se resume a fora (som produzido pela palavra) da evocao. Esta postura da memria uma evidncia de sua permanncia mesmo aps a evocao. No provvel falar de uma memria em estado puro, sua presena marcada por conflitos ligados a ausncia, presena, imaginao, juzos de valores. Isso significa que memria presente por valorao e individuao5. Se Le Goff apresenta em seu texto Memria a caracterstica formadora o reter, isso indica que se trata de uma poltica de constituio. Para no ser exagerado, possvel afirmar a partir das palavras desse historiador que, para uma lembrana ficar retida, duas possibilidades devem estar diretamente intercaladas ou poderia extremar por dizer elucubradas. A primeira est inerente psique, e a segunda ao psiquismo. prefervel afirmar que ambas se elaboram no psicolgico. No h um limite real entre ambas. A presena de memria evento prenuncia uma questo hermenutica (trata-se de descrever e analisar o fenmeno singular na inscrio). A singularidade da ocorrncia memria, contm em si sua prpria essncia? Seria um retorno a reificao? Apresento uma noo preliminar da memria no indivduo, ou seja, do indivduo enquanto lugar de memria; as manifestaes intencionais so estabelecidas por julgamentos contidos na palavra (emitida por meio de som que visa uma finalidade objetiva que o significar), proposio de uma narrativa. Memria intencional. Essa apresentao de uma memria eventual6 porta-se numa relao que no pode ser medida a menos que se processe uma hermenutica da prpria memria evocada. Sendo intencional e visando finalidade objetiva trata de contedo que no reflete uma postura desinteressada, existencial por orientao, visa futuro

Considerando Bauman memria correlata entre valorao e individuao porque esta diretamente ligada a problemtica da moral e da tica. O indivduo se forma e busca orientar-se no mundo por meio da recepo. valorao devido ao exerccio consciente de classificar e ordenar. individuao porque h apropriao. O termo memria eventual compreendido pela significao do uso da palavra (entendida a partir de Agostinho), singular devido a individuao.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

por significar o passado, uma construo discursiva7. Como um caminho peculiar, rememorar pelo uso da linguagem, ou uma inscrio que diz daquele que evoca, mesmo que a raiz do julgamento no se apresente como consciente no ato da evocao, mas se faz presente porque esta na prpria evocao. Mas tambm, essa evocao pode no ser apresentada sob perspectiva intencional, ela irracional. Nessa medida, h um anncio de que certos comportamentos se apresentam como evocao, h uma confuso entre lembrana e memria. Em outras palavras, o contedo no se separa dos movimentos (DILTHEY, 2000). Para essa manifestao da memria, a busca de identificao de uma lgica ou conexo difcil. A manifestao da memria como evento sem a desconexo entre comportamento e evocao, percebida na lembrana. Memria se apresenta pela lembrana. aqui considerada a ideia de memria evento como representao do coletivo-singular. Um discurso dado como representante de uma coletividade. Enquanto eventual a memria esta alienada a lembrana, na socializao esta imersa ao senso de legtima. Para determinado grupo ou grupos (comunidade), a memria-lembrana movimenta-se no estado subjetivo das individualizaes que pode estar claro ou confuso quele que evoca8. Mesmo assim h o reconhecimento de uma origem formadora ou justificadora. Para grupo ou grupos (comunidade) que no se reconhecem por uma memria-lembrana, entra a funo de uma memria-histria. O estado conexo entre lembrana e memria associa-se a uma funo de apropriao da memria por parte de quem evoca. A palavra , na realidade, uma traduo dos signos para a condio biolgica da experincia do passado. O que evoca, faz mediante uma relao de identidade. A alienao9 entre lembrana e memria condiciona o indivduo a confundir aquilo do qual fala ao meu. Este direciona e estabelece o ritmo da prpria narrativa, se identifica nela. Mediante tal apropriao h um presentismo, a narrativa dos eventos passa a ser eventual aliada a detalhes que acrescenta a partir de suas lembranas. Quem narra precisa se incluir como testemunha. A tendncia do carter narrativa nesse sentido de ordem introspectiva, h uma

Entendido a partir de Foucault como disperso regulada.

Nessa medida, a problemtica volta-se para o estado de apropriao e distanciao daquele que evoca. Mesmo sendo imediatamente uma aparncia na palavra, o discurso orientador dos signos o precede. A busca pelo sentido ou pela heurstica possibilita cruzamentos.
9

No sentido de Hegel.

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

busca pelo perci. Na relao entre locutor e ouvinte um convite pelo segundo a ideia para o primeiro deste se tornar source. De outro modo, o reconhecimento, por parte daquele que narra, de uma distanciao entre lembrana e memria, h a expresso esta escrito, encontra-se em ou segundo o. Tal situao explicita o reconhecimento de temporalidade. Nesse momento surgem nomes (percipere), datas, lugares, esto voltados para contedo. A ideia no introspeco, mas extrospeco. Falar numa memria-histria lidar diretamente com contedo, uma atividade de conhecimento. H um poder simblico na memria-histria capaz de produzir senso de formao no indivduo. Mesmo no tendo lembrana associada narrativa oficial, inconsciente neste a vontade de ligar-se a ela. Memria-histria carregada de sentido j falante. Memria consolida-se em comunidade10 (extensiva e ostensiva). O indivduo, desde seu nascimento, condicionado a padres narrativos que o antecede, seja por grupo ou instituio. O objetivo de memria-histria firmar origem ou apresentar prerrogativa de naturgeschichte. Memria-histria apropria-se de princpios da conscincia histrica, deve ser vista como estatuda11. Memria, indivduo e existncia Memria no coisa, psico-analiticamente uma manifestao, por representao, do comportamento humano, ou seja, uma ao social significativa que visa finalidade objetiva de orientao ou atribuio de sentido12. Devido a capacidade de julgar e atribuir valores, memria no se mistura na mesma condio que as coisas. Pelo contrrio, estas so julgadas e valorizadas a partir da conscincia (memria). Memria no coisa, mas fala delas, as encaixa como valor numa determinada sociedade, num determinado grupo ou num determinado indivduo. Da improvvel condio da memria ser individual. Pela fenomenologia do Esprito, Hegel afirmou

10

Compreendida tanto a partir da proposio de Max Weber quanto de Benedict Anderson.

11

Memria-histria no reconhece a distenso como positiva, o objetivo expandir-se pela retrica. Mesmo no sendo vista como positiva, pela distenso que memria-histria se refaz a senso de identidade. No caso de contradio na memria-histria, h conflitos de poder entre comunidades. Em memria-histria improvvel firmar negao pela lembrana. necessrio o uso de instituio.

Nessa via de compreenso, a disposio perceptiva da movimentao distentiva do tempo no presente por uma moralidade. A juno ou o desejo de permanncia e sentido organiza o espao de experincia e o horizonte de expectativa.

12

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

que o homem deseja tendo como considerao o outro (o no-ser de Plato), o mundo. Pensar em memria considerar o sistema relacional estabelecido por ela. A memria-conscincia se reconhece porque possui a capacidade de se confundir com coisas vistas como lembranas e com sensaes tidas como no racionais ou lgicas. Sendo o homem caracterizado por temporalidades mltiplas, categorialmente expressas por presena do passado e presena do futuro ou espao de experincia e horizonte de expectativa (KOSELLECK, 1997); em sua memria (conscincia) encontram-se as determinantes dos comportamentos significativos (essencialmente). Os homens agem a partir do que concebem e de determinadas aes refletidas para a existentia. Pensar em memria dividi-la, p-la em partes, para uma memria das coisas vistas e experimentadas pelas paixes, traumas, frustraes, alegrias (affectuelle) e pelas funes socialmente determinadas, de formao (ratio). tica do Estado, trabalho, escola, Igreja, famlia, amigos, so chamados de valores racionais (morale). O indivduo em si, a juno tensa e conflitiva entre valores afetivos e racionais, interno e externo, individual e coletivo, pblico e privado. Essa ambivalncia suscita um formar autntico do indivduo (FREUND, 1973:32), a contradio (BAUMAM, 1998). A autenticidade humana parte da fenomenologia do cuidar (versorgen). O cuidado (sorge) a busca pelo dasein, ou a essncia do ser-do-ente. A conscincia forma-se na medida em que h um estado de angstia para reconhecer o que de fato o ser-do-ente, sua relao com a vida, morte e com o mundo. Se o indivduo possui um destino (bestimmung), este a morte. Reconhecer (erkennen) que foi lanado no mundo, que est jogado no mundo constitui uma conscincia autntica (HEIDEGGER, 1980). Devido a inautenticidade, na recusa de reconhecer a morte, o homem se projeta para o que no possui existncia, este passa a se esconder naquilo que no a presena do dasein. Uma imaginao na memria unida a inautenticidade produz o desejo ao no-ser. O homem deseja fixar-se em coisas, no mais ter conscincia do mundo, mas de ser conscincia (memria) no mundo. O homem passa a se projetar em livros, monumentos, praas, ruas. A condio existencial da memria a desloca de um provvel lugar natural, o crebro. Como capacidade neural de reteno individual e da conscincia de si, esta se forma sob duas condies: h uma memria mecnica (natural) e uma voluntria (consciente), sendo esta segunda reguladora da primeira enquanto comportamento-narrado voluntariamente por aquele que a detm internalizada, no materialmente externa e fixa. Na relao com o outro (no-ser), o indivduo se transporta como desejo do re-conhecimento atravs da memria, confundida com imaginao. O
7

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

fenmeno memria no possibilita liga-la a reminiscncia (anamnese). Memria se faz por moral, nesse sentido, o problema no o passado das lembranas, mas o futuro da expectao. A morte (existential) deveria marcar o fim do processo existncia, o que no acontece. Esta no localiza como finalidade no crebro, no biologicamente determinada (BERGSON, 1999). A conscincia em si esta onde? Ela mesma no se apresenta a partir daquilo que no em essncia, contedo. A conscincia para si no esta propriamente no contedo, mas na capacidade reflexiva, ela intelectual13. E a conscincia para o outro, esta irracional (LOEWITH in FORACCHI e MARTINS, 2008), apresenta-se a partir da alienao completa e anulao de si14. A conscincia transmuta-se, pelo fato de estar morto no significa que ela findou-se. Por ser ela mesma validada temporalmente, necessita se apresentar como memria, sua localizao est no social (HALBWACHS, 1990). Sua ocorrncia se apresenta pela distenso do tempo (RICOEUR, 1999). O tempo determina memria15. Como perceptivo, uma condio individual do contingencial, mas orientado pela memria-conscincia, uma questo de contedo e valor. Como memria esttica, esta no encontra focalizada na narrativa, na evocao, mas numa psicofsica (WEBER, 2001), as aes individuais ou aquilo que fazem como mais importante do que sabem (CERTEAU, 1994), caracteriza uma maneira de rememorar que no est na manifestao intencional da individuao, esta se forma por valorao emptica16. Por uma memria esttica, a evocao apresenta uma representao, h um contedo (semiolgico). No h uma relao direta entre memria e crebro, mas de memria e conscincia. Pela memria fenmeno concentra-se a regularidade, a permanncia, a generalizao; ela efeitual. A memria vista como fenmeno possibilita a hermenutica uma busca dos sentidos do coletivo-singular. Pensar em memria e indivduo oportuno porque esta forma a individualidade, suas identificaes, racional e intencional, visa fins objetivos. O fenmeno memria tem

13

A conscincia no essencialmente contedo, mas depende dele, porque valorativa. O contedo memria. Do eu no mundo. Da impossibilidade ao dasein (ser-no-mundo).

14

Tal afirmao possvel porque a categoria tempo compreendida a partir da distenso. Mesmo assim, no feito aqui um elogio a distenso, no caso da memria esta sempre uma problemtica. Memria visa enquadrar o tempo a uma perspectiva de protenso ( localizado). Individualmente subjetiva, mas o poder simblico da identidade condiciona apropriar-se da positividade. Como esttica da experincia funda-se numa memria cultural, porque histrica, discursiva, formadora e identitria. O eu somente se for com o outro.
16

15

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

significao, sentido, quando ela posta no plano da dialtica. Sua apresentao singular decorre da evocao como da transmutao. O indivduo possui sua localizao, na famlia, no trabalho, na comunidade, no mundo. Saber quem este h uma funo de mimesis. A moral e a tica se apresentam no indivduo como a luta entre o eu e o outro. H uma ampliao da noo do eu e no sua descentralizao. O fenmeno memria uma possibilidade de reconhecimento do eu-nomundo. Forma a identidade, a coletividade, o desejo de pertencer. O sujeito se lembra diante aquilo que recepciona. Memorvel deve ser entendido como algo experimentado social e individualmente. Mas memria no sinnimo de, utilizando aqui as palavras do prprio Weber, uma conexo objetiva entre as coisas. Isso significa que a manifestao da memria como evento no coletivo-singular estabelece um estado de representao. Falar em memria j em si uma condio de apresentao por ausncia. Assim como disse Bergson, o status da memria mantido por uma condio existential ou de contedo (aprendizagem). Na dialtica entre crebro, memria, conscincia e intelectualidade, h uma postura relacional contraditria. O poder coercitivo na existncia reorienta, constantemente, a possibilidade de memria. Rememorar possibilitar por meio da relao entre o homem e sua experincia a autocompreenso (RSEN, 2009). Essa determinao suscita novamente a postura da relao dialtica entre interno e externo. Essa medida de pensamento somente vlida por meio das palavras de Bergson a dizer que o espao externo faz-nos repensar o anteriormente experimentado. A coisa vista j memria, a diferena que sua materialidade externa retoma o que estava encoberto pela falta de utilidade17. Sendo a coisa vista, a memria recobra uma imaginao determinada pelo calor ou pela frieza por um distanciamento temporal ou emocional18. Esse fator emocional determinado por uma medida social, sendo compreendida nas palavras de Halbwachs quanto mudana de grupo e de seu distanciamento. Falar em memria propor a considerao dos cruzamentos, inter-relaes, mistura, encobrimento, confuso. A conscincia funciona como julgamento constante por meio dos valores. A memriaconscincia formada na relao com a sociedade. Os valores morais e ticos esto presentes desde princpio a existncia do indivduo. A conscincia tanto crtica quanto especulativa. A

17

uma considerao baseada em Halbwachs. As lembranas direcionam pelas sensaes, mas a memria configura e refigura.

18

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

memria no uma coisa que se apresenta deslocada das vicissitudes de sua temporalidade. O fenmeno memria de seu tempo, os padres de valores de sua poca determinam sua postura evocativa, atitude e comportamento. Memria se faz sob estado de tenso. No momento que referida a memria, no pode ser vista como uma, definida, que se enche e esvazia. O homem possui um crebro, mas no uma memria. Se memria no pode ser reduzida ao biolgico, isso significa que sua presena independe da vontade individual, a vida produz memria e a morte no retira sua presena. As aes, no mesmo tempo que uma manifestao de memria tambm sua mudana. Memria no cumulativa, para um fim de preenchimento. Falar em memria falar de valores. Dialeticamente, memria se apresenta como senhora do juzo acerca daquilo que est para fora dela como coisa e nela como valor de coisa. Memria possvel em lugares distintos, sua presena marcada pelo sentido de: significar para presena-ausente de coisa, pessoa, lugares, sensaes. Memria se estabelece por meio de valores, isso j denota a impossibilidade de um ncleo para ela. Quando me lembro de alguma coisa, o fao por meio do resgate (res-gestae). H um substrato que identifica imagens (acessado pelas lembranas-imagem devido a uma esttica), tidas como verdadeiras. Isso ocorre porque a funo neural, como meio, encaminha tal sensao. O crebro no o fim da memria. Este o meio que o homem possui para compreender memria, ret-la, aprisiona-la a si (uma ideao de individual). A dinmica social e relacional do indivduo possibilita a existncia de substrato, mas que no pode ser conservado como ele no momento de sua formao. Isso ocorre porque o valor est presente. A idia de valor orienta a memria. Memria no possui um ncleo, a menos que seja ela mesma. Mas memria no pode ser esttica e nem unidade de medida nela mesma, porque no se trata da memria, em sua essncia, uma ontologia improvvel. A relao conflitiva entre interno e externo no pode ser vista como uma posio binria ou ambivalente. Meditar numa postura dialtica mais eficiente, a contradio preserva essa essncia. Buscar uma memria que seja nica e exclusivamente minha, que esteja alienada das relaes existenciais e das coisificadas, possvel? A memria-conscincia se forma para fora, ou seja, a memria de coisas valoradas. Esta assume uma postura conflituosa porque, na medida em que h um rememorar, este esta imperativamente lanado para fora do corpo. Referencial bibliogrfico
10

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

ANDERSON, B. Nao e conscincia nacional. So Paulo: tica, 1989. BACZO, B. Imaginao social in Enciclopdia Einaudi. Vol5. Portugal, Porto: Imprensa Nacional: Casa da moeda, 1996. BERGSON, H. Matria e memria: ensaio sobre a relao do corpo com o esprito. So Paulo: Martins Fontes, 1999. BERGSON, H. Memria e vida: textos escolhidos. So Paulo: Martins Fontes, 2006. BOURDIEU, P. O poder simblico. 7ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. CERTEAU, M. de. A inveno do cotidiano.1 artes de fazer. 9ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. COHN, G. (org). Weber. Sociologia. So Paulo: tica, 1997. DERRIDA, J. A escritura e a diferena. So Paulo: Perspectiva, 1995. DILTEHY, W. Dos escribos sobre hermenutica: el surgimiento de la hermenutica y los esbozos para uma crtica de la razn histrica. Madrid, Espaa: Istmo, 2000. DROYSEN, J.G. Prcis de thorie de lhistoire. Paris, France: CERF, 2002. FORACCHI, Marialice Mencarini e MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e sociedade : leituras de introduo Sociologia. 1edio. 25 tiragem. Rio de Janeiro: LTC, 2008. FREUND, Julien. El antagonismo de los valores in Sociologia de Max Weber. 3edio. Espanha, Barcelona: ediciones pennsula, 1973. HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. HALBWACHS, M. Conscience individuelle et esprit collectif. Qubec: dition lectronique, 2002. HEIDEGGER, M. Carta sobre o humanismo in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. HEIDEGGER, M. Quest-ce que la philosophie? In Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. HUSSERL, E. Investigaes lgicas: elementos de uma elucidao fenomenolgica do conhecimento in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. JAUSS, H.R. Pour une esthtique de la rception. Frana: Gallimard, 2005. KOSELLECK, R. Lexprience de lhistoire. Frana: Hautes tudes: Gallimard, 1997. LE GOFF, J. Histria e memria. 4ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1996.
11

Fernando Nicolazzi, Helena Mollo & Valdei Araujo (org.). Caderno de resumos & Anais do 4. Seminrio Nacional de Histria da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010. (ISBN: 978-85-288-0264-1)

MAFFESOLI, M. No fundo das aparncias. 2ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. NORA, P. Entre mmoire et histoire in Les lieux de mmoire. Frana: Gallimard, 1997. RICOEUR, P. La lectura del tiempo passado: memoria y olvido. Espaa: Arrecife, 1999. RICOEUR, P. La mmoire, lhistoire, loubli. Frana: Seuil, 2000. RICOEUR, P. lcriture de lhistoire et la reprsentation du pass in Annales. Frana, anee 55, n4, Jul-Set, 2000. RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Tomo I. Campinas, SP: Papirus, 1994. RICOEUR, P. Teoria da interpretao. Lisboa, Portugal: Edies 70, 2000. ROSSI, P. El passado, la memoria el olvido: ocho ensayos de historia de las ideas. 1ed. Buenos Aires, Argentina: Nueva visin, 2003. RSEN, J. Como dar sentido ao passado: questes relevantes de meta-histria in Histria da historiografia, n2, maro, 2009. RUSEN, J. Razo histrica. Teoria da histria: os fundamentos da cincia histrica. Braslia: UnB, 2001. SANTO AGOSTINHO. Confisses in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. SANTO AGOSTINHO. De Magistro in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. SANTO AGOSTINHO. Livro XI: o homem e o tempo in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. SARTRE, J.P. O existencialismo um humanismo in Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1980. VEYNE, P. Como se escreve a histria e Michel Foucault revoluciona a histria. 4ed. Braslia: UnB, 1998. WEBER, M. Les concepts fondamentaux de la sociologie in conomie et socit. Tome premier. Paris: Librairie Plon, 1971. WEBER, M. Metodologia das cincias sociais II. So Paulo: editora Cortez, 2001.

12

S-ar putea să vă placă și