Sunteți pe pagina 1din 7

FACULDADE PITAGORAS

INSTRUO NORMATIVA 51/2002 (IN51)

SO LUIS 2013

FACULDADE PITAGORAS

MARYANNA SALOMO 1

INSTRUO NORMATIVA 51/2002 (IN51)

Trabalho referente obteno de nota parcial, da disciplina de Tecnologia de Alimentos, ministrada pela professora Martha Reis.

SO LUIS 2013
1

Graduanda em Farmcia da Faculdade Pitgoras, 5 perodo/matutino.

INSTRUO NORMATIVA 51/2002 (IN 51) Publicada pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa), com o intuito de estabelecer novos regulamentos tcnicos para a produo, identidade e qualidade dos diferentes tipos de leite no pas. Apesar do longo perodo de trs anos entre a publicao e a entrada em vigor da IN 51, ainda pairam muitas dvidas junto aos produtores rurais. Nas regies Sul, Sudeste e Centro a instruo aplicada h mais de dois anos. Diante do exposto, nossa equipe de reportagem, atravs de pesquisas, apresenta um resumo de alguns pontos mais importantes sobre a nova regulamentao. Segundo dados do IBGE, o Brasil produz mensalmente cerca de 1,4 bilho de litros de leite. Diante disso, torna-se necessrio a implantao de novas regras impostas ao produtor rural para melhorar a qualidade do leite consumido. A Instruo envolve desde a estrutura fsica do curral, at a sada do leite da propriedade. A estrutura fsica do local da ordenha ter que ser coberto, com piso, gua corrente, dentre outros. O produtor dever mudar inclusive hbitos pessoais de higiene, como exemplo, o hbito de lavar a teta da vaca antes da ordenha. Outro desafio advindo com a IN 51 diz respeito conscientizao da sociedade para o consumo somente do leite pasteurizado. Muitas pessoas ainda acreditam que o leite in natura o mais saudvel, e isso estimula esse tipo de comercializao. A INSTRUO Criada para melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil, a IN 51 estabelece critrios de higiene, manejo sanitrio, armazenamento e transporte do leite. So pginas e mais pginas de exigncias. Pela nova regra, o leite de cada stio ser avaliado regularmente em laboratrios credenciados. Quem no se adaptar, poder ficar fora do mercado. Os tipos de leite existentes ganham alteraes em seus regulamentos atuais.

LEITE A O leite A, por exemplo, ter contagem de clulas somticas (CSS) mxima de 600.000/ml, valor este calculado a partir de uma mdia geomtrica mvel de trs meses, a se iniciar em julho. Este ser o critrio para todas as avaliaes. A mdia mvel significa que a cada novo ms o valor mais antigo descartado, permanecendo os trs ltimos valores para clculo. Outro parmetro definido na IN 51 a contagem padro em placas (CPP), que poder ser de no mximo 10.000 UFC/ml (unidade formadora de colnia por mililitro). Caso as amostras coletadas (para todos os tipos de leite) no se adequem s exigncias do regulamento, o Servio de Inspeo Federal (SIF) coletar uma nova amostra. Se novamente forem detectados problemas nos parmetros de qualidade, o produtor poder sofrer as sanes previstas em lei. LEITE B O leite tipo B ter tambm limite mximo de 600.000 clulas somticas/ml. O produto dever ser resfriado em at trs horas aps a ordenha, atingindo temperatura igual ou inferior a 4C, devendo a recepo na indstria ser feita a 7c. O leite cru refrigerado tipo B dever ter no mximo 500.000 UFC/ml. O tempo mximo que o leite dever levar da fazenda at o estabelecimento industrial est delimitado em 48 horas. No caso de postos de resfriamento, ser permitida uma permanncia de mais seis horas, alm desse tempo. O monitoramento de resduos de antibiticos dever ser feito pelo menos uma vez ao ms, em todos os tipos de leite. Para produzir leite tipo B, a fazenda dever ser credenciada pela inspeo. LEITE C (DE MAIOR DESTAQUE NA IN 51) O leite C passar pelas maiores modificaes. O leite cru passar a se chamar "leite cru refrigerado". A partir de 1 de julho, o produto industrializado deixa de existir com a nomenclatura "leite tipo C", passando a se chamar leite pasteurizado (integral ou semidesnatado ou desnatado).

As empresas tero de alterar a rotulagem para contemplar a legislao. O leite cru refrigerado dever ser resfriado a no mnimo 7c em at trs horas aps a ordenha, chegando indstria a no mximo 10oc. A amostragem ser feita pelo menos uma vez ao ms, assim como nos demais tipos de leite. Sero analisados os CCS, ndice de protena, gordura, slidos no gordurosos, ndice crioscpico, dentre outros fatores relevantes para a melhoria na qualidade do leite. As unidades da Rede Brasileira de Laboratrios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) devero se aparelhar at 1 de julho para realizar anlise de resduo de antibiticos e ndice crioscpico. O leite pasteurizado obtido a partir do leite cru refrigerado (atual leite C) ter as mesmas especificaes do leite pasteurizado tipo B. Espera-se, com isso, uma gradual fuso entre os dois tipos de leite, ficando apenas a categoria "leite pasteurizado", alm do leite tipo A. TANQUES E LATES Os tanques comunitrios sero permitidos. Porm, para efeito da inspeo, cada tanque representar apenas um produtor e, portanto, uma anlise. Caso a indstria emita vrias notas fiscais para um mesmo tanque, a qualidade do leite especificada dever ser a mesma para todos os produtores. O responsvel pelo tanque dever aplicar o teste do alizarol a 72GL em cada lato recebido, barrando o leite com problema. Um aspecto controverso que no se poder colocar o leite de duas ordenhas em uma mesma coleta, ou seja, cria-se, no tanque comunitrio, a exigncia de coleta diria. Ser possvel ainda coletar o leite em lato, desde que o

estabelecimento comprador concorde em receber o produto nesse recipiente, que a matria-prima atinja todos os padres estabelecidos pela IN 51 e que o leite seja entregue em at duas horas aps a ordenha. Tanques de imerso tambm sero permitidos, desde que consigam resfriar a 7C em trs horas. A IN 51 estabelece ainda que o transporte do leite seja feito em caminhes refrigerados, porm, permite o transporte de leite cru em lates em temperatura ambiente, desde que a matria-prima atinja os padres de

qualidade definidos em regulamento tcnico especfico e o leite seja entregue nas indstrias em no mximo duas horas aps a ordenha. Alm disso, os laticnios devero fazer coleta mensal de amostras do leite processado, material esse que ser enviado para um laboratrio credenciado pelo Mapa, onde a qualidade do leite ser verificada.

REFERENCIAS
http://www.noticiasdocampo.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=15 33&Itemid=151 Acessado em 20/06/13, s 19:30.

S-ar putea să vă placă și