Sunteți pe pagina 1din 10

1

EU NO QUERO VOLTAR SOZINHO: DEFICIENTES VISUAIS E HOMOSSEXUALIDADE A PARTIR DA INTERPRETAO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA PORTADORA DE RETINOSE PIGMENTAR Ftima Marcarini da Silva Faculdade Brasileira UNIVIX fatimamds@yahoo.com.br Jos Raimundo Rodrigues Faculdade Brasileira UNIVIX jrrzenga@yahoo.com.br

Introduo A questo da diversidade sexual exige do educador uma postura crtica e comprometida com a transformao social. As mudanas sociais repercutem imediatamente no seio da escola e podem ser ali reforadas ou reprimidas. Considerando que o ato de educar vincula-se primordialmente ao conhecimento do educando, permitindo-lhe acessar um mundo de informaes acadmicas, capacitando-o para o relacionamento social em posio de igualdade, assumindo sua cidadania. A educao inclusiva tem avanado enormemente, colaborando para a insero e integrao do deficiente fsico na sociedade, tendo como ponto de partida o seu empoderamento e autonomia atravs do aprendizado escolar. Procura-se atender os estudantes que apresentam alguma necessidade especial, considerando suas caractersticas e condies pessoais, respeitando as peculiaridades de seu processo de aprendizagem. Optou-se aqui por uma aproximao entre homossexualidade e deficincia visual, buscando a partir da interpretao de um curta-metragem, apresentar como se d o processo da descoberta da homossexualidade por parte de um deficiente visual. Deixando-se guiar por uma questo mais ampla chega-se particular acima mencionada: Como um deficiente visual experimenta a descoberta da sexualidade e de sua orientao homossexual? Vrios trabalhos j foram realizados acerca da deficincia visual e sexualidade, a originalidade da proposta aqui apresentada permitir que uma deficiente visual intreprete

2 uma obra cinematogrfica que trata especificamente da homossexualidade. Em relao aos deficientes fsicos a sexualidade foi historicamente anulada, pois no era admissvel que eles a vivenciassem. Atribuindo queles que fugiam aos padres de normalidade e perfeio uma srie de tabus, mitos, crenas e concepes relacionadas proibio do prazer, impossibilitando-os tambm de amar e sentirem-se amados (MAIA, 2006, p. 33).

1 Deficincia visual e sexualidade Nas famlias, em concordncia com o modelo mais geral de formao, no se trata da sexualidade com o deficiente visual, criando, at mesmo, uma indevida aproximao da deficincia com ideia de doena, como exemplificou a pesquisa de Lebedeff (1994, p. 32). O tema da sexualidade omitido ou transformado em questo sigilosa a ser tratada discretamente com um responsvel. A dificuldade no se encontra na deficincia visual, mas sim nos tabus ainda presentes no contexto familiar. Um vidente tem, possivelmente, mais oportunidades de aprender sobre a sexualidade a partir de outros contextos, no contato com pessoas de fora do ncleo familiar. As famlias de deficientes visuais sofrem tambm do desejo superproteger seus deficientes (GIL, 2000, p. 57). O temor de que a vulnerabilidade da deficincia visual os coloque em situaes vexatrias ou de violncia, quase sempre, cerceia a convivncia do deficiente visual com outras pessoas e ambientes, concentrando-se apenas na famlia, na escola e, por vezes, na igreja. Tudo isso gera no deficiente visual uma lacuna acerca da sexualidade, pois, se em casa o tema no tratado, na escola costuma ser omitido e na igreja condenado. De alguma maneira, parece que a deficincia fsica estendida sua sexualidade (MOURA; PEDRO, 2006, p. 221). Bruns, em pesquisa realizada com mes de deficientes visuais, constata que:
nota-se que as barreiras ocorreram no s, mas tambm porque as mes no sabiam o que falar, em nvel de formao, o que, por si s, favorece o silenciamento, mas a moral repressora que habita os recnditos do nosso ser encarrega-se de marcar, com o distanciamento e vergonha, uma relao que poderia vir a ser de esclarecimento, aproximao, compreenso e imbuda de autenticidade. (Bruns apud MAIA, 2006, p. 227).

na adolescncia que a questo da sexualidade, vivida e experimentada desde o nascimento, aflora para o deficiente visual como mais um desafio. A sexualidade est marcada no s pelo conhecimento de si, mas tambm pelo conhecimento do outro.

3 Como um deficiente visual experimenta a sexualidade? De forma semelhante aos nodeficientes! H inmeras mudanas corporais nem sempre compreendidas, h sentimentos de inadequao ao prprio corpo, h desejos que se revelam fortemente, causando surpresa, h dvidas sobre a prpria identidade. Nem mesmo a desinformao pode ser considerada como diferena, pois, se por um lado, a ausncia de viso somada superproteo familiar, gera deficientes visuais que no se compreendem como sexualmente capazes para uma relao; no caso dos videntes, o fato de terem acesso informao visual no assegura um dilogo livre com os familiares acerca da temtica. A grande diferena consiste, todavia, na forma como a sociedade encara a sexualidade da pessoa com cegueira, e no na maneira como o deficiente visual vivencia sua sexualidade (FRANA; SOUZA e AZEVEDO, 2003, p. 180). Quando se trata da questo da homossexualidade talvez se experimente um quadro ainda mais restrito, pois uma orientao sexual que diverge da normativa heterossexual tende a no ser bem aceita pelos familiares dos deficientes visuais. No se opera uma rejeio, mas se experimenta um dilema onde em nome da superproteo se teme o futuro do deficiente visual.

2 Casa e escola: espaos metafricos Produzido pela Lacuna Filmes o vdeo Eu no quero voltar sozinho faz parte do Programa Cine Educao, parceria com a Mostra Latinoamericana de Cinema e Direitos Humanos, tendo como objetivo a formao do cidado atravs do processo pedaggico interdisciplinar. O material voltado para professores, favorecendo a livre escolha de materiais mais condizentes para o trabalho docente (Ribeiro, 2011). Eu no quero voltar sozinho narra de maneira delicada e sensvel o momento de descoberta homossexual por parte do deficiente visual Leonardo. Ambientado no espao escolar, o filme mostra inicialmente como Leonardo excludo em sua sala de aula, tendo ali apenas uma grande amizade com Giovana (Gina). essa aluna quem o acompanha no retorno da escola at sua residncia. O cotidiano escolar, j conhecido por Leonardo, sofre uma alterao quando chega um novo aluno para a escola: Gabriel. A princpio tambm hostilizado por ser novato. No filme no h nenhuma evocao da famlia de Leonardo, o deficiente visual, ou de pessoas que poderiam comp-la. Em todas as cenas ele retorna para uma casa que se encontra vazia.

4 Mostra-se somente o porto de acesso a casa e o quarto. E, alm dos dois, apenas menciona-se o banheiro. A casa metfora da relao do adolescente deficiente visual, que se descobre homossexual, com a sua famlia. Na narrativa no se deixam pistas sobre onde estariam os familiares de Leonardo. como se eles no existissem. O adolescente encontra-se solitrio, em conflito e numa experincia estruturante (TANIS, 2003, p. 81). Nessa solido experimentada por todos os adolescentes em relao ao prprio conhecimento e formao da identidade, manifesta-se a busca interior, as tenses iniciais de saber-se igual, mas tambm diferente. Na metfora da casa vazia o filme expe as contradies do ambiente familiar: superproteo que gera no adolescente com deficincia uma ausncia de autonomia. Pode-se falar de um cuidado que no cuida, pois embora se passe a impresso de que h um cuidado com o desenvolvimento do filho ou filha, na verdade, a privao constante do contato com os conflitos e desafios gera neles uma insegurana. Na fase da adolescncia, quando se faz necessrio, certo rompimento familiar para se assumir a identidade pessoal, os deficientes visuais vivem uma angstia por terem sido excessivamente fragilizados. Ainda sobre o espao da casa, transita-se diretamente da fachada para o quarto. Podemos ver a a manifestao da sexualidade. Os esteritipos em relao a gnero lidam sempre com a fachada das pessoas. Julga-se se algum htero ou homossexual apenas por olhares, por avaliar se uma determinada pessoa assume o comportamento esperado culturalmente a partir da determinao fsica de ter nascido com a genitlia masculina ou feminina, associando gnero a sexo (GIDDENS, 1993, p. 216). Entretanto, existe o quarto! na intimidade da pessoa que se revelam conflitos relacionados adequao ou inadequao da experincia fsica. O homossexual sabe-se com um sexo e deseja pessoas desse mesmo sexo. Na sua intimidade vive o sentimento de inadequao ordem vigente. De alguma maneira, pode sentir-se como um rebelde ou contraventor, pois conhece o que se espera de sua pessoa, posto que nascido com pnis ou vagina. O conflito interno acerca da homossexualidade poderia ser amenizado e amplamente acompanhado caso as famlias tivessem mais sensibilidade para tratar sobre a questo. Porm, como no caso dos videntes, as famlias tendem a delegar a informao sobre sexualidade para outros meios oficiais, como a escola ou psiclogo, ou informais como os meios de comunicao. Leonardo vive na intimidade do quarto o saber-se em processo de

5 enamoramento por um colega de escola. Ele elabora essa chama afetiva que o impulsiona a perguntar-se sobre a prpria beleza e sobre a beleza do outro. A sequncia de duas cenas mostra Leonardo na penumbra do quarto, deitado, sentado, pensando, sentindo, apaixonando, enamorando, amando, descobrindo-se, construindo-se. Os dilogos entre os adolescentes se passam, principalmente, ou na intimidade do quarto ou no corredor da escola. O corredor permite a ideia de amplitude, de transio, de movimento, de liberdade de expresso, mas tambm de constantes olhares que se entrecruzam, se observam, se aproximam e se distanciam. O corredor, como o ptio, na maioria das escolas, transforma-se em espao para manifestao dos afetos.

3 Como assim apaixonado? A homoafetividade de Gabriel e Leonardo expressa por detalhes como estudar juntos, conduzir o colega pelo caminho de retorno da escola, pequenas lies de braile onde as mos dos dois se encontram, cochichos na escola. Em uma das cenas evidencia-se como o deficiente visual, utilizando de outros recursos, alcana o conhecimento do outro. Enquanto Gabriel vai ao banheiro, Leonardo cheira, afaga, acaricia o agasalho do colega. O foco da cmera mostra que Gabriel percebe a situao, mas silencia, apenas observando. Da cumplicidade vai se delineando o enamoramento dos dois. O processo de enamoramento por parte de Leonardo exige dele uma verbalizao que encontra apenas silncio por parte de sua confidente Gina. Expresso de todos os silncios que selam muitas das primeiras declaraes homossexuais. O no saber o que dizer diante da declarao de Leonardo o retrato da reao social de milhares de pessoas que se sentem frustradas ao perceber que o outro no corresponde s suas expectativas, que em sua autonomia de amante-amado escolhe outra pessoa a direcionar seus afetos. Outra reao de Giovana, quando consegue falar, perguntar como assim apaixonado? ao que Leonardo explicita tratar-se de apaixonar-se de namorado. Ao constatar o possvel desejo de namoro gay do colega, Giovana parte em retirada abandonando Leonardo sozinho em sua sala de aula. Ao declarar-se homossexual o deficiente visual experimenta os mesmos dilemas de um vidente, os mesmos preconceitos e reaes adversas. A sada rpida da amiga

6 aponta para os diversos rompimentos sociais que se do imediatamente ao momento em que se assume a homossexualidade. O clmax do filme se d quando, aps ter voltado sozinho para casa, Leonardo no quarto percebe que algum ali entra e imagina tratar-se de Giovana. Ele questiona o fato de ter ficado s. A justa expresso de seu sentimento de desamparo, de solido, de ver-se isoladamente lanado ao mundo apenas pelo fato de ter sido sincero consigo e com os outros. Fala sobre sua dvida se deveria ou no ter declarado que est apaixonado por Gabriel. Porm, no Giovana quem est ali. A pessoa que entrou no quarto foi Gabriel que, sem dizer uma s palavra, beija Leonardo e sai em silncio. A imagem de um relacionamento que rompe com as palavras, se expressa ainda de forma muito singela, acanhada, mas que est aberto s novas possibilidades. O amor correspondido, mas Leonardo no sabe que Gabriel.

4 Voc t a? Ento anda!: pistas pedaggicas inclusivas A escola permanece um espao em que a temtica sexual ecoa no vazio, na solido individual (MAIA, 2001). Se diante das manifestaes mais corriqueiras da sexualidade h dificuldades por parte dos educadores, quanto mais diante da possibilidade de um deficiente fsico, particularmente aqui o deficiente visual, manifestar-se homossexual. No filme aparecem apenas dois professores. Eles so apenas suportes para o desenvolvimento da trama. A situao do ambiente escolar, marcado por certa aridez, contrasta com os retornos para casa quando brincam sobre preferncias de cada um: Voc prefere que um mosquito entre na sua boca ou perder toda a sua mesada? O carter reflexivo encontra-se presente nas brincadeiras do trio, mas talvez no possa ser encotrado nos rgidos contedos escolares. A curiosidade instrumento natural nesse processo de aprendizado ldico. Leonardo sente-se solto para junto experimentar suas preferncias e rir dos desafios propostos. Curiosidade que tambm expressa na brincadeira de esconde-esconde que realizam no quarto de Leonardo. Este ltimo que tateando procura os colegas no quarto, advinhando que est ali atravs do miado emitido por quem se escondia. O jogo de descoberta aponta para o universo do conhecimento prazeroso, informal, afetivo. A pergunta de Leonardo, Voc t a?, seguida do imperativo ento anda, sugere a questo da presena do outro como guia e aponta para um itinerrio pedaggico. Primeiramente

7 preciso se colocar ao lado; depois preciso caminhar! O processo de educao inclusiva de deficientes visuais pode se apropriar dessa imagem. O educador deve se colocar ao lado do deficiente visual. O permitir ser tocado pelo outro, tanto fisicamente, quanto afetivamente, imprescindvel para a incluso do deficiente visual. Se ser pedagogo , etmologicamente, o acompanhar a criana, conduzi-la, pode-se propor que o educador inclusivo sabe-se na condio de acompanhante, de parceiro na caminhada. O colocar-se ao lado exige tambm sincronia nos passos. Embora o deficiente visual possa utilizar uma guia metlica, ele necessita que as passadas do educador estejam em seu ritmo, evitando atropelos, prevendo sobressaltos. Ao descer ou subir uma escada, o guia vai frente e pelo movimento possvel ao deficiente visual perceber as alteraes do percurso. O educador caminha sim frente, tem tambm claros os objetivos e mtodos, tem cincia do seu fazer como ato de educar. Nos qunions da educao cabe ao educador andar pacientemente com o deficiente visual para que o educando apreenda a beleza da vida, o sabor/saber do aprendizado, o gosto pelo conhecimento. Subindo e descendo vai se vencendo um obstculo por vez e juntos parturiando a novidade dos avanos. Ento anda pode ser tambm um convite mobilidade tanto dos contedos como do prprio educador-educando. Permita-me caminhar! talvez o grande grito dos diversos deficientes visuais. imperativo em relao ao se trabalhar a questo da sexualidade com os deficientes visuais, de modo a proporcionar-lhes informao, cultura, preveno, autoconhecimento e autonomia para suas vidas. Os homossexuais deficientes visuais experimentam a escola como espao em que podem verbalizar sobre a sexualidade. Experimentam tambm a necessidade de se romper preconceitos expressos em falas pejorativas ou falsamente piedosas: Alm de ceguinho viado!? Coitado, Deus no lhe abenoou, imagine, j deficiente e ainda gosta do mesmo sexo... vai sofrer muito!. O mundo dos homossexuais deficientes visuais caracterizado por uma interioridade que utiliza de outros sentidos para conhecer, enamorar-se e amar. caracterizado tambm por batalhas para conseguir concluir os estudos e manifestar uma inteligncia que ultrapassa os conceitos fechados de muitos videntes. Por parte dos educadores, espera-se uma postura crtica que no ceda ao meramente aparente, mas que acolha o homossexual deficiente visual como pessoa que pode viver plenamente sua sexualidade.

8 Omitir-se diante da orientao homossexual de um deficiente visual no fazer-se cego questo da sexualidade. Usar tal expresso seria uma ofensa a todos os deficientes visuais. Omitir-se diante da orientao homossexual, seja de um vidente ou de um deficiente visual, assumir a postura da ignorncia e negar a curiosidade proporcionada pela cegueira; optar pelo lugar do preconceito e negar a sbia instabilidade da cegueira; satisfazer-se com o conforto da heteronormatividade e negar a liberdade e crtica tpicas do deficiente visual que no se incomoda com o olhar alheio. Dizer que cego quem no quer enxergar novamente propor uma postura preconceituosa. O deficiente visual homossexual enxerga a sua sexualidade e capaz de ver o mundo atravs de outros sentidos to apurados quanto viso de um vidente. A sexualidade, tida por muitos como terreno obscuro, pode aflorar como luminosidade a partir das vivncias integradoras de sua homossexualidade.

Consideraes finais O filme Eu no quero voltar sozinho oferece ampla possibilidade para o debate sobre educao inclusiva, homossexualidade e deficincia visual. A abordagem apresentada no documentrio permite novas aproximaes da temtica e deixa vasto campo simblico, favorecendo a criao de metforas. Homossexuais deficientes visuais ou deficientes visuais homossexuais experimentam caminhos de descoberta da sexualidade marcados por dilemas similares aos dos videntes, contudo experimentam de forma mais complexa a orientao homossexual, pois sentem fortemente o peso da heteronormatividade e da heternormalidade. A partir da condio de deficiente visual buscou-se sugerir pistas para um efetivo trabalho educativo que favorea livre expresso da pessoa, considerando todas as suas necessidades e valorizando suas vivncias e expresses da sexualidade. Na expresso alegre de Leonardo, que se descobre homossexual, a certeza de que a vida pode ser mais simples e bela se no nos deixarmos subordinar por tantas regras e normas preconceituosas que no tm outra serventia seno cercear a possibilidade de realizao e felicidade pessoais. Do escurinho do cinema, cotidianamente possibilitado pela retinose pigmentar, buscou-se iluminar uma questo que ainda exigir de todos os educadores uma reviso de suas prticas e teorias, um processo de transformao dos conceitos e aes. A escurido das excessivas

9 regras e normas que insistem em determinar o que certo ou normal pode ser iluminada com o curta-metragem, oferecendo possibilidade para se questionar sempre, afinal, nenhuma pessoa, vidente ou no, quer voltar sozinha...

Referncia bibliogrfica DOMINGOS, V. T. at alii. Sexualidade: um estudo com portadores de deficincia visual. Akrpolis, Umuarama, v. 15, n. 3, p. 125-140, jul./set. 2007. FIGUEIREDO, M. X. B. A corporeidade na escola: brincadeiras, jogos e desenhos. 9. ed. Pelotas: UFPel, 2009. FRANA, D. N. O.; SOUZA e AZEVEDO, E. E. de. Imagem corporal e sexualidade de adolescentes com cegueira, alunos de uma escola pblica especial em Feira de Santana, Bahia. Revista de Cincias Mdicas e Biolgicas, vol. 2, n.2, p. 176-184, jul./dez. 2003. GIDDENS, A. A transformao da intimidade: sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. So Paulo: UNESP, 1993. GIL, M. (org.). Deficincia visual. Braslia: MEC. Secretaria de Educao a Distncia, 2000. LEBEDEFF, T. B. Aprendendo com o toque: reflexes e sugestes para uma educao sexual adaptada ao portador de deficincia visual. Revista Brasileira de Educao Especial, 1(2):31-7, 1994. LUCON, N. Outros sentidos (Parte 1): a rotina, os amores e o armrio de gays cegos. Disponvel em: http://nlucon.blogspot.com.br/2011/08/-outros-sentidos-parte-1.html. Acesso em: 10 de julho de 2012. MAIA, A. C. B. Reflexes sobre a educao sexual da pessoa com deficincia. Revista Brasileira de Educao Especial, v.7, n.1, p. 35-46, 2001. _____. Sexualidade e deficincias. So Paulo: UNESP, 2006. MOURA, G. R. de; PEDRO, E. N. R. Adolescentes portadores de deficincia visual: percepes sobre sexualidade. Revista latino-americana de enfermagem, 14(2), mar./abr. 2006, p. 220-6. TANIS, B. Circuitos da solido: entre a clnica e a cultura. So Paulo: Casa do Psiclogo/FAPESP, 2003. VIEIRA, C. S. Alunos cegos egressos do Instituto Benjamin Constant (IBC) no perodo de 1985 a 1990 e sua insero comunitria. Tese (Doutorado em Sade da Criana e da Mulher) 346 f. Instituto Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2006.

Curta-metragem:

10 Eu no quero voltar sozinho. Direo de Daniel Ribeiro. Produo de Diana Almeida. So Paulo: Lacuna Filmes, 2010. DVD. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wa v5KjBHbI. Acesso em: 28 de junho de 2012. Eu no quero voltar sozinho. Direo de Daniel Ribeiro. Produo de Diana Almeida. So Paulo: Lacuna Filmes, 2010. DVD. Disponvel em: http://www.audiodescricaoemvideo.com /2012/05/eu-nao-quero-voltar-sozinho-com.html. Acesso em: 15 de julho de 2012.

S-ar putea să vă placă și