Sunteți pe pagina 1din 8

A MSICA E A CRIAO DE VALORES NO SCULO XXI: REFLEXES EM NIETZSCHE

Vicente Estevam Professorvicenteestevam@gmail.com

I-Introduo

Trazer tona a questo da msica e da criao de valor como vigncia da memria social no sculo XXI, implica suscitar questes importantes subjacentes, inerentes e implcitas a eles relacionado educao em todos os seus segmentos. Implica-se, tambm, ento, no somente vislumbrar a superfcie deste mundo hodierno, mas tambm, contempla-lo alm de sua superfcie, isto , um mergulho em suas profundezas para questionamentos imprescindveis como viso de mundo, sabedoria de vida. Empreendedorismo, este, que abre caminhos apresentados em face do seu mesmo caminhar. Por sua vez, caminhada, esta, construda pelo seu prprio ritmo, atenta tambm aos seus condicionantes provocados por esse prprio caminho. Nesse sentido, a msica e a criao de valores estabelece-se, aqui, em um patamar de primeiro grau dentro do patamar do real, o que significa dizer que a criao de valores o lugar mais elevado para a realizao da memria social em face da atualizao dos seus vestgios e traos conferidos em carter de documentos. Subjacente a este contexto, encontram-se as trilhas em busca das diferenas de encaminhamento para a compreenso do real. Assim, iniciando essa caminhada pela primeira trilha encontrada, nesse mergulho radical, na tentativa de compreenso do real. Contemplamos uma trilha que perpassa por doze anos do sculo XXI, ordenado pela tendncia do paradigma do ps-moderno, tendo a cincia como disciplina-chave. Isto , a mesma ideia gerada desde 1960, ligada ao pensamento ocidental hegemnico que nos condena a orientar nossos desejos, comportamentos e a produo de conhecimento, alm das tecnologias dos dispositivos tcnicos de armazenamento, de difuso e de informaes, com os meios comunicacionais. (MORAES, 2005) Dentro desse mesmo panorama, pode-se entender como carter hegemnico um conjunto de princpios que caracterizam os modos de viver, inicial e primeiramente do

homem ocidental. Nesse mesmo ritmo, ampliando a caminhada, apresenta-se a segunda trilha, em que o conceito de hegemonia referido acima est associada a ideia de caos no pensamento ocidental no ps- modernismo, modernismo e pr-modernismo que trouxe consigo uma perspectiva em que o caos surge como um todo mesclado com a anttese da ordem, onde a desordem investe furiosamente contra aquela, ou seja, dois lados, dentro de um dualismo antagnico da ordem. (DOLL Jr, 1997; JARDIM, 2005). Continuando, ainda, a mesma trajetria, apresenta-se a segunda trilha, onde nos mostra que parece ser muito claro que o mesmo conceito dualista de caos apresenta-se em vigor nos tempo atuais em contradio com o conceito de caos ps-modernista que traz como perspectiva a ideia de caos como uma ordem assimtrica, catica e fractal, bem como em sua trajetria histrica, onde, por sua vez, o modernismo mostrou-se em conflito com o movimento do renascimento, pela concepo de caos que se estabelece como ausncia ou perda de ordem, ou seja, em contraste de opostos entre si. (DOLL Jr, 1997) como nos mostra os textos abaixo:

(a) Renascnetismo: A danao pode levar minha alma, mas eu te amo! E quando eu no te amo, o Caos volta a reinar. ( Othello, ato III, cena III, linhas 90-92) (b)Modernismo: V, teu imprio horrendo, o caos, foi restaurado; A luz se extingue ante tua palavra que aniquila: Tua mo, grande Anarch, deixa a cortina cair. E a escurido universal encobre tudo.( Pope, The Dunciad, 1728/1830, linhas 653-656). (c) A) Ps-Modernismo: Uma ordem violenta desordem; e B) Uma grande desordem uma ordem C) As duas so uma coisa s. (Stevens, Poems, 1938/1947, pgina 97) (DOLL Jr, 1997).

Nesse momento, muito embora, ainda no incio do caminho longo a ser percorrido, faz-se necessria uma breve parada nesse caminhar para uma reflexo geral na tentativa de entender qual o significado do caminho percorrido at aqui, bem como as suas trilhas descobertas e organizar melhor o pensamento. Em primeira instncia, as primeiras reflexes das trilhas encontradas acima, nos permite entender, que caminhar significa manter-se dentro de uma linha de pensamento que estabelece critrios e uma ordem de evoluo, de prescrio, de progresso, para erigir a certeza advinda de uma anlise correta ou de um mtodo preciso em busca da verdade e da configurao do real. (JARDIM, 2005).

Em segunda instncia, o manter-se em uma linha de pensamento com critrios pr- estabelecidos traduz-se na Cultura Ocidental como um Dj vu pela tentativa de medir, identificar e representar o por vir pelo j visto. Nesse sentido, outros caminhos se abrem, numa tentativa de dar credibilidade com o por vir, ou seja, o futuro, pelas trilhas da esttica, da histria e da anlise que passam a considerar como real a esttica na razo do belo, a histria na razo do percurso direcional e a anlise na razo do saber. (JARDIM, 2005). Dentro dessa mesma reflexo, a msica e a criao de valores aparecem nesse cenrio dentro das trilhas do pensamento, representada pela dinmica da verdade inseridos na esttica, na anlise e na histria como memria, ou seja, na perspectiva de uma manuteno da unidade de pensamento em detrimento das constituies de possibilidades de um pensar que desvela e seja questionador, no lugar de somente responder. Aproveitando ainda essa parada para uma breve reflexo, percebe-se a necessidade de abertura de novos caminhos com suas inmeras trilhas para que se possa enveredar por outras que entendam a msica e a criao de valores como possibilidade a vigncia de um pensar na dimenso do prprio ser e assim continuar por novos caminhos e no por caminhos j caminhados. (MAKIGUTI, 1999; IKEDA, 2010) Por fim, verifica-se, tambm, que a tentativa de percorrer pelos caminhos do pensamento pela perspectiva do tema deste trabalho, at aqui realizada, precisa ser redirecionada para que se busque a possibilidade da vigncia no de um pensar tarefa, mas, sim, um que questione e desvele a verdade. Nesse sentido, no mbito do pensar questionador so as questes que estimulam, no s, o percorrer diversos caminhos, mas tambm abrir trilhas subjacentes possibilitando um mergulho radical de dentro para fora e no de fora para dentro, sem precisar um fundo, um esgotamento, um final. Neste trabalho se prope, ento, voltar-se para as questes que abram novos caminhos que desvelem a verdade, onde a msica e a criao possam ser vigentes de possibilidades na dimenso do prprio ser, por conseguinte, fugir de padres impostos por e pela hegemonia de um pensar que tem como consequncia um conhecimento determinado pela moralidade de um dualismo e um niilismo, atravs da mensurabilidade, identidade e a representao, substituindo o sistema de valor do trip padro Neo kantiano de verdade, bondade e beleza para beleza, benefcio e bondade. (MAKIGUTI, 1999; IKEDA, 2010).

Neste contexto, um novo caminho se abre em face das questes referidas acima com as possibilidades de articulaes com as propostas em Nietzsche com possibilidade de dilogo com outros autores afinados a esta preposio, bem como autores no afinados que possam trazer contribuies que acrescentem e que produzam uma reflexo filosfica em oposio s questes dualistas, s questes sobre a verdade, do conhecimento e da vigncia da arte e da criao por valores como possibilidade de um pensa-los como vigncia de um pensar na dimenso do prprio ser e assim continuar por novos caminhos e no por caminhos j caminhados dando lugar ao novo na concepo de uma memria social do futuro.

II- A msica e a criao de valores no sculo XXI - reflexes em Nietzsche

Reiniciando a nossa caminhada na tentativa de trazer a construo de um conhecimento, onde a musica e, a criao de valores se possibilite viger numa memria social do futuro, vrias trilhas apresentam-se disponveis. Neste multidirecionamento, a trilha mais vivel mostra-se por um atalho em Nietzsche que afirma uma extensa crise de valores das sociedades atuais. Adentrando por esta trilha, a filosofia de Nietzsche, em seus primeiros textos produzidos, nos mostra as suas principais questes centrais sobre as noes de instinto e de smbolo que se articulam e diagnostica o presente contemporneo relacionado negao dos valores niilistas absorvidos pela modernidade e, que hoje, pode ser entendido, ainda, como vlidos e vigentes ao caos do pensamento ps- moderno. Dentro desta mesma trilha surgem outras trilhas que se destinam a uma viagem repentina at a Grcia antiga para resgatar atravs da arte, um modelo vlido de crtica a esses valores decadentes. Nesse trabalho Nietzsche enfatiza a correlao existente entre a uma sensibilidade exacerbada para o sofrimento e outra que se explica pela fora de seus extintos, na forma teatral da epopeia e da tragdia. Essa problemtica da dualidade trazida aqui, por um lado, na forma da epopeia apresenta-se pela divinizao contra a dor, o sofrimento e a morte relacionando-os medida, proporo, harmonia, ordem da beleza dentro de um mundo apolneo e aparente em O Nascimento da Tragdia, onde Nietzsche apresenta-se na simultaneidade da Arte e da religio em busca de em uma metafsica do artista. Para o desenvolvimento dessa reflexo, Nietzsche v-se apoiado nas obras de Sclegel (1863) sobre a noo de imitao e relao entre a arte e a natureza, bem como as obras de E. von. Hartmaann (1869) Philosophie des Unbewussen(filosofia do inconsciente) e Th. Benfey(1869) Geschichte der Sprachwissenchaft (Histria da Cincia da Linguagem). Em toda sua manifestao Nietzsche observa que a fora dos instintos atravs da arte a faculdade de criao em si prpria como a natureza, onde vontade, como linguagem, por um lado, representado pela esttica da imagem, de heri suplantado pela alegria em detrimento da dor e da resignao como resistncia ao prprio sofrimento. Por essa mesma trilha, Por outro lado, percebe-se o desenvolvimento de Nietzsche por uma metafsica do artista opondo as artes gregas em sua pulso Apolneas

que descrevem com um movimento de formas relacionadas ao sonho e prazer na contemplao de imagem, enquanto a pulso da arte dionisacas descrita como movimento de criao e destruio inserido em uma e outra forma emprica esttica antiga, onde o sonho e o prazer esto associados na embriaguez do sentimento e no na aparncia como modelo padro a ser seguido, ou seja, uma noo de verdade. Neste ponto, outra parada faz-se necessria em nossa caminhada, que diz respeito, a uma questo importante: o que metafsica do artista? Nietzsche neste ponto argumenta em defesa contra a divinizao cientfica da verdade como constitutiva da iluso em favor da afirmao de que o ser verdadeiro (o artista despido da aparncia e da iluso) tem necessidade da bela aparncia, pois a arte unifica esses dois elementos. Desse mesmo lugar, Nietzsche observa que toda elucidao no pode ser elaborada no nvel da prpria cincia, ou seja, pelos critrios postulados pela cincia, pois a luta contra a iluso neutra, mas a arte como valor supremo, classificada como verdade e indissolvel iluso da beleza, ou seja, a arte fora do patamar do prazer pela contemplao, mas uma obra de arte em si mesma, como ferramenta de transformao pelo embelezamento do mundo e no cpia ou imitao. Reconhece-se, ento, um novo caminho, por onde faz-se necessrio reiniciar, alm desse percorrido at aqui, para que o nosso caminho no caia em um fundo sem fundo, inesgotvel, mas que signifique buscar o novo, caminhar diretamente nas questes temticas da msica e da criao no nvel do patamar da arte transformadora pelo embelezamento do mundo, bem como pelas possibilidades mostradas nesse nosso caminho de articulao em Nietzsche.

III- Concluso

Percebe-se, por fim, que esse ensaio precisou caminhar por um caminho que no fosse linear e descobrisse as suas trilhas infindveis, ocultas. E, que, precisasse ser reiniciado a qualquer momento quando se percebesse em um limiar, no como um fundo inesgotvel, mas como seu prprio limite, reconhecido em si mesmo. O tema em si tem a preocupao de trazer a fora do esprito grego transformador discutido em Nietzsche para o pensamento ps-moderno no sculo XXI, cenrio que notrio a repetio dos mesmos valores estticos morais modernos para comportamentos plenos em suas vontades e capacidades atravs da transvalorao de todos os valores e a construo de uma memria do futuro, desligados de padres e modelos estticos e morais modernos. Nesse sentido, percebe-se tambm que, em face da grande extenso das obras de Nietzsche divididas pelas suas trs fases correspondentes, esse ensaio alcanou seu objetivo em deixar preparadas reflexes articuladas aos pensamentos de Nietzsche interligados arte e a criao. Assim, os caminhos percorridos e suas trilhas desveladas se mostram, ainda, como uma pequena contribuio de grande valia para futuros trabalhos que se preocupem com a msica e a criao de valores.

Referncias Bibliogrficas

Cavalcanti, Anna Hartmann. Smbolo e alegorias: a gnese da concepo de linguagem em


Nietzsche. So Paulo. .Ed. Annablume; Ed. FAPESP. Rio de Janeiro: Ed. DAAD, 2005.

Cavalcanti, Anna Hartmann. Arte e natureza em Nietzsche e August Schlegel. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 351-366, jul./dez. 2008
Doll, Jr, William E. Currculo: uma perspectiva ps-modernista. Porto Alegre. Ed. Artes Mdicas. 1997. Gondar, J; Dodebel, Vera. O que memria social. Rio de Janeiro. Ed. Contra Capa, 2005. Ikeda, Daisaku. Educao Soka:uma perspectiva budista. So Paulo. Ed. Brasil Seikyo. 2010. Jardim, Antnio. Msica:vigncia do pensar potico. Rio de janeiro. Ed.7 letras. 2005. Macedo, Roberto. Nietzsche e a verdade. 2Ed. So Paulo.Ed. Paz e Terra S.A. 1999; Rio de Janeiro. Graal, 2002. ______________. O nascimento da tragdia:de Schiller a Nietzsche. Rio de Janeiro. Ed. Jorge Zahar. 2006. Makiguti, Tsunessaburo. Educao para uma vida Criativa.trad. Eiane Carpenter Fraga Loureno. 4 Ed. Rio de Janeiro. Ed. Record. 1999. Nietzsche, Friedrich. A origem da tragdia proveniente do esprito da msica. Trad. e notas. Erwin Theodor. Digitalizada dos originais. Ed.cuppolo. 1948 Sciacca, Michele Federico. Histria da Filosofia: antiguidade e idade mdia. Trad. De Luis Washington Vita. So Paulo. Ed. Mestre Jou.1968

S-ar putea să vă placă și