Sunteți pe pagina 1din 6

O RITO DE EMULAO E OS FUNDAMENTOS DA REGULARIDADE MANICA TRADICIONAL O Rito de Emulao o resultado da experincia ritual de mltiplas fontes.

. Representa a pacificao entre a antiga e a nova Maonaria, e pertence a todos os Irmos que o adotaram como instrumento de regularidade inicitica e espiritual. Joseph De Maistre, um dos maons mais notveis, que viveu entre o final do sc. XVIII e o incio do sc. XIX, afirmava: Tudo revela que a Maonaria vulgar seja um desvio, talvez corrompido, de um antigo e respeitvel tronco. Ao final do sc. XVII existiam em Londres muitas Lojas nas quais predominava o elemento operativo, e outras nas quais predominava o elemento especulativo. Apesar disso, todas elas eram consideradas no mesmo plano de igualdade, como o prova a expresso Free and Accepted Mason. Em 1717 quatro destas Lojas decidiram eleger um Gro-Mestre, que foi Antony Sayer, criando assim uma Grande Loja em carter permanente, inovao que, na poca, pareceu ilcita a muitos Irmos, pois tal prtica no era da tradio manica. Trs destas quatro Lojas eram formadas, em sua maioria, por membros operativos. S uma destas Lojas, qual pertenciam Desguiliers, Payne e Anderson, tinha maioria especulativa e rapidamente assumiu a liderana e a direo da nova Grande Loja. Deve ser lembrada tambm a existncia, na Esccia e na Irlanda, de antigas Lojas manicas cuja transformao de operativas para especulativas ocorreu em paralelo com a da Loja de Anderson em Londres, O Ganso e a Grelha, e das quais derivam, direta ou indiretamente, todas as Lojas do Mundo. O desvio de que falava De Maistre foi retomado por Ren Gunon, que afirmou o seguinte: Com freqncia se discute sobre a Maonaria moderna, sem levar em considerao que ela , simplesmente, o resultado de um desvio da Maonaria tradicional. E que desvio este, seja ele real ou presumido? Segundo De Maistre este desvio reside no abandono da matriz crist-catlica da antiga Maonaria operativa. De Maistre via no sistema tolerante da Maonaria um forte aliado na reunificao das vrias denominaes (ou seitas) crists da Europa. A sua tese era de que a diviso do cristianismo, e a conseqente perda de autoridade do Papa tinham produzido de uma parte, o despotismo dos governantes, menos ligados tica catlica do que ao seu prprio egosmo, e de outra parte provocou a reao revolucionria dos povos. A proposta de De Maistre, de uma federao teocrtica de governantes em torno do Papa, da qual a Maonaria deveria ser parte importante, no levava em conta a j irreversvel transformao da prpria Maonaria que, doutrinariamente, cada vez mais se afastava de qualquer religio.

A Maonaria atual, sendo derivada da Antiga Maonaria, apresenta novas caractersticas que, embora configurem algumas mudanas na antiga tradio, no foram suficientes para desfigurar totalmente os antigos princpios da Instituio Operativa. A ausncia de dogmas, a religiosidade sem intermedirios, a ritualstica sacramental sem adorao nem venerao, formam um todo doutrinrio nico que no precisa, para se afirmar, de nenhum contexto exotrico externo Ordem Manica. O atual predomnio dos especulativos na Maonaria no impede a existncia de uma minoria operacional que assegura, no plano histrico, a permanncia de uma forma-essncia especfica da Antiga Ordem Operativa. Mas todos os Maons participam, conscientemente, da construo universal de um templo simblico, na qual o trabalho da mente e do esprito substituem o trabalho material. Este processo de renovao cclica da tradio teve o seu momento culminante na criao do Rio de Emulao, que representa a pacificao entre a antiga e a nova Maonaria, o novo pacto entre os operativos e os especulativos. Robert Ambelain, um dos maiores historiadores da Maonaria, afirma que: fora de distribuir ou de recusar certificados de regularidade, a Grande Loja Unida da Inglaterra, derivada da Grande Loja de Londres e de Westminster, e sucessora da Grande Loja de Londres, acabou por acreditar que s ela era regular. As pesquisas dos Irmos Edwin Stretton e Thomas Carr provaram que James Anderson, que era Capelo da sua Loja, em 1714 convidou pessoas de elevada posio social para entrarem na Maonaria, ao mesmo tempo em que recusava o acesso sua Loja aos maons operativos. Estes novos membros foram iniciados no final do mesmo ano (no solstcio de inverno). Eram eles, entre outros: George Payne, que seria Gro Mestre da Grande Loja de Londres em 1720; Jean Thophile Desaguiliers, pastor protestante de origem francesa; Antony Sayer, assistente do arquiteto Christopher Wren (que projetou a Catedral de So Paulo, a maior de Londres, na Fleet Street); o Duque de Montagu, que sucederia a Payne como Gro-Mestre; Johnson, um mdico que pretendia receber honorrios pelo exame dos profanos; Entick, fidalgo; Stuart, advogado. Na Maonaria Operativa, os Capeles tratavam apenas, e quando chamados, de questes puramente religiosas, no sendo membros da fraternidade. A eles os Capeles no se pedia nada alm de uma promessa de discrio, no havendo motivo para lhes comunicar os segredos da fraternidade e nem a palavra de passe. S mais tarde foram criadas as ditas Lojas de Jakin, nas quais se iniciavam e instruam os Capeles que, por isso mesmo, no podiam ir alm do segundo grau. No sendo Mestre de Loja, Anderson no podia assim transmitir a iniciao a nenhum candidato, nem podia fundar nenhuma nova Loja.

A atividade ambgua de Anderson chamou a ateno dos Operativos. Em setembro de 1715 alguns deles se aproximaram de Anderson e lhe pediram a palavra de passe, que lhe permitia participar dos trabalhos da sua Loja, na Taberna do Ganso e da Grelha, mas Anderson se recusou a dar esta palavra. A recusa alertou a comunidade operativa de Londres, que declarou a Loja irregular. Anderson e outros sete irregulares fundaram imediatamente uma nova Loja, a Lodge of Antiquity, que fundou outras Lojas, to irregulares quanto ela prpria. Sir Christopher Wren, que em 1716 era Gro Mestre anual da Antiqssima e Honorvel Fraternidade dos Maons, se recusou a reconhecer a Lodge of Antiquity e as suas derivadas, que decidiram ento fundar uma outra Grande Loja, elegendo tambm um outro Gro Mestre. Alm desta gravssima irregularidade inicitica, devem-se tambm a Anderson as seguintes alteraes na Maonaria primitiva: Reduziu a dois (Aprendiz e Companheiro) os antigos graus operativos, que eram sete. Iniciou um Aprendiz sem o noviciado de sete anos ou, ao menos, cinco, elevando-o ao grau de Companheiro um ms depois. Suprimiu dois dos trs Mestres que dirigiam a Loja, entregando a Vigilncia a simples Companheiros. Mudou a orientao da Loja, colocando o Venervel no Oriente, enquanto que a tradio operativa o colocava no Ocidente. Introduziu (em 1730) o grau de Mestre Maom, com o ritual da morte de Hiram, que os operativos no conheciam, e que para eles parecia um ritual nigromntico. Introduziu o grau de Ex-Venervel, para o qual no se via utilidade, e que ofuscava inclusive o Segundo Mestre, ou seja, o Primeiro Vigilante.

Clement Stretton, em sua obra, afirma que estas mudanas foram registradas no Livro de Atas da Guilda da Loja de So Paulo, conservadas no sub-solo da sua sede social. Estes arquivos eram acessveis somente aos detentores do grau VII da Maonaria Operativa, ao qual Stretton foi elevado a 2 de outubro de 1908, na qualidade de Terceiro Mestre Maom da Diviso de York. Esta informao foi confirmada tambm por J.M. Hamill, Bibliotecrio Adjunto da Grande Loja Unida da Inglaterra. As primeiras revelaes de Stretton, posteriormente confirmadas por Thomas Carr, foram publicadas nos Cadernos da Loja de Pesquisas n 2429, da Grande Loja da Inglaterra. Nos Estatutos de Anderson de 1723 (art. IV) se diz claramente que o termo Mestre de Loja indicava uma funo administrativa superior, mas no um grau manico transmitido ritualmente.

Os estudos de Goblet dAlviela mostram que a Grande Loja de Londres confirmava o grau de Companheiro como sendo o ltimo da Maonaria, nada informando sobre o ritual do terceiro grau. Este grau s foi introduzido mais tarde, no por iniciativa da Grande Loja de Londres, mas por algumas Lojas isoladamente. A evoluo foi lenta, e s em 1738 a Grande Loja de Londres aceitou e sancionou oficialmente esta inovao. As recriminaes dos operativos, e a lenta infiltrao de alguns deles produziram algumas mudanas. Ao final de 1733 comearam a aparecer no Bill of the Lodges as Lojas de Mestres Maons, compostas de Mestres que se reuniam para conferir aos Companheiros o 3 grau manico. Em 1738 a Grande Loja estabeleceu oficialmente a hierarquia dos trs graus. No se conhece o ritual da Grande Loja de Londres que conferia o terceiro grau aos Companheiros, assim como no se sabe se esse ritual j continha a lenda de Hiram. Samuel Pritchard, maom que no via com bons olhos os novos rituais, se lanou contra as inovaes da Grande Loja de Londres, declarando: Os meus Irmos so culpados de desenvolverem a superstio e os devaneios inteis nas Lojas. Frases alarmantes, histrias de maus espritos, bruxaria, encantamentos e cmaras escuras, provocam o terror. Por isso, decidi no colocar mais os ps em uma Loja, a no ser que o Gro Mestre ponha fim a estas coisas, com uma rpida e firme ordem a toda a Jurisdio. Gould, um dos maiores historiadores da Maonaria, nega tambm a presena da lenda de Hiram na Maonaria inglesa no sc. XVII. Se Hiram Abif tivesse figurado, naquele perodo, nas cerimnias ou nas tradies da Ordem, as Constituies manuscritas da poca no conservariam, como o fazem, to grande silncio sobre a existncia de um personagem to eminente na estria e na lenda da Ordem. A antiga Maonaria inglesa, de origem e mentalidade crist e catlica, embora usasse a tradio bblica para construir os prprios rituais e, por isso mesmo, conhecesse tanto Hiram rei de Tiro, quanto Hiram Abif, nunca tinha adotado esta Lenda. O escndalo foi enorme, entre catlicos e protestantes. A anlise das fontes da ritualstica moderna foge aos limites desta pesquisa. suficiente apenas dizer que a novidade ritual, introduzida lentamente entre 1717 e 1750, desenvolveu-se espontaneamente em algumas Lojas. Deste modo, a Grande Loja de Londres apenas referendou enxertos ritualsticos, que complicaram o esoterismo manico primitivo. As diferenas eram tantas que a Maonaria inglesa estava j, em suas origens, dividida em duas correntes: uma, que aderia Grande Loja de Londres; outra, que aderia a diferentes tendncias Manicas existentes na poca, as quais decidiram fundar, a 17 de junho de 1731, um Comit de Reorganizao Administrativa Unitria, que terminaria por fundar a Grande Loja dos Maons Antigos e Aceitos das Antigas Instituies, para a qual foi eleito Gro Mestre o Irmo Robert Turner. A rivalidade entre as duas Grandes Lojas duraria decnios, no obstante as numerosas tentativas de pacificao, at que o Duque de Kent, pai da Rainha Vitria, empunhou o malhete de Gro Mestre dos Antigos (1731) e o Duque de Sussex, seu irmo, o malhete de Gro Mestre dos Modernos (1717).

Os dois representantes das Grandes Lojas, durante a Grande Assemblia Maonica para a unio da Maonaria inglesa em 1813, exatamente a 25 de novembro, assinaram um pacto de unificao da nova Grande Loja Unida da Inglaterra, tendo como Gro Mestre o Duque de Sussex. Entre os artigos do pacto de unio existia um que impunha uma perfeita unidade ritualstica. Na realidade, havia diversos rituais, que eram usados e tolerados por ambas as Grandes Lojas. No entanto, a unificao subentendia que os dois Altos Corpos adequassem os novos rituais e o novo esoterismo s tradies da Antiga Maonaria. Foi com este objetivo que se fundou a Emulation Lodge of Improvement, ou Loja de Emulao de Aperfeioamento. Esta Loja devia analisar e estudar as fontes documentais, realizar um trabalho constante de pesquisa, e controlar rigidamente a obedincia ao novo ritual aprovado. A experincia das duas Grandes Lojas mostrou que no havia, nem na prtica nem na teoria, um ritual perfeito e original, uma razovel e sbia conveno que representasse a melhor soluo ritualstica e esotrica. No Ritual de Emulao se reconcilia a Antiga Maonaria - com suas conotaes operativas e destas - com a Maonaria Moderna, testa, e marcantemente misteriosa e esotrica. A confluncia das duas correntes a base sobre a qual se apia a atual regularidade e a validade da Filiao e da Iniciao Manica, ambas de origem Andersoniana. Deste modo, pode-se dizer que os documentos j citados nos confirmam a importncia do Rito de Emulao, que o pilar da regularidade, no seio da Maonaria Universal. Todas as Grandes Lojas e Grandes Orientes do mundo utilizam o Ritual de Emulao na Instalao dos Venerveis de suas Lojas, qualquer que seja o Rito em que elas trabalham. Esta caracterstica, de rgida aplicao, faz com que somente seja reconhecida a qualidade de Venervel aos Mestres que tenham sido instalados segundo o Ritual de Emulao, no qual so transmitidos a Palavra de Passe do Mestre Instalado e os correspondentes sinais de reconhecimento. Ainda que se exclua qualquer aluso confessional ou religiosa, no desenvolvimento do ritual as invocaes ao Grande Arquiteto do Universo demonstram a sacralidade desta, que em Maonaria no mera formalidade de princpios, mas representa o seu aspecto exotrico, que o suporte necessrio e indispensvel ao aspecto esotrico deste Ritual. O Rito de Emulao, ainda que derivando da renovada e regularizada unidade manica na Inglaterra, o resultado da experincia ritual de suas mltiplas fontes, e demonstra, na sua essncia esotrica, que no existem direitos de primogenitura neste campo. Os estudos ritualsticos demonstram que, em determinada poca e lugar, a humanidade manifestou a sua vontade de se religar aos planos espirituais superiores atravs dos mesmos princpios, ainda que se utilizando de formas diferentes.

Por isso mesmo, um ritual no pertence nem a um s lugar geogrfico nem a um tempo histrico, porque est acima e alm de seus aspectos materiais e transitrios. O Ritual de Emulao pertence tradio e a todos os Irmos que a ele se sintam ligados, por se constituir num instrumento de regularidade, e de validade inicitica e espiritual.

Rio, 22 de maro de 2004 Antonio Rocha Fadista

S-ar putea să vă placă și