Sunteți pe pagina 1din 18

A PROPRIOCEPO COMO INSTRUMENTO DE HARMONIZAO DO CORPO

MARCAL, Mnica B.

Instituto federal de Educao, Ciencia e Tecnologia do Cear Licenciatura em teatro


Palavras-Chave: Propriocepo, Sistema Nervoso, Treinamento Proprioceptivo

PROPRIOCEPO Nosso corpo provido de um sistema interno que regula e percebe as atitudes e posturas que adotamos. A isto chamamos de PROPRIOCEPO1. O termo propriocepo um substantivo originado do adjetivo proprioceptivo, criado pelo fisiologista ingls Charles Sherrington (1857-1952) para explicar a capacidade humana de receber estimulos organizados no interior do proprio corpo. Foi apresentado ao meio cientifico em 1906 no seu livro The integrative action of the nervous system, onde descreve un sistema aferente responsavel pelas informaes aferentes vindas dos proprio-ceptors localizados nos campos proprioceptivos 2. Sherrington utilizou a palavra propriocepo, formada por duas palavras vindas do latim proprius (prprio) e (re)ception (ato de receber)3, para distinguir este tipo de percepo da exterocepo (percepo dos estimulos vindos do exterior do corpo) e da interocepo (organizao involuntaria dos orgos internos do corpo). Para compreender a propriocepo preciso saber a distino, dada por Sherrington, entre estas trs capacidades perceptivas do homem. A capacidade exteroceptiva correspondendo percepo de todos os estmulos vindos do exterior. Por exemplo: as sensaes de frio e calor, os sons do meio ambiente, a presso de outros corpos, os estimulos visuais, etc. J a capacidade interoceptiva corresponde s sensaes trazidas ao consciente do interior do organismo. Por exemplo: a sensao de fome ou sede, de estar saciado, de desejo sexual sem estimulo exterior, etc.
1 2

Rigal, R Motricit Humain Fondements et Application Pdagogique, Paris, 1985 Lephart & H. Fu : 2000, p. XVII 3 Lephart & H. Fu : 2000, artigo Proprioceptive thresholds at ankle: implications for the prevention of ligament injury, p. 279-289.

A propriocepo, ento, pode ser descrita como a percepo total das posturas, posies e movimentos que temos do nosso corpo, quer ele esteja parado ou em movimento. Esta percepo nasce: da excitao dos receptores localizados na pele, nas cpsulas articulares, nos msculos e tendes musculares e no labirinto; da anlise dos impulsos nervosos sensitivos para os centros nervosos superiores. Portanto, esta atividade permite percebermos a posio e o movimento de cada parte do corpo, bem como a fora desenvolvida nas contraes musculares. A propriocepo se estabelece a partir de sensaes cinestsicas e vestibulares que nos permite reorganizar nossa postura e possibilita-nos tambm, encontrarmos a atitude corporal adequada a uma melhor economia da energia do corpo. Gaiarsa definiu propriocepo como uma categoria sensorial que leva conscincia, precisamente, posies e movimentos corporais.4 Significando que temos em ns a possibilidade da harmonia corporal, ou seja, temos a capacidade de encontrarmos, por ns mesmos, as melhores e as mais confortveis posturas para o nosso organismo. O termo propriocepo ainda hoje mal conhecido pelo meio

cientifico(Berthoz:1997, p.31), mas atualmente se aumentam os estudos de sua importncia na percepo de si e nas posturas adotadas pelo corpo. atualmente na Medicina do Esporte onde se encontram estudos mais aprofundados sobre sua utilizao como meio de rehabilitao e reeducao corporal. Me aproprio deste termo no ensino da arte e da educao por entender que a compreenso desta funo orgnica ajudar de forma significativa o trabalho metodolgico na aquisio de meios mais consistentes e eficazes para a autoexpresso. No encontro cientifico da Foundation for Sports Medicine Education and Research em 1997 que diferentes profissionais da rea da saude se reuniram para discutir The role of proprioception and neuromuscular control in the management and rehabilitation of joint pathology e chegaram a um consenso sobre o conceito de propriocepo : ...proprioception is the acquisition of stimuli by peripherical

Gaiarsa : 1984, p. 25

receptors, as well as the conversion of these mechanical stimuli to a signal that is trasmitted along afferents pathways to the CNS for processing.5 Ento, para compreendermos melhor a propriocepo necessario conhecermos um pouco do sistema nervoso : seus orgos, suas funes, sua importancia para a vida humana. A capacidade proprioceptiva uma das funes deste sistema complexo e misterioso que gerencia a vida do homem na terra. Sabemos que a partir do sistema nervoso que interagimos e comunicamos, amamos e vivemos. A conscincia e a percepo so funes deste sistema6, e, medida que a cincia avana na compreenso de seu funcionamento, as possibilidades de se encontrar respostas e solues para uma vida mais serena e consciente. A capacidade proprioceptiva responsvel pela compreenso da postura, dos gestos e de todo o conjunto das sensaes cinestsicas interiores. Concordo com Simon7, de que um grave erro pensar que a funo proprioceptiva se limita la seule laboration du sens de positionnement des membres 8. Esta funo vai ainda mais longe e sigo a hipotese de que a capacidade proprioceptiva responsvel pela percepo da energia gasta pelo corpo, pela capacidade de harmonizao e pela sensao de bem-estar. Para mim, a funo da propriocepo , no s enviar ao crebro as posies e movimentos adotados pelo corpo, mas tambm de ajustar estes movimentos e posturas no intuito dar ao corpo uma melhor adaptao realidade vivida. Simon(1986, p. 8) escreve: ... les messages affrents proprioceptifs ne se contentent pas dinformer et dajuster, voire corriger, la commande centrale du mouvement. Ils contribuent aussi la mise en forme ultime de celui-ci par lintermdiaire de convergences sur des circuits mdullaires.9 No seria esta mise en forme a capacidade de harmonizar-se do organismo humano ?

5 Lephart & H.FU :2000, p.xix A propriocepo a aquisio de estimulos pelos receptores perifricos, assim como a converso destes estimulos mecnicos em sinais, transmitidos pelas vias aferentes para serem tratados pelo SNC. Traduo livre. 6 Carter : 1999, p.183 7 Simon : 1986, p.7 8 Somente a elaborao do sentido do posicionamento dos membros Traduo livre. 9 ... as mensagens aferentes proprioceptivas no se contentam de informar, de ajustar, ou mesmo de corrigir, o comando central do movimento. Elas contribuem tambm a dar-lhe a forma ultima por intermedio das convergencias sobre os circuitos medulares. Traduo livre.

Eu creio que afinar10 esta capacidade proprioceptiva nos ajudar a melhor executar e compreender nossos movimentos, utilizando, assim, menos gasto energtico. importante compreender o termo gasto energetico no sentido em que fala Khler11 como movimentos privilegiados empregados pelo corpo no uso da energia corporal. Os movimentos privilegiados so empregados pelo corpo com o fim de economizar energia. Isto nos indica que o organismo humano em sua capacidade proprioceptiva conta com a possibilidade de escolher melhor os movimentos e posturas do corpo, com o fim de reduzir o gasto energtico. Merleau-Ponty(2002, p. 159) confirma essa capacidade de escolha do corpo quando escreve sobre a estrutura do

comportamento. Ele diz : le comportement privilgi est celui qui dpense moins dnergie12 e ainda explica que o corpo tem uma lgica prpria na escolha dos movimentos e posturas : il est trop clair que lorganisme nest pas une machine rgle selon un principe dconomie absolue13. Isso implica dizer que a propriocepo tem um papel muito importante nas escolhas feitas pelo organismo de seus movimentos e posturas. E que quanto mais nossa capacidadde proprioceptiva estiver afinada mais nossas escolhas sero apropriadas e coerenrtes com as nossas necessidades. O corpo tem, ento, a possibilidade de encontrar sua propria harmonia, ou seja, tem a capacidade de encontrar, por si mesmo, as melhores e as mais confortveis posturas para o organismo. A est a funo da propriocepo. Ela reorganiza o corpo de uma maneira mais econmica, isto , sem que se estejamos sempre conscientes, procuramos uma melhor posio corporal para atendermos s exigncias do momento. No quer dizer, entretanto, que os sinais corporais passem sempre pelo consciente, ao contrrio, muitas vezes adotamos posturas, atitudes e movimentos semi-conscientes gerados por situaes, habitos ou mesmo escolhas anteriores. Se ficarmos atentos, poderemos perceber nossas atitudes tomadas atravs da propriocepo.

Eu utilizo a palavra afinar como uma metfora : a propriocepo humana um instrumento musical passivel de ser afinado. 11 Citado por Merleau-Ponty : 2002, p. 159 12 Merleau-Ponty : 2002, p. 159 O comportamento privilegiado o que gasta menos energia Traduo livre. 13 Ibid., p.159 Esta claro que o organismo no uma maquina regida por um principio de economia absoluta Traduo livre.

10

Os afazeres e as preocupaes dirias, muitas vezes, no nos deixam perceber as mudanas de atitudes do nosso corpo, e, pelo prprio hbito de no pensar e sentir o movimento, deixamos que uma posio desconfortvel e dolorosa se instale em ns. Portanto, redescobrir a propriocepo, fundamental para caminhar em direo a uma melhor economia energtica e a uma maior harmonia de nosso corpo. Para compreendermos melhor o significado de economia energtica e postura do corpo, necessrio compreendermos como o crebro humano funciona no que diz respeito s respostas dadas aos estimulos exteriores e interiores. Alain Berthoz(1997) em seu livro Le sens du mouvement nos traz a idia de que o crebro humano tem a capacidade de antecipao que uma das caracteristicas de nossas escolhas perceptivas. Isto , para ele la perception est une action simule14. Neste caso, ao simulada se refere a uma ao que primeiro compreendida pelo organismo e em seguida posta em prtica. Berthoz(1997, p. 61) compara o crebro humano com um simulador de avio. Ele explica que a percepo no somente uma interpretao das mensagens sensoriais. Ela tambm um julgamento da ao, uma simulao das consequencias e resultados desta ao, e uma tomada de deciso. Ele explica ainda que : la perception est fonction non pas tant de lintensit dune stimulation que de la concordance de celle-ci avec une hypothse faite par le cerveau.15 O crebro tem ento a capacidade de antecipao, de prever os acontecimentos. Ele tem o poder de escolher as respostas que lhe so mais convenientes. As respostas dada pelo crebro aos estimulos recebidos so diferentes em cada individuo, significando que temos em ns diferentes possibilidades de responder esses estimulos. O que se torna importante perceber que cada um pode escolher as respostas que so mais convenientes sua propria forma de estar e de perceber o mundo. A capacidadde motora, como escreve Viel(1997, p. 16), submetida ao controle por antecipao do conhecimento ja estocado e este conhecimento impulsiona o gesto, que em seguida submetido ao controle durante sua execuo. Isto permite
Berthoz : 1997, p. 17 a percepo uma ao simulada Traduo livre. A percepo funo no tanto da intensidade de uma estimulao quanto da concordancia desta com uma hipotese elaborada pelo cerebro Traduo livre.
15 14

compreender que nossa postura, gestos e movimentos corporais esto diretamente ligados s nossas vivncias anteriores e que nossa ao em um determinado momento o resultado motor destas experincias anteriores somadas nossa inteno imediata. Afinar a propriocepo tomar posse de nosso corpo como fala MerlauPonty(1999, p.338): A posse de um corpo traz consigo o poder de mudar de nvel e de compreender o espao, assim como a posse da voz traz consigo o poder de mudar de tom. Se faz necessario, ento, aprofundar nosso conhecimento do funcionamento do cerebro humano, do sistema nervoso e de como so registradas as aes, posturas e movimentos corporais. O SISTEMA NERVOSO O corpo humano um organismo complexo. Seu poder de especializao de suas funes e de sua organizao surpreendente. a partir do Sistema Nervoso (SN) que o homem se compreende e compreende o mundo em que est inserido. O Sistema Nervoso est dividido em : Sistema Nervoso central e Sistema Nervoso Perifrico. O SNC composto de trs partes distintas : O crebro superior, o cerebbro inferior e a medula espinhal. As celulas responsveis pela atividade cerebral propriamente dita so chamadas de neurnios.

Figura 1: Sistema Nervoso (Le corps humain, Collection Micro Application, Geckomedia)

Existem 100 milhes de neuronios aproximadamente e estes se caracterizam por um nvel elevado de irritao e de conduo16. Changeux(2004, p.46) escrevendo sobre as propriedades dos neurnios comenta : La proprit la plus remaquable qui distingue le neurone dune cellule du foie ou de la peau, cest sa capacit tablir un grand nombre de contacts stables et bien dfinis avec ses partenaires17. Indicando com isso a propriedade do neurnio de ser um condutor de informaes altamente especializado do organismo humano. O Sistema Nervoso perifrico composto de nervos cranianos, de nervos espinhais, de fibras motoras e de fibras sensoriais ou sensitivas. Cada uma dessas partes tm funes diferentes na executao do conjunto das atividades e sensaes humanas. Os nervos cranianos so chamados assim por terem o seu ncleo central localizados no tronco cerebral. So em nmero de doze pares e cada um deles corresponde a uma funo motora, mista ou sensitiva. Os nervos raquidianos so formados por trinta e um pares simtricos e se repartem ao longo da coluna vertebral. So responsveis por aes sensorio-motoras do pescoo, tronco e membros. As fibras motoras acionam as contraes musculares e as fibras sensoriais captam as sensaes de dor, temperatura e presso. Estas so encontradas em todas as partes do corpo. A maior parte das atividades do SN feita pelos receptores sensoriais que tratam todas as experincias vividas pelo individuo durante sua vida. Estes receptores nos do as sensaes de calor, frio, dor, movimentos, presses, e nos do tambm, as sensaes auditivas, visuais, gustativas, tteis, entre outras. As experincias sensoriais so tratadas pelo SN que vai dar as respostas imediatas e que vai tambm armazenar dentro do crebro outras possveis respostas estas

Gardner : 1978, p.32 A propriedade mais remacarvel que distingue o neuronio de uma celula do figado ou da pele, a sua capacidadede de estabelecer um grande numero de contatos estaveis e bem definidos com seus parceiros Traduo libre.
17

16

experincias (memria18). Estas experincias sensoriais guardadas pela memria podero vir tona um dia na forma de respostas corporais19. Ento, todas as impresses vividas pelo homem so tratadas pelo crebro. Damasio(1999, p. 31-32) explica muito claramente o potencial do crebro humano, e escreve que este comporta em si mesmo uma espcie de modelo de todo o conjunto do organismo humano. E este modelo uma coleo de dispositivos cerebrais onde o principal trabalho a organizao automatizada da vida deste organismo. As impresses vividas so levadas pelos receptores e no crebro que feita a triagem em conformidade com as experincias anteriores ou com outras escolhas estabelecidas pelo organismo. A possibilidade do crebro de escolher uma resposta entre milhes de outras ainda no bem compreendida. Como feita dentro do crebro a triagem para a escolha de uma resposta a um determinado estmulo ? Quais so os dados preexistentes que fazem com que o crebro escolha esta ou aquela resposta ? O que se sabe que um indivduo que tem o organismo bem estruturado e que possui um mnino de harmonia pessoal, dar respostas mais eficazes e satisfatorias do que um individuo perturbado por um cotidiano estressante ou hostil ou que seja portador de graves problemas de saude20. Ser que as respostas dadas pelo crebro no estariam ligadas a um bom funcionamento corporal ? Partilho da idia defendida por March citado por Berthoz(1997, p.28) de que tudo se passa dentro do corpo e que tout le psychique est phisiquement fond (fundiert)21 , isto quer dizer que funo do corpo o fato de encontrar a sua tranquilidade e o bem-estar. A base que constroi a percepo, a sensao de se estar vivo e de participar do mundo feita quase que totalmente pelos receptores sensoriais, que possuem funes altamente especializadas e esto localizados em diferentes partes do corpo. Os receptores localizados na pele :
Compreende-se por memoria a capacidade gerada pelo sistema nervoso de conservar e evocar os estados de conscincia ou as experincias vividas que pertencem ao passado do individuo. Cambier(1980, p.161) 19 Conhecer esta possibilidade de voltar ao espirito as experincias passadas explica porque, algumas vezes, ns tomamos caminhos diversos do que ns normalmente tomariamos ou gostariamos de tomar ou ainda, as posies, posturas ou movimentos corporais assumidos em algum momento de nossa vida que nos so estranhos ou desconfortaveis. 20 Schilder : 1981 21 Todo o psiquico fundado(originado) no fisico Traduo livre.
18

As terminaes nervosas livres que so responsveis pelas sensaes de dor, calor e frio.

Os corpsculos de Pacini responsveis pelas sensaes de presso. Os corpsculos de Ruffini, tambm responsveis pelas sensaes de presso.

Os corpsculos de Meissner especializados nas sensaes tteis.

Figura 2: Receptores localizados na pele

Os receptores localizados nos musculos, tendes e articulaes:

Os fusos musculares especializados no estiramento dos msculos. O Aparelho tendinoso de golgi responsvel pela tenso dos tendes. Os receptores Kinestsicos especializados nas sensaes no nivel das articulaes.

Figura 3: Receptores localizados nos musculos, tendes e articulaes

Este sistema complexo de receptores sensoriais nos indicam como as funes do SN so especializadas e especficas e como so responsveis pela conscincia de se estar vivo e de interagir no mundo. o SN que tem a capacidade de integrar todas as experincias e nos dar o sentido de existir.

A FUNCO DE INTEGRACO DO SITEMA NERVOSO (A COERNCIA) A integrao sensorial o processo de organizao e de interpretao de informaes feitas pelo crebro humano em resposta s sensaes vividas e s impresses vindas do exterior do organismo. As informaes so tratadas e organizadas no crtex crebral, ajudado pela medula espinhal que faz a conexo entre os nervos perifricos e o crtex. Conhecer as funes da medula espinhal importante para se entender a funo de integrao sensorial do crebro humano. A medula espinhal a responsavel pelas funes sensitivas, integradoras e motoras, que podem ser classificadas como atividades reflexas, atividades recprocas (quando uma atividade comea outra

10

pra), direo e modulao dos mecanismos sensitivos e motores e da transmisso dos impulsos ao crebro superior22. As duas principais funes da medula espinhal so de enviar os impulsos sensoriais que nascem nos receptores sensoriais e perifericos em direo ao encfalo e de trazer os impulsos motores para os orgos efetores23. Berthoz utiliza o termo coerncia para explicar a capacidade do crebro de manter a unidade de percepo. Para ele a percepo humana seleo e antecipao24. Ele escreve: perception est une interprtation, sa cohrence est une construction dont les rgles dpendent des facteurs endognes et des actions que nous projetons25 . Ento ns podemos compreender que a propriocepo um instrumento que cria as condies para que o crebro interprete e d respostas. Podemos compreender tambm que quanto mais a capacidade proprioceptiva estiver afinada mais real sera a percepo e as possibilidaddes de respostas do crebro. A funo de integrao exercida pelo SN bem complexa. Suas funes nervosas ditas autonomas so responsveis pelo funcionamento da atividade cardaca, dos msculos lisos e do sistema hormonal. Mas alguns neurologistas26 afirmam que estas funes so ditas apenas autnomas, isto , o organismo sofre as variaes no funcionamento autnomo devido a interao com outros estimulos27. Podemos, ento, inferir que os problemas vividos por um indivduo ao longo de sua existncia interferem em seu estado geral.

Gardner : 1978, p.34 Martin : 1998 24 Berthoz : 1997, chap. 3. 25 Ibid., p.101 percepo uma interpretao, sua coerencia uma construo onde as regras dependem de fatores endogenos e das aes que projetamos. Traduo livre. 26 Gardner : 1978, p.38 27 Eu, particularmente, concordo com Gardner, porque para mim, as funes nervosas autonomas so tambm influenciadas por nossos estados emocionais conscientes e podemos influenciar o funcionamento destas funoes. Por exemplo: Os batimentos cardiacos descompassados no estresse ou o controle das pulsaes feitas por alguns praticantes de tcnicas orientais; A acidez estomacal, etc.
23

22

11

A PROPRIOCEPO E OS MECANISMOS DE INIBIO PRESINPTICAS O neuronio uma celula especializada do Sistema Nervoso central. Ele composto de um axonio e dos dentritos. Os dentritos se conectam ao axonio vizinho por um minsculo espao chamado synapse28. O termo sinapse foi tambm criado por Sherrington em 1897 e designava o comeo das zonas de contato entre os neuronios, as zonas de contato especializadas na transmisso de informao. Exitem vrios tipos de sinapses: as sinapses qumicas, as sinapses eltricas e as sinapses mistas. Nas sinapses quimicas a comunicao entre os neuronios feita pelas substncias qumicas chamadas neurotransmissores. Os neurotransmissores podem ser ter a funo de excitao ou de inibio dos influxos nervosos.

Figure 4 : Neurnio

no nvel das sinapses que se explica o fenmeno da memria. A sinapse aprende, a partir da repetio, a enviar as informaes ja conhecidas ou aprendidas. Isto explica a capacidade de se armazenar conhecimentos e fatos

vividos e de se relembrar quando necessario ou mesmo quando se estimulado do exterior. As sinaspes aprendem tambm, atravs da repetio, posturas, atitudes e movimentos. Isto explica o treinamento corporal necessrio de algumas profisses ou prticas esportivas, artsticas ou sociais. O crebro aprende a responder da
28

Carter : 1999, p. 14

12

mesma maneira os estmulos j conhecidos. Por isto as prticas repetitivas so rapidamente automatizadas e podem ser executadas sem grandes reflexes por parte do individuo. A sinapse responsavel por transmitir os sinais sensoriais no crebro e, depois de vrias repeties, ela pode, sem que seja excitada do exterior, produzir os mesmos efeitos. Isto quer dizer que a sinapse tem o poder de simular a ao e de dar respostas ja vividas pelo individuo sem precisar de estmulos exteriores. Esta capacidade da sinapse facilmente compreendida se observamos os movimentos corporais executados sem um prvio comando consciente, ou sem estmulos especificos vindos do exterior. Observamos movimento corporais durante o sono, ou simplesmente atravs dos efeitos da imaginao. A seleo das informaoes que chegam ou partem do crebro executada no nvel das sinapses. O fenmeno de inibio prsinaptica se caracteriza pelo poder de selecionar as informaes no crebro. Ela pode orientar estas informaes na direo de respostas preestabelecidas e tambm suprimir outras informaes. Conhecer esta capacidade do organismo vai nos permirtir compreender melhor alguns comportamentos ou posturas que constantemente adotamos. Berthoz(1997, p.37) escreve que la transmission des informations tactiles au cerveau est lobjet dune intense slection29. Ele escreve ainda que os mecanismos ditos de inibio presinptica podem modular ou bloquear as informaes tateis antes mesmo que elas penetrem na medula espinhal. Minha hipotese que afinando a propriocepo poderemos dar ao nosso corpo meios de fazer uma melhor seleo dos impulsos nervosos em direo au SNC. A inibio presinptica explica tambm as iluses de percepo feitas pelo crebro. Destas iluses resultam respostas corporais mal colocadas ou desprovidas de sentido. A esta capacidade de encontrar posturas ou movimentos em respostas a uma dificuldade de percepo, chamo de pseudoequilibrio30 e Merleau-Ponty

chama de pseudosolues em seu livro La structura du comportement. Merleau-Ponty(2002, p. 194) utiliza o termo pseudosolues quando fala sobre as solues encontradas pelo homem atravs de uma falsa percepo de si e do
29 30

A transmisso das informaes tateis ao crebro objeto de uma intensa seleo. Traduo livre. Maral, M.B : Apostila de Tcnicas Corporais, 2000, p. 7 (material digitado)

13

mundo. Ele escreve : Ces pseudosolutions se reconnaissent ce que ltre de lhomme ny concide jamais avec ce quil dit, ce quil pense, ou mme ce quil fait .31 Identificando assim a profunda dicotomia entre o que o corpo e as aes do homem demonstram e o que a essncia verdadeira deste mesmo homem deveria expressar. Berthoz(1997, p. 263) utiliza o termo illusion perceptive e justifica que les illusions perceptives sont en ralit des solutions trouves par le cerveau lorsque les informations sensorielles sont ambigus, ou contradictoires entre elles ou avec les hypothses internes quil peut faire sur le monde extrieur 32. O crebro tem ento a capacidade de escolher suas prprias respostas partindo destas falsas realidades ou impresses. Tratando ainda das iluses perceptivas, Berthoz explica que longe de serem erros, so as melhores solues encontradas pelo crebro. Assim podemos compreender porque o pseudoequilibrio adotado ou porque encontramos pseudosolues para a realidade vivida. O crebro procura dar respostas satisfatrias e mais claras possveis mesmo quando as informaes so ambguas ou contraditrias. Proponho que, se o crebro pode dar respostas falsas devido a uma ma interpretao da realidade percebida, explica bem os problemas de interao entre os individuos e tambm a compreenso de si mesmo. No seria ento urgente a limpeza da capacidade perceptiva ? Para mim, a propriocepo pode ser a chave que nos dar uma melhor compreenso do conjunto de percepes com as quais nos confrontamos cada dia. Se utilizarmos bem nossa capacidade proprioceptiva, poderemos aprender a perceber melhor e poderemos, tambm, enviar ao nosso crebro informaes mais claras e mais coerentes com o que somos ou com o que conscientemente gostaramos de ser.

Estas pseudosolues demonstram que o ser do homem nunca coincide com o que ele diz, pensa ou mesmo com o que ele faz. Traduo livre. 32 Berthoz : 1997, p.263 As iluses perceptivas so na realidade solues encontradas pelo crebro quando as informaes sensoriais so ambiguas, ou contraditorias entre elas ou contraditorias com as hipoteses internas sobre o mundo exterior. Traduo livre.

31

14

O TREINAMENTO DA PROPRIOCEPO O treinamento da capacidade proprioceptiva feito a partir da inteno individual de perceber seu proprio corpo. necessrio treinar-se para perceber as sensaes, que chegam ao consciente, das posturas, dos movimentos e das atitudes corporais. Para alcanar o equilbrio corporal necessario ouvir o corpo. Riemann e Guskiewicz33 no seu artigo Contribution of the peripheral somatosensory system to balance and postural equilibrium enftico sobre a importncia de se detectar as informaes enviadas pelo corpo ao SNC. Ele escreve : Maintenance of postural equilibrium requires sensory detection of body motions, integration of sensorimotor information within the central nervous system(CNS), and execution of appropriate musculoskeletal reponses. 34 O corpo tem na propriocepo a capacidade de harmonizar sua postura e de encontrar as melhores posies. O primeiro passo para se afinar a capacidade proprioceptiva um ato simples de observao. A capacidade de oscilao da postura e dos movimentos uma ao do sistema motor, mas sua observao e transmisso ao SNC funo da propriocepo. O corpo, parado ou em movimento, est sempre organizando a utilizao dos msculos de forma a encontrar o equilibrio postural35. Para que o SNC mantenha o corpo ereto ele precisa de dois componentes: 1) A organizao sensorial; 2) a coordenao muscular36. A propriocepo se encontra exatamente no nivel do primeiro componente. Se a capacidade proprioceptiva estiver em estado precrio, o SNC ir responder de acordo com os estmulos enviados, isto , ele, nem sempre, responder de forma satisfatria, sendo ento neste nvel que as posturas e movimentos perdem, muitas vezes, o seu sentido e a sua orientao.

Lephart & M. FU(2000, p 37-51) A manuteno do equilibrio postural requer a capacidade sensorial de detectar os movimentos corporais, a integrao das informaes sensoriomotoras dentro do SNC, e a execuo de respostas apropriadas pelos msculos esquelticos. Traduo livre. 35 Lephart & M. FU(2000, Artigo de Riemann e Guskiewicz, p.38. 36 Ibid
34

33

15

Um treinamento proprioceptivo dever trabalhar esses dois componentes, garantindo assim a obteno dos elementos necessrios para o reconhecimento, o desenvolvimento e a afinao da capacidade proprioceptiva. Para comear um treinamento proprioceptivo utilizo a execuo de pequenos movimentos corporais. De p, utilizo a transferncia de peso nas diferentes direes sem, contudo, ocorrer um deslocamento do corpo no espao. A repetio e o incentivo concentrao, favorece ao aprendiz o reconhecimento dos impulsos sensoriais enviados ao crebro atravs da propriocepo. Favorece tambm, a

compreenso de como o crebro, tria, compreende e executa a ao. Em outras palavras, pequenos movimentos perceptivos podem nos dar a compreenso das possibilidades de respostas motoras e a capacidade de simulao da percepo. Compreendendo-se por simulao, como ja foi explicado anteriormente, a capacidade de antecipao de respostas pelo crebro. Em seguida, aumento o nvel de dificuldadde dos movimentos propostos, utilizo o movimento da onda, elaborado por mim e inspirado na pratica chinesa de Tai Chi Chuan. Ele um movimento simples em sua compreenso, mas que traz alguns problemas na sua execuo, pois que para ser bem executado necessario se ter um bom controle da musculatura fina. Este movimento d ao aprendiz uma primeira idia do seu nvel de controle muscular e permite tambm obter a percepo de como o seu corpo responde uma inteno, gerando assim a capacidade de se perceber como est estruturado em seu corpo os sinais escolhidos e enviados pelas sinapses. Neste estgio do treinamento da propriocepo a viso tem uma importante participao, pois atravs da imitao (estimulo exteroceptivo visual) que realizada a aprendizagem dos movimentos. A viso tem uma importante funo no equilbrio e no deslocamento do corpo no espao. atravs dela que temos a orientao espacial37. No tratarei aqui da reorganizao feita pelo crebro nos individuos portadores de deficiencia visual, pois isto fugira muito do assunto proposto. Apenas fao uma observao da capacidade existente no organismo de encontrar outras maneiras de compensar, de forma

37

Lephart & M. FU(2000, Artigo de Riemann e Guskiewicz, p.38, Berthoz: 1997, p. 71.

16

bastante satisfatria, algumas diferenas encontradas na sua formao, resolvendo de outra maneira o que em um primeiro momento seria tido como desfavorvel38. A viso tem, portanto, importante parcela de contribuio para o equilbrio postural e para a realizao de movimentos do corpo. Sober & Sabes (The Journal of Neuroscience, August 6, 2003, 23(18):6982-6992) no seu artigo Multisensory Integration during Motor Planning sobre suas experincias com a integrao multisensorial entre a viso e a propriocepo nos movimentos do brao, nos confirma a importncia desta integrao, justificando assim o papel da viso na execuo dos movimentos. No caso especfico do movimento da onda, proponho em primeiro lugar, a execuo do movimento utilizando-se a ajuda da viso, em seguida proponho que se execute o movimento sem a utilizao da viso. Isolando assim a propriocepo da percepo visual. A autoavaliao na execuo do movimento permite ao aprendiz adquirir um melhor controle motor e pela ao da inteno realizar melhor o movimento proposto. O treinamento proprioceptivo faz com que o aprendiz perceba, pouco a pouco, as transformaes ocorridas no seu proprio corpo, percebendo assim, as variaes entre a inteno e o resultado da ao. E, em consequencia, a reorganizao de novas respostas corporais assimiladas e executadas pelo crebro. A aprendizagem de novos movimentos, como tambm, as novas formas de respostas, do ao estudante a possibilidade de compreender os mecanismos exigidos pelo organismo para a obteno de respostas mais favorveis. Entendendo-se como favorvel a tendncia do corpo de ir ao encontro da harmonia e do bem estar. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS RIGAL, R : Motricit humaine Fondements et Applications Pdagogique, Presses de lUniversit du Quebec/Vigot, 1985.

38

Alain Berthoz em seu livro Le sens du mouvemnt(1997, p. 59) comenta o trabalho de M. Chaumine, professor de Ed. Fisica e M. Leguern, pesquisador do Institut National du Sport com jovens deficientes visuais, onde um treinamento especifico dava esses jovens a capacidade de jogar basquete, entre outros esportes, de forma completamente satisfatoria. Num video apresentado Berthoz, um jogo de basquete entre duas equipes: uma de deficientes visuais e outra no, ele, Berthoz, foi incapaz de determinar a equipe composta de jovens deficientes visuais.

17

LEPHART, Scott M & FU H., Freddie (editors) : 2000, Proprioception and Neuromuscular control in joint stability, Human Kinetics. GAIARSA, J.ngelo: Couraa Muscular do Carter (Wilhelm Reich), Agora, 1984. CARTER, Rita : Atlas du cerveau Neurosciences du comportement : les nouveaux savoirs et leurs consquences, Collection Atlas/monde, Autrement, 1999. SIMON, L. & BRUN, V. : La rducation proprioceptive, collection Problmes en Mdicine de Rducation, Masson, 1986. BERTHOZ, Alain : Le sens du mouvement, Odile Jacob, 1997 MERLEAU-PONTY, M. : Phnomnologie de la perception, Paris, Gallimard, 1945. MERLEAU-PONTY, M. : La structure du comportement, PUF/Quadrige, 2 Edition, 2002. GARDNER, E.GRAY, D. J., RAHYLLY, R. : Anatomia, Guanabara Koogan, 1978. DAMASIO, Antonio R. : 1999, Le sentiment mme de soi corps, motion, conscience, sciences, Odile Jacob. SCHILDER, Paul: A Imagem do Corpo, Martins Fontes, 1981. MARTIN, John H. : Neuroanatomia texto e atlas, Artes Mdicas, 1998.

ARTIGOS: The Journal of Neuroscience, August 6, 2003, 23(18):6982-6992 : Multisensory Integration during Motor Planning, Samuel J. Sober and Philip N. Sabes, Department of Physiology, W. M. Keck Foundation Center for Integrative Neuroscience, and Neuroscience Graduate Program, University of California San Francisco, San Francisco, California 94143-0444

TEXTOS: Maral, M.B : Apostila de Tcnicas Corporais, 2000, p. 7 (material digitado)

18

S-ar putea să vă placă și