Sunteți pe pagina 1din 43

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE Diretoria de Informtica Coordenao de Projetos Especiais

REGISTRO CIVIL - SISTEMA CARTRIO VERSO 1.0.0

MANUAL DO USURIO

Agosto/2013

APRESENTAO

O Sistema Cartrio uma ferramenta prtica e fcil desenvolvida pelo IBGE que serve para cadastrar de forma eficiente os registros de Nascidos Vivos, Casamentos, bitos e bitos Fetais destinados Pesquisa do Registro Civil do IBGE.

Nesse manual o usurio encontrar de forma detalhada e ilustrada todos os procedimentos necessrios para a correta utilizao das telas do novo Sistema Cartrio.

O Sistema Cartrio permitir ao usurio realizar os seguintes procedimentos:

Cadastrar os dados de identificao do Cartrio, os Livros, os Nascidos Vivos, os Casamentos, os bitos, os bitos Fetais. Gerar relatrios gerenciais. Gerar o arquivo que dever ser enviado ao IBGE pela Internet atravs da Pgina www.registrocivil.ibge.gov.br ou por qualquer tipo de dispositivo de armazenamento.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 2

NDICE

PARTE 1 Acesso ao Sistema ........................................................................................................... 4 PARTE 2 Configurao do Sistema ................................................................................................. 4 PARTE 3 Telas do Sistema 3.1 Tela Principal ............................................................................................................ 5 3.2 Cadastro de Cartrio ................................................................................................. 6 3.3 Cadastro de Livros ................................................................................................... 7 3.4 Questionrio de Casamentos .................................................................................... 8 3.5 Questionrio de Nascidos Vivos .............................................................................. 11 3.6 Questionrio de bitos ............................................................................................. 15 3.7 Questionrio de bitos Fetais .................................................................................. 18 PARTE 4 Exportao de Dados 4.1 Dispositivo de Armazenamento ............................................................................... 22 4.2 Internet ..................................................................................................................... 24 4.3 Layout do Arquivo gerado pelo Sistema .................................................................. 25 PARTE 5 Relatrio dos Registros dos Questionrios ....................................................................... 26 PARTE 6 Tela Limpar Banco de Dados............................................................................................ 27 PARTE 7 Botes das Telas do Sistema ............................................................................................ 28 ANEXO I Norma de Preenchimento dos Campos do Questionrio de Casamentos ........................ 29 ANEXO II Norma de Preenchimento dos Campos do Questionrio de Nascidos Vivos ................ 31 ANEXO III Norma de Preenchimento dos Campos do Questionrio de bitos .............................. 33 ANEXO IV Norma de Preenchimento dos Campos do Questionrio de bitos Fetais ................... 35 ANEXO V Declarao de Nascido Vivo (Leis) ................................................................................ 37 ANEXO VI Outras Declaraes de Nascido Vivo (Leis) ................................................................. 38 ANEXO VII Declarao de bito e Outras Declaraes de bito (Leis) ........................................ 41

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 3

PARTE 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 - D dois cliques sobre o cone IBGE_SistemaCartorio localizado na rea de trabalho do Windows.

1.2 Em seguida ser exibida a tela abaixo. Para acessar o Sistema Cartrio, digite a senha SISCART e clique no boto <Confirmar>.

PARTE 2 CONFIGURAO DO SISTEMA 2.1 - No primeiro acesso ao Sistema Cartrio ser exibida a tela abaixo para preenchimento dos dados cadastrais do Cartrio. obrigatrio o preenchimento de todos os campos da tela.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 4

Observaes: - Os campos: UF, Municpio, Distrito e Cdigo devero ser preenchidos corretamente, pois os mesmos no podero ser modificados posteriormente. - Importante: O campo Cdigo dever ser preenchido com o cdigo fornecido pelo IBGE.

Modo de Utilizao: - Preencha todos os campos e clique em <Confirmar>.

PARTE 3 TELAS DO SISTEMA 3.1 TELA PRINCIPAL Essa tela serve para acessar todas as funcionalidades do sistema.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 5

Itens do menu:

MENU Cadastro Questionrio

Exportao de dados Relatrios Utilitrios Sair

SUBMENU Informante Livros Casamentos Nascidos Vivos bitos bitos fetais Dispositivo de Armazenamento Internet -

NOME DA TELA Cartrio Livros Casamentos Nascidos Vivos bitos bitos fetais Exportao de Dados Dispositivo de Armazenamento Exportao de Dados - Internet Relatrio de Registros da UF Limpar Banco de Dados -

3.2 CADASTRO DO CARTRIO Essa tela serve para configurar o Sistema com os dados cadastrais do Cartrio, assim como realizar as alteraes nos dados quando necessrio. No ser permitido alterar os campos UF, Municpio, Distrito e Cdigo.

Modo de Utilizao: Altere os dados desejados e clique em <Confirmar>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 6

3.3 CADASTRO DE LIVROS Essa tela serve para exibir todos os livros do Cartrio que foram cadastrados no Sistema. Permite a incluso e a excluso dos livros de acordo com o modelo (Nascidos Vivos, Casamentos, bitos e bitos Fetais).

Modo de Utilizao: Para incluir livros: Selecione o modelo do livro, digite o nmero e clique no boto <Confirmar>. Para excluir livros: Selecione o modelo do livro, clique no(s) livro(s) que deseja excluir na lista Livros Cadastrados e clique no boto <Excluir>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 7

3.4 QUESTIONRIO DE CASAMENTOS Essa tela serve para exibir todos os registros de Casamentos que foram cadastrados no Sistema de acordo com a seleo do Trimestre, Ano e Livro. Permite a incluso, a alterao ou a excluso dos registros.

Modo de Utilizao:

Incluir Clique no boto <Incluir> para abrir a Tela de Incluso dos dados de Casamentos. Digite o Trimestre, Ano, Livro, N Registro Livro, Data Registro, Data Casamento, as Caractersticas Individuais do Primeiro Cnjuge e as Caractersticas Individuais do Segundo Cnjuge. Por ltimo, clique no boto <Confirmar>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 8

Quando clicar no boto <Confirmar> e caso possuir erros de preenchimento/crtica, o Sistema ir exibir uma tela informando os campos que devem ser corrigidos. Clique na mensagem de erro para que o Sistema retorne automaticamente ao campo com erro.

Alterar Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de Casamentos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o registro de Casamento desejado e clique no boto <Alterar> para abrir a Tela de Alterao dos dados que foram previamente cadastrados.

Em seguida ser exibida a tela abaixo para a alterao do registro.


Manual do Usurio do Sistema Cartrio Pg: 9

Excluir Selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de Casamentos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o(s) registro(s) de Casamento(s) desejado(s) e clique no boto <Excluir>. possvel selecionar todos os registros clicando no campo localizado na Tela.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 10

- O Sistema exibir a tela abaixo. Para excluir, clique no boto <Sim>. Para manter o(s) registro(s) de Casamento(s) cadastrado(s), clique no boto <No>.

3.5 QUESTIONRIO DE NASCIDOS VIVOS Essa tela serve para exibir todos os registros de Nascidos vivos que foram cadastrados no Sistema de acordo com a seleo do Trimestre, Ano e Livro. Permite a incluso, a alterao ou a excluso dos registros.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 11

Modo de Utilizao:

Incluir Clique no boto <Incluir> para abrir a Tela de Incluso dos dados de Nascidos Vivos. Digite o Trimestre, Ano, Livro, as Caractersticas do Registro e as Caractersticas dos Genitores. Por ltimo, clique no boto <Confirmar>.

Quando clicar no boto <Confirmar> e caso possuir erros de preenchimento/crtica, o Sistema ir exibir uma tela informando os campos que devem ser corrigidos. Clique na mensagem de erro para que o Sistema retorne automaticamente ao campo com erro.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 12

Alterar Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de Nascidos vivos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o registro de Nascido vivo desejado e clique no boto <Alterar> para abrir a Tela de Alterao dos dados que foram previamente cadastrados.

Em seguida ser exibida a tela abaixo para a alterao do registro.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 13

Excluir Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de Nascidos Vivos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o(s) registro(s) de Nascido(s) Vivos(s) desejado(s) e clique no boto <Excluir>. possvel selecionar todos os registros clicando no campo localizado na Tela.

- O Sistema exibir a tela abaixo. Para excluir, clique no boto <Sim>. Para manter o(s) registro(s) de Nascido(s) Vivos(s) cadastrado(s), clique no boto <No>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 14

3.6 QUESTIONRIO DE BITOS Essa tela serve para exibir todos os registros de bitos que foram cadastrados no Sistema de acordo com a seleo do Trimestre, Ano e Livro. Permite a incluso, a alterao ou a excluso dos registros.

Modo de Utilizao:

Incluir Clique no boto <Incluir> para abrir a Tela de Incluso dos dados de bitos. Digite o Trimestre, Ano, Livro, as Caractersticas do Registro e as Caractersticas do Falecido. Por ltimo, clique no boto <Confirmar>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 15

Quando clicar no boto <Confirmar> e caso possuir erros de preenchimento/crtica, o Sistema ir exibir uma tela informando os campos que devem ser corrigidos. Clique na mensagem de erro para que o Sistema retorne automaticamente ao campo com erro.

Alterar Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de bitos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o registro de bito desejado e clique no boto <Alterar> para abrir a Tela de Alterao dos dados que foram previamente cadastrados.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 16

Em seguida ser exibida a tela abaixo para a alterao do registro.

Excluir Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de bitos relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o(s) registro(s) de bito(s) desejado(s) e clique no boto <Excluir>. possvel selecionar todos os registros clicando no campo localizado na Tela.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 17

Para excluir, clique no boto <Sim>. Para manter o(s) registro(s) de bito(s) cadastrado(s), clique no boto <No>.

3.7 QUESTIONRIO DE BITOS FETAIS Essa tela serve para exibir todos os registros de bitos Fetais que foram cadastrados no Sistema de acordo com a seleo do Trimestre, Ano e Livro. Permite a incluso, a alterao ou a excluso dos registros.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 18

Modo de Utilizao:

Incluir Clique no boto <Incluir> para abrir a Tela de Incluso dos dados de bitos Fetais. Digite o Trimestre, Ano, Livro, as Caractersticas do Registro e as Caractersticas dos Genitores.

Quando clicar no boto <Confirmar> e caso possuir erros de preenchimento/crtica, o Sistema ir exibir uma tela informando os campos que devem ser corrigidos. Clique na mensagem de erro para que o Sistema retorne automaticamente ao campo com erro.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 19

Alterar Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de bitos Fetais relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o registro de bito Fetal desejado e clique no boto <Alterar> para abrir a Tela de Alterao dos dados que foram previamente cadastrados.

Em seguida ser exibida a tela abaixo para a alterao do registro.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 20

Excluir Primeiro selecione o Trimestre, o Ano e o Livro, em seguida clique no boto <Pesquisar>. Ser exibida na tela a relao de todos os registros de bitos Fetais relativos ao perodo e o livro informado. Selecione com o mouse o(s) registro(s) de bito(s) Fetal(ais) desejado(s) e clique no boto <Excluir>. possvel selecionar todos os registros clicando no campo localizado na Tela.

- O Sistema exibir a tela abaixo. Para excluir, clique no boto <Sim>. Para manter o(s) registro(s) de bito(s) Fetal(ais) cadastrado(s), clique no boto <No>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 21

PARTE 4 EXPORTAO DE DADOS 4.1 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO A tela Exportao de Dados Dispositivos de Armazenamento exportar os registros de Casamentos, Nascidos Vivos, bitos e bitos Fetais do perodo desejado que esto gravados no Sistema para um arquivo compactado de extenso . ZIP. Esse arquivo dever ser copiado para qualquer dispositivo de armazenamento e entregue ao IBGE junto com o recibo de entrega emitido pelo Sistema.

Modo de Utilizao: - Selecione o trimestre, o ano desejado e a seleo dos registros (Dados Novos ou Todos). Informe se os dados so para o fechamento do perodo informado (SIM = Recibo Completo ou NO = Recibo Parcial). Por ltimo clique no boto <Exportar>.

- O Sistema gravar automaticamente o arquivo de extenso .ZIP na pasta UPLOAD que fica no caminho onde o Sistema foi instalado, como exemplo C:\Arquivos de programas\IBGE_SistemaCartorio\Upload. Em seguida aparecer a tela de mensagem a seguir. Clique em <OK>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 22

- Por ltimo o Sistema gravar automaticamente o Recibo de entrega com extenso .PDF na pasta RECIBO que fica no caminho onde o Sistema foi instalado, como exemplo C:\Arquivos de programas\ IBGE_SistemaCartorio\Recibo. Em seguida, o Sistema abrir a tela Recibo de Entrega. Clique no boto <Imprimir> para que sejam impressas duas vias do Recibo de Entrega e entregues junto com o arquivo ao IBGE.

- Aps a impresso do Recibo, feche a tela Recibo de Entrega. Na tela Exportao de Dados Dispositivos de Armazenamento aparecer a quantidade de registros do Cartrio que foram exportados para a pasta UPLOAD.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 23

4.2 INTERNET A tela Exportao de Dados Internet exportar os registros de Casamentos, Nascidos Vivos, bitos e bitos Fetais do perodo desejado que esto gravados no Sistema para um arquivo compactado de extenso .ZIP. O arquivo dever ser enviado ao IBGE pela Pgina do Registro Civil.

Modo de Utilizao: - Selecione o trimestre, o ano e a seleo dos registros (Dados Novos ou Todos). Por ltimo clique no boto <Exportar>.

- O Sistema gravar automaticamente o arquivo de extenso .ZIP na pasta UPLOAD que fica no caminho onde o Sistema foi instalado, como exemplo C:\Arquivos de programas\ IBGE_SistemaCartorio\Upload. Em seguida aparecer a tela de mensagem a seguir. Clique em <OK>.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 24

- Na tela Exportao de Dados - Internet aparecer a quantidade de registros do Cartrio que foram exportados para a pasta UPLOAD.

ATENO !!!

- Por ltimo acesse o link www.registrocivil.ibge.gov.br para enviar o arquivo para o IBGE. Aps o envio do arquivo, a Pgina emitir o recibo de entrega. - necessrio solicitar o login e a senha de acesso Unidade do IBGE mais prxima para enviar o arquivo pela Pgina. 4.3 LAYOUT DO ARQUIVO GERADO PELO SISTEMA O arquivo compactado gerado pelo Sistema ter a extenso . ZIP e nomenclatura conforme descrito abaixo: UF_SISCART_MUNICPIO_DISTRITO_CARTRIO_ANO_TRIMESTRE_DATA_HORA.ZIP Exemplo: 33_SISCART_04201_05_01_2013_1_27052013_171450.zip Esse arquivo compactado possuir os arquivos listados abaixo os quais estaro protegidos por senha. rc_cas.txt rc_nv.txt rc_obt.txt rc_obtf.txt controlesc.sis recibo_sc.pdf
Manual do Usurio do Sistema Cartrio Pg: 25

PARTE 5 RELATRIO DOS REGISTROS DOS QUESTIONRIOS Essa tela permite a gerao de Relatrios dos registros cadastrados no Sistema de acordo com o perodo (Trimestre e Ano), o modelo (Nascidos vivos, Casamentos, bitos ou bitos Fetais) e a seleo de Registros (Todos, Repetidos ou Anulados). Para a seleo do modelo de Nascidos Vivos a seleo de Registro ser (Todos, Repetidos ou Anulados e Adoo)

Observaes: O campo Seleo de Registros permite selecionar as seguintes opes: o Todos : Quando selecionado o modelo de Nascidos Vivos, Casamentos, bitos ou bitos Fetais, o Relatrio exibir todos os registros cadastrados no Sistema de acordo com o perodo escolhido. Repetidos : Quando selecionado o modelo de Nascidos Vivos, Casamentos, bitos ou bitos Fetais, o Relatrio somente exibir os registros que possuem as chaves iguais (uf + municpio + distrito + cartrio + ano + trimestre + livro + n do registro no livro) e o Nmero de seqncia diferentes (0 e 1) de acordo com o perodo escolhido. Anulados : Quando selecionado o modelo de Casamentos, bitos ou bitos Fetais, o Relatrio somente exibir os registros com o valor do dia do registro igual 98 de acordo com o perodo escolhido. Anulados e Adoo : Quando selecionado o modelo de Nascidos Vivos, o Relatrio somente exibir os registros com o valor do dia do registro igual 98 (anulados) e os registros com valor do dia do registro igual 97 (adoo) de acordo com o perodo escolhido.

Modo de Utilizao: Selecione o trimestre, o ano, o modelo, o tipo de registro e clique no boto <Gerar Relatrio>

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 26

PARTE 6 TELA LIMPAR BANCO DE DADOS


Essa tela permite excluir todos os registros que j foram enviados ao IBGE de todos os modelos (nascidos vivos, casamentos, bitos e bitos fetais) dos anos anteriores a Pesquisa atual. importante que os dados antigos sejam excludos do Banco de Dados para que o bom desempenho do Sistema seja mantido.

Modo de Utilizao: Clique no boto <Limpar Banco de Dados>. Ser exibida tela abaixo.

Clique no boto <SIM> para confirmar a excluso dos registros dos anos anteriores.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 27

PARTE 7 BOTES DAS TELAS DO SISTEMA

BOTES

NOMES Confirmar

UTILIZAO Confirma incluso / alterao.

TELAS Cartrio, Livros , Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos Fetais Cartrio, Livros, Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos Fetais, Exportao de Dados Dispositivo de Armazenamento, Exportao de Dados Internet

Limpar

Limpa os dados exibidos na tela.

Sair

Fecha a tela.

Cartrio, Livros, Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos Fetais, Exportao de Dados Dispositivo de Armazenamento, Exportao de Dados Internet Relatrio dos Registros dos Questionrios Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos Fetais

Incluir

Abre a Tela de Incluir.

Alterar

Abre a Tela de Alterar aps a seleo do Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos registro desejado. Fetais Exclui o(s) registro(s) desejado(s). Livros, Casamentos, Nascidos Vivos, bitos bitos Fetais

Excluir

Pesquisar

Pesquisa no Sistema os registros Casamentos, Nascidos Vivos, bitos, bitos desejados de acordo com o Trimestre, o Fetais Ano e o Livro selecionados na tela. Inicia a exportao dos dados do Exportao de Dados Dispositivo de Cartrio do perodo desejado para a Armazenamento, Exportao de Dados pasta UPLOAD. Internet Imprime o Relatrio conforme o Relatrio dos Registros dos Questionrios perodo, o tipo de Modelo e o tipo de Registro selecionados na tela.

Exportar

Gerar Relatrio

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 28

ANEXO I NORMA DE PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DO QUESTIONRIO DE CASAMENTOS

TRIMESTRE ANO LIVRO N REGISTRO LIVRO DIA DO REGISTRO

Selecione o trimestre da pesquisa. Selecione o ano da pesquisa. Selecione o livro. Digite o nmero do registro no livro. Campo numrico de sete posies. Digite o dia do registro do nascimento. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 31 - obedecer as regras de dia relacionados ao ms em uma campo data. Preencher com o cdigo 98 quando se tratar de um registro anulado.

MS DO REGISTRO

Digite o ms de registro do nascimento. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 12 - obedecer aos limites do trimestre anteriormente fornecido.

DATA DO CASAMENTO

Digite a data do casamento. Campo numrico de 8 posies. Obedecer os limites do trimestre anteriormente fornecido.

SEXO-CONJ1 ESTADO CIVIL-CONJ1

Selecione o sexo do Primeiro Cnjuge. Selecione o Estado Civil do Primeiro Cnjuge.

DATA DE NASCIMENTOCONJ1 Digite a Data de Nascimento do Primeiro Cnjuge. UF DE NASCIMENTO-CONJ1

Selecione a Unidade da Federao de Nascimento do Primeiro Cnjuge. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Nascimento do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

MUNICPIO DE NASCIMENTO- Selecione o Municpio de Nascimento do Primeiro Cnjuge. CONJ1

Caso seja desconhecido o Municpio de Nascimento do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

PAS DE NASCIMENTO-CONJ1

Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nascimento do Primeiro Cnjuge. Caso seja desconhecido o Pas de Nascimento do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

UF DE RESIDNCIA-CONJ1

Selecione a Unidade da Federao de Residncia do Primeiro Cnjuge. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Residncia do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 29

MUNICPIO DE RESIDNCIA- Selecione o Municpio de Residncia do Primeiro Cnjuge. CONJ1

Caso seja desconhecido o Municpio de Residncia do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

PAS DE RESIDNCIA-CONJ1

Quando for estrangeiro, selecione o Pas de Residncia do Primeiro Cnjuge. Caso seja desconhecido o Pas de Residncia do Primeiro Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

SEXO-CONJ2 ESTADO CIVIL-CONJ2

Selecione o sexo do Segundo Cnjuge. Selecione o Estado Civil do Segundo Cnjuge.

DATA DE NASCIMENTOCONJ2 Digite a Data de Nascimento do Segundo Cnjuge. UF DE NASCIMENTOCONJ2

Selecione a Unidade da Federao de Nascimento do Segundo Cnjuge. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Nascimento do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

MUNICPIO DE NASCIMENTO Selecione o Municpio de Nascimento do Segundo Cnjuge. CONJ2

Caso seja desconhecido o Municpio de Nascimento do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

PAS DE NASCIMENTOCONJ2

Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nascimento do Segundo Cnjuge. Caso seja desconhecido o Pas de Nascimento do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

UF DE RESIDNCIA-CONJ2

Selecione a Unidade da Federao de Residncia do Segundo Cnjuge. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Residncia do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

MUNICPIO DE RESIDNCIA- Selecione o Municpio de Residncia do Segundo Cnjuge. CONJ2

Caso seja desconhecido o Municpio de Residncia do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

PAS DE RESIDNCIA-CONJ2

Quando for estrangeiro, selecione o Pas de Residncia do Segundo Cnjuge. Caso seja desconhecido o Pas de Residncia do Segundo Cnjuge, ento selecione IGNORADO.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 30

ANEXO II NORMA DE PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DO QUESTIONRIO DE NASCIDOS VIVOS

TRIMESTRE ANO LIVRO N DECLARAO

Selecione o trimestre da pesquisa. Selecione o ano da pesquisa. Selecione o livro. Digite o nmero de declarao do Nascido Vivo. O campo dever ser preenchido da seguinte forma: 30 (prefixo) + 8 dgitos + 1 dgito (verificador) OBS: Caso o nmero seja menor que 8, ento completar com zeros esquerda.

OUTRAS DECLARAES

Se o registro no possuir o nmero de declarao, ento selecionar outras declaraes. Sentena Judicial - Quando o registro de nascimento for feito por deciso judicial. Incluise nesta opo os casos de adoo com registro de nascimento sendo emitido pela primeira vez conforme pargrafo 1 do artigo 102 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Exclui-se, os casos de adoo em que a pessoa foi registrada anteriormente. Adoo - Quando o registro for feito por deciso judicial de Adoo, para casos em que a pessoa j tem o registro de nascimento, conforme pargrafo 1 do artigo 47 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. OBS: Ao selecionar esta opo, ser liberado o preenchimento do questionrio apenas at o campo de N REGISTRO DO LIVRO. O restante no ser preenchido. RANI ou Requerimento Funai Quando o registro for feito a partir do Registro Administrativo de Nascimento Indgena (RANI) ou de requerimento feito por representante da FUNAI Testemunhas - Quando no houver DNV, sentena judicial, requerimento de representante da FUNAI ou RANI, mesmo que tenha outros documentos comprobatrios.

N REGISTRO DO LIVRO DIA DO REGISTRO

Digite o nmero do registro no livro. Campo numrico de sete posies. Digite o dia do registro do nascimento. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 31 - obedecer as regras de dia relacionados ao ms em uma campo data. Preencher com o cdigo 98 quando se tratar de um registro anulado.

MS DO REGISTRO DATA DE NASCIMENTO

Digite o ms de registro do nascimento. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 12 - obedecer aos limites do trimestre anteriormente fornecido. Digite a data do nascimento. Campo numrico de 8 posies. Obedecer os limites do trimestre anteriormente fornecido.

LOCAL DE NASCIMENTO

Selecione o local do nascimento.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 31

UF DE NASCIMENTO

Selecione a Unidade de Federao de Nascimento. Caso seja desconhecida a UF de Nascimento, ento selecione BRASIL.

MUNICPIO DE NASCIMENTO

Selecione o nome do Municpio de Nascimento. Caso seja desconhecido o Municpio de Nascimento, ento selecione IGNORADO.

GEMEO SEXO UF DE NATURALIDADE DO PAI

Selecione o nmero de crianas do nascimento. Selecione o sexo da criana. Selecione a Unidade de Federao de Naturalidade do Pai. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Naturalidade do Pai, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

PAS DE NACIONALIDADE DO Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nacionalidade do Pai. PAI UF ME DE NATURALIDADE

Caso seja desconhecido o Pas de Nacionalidade do Pai, ento selecione IGNORADO.


DA Selecione a Unidade de Federao de Naturalidade da Me.

Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Naturalidade da Me, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

PAS DE NACIONALIDADE DA Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nacionalidade da Me. ME UF DE DOMICLIO DA ME

Caso seja desconhecido o Pas de Nacionalidade da Me, ento selecione IGNORADO. Selecione a Unidade de Federao de Domiclio da Me. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Domiclio da Me, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

MUNICPIO DE DOMICLIO DA Selecione o Municpio de Domiclio da Me. ME

Caso seja desconhecido o Municpio de Domiclio da Me, ento selecione IGNORADO.

PAS DE DOMICLIO DA ME

Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Domiclio da Me. Caso seja desconhecido o Pas de Domiclio da Me, ento selecione IGNORADO.

IDADE DA ME

Digite a idade em anos da me. Quando a idade for ignorada, digitar 99.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 32

ANEXO III NORMA DE PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DO QUESTIONRIO DE BITOS

TRIMESTRE ANO LIVRO N DECLARAO

Selecione o trimestre da pesquisa. Selecione o ano da pesquisa. Selecione o livro. Digite o nmero de declarao do bito. O campo dever ser preenchido da seguinte forma: 8 dgitos + 1 dgito (verificador) OBS: Caso o nmero seja menor que 8, ento completar com zeros esquerda.

OUTRAS DECLARAES

Se o registro no possuir o nmero de declarao, ento selecionar outras declaraes. Testemunhas qualificadas so as testemunhas tratadas no artigo 79 da Lei 6015/73 Sentena Judicial - Quando o registro de bito for feito por deciso judicial. Registro administrativo da Funai Quando o registro for feito a partir do Registro administrativo da FUNAI emitido por autoridade administrativa competente Testemunhas - Quando no houver DO, duas pessoas qualificadas, sentena judicial ou registro administrativo da FUNAI, mesmo que tenha outros documentos comprobatrios, assinaro, com a que fizer a declarao, duas testemunhas que tiverem assistido ao falecimento ou ao funeral e puderem atestar, por conhecimento prprio ou por informao que tiverem colhido, a identidade do cadver.

N REGISTRO DO LIVRO DIA DO REGISTRO

Digite o nmero do registro no livro. Campo numrico de sete posies. Digite o dia do registro do bito. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 31 obedecer as regras de dia relacionados ao ms em uma campo data. Preencher com o cdigo 98 quando se tratar de um registro anulado.

MS DO REGISTRO

Digite o ms de registro do bito. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 12 obedecer aos limites do trimestre anteriormente fornecido.

DATA DE OBITO

Digite a data do bito. Campo numrico de 8 posies. Obedecer os limites do trimestre anteriormente fornecido.

NATUREZA LOCAL UF DE RESIDNCIA

Selecione a natureza do bito. Selecione o local do bito. Selecione a Unidade de Federao de Residncia do falecido. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Residncia, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 33

MUNICIPIO RESIDNCIA PAS DE RESIDNCIA

DE Selecione o Municpio de Residncia do falecido.

Caso seja desconhecido o Municpio de Residncia, ento selecione IGNORADO. Quando for estrangeiro, selecione o Pas de Residncia do falecido. Caso seja desconhecido o Pas de Residncia, ento selecione IGNORADO.

SEXO IDADE TEMPO DE VIDA ESTADO CIVIL UF DE NATURALIDADE

Selecione o sexo do falecido. Digite a idade do falecido. Quando a idade for ignorada, digitar 999. Selecione a unidade de tempo para o campo anterior. Selecione o estado civil do falecido. Selecione a Unidade de Federao de Naturalidade do falecido. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Naturalidade, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

PAS DE NATURALIDADE

Quando for estrangeiro, selecione o Pas de Naturalidade do falecido. Caso seja desconhecido o Pas de Naturalidade, ento selecione IGNORADO.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 34

ANEXO IV NORMA DE PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DO QUESTIONRIO DE BITOS FETAIS

TRIMESTRE ANO LIVRO N DECLARAO

Selecione o trimestre da pesquisa. Selecione o ano da pesquisa. Selecione o livro. Digite o nmero de declarao do bito Fetal. O campo dever ser preenchido da seguinte forma: 8 dgitos + 1 dgito (verificador) OBS: Caso o nmero seja menor que 8, ento completar com zeros esquerda.

OUTRAS DECLARAES

Se o registro no possuir o nmero de declarao, ento selecionar outras declaraes. Testemunhas qualificadas so as testemunhas tratadas no artigo 79 da Lei 6015/73 Sentena Judicial - Quando o registro de bito for feito por deciso judicial. Registro administrativo da Funai Quando o registro for feito a partir do Registro administrativo da FUNAI emitido por autoridade administrativa competente Testemunhas - Quando no houver DO, duas pessoas qualificadas, sentena judicial ou registro administrativo da FUNAI, mesmo que tenha outros documentos comprobatrios, assinaro, com a que fizer a declarao, duas testemunhas que tiverem assistido ao falecimento ou ao funeral e puderem atestar, por conhecimento prprio ou por informao que tiverem colhido, a identidade do cadver.

N REGISTRO DO LIVRO DIA DO REGISTRO

Digite o nmero do registro no livro. Campo numrico de sete posies. Digite o dia do registro do bito fetal. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 31 - obedecer as regras de dia relacionados ao ms em uma campo data. Preencher com o cdigo 98 quando se tratar de um registro anulado.

MS DO REGISTRO

Digite o ms de registro do bito fetal. Campo numrico de duas posies. Cdigos vlidos: 1 a 12 - obedecer aos limites do trimestre anteriormente fornecido.

LOCAL DE NASCIMENTO UF DE NASCIMENTO

Selecione o local do nascimento. Selecione a Unidade da Federao de Nascimento. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Nascimento, ento selecione BRASIL.

MUNICPIO DE NASCIMENTO

Selecione o nome do Municpio de Nascimento. Caso seja desconhecido o Municpio de Nascimento, ento selecione IGNORADO.

GEMEO

Selecione o nmero de crianas do nascimento.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 35

SEXO UF DE NATURALIDADE DO PAI

Selecione o sexo da criana. Selecione a Unidade de Federao de Naturalidade do Pai. Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Naturalidade do Pai, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

PAS DE NACIONALIDADE DO Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nacionalidade do Pai. PAI UF ME DE NATURALIDADE

Caso seja desconhecido o Pas de Nacionalidade do Pai, ento selecione IGNORADO.


DA Selecione a Unidade de Federao de Naturalidade da Me.

Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Naturalidade da Me, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

PAS DE NACIONALIDADE DA Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Nacionalidade da Me. ME UF DE DOMICLIO

Caso seja desconhecido o Pas de Nacionalidade da Me, ento selecione IGNORADO.


DA Selecione a Unidade de Federao de Domiclio da Genitora.

GENITORA

Caso seja desconhecida a Unidade de Federao de Domiclio da Genitora, ento selecione IGNORADA. Selecione ESTRANGEIRO quando for o caso.

MUNICPIO DE DOMICLIO DA Selecione o Municpio de Domiclio da Genitora. GENITORA

Caso seja desconhecido o Municpio de Nascimento da Genitora, ento selecione IGNORADO.

PAS

DE

DOMICLIO

DA Quando for estrangeiro, selecione o nome do Pas de Domiclio da Genitora.

GENITORA IDADE DA ME GESTAO EM SEMANAS

Caso seja desconhecido o Pas de Domiclio da Genitora, ento selecione IGNORADO. Digite a idade em anos da genitora. Quando a idade for ignorada, digitar 99. Selecione a durao da gestao em semanas do bito fetal.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 36

ANEXO V DECLARAO DE NASCIDO VIVO (LEIS)

Conforme LEI N 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. TTULO II - Do Registro de Pessoas Naturais CAPTULO III - Das Penalidades Art. 49. Os oficiais do registro civil remetero Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, dentro dos primeiros oito dias dos meses de janeiro, abril, julho e outubro de cada ano, um mapa dos nascimentos, casamentos e bitos ocorridos no trimestre anterior. 1 A Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica fornecer mapas para a execuo do disposto neste artigo, podendo requisitar aos oficiais do registro que faam as correes que forem necessrias. 2 Os oficiais que, no prazo legal, no remeterem os mapas, incorrero na multa de um a cinco salrios mnimos da regio, que ser cobrada como dvida ativa da Unio, sem prejuzo da ao penal que no caso couber. 3o No mapa de que trata o caput dever ser informado o nmero da identificao da Declarao de Nascido Vivo. (Includo pela Lei n 12.662, de 2012) 4o Os mapas dos nascimentos devero ser remetidos aos rgos pblicos interessados no cruzamento das informaes do registro civil e da Declarao de Nascido Vivo conforme o regulamento, com o objetivo de integrar a informao e promover a busca ativa de nascimentos. (Includo pela Lei n 12.662, de 2012) 5o Os mapas previstos no caput e no 4o devero ser remetidos por meio digital quando o registrador detenha capacidade de transmisso de dados. (Includo pela Lei n 12.662, de 2012).

CAPTULO IV - Do Nascimento Art. 50. Todo nascimento que ocorrer no territrio nacional dever ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residncia dos pais, dentro do prazo de quinze dias, que ser ampliado em at trs meses para os lugares distantes mais de trinta quilmetros da sede do cartrio. (Redao dada pela Lei n 9.053, de 1995)

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 37

ANEXO VI OUTRAS DECLARAES DE NASCIDO VIVO (LEIS) 1 SENTENA JUDICIAL - Quando o registro de nascimento for feito por deciso judicial, EXCETO OS CASOS DE ADOO NOS QUAIS A PESSOA FOI REGISTRADA ANTERIORMENTE. Inclui-se nesta opo os casos de adoo com registro de nascimento sendo emitido pela primeira vez conforme pargrafo 1 do artigo 102 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Conforme LEI N 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. TTULO II - Do Registro de Pessoas Naturais CAPTULO III - Das Penalidades Art. 46. As declaraes de nascimento feitas aps o decurso do prazo legal sero registradas no lugar de residncia do interessado. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 1o O requerimento de registro ser assinado por 2 (duas) testemunhas, sob as penas da lei. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 3o O oficial do Registro Civil, se suspeitar da falsidade da declarao, poder exigir prova suficiente. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 4o Persistindo a suspeita, o oficial encaminhar os autos ao juzo competente. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008).

CAPTULO IV - Do Nascimento Art. 52. So obrigados a fazer declarao de nascimento: (Renumerado do art. 53, pela Lei n 6.216, de 1975). 2 Tratando-se de registro fora do prazo legal o oficial, em caso de dvida, poder requerer ao Juiz as providncias que forem cabveis para esclarecimento do fato

Conforme LEI N 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - DOU DE 16/07/1990 - ECA Art. 102. As medidas de proteo de que trata este Captulo sero acompanhadas da regularizao do registro civil. 1 Verificada a inexistncia de registro anterior, o assento de nascimento da criana ou adolescente ser feito vista dos elementos disponveis, mediante requisio da autoridade judiciria. 2 Os registros e certides necessrios regularizao de que trata este artigo so isentos de multas, custas e emolumentos, gozando de absoluta prioridade.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 38

2 - ADOO - Quando o registro for feito por deciso judicial de Adoo, para casos em que a pessoa j tem o registro de nascimento, conforme pargrafo 1 do artigo 47 da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Conforme LEI N8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - DOU DE 16/07/1990 -ECA Art. 47. O vnculo da adoo constitui-se por sentena judicial, que ser inscrita no registro civil mediante mandado do qual no se fornecer certido. 1 A inscrio consignar o nome dos adotantes como pais, bem como o nome de seus ascendentes. 2 O mandado judicial, que ser arquivado, cancelar o registro original do adotado. 3 A pedido do adotante, o novo registro poder ser lavrado no Cartrio do Registro Civil do Municpio de sua residncia. (Nova redao dada pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) 4 Nenhuma observao sobre a origem do ato poder constar nas certides do registro. (Nova redao dada pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) 5 A sentena conferir ao adotado o nome do adotante e, a pedido de qualquer deles, poder determinar a modificao do prenome. (Nova redao dada pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) 6 Caso a modificao de prenome seja requerida pelo adotante, obrigatria a oitiva do adotando, observado o disposto nos 1 o e 2 o do art. 28 desta Lei. (Nova redao dada pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) 7 A adoo produz seus efeitos a partir do trnsito em julgado da sentena constitutiva, exceto na hiptese prevista no 6 o do art. 42 desta Lei, caso em que ter fora retroativa data do bito. (Includo pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) 8 O processo relativo adoo assim como outros a ele relacionados sero mantidos em arquivo, admitindo-se seu armazenamento em microfilme ou por outros meios, garantida a sua conservao para consulta a qualquer tempo. (Includo pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009). Art. 48. O adotado tem direito de conhecer sua origem biolgica, bem como de obter acesso irrestrito ao processo no qual a medida foi aplicada e seus eventuais incidentes, aps completar 18 (dezoito) anos. (Nova redao dada pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 - DOU de 04/08/2009) Pargrafo nico. O acesso ao processo de adoo poder ser tambm deferido ao adotado menor de 18 (dezoito) anos, a seu pedido, assegurada orientao e assistncia jurdica e psicolgica. (Includo pela Lei n 12.010, de 29/07/2009 DOU de 04/08/2009) Art. 49. A morte dos adotantes no restabelece o ptrio poder dos pais naturais.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 39

3 RANI OU REQUERIMENTO FUNAI - Quando o registro for feito a partir do Registro Administrativo de Nascimento Indgena (RANI) ou de requerimento feito por representante da FUNAI. Conforme LEI N 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. TTULO II - Do Registro de Pessoas Naturais CAPTULO IV - Do Nascimento Art. 50. Todo nascimento que ocorrer no territrio nacional dever ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residncia dos pais, dentro do prazo de quinze dias, que ser ampliado em at trs meses para os lugares distantes mais de trinta quilmetros da sede do cartrio. (Redao dada pela Lei n 9.053, de 1995) 1 Quando for diverso o lugar da residncia dos pais, observar-se- a ordem contida nos itens 1 e 2 do art. 52. (Includo pela Lei n 9.053, de 1995) 2 Os ndios, enquanto no integrados, no esto obrigados a inscrio do nascimento. Este poder ser feito em livro prprio do rgo federal de assistncia aos ndios. (Renumerado do 1, pela Lei n 9.053, de 1995)

Conforme LEI N 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispe sobre o Estatuto do ndio. TTULO II CAPTULO III - Do Registro Civil Art.12 Os nascimentos e bitos, e os casamentos civis dos ndios no integrados, sero registrados de acordo com a legislao comum, atendidas as peculiaridades de sua condio quanto qualificao do nome, prenome e filiao. Pargrafo nico. O registro civil ser feito a pedido do interessado ou da autoridade administrativa competente. Art.13 Haver livros prprios, no rgo competente de assistncia, para o registro administrativo de nascimentos e bitos dos ndios, da cessao de sua incapacidade e dos casamentos contrados segundo os costumes tribais. Pargrafo nico. O registro administrativo constituir, quanto couber, documento hbil para proceder ao registro civil do alto correspondente, admitido, na falta deste, como meio subsidirio de prova. Resoluo do CNJ/CNMP O plenrio do Conselho Nacional de Justia (CNJ) aprovou, na 144 sesso plenria, resoluo conjunta com o Conselho Nacional do Ministrio Pblico (CNMP) para regulamentar o registro de nascimento de indgenas. A norma estabelece que o registro de nascimento de indgena no Registro Civil de Pessoas Naturais seja facultativo e prev que sejam includas, no registro de nascimento, informaes relativas sua origem indgena, caso haja interesse. Em caso de dvida sobre a autenticidade das informaes prestadas ou suspeita de duplicidade do registro, o oficial poder exigir a presena de representante da Funai e a apresentao de certido negativa de registro de nascimento das serventias de registro com atribuio para os territrios em que nasceu o indgena, onde est situada sua aldeia de origem e onde o indgena esteja sendo atendido pelo servio de sade. Persistindo a dvida, o registrador deve submeter o caso ao juzo competente para fiscalizao dos atos notariais e registrais.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 40

O registro tardio do indgena poder ser feito de trs formas: com a apresentao do Registro Administrativo de Nascimento do Indgena (Rani), por meio de requerimento e apresentao de dados feitos por representante da Funai e, no lugar de residncia do indgena, de acordo com o artigo 46 da Lei 6.015/73. O oficial dever comunicar imediatamente Funai os registros de nascimento do indgena.

4 TESTEMUNHAS - Quando no houver DNV, sentena judicial, requerimento de representante da FUNAI ou RANI, mesmo que tenha outros documentos comprobatrios. Conforme LEI N 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. TTULO II - Do Registro de Pessoas Naturais CAPTULO III - Das Penalidades Art. 46. As declaraes de nascimento feitas aps o decurso do prazo legal sero registradas no lugar de residncia do interessado. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 1o O requerimento de registro ser assinado por 2 (duas) testemunhas, sob as penas da lei. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 3o O oficial do Registro Civil, se suspeitar da falsidade da declarao, poder exigir prova suficiente. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). 4o Persistindo a suspeita, o oficial encaminhar os autos ao juzo competente. (Redao dada pela Lei n 11.790, de 2008). CAPTULO IV - Do Nascimento Art. 52. So obrigados a fazer declarao de nascimento: (Renumerado do art. 53, pela Lei n 6.216, de 1975). 1 Quando o oficial tiver motivo para duvidar da declarao, poder ir casa do recm-nascido verificar a sua existncia, ou exigir a atestao do mdico ou parteira que tiver assistido o parto, ou o testemunho de duas pessoas que no forem os pais e tiverem visto o recm-nascido.

ANEXO VII - DECLARAO DE BITO E OUTRAS DECLARAES DE BITO (LEIS) Conforme LEI N 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973. CAPTULO IX - Do bito Art. 77 - Nenhum sepultamento ser feito sem certido, do oficial de registro do lugar do falecimento, extrada aps a lavratura do assento de bito, em vista do atestado de mdico, se houver no lugar, ou em caso contrrio, de duas pessoas qualificadas que tiverem presenciado ou verificado a morte. (Renumerado do art. 78 com nova redao, pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 78. Na impossibilidade de ser feito o registro dentro de 24 (vinte e quatro) horas do falecimento, pela distncia ou qualquer outro motivo relevante, o assento ser lavrado depois, com a maior urgncia, e dentro dos prazos fixados no artigo 50. (Renumerado do art. 79 pela Lei n 6.216, de 1975).

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 41

Art. 79. So obrigados a fazer declarao de bitos: (Renumerado do art. 80 pela Lei n 6.216, de 1975). 1) o chefe de famlia, a respeito de sua mulher, filhos, hspedes, agregados e fmulos; 2) a viva, a respeito de seu marido, e de cada uma das pessoas indicadas no nmero antecedente; 3) o filho, a respeito do pai ou da me; o irmo, a respeito dos irmos e demais pessoas de casa, indicadas no n 1; o parente mais prximo maior e presente; 4) o administrador, diretor ou gerente de qualquer estabelecimento pblico ou particular, a respeito dos que nele faleceram, salvo se estiver presente algum parente em grau acima indicado; 5) na falta de pessoa competente, nos termos dos nmeros anteriores, a que tiver assistido aos ltimos momentos do finado, o mdico, o sacerdote ou vizinho que do falecimento tiver notcia; 6) a autoridade policial, a respeito de pessoas encontradas mortas. Pargrafo nico. A declarao poder ser feita por meio de preposto, autorizando-o o declarante em escrito, de que constem os elementos necessrios ao assento de bito. Art. 82. O assento dever ser assinado pela pessoa que fizer a comunicao ou por algum a seu rogo, se no souber ou no puder assinar. (Renumerado do art. 83 pela, Lei n 6.216, de 1975). Art. 83. Quando o assento for posterior ao enterro, faltando atestado de mdico ou de duas pessoas qualificadas, assinaro, com a que fizer a declarao, duas testemunhas que tiverem assistido ao falecimento ou ao funeral e puderem atestar, por conhecimento prprio ou por informao que tiverem colhido, a identidade do cadver. (Renumerado do art. 84 pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 84. Os assentos de bitos de pessoas falecidas a bordo de navio brasileiro sero lavrados de acordo com as regras estabelecidas para os nascimentos, no que lhes for aplicvel, com as referncias constantes do artigo 80, salvo se o enterro for no porto, onde ser tomado o assento. (Renumerado do art. 85 Lei n 6.216, de 1975). Art. 85. Os bitos, verificados em campanha, sero registrados em livro prprio, para esse fim designado, nas formaes sanitrias e corpos de tropas, pelos oficiais da corporao militar correspondente, autenticado cada assento com a rubrica do respectivo mdico chefe, ficando a cargo da unidade que proceder ao sepultamento o registro, nas condies especificadas, dos bitos que se derem no prprio local de combate. (Renumerado do art. 86, pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 86. Os bitos a que se refere o artigo anterior, sero publicados em boletim da corporao e registrados no registro civil, mediante relaes autenticadas, remetidas ao Ministrio da Justia, contendo os nomes dos mortos, idade, naturalidade, estado civil, designao dos corpos a que pertenciam, lugar da residncia ou de mobilizao, dia, ms, ano e lugar do falecimento e do sepultamento para, vista dessas relaes, se fazerem os assentamentos de conformidade com o que a respeito est disposto no artigo 66. (Renumerado do art. 87 pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 87. O assentamento de bito ocorrido em hospital, priso ou outro qualquer estabelecimento pblico ser feito, em falta de declarao de parentes, segundo a da respectiva administrao, observadas as disposies dos artigos 80 a 83; e o relativo a pessoa encontrada acidental ou violentamente morta, segundo a comunicao, ex oficio, das autoridades policiais, s quais incumbe faz-la logo que tenham conhecimento do fato. (Renumerado do art. 88, pela Lei n 6.216, de 1975). Art. 88. Podero os Juzes togados admitir justificao para o assento de bito de pessoas desaparecidas em naufrgio, inundao, incndio, terremoto ou qualquer outra catstrofe, quando estiver provada a sua presena no local do desastre e no for possvel encontrar-se o cadver para exame. (Renumerado do art. 89 pela Lei n 6.216, de 1975). Pargrafo nico. Ser tambm admitida a justificao no caso de desaparecimento em campanha, provados a impossibilidade de ter sido feito o registro nos termos do artigo 85 e os fatos que convenam da ocorrncia do bito.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 42

Conforme LEI N 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispe sobre o Estatuto do ndio. TTULO II CAPTULO III - Do Registro Civil Art.12 Os nascimentos e bitos, e os casamentos civis dos ndios no integrados, sero registrados de acordo com a legislao comum, atendidas as peculiaridades de sua condio quanto qualificao do nome, prenome e filiao. Pargrafo nico. O registro civil ser feito a pedido do interessado ou da autoridade administrativa competente. Art.13 Haver livros prprios, no rgo competente de assistncia, para o registro administrativo de nascimentos e bitos dos ndios, da cessao de sua incapacidade e dos casamentos contrados segundo os costumes tribais. Pargrafo nico. O registro administrativo constituir, quanto couber, documento hbil para proceder ao registro civil do alto correspondente, admitido, na falta deste, como meio subsidirio de prova.

Manual do Usurio do Sistema Cartrio

Pg: 43

S-ar putea să vă placă și