Sunteți pe pagina 1din 11

13/08/2012

SISTEMA DE CONCESSO DE DIRIAS E PASSAGENS

LEI 8.027/1990 NORMAS DE CONDUTA DO SERVIDOR PBLICO Art. 2 So deveres dos servidores pblicos civis: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies legais e regulamentares inerentes ao cargo ou funo; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; VII - guardar sigilo sobre assuntos da repartio, desde que envolvam questes relativas segurana pblica e da sociedade; XI - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder.

SCDP
LEGISLAO
Extrado da Oficina n 33: Sistema de Concesso de Dirias e Passagens SCDP Mdulo: Legislao da IX Semana de Administrao Oramentria, Financeira e de Contrataes Pblicas.

SERVIO ADMINISTRATIVO -SEAD

OBRIGATORIEDADE DO SCDP Decreto 5.992/2006, Art. 12-A Art. 12-A. O Sistema de Concesso de Dirias e Passagens SCDP do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto de utilizao obrigatria pelos rgos da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional. (Includo pelo Decreto n 6.258, de 2007)

CERTIFICAO DIGITAL/ TOKEN


Dec. 3.996/2001, Arts. 1, 2, 1 Art. 2o Somente mediante prvia autorizao do Comit Executivo do Governo Eletrnico, os rgos e as entidades da Administrao Pblica Federal podero prestar ou contratar servios de certificao digital. 1o Os servios de certificao digital a serem prestados, credenciados ou contratados pelos rgos e entidades integrantes da Administrao Pblica Federal devero ser providos no mbito da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileiras ICP Brasil.

Pargrafo nico. Todos os rgos da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional devero estar adaptados ao disposto no caput at 31 de dezembro de 2008.(Includo pelo Decreto n 6.258, de 2007).

MP 2.200-2/2001, Art. 1 Art. 1o Fica instituda a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira ICP - Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurdica de documentos em forma eletrnica, das aplicaes de suporte e das aplicaes habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realizao de transaes eletrnicas seguras.

13/08/2012

SOLICITANTE
Consulta CGN/DLSG/SLTI/MP, 01/04/2010 O SOLICITANTE" DEVE SER PESSOA COM A COMPETNCIA INTITUDA PELO CARGO/FUNO DENTRO DOS LIMITES ESTABELECIDOS NO REGIMENTO INTERNO DO RGO/ENTIDADE. PORTANTO, ENTENDEMOS QUE UM FUNCIONRIO DE UMA PRESTADORA DE SERVIOS NO SE ENQUADRARIA NA POSSIBILIDADE ORA QUESTIONADA.

COLABORADOR EVENTUAL
Despacho 17 de abril de 2008 SRH/MP O colaborador eventual, como a prpria denominao indica, o particular dotado de capacidade tcnica especfica, que recebe a incumbncia da execuo de determinada atividade sob a permanente fiscalizao do delegante, sem qualquer carter empregatcio (servidor/empregado pblico); Dec. 5.992/2006, Art. 10, NR 7.613/2011 Art. 10. As despesas de alimentao e pousada de colaboradores eventuais (...), sero indenizadas mediante a concesso de dirias correndo conta do rgo interessado, imputando-se a despesa dotao consignada sob a classificao de servios. 1 O dirigente do rgo concedente da diria estabelecer o nvel de equivalncia da atividade a ser cumprida pelo colaborador eventual com a tabela de dirias, ressalvado o disposto no 3o do art. 3o-B.

COLABORADOR EVENTUAL/TERCEIRIZADOS
IN N 2/2008 - SLTI/MP Art. 10. vedado Administrao ou aos seus servidores praticar atos de ingerncia na administrao da contratada, tais como: IV - considerar os trabalhadores da contratada como colaboradores eventuais do prprio rgo ou entidade responsvel pela contratao, especialmente para efeito de concesso de dirias e passagens. Acrdo TCU 3501/2008 2 Cmara (Terceirizados) 1.6.1.13 abstenha-se, por falta de amparo legal, de conceder dirias a pessoal terceirizado, avaliando pertinncia de se promover aditamento ao contrato no qual estejam includos os motoristas, de modo a inserir clusula que preveja o pagamento de dirias a essa categoria, quando em viagem a servio;

DIRIAS

13/08/2012

DIRIAS Lei 8.112/1990, Art. 58 Art. 58. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinria com pousada, alimentao e locomoo urbana, conforme dispuser em regulamento. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) 1o A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas extraordinrias cobertas por dirias. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

CONCESSO DE DIRIAS
Dec. 5.992/2006, Arts. 1 e 2 Art. 1o O servidor civil da administrao federal direta, autrquica e fundacional que se deslocar a servio, da localidade onde tem exerccio para outro ponto do territrio nacional, ou para o exterior, far jus percepo de dirias segundo as disposies deste Decreto. 1o Os valores das dirias no Pas so os constantes do Anexo a este Decreto. 3o O disposto neste artigo no se aplica: I - aos casos em que o deslocamento da sede constitua exigncia permanente do cargo ou ocorra dentro da mesma regio metropolitana; e Art. 2o As dirias sero concedidas por dia de afastamento da sede do servio, destinando-se a indenizar o servidor por despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana.

CONCESSO DE DIRIAS
Dec. 5.992/2006, Art. 5, 1 1o As dirias, inclusive as que se referem ao seu prprio afastamento, sero concedidas pelo dirigente do rgo ou entidade a quem estiver subordinado o servidor, ou a quem for delegada tal competncia. Dec. 7.446/2011, Art. 3 Art. 3 A concesso de dirias, passagens e locomoo aos servidores da administrao direta e indireta dever ser autorizada pelo respectivo Ministro de Estado. 1o A concesso referida no caput poder ser delegada ao Secretrio-Executivo, ou autoridade equivalente. 2 Poder haver subdelegao unicamente aos dirigentes mximos: I - das unidades diretamente subordinadas aos Ministros de Estado; II - das entidades vinculadas; e III - das unidades regionais.

MEIA DIRIA
Dec. 5.992/2006, Art. 2, 1, Inciso I Art. 2o As dirias sero concedidas por dia de afastamento da sede do servio, destinando-se a indenizar o servidor por despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana. 1o O servidor far jus somente metade do valor da diria nos seguintes casos: I - nos deslocamentos dentro do territrio nacional: a) quando o afastamento no exigir pernoite fora da sede; b) no dia do retorno sede de servio; c) quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas de pousada; d) quando o servidor ficar hospedado em imvel pertencente Unio ou que esteja sob administrao do Governo brasileiro ou de suas entidades; ou e) quando designado para compor equipe de apoio s viagens do Presidente ou do Vice-Presidente da Repblica; VALOR DAS DIRIAS: Nacionais: Dec. 5.992/2006, Anexo I

13/08/2012

DESCONTOS Lei 8.460/1992, Art. 22, 8 (Auxilio alimentao) 8 As dirias sofrero desconto correspondente ao auxlioalimentao a que fizer jus o servidor, exceto aquelas eventualmente pagas em finais de semana e feriados, observada a proporcionalidade prevista no 6." (Includo pela Lei n 9.527, de 1997) MP 2.165-3/2001, Art. 5, 2 (Auxilio transporte) 2o As dirias sofrero desconto correspondente ao AuxlioTransporte a que fizer jus o militar, o servidor ou empregado, exceto aquelas eventualmente pagas em finais de semana e feriados, observada a proporcionalidade prevista no 1.

DIRIAS DE FUNO DE CONFIANA Dec. 5.992/2006, Art. 2-A Art 2o-A. O servidor ocupante de cargo efetivo da administrao pblica federal investido em cargo comissionado ou em funo de confiana poder optar entre perceber diria no valor fixado para o cargo efetivo ou no valor aplicvel para o cargo comissionado ou funo de confiana que ocupe. (Includo pelo Decreto n 6.907, de 2009).

PAGAMENTO DE MEIA DIRIA E NO PAGAMENTO


Nota Tcnica N 167/2009/COGES/DENOP/SRH/MP Diante de todo o exposto, esta Coordenao-Geral de Elaborao, Sistematizao e Aplicao das Normas entende que: a) o pagamento da metade do valor da diria somente se legitima quando a Administrao efetuar o custeio de apenas parte das despesas extraordinrias;e b) se as despesas com pousada, alimentao e locomoo urbana forem integralmente suportadas pela Administrao no se justifica o pagamento de meia-diria ao servidor, haja vista a inexistncia de prejuzo a ser compensado por essa espcie indenizatria. Acrdo TCU 5894/2009 2 Cmara (Diria da cidade do pernoite) 1.5.1.4. Promova o pagamento de dirias correspondente cidade de pernoite do beneficirio e no a cidade de destino, bem como promova a restituio dos valores efetuados a maior para o servidor (...);

NO FAZ JUS A DIRIA


Lei 8.112/1990, Art. 58, 2 e 3 () 2o Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias. 3o Tambm no far jus a dirias o servidor que se deslocar dentro da mesma regio metropolitana, aglomerao urbana ou microrregio, constitudas por municpios limtrofes e regularmente institudas, ou em reas de controle integrado mantidas com pases limtrofes, cuja jurisdio e competncia dos rgos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipteses em que as dirias pagas sero sempre as fixadas para os afastamentos dentro do territrio nacional. Dec. 5.992/2006, Art. 1, 3 3o O disposto neste artigo no se aplica: I - aos casos em que o deslocamento da sede constitua exigncia permanente do cargo ou ocorra dentro da mesma regio metropolitana; e II - aos servidores nomeados ou designados para servir no exterior.

13/08/2012

PERNOITE FORA DA SEDE


Despacho SRH, Regio Metropolitana, 14/5/2008 Em suma, se o afastamento do servidor implicar em pernoite fora da sede, no importando para qual cidade, distrito, povoado ou comarca ele tenha sido deslocado, h que se proceder ao pagamento de uma diria no valor integral (regra geral art. 58 da Lei n 8.112, de 1990), desde que o pernoite ocorra efetivamente em localidade distinta da sede do servidor. Em havendo deslocamento dentro do mesmo municpio no h falar de pagamento de diria, mas o ressarcimento das despesas realizadas via ordem bancria (SIAFI). Despacho 04500.0145812008-42 SRH/MP Portanto, pode-se asseverar que o servidor lotado e em exerccio em um municpio quando deslocado para a localidade onde possui residncia far jus percepo de dirias, tendo em vista no haver no ordenamento jurdico vigente bice legal para tanto. Todavia, sugerimos que esta prtica no seja recorrente, uma vez que poder ferir o princpio da razoabilidade e da moralidade, principalmente se a habitualidade se revestir numa complementao salarial, situao que distorcer a finalidade da indenizao.

PASSAGENS AREAS

PASSAGENS AREAS
Dec. 71.733/1973, Art. 27 () Art. 27. A passagem area, destinada ao militar, e ao servidor pblico civil e aos seus dependentes ser adquirida pelo rgo competente, observadas as seguintes categorias: (Redao dada pelo Dec. n 3.643, de 26.10.2000) III -classe econmica: (Redao dada pelo Dec. n 3.643, de 26.10.2000) a) demais militares e servidores pblicos no abrangidos nos incisos I e II deste artigo e seus dependentes; e (Redao dada pelo Dec. n 3.643, de 26.10.2000) b) acompanhante de que trata o art. 29, 1, alnea "a", da Lei n 5.809, de 10 de outubro de 1972, do servidor pblico civil ou do militar designado para misso permanente ou transitria, com mudana de sede, por perodo superior a seis meses. (Redao dada pelo Dec. n 3.643, de 26.10.2000)

PRAZO PARA EMISSO DE PASSAGENS AREAS Port. 505/2009, Arts. 1, I - 1, e 3 - MP Art. 1 Os rgos e entidades da Administrao Pblica federal direta, autrquica e fundacional, para racionalizao de gastos com a emisso de bilhetes de passagens areas para viagens a servio, devero observar os seguintes procedimentos: I - a solicitao da proposta de viagem, com passagem area, deve ser realizada com antecedncia mnima de 10 (dez) dias; Art. 3 Todas as viagens no mbito de cada rgo e ou entidade devem ser registradas no SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem nus ou com nus limitado.

13/08/2012

EMISSO DE BILHETES
Port. 505/2009, Art. 1, Inciso II - MP) II - devem ser atribudas a servidor formalmente designado, no mbito de cada unidade administrativa, de acordo com o disposto no regulamento de cada rgo e entidade, as seguintes etapas no processo de emisso de bilhetes de passagens areas para viagens a servio: a)a verificao da cotao de preos das agncias contratadas, comparando-os com os praticados no mercado; b)a indicao da reserva; e c)a solicitao e a autorizao para emisso de bilhetes de passagens. Portaria 505/2009, Art. 1, Inciso III, Alnea a -MP III - a autorizao da emisso do bilhete dever ser realizada considerando o horrio e o perodo da participao do servidor no evento, o tempo de traslado, e a otimizao do trabalho, visando garantir condio laborativa produtiva, preferencialmente utilizando os seguintes parmetros: a) a escolha do vo deve recair prioritariamente em percursos de menor durao, evitando-se, sempre que possvel, trechos com escalas e conexes; b) o embarque e o desembarque devem estar compreendidos no perodo entre sete e vinte e uma horas, salvo a inexistncia de vos que atendam a estes horrios; c) em viagens nacionais, deve-se priorizar o horrio do desembarque que anteceda em no mnimo trs horas o incio previsto dos trabalhos, evento ou misso; e

EMISSO DE BILHETES

Portaria 505/2009, Art. 1, Inciso IV MP IV - a emisso do bilhete de passagem area deve ser ao menor preo, prevalecendo, sempre que possvel, a tarifa em classe econmica, observado o disposto no inciso anterior e alneas, e no art. 27 do Decreto n 71.733, de 18 de janeiro de 1973; Despacho 04500.001569/2006-14 SRH /MP (Passagem de retorno a sede) o clculo para pagamento das dirias dos servidores devem incluir o dia de encerramento de sua viagem, que o dia em que ocorreu a chegada na sede e no o dia em que a viagem de retorno teve incio, devendo ser observadas as disposies de pagamento da meia diria, sendo tal entendimento corroborado por esta Coordenao-Geral.

ADICIONAL DE EMBARQUE E DESEMBARQUE


Dec. 5.992/2006, Art. 8 Art. 8o Ser concedido adicional no valor fixado no Anexo II a este Decreto, por localidade de destino, nos deslocamentos dentro do territrio nacional, destinado a cobrir despesas de deslocamento at o local de embarque e do desembarque at o local de trabalho ou de hospedagem e vice-versa. (Redao dada pelo Decreto n 6.907, de 2009). Despacho 04300.006816/2006-17 - SRH/MP (Adicional de embarque e desembarque) (...), passou a ser devido 1 (um) adicional de deslocamento por localidade de destino, quando das viagens realizadas dentro do territrio nacional. Acrdo TCU 1466/2005 Segunda Cmara (Adicional de embarque e desembarque) 1.4. Abstenha-se de pagar adicional de deslocamento aos locais de embarque e desembarque aos servidores que utilizem veculo oficial para tais deslocamentos; Despacho 04500.000603/2007-14 SRH/MP (Adicional de embarque e desembarque) Entretanto, se a utilizao de veculo oficial for para atender parte do deslocamento previsto pelo art. 8 do Decreto n 5.992/2006 no seria plausvel a subtrao do respectivo adicional, uma vez que ainda existir despesa nos demais deslocamentos que so cobertas pelo mesmo.

PRORROGAO E/OU MUDANA NO PERCURSO Dec. 5.992/2006, Art. 5, 3 e 4 3o Quando o afastamento se estender por tempo superior ao previsto, o servidor far jus, ainda, s dirias correspondentes ao perodo prorrogado, desde que autorizada sua prorrogao. 4o Sero de inteira responsabilidade do servidor eventuais alteraes de percurso ou de datas e horrios de deslocamento, quando no autorizados ou determinados pela administrao.

13/08/2012

AUTORIZAO DAS VIAGENS


Port. 54/2011, MP, Art. 4 Art. 4 A concesso de dirias, passagens e locomoo poder ser autorizada por escrito pelas autoridades previstas no art. 3 e no art. 4 do Decreto n 7.446, de 2011. 4 A autorizao eletrnica da concesso de que trata este artigo poder ser realizada por servidor formalmente designado pela autoridade competente. 5 Cabe ao servidor responsvel pela autorizao eletrnica o controle da insero dos dados no Sistema de Concesso de Dirias e Passagens -SCDP, de modo que o processo virtual reflita fielmente a autorizao por escrito, inclusive no que concerne ao nmero de participantes do evento, programa, projeto ou ao policial. 6 O disposto no 5 no exime de responsabilidade os demais agentes envolvidos nos processos fsicos e virtuais de concesso de dirias, passagens e locomoo. Port. 54/2011, MP, Art. 5

SITUAES A SE EVITAR

AUTORIZAR VIAGENS FORA DO PRAZO Port. 505/2009, Art. 1, 1 e 2 - MP 1 Em carter excepcional, a autoridade mxima dos rgos e entidades a que se refere o caput poder autorizar viagem em prazo inferior ao estabelecido no inciso I deste artigo, desde que devidamente formalizada a justificativa que comprove a inviabilidade do seu efetivo cumprimento. 2 A autorizao de que trata o 1 deste artigo pode ser objeto de delegao e subdelegao. Acrdo TCU 2789/2009 - Plenrio 7.9) programe as viagens de seus servidores com antecedncia mnima de dez dias, e que apenas excepcionalmente as autorize em prazo inferior a esse perodo, desde que devidamente justificado, nos termos da Portaria MPOG 98/2003;

AUTORIZAR VIAGENS COM PRESTAO PENDENTE Port. 505/2009, Art. 4, 2 - MP () 2 A autorizao de nova viagem sem prestao de contas da anteriormente realizada, de competncia e responsabilidade da autoridade mencionada no 1 do art. 1 desta Portaria. Acrdo TCU 2797/2010 Segunda Cmara 9.5.1. se abstenha de autorizar viagem a servidor/colaborador com prestao de contas no aprovada por ausncia de apresentao dos canhotos dos cartes de embarque, ou na ausncia desses, declarao da empresa area de que o servidor efetivamente viajou nos perodos previstos;

13/08/2012

PAGAMENTO DEPOIS DO INICIO DA VIAGEM Acrdo TCU 1151/2007 Plenrio 9.2.1.6. Abstenha-se de assinar as propostas e concesses de dirias em data posterior do incio do deslocamento, tendo em vista a preservao das garantias do servidor; 9.2.1.7. Evite pagar dirias em data posterior realizao da viagem, consoante ao disposto no art. 5 Decreto n. 5.992/2006,justificando adequadamente no processo, entre as situaes previstas no normativo, caso o pagamento seja feito no decorrer ou aps a viagem;

INICIO EM SEXTASSEXTAS-FEIRAS OU QUE INCLUAM FIM DE SEMANA Dec. 5.992/2006, Art. 5, 2 () 2o As propostas de concesso de dirias, quando o afastamento iniciar-se em sextas-feiras, bem como os que incluam sbados, domingos e feriados, sero expressamente justificadas, configurando, a autorizao do pagamento pelo ordenador de despesas, a aceitao da justificativa.

VIAGENS SEM DIRIAS


Despacho 04500.005629/2006-60 SRH /MP Nesse sentido, considerando que o entendimento que prevalece o de que o servidor no pode dispensar o recebimento de dirias por absoluta falta de amparo legal, informa-se quanto ao sobrestamento dos Despachos emitidos pela ento COGLE/SRH, datados de 27.01.2003 e 26.05.2003, para que seja adotado o entendimento ora apresentado. Acrdo TCU 569/2002 - Plenrio No existe na legislao que rege a matria qualquer base para a dispensa de dirias pelo servidor, existindo to somente a possibilidade de pagamento de meia diria em situaes bastante especficas. A dispensa de dirias pelo servidor contribui, em nosso ver, para suspeitas, como as explicitadas neste relatrio, de que as viagens efetuadas no se realizaram em objeto de servio.

RESPONSABILIDADE SOLIDRIA Dec. 5.992/2006, Art. 11 Art. 11. Respondero solidariamente pelos atos praticados em desacordo com o disposto neste Decreto a autoridade proponente, a autoridade concedente, o ordenador de despesas e o servidor que houver recebido as dirias.

13/08/2012

DOCUMENTAO PARA PCDPS Acrdo TCU 5894/2009 2 Cmara 1.5.1.3. Inclua nos processos de concesso de dirias, como boa praxe administrativa e para reforar a evidncia do cumprimento do ACRDO 507/2004 - Plenrio - TCU, quaisquer documentos que possam vir a comprovar o deslocamento do servidor, tais como: convites, programaes, certificados ou folders; Acrdo TCU 3495/2008 2 Cmara 1.7.1.5 instrua os processos de concesso de dirias e passagens com documentos que comprovem a efetiva realizao das atividades, a exemplo de carto de embarque, relatrio de viagem, certificado ou atestado de participao;

COMPROVAO DAS ATIVIDADES PRINCIPIO DA FINALIDADE Acrdo TCU 1151/2007 9.2.1.3. Faa constar dos processos de viagens elementos que comprovem a correlao entre a participao do beneficirio nos eventos e as atividades por ele desenvolvidas no rgo, demonstrando a relevncia de tal participao e os benefcios efetivos ou potenciais que possam reverter ao MDIC;

PAGAMENTO DE DIRIAS
Dec. 200/1967, Art. 74, 2 2 O pagamento de despesa, obedecidas as normas que regem a execuo oramentria (lei n 4.320, de 17 de maro de 1964), far-se- mediante ordem bancria ou cheque nominativo, contabilizado pelo rgo competente e obrigatriamente assinado pelo ordenador da despesa e pelo encarregado do setor financeiro. Dec. 825/1993, Art. 22, Inciso II Art. 22. vedado s unidades gestoras: II -o pagamento de dirias, para viagens no Pas, com antecedncia superior a cinco dias, da data prevista para incio da viagem e de mais de quinze dirias de uma s vez;

PRESTAO DE CONTAS

13/08/2012

PRESTAO DE CONTAS
Constituio Federal 1988, Art. 70, Pargrafo nico Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Port. 505/2009, Art. 4 Art. 4 Para a prestao de contas, o servidor dever apresentar, no prazo mximo de cinco dias, contados do retorno da viagem, original ou segunda via dos canhotos dos cartes de embarque, ou recibo do passageiro obtido quando da realizao do check in via internet, ou declarao fornecida pela empresa de transporte.

PRESTAO DE CONTAS
Acrdo TCU 1287/2010 1 Cmara d) anexe aos processos de concesso de dirias os bilhetes de passagens terrestres e/ou os canhotos de embarque dos traslados areos realizados, bem assim cpias dos relatrios de viagem, certificados/atesto de participao em treinamentos ou cursos, palestras, etc., de modo a comprovar a efetividade e eficcia da viagem, exigindo, em caso contrrio, a devoluo do valor recebido a ttulo de dirias e passagens; Acrdo TCU 6078/2009 2 Cmara 1.5.1.3. Faa com que os servidores anexem s suas propostas de concesso de dirias os cartes de embarque ou comprovante de que a viagem se realizou nas datas indicadas pelos PCDs e, se no houver comprovao da viagem, que providencie a restituio do valor das passagens e das dirias;

PRESTAO DE CONTAS
Acrdo TCU 2789/2009 - Plenrio 9.6.8. Faa constar dos processos de prestao de contas de viagens os correspondentes cartes de embarque, que devem ser apresentados no prazo mximo de cinco dias, contado do retorno da viagem, conforme disciplinado no art. 3, da Portaria MPOG 98/2003, ou, quando for o caso, registre no sistema eletrnico o nmero da solicitao de viagem complementar na qual o carto de embarque encontra-se inserido; 9.6.12. Nos casos de viagens realizadas para fins de participao em congressos, seminrios, cursos e outros afins, inclua no Sistema de Concesso de Dirias e Passagens-SCDP anexos contendo cpias de certificados, listas de presena, relatrios ou outros documentos que comprovem a efetiva participao do servidor no evento; Acrdo TCU 2797/2010 Segunda Cmara 9.5.1. Se abstenha de autorizar viagem a servidor/colaborador com prestao de contas no aprovada por ausncia de apresentao dos canhotos dos cartes de embarque, ou na ausncia desses, declarao da empresa area de que o servidor efetivamente viajou nos perodos previstos;

TRANSPARNCIA E PUBLICIDADE DOS ATOS Port. 140/2006 CGU/MP, Arts. 2 e 15, 1 Art. 2 Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal devero manter em seus respectivos stios eletrnicos na rede mundial de computadores pgina denominada Transparncia Pblica, tendo por contedo mnimo as informaes previstas nesta Portaria. Art. 15, 1 As informaes de que trata este artigo, referentes aos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, ficam condicionadas implantao do Sistema de Concesso de Dirias e Passagens SCDP, de onde devero ser extradas. Dec. 5.992/2006, Art. 6 () Art. 6o Os atos de concesso de dirias sero publicados no boletim interno ou de pessoal do rgo ou entidade concedente.

10

13/08/2012

OBRIGADO.

11

S-ar putea să vă placă și