Sunteți pe pagina 1din 3

Orunmil e If Escrito pelo Administrador do site http://www.oluwo.

org/es/orunmila-e-ifa Orunmil e If Gnese Yorub Antes de tudo existir, at mesmo o universo, tnhamos somente Olorun(Senhor absoluto do cu), segundo o Itan OLORUN(tomo Original) explode de tanta sabedoria(big bang), apartir deste momento Olorun passar a ser conhecido como OLODUMARE(o senhor que agrega tudo dentro de si e doqual tudo agregado), conceito yorub do universo ou do criador de todo o universo(DEUS). Por incrvel que parea o povo Yorub entre tantas civilizaes antigas, como os Egpcios, Incas, Maias, Astecas, Romanos, Gregos, rabes e Judeus; tem a melhor viso chegando at ser cientificasobre a formao da vida. OLODUMARE cria primeiramente ORUNMIL e da a este o Titulo de "Eleri Ipin" o testemunho da criao.

Quem Orunmil ?

Orunmil o primeiro ser criado por OLODUMARE(DEUS), assistiu e testemunhou toda a criao, desde a formao das galxias, estrelas, sistemas solares e planetas, recebe outro titulo de Ibeke gi Olodumare, o segundo ser da criao, ou vice-deus. Orunmil estava presente quando OLODUMARE(DEUS) criou os Imols, os Irunmols e cada Oris(energias da Natureza), assim como espcie humana. Cada Oris antes de sair do Orun(Cu) e vir para o Aye(Terra) foram consultar-se com Orunmil, assim tambm ocorreu com cadaser humano. No inicio dos tempos os Seres Hu manos estavam perdidos no Aye sem saber como conduzir suas vidas, Olodum are pede ento Orunmil que v para o Aye afim de auxilia-los. Orunmil encarna na Africa mais precisamente na cidade de Ile If, Atual Nigria; e no monte sagrado do Oke Tase(onde atualmente se encontra o Templo Sagrado de Orunmil), recebe o texto sagrado de Olodumare para ser transmitido a raa Humana. Este texto sagrado o If.

O que If?

O If em simples palavras o texto sagrado de Olodumare, recebido por Orunmil no alto da montanha do Oke Tase, o mesmo que a Bblia para os Cristos, Coro para os povos Islmicos e Mulumanos. No entanto If muito mais que isto, no somente filosfico e alegrico, o if carrega com sigo todo o poder de DEUS. O If composto por 256 versos Odu, e cada verso odu composto por mais 16 sub versos.

O que so os Odus? muito difcil a explicao dos Odus apartir de um ponto de vista Ocidental, que sempre exige palpeabilidade. Esto dvidos em duas categorias, os OLODUS(os 16 primeiros, os mais velhos e nicos que habitaram o Orun) e os OMODUS(os 240 que nasceram no Aye). Os Olodus carregam dentro de si as energias matrizes que contriburam com a formao da vida na terra, e os Omodus na terra contriburam com os ciclos naturais de acontecimentos e desenvolvimento da vida. Os Odus muito mais do que as interpretaes de destino so foras, energias da natureza. O ser humano um individuo integrante da natureza; muitas filosofias antigas nos mostram atravs de seus conhecimentos, que o homem somente vive em plena harmonia quando esta em equilbrio com a prpria natureza, e a natureza a maior expresso de DEUS na terra.

Quem so os Babalawos? Os Babalawos so os sacerdotes de Orunmil, so os representantes do mesmo no Aye(terra). Um Babalawo autentico um individuo que alem de passar por todos os processos iniciticos, e estes visam a comunho do mesmo com as energias do universo e a aproximao de DEUS, submetido os mais profundos estudos sobre os segredos da vida. Os Bababalawos so os homens escolhidos por Olodumare e Orunmil, para auxiliar os seres humanos em aflio. Assim como revelvar a estes humanos seu verdadeiro papel dentro da existencia, pois acredita-se que um ser humano vive em sofrimento quando no esta alinhado com seu proprio destino e ou foi desviado do seu verdadeiro proposito.

A importncia de consultar-se com Orunmil? Quando uma pessoa se encontra com srios problemas, sejam eles quais forem, comum que este ser humano procure explicaes e respostas junto a DEUS, afinal ele a soluo de tudo. E qual a forma mais fcil e sabia de comunicar-se com ele? Sem duvida alguma procurando um Babalawo! O Babalawo atravs do Orculo Sagrado de If o "Opele If" (instrumento este de comunicao direta com Orunmil, e Orunmil o que se comunica

diretamente com Deus), vai a busca de desvendar a origem dos problemas daquela pessoa. Uma vez sabido a origem daquele mal, o Odu If apontado naquele momento, traz para aquele ser todas as respostas que necessita, orientaes de como conduzir a vida e se aproximar do xito, assim tambm como os remdios e medicinas/Ebs que devem ser realizados a fim de afastar toda e qualquer negatividade e aproximar as boas energias da natureza. Uma vez que o homem esta em equilbrio com as foras da natureza, e a natureza a maior expresso da fora de Deus na terra, este endivido comea a viver um novo tempo marcado com: - Alegria, Felicidade plena, Sade e vida longa, Prosperidade e abundancia, xito em sua relao sentimental, amorosa e familiar, englobando mulher e filhos, alem claro de superar todos os problemas e pessoas que intentam contra ns.

S-ar putea să vă placă și