Sunteți pe pagina 1din 24

Unidade III - COR

A partir da dcada de 1950, avanos tecnolgicos impulsionaram a necessidade da criao de uma referncia para cada uma das cores utilizadas em produo grfica. Para diminuir a confuso de nomenclaturas, foram definidos, j em 1962, nomes padronizados para as principais cores: C (cyan), M (magenta), Y (yellow), K (black). O modelo de cores CMYK no se baseia na adio de luz, mas em sua subtrao (SNTESE SUBTRATIVA). No modelo RGB as cores so criadas acrescentando-se luz (SNTESE ADITIVA). O modelo de cores CMYK a base do processo de impresso em quatro cores (quadricomia), que usado para imprimir imagens de tons contnuos em uma grfica.

SNTESE SUBTRATIVA COR PIGMENTO = CMYK


Na sntese subtrativa combinam-se pigmentos coloridos que agem como filtros. A cada sobreposio de um pigmento diminui o nmero de radiaes refletidas, at chegar ausncia total de qualquer radiao: o preto. As cores primrias da sntese subtrativa so o cyan, o amarelo e o magenta, as secundrias so o verde, o azul e o vermelho. VERDE = amarelo + cyan AZUL = magenta + cyan VERMELHO = amarelo + magenta
As cores vistas nos impressos em papel so as tintas slidas, isto , as cores criadas por meio de mistura de pigmentos.

SNTESE ADITIVA COR LUZ = RGB


A sntese aditiva corresponde ao somatrio de feixes coloridos, que ao se misturarem produzem a luz branca. As cores primrias so o vermelho (red), o verde (green) e o azul (blue). A combinao delas gera mais trs cores secundrias, o amarelo, o magenta, e o cyan. Como possvel dividir a luz em trs cores, tambm possvel a operao inversa, estas mesmas trs cores, quando projetadas, criam a luz branca. AMARELO = luz vermelha + luz verde MAGENTA = luz vermelha + luz azul CYAN = luz azul + luz verde
As cores vistas nos monitores e nos televisores, por exemplo, so percebidas por meio da mistura de luzes coloridas.

- A DISPOSIO NO CRCULO CROMTICO AJUDA A VISUALIZAR AS

VRIAS POSSIBILIDADES DE HARMONIZAO DAS CORES.

Cores complementares
So aquelas que esto opostas no crculo cromtico. A cada cor primria se ope uma cor secundria, e sempre uma fria e outra quente. As cores complementares podem ser usadas para dar fora e equilbrio a um trabalho criando contrastes. Outra caracterstica que elas se neutralizam entre si. Ou seja, se h necessidade de tirar a "potncia" de um amarelo, basta acrescentar-lhe certa quantidade de violeta.

Cores anlogas
So as que aparecem lado-a-lado no crculo cromtico, e porque h nelas uma mesma cor bsica. As cores anlogas, ou da mesma "famlia" de tons, so usadas para dar a sensao de uniformidade. Uma composio em cores anlogas em geral elegante, porm deve-se tomar o cuidado para no deix-la montona.

Cores monocromticas
possvel criar um esquema de cores utilizando variaes de um nico matiz (com diferente brilho ou saturao). Isto poder ser til, por exemplo, se necessitar de utilizar um fundo colorido para separar alguma parte do texto.

Temperatura da Cor

A COR NA IMPRESSO
Ao conceber um produto que ser impresso com uso de cores, preciso saber que no processo grfico h duas formas de produzir materiais coloridos: usar tintas de cores especiais (escala Pantone) ou usar as cores de seleo Cyan, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK - escala Europa).

ESCALA EUROPA

ESCALA PANTONE

Em alguns casos especficos, a quadricromia no capaz de atender completamente a necessidade de um trabalho. Nesse caso, devem ser usadas as cores especiais (spot colors), ou slidas. A Pantone uma das mais utilizadas, baseadas na mistura de apenas 14 tintas bsicas. Essas so numeradas e apresentadas no papel couch brilho (coated), que torna as cores mais vivas, e no papel offset (uncoated), em que as cores ficam mais opacas. Cada cor aplicada isoladamente no processo de impresso. Ou seja, para imprimir um cartaz que use trs tintas especiais - verde, laranja e violeta, por exemplo -, a grfica precisa ter as cores exatas. As tintas especiais podem ser impressas isoladamente ou sobrepostas, chapadas ou com uso de retculas para criar novas tonalidades. Tambm possvel utiliz-las em conjunto com as cores de seleo, como uma quinta ou sexta cor.

Exemplo de impresso em que foram utilizadas para impresso duas cores especiais ou slidas (PANTONE).

PRETO

PANTONE 812 C

O processo de policromia por seleo de cores o mtodo usado para reproduo de imagens em cores ou p&b, isto , em tomcontnuo. As cores em policromia so criadas por meio da mistura das quatro cores originais da sntese subtrativa (cyan, magenta, amarelo e preto), isto , ao se fazer a seleo das cores ou separao das cores (process colors). As quatro separaes so usadas para gravar os filmes e matrizes de cada uma das cores de seleo, que so impressas em seqncia pela grfica. A mistura de percentuais diferentes das quatro tintas (definidos com uso de retculas de meio-tons gravadas nos fotolitos e nas chapas, no caso de offset) permite obter uma extensa gama de tonalidades, simulando as cores originais da imagem. Quanto escolha das cores com base no que mostrado nos monitores, os resultados sero sempre aproximados, j que o monitor executa uma simulao das cores CMYK no sistema de cores RGB.

SELEO DE CORES CMYK

Detalhe ampliado da flor, mostrando a formao da cor por pontos (RETCULA LINEAR).

Prova do Amarelo

Prova do Magenta

Prova do Cyan

Prova do Preto

Amarelo

Amarelo + Magenta

Amarelo + Magenta + Cyan

Amarelo + Magenta + Cyan + Preto

OBS: para cada cor primria da sntese subtrativa feito um filme ou fotolito.

Do filme pronto era possvel gerar uma prova de cor que serviria de referncia aproximada para a impresso grfica. Aproximada, porque os sistemas de prova possuem diferentes processos de reproduo da cor, diferentes suportes e diferentes maneiras de confeco, que, na maioria das vezes, no correspondem mesma composio utilizada no processo final de impresso. A policromia a forma como as diversas cores so simuladas a partir da impresso com tintas das cores bsicas. Estas cores so denominadas cores de seleo. A mistura tica destas cores, por sua vez, chamada de escala. A escala o conjunto de todos os meios-tons (todas as cores) possveis de serem obtidas com a mistura daquelas cores de seleo. Por sua vez, cada um dos meios-tons que formam a escala so chamados de cores de escala. Assim, temos os seguintes conceitos: Escala: conjunto de todas as diversas cores formadas por cores bsicas Cor de seleo: as cores bsicas que formam a escala (cyan, magenta, amarelo e preto) Cor de escala: as cores geradas pelas cores de seleo e que juntas formam a escala.

Para se obter tons metlicos em impressos, normalmente, necessita-se de uma tinta especial (Pantone). Outra sada usar a impresso de cores de escala (CMYK), diretamente sobre bases ou papis metlicos. A tecnologia MetalFX baseia-se no fato de que as tintas usadas no processo CMYK so transparentes. Ao utilizar uma base prateada ou dourada modificada, essa torna-se visvel atravs das cores CMYK, o que cria a iluso de cores metlicas. Nesse caso, a base metlica impressa em primeiro lugar, seguida pelas cores CMYK.

Metal FX
cor metalizada criada a partir de cinco cores (uma base metlica + CMYK)

CARACTERSTICAS DA COR Matiz/Tom (Hue)


No crculo cromtico possvel ver todas as matizes entre as cores primrias e secundrias vizinhas (cores anlogas). Indica a sensao primordial da cor. Tom de uma cor significa uma verso reticulada, isto , tonalizar ou reticular uma cor uma forma econmica de fazer variaes de cores. O uso da retcula tambm uma maneira rpida de criar verses mais claras de cores de escala, embora no reduza o custo da impresso.

Saturao/Intensidade
Quando uma cor est presente na sua fora e pureza mxima, e sem acrscimo de branco, constata-se que ela atingiu a sua mxima saturao. A saturao varia de acordo com a quantidade de branco adicionada ao tom saturado.

Luminosidade/Brilho (Value)
Cada cor-pigmento, saturada ou no, tem uma determinada capacidade de refletir a luz branca. Chama-se essa capacidade de luminosidade de uma cor. Na pintura e nas artes grficas, modifica-se a luminosidade adicionando-se preto, pois subtrai luz daquela que as cores refletem.

Fatores que comprometem a fidelidade das cores


1) No converso para escala Europa
preciso que todas as cores sejam convertidas para a escala Europa, de RGB para CMYK. Uma das conseqncias da no converso pode ser a alterao dos tons das cores.

2) Influncia do papel (suporte)


A variedade de tipos de papis disponveis no mercado atual influenciam a cor final do impresso. Como as cores utilizadas no processo off-set contm certo grau de transparncia, fcil entender que um papel mais claro, ou mais escuro, altera a cor.

3) O carregamento da tinta
A quantidade de tinta utilizada tambm pode alterar a tonalidade da cor, especialmente nas policromias: uma carga maior de tinta de uma das cores de seleo com certeza afetar todas as cores de escala do impresso. Assim, ele poder ficar mais avermelhado ou mais azulado, mais escuro ou mais claro, mais vivo ou mais discreto.

4) Instabilidade do processo
Alguns processos de impresso, como a flexografia, a serigrafia e, principalmente, o offset tm como grande caracterstica sua instabilidade. A fidelidade da cor est diretamente relacionada ao processo escolhido de impresso.

S-ar putea să vă placă și