Sunteți pe pagina 1din 33

Gentica

Por Ulrika Olsson.

Porque devemos conhecer isso? Afinal, um hobby, no uma profisso!


Para reproduzirmos de forma correta devemos conhecer algo sobre gentica. E sim, criar gatos "somente um hobby", mas isso no muda o fato do conhecimento gentico ser necessrio, hobby ou no. As raas, e com elas os gatos, podem ser danificados tanto a longo quanto curto prazo, se a reproduo for feita de forma inapropriada. No ticamente justificvel causar danos aos gatos somente porque conhecemos pouco. Logo quem no tem tempo ou interesse em aprender essas coisas, no deveria reproduzir gatos. Voc pode sempre exibir gatos ou se divertir com seus gatos de outras formas! Aqui voc ter algum conhecimento bsico sobre o assunto. Mas recomendamos que voc aprenda mais de maneira independente, lendo a literatura recomendada e outros livros relacionados ao assunto, ou assistindo a palestras quando houverem oportunidades.

Gntica Bsica
A clula
Todos os organismos so constitudos de clulas. Eles so formados desde uma s clula at agromeraoes celulares grandes ou pequenas. Bactrias e criaturas microscpicas so formadas de uma s clula, mas plantas altas e animais so formados por centenas, milhares ou milhes de clulas. Em organismos complicados como estes as clulas tem diferentes funes e so organizadas em orgos com diferentes funes. Examplos de tais orgos so crebro, rins, pulmes ou em plantas folhas e caule. Forma e tamanho da clula variam muito. Todos podem ser vistos como uma mistura de molculas biolgicas num saco. O "embrulho" chamado de membrana e a "sopa" dentro dele, o citoplasma, que contm uma grande quantidade de estruturas facilmente identificveis, cada uma com sua funo. A estrutura mais larga o centro da clula, chamado de "ncleo", que contm cromossomas.

Os cromossomas
Os cromossomos so organizados em pares, ento se algum gene para a cor dos olhos est presente em um par de cromossomas logo tem um outro gene para cor dos olhos no mesmo local, no mesmo "locus", no outro cromossoma. No necessria a mesma predisposio em ambos cromossomas para certos tipos de cores de olhos, mas isso

pode ser necessrio em outros. Genes com funes similares so chamados homlogos. Quando uma clula se divide, um nmero dobrado do nmero inicial de cromossomas transpostado em cada diviso e cada cromossoma se divide em dois pela metade em grupos de dois. O par mantido junto em um lugar chamado centrmero. J que cada clula comea com duas cpias de cada cromossomo, isso significa que cada clula, antes de se dividir, tem 4 cpias de cada cromossomo. Os cromossomos do par original so similares, mas as duas cpias de cada cromossomo que so colocados juntos no centrmero, so identicos! Depois da duplicao, os centrmeros se alinham no alto do centro da clula, onde o centrmeros se separam: os dois cromossomas do par idntico, agora finalmente se separam, se movem para lados opostos da clula. Como cada cromossomo se comporta da mesma forma, os cromossomos so divididos em dois grupos idnticos, cada grupo movendo para o lado oposto da clula para formar ncleos da clula filha. A parede celular construda entre as duas clulas filhas e esse processo pode recomear repetidamente. Este tipo de diviso clular chamado de mitose. Mas, durante a mitose a clula me se divide em duas clulas filhas idnticas, na qual ambas tem exatemente o mesmo par de cromossomos que a clula me.

Mitose:

Existe ainda um outro tipo de diviso clular: diviso reducional ou meiose. Durante a meiose o nmero de cromossomos reduzido para que a clula filha contenha apenas metade dos cromossomos contidos na clula me, um cromossoma para cada par. Essas clulas com um nico set de cromossomas so chamadas de haplides (Grego: haploos=unitrio). Clulas que tem pares de duplas de cromossomos, onde todos os cromossomos esto em pares, so chamadas de diplides (Grego: diploos=duplo). Em organismos elaborados somente as gametas no so haplides, clulas reprodutivas como vulos e espermas, so haplides. Se as gametas no fossem aplides o nmero de cromossomos seria dobrado em cada gerao.

Meiose:

Em muitos organismos, incluindo mamferos, existem dois tipos de cromossomos masculinos que no formam um par homlogo. Eles so chamados cromossomas x e y. Durante a meiose, dois tipos de espermas so formados, um com um cromossoma x e outro com cromossoma y. As clulas das fmeas contm dois cromossomas x e cada vulo contm um desses. Quando um vulo e um esperma se juntam durante a concepo os cromossomos so misturados e a ordem diplide restaurada. Um cromossoma de cada par de cromossomos herdado da me e o outro do pai. O vulo fertilizado comea crescer por mitose. O sexo do novo organismo depende se o vulo foi fertilizado por um cromossoma x, que gera femeas ou cromossoma y que gera machos. Em algumas espcies, pssaros por exemplo, ao contrrio nesse sentido, pois a clula vulo que tem os dois sexos e quem decide os cromossomas.

Gens
A palavra gene, usada pela primeira vez em 1910, se referia a uma unidade hereditria abstrata controlandora de uma caracterstica hereditria especfica, como por exemplo a cor das flores, de "parentes" conhecidos por diversas geraes. Os estudos mais conhecidos foram feitos por Mendel, um monge austraco, em vrias caractersticas das plantas ervilha plants. O fator que decide cores encontrado em flores foi apresentado em diferentes verses. Num caso deram flores brancas, no outro vermelhas. O mesmo se aplicou surperfcie da folha: algumas eram enrrugadas, outras lisas. Essas diferentes variveis dentro de um mesmo gene especfico so chamadas alelas. Cada organismo tem duas alelas para cada caracterstica, uma de cada parente. Em cada gerao elas se dividem nas gametas criadas durante a diviso reducional (meiose): cada clula germinadora haplide tem apenas uma alela do par original. Na concepo uma nova combinao criada. Ambas alelas no par podem ser idnticas, e neste caso o invivduo chamado de homozigoto (Grego: homos=mesmo, zygon=par) para aquele par de

alelas. Se pudermos chamar as alelas responsveis pala cor da flor ervilha de fr (cor vermelha) and fw (cor branca), um indivduo poder ter as seguintes combinaes: frfr = homozigoto, fwfw = homozigoto, frfw = heterozigoto. A clula germinal ter igualmente a alela fr ou fw. As alelas para caractersticas hereditrias diferentes so frequentemente transmitidas s gametas indenpendentes umas das outras, j que os diferentes genes esto frequentemente em diferentes cromossomas ou longe um dos outros no mesmo cromossoma. Uma planta ervilha pode, por exemplo ter as alelas referentes cor das flores frfw e slsk respectivamente para longo ou curto caule. As gametas podem ento conter as seguintes combinaes: frsl, frss, fwsl ou fwss. As gametas so informadas as alelas de cor transmitidas, fr e fw, independentemente das alelas para comprimento do caule, sl e ss.

Recombinao (Crossover)
Algumas vezes os genes para duas caractersticas diferentes esto localizados no mesmo cromossomo. Se o gene para a cor da flor e o gene para o comprimento do caule estivessem no mesmo cromossoma, no poderamos esperar encontrar a flor vermelha e e branca com caules longos e curtos. Ao invs disso, esperaramos que a alela para caule comprido seguisse a alela de flores vermelhas, ento teramos flores vermelhas em plantas altes e flores brancas em plantas baixas. Mas, como esse no o caso, durante a diviso reducional os dois pares de cromossomos homlogos cruzam um sobre o outro e trocam partes. Chamamos isso de recombinao ou crossover. Como resultado, o cromossomo que um indivduo recebe da sua me contm partes dos cromossomos da me da me dele, e partes do cromossomo da me do pai. Logo, isso acontece de uma forma em que as alelas localizadas no mesmo cromossoma tendem a seguir umas as outras. O quanto mais perto elas esto menor a chance da recombinao ocorrer entre elas, e maiores so as chances das alelas seguirem umas as outras. Os genes foram feitos para serem ligados.

Mutaes
Um cromossomo uma longa, muito longa molcula de DNA. Cada gene consiste em um pedao dessa dessa molcula de DNA. Algumas vezes algo d errado durante a multiplicao dos cromossomas e ento essa parte de molcula de DNA, talvez parte de um gene, sai diferente da molcula original. A clula com essa molcula de DNA incorreta se divide, e essa mal formao se espalha posteriormente. Mesmo gametas podem tem uma molcula de DNA alterada e neste caso todas as clulas dos descendentes ou do novo organismo, tero o mesmo defeito. Esta alterao chamada de mutao. Algumas dessas mutaes no afetam em nada o indivduo. Outras podem gerar drsticas consequncias nas quais o invivduo pode nem mesmo sobreviver, mas outras mutaes daro indivduos alterados, porm saudveis. Exemplo desse tipo de mutao pode ser a do gene para a diluio no-agouti em gatos. Algumas mutaes podem inclusive ter uma influncia positiva para a sobrevivncia do indivduo. Logo esta nova predisposio vai se espalhar e animais e plantas vm se desenvolvendo atravs de mutaes. Esta a base da teoria evolutiva. A seleo natural cuida para que somente animais que se encaixam nesse caso sobrevivam, enquanto as mutaes no

saudveis so eliminadas.

Diferentes tipos de herana


Dominante - recessivo
Gregor Johann Mendel, o pai da gentica, fez experincias com ps de ervilha. Como mencionado antes, uma das coisas que ele verificou (e estudou) foi a cor das flores. Ele comeou com duas espcies de ervilha que cultivadas se mostraram estveis no que diz respeito a cor da flor. Um caule d sempre flores vermelhas e o outro flores brancas. Mendel cruzou essas caules transferindo o plen de um tipo de pistilo para o outro. O resultado foram plantas com flores vermelhas unicamente. Essas plantas eram deixadas para reproduzirem entre si. Desta vez a descendncia no foi homognea. Trs quartos tinham flores vermelhas e um quarto flores brancas. Podemos dizer que ocorreu uma diviso entre dois tipos diferentes com uma diviso ratio de 3:1, o que mostra o nmero de plantas com flores vermelhas e outra com flores brancas (veja abaixo). Mendel concluiu que todas as plantas, que resultaram desse cruzamento entre os dois tipos, continham as predisposies para ambos branco e vermelho. Ele tambm concluiu que a cor vermelha tem uma influncia mais forte do que a branca. Ele chamou essa forte influncia de dominante. A fraca capacidade ele chamou de recessiva. Ele declarou que o gene dominante para flores vermelhas atigiu diretamente o gene recessivo para flores brancas nas plantas heterozigotas.

Podem existir dois tipos de gametas presentes em cada parente: Gametas vindas do macho: fr e fw Gametas vindas da fmea: fr e fw
_______________________________________ | | | | | | fr | fw | |____|_______________|________________| | | | | | fr | frfr | frfw | | | flor vermelha | flor vermelha | |____|_______________|________________| | | | | | fw | frfw | fwfw | | | flor vermelha | flor branca | |____|_______________|________________|

Dividindo a proporo de vermelho: 1 branca

Dominancia Incompleta
A dominancia de uma alela sobre a outra no sempre completa. Algumas vezes podemos distinguir um indivduo homozigoto de outro heterozigoto. Um exemplo claro disso pode ser encontrado na flor "Four O-Clock", a Flor maravilha (mirabilis). Aqui a dominancia da cor vermelha sobre a branca incompleta. Flores heterozigotas tm uma cor entre vermelha e branca- rosa. Isso chamado de dominancia incompleta. A Flor maravilha (mirabilis) branca cruzada com a vermelha d flores rosas. Se cruzarmos duas flores rosas teremos a seguinte tabela reprodutiva:
_______________________________________ | | | | | | fr | fw | |____|______________|_________________| | | | | | fr | frfr | frfw | | | vermelho | rosa | |____|______________|_________________| | | | | | fw | frfw | fwfw | | | rosa | branco | |____|______________|_________________|

Quando 1 vermelho se divide proporcionalmente: 2 rosas : 1 branco - 1:2:1

Co-dominancia
Algumas vezes o fenotipo de indivduos heterozigotos mais extremo do que ambas variedades homozigotas. Por exemplo, se pp d flores rosa claro e PP rosa escuro, ento Pp d flores vermelhor escuro! E isso parece inexperado. Este fenmeno chamado de co-dominancia e ocorre entre outros, no sistema imunitrio: indivduos que so heterozigotos para genes do sistema imunitrio, so frequentemente mais saudveis e tm uma melhor chance de sobreviver do que indivduos homozigotos (no importando qual alela) para esse gene.

Poligenia
Algumas vezes dois ou mais genes podem contribuir para uma caracterstica gentica especfica. Isso foi estudado por exemplo no trigo. Sementes de trigo so por regra azuis escuras, mas mesmo a semente branca existe. Quando cruzamos a semente de tipo vermelho mdio com a branca, apenas d vermelho. E na seguinte gerao o branco reaparece. Isso depende em quantos trigos esto dois genes diferentes para a cor das sementes, que esto localizadas em cada cromossomo (herena hence independentemente um do outro). O primeiro cruzamento pode ser representado por R1R1 R2R2 (vermelho) x r1r1 r2r2 (branco), que resulta em R1r1 R2r2 (vermelho). A dominancia do R1 e do R2 incompleta, e devido isso o efeito dos genes podem ser

somados. O resultado que as sementes vermelhas de trigo podem ter diferentes graduaes de vermelho. Cruzando dois genotipos R1r1 R2r2 daria a seguinte tabela de cores:
______________________________________________________________________ ____________________________ | | | | | | | | R1R2 | R1r2 | r1R2 | r1r2 | |______|_______________________|_______________________|______________ _________|_________________| | | | | | | | R1R2 | R1R1 R2R2 | R1R1 R2r2 | R1r1 R2R2 | R1r1 R2r2 | | | vermelho escuro | vermelho escuro mdio | vermelho escuro mdio | vermelho mdio | |______|_______________________|_______________________|______________ _________|_________________| | | | | | | | R1r2 | R1R1 R2r2 | R1R1 r2r2 | R1r1 R2r2 | R1r1 r2r2 | | | vermelho escuro mdio | vermelho mdio | vermelho mdio | vermelho claro | |______|_______________________|_______________________|______________ _________|_________________| | | | | | | | r1R2 | R1r1 R2R2 | R1r1 R2r2 | r1r1 R2R2 | r1r1 R2r2 | | | vermelho escuro mdio | vermelho mdio | vermelho mdio | vermelho claro | |______|_______________________|_______________________|______________ _________|_________________| | | | | | | | r1r2 | R1r1 R2r2 | R1r1 r2r2 | r1r1 R2r2 | r1r1 r2r2 | | | vermelho mdio | vermelho claro | vermelho claro | branco | |______|_______________________|_______________________|______________ _________|_________________|

Ns temos ento uma escala de cinco diferentes nuances de vermelho envolvendo apenas dois pares de genes. Quando aplicamos isso ao tamanho dos gatos, comprimento do plo or quantidade de plo, certamente haver muito mais genes envolvidos. O resultado seria uma escala contnua entre dois extremos.

Hereditriedade ligada ao sexo


Dautonismo em humanos um exemplo de predisposio que herdada atravs do sexo. A predisposio recessiva e localizada nos cromossomos x. Podemos chamar o dautonismo de Xf, e o gene dominante para a visualizao normal de cores chamamos de XF. sabido que existe uma quantidade maior de homens com dautonismo em

comparao as mulheres. A razo para isso que o dautonismo em mulheres s existe quando ambos os cromossomas x tm a mutao, caso contrrio o gene dominante para a visualizao normal das cores domina logo a mulher no apresenta o problema. O homem, ao contrrio tem apenas um cromossoma x e se esse gene para dautonismo estiver nesse cromossoma, ele ser dautonico. No existe gene para visualizao de cores no cromossoma y que possa corrigir esse problema. A consequncia disto que para que uma mulher seja dautonica ela tem que ter herdado esse gene defeituoso de ambos pai e me. O pai deve ser dautonico, j que o gene no pode ficar recluso em homens. A me por sua vez no precisa ser dautonica; mas deve ser apenas portadora. Um homem dautonico tem que ter herdado a predisposio da me, atravez do cromossoma y que herdado do seu pai e do cromossoma x da me, vindo de um gene defeituoso. Por exemplo: o esquema abaixo mostra o cruzamento entre um homem dautonico e uma mulher portadora, que carrega a predisposio sem apresentar o defeito:
________________________________________ | | | | | | Xf | Y | |____|________________|________________| | | | | | XF | XFXf | XFY | | | garota normal, | garoto normal, | | | viso normal | viso normal | |____|________________|________________| | | | | | Xf | XfXf | XfY | | | garota, | garoto, | | | dautnica | dautnica | |____|________________|________________|

Epistasia
Algumas alelas no so dominantes em relao outras alelas pertencentes ao mesmo locus mas esses tambm obscurecem os efeitos do outros genes. Ou talvez seja recessiva em relao a uma outra alela no mesmo locus, mas ainda assim obscurece os efeitos de qualquer alela nos demais locus. Isso chamado de epistasia. Um exemplo disto o gene para gatos brancos, W. Este gene epsittico para qualquer outro gene para cor do plo - mesmo que o gato carregue genes para preto, azul, vermelho, agouti ou spotted, ser a cor branca que ser mostrada.

A gentica das cores nos gatos


Quando nos iniciamos como criadores devemos aprender como as cores so herdadas em gatos. Antes de tudo precisamos saber como as diferentes cores e padres se diferenciam. O mnimo que devemos conhecer so as cores da raa que pretendemos

criar. Cores diferentes podem ser estudadas em shows - pergunte ao dono do gato se voc no estiver certa de qual a cor do gato, ou para ter certeza de que voc esta identificando corretamente. Talvez o seu clude de raa possa organizar seminrios sobre classificao de cores? Quando voc tiver aprendido as diferentes cores tempo de aprender sobre a gentica das cores. O gato domstico original marron agoti de plos curtos (shorthaired brown agouti). Todas as demais cores que existem apareceram depois como mutaes desta primeira cor.

Pigmento vermelho (Red) ou preto (black)


Sabemos que os gatos tm muitas cores diferentes, mas existem apenas dois tipos diferentes de pigmentos: eumelanina, preto (black), e feomelanina, vermelho (red). Um gato macho s pode ter um tipo de pigmento, enquanto que a fmea pode ter ambos (tortoiseshell e tortie). Isso acontece porque o gene de pigmentao est situado no cromossomo x. A herana ento ligada ao sexo. Um macho tem um cromossomo x e outro y, e em consequncia teremos a alela de pigmentao preta ou vermelha. Fmeas, em contrapartida, tm dois cromossomos x e podem ter ambas alelas, uma para preto e outra para vermelho. Nenhuma das alelas dominante sobre a outra, logo o gato ser preto e vermelho - tortie. Uma fmea pode tambm ter alelas pretas nos dois cromossomas x. Ela ser ento preta. Ela pode igualmente ter a alela para pigmentao vermelha em ambos cromossomas, e logo ela ser vermelha.
Denominao: Xr = cromossomo x com uma alela para feomelanina, pigmento vermelhor (red) Xb = x com uma alela para eumelanina, pigmento preto (black) Y = cromossomo y sem alela para pigmento Alternatively: O = vermelho (laranja) o = preto

Lembre-se que um macho sempre vai herdar o cromossomo y do seu pai e que o seu cromossomo x vir sempre da sua me. Logo, a pigmentao de um macho vir sempre da sua me, se a pigmentao do pai no for heradada. J uma fmea recebe o cromossomo x do seu pai. Ela herda ento a pigmentao do pai. E ela tambm recebe um dos cromossomos x da sua me. Logo ela herda ambas as pigmentaes do pai e da me. Note que isso somente verdade para os genes no cromossomo x, logo para a cor do plo dos gatos isso s verdade para preto versus vermelho. Silver, agouti/nonagouti, diluties e outras so herdadas independente do sexo. Por exemplo: Uma fmea tortie cruzada com um macho preto. A fmea pode igualmente dar o Xb ou Xr para os filhotes. O macho pode dar o Xb ou Y.
___________________________________ | | | | | | Xb | Y | |____|_______________|____________| | | | |

| Xb | XbXb | XbY | | | femea Black | macho Black| |____|_______________|____________| | | | | | Xr | XbXr | XrY | | | femea Tortie | macho Red | |____|_______________|____________|

A chance de obter uma fme preta de uma para quatro, 25%. A chance de obter um macho negro tambm de uma para quatro, 25%, exatamente as mesmas chances de obtermos uma fmea tortie ou um macho vermelho.

Agouti ou non-agouti
Num gato agouti alguns plos so listrados, enquanto outros so totalmente coloridos. Num gato marrom agouti (brown agouti), por exemplo, os plos na parte preta so pretos, enquanto que as zonas marrons so majoritriamente pretas- e outros plos listradors e amarronzados. Os tipos no-agouti correspondentes ao marrom agouti so pretos. A alela para noagouti recessiva. Ambos parentes devem carregar a alela no agouti para que a cria seja no-agouti. O gene no-agouti no funciona da mesma forma em gatos vermelhos (red). Gatos vermelhos no-agouti mostram as mesmas marcas tabby que mostrariam se eles tivessem a alela agouti. possvel definir se um gato vermelho ou no agouti olhando entre entre o nariz e a boca. Um gato agouti branco ou bem pouco colorido nessa rea, enquanto que um gato no-agouti tem aproximadamente a mesma cor do restante da sua face. A mesma coisa se aplica a gatos cremes. Se o gato vermelho e branco ou creme e branco e tem uma mancha branca no nariz, independente do gato ser ou no agouti, ser neste caso impossvel de determinar se o gato agouti ou no agouti atravs do mtodo ensinado acima. preciso olhar no interior das orelhas - ele mais claro num gato agouti do que num gato no agouti.
Denominao: A = agouti a = no-agouti

Padres
Um gato agouti pode ser blotched (ou clssico) tabby, mackerel tabby, spotted, ou ticked (Abissnio). Um mackerel tabby , como o nome sugere, um gato marcado com tiras verticais relativamente pequenas ao longo do corpo. Um clssico ou blotched tabby tem bandas mais largas e o padro mais marmorizado. Spotted significa que o gato tem manchas e um gato ticked tem uma faixa escura ao longo da sua coluna, que continua at o final da cauda enquanto que o resto do gato agouti puro sem qualquer outra marca. Abissnios e Somali so exemplos de raas que apresentam ticking, e esse padro frequentemente

chamado de Abissnio. Os trs padres blotched tabby, mackerel e ticked, so o resultado de trs diferentes alelas no mesmo locus. O gene para ticking dominante sobre os outros dois, e o gene para mackerel dominante sobre o gene classic tabby.
Denominaties: Ta = Aby pattern, ticked tabby T = mackerel tabby t (alt. tb ) = classic/blotched tabby

No conhecida a gentica que faz um gato ser spotted. possvel que seja um ou mais genes quebrando as bandas de um tabby ou as tiras do mackerel que ento viram manchas. Geralmente consideramos que o gato spotted que possui o tabby na sua fundao ter as manchas mais bem formadas. No anormal que um gato desenvolva tiras e manchas, logo complicado definir se um gato mackerel ou spotted. Novidade! Uma nova teoria sobre herana dso diferentes padres tabby foi sugerida. Leia mais sobre isso aqui, no site do Dr. Lorimer's!

O gene para a diluio


O gene da diluio causa uma modificao que resulta no clareamento da cor. Isso acontece porque os granulos do pigmento formam massissos. Para os olhos o plo parece mais claro, da mesma forma que a mistura de gros de areia preto e branco parecem cinza. A alela da diluio recessiva. Isso faz com que um gato preto seja azul e um gato vermelho fique crme. Um gato marrom tabby (brown tabby) vira azul tabby (blue tabby).
Denominao: D = no-diluidor, preto/vermelho (black/red) d = diluidor, azul/crme (blue/cream)

Os genes para chocolate e canela/ castanhoavermelhado (cinnamon/sorrel)


A alela para chocolate causa clareamento dos plos por outro motivo diferente da alela diluidora. Em gatos chocolate o pigmento preto granula, e quando ele normalmente seria redondo, fica achatado. Isso permite que mais luz seja refletida - o plo parece plido. Essa alela tambm recessiva. Um gato que seria normalmente preto se transforma, conforme o nome, em cor de chocolate. Um gato azul vira lilaz. A alela do chocolate no atua no pigmento vermemelho, logo vermelho fica vermelho e crme fica crme. A alela do chocolate veio dos siams e pode agora ser vista em todas as raas que tem as cores marcadas do siams. Ela igualmente presente no Gato Oriental (Oriental Shorthairs), que tem parentesco prximo com o siams. A alela da cor canela (cinnamon/sorrel) achata as granulas do pigmento ainda mais do que o gene para chocolate e isso faz o plo parecer ainda mais claro. Essa alela recessiva para ambas alelas inclusive para a alela para pigmentaao normal. No Oriental esta cor de canela (cinnamon) representada perfeitamente. A cor sorrel do Abissnio

normalmente idntica a cor canela do Oriental, mas como o Abissnio ticked e o Oriental no-agouti eles no parecem to similares. Antigamente a cor sorrel do Abissnios era chamada vermelha (red), mas os criadores logo se deram conta de que eles no poderiam ser geneticamente vermelhos (red) j que nunca havia existido uma tortoiseshell entre os Abissnios. Um gato com o gene da diluio para canela (cinnamon/ sorrel) em alelas homozigotas se chama "fawn". Este gato mais bege ou marfim. Este gene no atua no vermelho nem no crme.
Denominaes: B = pigmento normal, preto b = chocolate (brown, marrom) bl = canela (cinnamon/sorrel, marrom claro)

As sries albinas (Himalaya/Siams colorido, Burms colorido, albino)


As sries albinas consistem em cinco alelas. O gene para cor normal, como por exemplo o preto, dominante e representado pelo C. cb o gene que d a cor plida do Burms, o gato preto vira marrom. cs d o Siams colorido, ca d gato branco de olhos azuis, um albino de olhos azuis. Este gato no deve ser confundido com o mais comum e dominante gato branco, que tambm pode ter olhos azuis. E o ltimo gene chamado de c. Ele d albinos genunos, que so gatos de olhos vermelhos. A alela cb no completamente dominante em relao as alelas cs. Um gato de genotipo cbcs tm a colorao da mscara entre as do Burms e do Siams. A cor dos olhos turquesa. Esta cor representa uma raa especial, ainda no reconhecida pela FIFe. chamado de Tonquins e no pode ser resultaado de pura raa. Num casamento entre dois Tonquinses existem 25% de chance de nascerem filhotes com mscara Siams, 50% de chance de nascerem Tonquinses e 25% de nascerem Burmeses coloridos. Os filhotes de corlorao Siamesa nascem totalmente brancos. A cor das mscaras no aparecem antes de uma semana. Isto devido ao fato das clulas da colorao Siamesa no desenvolverem pigmentos em temperaturas muito altas. Quando os filhotes esto no ventre da me eles esto confortveis e nenhum pigmento desenvolvido. Quando eles nascem a temperatura cai o suficiente para que o pigmento se desenvolva nas extremidades mais frias, como por exemplo as orelhas, pernas e cauda. Esta dependncia em relao a temperatura se chama acromelanismo. O acromelanismo presente em outros animais, como em coelhos. A cor snow leopard, presente em Bengals (gato-de-bengala), primariamente um gato com mscara mas de fraco contraste entre mscara e corpo. As pintas podem ento ser vistas em todo corpo, mas as marcas so mais escuras na face, pernas e cauda. Foreign white um Siamese com o gene branco dominante, W (veja abaixo). O resultado um gato completamente branco com olhos azuis escuros do Siams. Um gato branco normal tem olhos bem mais claros.

Denominaes: C = normal colour cb = Burms cs = Siams ca = albino de olhos azuis c = verdadeiro albino (olhos vermelhos

Silver
O gene silver dominante, e ele inibe o desenvolvimento de pigmentao no plo. A base do plo ser branca, enquanto que a ponta do plo manter sua cor. Num gato agouti o efeito mais bvio pode ser visto na reas mais claras, entre as marcas tabby mais escuras. Um gato silver no-agouti chamado de smoke.
Denominao: I = silver (inhibitor de melanina) i = no-silver

Branco dominante
O gene que faz com que o gato seja puramente branco dominante. Esta alela inibe o funcionamento normal da colorao clular, logo nenhuma cor produzida. Um gato completamente branco carrega o os genes para vermelho/preto (red/black), agouti/noagouti, diluidor/no-diluidor, etc. O gene para o branco epistatico. Gatos puramente brancos tem frequentemente um sinal colorido na cabea quando nascem. Ele desaparece quando o gato desenvolve seu plo de adulto. Este sinal pode revelar qual a cor o gato tem por traz do branco. Gatos brancos tm olhos amarelos, azuis ou um branco e outro azul (gato de olho impar/ odd-eyed). No conhecemos como a cor dos olhos neste caso herdada. Gatos brancos so frequentemente surdos. Isto devido a uma mudana degenerativa da cclea no ouvido interno. A surdez definitivamente mais comum em gatos brancos de olhos azuis do que nos de olhos amarelos, mas existem gatos bancos de olhos amarelhos que so surdos e gatos brancos de olhos azuis que tem audio normal. Gatos podem igualmente ser surdos em apenas um ouvido. Gatos com olho impar (um azul e outro amarelo) so frequentemente surdos de um ouvido e justamente aquele posicionado no mesmo lado do olho azul.
Denominao: W = branco (White) w = no branco (non-white)

Marcagem bicolor
No est claro como a marcagem bicolor (piebald white spotting) herdada. A teoria geralmente aceita que um gene de dominancia incompleta, o S (spotting), que d uma certa quantidade de manchas brancas. ss significaria um gato sem branco. Ss signifaria um gato bi-color (patas e pernas brancas, peitoral branco e branco na face) e SS seria um gato com muita quantidade de branco, como arlequim ou van. Mas esta no toda a verdade. Devem existir mais genes que modificam a expresso desses genes, j que no

existem somente trs grupos de gatos bicolores, mas ao contrrio, essa variao parece contnua. Criadores de Birmaneses dificilmente se satisfazem com a teoria acima. Birmans tm patas brancas, e quando dois Birmaneses cruzam, todos os filhotes tem patas brancas. Nunca gerado um filhote sem qualquer parte branca ou nas cores arlequim ou van. Existe tambm uma teoria sobre um gene recessivo para patas brancas. Ele chamado de g (gloves=luvas). GG de acordo com essa teoria seria um gato sem branco. Gg poderia possvelmente gerar gatos com marcar brancas no abdomem e gg daria patas brancas e talvez marcas brancas na garganta e no abdomem (essas marcas seriam anuladas no plo claro do Birman). Sabemos que os exemplos de ambas teorias no so suficientes para explicar a bicolorao (piebald white spotting), mas ao mesmo tempo no existe outras teorias que expliquem melhor. Temos que levar em conta que polygenes tambm podem estar envolvidos nisso.

O gene Chinchilla
Antigamente acredidava-se que o chinchilla e o shaded silver eram apenas variedades extremas do silver agouti. Agora muitos acreditam que existe um gene especial que responsvel por essas variaes de cores (polygenes tambm esto presentes). Imaginase que esse gene causaria o alargamento das bandas claras nos plos agouti, que afetaria todo o plo, com excesso das partes extremas, clareando-o. Mesmo os plos coloridos agouti ficariam mais claros. O gene no impacta gatos non-agouti. Ele chamado de Wb (widening of band= alargamento da banda) e de dominancia incompleta. WbWb daria o shaded silver ou shaded golden e wbwb daria uma pelagem agouti normal. Gatos com o genotipo A- WbWb parecem ser tambm alterados. Num recm nescido shaded alterado comum vermos sinais de tabby/mackerel/spotted. Os filhotes ficariam claros por um longo tempo antes de obterem sua colorao final.

Rufismoo
Rufismo um termo que significa a grande variao relativa da pigmentao marrom (brown) em gatos. A quantidade de rufismo decide se um gato marrom tabby (brown tabby) ter uma cor mais acastanhada ou uma cor mais acinzentada. Ele tambm decidir se um gato vermelho ser vermelho intenso ou laranja plido. A variao entre esses dois extremos contnua. Por isso, essa caracterstica provvelmente influnciada por outros genes (herhados polygenicamente), onde muitos genes adicionam um pequeno efeito positivo ou negativo. Alguns consideram as marcas marrons (brown) vistas em gatos silver, tambm como uma graduao alta de rufismo, enquanto outros pensam que isso no relacionado com o rufismo. A quantidade de rufismo frequentemente muito importante quando reproduzimos

focando cores, como no caso dos Persas. Num gato marrom agouti (brown agouti) melhor termos o mximo de rufismo possvel. E num Abissnio de cor selvagem sem um grande grau de rufismoo no teria o aspecto to impressionante. Em gatos vermelhos (red), para obter um vermelho intenso preciso muito rufismo: quanto mais rufismo, mais quente e intensa a cor. Um Persa tipo exposio silver tabby no deve ter qualquer mancha marrom. Se voc reproduz gatos silver e acredita na teoria que o marron (brown) nos gatos silver so causados pelo rufismo, voc vai querer o mnimo de rufismo possvel. Mesmo outras cores so afetadas pelo rufismo, mas nenhuma delas tanto quanto as mencionadas acima.

Leitura extra sobre gatos tortoiseshell


O que faz com que algumas reas na cor tortoiseshell sejam vermelhas (red) e outras pretas (black)? Alguns dias aps a concepo, quando a clula original se dividiu em muitas clulas similares, um dos cromossomas X descontinuado em certas clulas. Para o resto da vida apenas haver um um cromossomas X funcionando naquela clula. A deciso de qual cromossomas X ser descontinuado dada randomicamente. Quando as clulas se dividem novamente as clulas filhas tero os mesmo cromossomas X descontinuados assim como a clula me. Isso faz um gato ficar com marcas mixtas vermelhas e pretas.

Machos Tortoiseshell
Um macho no pode ser tortoiseshell j que ele s tem um cromossoma x. Ainda, algumas vezes um macho tortoiseshell aparece numa cria. Como isso pode acontecer? Ele no teria dois cromossomas x? Sim, exatamente assim que alguns machos tortoiseshell se explicam. Alguns apresentam algo errado em seus cromossomas, eles tm dois cromossomas x e um cromossomas y. Tanto pode ter sido a me que colocou dois cromossomas x no vulo ou o pai deu dois dos seus cromossomas x e um cromossomas y ao esperma. A mesma aberrao cromossomial ocorre em muitos outros animais e humanos. Se chama sindrome de Klinefelter (Klinefelter's syndrome). Esssa aberrao cromossomial leva a infertilidade - quando um macho tortoiseshell no estril, isso significa que ele tortoiseshell por outro motivo.
__________________ | | | | | | X | Y | |____|_____|_____| | | | | | XX | XXX | XXY | |____|_____|_____| | | | | | 0* | X0 | Y0 | |____|_____|_____| *) cromossomos no sexuais

XXX - meta-fmea, em humanos: parece normal, ao menos algumas, talvez todas sejam frteis. XXY - sindrome de Klinefelter (Klinefelter's syndrome).

X0 - Sindrome de Turner (Turner's syndrome), em humanos: crescimento lento, imaturidade, frequentemente estril. Um camundongo com Sindrome de Turner parece e se comporta como um camundongo normal. Y0 - morre precocemente no desenvolvimento fetal. A cor tortie de um macho pode tambm ser causada por um defeito na pigmentao da pele. Isso visto frequentemente em gatos vermelhos, que tm algumas manchas, algumas vezes mesmo grandes manchas pretas. Esses machos reproduzem como um macho vermelho (red). A princpio, um macho preto (black tomcat) com um pouco de vermelho. Mas um gato como esse nunca foi reportado. Ainda outra variedade de machos tortoiseshell pode ser gerada quando dois vulos fertilizados, talvez j transformados em um grupo de clulas, se unem e se transformam em um novo embrio. Este o inverso de um vulo fertilizado que se divide em dois embries, que gera gmeos idnticos. Se um dos vulos fertilizados virasse um gato preto (black tomcat), enquanto o outro vivaria um gato vermelho (red tomcat), logo o embrio combinado seria um macho tortie. Por exemplo j nasceu um Maine Coon vermelho-azul tabby com branco (red-blue and white tabby) nos US, que foi exibido como resultado de tal combinao de clulas fertilizadas. O macho frtil e s passa aos filhotes a cor vemelha (red). Evidentemente, essas anomalias podem tambm ocorrer entre cromossomas x que carregam as mesma cores. Ento o resultado um macho no tortie, mas sim um variante do vermelho normal (cream=creme) ou preto (black) (ou variante). Esses machos nunca sero suspeitos de serem algo especial. Se voc estiver interessado em ver fotos ou ler mais a respeito, visite esse website privado.

Gentica Felina para plo, orelhas e cauda


Plos longos e Plos curtos
O gene para plos longos recessivo. A diferena em relao ao comprimento do plo vista quando comparando Persas com um gato de plo semi-longo como o Ragdoll, devida a polygenes modificadores (modifying polygenes), que so genes com mais ou menos efeitos, dependendo da variao do grau do plo longo ao plo curto.
Denominao: L = plo curto l = plo longo

Cornish Rex - r
O Cornish Rex tem plos intermediarios ou rasos, mas no tem plos longos. Sua pelagem mais curta do que o normal e ondulado. O bigode tambm mais curto do

que o normal e frequentemente torcido. Este o gene rex, recessivo, descoberto em 1950, Cornwall, Inglaterra. O plo encaracolado do German Rex tambm parece ser causado pelo mesmo gene.

Devon Rex - re
O Devon Rex tem uma pelagem similar ao do Cornish Rex, mas uma inspeo mais atenta mostra que o Devon Rex - em oposio ao Cornish Rex, tem plos longos. Os plos do Devon Rex so mais curtos e mais extremos que os do Cornish Rex. Este gene recessivo e tem outro locus diferente do r-gene. Se algum reproduzir um Cornish Rex de raa pura - rr ReRe - com um Devon Rex de raa pura - RR rere - todos os filhotes tero pelagem normal (curto=shorthair) de genptipo Rr Rere. O Devon rex-gene foi descoberto em Devonshire, England em 1960.

Ausncia de Plos (Hairlessness)


Assim como existem diferentes genes que do pelagem encaracolada tambm existem diferentes mutaes que causam a ausncia total de plos. Uma delas foi descoberta na Frana nos anos 30. Este foi chamado de h e era recessivo. A mutao mais comum apareceu no Canad no incio dos anos 70. Este gene foi trabalhado na raa Sphynx. O gene que causa a ausncia de plos no Sphynx tambm recessivo e denominado hr. Existe apenas essas duas variaes que foram examinadas geneticamente, mas a mesma ausncia de plos foi tambm encontrada em diferentes partes do mundo, como na Austrlia, Mxico e Morrocos.

Manx
O Manx o conhecido gato sem cauda, dito como originrio da Ilha do Homem na Inglaterra. A raa relativamente antiga, mas igualmente controversa, j que algumas mal formaes parecem vir junto com o gene do Manx. O gene de dominancia incompleta e letal na sua forma homozigota. Na forma heterozigota ela pode causar, alm do rabo curto ou ausncia de rabo, uma coluna vertebral muito longa ou muito curta, anomalias na regio plvica que geram problemas de locomoo, problemas neurolgicos e intestinos distorcidos. Existem entretanto diferentes opinies em relao a severidade desses problemas. O gene denominado M.

Bobtail Japons
Japanese bobtail uma raa muito antigo proveniente do Japo. Ele tem uma cauda de aproximadamante um decimetro de comprimento que normalmente torcido, encaracolado e denso. Esse tipo de cauda causado por um gene recessivo. Diferente do gene Manx este gene no parece afetar o gato em outros aspectos.

American Curl (Curl Americano)


A raa American Curl fundada num gene que causa um defeito na parte externa da orelha, a orelha virada para tras. Esse defeito desenvolvido quando o filhote tem

entre doze e dezesseis semanas de vida. O primeiro gato desse tipo foi reportado em 1981 na California. O gene, denominado Cu, dominante. Parece que esse gene no causa mal ao gato, seja na sua forma heterozigota ou homozigota.

A herana de algumas doenas e defeitos


Cardiomiopatia hipertrfica felina (CHM ou HCM)
Cardiomiopatia hipertrfica felina, ou CHM (HCM), a doena mais comum entre os gatos. Essa doena, que tambm existe em humanos, causa um aumento das paredes do corao no indivduo afetado. Esta doena no pode ser detectada no nascimento, ela evolui gradativamente. Alguns gatos morrem dessa doena ainda bbes, mas o mais comum o gato no ter nenhum sintoma durante muitos anos. Via ultrassonografia muitos casos, mas no todos, so detectados na idade de 3 anos se o veterinrio tiver um bom equipamento e conhecimento no campo, mas um gato afetado pode em alguns casos viver muitos anos com a doena. Normalmente o gato no tem sintomas at morrer sbutamente de uma aritmia, ou por cogulos situados nas pernas trazeiras. O gato pode tambm desenvolver insuficincia cardaca. O tratamento mdico possvel apenas alivia os sintomas, mas no cura. Essa doena aparece no Maine Coon e no British Shorthair como herana causada por um gene dominante. Outras doenas no apresentam estudo sobre isso, mas existem indcios de que a doena herdade da mesma maneira. O desenvolvimento dessa doena varia entretanto de uma raa para outra, e isso aumenta a suspeita de que existem diferentes mutaes causando a doena, provenientes de diferentes famlias. Esse tambm o caso desta doena em humanos.

Doena Renal Policstica (DRP) ou Sndrome Renal Policstica (PKD)


Gatos afetados pela Doena Renal Policstica ou PKD, iro com o tempo ter mais e maiores cistos nos rins. Esses foraro mais do que o normal o tecido dos rins, a funo dos rins diminui. Pouco a pouco o gato vai se sentir mal, perder peso, se recusar a comer. Ele tambm comea a beber mais do que o normal. Para facilitar o problema a comida diettica para problemas renais ajuda, mas no existe cura para o problema. Essa doena herdada por dominancia autossmica. Veterinrios experientes com bom equipamento conseguem detectar a maior parte dos casos, mas no todos, na idade de um ano.

Displasia das Ancas - HD


Quando ouvimos falar de displasia das ancas pensamos logo em ces, mas este problema existe tambm em gatos. Displasia da Anca uma m formao hereditria da articulao coxofemural (zona plvica), significando que ela no to profunda como deveria ser normalmente. Devido a isso, a insero do membro traseiro na cintura

plvica dificultada e a suas extremidades se esfregam uma na outra, causando a degenerao da cartilagem. Isso pode causar dor quando o gato se locomove. Gatos so muito bons em esconder a dor e podem sofrer de HD e mesmo no mancar. Ao invs de mancar, eles se movem com mais calma ou se movem menos evitando tambm saltos mais ousados. Gatos com uma forma branda de HD normalmente no tem complicaes. HD em gatos parece ser gerada por um polignico recessivo, o que significa que dois gatos sem HD juntos podem gerar filhotes com HD. Dois gatos com HD podem gerar filhotes sem HD, mas as chances para filhotes com ancas normais so maiores se ambos parentes tiverem ancas nomais claro.

Luxao da Patela - PL
A luxao da palela um defeito onde a trclea femural (patela) tende a sair da sua posio, e luxar. A causa para isso pode ser o sulco troclear em cada patela que esto rasos e redondos na lateral e/ou os ligamentos que mantm a patela esto muito froxos. PL pode tambm ser causada por acidente. O sintoma que o gato pra subtamente durante o percurso, com a perna esticada fora do eixo. Forando um pouco pode fazer com que a patela volte para a posio correta. O gato pode tambm estar caando e o joelho inflamar aos poucos. Gatos que apresentam os sintomas devem ser operados. PL parece ser polignica.

Atrofia Progressiva da Retina - PRA


Esta doena causa a degenerao da retina. Com o tempo o gato fica completamente cego. No existe cura para essa doena, mas se o gato vive dentro de casa, e se os mveis no mudam de posio constantemente, mesmo cego ele pode se virar muito bem e ter uma longa vida. PRA existe em diversas formas, uma delas hereditria e dominante, outra recessiva, e ainda existe uma outra forma que ainda no pode ser confirmada se hereditria ou no.

Gangliosidosis - GM1 e GM2


Gangliosidosis uma doena hereditria (na verdade duas, GM1 e GM2) causada por uma enzima defeituosa. Isso resulta no armazenamento dessa substancia no crebro do gato afetado. O primeiro sintoma pode ser visto na idade de 2-4 meses, quando o gato comea a demonstrar m coordenao nas pernas trazeiras, fraqueza e tremor. Isso vai apenas piorando gradativamente e leva paralisia, cegueira e ataques epilticos. Esta doena mortal. Conforme mensionado acima, existem duas variaes dessa doena, GM1 e GM2. Ambas so causadas por genes recessivos individuais. Felizmente existe um teste de AND para ambos os tipos, logo podemos testar os familiares dos gatos afetados atravez

de teste sanguneo.

Hrnia Umbilical
Hrnia umbilical uma buraco nos ligamentos brancos, onde ficam os musculos abdominais. Por esse buraco, partes do intestino podem sair. Isso causa o bloqueamento dos intestinos e assim eles podem romper. O resultado pode ser uma inflamao no abdomem com risco de vida. Hrnia umbilical deve ser operada para evitar esse risco. A hereditriadade da hrnia umbilical no est clara. Devem existir diferentes tipos de herana familiar em diferentes raas. Hrnia umbilical pode tambm ser causada por acidente.

Torax Comprimido
Filhotes com esse defeito nascem normais, mas aproximadamente depois de 1-2 semanas de idade o torax se retrai e se comprime. Mesmo as costas ficam curvadas. Quando isso acontece os filhotes ganham pouco peso, talvez at percam peso, mas depois o peso volta a normalidade, se o defeito no for substancial. Em casos leves o achatamento pode se revertir completamente antes que o filhote esteja mesmo pronto para partir para sua nova casa, logo o defeito no ser sequer remarcado num exame veterinrio. claro que um filhote como esse no pode ser usado para reproduo, e o comprador deve ser informado que o filhote tinha o torax comprimido. Em casos mais severos de torax comprimido existe menos espao para os orgos internos conforme o filhote cresce, e logo ele no sobreviver. Entre esses dois extremos existem gatos que ficam cansados e com falta de ar, mas apesar disso podem viver com o defeito. A hereditriedade desta mal formao tem sido estudada em Burmeses e nessa raa parece ser devido a um nico gene recessivo.

Criptorquidia ou Criptorquia
As vezes acontece que um dos testculos de um filhote macho ou ambos os testculos, no desam do abdomen para o escroto. Ao invs disso, um ou ambos testculos fica no abdomem ou na virilha. Este o caso dos gatos chamados criptorquidacos. Os testculos deles no esto no lugar e por isso no so capazes de produzir espermas, embora produziro homnios sexuais. Um gato criptorquidaco bilateral vai agir como um macho normal, a no ser que ele seja castrado, mesmo sendo estril. Existem estudos que propem um maior risco de cancer em testculos mal colocados, e esta outra razo para castrar um macho criptorquidaco, mesmo que isso signifique retirar os testculos atravs da abertuda do abdomem, o que nem sempre muito fcil. No sabemos como a criptorquidia herdada, mas certamente ALGUM tipo de herana "restrita au sexo". Uma herana "restrita ao sexo" significa que mesmo fmeas podem carregar os genes da criptorquidia, mesmo que evidentemente elas no mostrem elas mesmas a mal formao. Se por outro lado algum quiser continuar procriando com um filhote vindo de uma cria onde existe algum filhote com criptorquidia, mais seguro escolher um macho normal do que uma fmea. Uma fmea ter o mesmo genotipo para

a criptorquidia que o irmo que tm defeito e passar o defeito para os filhotes da mesma forma que um macho com criptorquidia faria, enquanto que um irmo normal mostra que ele tem um melhor genotipo em relao essa malformao.

Doenas Neuromusculares Hereditrias (miopartia, spasticity)


Existe uma doena hereditria, normalmente chamada de miopatia (antigamente chamada de spasticity), que causa a degenerao dos msculos dos ombros e regio plvica. Os primeiros sintomas normalmente aparecem entre 2 semanas e 6 meses de vida. O filhote afetado normalmente evolui menos que os demais e mais quieto. Logo eles apresentam problemas para manter a cabea erguida, e podem andar com insegurana. A doena, que no tem cura, e leva a morte, normalmente antes do filhote atingir idade adulta. A doena herdada por um nico gene recessivo.

Cauda quebrada
Cauda quebrada pode aparecer aleatriamente em todos os gatos e em qualquer raa, mesmo em gatos domsticos de plo curto (domestic shorthair). um defeito na cauda, mais comum na ponta da cauda, que varia no seu grau e tipo. Algumas caudas quebradas podem ser vistas num recm nascido, mas tambm pode aparecer somente com 1 ano ou muitos anos depois. Antes disso o esqueleto ainda no cresceu totalmente, e ento a cauda quebrada hereditria vai desenvolver gradualmente. No sabemos como caudas quebradas so herdadas, mas tanto um nico gene quanto poligenes podem ser os causadores. Provavelmente existem diferentes tipos de caudas quebradas, que so herdadas diferentemente. Uma cauda quebrada pode tambm ser causada por acidente.

Reproduzir Evitando Doenas Genticas


O risco de doenas genticas algo que discutido cada vez mais frequentemente entre os criadores de gatos e tambm em diferentes clubes e associaes de gatos. Claro que todos ns queremos que nossos gatos sejam saudveis! Mais ainda assim as doenas genticas aparecem aqui e al em diferentes raas. Porque isso acontece? O que podemos fazer a respeito? Com o objetivo de entender o qu est acontecendo nas raas quando uma "epidemia" gentica aparece, e na tentativa de contral-la, precisamos ter um pouco de conhecimento das bases de gentica.

Um dado importante: frequncia do gene


Usando o gene diluidor de cores como exemplo, vamos supor que tenhamos uma populao de 100 gatos. Como cada gato tem uma dupla de cromossomos, esta populao ter 200 loci para o gene diluidor de cores - significando que h 200 lugares

onde os genes D ou d podem estar situados. Em seguida suponha que 40 desses loci esto preenchidos com o gene d, enquanto que os 160 restantes esto preenchidos com genes D. Logo a frequncia do gene d nesta populao de 40/200 = 0,20 = 20%. Da mesma forma achamos a frequncia do gene D que 160/200 = 0,80 = 80%.

Populao Effectiva
O fato de alguns criadores terem uma populao mais larga do que outros e ainda o fato do pool gentico poder ser muito limitado numa raa pequena provavelmente bvio para a maior parte dos criadores. Mas muitos criadores se sentem seguros que grandes raas - como Persas e Birms - tm um pool gentico grande o suficiente. Sem riscos de problemas consanguineos, a no ser que voc decida deliberadamente procriar uma mesma linhagem! Mas isso no inteiramente verdade. Discutimos s vezes que o efeito da super reproduo (overbreeding) de poucos indivduos considerados acima do padro malfico para a raa, mesmo em grandes raas. Uma super reproduo de um indivduo levada ao extremo seria se um nico macho cruzasse com todas as fmeas de uma gerao. Com esse tipo de reproduo, claro que o pool gentico no seria grande, mesmo que a populao contenha um milho de fmeas sem parentesco umas com as outras. Pra termos uma idia melhor do quo grande o pool gentico num caso como esse, podemos calcular a populao efetiva. Se a populao contm 100 indivduos, com nmero igual de macho e fmeas, e todos forem cruzados entre si de forma randmica gerando o mesmo nmero de filhotes para cada casal, ento a populao EFETIVA tambm 100. Em contrapartida, com a super reproduo de um macho conforme descrito acima, podemos calcular a populao efetica com a seguinte formula:
1 1 1

---- = ------ + -----Ne 4 x Nm 4 x Nf

Onde Ne = populao efetiva, Nm = nmero de machos, Nf = nmero de fmeas. Falando de forma generalizada, a populao efetiva no ser mais larga do que 4 vezes o nmero de indivduos do menor sexo representado (a no ser que voc tenha planejado um programa de reproduo especificamente desenhado para evitar a perda de variao gentica, mas esse raramente o caso da criao de gatos.). Isto significa que se 5 machos so usados, a populao efetiva no ser mais do que 4 x 5 = 20, mesmo se usssemos um milho de diferentes fmeas nesse programa de reproduo. Na realidade claro que raro o caso em que cinco machos sejam usados igualmente e gerem crias de forma igual e os machos restantes no sejam usados para reproduo DE FORMA ALGUMA. Logo fica bem complicado usar essa frmula. Mas no se

preocupe, existem outros mtodos! Entre consanguinidade e populao efetica. Usando essa coneco seremos capazes de calcular a populao efetiva nas raas de gatos. Podemos usar os pedigrees para calcular o coeficiente de consanguinidade, o COI. A maneira mais fcil de fazer isso inserir o pedigree num bom programa de pedigree capaz de calcular o COI. Tambm possvel calcular isso manualmente. No complicado, mas se o parentesco for complicado e voc quer calcular o COI de vrias geraes, isso consumir muito tempo, e vai haver um risco considervel de erro em alguma etapa. Entretanto, se o parentesco for simples e se o nmero de geraes a calcular for razovel, voc pode rapidamente calcular o o COI diretamente do pedigree.

Clculo simples para o coeficiente de consanguinidade (inbreeding)


Mesmo que existam programas de informtica, que calculam o coeficiente de consanguinidade (inbreeding) automaticamente, baseado em pedigrees inseridos no banco de dados, ainda til saber calcular manualmente a consanguinidade (inbreeding) em pedigrees menos complicados. Segue uma breve explicao de como calcular o coeficiente de consanguinidade (inbreeding) de um pedigree baseado no mtodo do coeficiente.

O mtodo do coeficiente
Comece desenhando um pedigree com "flexas", onde cada indivduo aparece uma s vez. As flexas devem apontar dos parentes para as crias e sempre para baixo, ou diagonalmente. Exemplo 1

Exemplo 1: Pedigree original e pedigree com flexas.

No pedigree com flexas procuramos todos os trajetos que vo de um parente a outro sem passar pelo mesmo indivduo mais de uma vez. Para cada trajeto contamos o nmero dos indivduos envolvidos. A contribuio de cada trajeto para o coeficiente de consanguinidade (inbreeding) de 1/2 at o nmero de indivduos envolvidos no trajeto. No exemplo 1 de pedigree flexado encontramos dois trajetos de um parente ao outro: CAD -> (1/2) = 1 / (2 x 2 x 2) = 1/8

CBD -> (1/2) = 1 / (2 x 2 x 2) = 1/8 Consanguinidade (inbreeding) = 1/8 + 1/8 = 1/4 = 0.25 = 25%

Se o ancestal comum, i.e. onde os trajetos mudam e descem novamente, forem consanguneos devemos levar isso em conta. (Para os dois trajetos no exemplo acima o ancestram comum, A e B respectivamente, esto sublinhados.) Calcule o coeficiente de consanguinidade (inbreeding) para o ancestral consanguneo usando o mesmo mtodo. Some 1 esse coeficiente e multiplique pelo primeiro resultado em questo. Portanto se o nmero de indivduos num trajeto for n, a consanguinidade (inbreeding) para o ancestral comum F, o total da contribuio para o coeficiente de consanguinidade (inbreeding) seria (1/2)^n x (1+F). A soma das contribuies de todos os trajetos o coeficiente de consanguinidade (inbreeding).

Exemplo 2

Exemplo 2: Pedigree original e pedigree flexado.

Os trajetos existentes so BDC, BDFEC, BEFDC, BDEC, BEDC, BEC. O ancestral comum D consanguneo e o pedigree flexado para ele seria:

Pedigree flexado para D

A consanguinidade em D ento (1/2) = 1/4. A contribuio para a coeficiente de consanguinidade de cada trajeto seria: Trajeto BDC BDFEC BEFDC BDEC BEDC BEC n 3 5 5 4 4 3 F 1/4 0 0 0 0 0 (1/2)^n x (1+F) (1/2) x (1+1/4) = 1/8 x 5/4 = 5/32 (1/2)^5 x (1+0) = 1/32 (1/2)^5 x (1+0) = 1/32 (1/2)^4 x (1+0) = 1/16 (1/2)^4 x (1+0) = 1/16 (1/2) x (1+0) = 1/8 total = 0.15625 = 0.03125 = 0.03125 = 0.0625 = 0.0625 = 0.125

Consanguinidade (inbreeding) = soma de todas as contribuies = 0.46875 = 46.875%

O que acontece se a populaco efetiva for muito pequena?


Algo que acontece quando a populao muito pequena que o coeficiente de consanguinidade aumenta a cada gerao. Na verdade, isso acontece em TODA populao que no de tamanho ilimitado, mas a seleo natural trabalha provavelmente contra o aumento da consanguinidade, ento esse aumento pequeno de consanguinidade ajustado e o status quo mantido. igualmente conhecido um grande nmero de clulas embrionrias fertilizadas, afeta o nmero de descendentes finalmentes nascidos desta cria, e a teoria que os embries tem que "lutar" pelo seu lugar no tero, e que quanto mais hterozigoto for o embrio, menos chance ele tem de sobreviver. No entanto, essa teoria ainda no foi comprovada. O que aconteceria ento, se um coeficiente de consanguinidade aumentasse de gerao em gerao? No comeo, nada demais. No at que o o nvel de homozigotos atinja um certo grau crtico onde os problemas reais comecem a aparecer, e neste caso normalmente muito mais complicado tomar uma ao corretiva. melhor comecarmos a trabalhar contra esses problemas antes dos sintomas aparecerem. O problema pedaggico ocorre evidentemente quando aqueles que comeam a reproduzir com poucos indivduos no conseguem ver imediatamente os problemas que isso causa. Eles pensam "Eu reproduzi desta forma durante anos, e eu no tive problema algum". Mas como podemos ver, "tentativa e erro" no o uma boa estratgia! Quando o "erro"

aparece j um pouco tarde para ajustar de uma maneira simples. Porque a consanguinidade to perigosa? Uma coisa - que todo criador educado deveria saber - que ela significa um aumento do risco de dobrar os genes recessivos malficos ou letais. O par de cromossomos por um lado nos protge desse risco, numa populao grande que no tenha muito parentesco. Todos os indivduos carregam alguns genes recessivos malficos. Algumas pessoas pensam que a consanguinidade elimina os genes recessivos malficos levando a uma raa mais saudvel no futuro. Mas primeiro, a consanguinidade sozinha no elimina nada, ela tem que ser combinada com uma seleo forte com o objetivo de eliminar os genes indesejveis. Segundo, preciso uma forte consanguinidade para ter todos os loci homozygous, e logo ver o que todos os gatos carregam e eliminar todos os genes indesejveis. Reproduza uma fmea com seu prprio irmo, e 25% de todos os loci sero homozigotos. Em seguida, reproduza dois desses descendentes entre eles, e 37,5% do loci sero homozigotos. Depois pegue dois dos desses ltimos descendentes e reproduza eles entre si! Agora a consanguinidade ser to forte que a maior parte dos criadores iriam parar. Mas ainda "somente" 50% dos loci sero homozigotos. Portanto, em decorrncia desta consanguinidade drstica, deixaramos de expr outros genes recessivos e potencialmente malficos. Mas vamos supor que a gente continuasse! Reproduzimos uma linhagem com 100% homozigocidade, selecionando genes fortes contra genes malficos o tempo todo.Todos os indivduos teriam o mesmo genotipo, com excesso para o fato de que os machos teriam um cromossomo Y no lugar onde as fmeas teriam um segundo cromossomo X. OK, custou muito esforo e dinheiro para fazer o que chamamos de linha Isogenia e muitos gatos morreram no percurso. Mas finalmente chegamos nesse ponto e finalmente temos uma linhagem que 100% saudvel do ponto de vista gentico! Yippeeee!!! Isso possvel, pode ser feito, se voc tomar cuidado para no deixar o nvel de homogocidade crescer mais rpido do que a sua capacidade de gerenciar a eliminao de genes malficos. Isso tem sido feito com ratos usados em laboratrio. E funciona bem! Mas... eles s conseguem que uma linhagem entre vinte sobreviva. As demais 19 linhagens morrem durante o processo. Talvez seja melhor no tentar? Alm disso, o sicaulea imunolgico no muito bom em indivduos homozigotos. O sicaulea imunolgico funciona bem melhor se o loci envolvido for hterozigoto, pois isso d ao indivduo a possibilidade de desenvolver mais tipos DIVERSOS de anticorpos, e no somente anticorpos do MESMO tipo. Este no um problema srio num rato usado em laboratrio, j que o ambiente onde eles esto inseridos protegido contra doenas contagiosas (indesejveis), e tambm no considerado uma trajdia, infelizmente, quando um rato de laboratrio morre. Em contrapartida quando um animal de estimao amado ou um membro da famlia morre muito triste. Hmmm... talvez no seja uma boa idia?! Acima de tudo as mutaes ocorrem espontaneamente e com o tempo destruiriam nosso genotipo perfeito. Voc tem que contar com uma ou duas mutaes por indivduo. Acho que melhor mudarmos nossa estratgia!

Mas e se a raa j consangunea?


Se uma raa ou populao j to consangunea que os sinais de depresso de consanguinide so claros, como por exemplo um alto ndice de cncer prematuro ou infeces, o que fazer? Se existirem linhagens sem parentescos em outros pases, claro que a melhor soluo seria aumentar a troca de gatos entre os pases. Se uma tal linhagem sem parentesco no est disponvel, teremos que reproduzir com outra raa ou com gatos no registrados que preencham os standards de maneira razovel. Se os novos genes forem suficientemente misturados na populao, o problema de consanguinidade ser resolvido. Uma objeo frenquente essa soluo que assim no sabemos qual gene recessivo malfico pode ser introduzido na raa atravs dos gatos de outra raa ou sem registro ("outcross") que forem introduzidos. Se isso verdade, ns no sabemos. O que sabemos que a maior parte dos indivduos carregam alguns genes recessivos malficos. Muitos criadores pensam tambm que melhor ter mais populao consangunea e menos doenas genticas, com o objetivo de manter o controle. Talvez existam mais e mais testes para essas doenas. Mas, conforme vimos acima, melhor termos uma frequncia baixa de diferentes genes recessivos malficos do que uma alta frequncia de um s gene recessivo. Suponha que temos uma populao A com uma frequncia gentica de 50% para alguns tipos de defeitos recessivos. Vamos comparar essa populao com a populao B com frequncia gentica de 10% para cinco diferentes genes recessivos malficos. Ambas populaes tero a mesma frequncia de de genes malficos, mas a populao A tem genes malficos de um s tipo (fcil de controlar) enquanto que a populao B tem seus genes malficos divididos em cinco tipos diferentes. O risco de um filhote da populao A aparecer com a doena gentica ento 0.50 x 0.50 = 0.25 = 25%. O risco de um filhote da populao B 5 x (0.10 x 0.10) = 0.05 = 5%. Isso mostra que teremos consideravelmente menos filhotes afetados numa populao com baixas fequncias para diferentes tipos de doenas. A maneira mais efetiva de manter uma raa saudvel no tentar eliminar o recessivo malfico, mais abaixar a sua frequncia at um nvel baixo o suficiente em que dois recessivos malficos do mesmo tipo vo quase nunca se encontrar. Alguns criadores hesitariam em usar outcross porque eles tm medo de perder o tipo ideal para sempre. Alguns criadores acham que a consanguinidade (reproduo clssica) a nica forma de ter um tipo excelente e uniforme. verdade que usando a consanguinidade podemos atingir resultados de maneira mais rpida nesse sentido. O problema que arriscamos a longo prazo a sade desses gatos. possvel atingir o mesmo resultado reduzindo a consanguinidade, ainda que leve mais tempo. Infelizmente, usar a consanguinidade um caminho mais curto e tentador para criadores que esto interessados em exibir os seus gatos. Mas preciso ter em mente que a

maioria dos genes que so dobrados atravez do uso de gatos consanguneos nada tem haver com o tipo. Por exemplo, se um ser humano tem aproximadamente 100,000 genes, 98,5% desses genes sero idnticos aos de um chipanz! E ainda, somos ns muito diferentes de um chipanz? Quantos desses genes podem ser diferentes entre um Siams e um Persa? Ou um Norwegian Forestcat e um Maine Coon? Ou mesmo entre um Sagrado da Birmania de um bom tipo e um outro com tipo razovel? Nada mais do que aquilo que podemos fixar com algumas geraes de reproduo seletiva, isso com certeza!

Problemas Genticos esto aparecendo nas raas!


Sim, isso tambm devido a uma populao efetiva pequena! A no ser que seja devido a uma reproduo que no est atenta s funes anatmicas do animal. Reproduzir visando corpos muito longos pode trazer problemas na coluna, reproduzir visando faces pequenas pode gerar problemas nos dentes, reproduzir visando uma cabea muito triangular, quadrada, regonda, etc, as cabeas podem vir a gerar problemas com o queixo, olhos ou outros. um gato deve permitido, antes de mais nada e mais do que tudo, ser um GATO. No se trata de um pedao de argila que podemos moldar de acordo com nossos valores estticos. Um gato no constitudo de crculos, triangulos, quadrados ou outras figuras geomtricas, temos que nos lembrar disso. Algumas vezes eu tendo concordar com um geneticista, que trabalha especialmente com ces, que sugeriu que talvez devessemos fazer com que todos os ces tenham o plo do puddle, pois assim poderamos DESCARTAR as formas geomtricas e os angulos esperados que achamos mais atrativos. Em consequncia os animais poderiam ter sua anatomia deixada em paz. No, mesmo que um standard diga que a cabea deveria ser mais triangular ou quadrada, ns enquanto craidores devemos resistir aos extremos. A cabea de um gato deve parecer com a cabea de um gato - no uma figura geomtrica. Com excesso deste tipo de reproduo visando tipos extremos, a populao muito pequena que causa altas frequncias de muitas doenas genticas que aparecem nas raas. Muitos criadores se confundem com relao isso. Elmes tendem pensar que se eles tem por exemplo 10% dos gatos de uma determinada raa afetados por PRA, significando uma frequncia gentica de aproximadamente 32% para o gene recessivo PRA, e se no testamos e d certo reduzir a frequncia, logo a frequncia ir automticamente crescer com o tempo. Isso no correto. Se fosse, a frequncia da diluio (blue, cream, etc.) nos gatos cresceria toda vez no ser que selecionssemos contra o gene da diluio. Se a populao afetada grande o suficiente, e nenhuma seleo contra o PRA for feita, a frequncia do gene permanecer em 32%. Em contrapartida se selecionarmos mesmo que de forma branda contra o PRA, por exemplo deixarmos os gatos que tem PRA (homozigotos) terem no mais do que uma cria, logo a frequncia desse gene vai baixar. Devagar com uma seleo branda, e mais rpido com uma seleo forte. Mas ento o que acontece se a populao efetiva for muito pequena? O que aconteceria com a frequncia gentica? Seria o mesmo efeito de jogar uma moeda para o alto dez vezes. A chance de sair cara seria de 50% toda vez. E se voc tivesse jogado essa moeda 1.000 vezes, voc chegaria perto de 50% de cara e 50% de coroa. Mas agora voc apenas jogou 10 vezes. Logo no surpreendente se voc por azar ter 70% caras e 30%

coroa ou, 30% cara e 70% coroa, ou algo parecido. Usando essa analogia para uma populao pequena de gatos, significa que a frequncia gentica de em torno de 30%, na gerao seguinte cresceu para 35%, por causa desse efeito randmico. Ou ainda, pode ter reduzido para 25%, por causa do mesmo efeito randmico, o que no caso do PRA seria bem melhor. Mas vamos ser perssimistas e supor que a frequncia tenha crescido para 35%. Logo o valor ESPERADO da frequncia gentica para a gerao seguinte seria tambm de 35%. Mas por sorte pode acabar sendo 29%, 34%, 38%, 42%, ou qualquer outro percentual. O quanto menor for a populao efetiva maior o risco de haver uma grande derivao do valor esperado da frequncia do gene. Logo esta frequncia, que obtemos de forma randmica, ser o valor esperado para a gerao seguinte. Este fenmeno chamado deriva randmica. Se o impacto dessa deriva randmica for mais forte que o impacto da seleo - natural ou artificial - as mudanas na frequncia do gene podem muito ser o oposto do que queremos. APESAR da seleo. Logo os olhos dos nossos Siameses devem ficar opacos, ou os tufos de orelha "lynx" dos Norwegian Forestcats ficariam menores, ou PKD pode ficar mais comum nos Persas. Isso seria tudo menos algo engraado! Se agora olharmos porque o PKD ficou bem comum nos Persas, poderia ser dificilmente causado por uma seleo misteriosa favour de rins empedrados. Tem outra causa. Deve ter comeado com a mutao em um gato h muito tempo atrz. Era um gene dominante, logo o gato desenvolveu cistos nos rins. Vamos supor que era um macho que morreu de PKD com 5 anos de idade. Ou talvez entre 7-8 anos de idade. De qualquer forma, temos uma certa seleo contra o gene. Se a populao grande o suficiente, a frequncia vai diminuir e eventualmente chegar 0%. E mesmo que no tenha havido quelquer seleo, haveria uma boa chance do gene desaparecer em algumas geraes, j que a frequncia poderia ser por azar maior ou menor. E j que a frequncia era inicialmente muito pequena (um gene mutado em uma populao grande), bem provvel que a frequncia pudesse cair para 0%, e o gene desapareceria. Ento, a populao efetiva para os Persas no era aparentemente grande o suficiente. A deriva randomica apareceu, e isso causou infelizmente um aumento da frequncia do gene do PKD. Apesar de uma certa seleo contra o gene, o resultado foi que a frequncia ficou aproximadamente entre 25-30% antes dos criadores comearem a ficar atentos ao problema e antes de uma seleo mais forte ser introduzida. O que tudo isso nos diz? Que se no tivermos uma populao grande o suficiente, ento altas frequncias de problemas genticos indesejveis continuaro aparecer. Se no tivermos sorte teremos tambm dificuldades para reduzir esses problemas mesmo com seleo. Se ao invs tivermos certeza de que temos uma populao grande o suficiente na nossa raas, doenas genticas no vo aparecer como um problema comum em toda populao. E ainda evitaremos depresses de consanguinidade e sicauleas imunolgicos ruins. Reproduzir com uma populaoo efetiva pequena, e ao mesmo tempo iniciar projetos

para lutar contra doenas genticas numa raa, como comear um tratamento para cancer no pulmo e continuar fumando. Ou como escoar a gua da banheira enquanto a torneira ainda estiver aberta, e a gua AINDA estiver caindo dentro da banheira. Trabalhando com uma populao grande o suficiente, os pools genticos so como um remdio preventivo para as raas. No parece inteligente tratar somente o problema sem pensar em medidas preventivas que poderiam evitar que os problemas aumentem. Devemos tambem manter essa necessidade nas grandes populaes efetivas quando criamos e aceitamos uma raa de gatos spotted de plo curto, uma atraz da outra, e uma de plos semi longos de cabea media uma aps a outra e etc. A no ser que o nmero de criadores querendo trabalhar com raas spotted de plo curto cresa na mesma proporo que o nmero de raas, o requisito para por exemplo criadores de Bengal - somente um exemplo - ser um custo tambm para os Ocicats', os Spotted Oriental Shorthairs', Egyptian Maus', etc. para manterem um nmero grande o suficiente de animais procriando nos seus programas de reproduo. Ser que esses criadores podem arcar com isso? Sero as novas raas capazes de criar um lugar para elas entre as demais raas? Ou ser que elas ficaro com populaes pequenas, e no final teremos destrudo todas as raas spotted de plo curto? Essas so questes importantes para serem pensadas pelas organizaes felinas. Esses problemas so reais, no somente em teoria, e ns j comeamos a ver os primeiros resultados, embora ainda de forma no to brutal como nas raas caninas. Mas eu temo que piore, a no ser que faamos algo sobre isso o quanto antes melhor. Logo essas so questes que as organizaes felinas devem trabalhar. E elas no podem ser esquecidas no meio dos projetos contra doenas especficas. Isso est diretamente relacionado base atual da sade dos gatos. Logo isto algo que devemos comear a trabalhar. No podemos esquecer os projetos especficos contra doenas especficas. Eles concernem a atual base de sade dos gatos e das raas.

Como lutamos contra problemas de sade j existentes?


Problemas individuais em gatos
Se uma gato diagnosticado com ou defeito ou doena, que pode ou no ser hereditria, como agimos? Uma regra bsica no reproduzir o gato, mas continuar com seus parentes normalmente. Se o mesmo problema ocorrer novamente outras medidas sero necessrias. Se for uma doena hereditria CONHECIDA, as aes devem ser diferentes dependendo da forma como a doena herdada. Aqui esto algumas sugestes de como lidar com o problema de diferentes formas. Favor notar que se tratam de recomendaes gerais. Em casos especficos existem razes para ajustar as essas aes.

Se a doena causada por um gene dominante, preciso tentar descobrir qual dos parentes portador, e se outros familiares tambm so portadores. E os que

portarem a doenan no devem ser reproduzidos. Se a doena causada por um gene recessivo claro que o animal doente no pode ser reproduzido e os parentes devem ser igualmente retirados de reproduo, se no soubermos com certeza qual dos parentes portador do gene. Possivelmente familiares do filhote doente no devem ser vendidos para reproduo, se j no tiverem sido vendidos. Se a doena for de herana polignica o gato doente no deve ser reproduzido e devemos evitar a mesma combinao que resultou no filhote afetado. Observe especificamente os demais filhotes e os filhotes dos familiares, mas no os tire de reproduo automaticamente, a no ser que eles mostrem algum sinal do mesmo problema. Se um gato parece dar uma alta frequncia de gatos afetados, ainda que ele ou ela no tenham o problema em si, este gato deve ser retirado de reproduo.

Problemas na raa

Recolha todas as informaes sobre a doena! Em que idade os primeiros sinais aparecem num gato afetado? Como a doena se manifesta nos gatos? uma doena sria? Existe cura? Talvez seja conhecida a forma como ela herdada? um gene dominante, recessivo e nico, ligado ao sexo, polignico? Existem formas de testar os gatos para essa doena, para que os portadores do gene/ dos genes sejam rapidamente identificados? Tente descobrir o percentual aproximado da populao afetada!

Se trata-se de uma doena sria, que afeta bastante e muitos gatos na mesma raa, pode ser til criar um programa de sade para lidar melhor com o problema. Como um programa de sade pode ser organizado vai depender de como as respostas acima foram respondidas. O mais importante num programa de sade divuldar as informaes. Devemos divulgar informaes sobre os sintomas da doena, seu desenvolvimento, herana, e possveis testes disponneis. Isto pode ser feito atravz de revistas, livretos, websites, reunies, associaes e seminrios. Frequentemente existe algum ressentimento entre os criadores no momento de lidar com os problemas de sade da raa, ou at admiti-los. Isto no ocorre frequentemente porque os cridores no se preocupam se o gato fica doente ou no, mas sim por medo do desconhecido e falta de conhecimento. Se no sabemos como lidar com os problemas nos sentimos mal ao falarmos deles. Muitos tm medo das reaes de panico de outros criadores, que os outros peam que uma linha inteira seja esterelizada se a doena aparecer. Infelizmente esse medo no relevante na maior parte dos casos. Devido a mesma falta de conhecimento existem incidentes quando criadores querem tomar decises drsticas para resolver rapidamente o problema presente na raa. loucura enterrarmos nossa cabea na areia e fingirmos que no existem problemas. Existem apenas dois tipos de reao de pnico. E nenhuma delas beneficia os gatos, claro. As medidas tomadas devem ser razoveis e na proporo certa para a dificuldade do problema. Em nenhuma circusntncia devemos selecionar de forma dura mais de 1/3 da populao de gatos e coloca-los fora de reproduo devido ao mesmo problema. Se tomamos medidas drsticas o programa de reproduo como um todo ser muito reduzido, e isso poder causar ainda MAIS problemas genticos na populao devido a reduo da populao

reprodutora. E isso exatamente o oposto do que queremos! Logo, a criao de um programa de sade baseada em informao, informao e mais informao! Ento tambm devemos registrar os casos da doena e os resultados de testes. Se algum decide fazer isso, deve considerar deixar esse registro aberto para que todas as pessoas possam acessar os resultados. Esse um fator conclusivo para que o programa d bons resultados. Falta de abertura vai causar somente fofoca e especulaes, enquanto fatos normalmente acabam com qualquer discusso desse gnero. E em seguida toda energia deve ser concntrada em algo til para resolver o problema.

Concluso

Gatos saudveis: s reproduza gatos saudveis! Populao efetiva: Tenha certeza de que existe uma grande populao efetiva! O coeficiente de consanguinidade (inbreeding) em 5 geraes deve ser no mximo de 2.5% em relao todos os cruzamentos feitos. O mximo de 5% em 10 geraes. Consanguinidade (inbreeding): No faa cruzamentos individuais entre gatos que so parentes mais prximos do que primos (mximo de 6.25% em 4-5 geraes)! Transparncia: esteja aberto a qualquer eventual problema quando do contato com outros criadores. Ser til para todos no final! No entre em pnico: Evite tanto enfiar sua cabea na areia quanto solicitar uma seleo severa contra o possvel problema de sade!

S-ar putea să vă placă și