Sunteți pe pagina 1din 16

!

"#2

JULHO DE 2013

Protestar e a soluc ao?

NESTE N UMERO

6 !"#2

MAIS ON-LINE
www.jw.org

ADOLESCENTES

M AT E R I A D E C A PA

r
OS JOVENS PERGUNTAM . . . O QUE FAZER SE TENHO UM PROBLEMA DE SAUDE? (Parte 2) Veja como quatro jovens aprenderam a lidar com problemas de saude desafiadores.
(Acesse ENSINOS BIBLICOS ADOLESCENTES.)
5 Bettmann/CORBIS

Protestar e a soluc ao?


PAGINAS 6-9

CRIANC AS 3 OBSERVANDO O MUNDO 4 AJUDA PARA A FAMILIA Como controlar as birras 10 NATUREZA Conheca o discreto gato-do-deserto 12 PAISES E POVOS Uma visita ao Azerbaijao 14 O CONCEITO DA BIBLIA O Reino de Deus 16 TEVE UM PROJETO? O resistente cerebro do esquilo-do-artico

Leia historias bblicas ilustradas. Use as paginas de atividades para ajudar seus filhos a conhecer melhor personagens bblicos e princpios morais.
(Acesse ENSINOS BIBLICOS CRIANCAS.)

Vol. 94, No. 7 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada numero: 43.524.000 em 99 idiomas
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

Gostaria de receber mais informac oes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa?
TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Caixa Postal 92, Tatu, SP, 18270-970. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/contato.

Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.

OBSERVANDO O MUNDO

SUICA Segundo um estudo na Suca, pessoas com mais de 60 anos tem 14% mais chances de morrer no dia de seu aniversario. A pesquisa tambem registrou um risco 18% maior de ata que cardaco fulminante para aniversariantes em geral e um risco 21% maior de derrame fatal no caso das mulheres. Entre os homens, a probabilidade de cometer suicdio e 35% maior nesse dia. Os cientistas apontam o estresse e o consumo de alcool nessa data como fatores que contribuem para esses ndices elevados. Mas alguns especialistas questionam esse estudo, alegan do que a coincidencia entre as datas de nascimento e as de obito em muitos casos se deve a erros de registro.

ESTADOS UNIDOS Tres ativistas uma freira de 82 anos e dois homens de 63 e 57 anos invadiram um arsenal de 100 toneladas de material nuclear em Oak Ridge, no Estado do Tennessee. Segundo Steven Chu, secretario de Energia, esse deveria ser um dos locais mais seguros do mundo. Os intrusos conseguiram pintar dizeres pacifistas num dos predios. O secretario descreveu essa falha de seguranca como extremamente preocupante.

AUSTRALIA Por decisao da Suprema Corte Australiana, fabricantes de cigarros devem retirar seus logotipos e co res caractersticas das embalagens de seus produtos. Agora, os macos devem ser marrom-escuros e exibir imagens explcitas dos danos que o ` fumo causa a saude.

Maco de cigarros: 5 Commonwealth of Australia; EPA/LUKAS COCH

ISRAEL Homens atraentes tem mais chances de ser chamados para uma entrevista de emprego quando anexam uma foto ao seu currculo; no caso de mulheres atraentes, as chances sao menores. Por que? O motivo sugerido por pesquisadores israelenses e que a maioria dos que trabalham nos departa mentos de recursos humanos sao mulheres. A explicac ao desagradavel, diz a revista The Economist, e que a velha inveja faz com que as mulheres discriminem candidatas bonitas na hora de decidir quem sera entrevistado.
3

AJUDA PARA A FAMILIA  CRIAC AO DE FILHOS

Como controlar as birras

O DESAFIO Quando contrariado, seu filho de 2 anos desata a gritar, se joga no chao e comeca a espernear. Voce se pergunta: Meu filho e normal? Sera que ele faz birra por causa de algo que eu estou fazendo errado? Essa fase vai passar? Voce pode ajudar seu filho a mudar esse comportamento. Mas, primeiro, tente descobrir o que pode estar por tras das birras.

POR QUE ACONTECE Criancas pequenas ainda nao sabem lidar com seus sentimentos. Isso e o suficiente para causar birras de vez em quando. Mas existem outros fatores.

Pense em como a vida do seu filho mudou por volta dos 2 anos de idade. Desde que ele nasceu, voce cuidou de todas as necessidades dele. Bastava ele chorar que voce corria para ver se estava tudo bem. Sera que ele esta doente? Esta com fome? Quer carinho? Esta com a fralda suja? Voce fazia de tudo para tranquili za-lo. E com razao, porque um bebe depende totalmente dos pais. Mas, por volta dos 2 anos, a crianca comeca a perceber que seus pais passam a fazer cada vez menos as vontades dela. Agora, em vez de os pais fazerem o que o filho quer, o filho e que tem de fazer o que os pais querem. A situac ao se inverteu e o filho talvez nao aceite essa mudanca sem protestar. Com o tempo, a crianca o fato de que costuma aceitar seus pais sao seus educadores nao alguem que esta ali so para cuidar dela e que seu papel e ser obedien te aos pais. (Colossenses 3:20) Enquanto isso nao acontece, ela pode testar ate o limite a paciencia dos pais com uma birra atras da outra.

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

O QUE VOCE PODE FAZER Seja compreensivo. Seu filho nao e um adulto em mi niatura. Por ter pouca experiencia em controlar suas emoc oes, ele pode ter reac oes exageradas quando esta aborrecido. Tente ver a situac ao do ponto de vista dele. Princpio bblico: 1 Corntios 13:11. Mantenha a calma. Quando seu filho esta fazendo bir ra, perder a calma nao ajuda em nada. Na medida do possvel, ignore esse comportamento e nao reaja de modo irritado. Ter em mente por que as birras aconte cem ajudara voce a manter a calma. Princpio bblico: Proverbios 19:11. Nao ceda. Se voce ceder quando seu filho fizer birra, ele provavelmente usara a mesma tatica em outras ocasioes. Com calma, mostre a ele que voce esta falan do serio. Princpio bblico: Mateus 5:37.

T E X T O S P R I N C I PA I S Quando eu era crianca, . . . pensava como crianca, raciocinava como crianca. 1 Corntios 13:11, BP. A perspicacia do homem certamente torna mais vagarosa a sua ira. Proverbios 19:11. Deixai simplesmente que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Nao, Nao. Mateus 5:37.

SEJA COERENTE! Eu acho engracado quando ouco um pai reclamar que seu filho nao aceita ouvir nao. Acho engracado porque isso sempre revela mais sobre o pai do que sobre o filho. Uma crianca que nao aceita ouvir nao sempre tem pais que nao conseguem dizer nao para ela. A crianca consegue aceitar um nao, desde que ela tenha motivo para levar o nao a serio. John Rosemond, New Parent Power! (A Nova Autoridade Parental!).

Ter em mente por que as birras acontecem ajudara voce a manter a calma
Tenha paciencia. Nao espere que o comportamento de seu filho mude da noite para o dia, principalmente se voce deu motivo para ele achar que fazer birra funcio na. Mas, se sua reac ao for apropriada e coerente, e provavel que as birras diminuam e, com o tempo, desa parecam por completo. A Bblia diz: O amor e paciente. 1 Corntios 13:4, Bblia Pastoral. Alem disso, tente o seguinte: Quando a birra comecar, segure seu filho nos seus bracos (se possvel) e, sem machuca-lo, tente impedir que ele se debata. Nao grite com ele; apenas espere a tempestade passar. Por fim, ele percebera que suas bir ras nao surtiram nenhum efeito. Escolha um lugar para colocar seu filho quando ele fizer birra. Antes de deixa-lo ali, explique que ele podera sair quando se acalmar. Se seu filho fizer birra em publico, leve-o para um lugar menos movimentado. Nao ceda so porque ele esta fazendo um escandalo. Caso contrario, ele tera a impressao de que conseguira tudo que quer por fazer birra.

Despertai! julho de 2013 5

M AT E R I A D E C A PA

PROTESTAR E A SOLUC AO?


As Testemunhas de Jeova, que publicam esta revista, sao politicamente neutras. (Joao 17:16; 18:36) Por isso, embora este artigo apresente exemplos especficos de disturbios civis, ele nao apoia a ideia de que uma nac ao e superior a outra nem toma partido em nenhuma questao poltica.

M 17 de dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi chegou ao seu limite. Esse feirante tunisiano de 26 anos estava frus trado por nao conseguir um emprego melhor. Alem disso, os fiscais do governo exigiam subornos e, naquele dia, confiscaram as frutas que Mohamed estava vendendo. Quando pegaram sua balanca, ele tentou impedi-los. Segundo algumas testemunhas, ele levou um tapa de uma policial. Humilhado e furioso, Mohamed foi ao gabinete do governador local para reclamar, mas nao conseguiu uma audiencia. Em frente ao predio, ele teria gri tado: Como voces esperam que eu sustente a minha famlia? Depois de se encharcar de um lquido inflamavel, ele acen-

deu um fosforo e, em menos de tres semanas, acabou morrendo por causa das queimaduras. Esse ato desesperado teve grande repercussao na Tunsia e em outros pases. Muitas pessoas acham que isso foi o estopim de uma revolta que derrubou o governo tunisiano e de protestos que logo se espalha ram por outros pases arabes. O Parlamento Europeu concedeu a Mohamed e a outras quatro pessoas o Premio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2011, e o jornal The Times, de Londres, elegeu-o como personalidade de 2011. Como esse exemplo mostra, os protestos podem ser um re curso poderoso. Mas o que esta por tras da recente onda de pro testos? Existe outra soluc ao?

Por que cada vez mais protestos?


Muitos protestos sao provocados pelos seguintes fatores: Insatisfac ao com as con dic oes sociais. Quando as pessoas acham que o governo e a economia local estao suprindo suas necessidades, ha pouca vontade de protestar; elas sim` plesmente recorrem as institui c oes ja existentes para resolver seus problemas. Por outro lado, quando elas suspeitam de cor rupc ao e injustica a favor de uma minoria privilegiada, o pal co esta montado para o surgi mento de disturbios sociais. Um estopim. Muitas vezes um acontecimento especfico provoca uma reac ao nas pessoas, transformando seu confor mismo numa sensac ao de que devem fazer alguma coisa. O caso de Mohamed Bouazizi desencadeou enormes manifesta c oes na Tunsia. Outro exemplo foi a greve de fome contra a cor-

rupc ao feita pelo ativista indiano Anna Hazare, que despertou protestos da parte de seus apoiadores em 450 cidades na India. Como a Bblia reconhece, vivemos num mundo em que uma pessoa usa o poder que tem sobre a outra para prejudi ca-la. (Eclesiastes 8:9, Bblia Vozes) A corrupc ao e a injustica sao ainda mais comuns hoje do que na epoca em que essas palavras foram escritas. Mais do que nunca, as pessoas estao a par das falhas dos sistemas po ltico e economico. Por causa de smartphones, da internet e de noticiarios 24 horas, ate mesmo acontecimentos em lugares iso lados tem grande repercussao.

Os protestos dao resultado?


Aqueles que sao a favor de protestos alegam que essas es trategias tem alcancado os se guintes benefcios:

Alvio para os pobres. A Grande Depressao nos EUA, na decada de 1930, deixou mi lhoes de pessoas desemprega das. Por nao conseguirem pagar o aluguel, muitas famlias foram despejadas, provocando mani festac oes violentas em Chicago, Illinois. Por causa dessa reac ao, as autoridades municipais cancelaram os despejos e conseguiram emprego para alguns dos manifestantes. Algo parecido aconteceu na cidade de Nova York, e 77 mil famlias puderam voltar para suas casas. Injusticas corrigidas. O boicote ao transporte publico de Montgomery, Alabama, EUA, de 1955 a 1956, mudou as leis que discriminavam pessoas ne gras em onibus. Interdic ao de obras civis. Em dezembro de 2011, dezenas de milhares de pessoas pro testaram, por razoes ecologicas, contra a construc ao de uma usi na eletrica a carvao perto de

5 Bettmann/CORBIS

Mesmo que alguns protestos consigam atingir seus objetivos, o Reino de Deus oferece uma soluc ao melhor
Despertai! julho de 2013 7

Hong Kong. A obra foi cancelada depois disso. E claro que os manifestantes nem sempre conseguem o que ` querem. Em vez de ceder as exigencias, algumas autorida des ficam ainda mais rgidas. Recentemente, o presidente de um pas do Oriente Medio disse que os protestos ali devem ser combatidos com mao de ferro. O conflito gerado nesse pas tem custado milhares de vidas. Mesmo quando os protestos atingem seus objetivos, outros

problemas geralmente acabam surgindo. Um homem que ajudou a depor o governante de ` certo pas africano disse a revista Time sobre o novo governo: Era uma utopia que imediatamente virou um caos total.

Existe uma opc ao melhor?


Muitas pessoas de destaque acham que protestar contra sis temas opressivos e um dever

moral. Por exemplo, o falecido presidente tcheco Vaclav Havel, que passou anos na prisao por causa de sua luta pelos direitos humanos, escreveu em 1985: [O dissidente] pode oferecer . . . somente sua pele e a ofere ce como ultimo recurso por nao encontrar outra maneira de afirmar a verdade que defende. Essas palavras de Havel descrevem bem os atos desesperados de Mohamed Bouazizi e outros. Em certo pas asiatico,

Eu me via cercado de injustica


Narrado por Patrick OKane

NASCI em 1965 numa famlia pobre. Fui criado na cidade de Derry, Irlanda do Norte, durante o chamado The Troubles (Os Problemas), conflito violento entre a minoria catolica e a maioria protestante que durou mais de 30 anos. Os catolicos se sentiam discriminados pelas autoridades protestan tes, acusando-as de praticas injustas em campos como eleic oes, emprego e mora dia, alem de repressao policial. Eu me via cercado de injustica e preconceito. Perdi a conta das vezes que fui espancado, arrastado para fora do carro sob a mira de uma arma e revistado e interrogado por policiais ou soldados. Eu me sentia uma vtima, entao pensei: Posso me conformar com a situac ao ou pagar na mesma moeda! Participei de passeatas em homenagem ` as 14 pessoas que foram mortas por solda dos britanicos no Domingo Sangrento de 1972 e de passeatas em memoria de pri sioneiros polticos que morreram em greves de fome em 1981. Sempre que podia, eu pendurava bandeiras proibidas e escrevia em muros lemas contra os britanicos. Pare cia que sempre havia um escandalo ou

Imagens de protestos: Copyright Homer Sykes

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

dezenas de pessoas atearam fogo ao proprio corpo para pro testar contra repressoes religio sas e polticas. Descrevendo os sentimentos por tras de ac oes extremas desse tipo, um ho` mem disse a revista Newsweek: Nao temos armas. Nao quere mos ferir ninguem. Que outra escolha temos? A Bblia apresenta uma solu c ao para a injustica, a corrupc ao e a opressao. Ela descreve um governo estabelecido por Deus

no ceu que substituira os fra cassados sistemas poltico e fi nanceiro. Sem eles, nao havera motivos para protestos. Uma profecia sobre o Governante desse governo diz: Livrara ao pobre que clama por ajuda, tam bem ao atribulado e a todo aquele que nao tiver ajudador. Resgatara sua alma da opres sao e da violencia. Salmo 72:12, 14. As Testemunhas de Jeova acreditam que o Reino de Deus

e a unica esperanca confiavel de um mundo pacfico para a humanidade. (Mateus 6:9, 10) E por isso que elas nao partici pam em protestos. Mas sera que e ilusorio pensar que Deus vai eliminar os problemas que resultam em protestos? Alguns diriam que sim. No entanto, mui` tas pessoas chegaram a conclu sao de que podemos confiar no governo de Deus. Que acha de pesquisar o assunto por si mesmo?

assassinato de um catolico para protestar. O que comecava como uma passeata geral mente acabava virando um protesto violen to de grandes proporc oes. Enquanto eu estava na universidade, participei em movimentos estudantis a favor do meio ambiente. Mais tarde, me mudei para Londres, onde fui a passeatas socialistas contra leis que pareciam favorecer a ` elite a custa dos pobres. Tambem participei em greves sindicais contra cortes de sala rio e na manifestac ao contra o imposto per capita de 1990, que resultou em grandes estragos na Trafalgar Square. Mas, por fim, acabei ficando desiludido. Na maioria das vezes, em vez de ajudar a alcancar nossos ideais, os protestos so ali mentavam o odio. Foi nessa epoca que um amigo me apre` sentou as Testemunhas de Jeova. Elas me mostraram na Bblia que Deus se importa com o nosso sofrimento e que ele vai reparar todos os danos causados pelos humanos. (Isaas 65:17; Revelac ao [Apocalipse] 21:3, 4) Mesmo bem-intencionados, os humanos nao conseguem estabelecer

Mesmo bem-intencionados, os humanos nao conseguem estabelecer justica e igualdade


justica e igualdade. Alem da orientac ao de Deus, precisamos reconhecer que so ele tem o poder para eliminar as forcas invis veis por tras dos problemas do mundo. Jeremias 10:23; Efesios 6:12. Da, percebi que meus esforcos em pro testar contra as injusticas eram tao inuteis como tentar enfileirar cadeiras no conves de um navio que esta afundando. Que alvio foi para mim aprender que um dia a Terra ficara livre da injustica e havera igualdade para todos os humanos! A Bblia ensina que Jeova Deus ama a justica. (Salmo 37:28) Esse e um motivo para termos certeza de que a justica que ` ele trara vai ser muito superior a que os go vernos humanos tem conseguido. (Daniel 2:44) Se voce quiser aprender mais, fale com as Testemunhas de Jeova de sua localidade ou acesse nosso site, www.jw.org.

Despertai! julho de 2013 9

Conheca o discreto

GATO-DODESERTO
U
M GATO-DO-DESERTO sai de sua toca na calada da noite. Ele para e olha ao redor, atento a qualquer barulho. Da, bem agachado, quase rastejando, ele comeca sua caca silenciosa sobre a areia do deserto. De repente, o gato salta sobre sua pre sa distrada um roedor. A cacada con tinua durante a noite toda. O que sobra da refeic ao, ele enterra na areia. Ao amanhecer, ele volta para a toca e dificilmente sai durante o dia. Veja algumas caractersticas interessantes desse animal discreto. Com sua audic ao agucada, ele consegue localizar a presa mesmo se ela estiver embaixo do solo

Para encontrar parceiras, o macho produz um som agudo similar a um latido. A audic ao sensvel da femea consegue detectar esse chamado a uma longa distancia

Gracas a uma camada de pelo em suas patas, o gato do-deserto nao afunda na areia. Essa camada tambem o protege das temperaturas extremas da areia
Apos uma gestac de dois meses, a femea ao tem em media tres filhotes
5 Tom McHugh/Science Source

O lado de dentro da orelha e coberto com uma grossa pelagem branca, que impede que a areia carregada pelo vento entre no ouvido

E difcil rastrear o gato-do-deserto porque o pelo espesso na sola de suas patas deixa suas pegadas quase invisveis

A presa do gato-do-deserto contem todo o lquido que ele precisa

5 Biosphoto/Xavier Eichaker/Photo Researchers Inc.

CARACT E R I S T I CAS
Onde pode ser encontrado: No interior do Saara, em toda a Arabia e em alguns lugares da Asia Central

A areia do deserto de Karakum pode chegar a 80C. Em outras epocas, a temperatura do ar pode cair para -25C

Peso: Os machos pesam de 2 a 3 quilos Comprimento: De 40 a 57 centmetros Cauda: De 20 a 30 centmetros Indole: Docil, quando comparado a outros gatos selvagens, que tendem a ser ferozes

Despertai! julho de 2013 11

PAISES E POVOS  AZERBAIJAO

Uma visita ao Azerbaijao

AZERBAIJAO

Mar Caspio

BAKU

AZERBAIJAO e o maior dos tres pases do Cau caso do Sul. Ha cerca de mil anos, numerosas tribos turcomanas comecaram a se estabelecer nes se territorio. Essas tribos absorveram parte das tra dic oes locais e os habitantes locais por sua vez ado taram aspectos da cultura turcomana. Por isso, nao e de admirar que o idioma azerbaijano seja bem proximo do turco e do turcomano. Os azerbaijanos, ou azeris, sao conhecidos como um povo animado e simpatico. As famlias sao bem unidas, e os parentes contam com o apoio uns dos outros em epocas de dificuldade. Os azerbaijanos amam musica e poesia. Na mu sica mugam, por exemplo, poemas classicos da cul tura azerbaijana sao recitados com acompanhamento de instrumentos tradicionais. O cantor precisa ter um

O beluga e valorizado por suas ovas conhecidas como caviar

O cha e um aspecto importante da cultura azerbaijana

Musicos azerbaijanos tpicos

conhecimento profundo do repertorio tpico mugam e saber improvisar. O cha e um aspecto importante da cultura azerbai jana. Ele e servido com um cubo de ac ucar num copo em forma de pera, talvez acompanhado de pistaches, amendoas e uvas passas. Casas de cha podem ser encontradas ate mesmo nas menores cidades. O mar Caspio, ao leste do pas, e um dos habitats do esturjao. Uma variedade chamada beluga pode viver mais de cem anos. Um dos maiores espe cimes ja apanhado media 8,5 metros e pesava quase 1.300 quilos! Os esturjoes sao muito valorizados por suas ovas: o famoso e caro caviar negro. Os azerbaijanos sao religiosos e gostam de falar sobre Deus. A maior parte da populac ao e muculma na. Outras religioes tambem estao presentes, incluin do mais de mil Testemunhas de Jeova.

DADOS GE RAI S
Populac ao: 9 milhoes Capital: Baku Idioma oficial: Azerbaijano Principal produto exportado: Petroleo
VOCE SABIA? As Testemunhas de Jeova ensinam a Bblia a milhoes de pessoas no mundo todo usando o livro O Que a Bblia Realmente Ensina?. Ele esta disponvel em mais de 250 idiomas, incluindo o azerbaijano.

Beluga: 5 Melissa Gallagher/Alamy; musicos: 5 Eye Ubiquitous/SuperStock

MUQDDS KITAB slind N OYRDIR?

Despertai! julho de 2013 13

O CONCEITO DA BIBLIA  O REINO DE DEUS

O REINO DE DEUS
O Reino de Deus e algo que esta no corac ao dos cristaos?
O QUE AS PESSOAS DIZEM Muitas acreditam que o Reino de Deus e o reinado de Deus no corac ao e na vida da pessoa, conforme definido por uma das maiores denominac oes da cristandade. O QUE A BIBLIA DIZ O Reino e um governo de verdade, nao apenas uma metafora da submissao de uma pessoa a Deus no corac ao. O Reino de Deus governara a Terra inteira. Salmo 72:8; Daniel 7:14. Mas que dizer da declarac ao de Jesus de que o reino de Deus esta dentro de vos? (O grifo e nosso; Lucas 17:21, Almeida, revista e atualizada) Nao faria sentido Jesus dizer que o Reino estava no co rac ao de seus ouvintes. Por que nao? Porque naquela ocasiao seus ouvintes eram os fariseus. Jesus disse que eles seriam excludos do Reino porque a adorac e, consequentemente, ao deles era hipocrita inaceitavel para Deus. (Mateus 23:13) E por isso que muitas tra duc oes em portugues vertem essas palavras de Jesus por no vosso meio, entre vos e no meio de vos.1 Jesus podia afirmar isso porque, como futuro Rei do Reino, estava ali bem diante deles. Lucas 17:21.
1 Algumas dessas traduc oes sao: Traduc ao do Novo Mundo; Almeida, revista e corrigida; Nova Versao Internacional; Centro Bblico Catolico; Bblia Pastoral; e Versao Brasileira.

Nao estas longe do reino de Deus.


Marcos 12:34.

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

O que e o Reino de Deus?


O QUE A BIBLIA DIZ O Reino e o governo de Deus; seu Go vernante e Jesus Cristo. (Mateus 28:18; 1 Timoteo 6:14, 15) Sua missao e realizar a vontade de Deus no ceu e na Terra. (Mateus 6:10) Assim, por meio do Reino, Deus resolvera os problemas da humanidade. O Reino fara o que as instituic oes humanas nunca conseguiram realizar. Sob o Reino de Deus, os humanos terao paz, seguranca e pros- Venha o teu reino. peridade num paraso aqui na Terra. (Salmo 46:9; Isaas 35:1; Realize-se a tua vontade, Miqueias 4:4) As pessoas nunca mais ficarao doentes nem morcomo no ceu, assim rerao. (Isaas 33:24; Revelac ao [Apocalipse] 21:4) Ate mesmo tambem na terra. o processo de envelhecimento sera revertido. A Bblia prediz: Mateus 6:10. Torne-se a sua carne mais fresca do que na infancia; volte ele aos dias do seu vigor juvenil. Jo 33:25. O QUE VOCE PODE FAZER Nao importa sua raca ou nacionali dade, voce pode ser um cidadao do Reino de Deus se fizer o que Ele pede. A Bblia diz: Deus nao e parcial, mas, em cada nac ao, o homem que o teme e que faz a justica lhe e aceitavel. Atos 10:34, 35.

Sera que o Reino de Deus vira por esforcos humanos?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Algumas acreditam que os huma nos estabelecerao o Reino de Deus na Terra, quer por converter ` as pessoas a sua religiao, quer por se empenhar pela paz e fra ternidade mundial. O Deus do ceu O QUE A BIBLIA DIZ Deus e nao humanos e quem estabele- estabelecera um reino ce o Reino. (Daniel 2:44) No momento em que esse Reino foi es- que jamais sera tabelecido, Deus disse: Eu e que empossei o meu rei. (Salmo arruinado. 2:6) Os humanos nao tem nenhuma influencia sobre o Reino de Daniel 2:44. Deus nem para traze-lo, nem para prejudica-lo , visto que ele governara a Terra la do ceu. Mateus 4:17. POR QUE ISSO DEVERIA INTERESSAR VOCE? Todos nos de sejamos que um dia a humanidade tenha paz e uniao. Voce talvez se dedique a uma causa em busca desses objetivos, mas fica desiludido ao ver que eles nao se tornam realidade. Por saber que o Reino de Deus tem apoio divino, a melhor maneira de usar sua vida seria por se tornar um cidadao desse Reino.

Despertai! julho de 2013 15

TEVE UM PROJETO?

O resistente cerebro do esquilo-do-artico

UANDO um animal hibernante comeca a dormir, a temperatura de seu corpo diminui. Ate que ponto ela cai? Observou-se que a temperatura corporal de 12 esquilos-do-artico chegou a -2,9C o que parece ser um novo recorde! O normal seria que o cerebro dele congelasse a essa temperatura. Como o esquilo do-artico consegue essa proeza? Analise o seguinte: A cada duas ou tres semanas durante sua hibernac ao, o esquilo-do-artico treme para se aquecer e ` voltar a temperatura normal de seu corpo de 36,4C. Da, demora de 12 a 15 horas para a temperatura voltar a cair. Pesqui sadores dizem que esse perodo de aquecimento, embora curto, faz a diferenca para que o cerebro sobreviva. Alem disso, durante a hibernac ao, parece que a cabeca do esquilo permanece levemente mais quente do que o resto do corpo. Durante as experiencias com aqueles 12 esquilos,

foi constatado que a temperatura do pescoco deles nunca caiu abaixo de 0,7C. Quando a hibernac ao acaba, o cerebro do esquilo retoma sua atividade normal em cerca de duas horas. Uma pesquisa chega a sugerir que o desempe nho do cerebro e melhor depois da hi bernac ao! Essa incrvel recuperac ao deixa os especialistas perplexos. Eles dizem que e como se o solo de uma floresta devasta da por um incendio comecasse a ter uma nova vegetac ao depois de poucos dias. Os pesquisadores esperam que isso os ajude a entender melhor o potencial do cerebro humano. O objetivo deles e apren der mais sobre como prevenir e ate reverter os danos celulares causados por doencas cerebrais, como o mal de Alzheimer. O que voce acha? Sera que o resisten te cerebro do esquilo-do-artico e resultado da evoluc ao? Ou teve um projeto?

5 Steven J. Kazlowski/Alamy

g13 07-T 130405

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o codigo

S-ar putea să vă placă și